PDA

Ver Versão Completa : BASICO DO GPS



Alexandre.S
22/06/2004, 12:11
Ola!

Tenho vontade de comprar um GPS, mas como nunca usei um nao sei nada sobre.

Alguem poderia fazer a gentileza de postar algumas dicas basicas sobre GPS?
Tipo um glossário (rsrs.. que palavra estranha) sobre os termos comuns a maioria dos GPS e dicas de como se inicia no uso do GPS, como traçar rotas, pegar mapas e etc...

Outra: Qual GPS no carro?? E possivel comprar um GPS que se utilize na mão, em caminhadas e em voo livre e possa ser aclopado a uma tela de cristal liquido instalada no painel? Para manipular arquivos para GPS em um PC de mesa qual programa e o mais indicado? Se possivel em português, (valorizamos nosso idioma, estamos no Brasil, chega de americanismo. Termos tecnicos tudo bem, mas tem coisa em ingles que e pura tolice) :)

Se alguem tiver essas informaçoes e quiser postar eu agradeço,

[]´s

Alexandre

Wallace
22/06/2004, 19:29
Oi Alexandre,

Seu GPS é o MAP 76S que vendo por US$ 375,00.
Não precisa de uma outra tela.
O programa é mesmo o TrackMaker que é em português mesmo.

Abraços,

Wallace

Alexandre.S
22/06/2004, 22:17
Oi Wallace,

Qual o tamanho da tela deste GPS que vc fala? Sei que não precisa de uma tela maior, mas caso eu queira ligar numa tela maior é possivel?

O programa TrackMaker é gratuito? Onde consigo este programa, caso seja Free.

Posso traçar a rota que desejo usando este programa e visualizar o resultado no PC de mesa antes de transferir para o GPS? Ou so consigo utilizar 100% os recursos de visualizaçao no aparelho de GPS? Sei que nao da pra navegar usando o micro, mas quero ver como ficou a rota que tracei e checar se esta tudo ok.

Voce tem mais informaçoes sobre este GPS MAP 76S, dados tecnicos e fotos?

Onde consigo os arquivos com dados sobre cidades, rodovias e etc para serem usados neste GPS? São dificeis de conseguir estes arquivos? Outra coisa: Sei que o GARMIN e uma marca bem conhecida, este GPS e GARMIN? GARMIN é o melhor mesmo?

Obrigado

[]´s

Alexandre

Fábio
22/06/2004, 22:18
Alexandre,

Primeiro, concordo plenamente com o Wallace (coisa rara de acontecer :shock: ) O GPS que está procurando é exatamente o GPSMAP 76S. Talvéz um 60 se quiser investir um pouco mais.

[]´s

Wallace
22/06/2004, 22:56
Oi Alexandre,

Acho que é tela tem 4,1 x 5,6 cms.
Uma tela maior é melhor, mas ai acho que não existe nenhum GPS da Garmin com altímetro barométrico (que é bom ter no vôo) com tela maior.
Até onde sei não é possível ligar numa tela maior.
Eu uso um GPS com tela maior no carro (176C) e outro na mão (60CS).
Sim o TrackMaker é gratuito?
http://www.gpstm.com/port/
Sim pode traçar a rota, track e waypoint no PC e até navegar com o computador sim.
Tenho uma planilha de comparação:
http://www.geocities.com/wallacemjr/mergulho/gps.html
No site da Garmin:
http://www.garmin.com/products/gpsmap76s/
Existem o Projeto TrackSource que fornece os mapas do Brasil de forma grátis.

Abraços,

Wallace

Fábio
22/06/2004, 23:05
Oi Wallace,

Qual o tamanho da tela deste GPS que vc fala? Sei que não precisa de uma tela maior, mas caso eu queira ligar numa tela maior é possivel?

Tamanho da tela: (4.1 x 5.6 cm) e 180 x 240 pixels.

Se quiser ligar numa tela maior, pode ligar num notebook e navegar usando o TrackMaker ou mesmo o MapSource da Garmin.


O programa TrackMaker é gratuito? Onde consigo este programa, caso seja Free.

Existem 02 versões do TrackMaker, uma free e outra, com mais recursos paga. As duas podem ser encontradas em www.gpstm.com


Posso traçar a rota que desejo usando este programa e visualizar o resultado no PC de mesa antes de transferir para o GPS? Ou so consigo utilizar 100% os recursos de visualizaçao no aparelho de GPS?

