Conectar

Ver Versão Completa : Computador De Bordo No Niva

NIVA4X4
23/02/2008, 16:41
Vou Instalar No Meu Tambem

BACALHAU
23/02/2008, 22:19

:?::?::?::?::?:

pedrodoniva
24/02/2008, 02:44
:?::?::?::?::?:

x2!!!!!!!!!!!!!

guttemberg_machado
24/02/2008, 17:36
Eu tentei colocar um do Kadett/Monza no Niva 1.7i mas não consegui. O problema maior foi a falta de detalhes sobre o computador... Não creio ser complicado de fazer, principalmente se o computador de bordo foi programável... Acho mais fácil colocar um Toten, ou ainda ligar um PALM na injeção do que adaptar...

emtsuhako
24/02/2008, 19:55
Cara, eu instalei um Totem no meu Niva... muito bom, mas como gosto de instalar tranqueiras que tragam o máximo de informações possíveis, também coloquei um inclinômetro e há pouco coloquei um navegador/pda Airis T620... muito massa!!! Fiz umas pesquisas na net e vi que vale a pena pegar um notebook usado, ligar um GPS via porta USB e um mini modem PCMCIA Vivo Zap... o investimento sai em torno de uns R$1.000,00... pega no mínimo um AMD K6II ou Pentium II... com esses equiptos vc faz maravilhas!!! Com o Trackmaker vc consegue planilhar todos seus passeios... aí é só pegar os waypoints e transferir para o Google Map... fica show de bola!!! Outra possibilidade é acessar o Google Map de onde vc estiver e explorar melhor o local em que vc está passeando, mas para isso tem que instalar uma antena externa para o mini modem. Outra possibilidade é, ao invés de um notebook, vc pegar um desses pocket pc mais antigos (um HP Jornada 720 ou 728 sai por R$350,00), mas não é possível usar com mini modem e o GPS tem que ser via slot compact flash (custa uns R$150,00 no e-Bay), dependendo do caso. Para pocket PC vale a pena usar o programa GPS Pocket PC Creation, gratuito. Se vc optar por um GPS compact flash, vc tb poderá instalar no notebook, mas tem que comprar um adaptador para instalar no slot PCMCIA... custa em torno de R$35,00. O bom do notebook ou do pocket pc é que vc poderá instalar uns joguinhos... hehehe!!!

Nivoide
25/02/2008, 00:28
Edson, me diga mais sobre placas PCMCIA GPS para lap top. Tenho lap top e quero usar ocmo gps, mas nao consegui encontrar esta placa ainda...queria com antena externa via usb, pois a sensibilidade é maior e na mata nao fica sem sinal.
Valeo.

Gustavo Niva
25/02/2008, 00:43
NMHO, vale mais a pena um gps de mão "normal" (um etrex "vagabundo" qq da vida) ligado à serial (ou usb, com conversor)... o preço é igual ou melhor, e tu ainda fica com a opção de usar o gps sem o notebook...

Por outro lado, a recepção melhor de alguns desses que são pra usar no note deve valer a pena, principalmente se instalar no teto do carro... o meu (etrex.......) fica no dentro do carro, e em dias muito nublados ou lugares com muitos obstaculos (arvores, predios, etc) perde o sinal direto...

emtsuhako
25/02/2008, 08:16
Dilmar, para ligar um GPS no soquete PCMCIA vc primeiro tem que comprar um adaptador compact flash PCMCIA... o GPS, na verdade, é via porta compact flash... dá uma olhada no seguinte link:

http://cgi.ebay.com/GlobalSat-GPS-Compact-Flash-BC-337-card-PCMCIA-w-ant_W0QQitemZ220205771745QQihZ012QQcategoryZ4668QQ ssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem

Do lado direito da foto é o modem e do lado esquerdo o adaptador.

A antena externa vc liga no próprio GPS.

