PDA

Ver Versão Completa : Barulho irritante na barra de torção - L200

cirotoscano
20/02/2008, 12:37
Pessoal,

Alguem já teve isso em sua L200?
Um nheco-nheco miseravel, que de tão alto assusta quem passa perto (como se fosse ferro raspando muito apertado).
Levei pra avaliar onde seria o barulho em 2 mecânicos diferentes e a avaliação deles é a mesma depois de muito procurar... Vem da barra de torção.

Vou pedir pra desmontar e verificar tudo (marcas de montagem, aperto de parafusos, etc). Como no manual (Workshop) não mostra pontos de lubrificação pra esse conjunto, estou bastante asustado com isso.

Se alguém ja passou por isso, manda uma dica ou sua experiência que ajudaria bastante.

Ciro

Walter L. L. Casitta
20/02/2008, 14:19
Pessoal,

Um nheco-nheco miseravel, que de tão alto assusta quem passa perto (como se fosse ferro raspando muito apertado).
Levei pra avaliar onde seria o barulho em 2 mecânicos diferentes e a avaliação deles é a mesma depois de muito procurar... Vem da barra de torção.

Vou pedir pra desmontar e verificar tudo (marcas de montagem, aperto de parafusos, etc). Como no manual (Workshop) não mostra pontos de lubrificação pra esse conjunto, estou bastante asustado com isso.

Se alguém ja passou por isso, manda uma dica ou sua experiência que ajudaria bastante.

Provavelmente serão as buchas de borracha desgastadas na suspensão...

RezendeDF
20/02/2008, 16:16
já tive um nheco-nheco desses e era no feixe de molas, foi só desmontar e lubrificar entre elas que ficou zerado.

cantodopirão
30/03/2008, 21:31
Caros colegas, será que quando a barra de torção está apertada no máximo poderm surgir estalos com o movimento vertical da suspensão??:pensativo:

Pequeno jr
30/03/2008, 21:57
Caros colegas, será que quando a barra de torção está apertada no máximo poderm surgir estalos com o movimento vertical da suspensão??:pensativo:

X2!!!

Se for o q estou pensando deve ser por ai. Ciro, vc não tinha mexido na barra de torção tempos atrás??

cantodopirão
31/03/2008, 19:08
Esse estalo acontece comigo!
Já mandei verificar em dois mecânicos e tive o mesmo laudo: "nada errado com a suspensão".....

Walter L. L. Casitta
31/03/2008, 19:51
Estalo na suspensão da Ranger não é normal não... Quando isso aconteceu na minha eram os tirantes da caixa de direção...

cantodopirão
31/03/2008, 21:37
Caro Walter,
como são e onde ficam esses tirantes da caixa de direção???:pensativo:
Noto esses estalos após usar o 4x4....

Estalo na suspensão da Ranger não é normal não... Quando isso aconteceu na minha eram os tirantes da caixa de direção...

marcos ambrogi
31/03/2008, 23:38
Na minha Hilux o nheco nheco também está foda. Pensei que após a lavangem iria sumir, mas só no dia. Agora está pior. Andei pulando umas mini-rampas em canavial e as rodas chegaram a ficar livres do solo. Coisa pequena, mas as porradas foram fortes. A suspensão parece estar normal. Também acredito que seja a barra de torção, pois lubrifiquei o feixe de molas e acho que não poderia ficar pior. Como poderia saber de onde vem o barulho pra eu mesmo tentar arrumar ou não ser enganado por um mecânico? Abraço

cbridi
01/04/2008, 01:12
Também acredito que seja a barra de torção, pois lubrifiquei o feixe de molas e acho que não poderia ficar pior.

Da barra de torção, com certeza não é. Afinal a Hilux 06 não tem disso...

[]'s

Walter L. L. Casitta
01/04/2008, 07:48
Caro Walter,
como são e onde ficam esses tirantes da caixa de direção???:pensativo:
Noto esses estalos após usar o 4x4....

São aquelas hastes que saem da caixa de direção. Onde são feitos o ajuste de convergência.

Fred Bailune
01/04/2008, 13:36
já tive um nheco-nheco desses e era no feixe de molas, foi só desmontar e lubrificar entre elas que ficou zerado.

x2 é so lubrificar o feixe.... isso deve valer para a Hilux tb

Abs

duardobruno
01/04/2008, 22:47
Cara!!! alguém tem uma foto aí da tal barra de torção? Carammmbaaa!!!! Pq a minha ranger tá dando até desgosto, quando giro a direção é um rangido infernal, passo no quebra mola, nheco nheco animalll!!! Muito alto mesmo.

Semana passada, passei em um lava jato e dei uma geral por baixo, depois uma lubrificada. Tinha melhorado um pouco, mas tá voltando a xiar alto.

Já nao sei mais o q fazer, levei no meca, o cara disse que eram as borrachas, que troquei por aquelas de P.U. Parou, mas uns dias depois continuou. Tá terrível.

Edintruder
02/04/2008, 13:18
Pulveriza com óleo que isso te dará um descanso por pelo menos 30 dias ou até a próxima chuva...

cirotoscano
02/04/2008, 22:42
Pequeno Jr,
Havia aberto 2 topicos da barra de torção. Um pra ajuste e outro pra barulho. Olhando este aki percebi que respondi no outro!

Resolvi o problema antes de ir pra Arraial do Cabo, o barulho irritante na verdade não era da barra de torção, e sim do parafuso posterior da balança inferior. Ele estava com folga, e o núcleo da bucha é que era a responsável pelo barulho!
Apertei devidamente, e imediatamente sumiu o tal barulho. Mas isso, claro, depois de desmontar toda a barra e tirá-la fora.

DuardoBruno,
Eu havia feito o mesmo, lubrificado tudo que é lugar, realmente melhorava, mas depois voltava, às vezes molhando sumia, e às vezes não...
Mas depois de uma longa e exaustiva sessão de forçar a suspensão pra cima e pra baixo, com o meca com a cabeça embaixo da suspensão dianteira, ele achou o tal parafuso frouxo! Outros mecas verificaram o aperto de todos os parafusos antes e não acharam nada... Se vc quiser leva nesse meca que pelo histórico da minha ele vei ter grandes possibilidades de achar o seu problema. Fica no Setor Sudoeste, me liga que te passo o fone dele: 30359031. (fone do trampo a partir das 9:00)

duardobruno
03/04/2008, 08:52
DuardoBruno,
Eu havia feito o mesmo, lubrificado tudo que é lugar, realmente melhorava, mas depois voltava, às vezes molhando sumia, e às vezes não...
Mas depois de uma longa e exaustiva sessão de forçar a suspensão pra cima e pra baixo, com o meca com a cabeça embaixo da suspensão dianteira, ele achou o tal parafuso frouxo! Outros mecas verificaram o aperto de todos os parafusos antes e não acharam nada... Se vc quiser leva nesse meca que pelo histórico da minha ele vei ter grandes possibilidades de achar o seu problema. Fica no Setor Sudoeste, me liga que te passo o fone dele: 30359031. (fone do trampo a partir das 9:00)

Te ligo hoje. De repente ele até conhece a ranger, pq a minha era lá do sudoeste. Valeu Ciro!:concordo:

samuel.duarte
14/05/2009, 08:46
Pessoal,

Ciro

Só pra constar:

Acabei de resolver um problema idêntico.
Um parafuso da bandeja inferior atolado de lama.
Foi limpar, lubrificar e Kbou!:dance: