PDA

Ver Versão Completa : Dúvida do Kct: Jimny 98/99 ou GV 2.0 auto 3pts98/99?



rpm.ramon
22/02/2008, 18:14
Ae cambada, BLZ?
Meu nome é Ramon e sou de BH.
como podem ver no meu avatar , tem 2 anos que estou escrito no fórum e venho "estudando" um 4x4. Depois desse tempo todo decidi: vou comprar um Suzuki.
Estou trocando meu carro num Suzuki e tenho 2 carros em vista. Sei que os dois são totalmente diferentes, e aí que pega:
Escolhi esses carros pois estão mais ou menos no mesmo preço que o meu.
Detalhes dos carros que vi:
Jimny 98/99: está bonito, tem protetores mas não tem nenhum amassado no fundo. Segundo o dono não faz trilha ( e acredito que não fez mesmo e ainda um amigo meu que conhece Suzuki vai dar uma olhada). Prós do Jimny na minha humilde opinião: mais robusto para trilhas, mais economico(bebe menos). Se voltar a ser importado pela Suzuki, como se cogita, torna-se um bom negócio pois "deve" aumentar as opções de peças. Contras: peças mais difíceis de achar que um GV( vê-se mais GV nas ruas do que Jimny), e se não voltar a ser importado continua a mesma coisa.
Prós do GV 2.0 16v auto 3p.: Está bonitão, hoje quem usa é uma madame , é Automático:dance:, é mais potente, mais espaço. Contras do Gv: menos robusto pra trilhas, bebe mais. Nunca tive carro automático mas estou afim de ter essa experiência.

O custo de manutenção destes carros se equivalem? Esse motor 2.0 16v é o mesmo da Tracker( se for acho uma boa)?

Uso mais para trilhas e eventualmente uso urbano (tenho outro carro).

Andei olhando Samurai e Vitara e os caras estão loucos: carros ano 97/98 sambados pra cacete e quase no preço dessas duas jóias que não viram trilhas.

Sei que tem gente apaixonado por jimny e outros por GV. Mas essa é uma comparação que ainda não vi no fórum (para o jimny foram criados poucos tópicos, GV tem bastante, mas mais do 5 portas)

[]s doidos pra colocar um jipe nas trilhas.

TMorais
22/02/2008, 18:22
Complicado a escolha...

Por ser um Jimny 98/99 e este sendo comparado com o GV 2.0 3portas.. cara acho que sou mais o GV!! Pelo menos para equipa-lo ficaria mais fácil... tipo kit suspensão.. protetores e a outra diferença é o motor!!! 128cv contra 80cv.. sou fã do jimny mas acho que vc deve olhar e avaliar o estado de conservação dos dois.

Se fosse um jimny 2000 acima aí a questão ficaria mais equilibrada...

Pedrinha
22/02/2008, 21:32
Meu voto é pelo GV 3D...ainda mais sendo 2.0...que é o mesmo motor do Tracker!...Já tive um 3D 1.6 automático...eita carrinho confortável...o fato de ser 2.0 o torna mais econômico que o 1.6. É claro que vc tem que levar em consideração o estado de cada um deles...mas...quanto a logistica de peças de reposição...o GV realmente sai na frente. Para trilhas, tanto um quanto o outro, vc precisaria gastar um dindim (pneus, kit suspensão e protetores)...e ficaria mais ou menos no mesmo valor. Quanto ao câmbio, fiz muitas trilhas com meu GV e o mesmo se saiu honestamente bem!!!:concordo:
Quanto a estar adquirindo um Suzuki...fizeste uma excelente escolha!!!:palmas:

nanito
22/02/2008, 21:51
Amigo, toda vida GV. Vai ser muito mais fácil de mantê-lo, mas eu colocaria nas opções o modelo 1.6 também. Conheço gente que já andou em GV 2.0 e 1.6 e não sentiu tanta vantagem no 2.0 em relação ao 1.6 no quesito potência/consumo.

Dá uma estudada com carinho.

