PDA

Ver Versão Completa : Amortecedores com longo curso



joaocosta
24/06/2004, 16:35
Viva Pessoal,

preciso de trocar de amortecedores (Koni) do meu Samuka, não por estarem estragados, mas por terem pouco curso e como coloquei molas com mais arco e brincos maiores, os amortecedores do meu Samuka estão quase no limite.
Que amortecedores com longo curso me aconselham?

Um Samuka Abraço

João Costa

Wallace
25/06/2004, 01:21
Bem se você arqueou os feixes e colocou jumelos maiores já fez a coisa errada...
Bem o quanto a suspensão ficou maior?
Tenho amortecedores importados por R$ 205,00 cada

joaocosta
25/06/2004, 06:40
Viva Wallace,

as molas já as comprei assim no moleiro e os jumelos são maiores 2 cm.
A suspensão ficou bastante mais dura, pois os feixes da frente tem 5 lâminas e os de trás tem 6, e já andei a fazer trialeiras e fiquei super satisfeito com o desempenho da suspensão.
Em relação à altura, o Samurai ficou mais levantado cerca de 10 cm.

regis
25/06/2004, 13:51
João,

Procura por aí um distribuidor da Rancho.... esse é um amortecedor caro, mas vale a pena....

Se quiser algo que venha de algum carro, ... tem gente por aqui que poe os da Kombi na traseira.. mas eu não acho que seja algo legal.....

O ideal seria vc soltar os amortecedores do seu carro e subir com ele em uma rampa até que uma das rodas dele saia do chão.... daí vc mede as distancias entre os suportes dos amortecedores... pegando as medidas dele comprimido em uma roda... e extendido em outra roda

Daí com essas medidas vc escolheria o Rancho.. ou então iria a uma casa de peças e mediria os amortecedores que eles tem lá pra ver se servem

Abraços

25/06/2004, 14:05
Em Portugal existe Kombi?

:-)


João,

Procura por aí um distribuidor da Rancho.... esse é um amortecedor caro, mas vale a pena....

Se quiser algo que venha de algum carro, ... tem gente por aqui que poe os da Kombi na traseira.. mas eu não acho que seja algo legal.....

O ideal seria vc soltar os amortecedores do seu carro e subir com ele em uma rampa até que uma das rodas dele saia do chão.... daí vc mede as distancias entre os suportes dos amortecedores... pegando as medidas dele comprimido em uma roda... e extendido em outra roda

Daí com essas medidas vc escolheria o Rancho.. ou então iria a uma casa de peças e mediria os amortecedores que eles tem lá pra ver se servem

Abraços

joaocosta
25/06/2004, 21:38
A velhinha Kombi existe sim... acima de tudo é uma grande máquina, aqui é designada por Transporter.

http://www.opio.com.br/img/kombi.jpg

Estava a pensar em arranjar os Rancho 9000 ou os Doetsch Tech 8000.

Eduardo Teixeira
28/06/2004, 08:30
Wallace,

Esses amortecedores que vc citou, que amortecedores são esses ??? Qual o curso, aberto e fechado ????

[]'s interesssado em aumentar o curso do samurai feixe e tentando saber como.

Eduardo Teixeira
28/06/2004, 08:53
Aproveitando o gancho, como posso fazer para meu Samurai ganhar mais curso e eu passar feliz nas erosões mais fortes ???

[]'s pensando em milhoes de coisas e querendo saber qual é a certa.

Pinhal
28/06/2004, 10:09
Fala Eduardo,
Eu fiz SPOA no meu Samuca para deixá-lo + alto e ganhar + curso na suspensão. O primeiro objetivo eu consegui, ele ficou bem mais alto. Peguei o Samuca sábado passado na oficina e ainda não tive oportunidade de testá-lo nas trilhas, mas após subir em algumas rampas, percebi que o curso não melhorou tanto, mas isso porque ainda estou com os amortecedores originais que estão limitando o curso.
A minha idéia é fazer o que o Regis falou: tirar os amortecedores e colocar o Samuca numa rampa para medir as distâncias e ver o melhor amortecedor........
Mesmo assim, ainda estou pensando em mais soluções para aumentar ainda + o curso, talvez jumelos revolver??? Não sei....

[]'s pensativos

Eduardo Teixeira
28/06/2004, 11:08
Marcelo,

Na verdade não quero SPOAr meu samurai, e sim ganhar curso com ele assim mesmo, tambem estou vendo os tipos de jumelos revolver que tem na praça.

vc já tem algum em mente ????

Olha esse ai. Achei muito interessante. Só tem que mandar fazer.

28/06/2004, 12:41
Esses jumelos tem aqui sim, você pode compra-los via www.rc4x4.com.br

[]s sem comissão

Beto Lacerda
28/06/2004, 12:56
ae Osvaldo qual amortecedores vc usa no seu samuca SPOAdo ??
valew
[]'s

Eduardo Teixeira
28/06/2004, 13:22
Osvaldo,

Vc acha que os do Ricardo Portugal (jumelo articulado) são iguais a esses da foto ???

Preciso de ajuda para saber como ganhar curso de suspensão no meu samurai.

[]'s tirando duvidas.

Pinhal
28/06/2004, 14:21
Eduardo, realmente o jumelo revolver que o Rodrigo Portugal fabrica não é igual a esse da foto. Depois se vc quiser entre no site (www.RC4x4.com.br) e veja a foto....... tenho quase certeza que não são iguais pois eu já fui na loja do Rodrigo e vi os jumelos de perto.
A minha dúvida é se ganhando curso na suspensão, mas sem SPOA, os seus pneus não raspariam na lata?????
Outra alternativa que eu pensei era fazer umas molas + macias para o Samuca, alguma que "dobrasse" bastante, tanto pra fora quanto pra dentro. Semana passada conversei com um moleiro e ele disse que precisava dar uma olhada no Samurai (pq eu tava de 4x2), mas a princípio isso era possível. As minhas molas são originais, e elas são bem planas, as suas tb são assim? Não sei se isso é uma característica de todos os Samurais ou se as minha molas estão "cansadas"????
Tô queimando os poucos neurônios que me restam para achar uma solução :? :? :?

[]'s cada vez mais confusos

28/06/2004, 14:54
ae Osvaldo qual amortecedores vc usa no seu samuca SPOAdo ??
valew
[]'s

Quando fiz SPOA, eu mexi nos suportes dos amortecedores e portanto uso na traseira um par de amortecedores cofap a gás que não sei de que carro são (vieram com o carro original) e na frente uso os do Opala. Mas lembro que refiz os suportes dos amortecedores, por isso eles não dão fim de curso, pelo menos não tão facilmente. :-)

28/06/2004, 14:58
Osvaldo,

Vc acha que os do Ricardo Portugal (jumelo articulado) são iguais a esses da foto ???

Preciso de ajuda para saber como ganhar curso de suspensão no meu samurai.

[]'s tirando duvidas.

Creio que os do Rodrigo são exatamente iguais a esse da foto. O que esse da foto e o do Rodrigo não tem é rotação lateral, que daria ainda mais curso. Os que tem isso são os teraflex, que são essas da foto:

http://www.4wd.com/catalog/products/small/REVOLVER-SHACKLES.gif

http://www.bc4x4.com/pv/yj/revolvers/revolvers.gif

O problema dos jumelos articulados é a pessima estabilidade que ele lhe dará no asfalto, principalmente se usado na dianteira. Voce freia e o carro vai dar aquele mergulho, voce acelera ele a dianteira vai la pra cima...Se eu fosse usar, usaria somente nas traseiras, mas ainda faria uma série de modificações para então partir para jumelos articulados, e isso se fosse partir pro "extreme" mesmo.


[]s!
Osvaldo

Pinhal
28/06/2004, 15:11
Olha os Jumelos articulados do Rodrigo.
Falei que eram diferentes dos jumelos da primeira foto porque esses não tem aquela "coisa" vermelha no meio da articulação (que eu até agora não descobri nem o que é e nem pra que serve) .
Osvaldo, qual outra solução vc teria para aumentar o curso do Samurai feixe, depois de ter trocado os amortecedores, sem ser os jumelos revolver??????????

