Ver Versão Completa : Instalação de Coroa/Pinhão no RJ?? HELP
Pessoal,
Comprei as relações mais curtas p/ meu TJ e lendo a respeito da instalação, vi que o negócio é meio complicado e necessita MO especializada, com ferramentas específicas e paciência para ajustar.
How to em um Dana 60-> http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Gear_Setup/
Será que alguém ai conhece um lugar aqui no RJ em que possa levar meu jeep e ficar tranquilo qto a instalação??
Tudo que tenho no carro fui eu quem montei aqui em casa (exceto meu pneu na roda :D) mas acho que dessa vez vou ter que deixar nas mãos de um profissional devido minha inexperiência com eixos e falta de "instrumentália" adequada.
Agradeço a ajuda
samukanvas
21/02/2008, 02:06
Pessoal,
Comprei as relações mais curtas p/ meu TJ e lendo a respeito da instalação, vi que o negócio é meio complicado e necessita MO especializada, com ferramentas específicas e paciência para ajustar.
How to em um Dana 60-> http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Gear_Setup/
Será que alguém ai conhece um lugar aqui no RJ em que possa levar meu jeep e ficar tranquilo qto a instalação??
Tudo que tenho no carro fui eu quem montei aqui em casa (exceto meu pneu na roda :D) mas acho que dessa vez vou ter que deixar nas mãos de um profissional devido minha inexperiência com eixos e falta de "instrumentália" adequada.
Agradeço a ajuda
Papo sério de quem já se fudeu bastante no rio.
Conversa com a muié e diz que vai passar um finde em sampa. Liga na spider4x4 e deixa tudo acertado com os donos. Se manda pra lá na sexta dirigindo e no domingo volta com tudo perfeitamente montado.
O melhor lugar do rio de janeiro pra montar C/P é em ribeirão pires - SP!!
Foi o lugar com a melhor mão de obra pelo melhor preço que achei.
Se quiser eu te levo lá no fds que eu for.
Não, repito, NÃO tem gente no rio com competência igual pra montar isso pra vc.
Abs
Conversa com a muié e diz que vai passar um finde em sampa. Liga na spider4x4 e deixa tudo acertado com os donos. Se manda pra lá na sexta dirigindo e no domingo volta com tudo perfeitamente montado.
Abs
Pensei em procurar em SP mesmo. Ja mandei carros p/ lá e uma das vezes foi p/ consertar a M que fizeram aqui no RJ.
Vou ligar e conversar com o pessoal da Spider. (Gostei da ideia de passar o FDS!!)
A troca em si não é complicada, porém pelo que pesquisei, a regulagem é que complica tudo, alem das ferramentas que até mesmo p/ americano, são bem específicas e a maioria manda fazer.
Quais eixos vc tá colocando na XJ?
samukanvas
21/02/2008, 23:08
Pensei em procurar em SP mesmo. Ja mandei carros p/ lá e uma das vezes foi p/ consertar a M que fizeram aqui no RJ.
Vou ligar e conversar com o pessoal da Spider. (Gostei da ideia de passar o FDS!!)
A troca em si não é complicada, porém pelo que pesquisei, a regulagem é que complica tudo, alem das ferramentas que até mesmo p/ americano, são bem específicas e a maioria manda fazer.
Quais eixos vc tá colocando na XJ?
Então cara. De boa mesmo, perde seu tempo agora indo a sp mas não perde dinheiro e tempo consertando cagada.
Não sei do fabrizio (Ciao fabrizio, come stai? Tutto bene? :mrgreen:) porque nunca ví os serviços dele. Mas seria legal fazer uma visita nele tb pra conhecer a oficina.
De qualquer forma, essa é uma operação delicada que geralmente dá problema com o tempo (e geralmente é aí que o mexânico tira da reta: "Mas faz 2000km que eu montei... isso foi vc que fez", saca?). Então seria bom fazer apenas uma vez bem feito que parar no meio da trilha com problemas.
Se quiser mais informações sobre os caras de sampa, dá uma ligada que eles são super gente boa. Vai se surpreender com a simplicidade dos caras.
Sobre os meus eixos, são de troller gasolina (mesmo da V8 ) com kit de freio a disco traseiro. Fui eu mesmo que fiz os suportes pra cherokee. É tranquilo. Seria um upgrade bom pro tj com pneus grandes.
Abs
Então cara. De boa mesmo, perde seu tempo agora indo a sp mas não perde dinheiro e tempo consertando cagada.
Não sei do fabrizio (Ciao fabrizio, come stai? Tutto bene? :mrgreen:) porque nunca ví os serviços dele. Mas seria legal fazer uma visita nele tb pra conhecer a oficina.
De qualquer forma, essa é uma operação delicada que geralmente dá problema com o tempo (e geralmente é aí que o mexânico tira da reta: "Mas faz 2000km que eu montei... isso foi vc que fez", saca?). Então seria bom fazer apenas uma vez bem feito que parar no meio da trilha com problemas.
Se quiser mais informações sobre os caras de sampa, dá uma ligada que eles são super gente boa. Vai se surpreender com a simplicidade dos caras.
Sobre os meus eixos, são de troller gasolina (mesmo da V8 ) com kit de freio a disco traseiro. Fui eu mesmo que fiz os suportes pra cherokee. É tranquilo. Seria um upgrade bom pro tj com pneus grandes
Abs
É no longo prazo que me preocupo!!
Meu projeto é manter os eixos originais, trocando o semi-eixo traseiro para 30 estrias de chromoly junto com um blocante detroit (super35).
Na frente vou deixar original com um track-loc ou similar.
Ambos os eixos com C/P de relaçao 4.56:1
É questão de maneirar o pé e não exagerar.
E assim vai aos poucos...
Emerson4x4
22/02/2008, 02:18
Se Estiver disposto a mandar o eixo e as peças para adaptação para São João del Rei.
Tem o Celinho Chitarra (32) 33711486
O cara é meio artista e tem boa reputação. Ele resolveu o meu problema de adaptação de CP sem danificar nada e saiu do jeito que pedí.
Boa sorte.
Meu projeto é manter os eixos originais, trocando o semi-eixo traseiro para 30 estrias de chromoly junto com um blocante detroit (super35).
samukanvas
22/02/2008, 02:51
Duda,
Eu tinha escrito um manual de cagadas que eu já ví fazerem aqui no rio :lol:, mas apaguei. Fica melhor sentar pra conversar.... Começam justamente com essa sua dúvida. Bombam o eixo original ou trocam?
De boa, troca esses eixos por d44 5 furos pra manter as rodas originais. Ou 6 furos se não se importar com as rodas. Vai sair mais barato que bombar os teus e não vai precisar recorrer aos eua pra arrumar peças. Bombar teu semi vai passar o problema pra outras partes...
Essa troca vai deixar vc utilizar pneus 35 tranquilo sem quebras e sem super semi-eixos, vai deixar vc usar relação até 5,88 e vai poder usar bloqueios nacionais baratos e muito bons.
Tô fazendo isso na minha cherokee de uso leve. Eu poderia comprar semis bombados pros eixos originais, mas o custo benefício da troca é infinitamente melhor.
Pensa legal. Arrumar um par de d44 5 ou 6 furos é mole. Trocar pelos teus tb... Faz as contas do custo.
Abs
Afonso Carlos
22/02/2008, 03:29
Duda,
Eu tinha escrito um manual de cagadas que eu já ví fazerem aqui no rio :lol:, mas apaguei. Fica melhor sentar pra conversar.... Começam justamente com essa sua dúvida. Bombam o eixo original ou trocam?
De boa, troca esses eixos por d44 5 furos pra manter as rodas originais. Ou 6 furos se não se importar com as rodas. Vai sair mais barato que bombar os teus e não vai precisar recorrer aos eua pra arrumar peças. Bombar teu semi vai passar o problema pra outras partes...
Essa troca vai deixar vc utilizar pneus 35 tranquilo sem quebras e sem super semi-eixos, vai deixar vc usar relação até 5,88 e vai poder usar bloqueios nacionais baratos e muito bons.
Tô fazendo isso na minha cherokee de uso leve. Eu poderia comprar semis bombados pros eixos originais, mas o custo benefício da troca é infinitamente melhor.
Pensa legal. Arrumar um par de d44 5 ou 6 furos é mole. Trocar pelos teus tb... Faz as contas do custo.
Abs
X 2
Abração.
Sergio Rocha
22/02/2008, 13:04
Mestre Samukanvas
Trocar coroa e pinhão é moleza, basta saber qual a folga original e ajusta-la.Tem que ter um aparelhinho chamado "relógio comparador". Qualquer fundo de quintal, que trabalhe com 4x4, tem obrigação de ter.:mrgreen:
Eu conheço um que tem.Mas não recomendo pra ninguem.:mrgreen::mrgreen:
[]':rolleyes:
Mestre Samukanvas
Trocar coroa e pinhão é moleza, basta saber qual a folga original e ajusta-la.Tem que ter um aparelhinho chamado "relógio comparador". Qualquer fundo de quintal, que trabalhe com 4x4, tem obrigação de ter.:mrgreen:
Eu conheço um que tem.Mas não recomendo pra ninguem.:mrgreen::mrgreen:
[]':rolleyes:
Não é bem assim não!! Não é igual a bronzinas. Você tem que fazer com que o toque da coroa com o pinhao fique perfeito visualmente e não usando uma medida e sendo que para isso existem 4 regulagens diferentes que se relacionam entre si.