Pode traçar rotas no TrackMaker, sim... Só não tem como visualizar mapas do Tracksource nele (isso eu explico depois) mas pode usar imagens .gif e .jpg como mapa de fundo

Navegando com um GPS e um micro você aproveita 110% do seu GPS!!!


Sei que nao da pra navegar usando o micro, mas quero ver como ficou a rota que tracei e checar se esta tudo ok.

Errado, pode navegar com o micro, sim!


Voce tem mais informaçoes sobre este GPS MAP 76S, dados tecnicos e fotos?

http://www.garmin.com/graphics/gpsmap76Spic.jpg

Mais detalhes do GPSMap 76S em: http://www.garmin.com/products/gpsmap76s/


Onde consigo os arquivos com dados sobre cidades, rodovias e etc para serem usados neste GPS? São dificeis de conseguir estes arquivos? Outra coisa: Sei que o GARMIN e uma marca bem conhecida, este GPS e GARMIN? GARMIN é o melhor mesmo?

Existe um projeto chamado TrackSource que está mapeando o Brasil todo. Seus mapas são infinitamente melhores do que os que acompanham o aparelho.

Atualmente esse projeto só funciona para quem tem GPS da Garmin, o que para mim, já é um diferencial que exclui as demais marcas.


Obrigado

[]´s

Alexandre

[]´s

Fábio
22/06/2004, 23:45
Pequeno glossário de termos para seu GPS
- Termos Básicos -

WayPoint: Ponto de interesse. São pontos importantes num determinado trajeto e que podem identificar qualquer coisa relevante numa navegação, como um grande obstáculo, posto de gasolina ou mesmo um bom restaurante.

Rota [route]: Aqui começa alguma confusão para quem está começando a navegar com um GPS: Diferenciar uma rota de um trajeto. Uma rota é composta por poucos pontos ligando a origem e o destino (podem ser apenas 02: A origem e o destinos tão somente). Ao navegar dessa forma, o GPS indica aonde está o proximo ponto a ser alcançado, sem no entanto, fornecer o caminho exato entre eles.

Trajeto [tracklog]: Um trajeto, diferentemente da rota, é composto por muitos pontos que acabam por formar uma linha a ser percorrida. Analogamente, podemos pensar num trajeto (ou tracklog) como num rastro de milho a ser seguido.

Trajeto Ativo [active tracklog]: Continuando na analogia do rastro de milho: Imagine que você está andando com um saco de milho e ele está furado.... Por todo e qualquer lugar que você for, você deixa um rastro. Da mesma maneira funciona o tracklog ativo: Ele registra cada passo seu marcando pontos por todo e qualquer lugar que você passou.

Trajeto Armazenado [saved tracklog]: Ok, agora você já entendeu o que é um tracklog ativo!!! Se esse track ativo for relevante para você ou algum amigo, você pode salva-lo numa posição de memória do seu GPS. Claro que o caminho que você faz da sua casa para a sua sogra não é importante e então pode ser descartado.

Memória para trajetos [Track Memory]: Todo GPS que se preze tem memória para: a) Seus trajetos ativos, que é quantificada em número de pontos (ex.: 10.000 pontos para o GPSMap 76S); b) Quantidade de pontos para cada track passivo (ou armazenado), também medido em pontos (500 pontos para o GPSMap76S... Isso mesmo: Quando você grava um tracklog ele perde sua "definição" de pontos, podendo ser reduzido de 10000 para apenas 500 pontos) e c) Memória para uma determinada quantidade de tracklogs armazenados (10 para o GPSMap 76S)

Memória para mapas [Map Memory]: Até agora, temos um GPS que mostra coordenadas, pontos e sua posição em relação a eles. Dai a você se situar no mundo, só sendo um geologo ou outro tipo de nerd que decora azimutes. Como aqui, nossa utilização de GPS é bem diferente, um bom mapa de fundo nos seus tracks vai ajudar e muito. Alguns aparelhos de GPS já vem com mapas de fundo, mas para nosso querido Brasil, infelizmente a qualidade deles é bem precária. Para melhorar isso, só adicionando novos mapas, como os do projeto TrackSource, mas para isso precisamos de memória.
Em linhas gerais toda e qualquer memória descrita nas cacacteristicas do GPS são única e exclusivamente para mapas. Por maior que ela seja, a memória de trajetos continua a mesma.

