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Ver Versão Completa : Suspensão de barra ou mola elicoidal?



MITROTO
23/02/2008, 11:29
Caros:

Eu tenho uma Band ano 90 que adquiri em 2003. Quando eu a comprei ela estava com os pneus BF 33". Nesse começo de ano fui obrigado a trocar os pneus da band pois o jogo de pneus dianteiros havia acabado. Fui aconselhado por amigos a colocar pneus menores, diante do uso que faço da viatura. Coloquei pneus BF 235/75 (nas 4 rodas).
Os jumelos da band são jumelos mais "altos" que o original em função dos 33". Penso agora em voltar os jumelos originais na Band. Alguem sabe me dizer se devo ou não fazer isso? qual a grande mudança (alem da altura da viatura)?
Outra duvida: Já vi Bands que o pessoal adptou molas elicoidais na suspensão ao invéz de barras. Fica legal? Também já reparei que algumas Bands tem o conjunto de barras da suspensão presas da parte superior do eixo e não na inferior como original. Qual a grande mudaça?

Abraço a todos
Guilherme

MITROTO
23/02/2008, 12:09
Uma outra questão:

Ao trocar meus pneus em uma revendedora da Michelan, no momento de alinhar os penus dianteiros os mecanicos me disseram que segundo o relatorio do computador que faz as medições, eu precisava fazer a cambagem e a regulagem de caster do eixo dianteiro de minha Band. Conversando com o mecânico que sempre meche na minha band ele riu, e me disse que não se faz cambagem na Band.
Fiquei na duvida. Existe ou não cambagem para Band? e regulagem do caster?

Abraço
Guilherme

elmestizo
23/02/2008, 15:18
Guilherme,

O computador tinha razão qto ao caster. Como se regula? Colocanndo uma cunha no feixe dde molas, normalmente rotacionando-o no sentido horário.

Sds,
LM

MITROTO
23/02/2008, 21:29
Saberia me dizer os maleficios de um caster desregulado?

Valeu
Guilherme

joão k. chikui
24/02/2008, 09:27
caster errado , provocado por rotação do eixo dianteiro, talvez pela troca de jumelo por um bem mais alto.
Carro fica arisco , com reações imprevisíveis, o volante não retorna automaticamente apos uma curva, etc...

MITROTO
24/02/2008, 11:06
Faz sentido João, noto minha Band com um comportamento mais "arisco" como vc descreveu.
Valeu pela dica

Abraço
Guilherme

Bruno cf
24/02/2008, 11:56
Tem como fazer cambagem sim, porem meio salgado o preço.

Elmer_Jeep
24/02/2008, 13:51
Jumelo alto è ilusao, o ganho de altura è insignificante comparado aos problemas que ocasiona prejudicando estabilidade e dirigibilidade.

Usando jumelos de tamanho original com buchas novas nos feixes vc permite que a suspensao trabalhe melhor e ganha com isso um certo conforto atè.

Molas helicoidais nao recomendo, a nao ser que vc seja engenheiro mecanico e tenha ferramental adequado e experiencia pra desenvolver um projeto seguro e eficiente. Caso contrario mantenha os feixes la.

O que vc fala de barras sobre o eixo conhecemos aqui como SPOA, sugiro que pesquise no fòrum usando esse termo pois vai encontrar varias fotos e informacoes sobre o asunto. Adianto que è uma modificacao que exige bastante criterio e os beneficios sao muitos principalmente pra viaturas muito utilizadas em trilhas.

Sobre cambagem e caster leia as informacoes no seguinte topico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34560

desculpe algum erro de escrita, estou num notebook e nao sei usar todos os recursos do teclado.

MITROTO
24/02/2008, 14:46
Valeu pelos toques Elmer

Abraço
Guilherme

Amadeus_band
24/02/2008, 16:04
e se eu usar jumelos maiores só na trazeira? se jumelos maiores não é bom, qual é o jeito mais indicado para aumentar a altura do carro? (no caso masi a trazeira mesmo)

Julio Militão
24/02/2008, 20:04
Caros colegas,

No caso da minha Band (lona curta OM314 turbinada) quando a comprei veio com molas e jumelo de caminhão, parece-me que a do MB1113, porem a trazeira parecia mais baixa que a dianteira. Mandei arquear as molas trazeiras, o que nao adiantou muito. Observando descobri que o jumelo trazeiro da mola trazeira estava muito recuado, proximo ao parachoque. Mandei tira-lo e aproxima-lo do outro, fazendo com que a mola arqueasse naturalmente. Ficou na altura que eu queria e nao senti mudanças na estabilidade.
Houve a necessidade de colocar uma cunha entre o exio e as molas para inclina-lo de forma a compensar a inclinacao do cardã. Depois de fazer isso é que saquei que deveria ter feito mesmo é feito SPOA, pois, apesar de mais alta, o feixe de molas sob o eixo dificulta a tracao, porem, protege o eixo de pedras.

Um abraço a todos.