Mas eu aconselho que vc compre um GPS para ser ligado na porta USB, assim vc tem o soquete PCMCIA livre para ligar, por exemplo, um mini modem Vivo Zap. Imagina os recursos que vc terá com um GPS funcionando em conjunto com a Internet? Um exemplo, se eu estiver em Aiuroca pela primeira vez, acesso o Google Map para ver o relevo da região e procurar onde há maior concentração de matas ou onde passam os rios (cachu à vista!!!)... ou ainda, faço uma pesquisa no Google para saber onde estão os pontos turísticos que me interessam... etc...

E tendo esse sistema no notebook, vc pode instalar programas específicos para registrar seus waypoints. No meu caso, que gosto de geoprocessamento, posso editar meus mapas onde estiver.

Soldier
25/02/2008, 08:50
Dilmar, para ligar um GPS no soquete PCMCIA vc primeiro tem que comprar um adaptador compact flash PCMCIA... o GPS, na verdade, é via porta compact flash... dá uma olhada no seguinte link:

http://cgi.ebay.com/GlobalSat-GPS-Compact-Flash-BC-337-card-PCMCIA-w-ant_W0QQitemZ220205771745QQihZ012QQcategoryZ4668QQ ssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem

Do lado direito da foto é o modem e do lado esquerdo o adaptador.

A antena externa vc liga no próprio GPS.

Mas eu aconselho que vc compre um GPS para ser ligado na porta USB, assim vc tem o soquete PCMCIA livre para ligar, por exemplo, um mini modem Vivo Zap. Imagina os recursos que vc terá com um GPS funcionando em conjunto com a Internet? Um exemplo, se eu estiver em Aiuroca pela primeira vez, acesso o Google Map para ver o relevo da região e procurar onde há maior concentração de matas ou onde passam os rios (cachu à vista!!!)... ou ainda, faço uma pesquisa no Google para saber onde estão os pontos turísticos que me interessam... etc...

E tendo esse sistema no notebook, vc pode instalar programas específicos para registrar seus waypoints. No meu caso, que gosto de geoprocessamento, posso editar meus mapas onde estiver.

Impressionante... um tópico que começou meio estranho acabou se tornando muito interessante :palmas:

Édson, existe algum tipo de transformador para alimentar o carregador do note na bateria do carro? Tem idéia do preço e como funciona o modem da vivo :pensativo: :?:

[]s :concordo:

gabriel.inacio
25/02/2008, 11:18
cara, esse topico começou com a resposta, mas ta ficando legal..vamos continura pessoal...

emtsuhako
25/02/2008, 12:26
Impressionante... um tópico que começou meio estranho acabou se tornando muito interessante :palmas:

Édson, existe algum tipo de transformador para alimentar o carregador do note na bateria do carro? Tem idéia do preço e como funciona o modem da vivo :pensativo: :?:

Soldier, existe um conversor de 110V para 12V... mas dependendo do notebook, compensa vc procurar um recarregador de bateria para carro, próprio para o notebook... existem genéricos e originais e é só ligar na tomada do cinzeiro.

Qto ao Vivo Zap, vc precisa adquirir um mini modem (USB, PCMCIA ou Express Card) e o plano Vivo Zap. O mini modem sai entre 150 até 250 latinhas... o plano Vivo Zap o mais em conta é o plano de 250MB, custa R$59,90... o ilimitado sai por R$139,90. Dá uma olhada no zite da Vivo...

http://www.vivo.com.br/portal/o_que_e_o_vivo_zap_e_vivo_zap_%2B.php

emtsuhako
25/02/2008, 12:43
NMHO, vale mais a pena um gps de mão "normal" (um etrex "vagabundo" qq da vida) ligado à serial (ou usb, com conversor)... o preço é igual ou melhor, e tu ainda fica com a opção de usar o gps sem o notebook...

Por outro lado, a recepção melhor de alguns desses que são pra usar no note deve valer a pena, principalmente se instalar no teto do carro... o meu (etrex.......) fica no dentro do carro, e em dias muito nublados ou lugares com muitos obstaculos (arvores, predios, etc) perde o sinal direto...