Fábio
23/06/2004, 00:38
Pequeno glossário de termos para seu GPS
- Começando a Navegar -

Ok, então voçê está de posse de seu novo GPS!!! O que fazer com ele?!? Para que ele serve?!?

Depois de lido o manual, você já pode configurar suas preferências, como unidades de medida, idioma, etc... Não mexa com aquilo que não entendeu direito (Datun, orientação da tela, etc...)

Ligue seu GPS, marque um waypoint em sua casa e vá com ele a um lugar do seu cotidiano, como a casa da namorada. Você irá reparar que sem fazer absolutamente nada, uma linha foi se desenhando na tela do GPS, indicando o caminho percorrido, correto? Esse é o tal do TrackLog ativo.

Chegando no seu destino, marque um waypoint que irá identificar o local (casa da namorada). Aproveite para salvar o track ativo numa posição de memória.

Com os dados que temos armazenados no seu GPS, já podemos fazer todos os tipos de navegação:

Navegação por rota: Para navegar por rota, tendo apenas dois waypoints (sua casa e a casa de sua namorada) vamos usar a opção go to do seu gps para ir à sua casa. Ele irá traçar uma linha reta de aonde você estiver até o destino. Imaginando que você não saiba o caminho de volta para casa, você pode achar um caminho alternativo utilizando informações de sentido e distancia ao destino para saber se está se aproximando ou distanciando da sua casa.

Navegação por trajeto: Usando essa opção, o GPS irá te ajudar a seguir o tracklog, fornecendo diversas informações, como mudanças de rumo, distancia ao destino, distancia ao próximo ponto de guinada, tempo para o destino, etc. Essas informações variam entre os modelos de GPS e podem ser exibidas na tela junto com o mapa, conforme sua preferencia pessoal. Alguns modelos ainda contam com alarme de aproximação e outras facilidades

Navegação por trajeto inverso: Ao navegar um tracklog no sentido inverso ao gravado, a quantidade de pontos também é minimizada. Pode-se navegar simplesmente optando-se por seguir o caminho "no olho", carregando o track original e verificando se está rodando sobre ele.

Computador de Viagem: Alguns modelos de GPS contam com um computador de viagem, aonde temos informações de: Odometro, tempo de viagem, tempo de deslocamento, tempo parado, velocidade média, velocidade máxima, etc.

Fábio
23/06/2004, 00:59
Pequeno glossário de termos para seu GPS
- Melhorando sua Navegação -

Agora que você já aprendeu a navegar, vai começar a sentir necessidade de limpar a sua memória de tracklogs do seu GPS e/ou utilizar tracklogs que não foram feitos por você. Nessa hora entram a comunicação com o computador e softwares de apoio.

TrackMaker: O Trackmaker é um software nacional utilizado em larga escala pelo mundo todo. Com ele você pode descarregar os seus waypoints, tracklogs ativos e tracklogs armazenados, além de fazer navegação em tempo real e editar os tracklogs, mergeando-os, limpando-os ou aplicando mapas. Com o TrackMaker você pode transferir para seu GPS aqueles tracklogs que seus amigos te enviaram ou que você baixou da web.

MapSource: Software pago, desenvolvido pela Garmin. Tem as mesmas funções do TrackMaker além de contar com mapas bases que podem ser transferidos para seu GPS. Hoje é o único meio de se inserir mapas nos GPS Garmin. Infelizmente os mapas que acompanham o software original são de péssima qualidade quando trataamos de Brasil

TrackSource: Projeto nacional que tem como objetivo mapear todo o Brasil e produzir mapas de qualidade para nossos GPS sem custo para os usuários. Só pode ser utilizado em conjunto com o MapSource

Alexandre.S
23/06/2004, 01:33
Fabio,

Valeu demais, os topicos que vc postou são excelentes tanto na parte tecnica quanto aos comentarios (otimos) rsrs

Muito obrigado pelas informaçoes,


---- Instalei o GPS TraceMarker e tentei visualizar alguns arquivos que baixei no proprio site do programa, mas tá dando erro. Podem me dizer do que se trata??? segue imagem do erro que apresentou.