Dê uma olhada no link que postei antes e veja se é moleza! Moleza é instalar um guincho, um rádio, um BL...:-D
Duda,
Abs
Vou fazer o Super 35 somente na traseira e deixar a frente original. Estou fazendo isso justamente pelo baixo custo.
Pergunta de leigo: Trocando os semi-eixos e usando cruzetas de materiais mais resistentes, qual seria o ponto fraco do eixo? Pela minha mísera experiencia posso "chutar" coroa e pinhao???
Concordo que não é o setup ideal, mas o custo vai ser baixo e atenderá minhas necessidades (por enquanto né :twisted:). Não pretendo escalar paredes!
Passei 3 anos usando e abusando do meu D35 com pneus 33" hj ando de 35 mas dosando o pé, principalmente em aclives mto acentuados e obstáculos que sinto exigirem um esforço maior do eixo. Também já li relatos sobre casos iguais ao meu.
Voltando ao lado financeiro, para ir de D44 teria que comprar o eixo, mandar adaptar, trocar relação, rolamentos, bloqueio etc.
A diferença de custo, no meu caso, entre o D44 e o SD35 seria o custo de aquisiçao do eixo mais MO p/ adaptar VS semi-eixo 30 estrias correto?
Sergio Rocha
22/02/2008, 21:09
Não é bem assim não!! Não é igual a bronzinas. Você tem que fazer com que o toque da coroa com o pinhao fique perfeito, sendo que para isso existem 4 regulagens diferentes que se relacionam entre si.
Dê uma olhada no link que postei antes e veja se é moleza! Moleza é instalar um guincho, um rádio, um BL...:-D
Duda
Eu já vi n vezes isso ser feito.Inclusive no meu Jeep, quando coloquei o BL a uns 2 anos.
Claro que tem alguns itens a serem observados.A profundidade do "toque"entre os dentes da coroa e do pinhão é o principal deles.Isso o percentual de folga especificado pelo fabricante é que determina.
Eu não sou mecanico,nem tampouco dono de oficina, não tenho pretensão de ensinar nada.Só estou dizendo o que eu já vi ser feito muitas vezes, e nunca nenhum voltou com problemas.
Pra exemplificar, hoje vi isso ser feito numa toyota bandeirante.:concordo:Que amanhã vai estar na Bocaina.
Com certeza, a Spider é a oficina mais indicada para qualquer coisa relacionada com 4x4.Tanto o Bill quanto o Seba são genios.
[]'
samukanvas
22/02/2008, 21:47
Pergunta de leigo: Trocando os semi-eixos e usando cruzetas de materiais mais resistentes, qual seria o ponto fraco do eixo? Pela minha mísera experiencia posso "chutar" coroa e pinhao????
Cruzeta do cardan? Sim, seriam C/P e rolamentos. Por isso mantenha a cruzeta original... e mesmo assim acho que seu ponto fraco vai continuar sendo C/P porque a cruzeta original guenta porrada bem...
Concordo que não é o setup ideal, mas o custo vai ser baixo e atenderá minhas necessidades (por enquanto né :twisted:). Não pretendo escalar paredes!
Eu não sei do seu custo, mas fazendo pra mim, seria assim (tudo em dólar):
Seal do eixo dianteiro pra vedar o d30 que sempre entra água :mrgreen: - 100
Um bom jogo de C/P dianteiro e traseiro - 500
Overhaul kit de C/P - 200
O semi "superior" com rolamentos e retentores - 430
Dá +- 1230 * 1,8 * 78% fora frete (Não sei se vc viaja e tras, mas pode colocar uns 800US$ tranquilo) e fora o bloqueio... só o básico mesmo = +- uns 4k reais.
Pensando nessas contas eu compro um par de 44, um jogo de c/p por uns 800 reais mais MO de uns 2k (acho que pode ser até menos, estou trocando meus eixos, mas não vou falar quanto custa :mrgreen:)
Realmente seu orçamento passaria uns 1,5-2k pra fazer muito bem feito.
Eu acho que compensa porque vai poder pagar parcelado aqui no brasil e vai ter um eixo dianteiro fodão e um traseiro tb em vez de só um traseiro adaptado. Depois vc vende os seus originais por 700 cada e empata o custo ;)
Eu penso assim. Por mais que fique mais caro, não vai ser muito e o custo/benefício vai melhorar muito pra vc. Eu pensaria bem e visitaria um lugar que tenha feito essa adaptação antes pra saber quanto custa...
Voltando ao lado financeiro, para ir de D44 teria que comprar o eixo, mandar adaptar, trocar relação, rolamentos, bloqueio etc.
Sim... Tirando a MO da troca, o resto é tudo fácil e barato de arrumar. Esse eixo é baba de arrumar. Relação idem. Bloqueio idem.
A diferença de custo, no meu caso, entre o D44 e o SD35 seria o custo de aquisiçao do eixo mais MO p/ adaptar VS semi-eixo 30 estrias correto?
Acredito que sim... Se quiser ficar com seus originais guardados. Sendo que a vantagem dos d44 é que trocaria eixo dianteiro e traseiro.
Quanto sairia somente os eixos adaptados??
samukanvas
22/02/2008, 22:01
Não entendí... tá falando dos d35?
samukanvas
22/02/2008, 22:07
Concordo que não é o setup ideal, mas o custo vai ser baixo e atenderá minhas necessidades (por enquanto né :twisted:).
É esse diabinho que me deixa preocupado :mrgreen: :mrgreen:
Afonso Carlos
22/02/2008, 22:11
Tenho loja e oficina e digo, o cara que tem c diz mecanico enão sabe montar um conjunto de coroa e pinhão pode sair do mercado, isso é o basico !
Abração.
Sergio Rocha
22/02/2008, 23:07
Tenho loja e oficina e digo, o cara que tem c diz mecanico enão sabe montar um conjunto de coroa e pinhão pode sair do mercado, isso é o basico !
Abração.
Tb acho.
[]'
Sergio Rocha
22/02/2008, 23:09
Rodrigo
O que eu mais tenho visto quebrar em eixos são as planetarias.Isso claro em eixos sem BL.Com BL vejo cruzetas e torção de cardan.:concordo:
[]'
RogérioNunes
17/03/2008, 21:44
Se vc já se fudeu o bastante no Rio, deu azar...ou soco em ponta de faca.Mas daí a dizer que não tem ninguém com competência pra montar um diferencial é exagero não acha?
Não precisa ir tão longe pra montar um diferencial com qualidade e garantia.Vem aqui em Campos que monto pra vc.
[]`s
Abs
samukanvas
17/03/2008, 21:52
Se vc já se fudeu o bastante no Rio, deu azar...ou soco em ponta de faca.Mas daí a dizer que não tem ninguém com competência pra montar um diferencial é exagero não acha?
Não precisa ir tão longe pra montar um diferencial com qualidade e garantia.Vem aqui em Campos que monto pra vc.
[]`s
Obrigado! Mas prefiro ir a são paulo... :concordo:
Se vc não reparou eu não disse que ninguém tem competência e sim que ninguém consegue ter a mesma competência de SP. Isso é fato!
abs
praiasecacustom4x4
18/03/2008, 07:06
nao porque tenho oficina,ma pareçe que tem um preconceitoque tudo roda bem em SP.
eu moro aqui no Rio 4 anos,tem verdade que SP e mais evoluida no ambiente do carro,motores em geral.
eu vi um bom milhoramento aqui no rio tambem.e como la na Italia,eu acho que muito pessoal nao consegue a ver a evoluçao e o melhoramentos.
samukanvas
18/03/2008, 12:46
nao porque tenho oficina,ma pareçe que tem um preconceitoque tudo roda bem em SP.
eu moro aqui no Rio 4 anos,tem verdade que SP e mais evoluida no ambiente do carro,motores em geral.
eu vi um bom milhoramento aqui no rio tambem.e como la na Italia,eu acho que muito pessoal nao consegue a ver a evoluçao e o melhoramentos.
Fabrizio,
Vou repetir parte do meu post:
"Não sei do fabrizio (Ciao fabrizio, come stai? Tutto bene? ) porque nunca ví os serviços dele. Mas seria legal fazer uma visita nele tb pra conhecer a oficina."
Eu disse pra ele conhecer sua oficina porque morei mais de 1 ano na itália (Noale, terra da aprilia :concordo:) e sei como quem mexe com carro trabalha (pelo menos um pouco) e como o povo é exigente.
Eu tenho vontade de conhecer sua oficina e assim que eu tiver uma oportunidade irei visitá-lo.
Poderia dizer se vai abrir neste feriado e o endereço?
Abs