[]´s

Alfredo Stavale
23/02/2008, 18:50
caro amigo, bem vindo ao clube!

suas escolhas são excelentes, mas tudo tem seu preço.

diga o valor dos carros que vocÊ está procurando pra eu poder da minha opnião precisa. eu tenho um jimny 2001/2002 e adoro o meu carro. cada um vai dizer algo que talvez te deixe mais confuso e indeciso.

se você terá um carro só pra trilhas pq o gv ou jimny? o gv é um excelente carro mais é mt cheio de frescuras assim como jimny. eu só tenho esse jipe, então ele me dá conforto na cidade e uma performace em trilhas que faz lembra da epoca que corria raid com jpx com 1,5bar de turbo. um tesão de carro o jimny. é tal negocio , carro usado nao se escolhe ano nem cor. carro=estado de conservação. veja qual está mais impecável no quesito digiribilidade. lataria se concerta, ainda mais que fazendo trilha é bom ter uma namorada filha de lanterneiro:mrgreen:. motor se percebe facil se tá bom ou não. suspensão é um negocio que quando dá problema não é tao facil de diagnosticar porque pode terum eixo torto ou um desalinhamento na direção. isso só ilustrando as possibilidades. o gv tem mais facilidade de peças, o jimny não. é realmente complicado acha-las originais. o meu carro eu tenho há um ano e nada tenho que fazer. muitas peças server do samurai e até mesmo carro de serie nacionais. basta ter um mecanico disposto a adaptar corretamente.
você quer deixar o carro com pneu agressivos ou uso misto e troca-los quando for fazer uma trilha? qual pneu tem em mente pra colocar?

por padrão recomendo ver a kilometragem dos carros, os que estiverem menor é a melhor opção. se precisar de alguma ajuda ou tiver duvida sobre o jimny. fala comigo por aqui. te ajudo no que for precisar, acredito que se tiver duvidas sobre gv terá um infinidade de pessoas aqui do forum que usa o carro para trilha e poderá te ajudar tb.

grande abraço!

RHL
23/02/2008, 19:12
Eu ficaria com o GV... com certeza..

leodinossauro
23/02/2008, 21:53
Bom, essa é a famosa pergunta Samurai x Vitara, porém transposta dos anos 90 para o novo milênio hehe!

Amigo, escolheria o Jimny pelo principal motivo: será seu segundo carro. Do contrário ficaria com o GV.

Digo isso pela superioridade do Jimny que terá em trilhas: você praticamente estará a bordo de um Samurai helicoidal ( em estado original ) com motor mais potente e direção hidráulica.

Já fiz trilha de GV, Vitara, Samurai e obviamente no meu Jimny. Cada um tem suas vantagens/desvantagens. Especificamente entre GV e Jimny acho o seguinte: no GV estará num carrão confortável e com motorzão, mas vai sofrer mais devido o maior entre-eixos e o tamanho/peso do jipe, fator que historicamente sempre botou o Samurai no topo dos Zukis ( ou de qualquer 4x4 ) quando o assunto é trilha.

Quanto à peças, concordo em parte quanto à facilidade de encontrar, mas quanto a preço destas curiosamente é parecido.

Quanto à preparação será tudo a mesma coisa, pois os 2 não tem quase porr$#@ nenhuma no mercado hehehe! Ou seja, no máximo vai encontrar a RC anda fazendo umas coisinhas pro GV sob encomenda e a Todo Terreno o mesmo para o Jimny. Ou seja, nos 2 vai ter que ir para um bom torneiro e exercer a criatividade. ( pára-choques de ferro etc )

Aliás, se em algum momento pensar em realmente preparar o carro, terá mais liberdade com o Jimny devido os ambos eixos-rígidos. Vide o kit de suspensão do Fabil com links de suspensão maiores.

Porém, se quer só fazer uns passeios por aí e viajar mundo afora opte por mais conforto e menos economia: Gran Vitara. É um carrão.

PS.1: No meu caso optei pelo Jimny porque só tinha grana pra um único carro que teria que servir pra tudo, inclusive pra rodar 1000 km por mês sem quebrar o bolso hehe! Logo, o Jimny foi o 4x4 mais econômico que achei no mercado ( faz 12 km/l aqui em Brasília, semelhante a um Palio 1.4 aqui ) e que atendeu às minhas necessidades. Quando a situação $$ melhorar quem sabe faço a dupla GV e Jimny na garagem hehe!

PS2.: Tente perguntar para quem já andou nos 2 carros. Tá cheio de bem-intencionados que nunca entraram em um dos dois modelos( ou fizeram alguma trilha ou viagem de média dificuldade em um dos modelos )

Abraço

rpm.ramon
23/02/2008, 22:24
Se fosse um jimny 2000 acima aí a questão ficaria mais equilibrada...

Por quê?

Os motores DOHC dos acima de 2000 levam muita vantagem?

