Ver Versão Completa : Off-Set??
Felipe Nogueira Torrano
18/02/2008, 20:55
Fala Galera!!
Estou com uma dúvida sobre esse tal de off-set!!
Tenho um Vitara que veio com rodas de off-set bem negativo. (para fora não é isso?)
Gostaria de saber como determinar de quanto é esse off-set!
Tem alguma marcação?? Só sei que é bem pra fora e pelo que vi no fórum deve ser -25!!
Outra dúvida é qual a diferença de se usar rodas mais para fora ou mais para dentro?? O que muda no comportamento do carro??
O meu Vitara balança muito... parece que ele rebola o tempo todo!! Mas acho que é por causa dos pneus 31'... muito grandes! Vou trocá-los por 235 até porque com a altura dele (calços de 2' na suspensão) esse é o maior tamanho sem raspar em nada!!
Valeu Galera!!
[]'s
Pai do Pedro
18/02/2008, 22:54
Fala Galera!!
Estou com uma dúvida sobre esse tal de off-set!!
Tenho um Vitara que veio com rodas de off-set bem negativo. (para fora não é isso?)
Gostaria de saber como determinar de quanto é esse off-set!
Tem alguma marcação?? Só sei que é bem pra fora e pelo que vi no fórum deve ser -25!!
Outra dúvida é qual a diferença de se usar rodas mais para fora ou mais para dentro?? O que muda no comportamento do carro??
O meu Vitara balança muito... parece que ele rebola o tempo todo!! Mas acho que é por causa dos pneus 31'... muito grandes! Vou trocá-los por 235 até porque com a altura dele (calços de 2' na suspensão) esse é o maior tamanho sem raspar em nada!!
Valeu Galera!!
[]'s
Se eu não me engano no site da Mangels tem um tutorial ensinando sobre offsets, tala, furação, etc.
O problema das rodas para fora é com a fiscalização. Seus pneus não raspam no paralamas não?
Qual a calibragem vc está usando? Experimanta diminuir um pouco pra ver se ele diminui esse balanço.
Abs.
Murillus
19/02/2008, 19:04
OFFSET (ET)
Podemos dizer, em termos gerais, que o Off-Set da roda é o quanto ela fica deslocada de seu centro, como exemplo um Niva possui rodas com Off-Set positivo enquanto que, no Vitara é próximo de zero, ou seja quanto mais negativo o valor mais o centro aproxima-se do carro ou tanto mais "para fora" é a roda.
É a distância entre a face de assentamento da roda e o centro da tala, representado por uma uma linha imáginária ou eixo de simetria conforme figura indicativa.
O off-set pode ser: Positivo, "0" (zero) , negativo.
A medida de Offset é expressa em milímetros.
Off-set positivo - Indica que a face de assentamento da roda está mais próximo da borda dianteira em relação a borda traseira. Esse tipo de Off-set é normalmente utilizado em veículos de passeio e pick-ups leves que derivam desses veículos.
Off-set "0"(zero) - Indica que a face de assentamento da roda está igualmente dividida ou seja no centro da tala.
Off-set negativo - Indica que a face de assentamento da roda está mais próxima da borda traseira em relação a borda dianteira. Esse tipo de off-set é normalmente utilizado em pick-ups de maior porte como por exemplo: F-1000, D20, Silverado, F250, Ranger.
Obs.1: É aconselhável que as duas medidas acima sejam levadas em consideração, para evitar futuros problemas, como pneus raspando no paralama.
Obs.2: Caso você queira colocar aros maiores que 15", mesmo seguindo as medidas acima, talvez seja necessário realizar modificações nos paralamas, como rebatê-los ou alargá-los.
Obs.3:A instalação de uma roda com off-set adequado é muito importante. Ele mantém a boa dirigibilidade do veículo e evita o desgaste prematuro dos pneus e dos componentes de suspensão.
Determinando o OFF-SET ( ET )
1° passo - Medir a dimensão da tala conforme figura 06. Ex.: Valor encontrado 180mm
2° passo - Dividir o valor encontrado por 2 (dois), para obtermos o centro da tala ( 90mm ).
3° passo - Valor do Back-space já encontrado ( 130 mm ) conforme Figura 03.
4° passo - Calculando o Off-set.Fórmula:
Off-set = Back-space - ( Tala / 2 )
Off-set = 130 - ( 180 / 2 )
Off-set = 130 - 90
Off-set = +40
Off-set = 40mm positivo
Off-set negativo: O Off-set será negativo quando o Back-space for menor que a dimensão da ( Tala / 2 ), no exemplo vamos utilizar um Back-space de 85mm e a Tala de 180mm.
Ex.: Off-set = 85 - ( 180 / 2 )
Off-set = -5mm negativo
Off-set "0" (zero): O Off-set será "0"(zero) quando o Back-space coincidir com o meio da tala , no exemplo vamos utilizar um Back-space de 90mm e a Tala de 180mm.
