Ver Versão Completa : Vazamento no retentor do diferencial dianteiro
Amigos,
Já troquei 2 retentores do meu diferencial dianteiro e o vazamento não para.
Na primeira troca, desconfiei da qualidade do retentor; na segunda, pedi para colocar um retentor conhecidamente bom (não sei dizer a marca) e não resolveu.
Minha flange não está marcada (com vala ou ranhuras). Existe uma marca visível na flange mas passando a unha, não observei nenhuma rebarba, vala ou nada que justificasse o vazamento.
Me indicaram dar um banho de cromo na flange mas ainda não me convenci dessa necessidade. Será esta a unica forma para resolver o problema? Existe alguma outra opção em retentores (talvez o original) que resolveria o problema? Alguém sabe me informar o diâmetro (preciso) da flange onde o retentor trabalha?
Agradeço conhecer as experiências de vocês.
Abraços.
Maciel
_portela
18/02/2008, 18:27
Maciel,
Este retentor, acredito que você esteja falando do retentor da "bola" do diferencial, onde encaixa a flange que recebe as cruzetas, certo?
Pois bem, este retentor geralmetne dá problema por duas coisas:
1. Qualidade do retentor. Sendo assim, procure marcas como Sabó ou o original;
2. Excesso de torque no aperto da porca que segura a flange.
Abraço,
_portela
18/02/2008, 18:31
Segue o esquema, para ver se estamos falando a mesma língua...
Abraço,
ROAD TECH
18/02/2008, 19:29
Olá Maciel,
Além da dica sobre o torque passada pelo colega Portela, sugiro que no momento de montagem de um novo retentor, se for possível, você tente prensá-lo um pouquinho mais fundo do alojamento ( + 1mm). Dessa forma você garante que o lábio do retentor apóie em um outro ponto onde ainda não houve desgaste no corpo da flange. Acho que não custa nada tentar...
Por via das dúvidas, confira se o respiro do diferencial não está entupido por barro ou sujeira. Se o diferencial trabalhar "pressurizado" pode facilitar o aparecimento de vazamentos.
Boa sorte,
Octávio
Caros Portela e Osarmento,
Obrigado pelas dicas. Vou substituir novamente o retentor e desta vez farei eu mesmo. Comprarei o retentor original. Mais uma vez obrigado pelas dicas.
Portela, o retentor é exatamente este.
Vejo que vc possui um manual técnico do carro. Onde posso conseguir uma cópia. Existe algum manual com o número das peças, também?
Abraços.
Maciel
_portela
19/02/2008, 10:25
Maciel,
Antes de qualquer intervenção cirúrgica, verifique o que o Otávio recomendou, ou seja, se não há entupimento no respiro do diferencial. Isto é simples e pode lhe poupar o trbalho do retentor. Se o respiro estiver obstruído, pode ter certeza que é ele o causador do vasamento.
Quanto aos manuais, pode baixar em http://web.mac.com/csenna/iWeb/LandRover/Manuais.html
Abraço,
Portela,
Vou verificar o respiro. Será a primeira coisa que farei. Obrigado pelas dicas e pelo link dos manuais.
Abraços.
Maciel
Verifiquei o respiro. Estava esmagado em um parafuso no motor. Desentupi. Lavei o diferencial para tirar o óleo que vazava. Verifiquei hoje. O vazamento continua.
Vou tirar a flange.
Antes de trocar o retentor pela terceira vez, vou verificar se o diâmetro da flange onde o retentor trabalha está correto. Alguém saberia me dizer o diâmetro da flange - com precisão - onde o retentor trabalha?
Maciel.
_portela
25/02/2008, 21:54
Agora pegou!
Êta perguntinha difícil:mrgreen:
Em todo caso, boa sorte!
Abs.,
Minha flange não está marcada (com vala ou ranhuras). Existe uma marca visível na flange mas passando a unha, não observei nenhuma rebarba, vala ou nada que justificasse o vazamento.
Maciel[/QUOTE]
Maciel,
Troquei na minha 110 na garantia o retentor do diferencial traseiro com 40.000, 50.000 e 60.000 km por vazamento de óleo, não tinha defeitos aparentes nas peças e o serviço era bem feito. Com 70.000 apareceu novamente então foi trocado "O" flange solucionando o problema por tentativa de erro/acerto. Não sei o diâmetro, podendo não meu caso ter sido este fora de medida o não estar centrado com respeito ao eixo, agora o teu com uma marca visível não tenho dúvidas que é o ponto crítico.
Hugo,
Obrigado pelo relato.