28/06/2004, 15:22
Se você já fez SPOA e quer ainda mais curso, seria interessante colocar os feixes de mola do CJ na traseira e passar os originais da traseira para a dianteira. Assim você tera feixes mais longos, que lhe darão mais flexão. Eu ainda deixaria o menor número de molas no feixe traseiro e no dianteiro (se passasse o traseiro pra frente, tiraria uma mola).

Pois feixe mais longo e menos duro = mais flexão.

E depois você vai ter que trocar amortecedores condizentes com sua nova flexão, preferia uns Rancho regulaveis, pois assim na cidade voce poderia deixa-los bem duros, não deixando o carro leve demais, e na trilha voce deixaria eles bem leves, lhe dando mais flexão.

Mas ai é $$ pra minha conta bancária...

28/06/2004, 15:24
Ah, eu acho que aquelas coisas vermelhas são buchas limitadoras para evitar que o jumelo se feche totalmente.

Beto Lacerda
28/06/2004, 15:28
ae Osvaldo qual amortecedores vc usa no seu samuca SPOAdo ??
valew
[]'s

Quando fiz SPOA, eu mexi nos suportes dos amortecedores e portanto uso na traseira um par de amortecedores cofap a gás que não sei de que carro são (vieram com o carro original) e na frente uso os do Opala. Mas lembro que refiz os suportes dos amortecedores, por isso eles não dão fim de curso, pelo menos não tão facilmente. :-)
mas , só mexendo os suportes vc conseguiu suprir o aumento de curso gerado pelo SPOA ??? tipo o amortecedor deixa a suspenção ter todo curso possivel ?? no meu cj mudei os suportes pra manter os originais tb.(mas to juntando $$ pra comprar uns de curso maior , foi só pra quebrar um galho enquanto junto $$), mas qdo abre tudo falta curso no amortecedor pra deixar trabalhar ,dai ja viu ergue a roda de traz pouco depois que erguia com a susp. original , só que sem os amortecedores ,da pra erguer muuuito mais (num tenho rampa to testando no macaco jacaré e uma porrada de toco mesmo :lol: ) queria saber se em samuca vai ter esse problema tb
to pensando em SPOAr o samuca da namorada :twisted: , mas fazer cagada no meu CJ , o problema é meu , mas ja no samuqinha ... , tem que ser bem feito e uma vez só ... , :wink:
[]'s

28/06/2004, 15:56
Com pneuszinhos (até uns 31") esse curso de suspensão além de desnecessário é perigoso também.

Eu não preciso de muito mais flexão não, pras banda de cá minha flexão ta bão demais. Uso ate a barra estab. na dianteira ainda.

28/06/2004, 16:01
Essa flexão pra mim tão bom:

Note que o pneu traseiro ta na eminência (ou iminencia, nem lembro) de sair do solo, mas ainda tinha tração.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/flex_777.jpg

Eduardo Teixeira
28/06/2004, 16:18
fala osvaldo,

os do rodrigo portugal quando fechado tem uma trava o que os deixa como original e sem esse efeito que vc relatou.

E quando aberto, na trilha, ele tem abertura total de até 4 polegadas.

