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Ver Versão Completa : XJ dando solavancos em 4x4 e tranco na caixa



Alexandre Lima
18/02/2008, 18:29
Há algum tempo venho lendo os tópicos postados por vocês e gostaria de parabenizá-los pelo alto nível e pelo clima de irmandade que existe entre vocês e se hoje sei um pouco de 4x4, foi graças ao 4x4brasil e confesso que estou me tornando um apaixonado por esses tipos de veículos. Sou um feliz proprietário de uma XJ 97 e assim que ela estiver "nos trinks" vou a um encontro de vocês.

A necessidade de procurar por informações surgiu após eu me envolver em um acidente com ela, num dia de chuva na serra das Araras. Derrapei feio numa curva (e eu nem estava correndo) e vim a descobrir, da pior forma, que em pista escorregadia o 4x4 Full é obrigatório, ainda mais com esses pneus Goodyear Wrangler 235. Se eu tivesse começado a “corujar” antes os tópicos dos fóruns não teria derrapado. Mas graças a Deus o bicho é forte, hein. Tive de trocar um amortecedor, dois braços, 4 buchas e uma sonda lâmbda. O resto foi uma pequena lanternagem e desempeno de uma roda. Os danos foram mínimos e em uma semana eu já estava viajando denovo.

Bom, eu não sou completamente leigo em mecânica mas carro automático e com tração 4x4 é o primeiro. Tive de devorar o manual técnico para poder me situar e compreender os assuntos abordados aqui.

A viatura está apresentando dois problemas atualmente que eu não consigo descobrir e gostaria da ajuda de vocês para me dar uma luz.

1º - Ao tirar de Park e colocar em D ou R ele dá um tranco, com a caixa em 4x2, 4x4 part ou 4x4 Full. Em N o sintoma não ocorre (como era de se esperar). Alguém saberia informar se isso é normal e se for um problema como resolvo?

2º - Em 4x4 ao fazer uma curva fechada (manobrando, por exemplo) ele dá a impressão que a dianteira prende e solta. Parece estar pulando. Em 4x2 fica normal. Já vi um problema igual aqui ,mas numa ZJ, que foi resolvido trocando-se o óleo da caixa de transferência. Eu fiz isso e não resolveu.

Gostaria de postar aqui a solução de alguns problemas que resolvi por conta própria e que talvez possam ajudar a alguém. Se você não tem prática com trabalhos mecânicos peça ao seu mecânico de confiança para fazer.

1º - A viatura não dá partida ou para dar é preciso achar uma posição melhor na alavanca do câmbio em Park ou Neutro.
R: Mal contato no sensor de posição do câmbio. Para verificar se é ele, descasque uma pequena parte do fio que leva ao pino 6 do conector C1 do PCM (o C1 é o conector mas próximo da frente do carro) e encoste o terra nele. Se passar a ligar, é o sensor. Ele está na parte oposta do eixo da alavanca do câmbio na caixa.
- Primeiro faça uma marca com uma caneta ou lápis no eixo e no sensor para depois facilitar a colocar de volta na posição certa e remova o sensor.
- Solte as braçadeira plásticas que prendem ele no chicote da caixa. Por incrível que pareça essa é a pior parte por não ter muito espaço. Não é preciso cortá-las, é só levantar a trava e puxar que ela solta.
- Abra devagar o sensor, removendo os parafusos, para não pular duas molas que empurram dois contatos.
- Remova a graxa antiga que deve estar solidificada e impedindo que os contatos encostem.
- Os contatos de cobre podem ser limpos com uma borracha para Nankim ou borracha de areia (aquela que os técnicos de eletrônica limpam contatos de placas de computador).
- Se você souber usar um multímetro poderá fazer o teste para ver se ficou bom. Faça um desenho dos contatos para poder te orientar no teste.
- Coloque graxa nova nas ranhuras e no local onde vão os dois contatos. Não exagere.
- Feche o sensor. Você pode vedar com silicone mas deve ser cuidadoso para não escorrer para os contatos.
- Teste com o ohmímetro se os contatos estão fechando na medida em que você gira o eixo.
- Coloque de volta o sensor e não esqueça de prender as braçadeiras.
- Verifique se o veículo passou a dar partida normalmente em P e N. Se em um dos dois as vezes ainda é preciso um jeitinho, movimente o sensor para esquerda ou para a direita que pode ser questão de um “ajuste fino”.

