Conectar

Ver Versão Completa : Trepidação TJ

LOGANXXX
22/02/2008, 00:14
Caros colegas,

Sou novato nessa arte, e acabei de adquirir um TJ ano 2000.

AO trazer o bichano de outro estado, notei na estrada fortes trepidações inciando aos 80km/h e tornando-se literalmente insuportaveis após os 100km/h. Após essa velocidade o barulho e a trepidação em todo o veículo davam a sensação que o mesmo iria desmontar.

Parei em uma cidade no meio do caminho para balancear as 4 rodas, ,mas de nada adiantou.

Algum de voces tem alguma sugestão ou teve problemas semelhantes?

Parabens pelo grande fórum e agora, após muito namorar um 4x4 e ler frequentemente os tópicos, posso dizer que em breve poderei compartilhar minhas experiencias por aqui.

um abraço a todos!

Pedro-GO
22/02/2008, 00:21
esse balanceamento que vc fez:pensativo:
foi bem feito?

foi local?

pode ser cruzetas desalinhadas ou ruim:pensativo:

Milton Quindim
22/02/2008, 03:43
O que é um TJ???????????

Sergio Willys
22/02/2008, 12:42
Milton; Também fique curioso - http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16275
é um Wrangler..

Logan; Trepidação e Shimmy são tópicos com bastante informação no forum. ler estes tópicos é sempre bom.
No meu caso, consegui resolver o problema, porém a solução não foi única.
Desde roda empenada, ponta de eixo empenada, pneu ovalizado e finalmente um balanciamento cavalar (tem quase meio quilo de chumbo em cada roda), tudo isso teve que ser acertado para o bicho palar de se chacoalhar.

Comece levantando a viatura (com cavaletes) e fazendo as rodas girarem (ponha uma segunda, com a tração nas 4 ligada, e deixe rodar em marcha lenta), e verifique se há rodas oscilando. É algo que se deve fazer com atenção, pois nem sempre se vê de cara esta oscilação. Tem gente que usa pontos de referência, para os quais se olha fixamente, e daí percebe-se o empenamento. Uma vez achadas quais as rodas estão mal, parta para a investigação para definir se é o eixo, o encaixe, a roda, o pneu, ou tudo junto....
Boa sorte!

Sergio Rocha
22/02/2008, 13:54
Se vc disser aonde fica Mudland, pode ser que apareça alguem da sua cidade,:pensativo: que possa te indicar um lugar pra vc levar seu Tj.

[]'

offroad
22/02/2008, 14:14
balanceamento, amortecedor de direcao, algo solto.......
verifique tb alinhamento.
bom, jah q adquiriu a pouco tempo ..... dah uma revisao completa :concordo:

LOGANXXX
22/02/2008, 14:39
Se vc disser aonde fica Mudland, pode ser que apareça alguem da sua cidade,:pensativo: que possa te indicar um lugar pra vc levar seu Tj.

[]'

Hehehe, estou em Campinas-SP. Qualquer indicação por aqui ou em São Paulo capital, será muito bem vinda.

Obrigado!

LOGANXXX
22/02/2008, 17:15
Para mante-los informados, hoje descobri a causa do problema.
O veículo sofreu uma bela "porrada" por baixo, entortando o cardan, o que gerava a trepidação.

Gostaria de comentar outro problema, aproveitando o tópico.
O meu jeep possui cambio automatico. Durante curvas mais fechadas, o mesmo não consegue trocar as marchas. Quando acelero no meio das curvas, o cambio responde como se estives em N. Quando retorno o volante mais próxino ao centro, as marchas retornam seu engate normal.

Nunca vi esse tipo de problema antes.....
Alguem tem uma luz?

Obrigado desde já!

Pedro-GO
22/02/2008, 21:41
o oleo tá no nivel ??:pensativo: