Conectar

Ver Versão Completa : opinião sobre qualidade de peças da suspensão.

fsoares
23/02/2008, 11:57
Pessoal,
eu preciso trocar o pivô inferior da suspensão da minha Ranger. Até aí tudo bem, mas encontrei em alguns sites lá fora modelos com bico para colocar graxa. Alguém sabe aonde encontro este tipo de pivô?
Uso muito a picape na terra, faz muita diferença na durabilidade?
Mais uma, alguém conhece algum site com comparação de qualidades dos fabricantes? Para minha moto de corrida é muito fácil achar informação sobre qualidade das peças, mas para carro...

dsamaz
23/02/2008, 20:55
Colega,

Sobre o pivô com graxeira da Ranger é possível comprá-lo nas mesmas lojas q vende o modelo sem graxeira. Assim q comprei o meu.

Agora q aquele pivô é complicado p/ engraxar, isto é:
1. O graxeiro é para cima, isto quer dizer q não é possível a utilização dos bicos "retos" e nem dos "curvos", pois batem no eixo dianteiro...
2. A rosca do graxeiro original é muito pequena... isto quer dizer q não existem modelos de "graxeiros curvos" tão pequenos qt aquele para trocar.
3. Então, como engraxar? Procedimento: ligar o motor e girar o volante. Suspender a bandeja (braço) com o macaco (o modelo original não dá, tem q ser um com cabeça redonda). Com o bico "curvo", engraxar. Repetir o procedimento para o outro lado.
4. Para piorar a situação do animal, na primeira vez q engraxei o meu a borracha estava muito presa no metal e acabou rasgando... Isto com menos de 10 mil km.

Pelas exposições acima, te recomendo colocar com graxeiro somente se o mesmo for curvo ou a rosca for larga o suficiente para colocar graxeiro curvo.

Outra idéia para vc é comprar o modelo sem graxeiro e mandar abrir uma rosca no torneiro. Fica barato. Menos de 10 reais e ele abre os dois. Outros 2 reais e vc compra dois graxeiros curvos. (Não esqueça de engraxar bem antes de colocar na picape para retirar possíveis limalhas de aço do procedimento do torneiro)

Daniel

dsamaz
23/02/2008, 21:04
Sobre o pivô, alguém tem alguma idéia para trocar somente a borracha dele? A borracha do meu acabou rasgando... Estava pensando em limpar tudo e "colar" outra borracha por cima...

Será q vai dar certo?

E se tivesse rasgado muito, necessitando de troca completa da borracha?? Como fazer isto sem ter q desmontar tudo?

Daniel

Edintruder
24/02/2008, 14:33
Vai ter que fazer romaria em lojas que trabalhem com borrachas automotivas.

O sisatema com engraxadeira é muito melhor para que anda em água e barro, se andar só em areia e cidade ou não submerge a suspensão em água o sistema blindado dura muito.

Pequeno jr
24/02/2008, 15:52
FAlando em peças, lembrei q chegou o catálogo da Summit para mim está semana.

fsoares
25/02/2008, 10:26
muito obrigado pela resposta...
outra pergunta, dá para trocar o pivô sem mexer na barra de torsão?
Valeu..

dudas_308w
25/02/2008, 19:14
existe uma loja em SP que tem milhoes de peças automotivas de borracha. Chama-se Barao da Borracha. Tem site com esse nome mesmo...
sds

guardiola
25/02/2008, 22:41
Caro FSoares,
Ontem eu mesmo troquei um inferior da minha Hilux. Custou 53 reais aqui em BSB. É da marca TRW e veio com graxeiro. Depois de instalado, dá pra engraxar facilmente esterçando completamente a direção.
Depois de apanhar um pouco, consegui fazer o serviço sem mexer na barra de torção, calçando a bandeja superior com a ajuda do macado e pedaços de madeira.
Não sei sobre a Ranger, mas deve ter algo similar.
Boa sorte!

Walter L. L. Casitta
26/02/2008, 11:22
Caro FSoares,
Ontem eu mesmo troquei um inferior da minha Hilux. Custou 53 reais aqui em BSB. É da marca TRW e veio com graxeiro. Depois de instalado, dá pra engraxar facilmente esterçando completamente a direção.
Depois de apanhar um pouco, consegui fazer o serviço sem mexer na barra de torção, calçando a bandeja superior com a ajuda do macado e pedaços de madeira.
Não sei sobre a Ranger, mas deve ter algo similar.
Boa sorte!

Na Ranger tem que tirar a barra, braço inteiro e colocar na prensa hidráulica pra tirar e colocar o pivô inferior...

dsamaz
26/02/2008, 14:19
Quando fizemos o serviço, calçamos o braço (bandeja) e descemo a porrada no pivô q ele saiu... Não foi preciso tirar o braço.

Não empenou nada. Até agora está tudo 100% alinhado.