Muito obrigado a todos pela ajuda

[]´s

Alexandre

Beto Lacerda
23/06/2004, 04:26
Kct fabio , que ajuda pros que querem começar a fuçar em GPS ,aulinha tipo "GPS I -perdendo o medo dessa caixinha" :lol: :lol: :lol:
[]'s imprimindo esse topico

Wallace
23/06/2004, 11:20
Oi Fábio,

Seu glossário tem umas definições estranhas...



WayPoint: Ponto de interesse. São pontos importantes num determinado trajeto e que podem identificar qualquer coisa relevante numa navegação, como um grande obstáculo, posto de gasolina ou mesmo um bom restaurante.


Waypoint é uma coisa e POI (ponto de interesse) é outra.

O POI é uma entidade de um mapa... só existe num mapa e você não pode criar ou modificar um só com o GPS.
Um Waypoint nunca existem num mapa. E pode-se criar ou modificar um a qualquer momento com o GPS.



Rota [route]: Aqui começa alguma confusão para quem está começando a navegar com um GPS: Diferenciar uma rota de um trajeto. Uma rota é composta por poucos pontos ligando a origem e o destino (podem ser apenas 02: A origem e o destinos tão somente). Ao navegar dessa forma, o GPS indica aonde está o proximo ponto a ser alcançado, sem no entanto, fornecer o caminho exato entre eles.

É tão confusa que nem você sabe...;-)
Um rota obrigatoriamente é um caminho ligando pontos de referencia (Waypoints ou POIs). O caminho como todos os caminhos num GPS é em linha reta. Um rota permite cálculos estimados no total e entre cada perna (entre dois pontos em seqüência na rota) como tempo, consumo de combustível, hora que o sol nasce e se põem, tempo para chegar lá, hora de chegada, etc... dependendo do modelo de GPS para quais dados estão disponíveis e a capacidade de rotas e de referencias por rotas. Então nem sempre são poucos pontos possíveis em uma rota.
A rota pode ser criada e modificada a qualquer momento no GPS.



Trajeto [tracklog]: Um trajeto, diferentemente da rota, é composto por muitos pontos que acabam por formar uma linha a ser percorrida. Analogamente, podemos pensar num trajeto (ou tracklog) como num rastro de milho a ser seguido.

O Tracklog é criado por pontos que não se tem acesso a modificar ou criar (em principio) no GPS. Esses pontos não têm nem nome. E não temos as funções disponíveis acima nas rotas. A única forma de criar um Tracklog é percorrendo um caminho com o GPS gravando um Tracklog.



Trajeto Ativo [active tracklog]: Continuando na analogia do rastro de milho: Imagine que você está andando com um saco de milho e ele está furado.... Por todo e qualquer lugar que você for, você deixa um rastro. Da mesma maneira funciona o tracklog ativo: Ele registra cada passo seu marcando pontos por todo e qualquer lugar que você passou.

No Tracklog ativo podem ser armazenados vários tracks ativos e o onde é gravado um track quando se desloca com um GPS. Normalmente sua grande vantagem é que sua capacidade de pontos é maior que os tracklogs salvos.



Trajeto Armazenado [saved tracklog]: Ok, agora você já entendeu o que é um tracklog ativo!!! Se esse track ativo for relevante para você ou algum amigo, você pode salva-lo numa posição de memória do seu GPS. Claro que o caminho que você faz da sua casa para a sua sogra não é importante e então pode ser descartado.

Os Tracklogs salvos normalmente tem menos capacidade que o ativo, mas tem uma grande vantagem; pode-se fazer a navegação com ele como se faz com uma rota. Só que os pontos usados não são os pontos de referencia (waypoints e POIs).
Eventualmente quando se salva um tracklog ativo que é maior que a capacidade do salvo o próprio GPS reorganiza os pontos afim que o caminho fique o mais próximo do original mas com menos pontos.
Normalmente se tem varias “memórias” de tracks salvos disponíveis.

Tem outras coisas erradas, mas depois comento...

Abraços,

Wallace

Fábio
23/06/2004, 17:34
tá bom

serneuro
05/07/2004, 23:58
Estou em negociação para comprar um Troller. Ele tem um "navegador Compass". O que é isso? Um GPS?
Tentei achar algum site a respeito e não encontrei nada.
Alias, não sei nada sobre o GPS, mas este forum já me deu uma boa ideia com as excelentes " explicações tecnicas" postados.
Valeu!

