PDA

Ver Versão Completa : Cx 3 ou 4 marchas



Pedro Bachir
18/05/2003, 00:20
opa,
alguem sabe qual a cx mais resistente, a 4 ou 3 marchas originais do jeep :?: :?: :?:
Qual aguenta um motor com maior cavalaria, mais robusta :?: :?: :?:
valeu :lol: :lol: :D

Giovani
18/05/2003, 00:51
opa,
alguem sabe qual a cx mais resistente, a 4 ou 3 marchas originais do jeep :?: :?: :?:
Qual aguenta um motor com maior cavalaria, mais robusta :?: :?: :?:
valeu :lol: :lol: :D

:D Olá Pedro!

:D Ambas as caixas Willys têm a mesma resistência, bem como a mesma relação final em 3ª e 4ª marcha, 1:1. Essa de que a 3 marchas é mais forte e que a 4 marchas anda mais, é "história pra boi dormir"! :lol:
:D Quanto à uma cavalaria maior, se for pouca coisa, como o Ford 3000 com 112 HP ou o AP 2.0, próximo dos 120cv, ambas agüentam. Já se for um motor mais forte, como o GM 4.1, Ford 4.9 ou os V6 e V8, aí nem a cx. de tração Willys agüenta muito tempo. Com esses motores é preciso câmbio e cx. de tração mais robustos... :wink:

Pedro Bachir
18/05/2003, 17:49
Valeu,
é isso mesmo que eu já escutei falar, que a 3 marchas era mais robusta :evil: :mrgreen:
flw

Anjodas trevas
23/09/2010, 07:31
Bom as duas caixas não tem resistencia necessaria.:twisted:
Mas sem arrancos elas aguentam um tempo com o motor original:razz: Entre as duas:roll:
A diferença 4 marchas e mais repartida e não fica um vazio da segunda para terceira como na 3 marchas
Abraço

Robertux
23/09/2010, 09:38
Eu nunca tive jeep com 3 marchas, o meu tem 4 e acho muito bom. Eu tive uma pick-up C10 com câmbio 3 marchas por quase 20 anos e, apesar do forte motor GM 261 (4.3 L) eu sentia falta de uma 1ª mais curta (as vezes faltava força na saída) e mais uma marcha entre a inicial e a final, principalmente em subidas a segunda já estava espichada ao máximo e quando jogava 3ª faltava força.

Pablo.pinto2007
23/09/2010, 21:31
O meu, como era original veio com câmbio 3 marchas com primeira seca. Assim que troquei o motor original por um motor AP1.8 notei bem a falta que faz o torque em baixa... realmente de 3ª o motor ficava esgoelando para dar uma velocidade maior... quando troquei o câmbio pelo de niva senti bem essa diferença, agora tenho força em primeira e de quebra o over drive da 5ª... sem falar que a marcha entra com o jeep em movimento o que na 1ª seca só entrava arranhando... sendo que a original dava tranco nela, em subida de dunas colocava a primeira na cabeçeira da duna mesmo arranhando e nunca quebrei a caixa (se um troller for fazer isso ele volta no reboque), com o câmbio do niva já tive problemas, inclusive o ultimo que ninguém soube me explicar, nem eu entendi... estava passeando numa lama de mangue rasa, sem fazer esforço (sério mesmo) e de repente um barulho do câmbio... toc toc toc... coloquei em cima de uma prancha e quando abri o carretão estava quebrado, três dentes, e embora já tenha aberto o câmbio três vezes com essa não troco por nada, pois pense num câmbio macio... se passa as marchas com o dedo mindinho.

hiroshi2
25/09/2010, 10:53
opa,
alguem sabe qual a cx mais resistente, a 4 ou 3 marchas originais do jeep :?: :?: :?:
Qual aguenta um motor com maior cavalaria, mais robusta :?: :?: :?:
valeu :lol: :lol: :D
Olha!! a uns tempos atrás quando mexi no motor do Jipão, um Ford 3000, acabei substituindo a caixa de câmbio de três marchas ( 1a sincronizado) por uma caixa de quatro Marchas. O resultado geral foi um desastre, depois de vários incômodos, baixa o câmbio, (inúmeras vezez) ajusta aqui,ajusta ali, troca engrenagem, sincronizado, e ajusta e vai, enfim..... Fiquei na mão várias vezes, pensa, muita zica mesmo. Acabei voltando o antigo Três marchas. E olha, quase 15 anos com o Jipão, uns 10 anos de ralo intenso com a máquina, Altas trilha, piranbera, brejo, água, Expedições aqui pela redondeza, enfim... Literalmente, nunca fiquei na mão com esse câmbio. Da pra contar as vezes que fiz manutenção nele. A conclusão que cheguei, pela experiência que passei e observações que fiz, foi de que, as duas caixas podem ter a mesma durabilidade e resistência, pois tenho colegas que utilizam o quatro marchas, e andam no mesmo caminho que eu, e não tem muito problema com o câmbio. Mas o quatro marcha, não sei se é por ter mais engrenagem,sincronizados, enfim... torna-se mais complicado de ajustar e a probabilidade de danificar maior. Acho que, se bem montado, ajustado, por um mecânico experiente, dá pra andar muito com ambos os câmbios.......

Adrian Rueckl
01/10/2010, 20:10
Pessoal.

Caixa 3M com 1ª Seca é mais resistente que a caixa 3m sincronizada e 4m. Isso eu posso garantir!! Claro que.. trocas rápidas acabam grudando o sincronizado e quebrando-o. Se cuidar ao passar marchas nenhuma quebrará.. isso é que é verdade, salvo motores com grande torque cfe citado - GM4100, V8, 4.9I etc.. aí tem que partir pra uma caixa de C20 que é garantido.

Abraço a todos!