Gustavo, um receptor GPS é um pouco mais em conta do que um GPS Etrex, mas por outro lado este último, Etrex, vc carrega em qq lugar e tb pode ser ligado ao notebook. No e-Bay vc encontra receptores GPS (GPS receiver) em torno de US$45,00 + US$15,00 de frete.

Gustavo Niva
25/02/2008, 14:07
Edson,
ontem eu tava olhando e tem uns desses que tu comenta que são muito mais potentes que os comuns...

Na tua msg anterior (a 1a das 2) acho que tu quis dizer 12 pra 110... pelo que um camarada que saca disso me disse, são meio ruins pois não tem onda senoidal... mas no ML tem alguns de 12V reguláveis pra voltagem do teu note... (sei la se da pra confiar, p. ex. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-70085044-_JM )... e no ebay tb tem, claro com preço melhor :)

Dica do msm camarada, procurem um com tela matriz ativa, fica muito melhor pra enxergar em lugar muito iluminado (tipo dentro do carro)

Ah... eu tô usando oziexplorer (pras imagens do google), trackmaker (pros mapas do tracksource) e nroute da garmin como navegador... só falta testar no carro, pois na bancada tudo funciona que é uma beleza hehehheheh

Talvez diga no link que tu passou, mas foi mal, tô com preguiça de olhar..... como é a cobertura desse vivo zap? Será que na hora que interessa (meio do nada) ele vai pegar???

[]s
Gustavo.

Soldier
25/02/2008, 14:15
...Na tua msg anterior (a 1a das 2) acho que tu quis dizer 12 pra 110... pelo que um camarada que saca disso me disse, são meio ruins pois não tem onda senoidal...

Com certeza ele inverteu... mas "onda senoidal":?: kidiachéisso :shock::?:

...como é a cobertura desse vivo zap? Será que na hora que interessa (meio do nada) ele vai pegar???

Mesmo que no link falem sobre isso, o que duvido, seria legal a opinião de alguém que utiliza de fato...

GARCIA/SP
25/02/2008, 16:59
Uso meu Nokia E-61 (GSM), com Google Maps e o Map24 Mobile.

http://www.gsmarena.com/nokia_e61-1322.php

Este aparelho possibilita que se utilize muitos softwares / aplicativos interessantes...
Em resumo, tem me quebrado muitos galhos...

Vou comprar, logo, o módulo GPS bluetooth...aí poderei usar o route 66...

Abs

emtsuhako
26/02/2008, 20:13
Gustavo, é de 12V para 110V... fiz confusão na pressa... :P

Sobre a cobertura do Vivo Zap, é como um celular... se tiver antena por perto, pega que é uma beleza... em certos lugares onde a recepção é ruim, vai refletir no carregamento das páginas da internet... o bom é que mesmo que esteja em roaming, vc não paga tarifa extra. Para quem viaja muito ou gosta de estar sempre conectado, é uma boa ter o Vivo Zap.

Renato, o que é o Route 66? Eu conheço um aparelhinho Route 66 que é um GPS do tamanho de um pendrive que é ligado na porta USB... mas para celular não sei o que vme a ser...

GARCIA/SP
26/02/2008, 20:25
Gustavo, é de 12V para 110V... fiz confusão na pressa... :P

Sobre a cobertura do Vivo Zap, é como um celular... se tiver antena por perto, pega que é uma beleza... em certos lugares onde a recepção é ruim, vai refletir no carregamento das páginas da internet... o bom é que mesmo que esteja em roaming, vc não paga tarifa extra. Para quem viaja muito ou gosta de estar sempre conectado, é uma boa ter o Vivo Zap.

Renato, o que é o Route 66? Eu conheço um aparelhinho Route 66 que é um GPS do tamanho de um pendrive que é ligado na porta USB... mas para celular não sei o que vme a ser...

http://www.66.com/route66/products.php?cid=BR

Abs

emtsuhako
26/02/2008, 20:47
Renato, o seu modelo E61 parece que não suporta a versão 8 do Route 66... no seu caso tem que ser a versão 7... essa versão vc acha no eMule...

GARCIA/SP
26/02/2008, 23:55
Renato, o seu modelo E61 parece que não suporta a versão 8 do Route 66... no seu caso tem que ser a versão 7... essa versão vc acha no eMule...

Exato. Acabei de ver isso.

Abs!

emtsuhako
27/02/2008, 08:46
No eMule vc encontra vários outros programas, inclusive aqueles que possuem mapas completos das principais cidades do Brasil... eu estou com um Airis T620, que tb é um pocket pc... apesar de já vir prg gps pré-instalado, instalei outros só para testar... peguei todos no eMule... taí uma dica "de grátis"... :P

GARCIA/SP
23/09/2008, 14:19
Galera,

Essa matéria saiu no UOL: http://tecnologia.uol.com.br/dicas/hardware-gadgets/2008/09/22/monte_gps_barato.jhtm (http://tecnologia.uol.com.br/dicas/hardware-gadgets/2008/09/22/monte_gps_barato.jhtm)

Parece possível...

Abs:concordo:
Renatão

edneyccruz
26/09/2008, 16:02
Olá, pessoal.

Eu tenho um GPS eTrex Vista HCX, que admito, não sei usar direito, e um MacBook da Apple, que também roda Windows direitinho, se precisar. Eu gostaria de saber mais sobre mapas e como criar rotas para usar e seguir.
Pretendo fazer uma viagem pela américa do sul e preciso de mapas mais detalhados, além de querer usar o máximo possível de recursos para as trilhas que faço por aqui.
O GPS funciona direitinho com o Google Earth, mas não queria ter que passar o tempo todo conectado baixando trechos do mapa.
Aguardo dicas e sugestões.

Obrigado.

JuniorScartezini
26/09/2008, 20:26
Galera,

Essa matéria saiu no UOL: http://tecnologia.uol.com.br/dicas/hardware-gadgets/2008/09/22/monte_gps_barato.jhtm (http://tecnologia.uol.com.br/dicas/hardware-gadgets/2008/09/22/monte_gps_barato.jhtm)

Parece possível...

Abs:concordo:
Renatão
Uso meu cebolar N95 da Nokia, mas nada funcional, somente na cidade, mesmo assim é um pé no saco ter que ficar com ele um tempão aberto esperando a resposta do satélite, tem horas que é do brioco cair da bunda.
Assim que eu tiver uma grana eu procuro algo mais funcional.
Abraços

emtsuhako
29/09/2008, 21:37
Olá, pessoal.

Eu tenho um GPS eTrex Vista HCX, que admito, não sei usar direito, e um MacBook da Apple, que também roda Windows direitinho, se precisar. Eu gostaria de saber mais sobre mapas e como criar rotas para usar e seguir.
Pretendo fazer uma viagem pela américa do sul e preciso de mapas mais detalhados, além de querer usar o máximo possível de recursos para as trilhas que faço por aqui.
O GPS funciona direitinho com o Google Earth, mas não queria ter que passar o tempo todo conectado baixando trechos do mapa.
Aguardo dicas e sugestões.

Obrigado.

Da América do Sul não sei se existem mapas gratuitos bem detalhados... mas do Brasil vc pode pegar no seguinte link:

http://www.tracksource.org.br/

Existe um programa muito bom para montar rotas... chama-se Trackmaker. Segue link:

http://www.gpstm.com/index.php?lang=port

Qq dúvida, e-mail me!

edneyccruz
04/10/2008, 16:49
Da América do Sul não sei se existem mapas gratuitos bem detalhados... mas do Brasil vc pode pegar no seguinte link:

http://www.tracksource.org.br/

Existe um programa muito bom para montar rotas... chama-se Trackmaker. Segue link:

http://www.gpstm.com/index.php?lang=port

Qq dúvida, e-mail me!

Olá.