Fábio
06/07/2004, 00:17
Estou em negociação para comprar um Troller. Ele tem um "navegador Compass". O que é isso? Um GPS?

Serneuro, um compass é um computador de navegação que reune funções de velocimetro, hodometro e aonde você pode colocar a programação de uma planilha para um raid ou rali e acompanhar o andamento da prova no próprio equipamento.

Ele irá te informar o quanto rodou, o quanto tem de rodar e em quanto tempo, para cumprir suas mésias de velocidade, mas não diz para onde, nem ao menos informa aonde você está. Ou seja... Não é um GPS


Tentei achar algum site a respeito e não encontrei nada.

Tente no site da própria Compass: http://www.compassnet.com.br

[]´s

malock
21/07/2004, 03:46
Eu tenho um 76S da garmin mas tou tendo problemas pois nunca utilizei um aparelho destes existe algum manual em portugues para ajudar e se possivel do mesmo aparelho......... Desde já muito obrigado....

Wallace
21/07/2004, 12:26
Procure no site portalgps ou poste suas duvidas num novo topico aqui mesmo.

mpl
03/08/2004, 09:36
Olá,

Se vc não achar, me passa teu e-mail que eu tenho ele aqui em versão Adobe. É do GPSMAP 76 e ocupa 3,5 megas (aprox).


Abraços,
Mem

thiagobh
17/01/2005, 20:54
qual gps eu consigo ligar numa tela da booster de 7 polegadas..
utilizo ela no meu dvd no carro....

abraços.

Wallace
18/01/2005, 09:16
Tem que passar mais dados deste equipamento.
Ele não tem uma lista de GPS compativeis?
Ou que tipo de comunicação aceita? Como a NMEA, Garmin.
Se você quer ligar um GPS só porque tem uma tela.... esquece.
O equipamneto precisa ter tal função.
Mas mesmo se ligar não deve ter mapa nenhum do Brasil para ele.
Compre um bom GPS da Garmin.

Mauro Renato
23/11/2007, 01:18
Gostaria de agradecer esta aula de GPS partilhada pelos colegas.

Cláudio Brasília
25/11/2007, 09:58
Prezados(as) Amigos(as),
Muito bom este debate acalorado, com muitas opiniões divergentes, denota que estamos avançando em nossos conhecimentos sobre o assunto, uns mais outros menos, mas nada a se preocupar, pois aqui está mais uma simples contribuição, para compartilhar o conhecimento obtido; alguns glossários. Tudo foi obtido nesta ferramenta maravilhosa, que é a Internet; tem alguns títulos que não foram traduzidos, pois fica o estímulo para pegarem o dicionário da lingua em questão e pesquisar. Um grande abraço a todos(as), e saudações.

Marcio Vargas
25/11/2007, 18:38
Wallace

tens o Map 60c?
Quanto fica? Tem em casa?

Att

pcervieri
25/11/2007, 19:15
Wallace

tens o Map 60c?
Quanto fica? Tem em casa?

Att

E ai Marcio, acho que o Wallace nao vende mais GPS.

Marcio Vargas
27/11/2007, 12:09
Ah
Então tá....

Valew...

Já que é assim, fica a info para registro no topico, na Piramide Motors no Paragua tem por U$ 175,00 por sedex a cobrar...

Abraços

Marco da Trilha
23/06/2010, 15:33
Oi Alexandre,

Seu GPS é o MAP 76S que vendo por US$ 375,00.
Não precisa de uma outra tela.
O programa é mesmo o TrackMaker que é em português mesmo.

Abraços,

Wallace
Wallace, boa tarde.

Li todos os comentários a respeito do GPS, minha dúvida é simples. Estou iniciando fazendo trilhas de moto e como todo iniciante ainda preciso de meus amigos para me mostrar novas trilhas. Por este motivo estou querendo comprar um GPS, ai posso gravar as trilhas e repetir depois em um outro dia. Pelo que li, eu tenho que comprar um GPS com o recurso de active tracklog, é isso mesmo. Pergunto, este que você tem para vender tem este recurso?

Obrigado,