2º - Viatura funciona normalmente no GNV e engasga muito na gasolina.
R: Verifique se a sonda Lambda está boa. O veículo tem duas e a responsável pela mistura é a que está antes do catalisador. Você vai precisar acessar os fios dela e por isso aconselho que siga eles até um chicote que passa próximo à bomba da direção hidráulica e faça um pequeno corte na capa dos fios lá pois ali é mais difícil de entrar água futuramente. Você pode usar uma agulha e perfurar o fio pois assim o dano é menor.
Com os fios identificados, verifique se a resistência dela está boa medindo com o ohmímetro no fios brancos. Deve medir algo em torno de 6 e 7 ohms.
Se a resistência estiver ok, meça a tensão no fio do sensor (normalmente é o preto pois o cinza é o terra, verifique). Ligue a viatura e depois de uns 2 minutos meça o sinal do sensor. Ele deve apresentar uma tensão ente 0,4 e 0,6 volts.
Se tiver ruim, uma sonda de uso geral de 4 fios, que custa uns R$100,00, resolverá o problema. No meu instalei uma da Thompson.

Espero que a partir de agora eu possa vir a oferecer algum tipo de contribuição na solução dos problemas apresentados nesse fórum e muito obrigado pela ajuda.

Alexandre.

Alexandre Lima
19/02/2008, 15:24
Encontrei uma resposta do Leo Santis para os trancos na CA ao passar de P para R ou D em outro site.

"No AW4 na XJ [e comum uns leves tranquinhos ao engatar....se passar rápido de mais, até uns bem grandes, mas de certo modo é normal."

Só falta descobrir porque a viatura dá solavancos ao fazer curvas fechadas em 4x4.

garrett
19/02/2008, 15:36
Alexandre,
para ter uma resposta mais rápida, de um post nas suas mensagens no tópico SUV / Cherokee Sport

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=51

com certeza vai ter mais gente para ajuda.

agora, estes solavancos em curva com o 4x4 ativado ... acho q vc deve estar ativando o 4x4 part time ao inves de 4x4 full time ...
o full é a 3 posição -> 2wd / 4x4 part / 4x4 full

[]s

Alexandre Lima
19/02/2008, 15:50
Olá Garrett,

Valeu pela dica. Vou postar lá. Quanto ao modo, está em 4x4 full (3ª posição) e no painel está aceso 4WD em verde.

[]s

Jack Jipeiro
20/02/2008, 01:59
1º - Ao tirar de Park e colocar em D ou R ele dá um tranco, com a caixa em 4x2, 4x4 part ou 4x4 Full. Em N o sintoma não ocorre (como era de se esperar). Alguém saberia informar se isso é normal e se for um problema como resolvo?

Na minha XJ, tb dá esse tranco, aparentemente é o cambio engatando. Mas na minha só acontece quando mudo para D.
Mas talvez, se eu intendi sua pergunta, é pq vc deixa em Park antes de puxar o freio de mão, então o cambio fica travado, e mais dificil para soltar, por isso não acontece em neutro.
Tente desligar o carro com os pés no freio. Puxe o freio de mão e solte o freio do pé, espere a viatura parar e só então engate park. Talvez resolva...

2º - Em 4x4 ao fazer uma curva fechada (manobrando, por exemplo) ele dá a impressão que a dianteira prende e solta. Parece estar pulando. Em 4x2 fica normal. Já vi um problema igual aqui ,mas numa ZJ, que foi resolvido trocando-se o óleo da caixa de transferência. Eu fiz isso e não resolveu.

Como é seu 1º carro 4x4, talvez não esteja familiarizado com o sistema de tração, ao acionar o 4x4, o giro do cambio vai igualmente para os dois eixos e fazendo uma curva fechada o eixo da frente gira muito mais que o de trás e por isso esses pulos, cuidado que isso pode ocasionar em quebras de ponta-eixos (semi-eixos). Nunca utilize o 4x4 Part-Time em terrenos firmes, e muito menos faça manobras com ele. O que pode acontecer as vezes (acontece na minha) é que mesmo que eu tire ela de Part e coloque em Full, ela continua em Part, precisa dar umas aceleradinhas e mudar de D para N, para engatar corretamente, pode ser isso. Tente.

Abraços...

Alexandre Lima
20/02/2008, 15:01
Ontem eu vi um post do Leo Santis sobre como ele liga e desliga a viature dele que é exatamente como você diz. Já passei a fazer mesmo. Valeu mesmo.

No manual técnico vem dizendo que a Caixa de Transferência NV242 (que é a minha) possui um diferencial que controla o torque entre os eixos dianteiro e trazeiro. Deve ser para evitar esse problema. Ontem, ao sair da garagem da minha casa, a viatura chegou a cantar o pneu. A tua XJ também apresenta esses sintomas em 4x4 Full?

Um forte abraço.

Jack Jipeiro
20/02/2008, 15:09
Não sei, até pq nunca tentei, eu apenas ligo o 4x4 full qdo chove, mas desligo alguns metros antes de chegar em casa. Tentou ver se não esta engatando o Part-Time, talvez uma ma regulagem na alavanca da CT pode fazer isso, mas o aconselho a não ficar "brincando" com a tração deixe para usa-la qdo realmente fizer necessario, pois como disse, vc falou que chegou até a cartar pneu, imagine o sofrimento dos cardas e do diferencial, isso pode ocasionar quebras...
Procure um lugar liso, como gramados, ou lama rasa para testar a tração direitinho...

Abraços...

Alexandre Lima
20/02/2008, 15:40
É isso aí companheiro. Como tem chovido muito aqui no Rio, tenho usado o 4x4 mas não vou ficar dando uma de "mexânico" não. Vou levar a viatura para o meu mecânico de confiança, colocá-la nos cavaletes e verificar.

Um forte abraço.

Jack Jipeiro
21/02/2008, 00:50
Pode ser o caso, mas o que parece seu carro não tem nada de anormal, tudo isso é previsivel e facil de lidar, basta um pouco de experiencia que com certeza vc vai adquirir com tempo...
Bom divertimento com seu brinquedo 4x4...

Abraços...

nzardo
21/02/2008, 10:53
Os trancos qdo fora do normal pode ser sinal de q os retentores de borracha do cambio estão ressecados..... :cry:

E tambem não se esqueçam q no pedal de freio tem um interruptor q possui 3 funções e uma delas é informar o cambio q vc esta brecando..... portanto NUNCA troque de 'P' ou 'N' para 'D', 1-2, 3 ou 'R' e de 'R' para 'D' e vice versa, sem pisar no freio..... :concordo:

Alexandre Lima
21/02/2008, 13:20
Com certeza esse é sempre o meu procedimento. Hoje eu achei que os trancos ficaram mais suaves pois passeui a desligar a viatura na seguinte sequiência: N, acionar o ferio de mão, soltar o freio do pé para deixar acomodar e por fim o P. Vou continuar observando. Estou pensando em trocar o óleo do câmbio. Quanto está a junta e o filtro da AW4?

Abraços.

gutoxj98
21/02/2008, 14:09
Com certeza esse é sempre o meu procedimento. Hoje eu achei que os trancos ficaram mais suaves pois passeui a desligar a viatura na seguinte sequiência: N, acionar o ferio de mão, soltar o freio do pé para deixar acomodar e por fim o P. Vou continuar observando. Estou pensando em trocar o óleo do câmbio. Quanto está a junta e o filtro da AW4?

Abraços.

Vc pode usar cola preta da 3m, eu nunca usei junta, apenas a cola.......é bom vc trocar o filtro !!! custa uns 100,00 em media.

è legal abrir o carter, e fazer uma limpeza nele, pois fica muita limalha grugada, principalmente nos imãs, que servem pra isso mesmo, pegar a limalha, troca o filtro e fecha com cola !!!!

Pega uns 4,5 litros de Dextron III, sua Vtr vai ficar um pouco mais economica e com uma pegada diferente.

Aproveita e troca tbem o DIII da Caixa de Transferencia + 1,5 Lts.


Abraço

nzardo
21/02/2008, 15:27
Com certeza esse é sempre o meu procedimento. Hoje eu achei que os trancos ficaram mais suaves pois passeui a desligar a viatura na seguinte sequiência: N, acionar o ferio de mão, soltar o freio do pé para deixar acomodar e por fim o P. Vou continuar observando. Estou pensando em trocar o óleo do câmbio. Quanto está a junta e o filtro da AW4?

Abraços.

Alexandre,

Troca de qq óleo não é conveniente deixar pra depois.....

O kit filtro + junta importedisss sai por R$130 .... :concordo:

Alexandre Lima
21/02/2008, 17:09
Valeu Nilton e Guto. O da CT eu já troquei. O da CA vou ver o mais rápido po$$ível. Eu li no manual que pode ser fechado com cola, como o Guto falou, mas deve-se dar preferência ao uso da junta. Vou só dar uma lida melhor no manual da XJ pois há algum tempo atrás eu acho que li sobre um procediento para baixar todo o óleo (8 litros), invlusive o que fica no conversor de torque. Posso estar me confundindo devido a quantidade grande de informações que tenho coletado nos últimos meses e assim que tiver certeza posto aqui. Quanto a junta e o filtro passo uma MP para vc Nilton.

Abraço a todos.

Alexandre Lima
21/02/2008, 18:19
A troca de todo o óleo é inviável. São necessárias duas ferramentas especiais (uma bomba e uma outra trapizonga), fazer um flush e se todo o processo não for bem feito pode danificar a caixa. Ou seja, o melhor é usar o método natural (por gravidade) mesmo que o óleo da bomba, radiador e conversor de torque não desçam e contaminem o novo. Depois eu troco antes dos 40.000 km.

Abraços...

Jack Jipeiro
22/02/2008, 15:59
Quando eu troquei o oleo da minha, não tinha junta, mas o cara onde comprei o oleo, em uma casa especializada em auto, disse para eu colocar apenas a junta, foi o que eu fiz, pelo menos vazamento não tem...