[]'s

Pinhal
28/06/2004, 16:21
É...... Osvaldo, aquelas "coisas" vermelhas podem ser buchas limitadoras mesmo, mas os jumelos do Rodrigo não tem isso e eles fechados ficam quase do mesmo tamanho dos originais, além disso eles abrem para o outro lado.
Eu fiz o SPOA e pretendo trocar meus amortecedores, se pudesse $$$$ já teria comprado uns Rancho, mas por enquanto vou procurar algum genérico nacional que tenha bom curso! Se não achar o negócio vai ser esperar e gardar dim-dim$$$ para mais pra frente providenciar uns Rancho.
Vc sabe que eu coloquei mais 2" de boddy lift no Samuca, ficou bem alto, mas não serve pra nada! A não ser esteticamente e para não raspar os futuros 3K 31", se bem que eu acho que mesmo sem o body lift eles não raspariam por causo do SPOA. Acho que o meu curso não tá tão grande, ainda tenho que tirar os amortecedores pra medir o curso sem eles, mas mesmo assim gostaria de melhorar...... A idéia que vc deu dos feixes é boa, eu mesmo já tinha conversado com um moleiro a semana passada e ele me orientou para que fizessemos uma mola especial para o Samuca, daí poderia acertar a altura e a rigidez da mola aos poucos, colocando e tirando lâminas! Talvez isso tb possa dar certo.
Aki pra esses lados tem muito lugar que um bom curso de suspensão ajuda bastante.......

[]'s

Eduardo Teixeira
28/06/2004, 16:26
Marcel e Osvaldo,

A principio a troca das molas e fazer o que o osvaldo relatou é excelente o problema é o custo que isso vai gerar até acertar rigidez do carro. Então foi por isso que eu estou caido em utilizar os jumelos articulados.

[]'s cada vez mais com duvida do que fazer para ganhar curso e brincar nas erosões.

Beto Lacerda
28/06/2004, 16:38
osvaldo pq fazer SPOA se não para ganhar curso de suspenção ?? agora num te entendi , se a flexão original lhe satisfazia (não me leve a mal agora) por que kct vc fez SPOA no seu jipe ??

joaocosta
28/06/2004, 21:03
Alguém sabe se os Rancho 9000 tem mais curso que os de origem?

Beto Lacerda
28/06/2004, 23:44
depende qual rancho 9000 , existem inumeras variações de medidas do rancho 9000 , mas sem duvidas existe algum com mais curso que os originais .
[]'s

Sa_Mourao
29/06/2004, 10:29
Só lembrando o do RC é articulado e não revolver !! :lol:

Eu vou fazer SPOA no meu, e trocar os amortecedore pelos HDS e reduzir o tamanho dos jumelos.

Olha eu já desisti do samuca d feixe d mola, vou fazer um 2-link ou 4-link, mas pra + adiante ! :twisted:

Dae joão blz cara ! Vem cá tu conhece algum Sá Mourão aí por Portugal ?

[ ]s

Pinhal
29/06/2004, 11:38
Pensei que jumelo articula e revolver fosse a mesma coisa :roll: :roll:
Qual a diferença? Qual é melhor, ou pior?

joaocosta
30/06/2004, 11:07
Acho que vou acabar por optar pelos amortecedores Doetsch DT 8000 Pre-Runner.

http://www.doetsch-shocks.com/applications/suzuki.php
http://www.doetsch-shocks.com/trucks.php

Vejam aqui imagens de um Samurai com uns: http://www.zukiworld.com/month_040104/feature_trailtough_yjlift.htm

ojaneri
01/07/2004, 13:21
Infelizmente, parece que deu um problema no forum e eu tinha perdido o meu cadastro, e nisso foi junto todas as minhas mensagens (e MPs tambem, quem tinha me enviado manda denovo).

Quanto ao SPOA é o seguinte, eu senti uma diferneça boa de flexão sim, e tambem o fiz por outro motivo, a altura! Com ele consegui encaixar os 31" sem Bodylift ou qualquer outro artificio.

[]s com o jipe ainda no mecanico.

Beto Lacerda
01/07/2004, 15:32
Infelizmente, parece que deu um problema no forum e eu tinha perdido o meu cadastro, e nisso foi junto todas as minhas mensagens (e MPs tambem, quem tinha me enviado manda denovo).

kct sumiu tudo ?? tudo que vc ja escreveu no forum ??? como ??

ojaneri
01/07/2004, 15:43
Infelizmente, parece que deu um problema no forum e eu tinha perdido o meu cadastro, e nisso foi junto todas as minhas mensagens (e MPs tambem, quem tinha me enviado manda denovo).

kct sumiu tudo ?? tudo que vc ja escreveu no forum ??? como ??

Sei não, eu ja avisei o lassis acho que ele já recebeu meus e-mails. Mas perdeu-se tudo, os posts que eu começava (como por exemplo com fotos do meu Samurai) foram apagados, e os replies que eu dava estão todos desaparecidos...O meu cadastro também tinha sumido, tive que cadastrar um novo usuário ojaneri. Mas é a vida, pelo menos as peças do Samuca ja tao viajando de SP pra cá, e em breve ele voltará a ativa! :-)

Marco Costa
12/07/2004, 13:57
E dai pessoal blz.... :lol:

Marcelo ...Você que acabou de fazer spoa no seu samuca o que vc achou da estabilidade :?:
Tenho tb um samuca 93 e já está com jumelos grandes...acho o carro meu duro...me falaram que o spoa o carro fica mais macio...

Bom o negocio é o seguinte..as minha duvidas são:
1- Para fazer raid vou perder muito a estabilidade(vou poder andar no galeto)

2- Me falaram sê eu fizer o spoa o cardan pode se soltar conforme a manobra. ..inclinação...

3- Sê eu colocar jumelos articuldos ou revolver (qual a vantagem, :?: será que o carro vai ficar mais macio)eu vou perder a altura que tenho hoje com os meu jumelos grandes..hoje uso argentino 225/75/15... gostaria de usar uns frontiera 16...mas acho que vai pegar..

:shock: quantas perguntas..

valeu

Marco Costa

Wallace
12/07/2004, 18:14
Spoa não deveria deixar mais macio, mas tirar os jumelos grandes sim.
Jumelo revolver e velocidade acho que são coisas que não combinam.

Eduardo Teixeira
14/07/2004, 14:23
Sobre jumelo revolver e raid (velocidade ou não) isso realmente não combinam.

Mas ai vai a pergunta, os jumelos articulados e raid combinam ??? Já que os jumelos articulados não abrem assim como os revolvers.

Sem contar que os jumelos articulados possuem trava e no asfalto (ou quando quizer) a gente pode trava-los.

O que vcs tem a dizer ???

Wallace, ajuda ai...... pois quero ganhar um pouco de curso na suspensão de meu samurai e estou cogitando a compra de jumelos articulados (logico, que terei que trocar os amortecedores)

[]'s querendo ajuda para tomar a decisão e que isso não me prejudique nos RAIDs

Wallace
14/07/2004, 16:55
Um jumelo articulado vai ter o mesmo problema do revolver... perigoso para velocidade.

Eduardo Teixeira
15/07/2004, 13:40
Então como poderei ganhar curso de suspensão no samurai (sem fazer SPOA) ???

Já comentaram comigo que trocando os feixes traseiros e colocando os traseiros originais na frente já ganha, mas parando para analisar, achei que o carro ficaria bobo para dirigir.

[]'s querendo ajuda.

Wallace
15/07/2004, 16:58
Eduardo,

O problema é que é assim mesmo.
Mais curso tende a ficar ruim para velocidades.
Como diz o Bill: não tem almoço grátis

Eduardo Teixeira
16/07/2004, 10:50
Wallace,

Então vai , vc tem algum conselho ??? Algo que seja um pouco equilibrado, ganha curso e perde pouco a dirigibilidade ???

[]'s buscando a melhor configuração.

Wallace
16/07/2004, 12:00
Não pois isso é uma questão pessoal

ojaneri
17/07/2004, 08:47
Wallace,

Então vai , vc tem algum conselho ??? Algo que seja um pouco equilibrado, ganha curso e perde pouco a dirigibilidade ???

[]'s buscando a melhor configuração.

Barra estabilizadora desconectavel
Jumelos originais

Eduardo Teixeira
21/07/2004, 12:11
Valeu pela dica eu acabei é retirando a barra estabilizadora mesmo, e até agora não senti muita diferença ao dirigir, mas quando for fazer alguma viagem colocarei a barra de volta. Não é tão trabalhoso assim retirar e colocar.

[]'s

junin
03/08/2004, 08:30
E no caso de samurai helicoidal? qual seria a melhor opção $$$$ menos cara para levantar o carrinho????? Por mim pode ficar bobo avontade :lol: :lol: :lol: pois não não sou de correr e nem tenho pressa.....
Ex: Se eu colocar BL de 2" e L suspenção de 3", qual amortecedor que eu coloco para obter um curso maior? É necessário trocar as molas?
qual pneu seria melhor, o 33" o 31" ou uma medida menor? devido a limitações do motor original?

billj
03/08/2004, 09:32
E no caso de samurai helicoidal? qual seria a melhor opção $$$$ menos cara para levantar o carrinho????? Por mim pode ficar bobo avontade :lol: :lol: :lol: pois não não sou de correr e nem tenho pressa.....
Ex: Se eu colocar BL de 2" e L suspenção de 3", qual amortecedor que eu coloco para obter um curso maior? É necessário trocar as molas?
qual pneu seria melhor, o 33" o 31" ou uma medida menor? devido a limitações do motor original?


Com as molas e amoretecedores originais, o helicoidal fica indirijível sem a barra estabilizadora. Sei do que estou falando, já tive um Samuca feixe sem a barra e andei sem prolemas. Quando comprei o meu helicoidal, a primeira coisa que fiz foi de tirar a barra. A segunda coisa que fiz foi de colocar a barra de volta.......... :P

Quanto o levantamento, 1,5" é o máximo na suspensão original, mais que isso, vai ter problemas com o caster. Com o BL, se pode ir até 2" sem maiores complicações.

Segue este link para um thread falando das modificações que fiz no meu.......

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2069



Abraços,

junin
03/08/2004, 11:50
Quanto o levantamento, 1,5" é o máximo na suspensão original, mais que isso, vai ter problemas com o caster. Com o BL, se pode ir até 2" sem maiores complicações.

bill,

Para esta configuração que vc citou, qual amortecedor que rola de usar?
e pneus?Tem que trocar as molas?


Valeu....

billj
03/08/2004, 12:31
Quanto o levantamento, 1,5" é o máximo na suspensão original, mais que isso, vai ter problemas com o caster. Com o BL, se pode ir até 2" sem maiores complicações.

bill,

Para esta configuração que vc citou, qual amortecedor que rola de usar?
e pneus?Tem que trocar as molas?


Valeu....


O mais simples é de calçar as molas atuais com bolachas de nylon e fabrica extensores para os amortecedores.........

Cabe um pneu 31", mas terá que sacrificar os parachoques originais......

Abraços,

Murilo
22/08/2004, 22:28
Tenho um Samurai SPOAdo e acho muito duro :( (uso amortecedores originais), além de "pular" bastante. Qual amortecedor é indicado para que fique mais macio?

Abraços,

Wallace
22/08/2004, 23:42
Murilo, os jumelos são do tamanho original ou são maiores?

Murilo
23/08/2004, 08:25
Wallace,

Utilizo os jumelos no tamanho original.

Abraços,

regis
23/08/2004, 08:29
Murilo,

Vc arqueou as molas?

Quantas lâminas tem em cada feixe?

Os feixes são os originais?

Faz um teste besta... tira os amortecedores e dá uma volta no quarteirão (DEVAGAR PORQUE VC NÂO VAI TER CONTROLE NENHUM SOBRE O CARRO).... me fala se ele ficou muito mais macio?

Abraços

Murilo
24/08/2004, 08:45
Regis,

As lâminas não foram arqueadas, mas os jumelos estão na angulação correta e as molas estão com as quantidades originais (acho que 3 molas em cada feixe, não estou próximo do carro).

Em falar em angulação dos jumelos, qual é o aconselhado?

Posso eliminar algumas lâminas, sem comprometer a segurança?

Quanto à andar sem amortecedores, já tive uma péssima experiência com este teste e não achei muito conclusivo, uma vez que o comportamento do carro é completamente diferente.

Tem alguma outra etapa para analisar?

Abraços,

regis
24/08/2004, 09:09
Regis,

As lâminas não foram arqueadas, mas os jumelos estão na angulação correta e as molas estão com as quantidades originais (acho que 3 molas em cada feixe, não estou próximo do carro).

Em falar em angulação dos jumelos, qual é o aconselhado?

Posso eliminar algumas lâminas, sem comprometer a segurança?

Quanto à andar sem amortecedores, já tive uma péssima experiência com este teste e não achei muito conclusivo, uma vez que o comportamento do carro é completamente diferente.

Tem alguma outra etapa para analisar?

Abraços,

Murilo,

O Samurai é duro por natureza mesmo.....

A angulação correta do jumelo é 90 graus (perpendicular com o chão) ou ligeiramente inclinado (depende do tamanho da mola)

De uma olhada no feixe traseiro... pode ser que aí esteja algum problema....

O feixe traseiro do samurai, originalmente tem uma "contra mola" que é uma lamina grossa que fica invertida... tipo... vc tem 3 laminas no feixe uma em cima da outra formando um arco com as pontas pra cima.... e tem mais uma mola (Overload) ou "contra mola" que é mais grossa que as outras e que fica de cabeça pra baixo (com as pontas pra baixo)

Seu carro está assim? Dependendo de como for, vc pode cortar as pontas dessa lamina invertida para que ela sirva apenas de calço e não mais de mola..... Dependendo do peso que vc costuma carregar no carro.

Tirar laminas eu não aconselho muito para o samurai, pois ele é meio que no limite com as laminas grossas dele....

Sem dúvida alguma eu aconselho amortecedores Rancho 9000 com 5 ou 9 regulagens.... estes podem ajudar bastante.. mas são caros.

Outra coisa que dá pra tentar fazer é colocar o feixe do Jeep CJ3 retirando várias laminas, pois esse feixe é mais fino assim da pra trabalhar mais com a quantidade de laminas.....

O problema é que tem que mecher no jumelo também, pois este feixe é mais estreito que o original do samurai.

Tem gente também que coloca o feixe da Towner....

Não sei exatamtente o seu uso e a configuração do seu carro, então não da pra ser mais específico :(

Acredito que uma solução mais "plug and Play" pra vc seria os amortecedores RANCHO 9000 ... mas tudo depende do seu bolso.

Com relação a andar sem os amortecedores, era só pra ter certeza que são eles, e não as molas..... tem que andar beeeeem devagar e saber o que está fazendo, pois o carro perde totalmente a estabilidade....

Mas se vc passar por uma valeta devagar ja consegue perceber se está mais macio ou não.

Que amortecedor vc ta usando?

Abraços

Murilo
24/08/2004, 11:09
Regis,

Obrigado pelas dicas.

Vamos lá...

A angulação do jumelo dianteiro está próximo aos 90°, com uma leve tendência a abertura (+- 5°) e do traseiro um pouco mais aberto (15°);
A mola invertida do feixe traseiro permanece e me parece que está um pouco menor que a original;
Apesar de SPOAdo continuo utilizando os amortecedores da Suzuki :oops: .

Quando pensei na substituição dos amortecedores, a primeira opção que me veio a cabeça seria o Rancho, porém o preço é uma "facada" :shock: . Sugere algum outro, pressurizado talvés, que tenha um preço mais em conta? Imagino que não dê para comparar, mas pagar o preço de um Rancho :!: :?: .

Abraços,

regis
24/08/2004, 11:51
Murilo,

A posição dos jumelos parece estar boa.

Como estão montados os amortecedores? Eles não estão dando fim de curso fechados não?

As molas devem ficar bem proximas do plano ... retas... excluindo a mola de overload (tira ela pra testar)

Os amortecedores, tem gente que usa de Kombi, de Ipanema, Chevi, etc... mas nunca vai chegar nem parecido do que é um RANCHO ou melhor que ele (bilstein, ohlins, Swayaway, Fox, King, etc)

Não adianta achar que existe solução mágica, pois não existe.

Explica melhor os sintomas.... ta muito duro? ta dando pancadas secas?

Onde estão os suportes dos amortecedores?

Abraços

Murilo
24/08/2004, 12:25
Regis,

A montagem do amortecedor dianteiro está na posição original, mas na traseira foi montado em angulo (+- 45°).
As molas não estão retas... formam um angulo muito parecido com as do CJ.
Já ouvi falar sobre os amortecedores de automóveis nacionais, mas como é o desempenho? E qual é o melhor?

O sintoma é pancada seca na dianteira, em situações mais críticas (pode ser fim do curso, não havia pensado deste detalhe), além de muito duro e pular bastante.

Abraços,

Wallace
24/08/2004, 13:56
Tenho os amortecedores HDS, R$ 205,00 cada.
Tem inclusive com modelos de maior curso se precisar.

regis
24/08/2004, 16:28
Murilo,

Pancada seca deve ser fim de curso....

Estou anexando umas fotos de suportes inferiores e o superior traseiro do meu.... e vc me diz se está igual ou não.

Sobre os amortecedores nacionais eu não posso falar.... pois nunca usei... mas pelo que eu tenho visto em carros de amigos, não muda praticamente nada, e o amortecedor dura menos.

As molas do CJ são bastante arqueadas..... tente desarquear as suas um pouco, para que elas fiquem um pouco arqueadas (perto de retas) quando o carro está em repouso....

Isso deve melhorar....

Além disso... verifica o preço dos RANCHO 9000 com o Wallace e manda ele trazer.

Abraços

Wallace
24/08/2004, 18:39
US$ 140,00 cada Rancho 9000 X, posto em floripa.

Murilo
24/08/2004, 22:53
Regis,

Estão exatamente iguais ao seu, inclusive a angulação das molas.

Estou quase convencido que o problema na dianteira pode ser fim de curso. Assim que tiver um tempo, vou desmontar e verificar a posição em repouso.

Wallace,

Obrigado pelas cotações, mas agora está difícil :shock: .

Galera..., obrigado pelas dicas. Como aqui existem poucos Samucas e acho que o único SPOAdo (montado em BH), está sendo muito proveitosa a troca de informações.

Abraços,

xadventure
25/08/2004, 01:54
Olá Pessoal

Dando uma olhada no topico, percebi que estou com mesmo proble, MAS é o seguite troque os amortecedores ontem por o do monza na frete e da H-100 atras (Jumelado) mas hoje estourou uma das molas!
Bem o que tinha antigamente era do tipo turbo gás, e agora é a oleo, e não está segurando nada.
Qual é a solução BARATA, (que piada)

Abraço
Leandro

regis
25/08/2004, 07:59
Leandro,

Solução barata é tirar todos os amortecedores.... assim não tem problema de manutenção com eles :lol:

Coloca a mola da Towner (Lamina mestra que deve ter quebrado) e de amortecedores....

Sinceramente com relação a amortecedores eu sou meio cético... ou poe um Rancho pra cima (bilstein, fox, swayaway, ohlins, king) ou coloca aqueles de Kombi que não valem nada e vão ficar do mesmo jeito que ja tá.... mas é barato....

You pay what you get

Abraços

Mizael Filho
25/08/2004, 08:06
Esses amortecedores "transversais"(?!) traseiros das fotos acima melhoram alguma coisa?

regis
25/08/2004, 08:38
Não....

Eles só estão assim pois são amortecedores com medidas muito grandes para poder trabalhar junto com todas as alterações que foram feitas na suspensção, o que aumentaram muito o curso do samurai.

FOi feito SPOA, trocadas molas por maiores, jumelos maiores, cardã dianteiro com homocinética, cardã traseiro retrabalhado, torres novas para os amortecedores, pneus 33", etc, etc, etc

Os amortecedores só estão nessa posição pois eles não cabem estando de pé... daria batente fechado e estragaria o amortecedor..... mas com eles nessa posição, eles perdem eficiencia no trabalho deles... e o rancho que "teoricamente" deveria estar em uma regulagem mais macia na traseira do carro, tem que ficar em uma regulagem mais dura.