Por enquanto GV 5 x 0 Jimny hehe

TMorais
24/02/2008, 09:55
Não que tenha maiores vantagens... porém tem um pouco mais de potencia, não tem correia dentada e sim corrente; os jimnys mais completos acima de 2000 por exemplo tem barras (bagageiros) em cima do teto; alguns com roda de liga originais; painel completo e o custo não diferencia tanto assim..

Tive um 2002/2003 (foi a ultima leva antes da suzuki ir embora) e adorava o carro! realmente ele é mais jipe que o proprio GV devido diferencial dianteiro rígido.. isso é muito bom em trilhas/passeios porem no asfalto (em viagens) fica um pouco desconfortável devido ao pula-pula.. mas nada que baixando um pouco a calibragem não resolva.. (usava 24 dianteira e 26 traseira), o jimny em viagens acima de 100km/h já achava inseguro.. mas a ideia não é correr e sim curtir o jipe não que ele tem de melhor, até por que a proposta não é esta.

leodinossauro
24/02/2008, 21:38
Poxa Ramon, sei que Gran Vitara já deve ser sua decisão, mas computa meu voto e do Alfredo aí ! :p

5x0 não cara, 5x2 :lol: !!!

Boa sorte,
Leonardo,

satisfeito com o pequeno que não trinca cabeçote, não ronca cardan traseiro, não quebra bietelas em esforço ... :concordo:


Por quê?

Os motores DOHC dos acima de 2000 levam muita vantagem?

Por enquanto GV 5 x 0 Jimny hehe

TMorais
24/02/2008, 22:08
Poxa Ramon, sei que Gran Vitara já deve ser sua decisão, mas computa meu voto e do Alfredo aí ! :p

5x0 não cara, 5x2 :lol: !!!

Boa sorte,
Leonardo,

satisfeito com o pequeno que não trinca cabeçote, não ronca cardan traseiro, não quebra bietelas em esforço ... :concordo:

Boa Leo! Esqueci desses itens aí!

Rpm,

Dê uma olhada em Peças e adaptações para Jimny.. tem muita coisa lá!

leodinossauro
25/02/2008, 00:09
Na verdade TMorais, foi uma cutucadinha discreta nos problemas que alguns GVs já tiveram 8) , acho que o Jimny nem Bieleta tem exatamente na suspensão.

De qualquer maneira, um dia chego ao grupo do GVeiros :wink:, dedicando-o ao dia-a-dia e expedições, só que no momento o Jimny é o modelo que me atende. É bom demais acompanhar os Samucas nas subidas lamacentas e deixar a galera com mais de 1 tonelada pra trás hehehe!

Boa semana a todos


Boa Leo! Esqueci desses itens aí!

Rpm,

Dê uma olhada em Peças e adaptações para Jimny.. tem muita coisa lá!

chrisb
25/02/2008, 00:43
Cara, se vai ser seu segundo carro, vai de Jimny que vc nao vai se arrepender....

Vc quer usar a viatura só para trilhas??

e, mais importante, vc pretende fazer trilhas de que nível?

abs

Alexandre X
25/02/2008, 07:24
Se vc quer um carro para trilhas não tenha dúvida que o Jimny é a melhor opção.
Peso, distancia entre eixos, eixo rigido na dianteira, tudo isso tem influencia direta sobre a capacidade offroad.

GV 5 x Jimny 3

Fabil
25/02/2008, 09:23
Cara, se vai ser seu segundo carro, vai de Jimny que vc nao vai se arrepender....

Vc quer usar a viatura só para trilhas??

e, mais importante, vc pretende fazer trilhas de que nível?

abs

ô Chris.... já ouviu aquele ditado... " passarinho que anda com morcego, dorme de kbeca p/ baixo..." ??? heheheehh

acho que o Ramon vai "trilhar" com a gente....hehehehehe

T+

rpm.ramon
25/02/2008, 10:39
Pois é.. Cada um tem suas vantagens e desvantagens...
Mas ainda não me decidi e estou negociando com os proprietários dos dois carros... Vamos ver qual vai ser o melhor negócio hehehe.:mrgreen:

leodinossauro
25/02/2008, 11:11
Tenho um amigo com um Jimny Branco 98 aí em BH. Acho que tava pedindo 27.000. Tá com pneus BF AT 215 acho. Chama Eduardo e trabalhou comigo quando eu morava em BH.

Recomendo porque o cara cuidava bem do carro e só era de passeios mesmo. acho que o e-mail dele é mattoshorta@gmail.com e o carro tava anunciado no jornal balcão.

Pode ser mais uma opção.


Pois é.. Cada um tem suas vantagens e desvantagens...
Mas ainda não me decidi e estou negociando com os proprietários dos dois carros... Vamos ver qual vai ser o melhor negócio hehehe.:mrgreen:

Fabil
25/02/2008, 11:18
na minha opniao, os dois mandam bem, mas p/ TRILHA mesmo é Jimny,,
o Gvitara ainda herda os mesmos problemas dos vitaras, diferencial de vidro, homcinetica de plastico, caixa de ar debaixo da porta vulneravel, etc...

tanto o jimny quando o Gvitara tem uma desvantagem, ambos ainda nao possuem uma gama muito grande de acessorios, tipo parachoques, protecoes etc... e se Ramon for mesmo encarar trilhas, a primeira coisa que ele terá de fazer é picar o pé nos acabamentos de plastico de ambos e colocar de ferro... senao.. babau latinha... principalmente nos Gvitaras que sao mais largos ( para-lamas abaulados) e menor angulo de ataque/saida

até onde sei, jimnys nao tem um defeito "cronico" na mecanica, do tipo que vc vai p/ trilha e fica borrando de medo de quebrar como ocorre com o diff. dianteiro e homocinetica dos vitaras...

alias.. jimny pelo que já lí tem um sim... o sistema de RL a vacuo adora nao funcionar... mas basta colocar RL manual de samurai e tá resolvido..

T+

chrisb
25/02/2008, 13:48
ô Chris.... já ouviu aquele ditado... " passarinho que anda com morcego, dorme de kbeca p/ baixo..." ??? heheheehh

acho que o Ramon vai "trilhar" com a gente....hehehehehe

T+

Ih, então tá bom d+, mais um Suzuki pra nos acompanhar...

E depois desse comentario seu, eu indicaria pra ele o Jimny ;)

Na verdade eu indicaria um Samurai, masss já que que o Ramon quer algo mais "novo"...

abs!

ricardo sabóia
25/02/2008, 20:24
Pessoal só pra lembrar,o GV 3 portas (seja 1.6 ou 2.0),tem entre-eixos 2,20m enquanto no jimny a distância é 2,25m ! Quanto ao dilema,vou dar minha opinião : já andei de GV 1.6,2.0 3 e 5 portas,vitara,já tive dois samurais,.... e há 5 anos tenho um jimny e para o meu uso acho a melhor opção ! O GV 2.0 3 portas é excelente, mas bebe demais e como já falaram aí em cima, o jimny é um samurai helicoidal bem mais confortável,potente e extremamente robusto também.Se a grana não estivesse curta no momento,trocaria o jimny pelo tracker por ser mais novo,confortável e ter um espaço interno bem maior que o jimny.A melhor maneira de você decidir,é andar nos dois e tirar suas conclusões,afinal essa discussão é igual a "VITARA X SAMURAI"......,com preferências particulares pra cada lado.De qualquer maneira seja qual for sua escolha,tenha certeza que os SUZUKIS estão entre os melhores 4X4 já fabricados no planeta !

Abs, Ricardo.

alvaro.jrc
26/02/2008, 10:44
na minha opniao, os dois mandam bem, mas p/ TRILHA mesmo é Jimny,,
o Gvitara ainda herda os mesmos problemas dos vitaras, diferencial de vidro, homcinetica de plastico, caixa de ar debaixo da porta vulneravel, etc...

tanto o jimny quando o Gvitara tem uma desvantagem, ambos ainda nao possuem uma gama muito grande de acessorios, tipo parachoques, protecoes etc... e se Ramon for mesmo encarar trilhas, a primeira coisa que ele terá de fazer é picar o pé nos acabamentos de plastico de ambos e colocar de ferro... senao.. babau latinha... principalmente nos Gvitaras que sao mais largos ( para-lamas abaulados) e menor angulo de ataque/saida

até onde sei, jimnys nao tem um defeito "cronico" na mecanica, do tipo que vc vai p/ trilha e fica borrando de medo de quebrar como ocorre com o diff. dianteiro e homocinetica dos vitaras...

alias.. jimny pelo que já lí tem um sim... o sistema de RL a vacuo adora nao funcionar... mas basta colocar RL manual de samurai e tá resolvido..

T+

É a peste de uma mangueria que é danada pra sair, mas é só colocar de volta no lugar, ligar o carro de novo que ela volta a funcionar. A minha já saiu 2x, mas na primeira já fui logo aprendendo a colocar de volta no meca.

Computa aí GV 5 x 4 Jimny.

[]s!!