Daniel

Na Ranger tem que tirar a barra, braço inteiro e colocar na prensa hidráulica pra tirar e colocar o pivô inferior...

Walter L. L. Casitta
26/02/2008, 14:38
Quando fizemos o serviço, calçamos o braço (bandeja) e descemo a porrada no pivô q ele saiu... Não foi preciso tirar o braço.

Não empenou nada. Até agora está tudo 100% alinhado.

Daniel

Acredito que 90% dos mecas trabalhão dessa forma. Na porrada. As outras peças podem ter suportado a essa troca mas podem não resistirão a próxima.

dsamaz
26/02/2008, 14:52
Walter,

É admirável a forma de trabalhar "certinha", porém neste caso não é necessário...
Eu disse "descemo a porrada", mas não foi aquele "parto" para sair... Foi fácil, é só tirar a trava e na primeira batida o velho cai. Percebe-se claramente q o braço é muito forte o suficiente para resistir a força muito maior q aquela para tirar o pivô.

Daniel

Miguels
28/02/2008, 17:54
Dsamaz, o pivô com graxeira que vc comprou é da marca explorer? Abraço

Colega,

Sobre o pivô com graxeira da Ranger é possível comprá-lo nas mesmas lojas q vende o modelo sem graxeira. Assim q comprei o meu.

Agora q aquele pivô é complicado p/ engraxar, isto é:
1. O graxeiro é para cima, isto quer dizer q não é possível a utilização dos bicos "retos" e nem dos "curvos", pois batem no eixo dianteiro...
2. A rosca do graxeiro original é muito pequena... isto quer dizer q não existem modelos de "graxeiros curvos" tão pequenos qt aquele para trocar.
3. Então, como engraxar? Procedimento: ligar o motor e girar o volante. Suspender a bandeja (braço) com o macaco (o modelo original não dá, tem q ser um com cabeça redonda). Com o bico "curvo", engraxar. Repetir o procedimento para o outro lado.
4. Para piorar a situação do animal, na primeira vez q engraxei o meu a borracha estava muito presa no metal e acabou rasgando... Isto com menos de 10 mil km.

Pelas exposições acima, te recomendo colocar com graxeiro somente se o mesmo for curvo ou a rosca for larga o suficiente para colocar graxeiro curvo.

Outra idéia para vc é comprar o modelo sem graxeiro e mandar abrir uma rosca no torneiro. Fica barato. Menos de 10 reais e ele abre os dois. Outros 2 reais e vc compra dois graxeiros curvos. (Não esqueça de engraxar bem antes de colocar na picape para retirar possíveis limalhas de aço do procedimento do torneiro)

Daniel

Miguels
28/02/2008, 22:12
Esqueci de perguntar aos colegas experientes: vale a pena usar balanças e pivôs não originais ( TRW) na Ranger? O preço cai para a metade nas da 2ª linha... como as de uma tal Texas (alguém conhece?). Estou procurando com graxeiras, mas não acho, parece que uma marca tem, "explorer".

Walter L. L. Casitta
28/02/2008, 22:20
A minha Ranger esta com o segundo jogo da marca Techsus. Custam um pouco menos que a metade do que custam as originais e também não precisam ser engraxadas. Troco tudo junto a cada 50.000Km antes de apresentarem alguma folga...

Miguels
29/02/2008, 11:20
Walter, obrigado pela dica. Acho que essa marca "Texas" que o vendedor me ofereceu por R$ 114 (balança superior) deve ser mesmo o Techsus seu. Será que vale a pena assumir o risco de segurança botando 2ª linha? Abraço.

A minha Ranger esta com o segundo jogo da marca Techsus. Custam um pouco menos que a metade do que custam as originais e também não precisam ser engraxadas. Troco tudo junto a cada 50.000Km antes de apresentarem alguma folga...

dsamaz
29/02/2008, 12:36
Provavelmente é.
Faz tempo q foi trocado e cx jogada fora.
É um cuja rosca do graxeiro pequena (não existe graxeiros curvos p/ esta rosca)

Daniel

Dsamaz, o pivô com graxeira que vc comprou é da marca explorer? Abraço

Walter L. L. Casitta
29/02/2008, 18:27
Walter, obrigado pela dica. Acho que essa marca "Texas" que o vendedor me ofereceu por R$ 114 (balança superior) deve ser mesmo o Techsus seu. Será que vale a pena assumir o risco de segurança botando 2ª linha? Abraço.

O braço da Techsus aparenta ser mais resistente que o original. Ele é mais grosso e pesado. Acho que da pra confiar sim.
O que é pior no Techsus são as buchas, mas aguenta 50.000Km tranqüilo. Na verdade não ache ruim as buchas da Techsus, mas impressão que tive da original TRW era que durariam pra sempre. Também tive que colocar uma arruela em cada bucha já que as da Techsus eram um pouco mais estreitas. No mais não tenho o que reclamar...