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Ver Versão Completa : Motor V8 ou falcon ?



william artur pussi
23/02/2008, 14:15
Sou novo no site e também com o meu Jeep 1966 CJ e estou em dúvida entre intalar um motor 6 cilindors Falcon (ja retifiquei) ou um Ford V8 292(esta na retifica). Qual a opinão dos 'especialistas" !

Loiro
23/02/2008, 20:15
Sou novo no site e também com o meu Jeep 1966 CJ e estou em dúvida entre intalar um motor 6 cilindors Falcon (ja retifiquei) ou um Ford V8 292(esta na retifica). Qual a opinão dos 'especialistas" !


Na minha opiniao....
Se voce tem facilidade de achar peças aconselho a ir de Falcon. Estamos falando de um motor mais novo que o 292, menos beberram (imagino). So voce vai ter que adaptar a lata de seu jeep, que nao precisaria com o V8.

[]´s

SmootH_
23/02/2008, 21:20
o falcon tem a talvez vantagem de ser mais moderno, e injetado(eu particularmente nao gosto de injeção eletronica)
o v8 tem a vantagem de nao precisar cortar a lata, mandar cambio e t-case pra tras, e deixar o cardan do tamanho de um tiquinho de gato
de peso e consumo eles regulam
não posso dizer mais pois não tenho certeza, mas no meu caso, vou de 292(enquanto o mopar 318 não fica pronto)
espero ter ajudado
[]´s

hiuri-4100
24/02/2008, 17:21
Amigo, esta é uma opinião individual, não sei do funcionamento do 4.9, em alguma trilha com água, barro como se compporta o sistema eletrônico dele?, por este motivo colocaria o V8, este eu sei que carbura. valew

Loiro
24/02/2008, 21:40
o falcon tem a talvez vantagem de ser mais moderno, e injetado(eu particularmente nao gosto de injeção eletronica)
o v8 tem a vantagem de nao precisar cortar a lata, mandar cambio e t-case pra tras, e deixar o cardan do tamanho de um tiquinho de gato
de peso e consumo eles regulam
não posso dizer mais pois não tenho certeza, mas no meu caso, vou de 292(enquanto o mopar 318 não fica pronto)
espero ter ajudado
[]´s


O 3.6 Falcon é so mais moderno. Os 2 sao carburados. E o 4.9i que é o injetado, mas nao é Falcon.
[]´s

elcio
24/02/2008, 23:28
Grande Dr. Willian

nem preciso dar minha opiniao nao é?
carburador nunca mais.
0 4.9 tem mais torque que o 292, é mais moderno, custo/beneficio entao nem se fala.
quando terminar os reparos do sistema de direção sinta-se a vontade para um test-drive.

grande abraço.

Zepi
24/02/2008, 23:36
Wilian,de qual motor 6cc está falando?
Pelo que entendi seria um falcon 3.6 carburado e não um 4.9...
Estão se misturando assuntos...


Abs

Zepi
24/02/2008, 23:42
das pessoas que instalaram o falcon(carburado) não vi ninguém precisar mexer na corta-fogo...
A não ser que estejam falando do injetado que não tem nada a ver com o falcon!

Abs

william artur pussi
25/02/2008, 00:26
Valeu gente, opiniões são importantes para se tomar uma decisão! Com relação ao Motor Falcon é o 3.6 L carburado. Uma dúvida será preciso cortar a lata para instalar o 3.6l ? E o V8 é preciso cortar a lata.
Caro Elcio, pode ter certeza que vou querer um test-drive na 'viatura". Aliás, visitei o Tuca no sábado e verifiquei o serviço de perto.

reslima
25/02/2008, 12:23
Dr. Willian, um amigo meu aqui de Engenheiro Beltrão, adaptou recentemente um motor desse no CJ dele e cortou a lata. Logo após, levou a viatura para a cidade onde ele está trabalhando e os mecânicos de lá, praticamente riram na cara dele e mostraram 2 ou 3 outrs CJ´s em que não foi preciso cortar e tampouco amassar a parede de fogo. Acabou que ele está refazendo o serviço novamente e pelo que ele me falou a única coisa que muda é o radiador, eles retiram o original e colocam um de opala(ou caravan, não tenho certeza) 6 cilindros, pois é mais fino... Quanto ao V8 292, estou adaptando um em uma F75 e não recomendaria seu uso em um CJ pois trata-se de um motor muito pesado e se a idéia fosse realmente um V8 em um CJ, partiria para um 302... Qqer dúvida estou a disposição, trabalho no eleitoral de Engenheiro Beltrão... abraço...

SmootH_
25/02/2008, 14:15
não é preciso cortar a lata pra por o v8
e quanto a ser o 3.6, nao tem nem comparação com o v8 né
por isso achei que fosse o 4.9
[]´s

Zepi
25/02/2008, 14:35
Concordo smooth!

Mas se vai colocar um v8 vai logo de 302 ou então mete um 4.9!
Agora se não quer pa$$ar tanto trabalho fica com o 3.6,que é bem mais fraco mas é valente,leve,e fácil de adaptar!


Abs

SmootH_
25/02/2008, 18:20
eu acho o 302 meio chocho, motor feito pra mustang e maverick mesmo, mais pra maverick
eu sou adepto do 318 na verdade
mas isso é opnião pessoal
tem gente que gosta do gm 151
eu tenho pavor

Zepi
26/02/2008, 17:59
eu acho o 302 meio chocho, motor feito pra mustang e maverick mesmo, mais pra maverick
eu sou adepto do 318 na verdade
mas isso é opnião pessoal
tem gente que gosta do gm 151
eu tenho pavor


Ah,vc não sabe brincar!!!Hehehehe!!