Estou tentando entender o que acontece com estes vazamentos. Isso deveria ser uma coisa simples de ser resolvida mas tenho notado que em certos casos - como o seu e o meu - parece ser um mistério sem explicação. Supor que um flange tenha saído de fábrica com diâmetro errado ou ter algum tipo de desalinho, em um carro simples e com tecnologia de muitos anos de teste, é difícil considerar. Solucionar o problema com tentativas de acerto/erro, também é duro!!! Dar um banho de cromo no flange que não tem aparentemente desgaste, também é duro!!! Sei que acabarei solucionando o problema de alguma forma mas estou tentando descobrir o real causador deste vazamento que não deveria ser normal. Estou considerando:
- retentores instalados incorretamente;
- retentor de baixa qualidade;
- retentor fora da especificação correta;
- Flange gasta;
- Flange com diâmetro incorreto;
No meu caso, estou seguindo a ordem acima. É muito importante saber de casos com o seu, pois poderemos concluir que existe um problema de fabricação e projeto. Tenho apenas 3 anos de experiência com este carro e tenho aprendido muito. Depois de resolver este caso, vou postar outro tópico de vazamento que tenho tentado resolver, sem êxito até o momento.
Obrigado mais uma vez.
Abraços.
Maciel
Minha flange não está marcada (com vala ou ranhuras). Existe uma marca visível na flange mas passando a unha, não observei nenhuma rebarba, vala ou nada que justificasse o vazamento.
Maciel
Maciel,
Troquei na minha 110 na garantia o retentor do diferencial traseiro com 40.000, 50.000 e 60.000 km por vazamento de óleo, não tinha defeitos aparentes nas peças e o serviço era bem feito. Com 70.000 apareceu novamente então foi trocado "O" flange solucionando o problema por tentativa de erro/acerto. Não sei o diâmetro, podendo não meu caso ter sido este fora de medida o não estar centrado com respeito ao eixo, agora o teu com uma marca visível não tenho dúvidas que é o ponto crítico.[/QUOTE]
_portela
27/02/2008, 10:06
É...Maciel...
Também tenho 3 anos de Land e, realmente, tem cada coisa que até Deus duvida :pensativo:
Abraço e boa sorte!
É Portela, veja como são as coisas, a 130, cuidada nas melhores oficinas, vivia menstruada, redução, cambio, direção, até hj minha garagem guarda as marcas dela...
Já a 90, e essa atual 110, que veio do sul e só Deus sabe como era efetuada a manutenção, não vaza nada, a não ser a tradicional melada na redução... (o único reparo que fiz foi um vazamento junto à coreia dentada, no fraga).
Maciel, não sou especialista, já tem o portela aqui, mas os ruídos de diferencial se manifestam somente em determinadas velocidades, não sei se o fato de esterçar o volante teria alguma influencia no mecanismo dele, a não ser que haja algum tipo de folga no semi-eixo...
abss
caique
Maciel,
O respiro entupido aumenta a pressão de trabalho do diferencial.
Isso danifica o retentor, que começa a vazar.
Na maioria dos casos, apenas desentupir não resolve. É preciso trocar novamente o retentor.
Tive problema semelhante na Venezuela. O respiro estava entupido por uma mistura de óleo e areia, próximo ao parafuso que o prende no diferencial.
Troquei, desentupi, e pronto!!! Não vazou mais.
Antes de trocar a flange, eu tentaria um novo retentor (com o respito desobstruído)... outra solução seria passar loctite ao redor do mesmo na instalação, minimizando possíveis imperfeições na peça. Isso foi feito?:?:
Abração,
Caro amigo,
Esta ranhura no flange , apesar de nao sentir na mao ela pode estar ocasionando o desgaste do retentor,
abraço
oPS, falha minha, a msg sobre o diferencial era para o tópico "homocinética"...
_portela
27/02/2008, 17:53
Modesto...:mrgreen:
Senhores,
Este retentor que estou usando, tem 20 dias!!! Desentupi o respiro no sábado passado e o vazamento aconteceu imediatamente. A quantidade de óleo que saí, poderia ter sido provocado pela alta presão no interior do diferencial, quando o respiro estava entupido, mas não foi o caso.
A flange não tem ranhura alguma!! Ela tem marcas circulares - provocadas pelo deslizar do retentor - mas sem desnível, ranhuras, valas, buracos ou qualquer outra coisa que justificasse o vazamento!!!
Pela quantidade de óleo que vaza, não havendo montagem errada do retentor - o que acredito - só pode ser o diâmetro da flange incompatível com o diâmetro interno do retentor (Tenho dúvidas se este retentor é o correto). Como não estou acreditando que o flange gastou (haveria desnível) estou apostando que é retentor errado. Como terei que tirar a flange para trocar o retentor, não custará medir minha flange (antes de substituí-la ou dar um banho de cromo). Vou tentar ir na Land Rio e pedir para medir uma flange nova. Na oportunidade, compro um retentor novo e original.
Que novela!!!
Aguardem que depois que resolver esta, vou postar outra (de vazamento também) Pelo o que já li da experiência de vocês, acho que este problema de vazamentos na LR é normal... Estou quase comprando um estoque de óleo de diferencial, transmissão, embreagem (a minha já vazou), freio, motor...
Tem que gostar muito do carro. O pior é que eu gosto...
Abraços.
Maciel Ramos
Senhores,
Hoje, meti a mão na graxa - ou melhor, no óleo 90.
Muitas novidades!!! Deixa eu confirmar se o vazamento acabou e posto muita informação importante para nós landeiros.
Se eu estiver certo, o fantasma do vazamento do retentor do diferencial acabou.
Boa noite.
Maciel
ROAD TECH
02/03/2008, 08:40
Olá Maciel,
Espero realmente que a sua novela do vazamento tenha chegado ao último capítulo.
Porém, me ocorreu uma idéia: Será que no momento da montagem do retentor aquela "molinha" que fica por trás da borda e que promove a vedação sobre a flange não pulou fora???
Isso costuma ocorrer quando se usa martelo para bater no retentor para ele encaixar no lugar, mesmo tendo cuidado na operação.
Na grande maioria dos retentores vem gravada as dimensões dos mesmos, no seguinte formato:
diâmetro externo x diâmetro interno x largura do retentor
Se vc sabe o diâmetro do corpo da flange e os diâmetro e profundidade do alojamento no diferencial, vc tem como confirmar se o retentor está correto.
Não sei se vc está usando retentores originais, mas não custa nada tentar retentor da marca SABÓ. Entre no site deles e baixe o catálogo. Vc tem uma enorme variedade. Sabendo as dimensões vc pode achar uma aplicação que te atenda.
Boa sorte,
Octávio
ola, voce esta usando EP90 que é muito fluido... especificado é oleo EP00 que é praticamente uma graxa.
EP00 é dificil de achar e muitos fazem uma mistura de Ep90 com graxa...
desculpa de criar mais uma variavel mas espero que resolva seu problema!
Allan Nielsen
04/03/2008, 17:48
Vazamento de oleo no retentor do diferencial costuma ser ocasionado por folga nos rolamentos do pinhão.
A simples troca do retentor não resolve, pois a pequena vibração do pinhão desgasta o retentor ou vaza pela propria vibração em cima do retentor. Em alguns casos onde os rolamentos estão bons, o ajuste da pré-carga do pinhão resolve.
Este é um trabalho que requer conhecimento, ferramentas especiais e EXPERIENCIA e não pode ser feito por qualquer mexanico. Se não tiver referencia procure uma boa oficina especializada em caminhões, que sempre tem um mecanico especializado em diferencial. Nunca use rolamentos de 2° linha no diferencial.
Boa sorte.
Senhores,
O vazamento acabou.
Problema: - Retentor instalado de forma incorreta.
- Falta de duas arruelas no alojamento do retentor e rolamento no diferencial (Pinion oil slinger e oil seal gasket)
- entupimento do respiro ?
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Como falei, meti a mão na massa. Comprei um retentor original e retirei o retentor que estava instalado. Verifiquei que ele era muito similar ao original (não foi possível ver a marca - não havia a marca) as medidas eram as mesmas. Observei apenas que a borracha do original parecia ser mais macia. Quando desmontei, observei que antes do rolamento, não haviam duas arruelas que de acordo com a página do manual que o Portela postou, chamam-se:"Pinion oil slinger" e "oil seal gasket". Imagino que estas duas arruelas que não sei o material de fabricação, entre outra função, sirva como um batente para o retentor. Como no meu diferencial não havia estas arruelas, talvez elas tenham sido as responsáveis pelo mecânico ter instalado o retentor muito para dentro do diferencial, ocasionando que o mesmo trabalhasse na ponta do flange e desta forma, não vedando corretamente o óleo. Quando verifiquei que o retentor estava muito para dentro, fiz algumas medidas para me certificar se o problema era esse e simulando na mão (retentor x flange) pude verificar que ele estava muito na ponta do flange. Acho que a parte que leva a mola, no retentor, estava trabalhando fora do corpo do flange. Então, substitui o retentor pelo original me preocupando em fazê-lo trabalhar na altura correta da pista de trabalho no flange, uma vez que meu flange está perfeito. Pronto, o fazamento acabou.
Aproveitei para verificar também, se havia folga no rolamento do eixo do pinhão. Estava perfeito.
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Informação util:
Medida da pista de trabalho do retentor no flange - 44,4 mm (medido com paquímetro)
Medida do alojamento do retentor no diferencial - 69,70 mm (medido com paquímetro)
Medida do retentor original - interno +/- 43 mm (medido com paquímetro)
Medida do retentor original - externa 70 mm (medida com paquímetro)
Medida gravada no retentor original - interna - 44.45
Medida gravada no retentor original - externa - 69.85
Agradeço a participação de todos e espero ter podido de alguma forma passar informações úteis para todo o grupo.
P.S - já estou vendo com a Land Rover, para comprar (se eles tiverem) as arruelas que faltam (Pinion oil slinger e oil seal gasket). Logicamente não retirarei o retentor novamente só para instalá-las. Guardarei (se conseguir comprar) para uma próxima investida.
abraços.
Maciel Ramos.
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