Valeu pela dica, eu procurei novamente e encontrei o mapa de São Paulo roteavel para o eTrex Viata HCX.
O mapa que instalei no GPS funciona direitinho no aparelho, mas não consigo visualiza-lo quando ligo o GPS no computador. Isso é assim mesmo? O computador serve só para baixar os caminhos que salvei no aparelho e colocar rotas que pego na internet?

Abraço.

emtsuhako
05/10/2008, 10:48
Edney, acredito que exista algum programa que deve ser instalado no seu computador para que vc possa visualizar o mapa. Já tentou o MapSource, da Garmin?

No meu caso, para meu navegador Airis T620BR, a visualização dos mapas é só por ele mesmo e não existe programa para visualizar no computador.

Se vc conseguiu os mapas de São Paulo, é bom possível que vc consiga os da América do Sul.

Abraços!

jacrosa
17/01/2009, 08:14
Bom dia a todos. Outra coisa interessante é o que estou fazendo, pegando o HD do meu notebook de 12 polegadas e torcando por um cartão ssd de 16 G (existe adaptadores para isso). Com isso o notebook pode "PULAR A VOTADE" e não tem risco de danificar o HD (Nas trilhas naturalmente).

ideal:

1- Notebook -pequeno (12 polegadas)
2- GPS se comunicando via USB
3 - Modem (vivo, claro ou Tim)
4 - Radio Amador com antena de 10 a 40 m

e sumir nesse mundo afora

um abraço a todos

BACALHAU
17/01/2009, 12:39
Bom dia a todos. Outra coisa interessante é o que estou fazendo, pegando o HD do meu notebook de 12 polegadas e torcando por um cartão ssd de 16 G (existe adaptadores para isso). Com isso o notebook pode "PULAR A VOTADE" e não tem risco de danificar o HD (Nas trilhas naturalmente).

ideal:

1- Notebook -pequeno (12 polegadas)
2- GPS se comunicando via USB
3 - Modem (vivo, claro ou Tim)
4 - Radio Amador com antena de 10 a 40 m

e sumir nesse mundo afora

um abraço a todos

Do jeito que estão as estradas e as ruas do Brasil, não é só nas trilhas que ele vai pular, não. :parede: :parede: :parede:

Quanto ao modem, seja ele de qual operadora for, acho que ainda leva tempo para funcionar de forma eficaz. Não sei como estão as coisas pelo Sul/Sudeste, mas aqui pelo Nordeste, nem nas capitais está prestando, no interior não existe.
Serviço caríssimo e ruim.
A propósito: Dia desses vi uma reportagem sobre Internet Banda Larga. No Brasil, o serviço é o pior e mais caro do mundo. Havia uma comparação com vários países. No Japão, o 1º colocado, a Internet lá era comparada a uma estrada com sete pistas de rolamento onde podía-se andar a uma velocidade de 250km/h pagando R$ 5,00 de pedágio. No Brasil, o último, era uma pista única, esburacada, onde trafegava-se a 10km/h , pagando-se um pedágio de R$ 125,00. :putz: :putz::putz:

Quanto a sumir nesse mundo, sem rumo... É o que planejo quando o Pangaré se aprumar. (Quando será?):pensativo:

Ideal:
- Pangaré totalmente reformado, com um motor de preferência a diesel ou gasolina injetado.
- Rádio Px/Py.
- Celular.
- Notebook
- GPS
- Máquina fotográfica digital (Ou uma LOVE, né Fábio?)
- Inversor CC/CA
- Barraca de camping e equipamentos afins.
- Kit de medicamentos básicos e primeiros socorros.
- Equipamento de caça e pesca, apenas para sobrevivência (só matos os animais irracionais SE necessário e os racionais SEMPRE que necessário :mrgreen:)
- Equipamento de monitoramento e sensor de presença de perímetro, quando acampado. (Não se iludam. Viajar por aí como os "hippies" faziam antigamente, deixou de ser romântico para ser extremamente perigoso, principalmente com todo esse material acima).

cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 14:21
alguém tem idéia de quanto está custando um palm em porto alegre?