Abs

SmootH_
26/02/2008, 18:25
hehe
desculpa Zepi, é que nao intendi a brincadeira mesmo
foi mal qualquer coisa!
[]´s

william artur pussi
27/02/2008, 09:40
Alguém poderia me dizer o peso do 292 e também as medidas LXAXC ? E quanto ao Falcon, qual peso e medidas ?:shock:

ariel kleinubing
22/01/2009, 09:39
Reativando e reaproveitando o tópico:
Apareceu um Falcon (3.6 L claro), completinho e com capa seca, porém sem motor de partida. Não estou encontrando o motor de partida original, alguém sabe de um que seja adaptável na capa seca do Falcon, ou só da certo o original mesmo?
Abraços

Denilso
22/01/2009, 11:11
Eu tenho no meu CJ5 o 3.6 Falcon....não tenho do que reclamar, ando mais a passeio mas já fiz trilhas e ele não ficava pra tráz não.
Segue informações adicionais sobre o motor:
F-1000 motor 3.6 L - gasolina E-Max

Número de cilindors ............................................. 6 em linha
Diâmetro dos cilindros ......................................... 93,47 mm
Curso dos êmbolos .............................................. 87,88 mm
Cilindrada .................................................. .......... 3.620 cm³
Taxa de comprensão ............................................ 7,4:1
Carburador .................................................. ........ simples
Potência máxima líquida ........................................ 79,4kW (108,0 cv) a 3.700 rpm
(ABNT-NBR-5484)
Torque máximo líquido .......................................... 252,2 Nm (25,7 mkgf) a 1.400 rpm
(ABNT-NBR-5484)
Ordem de ignição
(cilindro nº 1 do lado direito do ventilador) ............. 1 - 5 - 3 - 6 - 2 - 4
Avanço inicial do motor - apms
(com o tubo de vácuo desconectado e fechado) ..... 10º apms a 600 rpm
Marcha lenta .................................................. ....... 600 ╧ 25 sem ar condicionado
750 ╧ 25 com ar condicionado
Índice de CO na marcha lenta- máximo ................. 3 %


Abc

rubensx
22/01/2009, 11:19
não importa o motor, (porque vai de gosto mesmo) apenas ESQUEÇA CARBURAÇÃO pelo amor de deus

esse papo de quadrijet, de weber 40 de solex do que vc quiser é tudo lixo depois que inventaram a injeção eletronica...

temos um 318 preparado com injeção... na boa... o resto é RESTO


até meu OHC com injeção fala mais alto que certos motores de opala (bom com o supercharger é mais forte do que o 250S então sou suspeito a falar)

mas se quer uma opinião, quanto mais leve o motor e mais potente melhor, de nada adianta ter um pesadissimo big block se metade da potencia dele é rpa levar ele mesmo...

Reduzida serve exatamente rpa isso dar mais potencia, e se vc tiver um motor V8 de 1000 cavalos vc terá de ter engrenagens de diamante e eixos de unimog pra aguentar a porrada, então quanto menor e mais portente melhor, mas lembre-se dos motores super-quadrados e sub-quadrados, prefira os de mais torque...

novamente um GM-151 bem preparado ou um OHC bem feito (com supercharger) deixa qualquer v8 original (nào injetado) no chinelo pela relação peso x potência x durabilidade do conjunto


agora indiscutivelmente o som do 318 é maravilhoso isso eu confesso

edwint
22/01/2009, 13:40
Iche!! 292 ou falcon, dificil escolha... na minha visao nenhum dos dois sao bons, o 292 com aqueles enormes pistoes, gastador e de dificil acesso a peças, o falcon beberao tambem e se quebrar aqualque peça desde um simples rotor ou distribuidor, ja era dificil demais de encontrar.

Agora 302 ou 318 aí fica facil de escolher...

Zepi
22/01/2009, 14:13
Quanto ao falcon, nas pesquisas que fiz ele apareceu como o 6cc mais economico, quando com seu carburador simples original.
Quanto a peças, para o ariel é muito fácil,pois, ele mora na divisa com os hermanos....lá esse motor é muito difundido.


Abs

ariel kleinubing
22/01/2009, 14:49
Pois é, peças aqui não seria problema pro falcon.
E agora ainda me apareceu um 4.9i, completinho, desde bomba de DH, alternador, plato, disco, chicote e módulo, por 1.300,00, fiquei tentado, mas será que casa bem com a caixa da C10 3 marchas, pelo que sei tem que colocar a capa seca do 302, mais volante do 4.9 retrabalhado para cremalheira do 302. Alguém sabe de outra receita, e se esta dá certo?
Abraços

Zepi
22/01/2009, 15:05
O Elcio sabe bem a receita no mínimos detalhes...

Dá uma olhada nos links:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4608&page=4

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1762&highlight=disco+f-1000

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31489&page=2



Abs

Zepi
22/01/2009, 15:14
Umas fotinhos!

ariel kleinubing
22/01/2009, 15:29
Ja tinha lido estes tópicos, menos um, mas nenhum dá outra receita além desta que postei sobre a melhor forma de adaptação da caixa 3 marchas C-10 com o 4.9i.

Zepi
22/01/2009, 16:44
Tenta no Frota nos tópicos do Pólvora e do Elcio