Abraços...

Alexandre Lima
22/02/2008, 16:50
Hummm... legal. Vou tentar.

[]s

Arbass
22/02/2008, 18:03
Tem um mecânico (Renê, tel 2710-3033) em Niterói q retira quase todo o fluido da A/T, fazendo retrolavagem do conversor de torque, etc. Fiz isto ano passado. Acho q custou R$ 250 c/ o fluido incluído(não tenho certeza). Também trocou o filtro. O câmbio ficou muito melhor depois, as patinadas sumiram.

Abs,

Alexandre Lima
22/02/2008, 22:22
R$250,00 com tudo incluido não tá ruim não. Se descer todo o óleo vai dar 8 litros x R$14,00 (DexronIIIG - Texamatic 7045E) já dá R$112,00 sobram 138,00 para a mão de obra filtro e junta (se usar). Vou verificar com ele. Valeu mesmo.
Quanto aos trancos fortes, já tem dois dias que sumiram com o procedimento correto de desligar a viatura.

Em relação aos solavancos manobrando em 4x4 Full, não consigo aceitar que um carro para um consumidor tão exigente quanto o americano apresente esse sintoma. E o pior é que semana passada eu convenci ao meu irmão comprar um ZJ 97 (Laredo) que apresenta o mesmo sintoma, só que em menor escala. Amanhã vou para baixo da viatura ver se há algo errado com a suspenção dianteira. Eta programa de índio prum Sábado. Tomara que chova (brincadeira rsrsrsrsrsrs).

Um forte abraço.

RAR
22/02/2008, 23:16
É isso aí companheiro. Como tem chovido muito aqui no Rio, tenho usado o 4x4 mas não vou ficar dando uma de "mexânico" não. Vou levar a viatura para o meu mecânico de confiança, colocá-la nos cavaletes e verificar.

Um forte abraço.
Alexandre,
Se te interessar, posso indicar a oficina do Gustavo que fica em S. Cristóvão, R. Figueira de Melo, 436, tel.2585-2754. Pessoal oriundo da Gastal, antiga autorizada Chrysler, especializada em toda linha Chrysler.
Como sugestão recomendo a troca de todos os fluidos da XJ, principalmente do CA e diferencial trazeiro, fazer um check up geral abrangendo todas as buchas, calços, pastilhas, amortecedores (suspensão e direção), correia, pivots da suspensão, trakbar, barra e caixa da direção, folgas nas cruzetas da transmissão, etc., etc, :stop: ... e vamos parar por aqui pra não assustar.
Sdçs,

Alexandre Lima
22/02/2008, 23:45
Eu já estive lá uma vez procurando uma cruzeta, que infelizmente ele não tinha e depois descobri que a CZ 180 da sthal servia. Não sabia que ele trabalhou na Gastal. Gente muito boa.
De tudo que vc falou só tá faltando mesmo trocar o óleo e filtro da CA, revisar calços, trackbar e barra. Logo que eu comprei o carro fiz uma revisão completa na suspensão no Ferreiro de Bonsucesso trocando todas as buchas, um braço, amortecedores, pivôs e um serviço de solda em uma parte da lataria que estava descravada .
Na época gastei uns R$1700,00 incluindo peças. Três meses depois bati com o carro e lá se foram dois braços e buchas entre outras cositas mas. Mais uma revisão foi feita mas em outro mecânico e por isso estou achando que ficou algum resquício da batida. Vou verifiar amanhã e se achar algo, posto aqui. Valeu mesmo pelo interesse.

Um forte abraço.

Alexandre Lima
24/02/2008, 21:40
Resolvi o problema dos trancos em 4x4. Era alinhamento de direção. logo que eu comprei esse veículo (Março de 2007) levei para alinhar. Após várias retornos ao auto center ele continuava puxando ligeiramente para a direita. Após a batida mandei para uma outra empresa. O mesmo problema, continuava puxando para a direita e agora o volante desalinhado. Pensei que ele tinha um problema mais sério e então ontem resolvi averiguar (lembram que eu falei que ia chover? rsrsrs). A roda direita estava mais para fora do que a esquerda. Me emputeci e resolvi eu mesmo alinhar a viatura. Resultado? Ficou Show!!! VOLANTE E DIREÇÃO ALINHADOS E FIM (eu disse FIM) DOS TRANCOS.
MUITO OBRIGADO A TODOS QUE ME AJUDARAM. Estou preparando um documento para postar aqui ensinando, a quem quiser, fazer o alinhamento das suas viaturas e não ficar mais nas mãos desses incopetentes.

Um forte abraço a todos.

nzardo
25/02/2008, 17:50
Alexandre,

.....ainda bem q resolveu.... por essas e outras só levo em uma casa especializada q só faz alinhamento e balanceamento.... estas lojas q fazem de tudo normalmente não resolvem..... ;)

Alexandre Lima
25/02/2008, 18:10
E isso aí Doutor. Já rodei bastante ontem e hoje e com muita chuva. Dá uma olhada na tópico que acabei de postar "Alinhe voce a sua XJ" mostrando como foi feito o alinhamento e depois me dê a tua opinião.

Um forte abraço.

Rodrigo Barjud
01/03/2008, 22:14
Alexandre,

Vi suas colocaçõese tenho algumas considerações, se não for tarde demais. Quanto o óleo de cãmbio é só usar o silicone de alta vtemperatura mesmo. Pelo que sei a junta é mais indicada quando a tampa do carter do cãmbio encontra-se levemente empenada. Para você diagnosticar isso é só colocar a tampa do carter em cima de um espelho (no lado onde vai a cola). Se não estiver empenada vai só silicone mesmo. Óleo dextron III, tem uma série de marcas de 17 (tutela ou ipiranga) a 50 reais. Vi uma discussão sobre as cruzetas. Spicer 5-624x ( acho que é isso) a mesma da Ranger, isso para o diferencial trazeiro. Para descobrir as demais basta retirar a cruzeta medir com um paquímetro entrar no site da spicer e verificar as utilização. Há grande possibilidade de existir um carro nacional com compatibilidade. Acresentando informações, digo que aqueles o-rings dos bicos injetores são os mesmos da S10 ou blazer v6 e de alguns GMs 4 cilindros.

Alexandre Lima
03/03/2008, 15:11
Rodrigo,
Obrigado pela atenção. Até agora já se passaram 9 dias que fiz o alinhamento e de desligar a viatura como o Léo recomendou e os solavancos e os trancos acabaram. Mas eu vou trocar o óleo da CA o quanto antes. Vou fazer o teste que vc recomendou. Já várias pessoas disseram que só o silicone funciona. Até no manual dela diz que pode ser o silicone com preferência o uso de junta, ou seja, não é obrigatório.

Um forte abraço...

nzardo
03/03/2008, 18:53
Rodrigo e Alexandre,

A utilização da junta no CA não tem haver com empenamento, muito pelo contrário..... ela deve ser utilizada para EVITAR o empenamento, pq originalmente o carter do CA usa silicone de alta temperatura, mas depois de muitos cárteres furados ou empenados na sua retirada, todos os filtros de boa qualidade vendidos nos USA já vem com a junta... ;-)

Gaspoint
04/03/2008, 14:14
olá, o problema em curvas fechadas pode ser que o diferencial central está blqueado, isso só deveria ocorrer em part time , em full time você deveria manobrar normalmente até no asfalto seco.

se entende um pouco desmonte-o para verificar o problema (a alavanca deve estar desregulada)

Quanto aos trancos, nao é normal, a pressao de linha da trasnmissão deve estar muito alta, o ideal é colocar o manômetro e verificar as pressões, se precisar , mande um email que arrumo um manual da transmissão.

Gadelha
05/03/2008, 18:43
Quando eu viro completamente para qualquer dos lados, as rodas dianteiras devem ficar no máximo quantos graus em relação ao solo?
Assim: /---/

Estou achando minhas rodas meio "tombadas"...

T+ :concordo:

nzardo
07/03/2008, 09:15
Gadelha ,

Ela entorta mesmo..... e não se esqueça q as nossas meninas tem eixo rigido, sem regulagem de cambagem.... então se não tem nada torto e os pivos estão em dia.... ta tudo certo.... :mrgreen:

Tigre
21/05/2008, 11:59
o sistema de tração, ao acionar o 4x4, o giro do cambio vai igualmente para os dois eixos e fazendo uma curva fechada o eixo da frente gira muito mais que o de trás e por isso esses pulos, cuidado que isso pode ocasionar em quebras de ponta-eixos (semi-eixos). Nunca utilize o 4x4 Part-Time em terrenos firmes, e muito menos faça manobras com ele.

A minha XJ 98 também faz essa coisa ridícula ao fazer manobras fechadas (girando todo o volante) com a tração ligada. Se tiver bem devagarinho trava as rodas (dianteiras, eu acho) e a de trás que tiver no lado de dentro da curva dá umas pequenas patinadas. Descobri isso há alguns dias e vim aqui no fórum pra ver se tinha algum comentário sobre isso.

Isso é normal mesmo??? Como é que pode vc não poder manobrar com a tração ligada??? Isso é quase inadimissível.

Nem os velhos Willys tem esse problema. Já tive um Jeep Ford 83 e acabei de vender meu Samurai e nunca tinha visto esse tipo de problema.

Gostaria de saber dos colegas se isso é assim mesmo e porque ocorre esse fenômemo fiasquento.

Alexandre Lima
22/05/2008, 12:45
Tigre,

Após as manutenções que fiz como o alinhamento e a troca do óleo da CT os solavancos melhoraram muito mas ainda acontecem e nessa semana descobri que o meu diferencial traseiro está bloqueado e talvez seja por isso que ela ainda dê pequenos solavancos. Verifique se os seus diferenciais estão bloqueados da seguinte forma:
1 - Solte o freio de mão e coloque a CT em N.
2 - Empurre a vtr para ver se realmente está solta.
3 - Calce as rodas dianteiras pela frente e por trás.
4 - Levante o eixo traseiro com um macaco e verifique se com uma roda presa a outra se movimenta.
5 - Faça o mesmo teste com o dianteiro.

Estou pensando em abrir o meu diferencial e os amigos saberiam dizer onde é que normalmente se faz a trava do diferencial e como posso removê-la?

Um abraço.

Gadelha
22/05/2008, 20:24
4 - Levante o eixo traseiro com um macaco e verifique se com uma roda presa a outra se movimenta.
5 - Faça o mesmo teste com o dianteiro.

.

Se a outra se movimentar é porque está bloqueado?

T+

Tigre
23/05/2008, 10:26
Pois é, a outra roda deve ficar parada?

Acho que o teste vale mais para o diferencial dianteiro, pois se o traseiro estiver bloqueado vai dar problema em 4x2 também, ou não?

Alexandre Lima
23/05/2008, 13:54
Gadelha,

Peça para alguém segurar uma das rodas e tente girar a outra. Se não for possível uma ficar parada e a outra girando, é porque está bloqueado.


Tigre,

Se o diferencial estiver bloqueado acredito que dê problemas em qualquer modo de tração em piso com grande aderência pois o bloqueio é utilizado em estradas de terra ou lama. Se não fosse assim, não seria desaconselhado o uso do part-time em asfalto, que é o diferencial central bloqueado dividindo a força entre eixo traseiro e dianteiro.


Abraços.

Alexandre Lima
24/05/2008, 10:47
No manual de serviço da minha XJ tem um diagnóstico usado um torquímetro no item 4 dos testes:
5 - Levante o eixo traseiro com um macaco, remova a roda e adapte o torquímetro (eles têm um adaptador que encaixa em 3 parafusos dos 5 parafusos do cubo e o torquímetro fica na posição do cubo da roda).
6 - Gire a roda com o torquímetro. O valor apresentado deverá estar entre 22 e 271 N.m. Fora disso o diferencial precisa de reparos.

Esse teste não fala em travar a roda oposta, mas achei estar subentendido pois estamos testando a funcionalidade do diferencial que é a de permitir que as rodas girem em velocidades diferentes.

Abraços.

Alexandre Lima
25/05/2008, 14:38
Galera,

Acho que o teste que vi no manual de serviço da XJ serve apenas para diferenciais sem bloqueio como o dianteiro e talvez por isso as minhas rodas giraram independentes. Eu coloquei essa dúvida em outro fórum e vejam a resposta do companheiro Léo Santis.

"As XJs com de 96 a 2001, com eixo traseiro D35 a maioria saiu de fábrica com esse bloqueio instalado, é um bloqueio parcial chamado de LSD (Limited Slip Diferential), por isso o óleo correto nesse diferencial é tão importante, e até temos um tópico poraqui só sobre o assunto."

Pesquisei na internet e o LSD funciona travando as rodas mas as libera depois de uma certa força aplicada, fazendo o diferencial funcionar.

Segundo o Léo esse bloqueio é normal. Dei uma olhada no manual e não consegui entender direito o funcionamento do diferencial com bloqueio, parece que ele só libera a roda após uns 400 Nm de força.

Um abraço.

gutoxj98
25/05/2008, 15:41
Galera,

Acho que o teste que vi no manual de serviço da XJ serve apenas para diferenciais sem bloqueio como o dianteiro e talvez por isso as minhas rodas giraram independentes. Eu coloquei essa dúvida em outro fórum e vejam a resposta do companheiro Léo Santis.

"As XJs com de 96 a 2001, com eixo traseiro D35 a maioria saiu de fábrica com esse bloqueio instalado, é um bloqueio parcial chamado de LSD (Limited Slip Diferential), por isso o óleo correto nesse diferencial é tão importante, e até temos um tópico poraqui só sobre o assunto."

Pesquisei na internet e o LSD funciona travando as rodas mas as libera depois de uma certa força aplicada, fazendo o diferencial funcionar.

Segundo o Léo esse bloqueio é normal. Dei uma olhada no manual e não consegui entender direito o funcionamento do diferencial com bloqueio, parece que ele só libera a roda após uns 400 Nm de força.

Um abraço.

Alexandre, acredito que quando o LEO diz, " Bloqueio Parcial", ou seja não é um bloqueio 100 %, daqueles que vc aciona de dentro do carro e só destrava quando vc quiser ou quando quebrar o eixo..........rsrsrs

Entao deve ser por segurança e durabilidade que ele destrava ............ acredito ser um bloqueio de 75%

acho que é isso..........!!!!


abraçao

Jack Jipeiro
25/05/2008, 23:42
É isso mesmo, os bloqueios das XJ no Dif traseiro é de 75%...

Mas, o pessoal mais esperiente diz que esses 75% chegam a no máximo 30% de bloqueio. Não apenas das XJs, mas qualquer bloqueio parcial.
Será???

Abraços...

4xhigo
26/05/2008, 13:42
Fala galera. tudo bem com todos?
Nilton, tudo bem contigo meu amigo?
Estou para te ligar qualquer hora dessas; pois, como havia te falado, acho que o câmbio da viatura já era. Segundo o mecânico, ele me aconselha a trocar o câmbio e não recondiciona-lo; pois, ele acha que esses câmbios automáticos depois de mexidos viram uma meleca. Será?
Ele me passou o diagnóstico superficial; pois, disse que tem discos com fissuras, e limalha em excesso. Fiquei na dúvida; pois, a viatura anda para frente em N quer andar mas não anda em P, anda normalmente em D em 1 e 2, mas não dá ré. Estou sem ré. . Parece que não tem força, mas está engatado.E para empura-la para trás, tem que colocar em N e desligar o motor
Amigo será que isso realmente está acontecendo comigo? Já gastei R$10 mil e qualquer coisa nesta viatura e ela não sai do mecânico. Liguei lá naquele seu amigo, o Marcelo, gente bonérrima, mas é claro, ele precisa da viatura lá para poder dizer alguma coisa.

Em quanto isso fico aqui sofrendo, remoendo meu descontentamento com a danada. rarasrsrsrsrsrs


Grande abraço.

Ulisses Higo.

4xhigo
26/05/2008, 13:50
Fala galera. tudo bem com todos?
Nilton, tudo bem contigo meu amigo?
Estou para te ligar qualquer hora dessas; pois, como havia te falado, acho que o câmbio da viatura já era. Segundo o mecânico, ele me aconselha a trocar o câmbio e não recondiciona-lo; pois, ele acha que esses câmbios automáticos depois de mexidos viram uma meleca. Será?
Ele me passou o diagnóstico superficial; pois, disse que tem discos com fissuras, e limalha em excesso. Fiquei na dúvida; pois, a viatura anda para frente em N quer andar mas não anda em P, anda normalmente em D em 1 e 2, mas não dá ré. Estou sem ré. . Parece que não tem força, mas está engatado.E para empura-la para trás, tem que colocar em N e desligar o motor
Amigo será que isso realmente está acontecendo comigo? Já gastei R$10 mil e qualquer coisa nesta viatura e ela não sai do mecânico. Liguei lá naquele seu amigo, o Marcelo, gente bonérrima, mas é claro, ele precisa da viatura lá para poder dizer alguma coisa.

Em quanto isso fico aqui sofrendo, remoendo meu descontentamento com a danada. rarasrsrsrsrsrs


Grande abraço.

Ulisses Higo.

Tigre
26/05/2008, 16:50
Alexandre, sobre o problema que eu estava me referindo (fazer curvas com 4x4 ligado) andei lendo em alguns sites e é o bloqueio mesmo que dá essas travadas malucas nas rodas quando se está manobrando em curvas fechadas. Por isso recomenda-se não fazer manobras com o Part-Time ligado em terrenos firmes. Então isso é normal mesmo.

Mesmo sendo normal isso se torna meio incômodo quando vc está em 4x4 (part-time).

Exemplo: dias atrás eu estava andando na praia em cima das dunas e ao sair da areia fui tentar manobrar num terreno firme (areião) e aí é uma encrenca pra manobrar. E mesmo desligando a tração, ela não desengata na hora.

Sei lá... o engenheiro que inventou esse sistema de bloqueio parece que só pensou em andar em linha reta e esqueceu das manobras.

No fim é melhor usar o Full_Time pra andar nas dunas. Acho que a diferença é que não vai funcionar o bloqueio, mas pelo menos dá pra manobrar sem problemas, eu acho.

gutoxj98
26/05/2008, 17:01
Alexandre, sobre o problema que eu estava me referindo (fazer curvas com 4x4 ligado) andei lendo em alguns sites e é o bloqueio mesmo que dá essas travadas malucas nas rodas quando se está manobrando em curvas fechadas. Por isso recomenda-se não fazer manobras com o Part-Time ligado em terrenos firmes. Então isso é normal mesmo.

Mesmo sendo normal isso se torna meio incômodo quando vc está em 4x4 (part-time).

Exemplo: dias atrás eu estava andando na praia em cima das dunas e ao sair da areia fui tentar manobrar num terreno firme (areião) e aí é uma encrenca pra manobrar. E mesmo desligando a tração, ela não desengata na hora.

Sei lá... o engenheiro que inventou esse sistema de bloqueio parece que só pensou em andar em linha reta e esqueceu das manobras.

No fim é melhor usar o Full_Time pra andar nas dunas. Acho que a diferença é que não vai funcionar o bloqueio, mas pelo menos dá pra manobrar sem problemas, eu acho.
Fala Tigre..

Brother, nao usa seu Part Time em chao aspero nao, ele foi feito para neve, lama e pedras..........na duna tbem pode e deve usar.............se forçar muito nestas manobras pode acabar quebrando a sua CT.

No asfalto seco ou molhado o Full Time é a pedida, pois a diferença dos giros das rodas é compensada pelo dif central.................mas quando coloca em Part Time vc bloqueia o Diferencia central..........assim todas giram com a mesma força.

Para desengatar rapido com o carro andando............manda o braço na alavanca que vai...............pelo menos na minha sai rapidinho.


abraçao

gutoxj98
26/05/2008, 17:07
Fala galera. tudo bem com todos?
Nilton, tudo bem contigo meu amigo?
Estou para te ligar qualquer hora dessas; pois, como havia te falado, acho que o câmbio da viatura já era. Segundo o mecânico, ele me aconselha a trocar o câmbio e não recondiciona-lo; pois, ele acha que esses câmbios automáticos depois de mexidos viram uma meleca. Será?
Ele me passou o diagnóstico superficial; pois, disse que tem discos com fissuras, e limalha em excesso. Fiquei na dúvida; pois, a viatura anda para frente em N quer andar mas não anda em P, anda normalmente em D em 1 e 2, mas não dá ré. Estou sem ré. . Parece que não tem força, mas está engatado.E para empura-la para trás, tem que colocar em N e desligar o motor
Amigo será que isso realmente está acontecendo comigo? Já gastei R$10 mil e qualquer coisa nesta viatura e ela não sai do mecânico. Liguei lá naquele seu amigo, o Marcelo, gente bonérrima, mas é claro, ele precisa da viatura lá para poder dizer alguma coisa.

Em quanto isso fico aqui sofrendo, remoendo meu descontentamento com a danada. rarasrsrsrsrsrs


Grande abraço.

Ulisses Higo.

se eu fosse voce dava uma ligada em algum especialista em cambio Automatico aqui de Sampa............tem a guidomatic na barao........os caras sao Top.........

seu mecanico passou algum scanner da Chrysler ? desmontou para ver os discos ??? se forem discos mesmo vc compra o Kit master apenas.........

A limalha fica quase toda no filtro e nos imãs do carter............os caras cobram uma boa lavagem no conversor de torque aqui em Sp uns 350,00


boa sorte ai, mas acho que trocar cambio inteiro é besteira..........se o cara for bom mesmo troca só o que precisa........

4xhigo
26/05/2008, 19:42
Fala Guto, tudo bem?
Aqui no interior tudo é mais difícil, difícil ao extremo.
O meu amigo Nilton Zardo, participandte aqui do grupo me indicou uma oficina lá em São Bernardo, porém é preciso que a viatura esteja lá, ou o câmbio, mas como sei que esse negócio de mandar só o câmbio, vai dar pano para manga de empurra empurra, irei mesmo é enviar a viatura.
Essa oficina cujo você mensiona, você poderia me passar o telefone? Gostaria de mais uma opinião antes de tomar qualquer atitude, tendo em vista que já foi me adiantado que refazer um câmbio desses gasta-se entre 4 e 6 mil reais, muita grana.
O mecânico não passou nenhum scaner na viatura, mas acho uma boa idéia. Vamos ver o que acontece.

e-mail: high-pet@uol.com.br

Um forte abraço.

Tigre
27/05/2008, 11:52
Fala Tigre..

Brother, nao usa seu Part Time em chao aspero nao, ele foi feito para neve, lama e pedras..........na duna tbem pode e deve usar.............se forçar muito nestas manobras pode acabar quebrando a sua CT.


Guto, o problema é quando vc está usando o part-time na areia (por exemplo) e vai tentar manobrar num terreno firme pra voltar pras dunas. E aí o que vc faria nesse caso?

A solução seria desengatar o 4x4, manobrar, engatar novamente e entrar nas dunas. Mas o problema é que o sistema não desengata na hora. A alavanca vai para o 4x2, mas o sistema ainda fica engatado por alguns instantes.

O bom seria se o sistema desligasse na hora, mas isso não ocorre.

Se desligar com o carro andando, como vc falou, o sistema desengata na hora?