Ex.: Off-set = 90 - ( 180 / 2 )
Off-set = 0 ( zero )
Como Determinar o Off-set de uma Roda 2
O primeiro passo para obtermos o off-set da roda é calcularmos o backspace (vide item 03 / figura 03);
Em seguida medimos a dimensão da tala (A) até (B), (Conforme fig. 05), dividimos o valor encontrado por 2 para obtermos o centro da tala (90mm);
Após termos os dois valores fazemos a subtração do centro da tala do valor encontrado no backspace.
Temos então:http://www.carrosnaweb.com.br/imgsite/off01.gif
Veja:
http://guia.mercadolivre.com.br/offset-et-roda-automovel-22110-VGP
http://www.carrosnaweb.com.br/dicasrodas.asp
http://suzukioffroad.com.br/tecnica/offset.pdf
http://www.vaska.com.br/indice8.htm
Ola pessoal!
Sou niveiro novato, na realidade so dirigi o nivinha de casa para o mecanico, do mecanico para o detran e de volta para o mecanico.
estou ficando inspirado com as reformas que tenho acompanhado pelo site. O pessoal capricha mesmo. Aqui tenho facilidade de adquirir peças no Uruguay, e a um bom preço. Tambem pneus e rodas.
Tenho muitas duvidas, entre elas: Qual o offset da roda original do Niva, sei que da para calcular medindo a roda, mas se alguem souber, agradeço a informação.
:concordo:
Jose francisco Franck
Ola pessoal!
Sou niveiro novato, na realidade so dirigi o nivinha de casa para o mecanico, do mecanico para o detran e de volta para o mecanico.
estou ficando inspirado com as reformas que tenho acompanhado pelo site. O pessoal capricha mesmo. Aqui tenho facilidade de adquirir peças no Uruguay, e a um bom preço. Tambem pneus e rodas.
Tenho muitas duvidas, entre elas: Qual o offset da roda original do Niva, sei que da para calcular medindo a roda, mas se alguem souber, agradeço a informação.
:concordo:
Jose francisco Franck
Me parece que o offset das rodas originais do niva são positivos. Agora, em número eu não tenho nem idéia. Tenta no tópico do NIVA que com certeza vc vai descobrir!
[]´s
Mineiro do Cerrado
21/02/2008, 12:23
Hummmm.......:pensativo:
Lí entendi mais queria conversar um pouco mais.
Na matéria da suzukioffroad diz que no samuka de feixe um off set negativo melhora a estabilidade mas compromete os componentes! (e vc pode mudar a medida para um 235!)
Minha dúvida fica se eu quiser usar um pneu 255 (que me parece uma medida mais comum e fácil de achar pneus!!!) Vou ter que mandar fazer rodas com off-set negativo, ou acho elas para comprar?
Dentro de minha ignorância fiquei imaginando o serviço de cortar e soldar as rodas do samuka... (não tenho um cara de confiança pra fazer tal serviço aqui! :( :putz: )
Tem algum modelo de roda com furação igual a do samurai que seja off-set negativo original?:?::roll:
Abraços :mrgreen:
Murillus
21/02/2008, 15:01
Minha dúvida fica se eu quiser usar um pneu 255 (que me parece uma medida mais comum e fácil de achar pneus!!!) Vou ter que mandar fazer rodas com off-set negativo, ou acho elas para comprar?
vc tem duas opcoes: ou compra aros com offset ja negativos ou usa um alargador... veja no site www.garra4x4.conm.br (http://www.garra4x4.conm.br)
Mineiro do Cerrado
22/02/2008, 18:46
Murillus,,
Valeu pela atenção! Acho que a saída mais tranquila é comprar as rodas já prontas!
Vou ficar "de butuca" esperando uma oportunidade!
Abraços ;) :mrgreen:
Felipe Nogueira Torrano
27/02/2008, 12:41
Se eu não me engano no site da Mangels tem um tutorial ensinando sobre offsets, tala, furação, etc.
O problema das rodas para fora é com a fiscalização. Seus pneus não raspam no paralamas não?
Qual a calibragem vc está usando? Experimanta diminuir um pouco pra ver se ele diminui esse balanço.
Abs.
Fala Pai do Pedro!!
As rodas ficam um pouco para fora sim mas o Vitarinha tem umas extensões de borracha que "alargam" o paralamas!! Até agora sem problemas com fiscalização...
Os pneus raspam mas não é nos paralamas!! Eles raspam dentro da caixa de rodas: na parte de trás nas rodas traseiras quando articula;
Acho que é isso... Mas preciso verificar com mais cuidado!!
Muito obrigado pela dica do site... vou fuçar!!:concordo:
[]'s
Felipe Nogueira Torrano
27/02/2008, 12:43
Fala Murillus!!
Fantástica essa sua explicação!! Muito obrigado pela sua boa vontade...
O problema é que sou bem leigo mesmo!! Não sei se consigo fazer essas medições, mas vou tentar!!
Quando vc diz que o off-set correto é importante se refere ao off-set original?? Se for isso estou totalmente fora!!
Obrigado mesmo pela ajuda!!!
[]'s
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