PDA

Ver Versão Completa : Molas traseiras para fase II



André Pereira
20/02/2008, 23:24
Companheiros,

Preciso de uma sugestão: instalei acessórios, na traseira de um fase II, que chegam perto de 150 Kg. O resultado foi que a traseira arriou demais (um lado mais que o outro). Como a dianteira é tb um bocado pesada (motor diesel), pergunto: que molas poderia colocar na traseira no engesa?

Obrigado.

Cilon Carlos Heck
20/02/2008, 23:32
Mas que raio de acessórios você instalou? Esse negócio de ficar um lado mais arriado que o outro não tá prejudicando a dirigibilidade??

rodrigo camper
21/02/2008, 06:37
Vc pode por calço nas molas do Jegui opis, do Jipe.

Kim
21/02/2008, 19:50
Caro André Pereira!

Olha o que fiz nas molas traseiras do meu engesa.

Melhorou muito.

É em tecnil.

Abraços.

Kim.

André Pereira
23/02/2008, 12:32
Prezados:

Cilon,

O acessório é um bagageiro, ao qual foram incorporados dois galões, estepe e macaco, além de gancho G. Quanto à dirigibilidade, ficou comprometida, sim.

Kim,

Que peça (aparentemente de plástico, ou resina) é essa? Prá que serve?

Obrigado,

André

Kim
23/02/2008, 13:56
Caro André Pereira!

Segue sua pergunta

Kim,

Que peça (aparentemente de plástico, ou resina) é essa? Prá que serve?

Obrigado,

André

A peça em questão, é um "alongador" de mola, onde aumenta o tamanho em 3cm.

É confeccionado em tecnil, tendo o encaixe cônico em seu interior (base da mola engesa), e uma guia para a mola em seu interior.


Ficou muito bom!

Abraços.

Kim.

Cilon Carlos Heck
23/02/2008, 17:25
Mas Kim, mesmo colocando este calço o problema continuaria pois não é altura que está faltando, é restistência ao peso extra (um lado mais que o outro).
Na traseira eu não sei quais eu tenho mas acabei de trocar as dianteiras e para aguanter o meu Q20b eu coloque as da F1000 com o 6cc argentino (estava com as da pampa com 14,5mm e eram muito macias). Elas tem 16mm de diâmetro e ficaram muito boas e este tamanho é bem parecido com o que tenho atrás. Sugestão: em primeiro lugar pegue um paquímetro e meça a espessura das suas molas para a gente saber o que você tem atualmente e daí para frente ver o que colocar para melhorar o seu problema.

CAVESO
24/02/2008, 00:49
André,

Poste umas fotos desse bagageiro com os suportes de galões....

guilhermeabreu
24/02/2008, 08:28
CILON CARLOS HECK

Lembrando e reforçando sua dica , as originais do ENGESA da trazeira o fio da mola tem 16 mm , as da F-1000 díesel tem 17 mm , as da F-1000 gasolina tem 16mm , que foram as que vc colocou correto? .

André Pereira
24/02/2008, 10:03
Pessoal:

1. Será, então, que as molas traseiras da F 1000 diesel me serviriam?

2. Assim que as tirar (para prevenir qualquer problema, deixei o jipe na oficina, que é bastante longe), postarei as fotos.

3. Esqueci de dizer: a dirigibilidade só ficou estranha depois da mola arriar.

Cordial abraço,

André

Cilon Carlos Heck
24/02/2008, 10:06
Exatamente Guilherme. Na trazeira eu nem mexi pois vizualmente dava pra ver que eram mais grossas que minhas dianteiras e então nem medi, mas agora dá pra ver que estão bem parecidas com as dianteiras que coloquei (F1000 gasolina 6cc). Ele está pulando um pouquinho mas a dirigibilidade está 10. O que eu queria ter colocado mesmo era da F100 que tem espessura de 15,5mm e então o jipe não iria pular tanto, mas não encontrei.

haundrich
24/02/2008, 11:00
Eu havia comprado molas da Rota4x4.

Expliquei ao Igor que meu engesa era diesel com motor MWM, para que ele possa ter idéia do peso (mwm é para ser mais leve que o q20b)
Com esses dados o Igor ofertou duas opções para as molas traseiras.
Se vc pedir com um elo a mais, a traseira fica mais macia.
Pode pedir com número de elos original, não me recordo no momento.
Poderá pedir com um elo a menos, para poder levar mais carga na traseira.

[ ]'s, sem poder conferir as molas, o "ursus" está levitando na meca

guilhermeabreu
24/02/2008, 12:13
CARO HAUNDRICH

Pesquizei na época o peso dos motores :

O MWM 2.8 tem 198 Kg
O GM 6 bocas gasolina tem 200Kg
E o Q20B tem 290 Kg segundo o ROGER NUNES que me disse ontem .

Cilon Carlos Heck
24/02/2008, 17:51
É isso mesmo guilhermeabreu. O Q20b é o mais pesado entre estes motores.
André, já que seu jipe está na oficina peça para eles medirem a espessura de sua mola trazeira e então teremos um parâmetro para definir qual vai ficar melhor para você. Tem que se prestar atenção pois pode acabar colocando uma mola muito grossa e seu jipe vai pular mais que cabrito.

haundrich
24/02/2008, 18:05
CARO HAUNDRICH

Pesquizei na época o peso dos motores :

O MWM 2.8 tem 198 Kg
O GM 6 bocas gasolina tem 200Kg
E o Q20B tem 290 Kg segundo o ROGER NUNES que me disse ontem .

Valeu Guilherme!