Conectar

Ver Versão Completa : !URGENTE! como usar o cambio de opala 4cc no 6cc

zeramalho2004
17/02/2008, 09:26
pessoal é o seguinte, eu vou montar um motor 6cil de silverado no meu opala que era 4cil, mas quero usar o cambio 5 marchas do 4cil mesmo, tirei aquela tampa e inverti a posiçao para jogar a alavanca para frente, mas como faço para adaptar o setor de comando do eixo seletor? pois ele fica bem para tras e nao tem como encaixar a alavanca nele!!!

ajudem por favor, abraços.

Kim
17/02/2008, 11:38
Hummm....

Caro zeramalho2004!

Não precisa inverter a tampa do trambulador não!!!

Você tem é que trocar o cambio mesmo, de preferência por um 4m, pois esse de 5m do 4cil não aguentará o torque do motor, na primeira mandada, as engrenagens se deteriorarão.:shock:

Então, pense na possibilidade de se colocar um cambio com uma resistência maior, para que não tenha dor de cabeça com freqüência.

Abraços.

kim.

zeramalho2004
17/02/2008, 12:32
Hummm....

Caro zeramalho2004!

Não precisa inverter a tampa do trambulador não!!!

Você tem é que trocar o cambio mesmo, de preferência por um 4m, pois esse de 5m do 4cil não aguentará o torque do motor, na primeira mandada, as engrenagens se deteriorarão.:shock:

Então, pense na possibilidade de se colocar um cambio com uma resistência maior, para que não tenha dor de cabeça com freqüência.

Abraços.

kim.
fala amigo kim, mas entao é que eu quero usar esse cambio mesmo pois é 5 marchas e o carro é para uso normal do dia-a-dia e ja vi varios opaleiros usar esse cambio afim de economia pois o 5m do 6cil original alem de raro é muito caro, e ainda mais eu vou usar o diferencial do 4cil tambem nao vai forçar muito o cambio por ser bem curto. ja ouvi falar que tem uma adaptaçao no setor para poder inverter a alavanca de posiçao pois o motor 6 cil "empurra" o cambio para tras e a alavanca nao ira encaixar no assoalho/console, mas nao sei como fazer...

Kim
17/02/2008, 14:57
Opa zeramalho2004!

Bem, sobre como proceder fico te devendo a resposta, mais creio que aparecerá alguém com mais experiência do que eu para te auxiliar nesse assunto.

Sobre a mudança que está procedendo, afirmo que está colocando um excelente motor, mais ficará faltando transmissão, o que poderá acarretar um consumo de combustível maior do que o esperado.

O diferencial do opala e 6cil é 13x46, sei porque troquei um por esses dias.

O cambio de 5m do 6cil é como falou, raro, mais não aguenta muita coisa não.

Vamos aguardar mais alguém se pronunciar.

Abraços.

Kim.

mgrilo
26/08/2008, 07:22
Seguinte tenho um opala com motor de silverado e a caixa 5 marchas do 4cc não aguenta, ja pulou a trava da 5, ja quebrou o dente da 5 duas vezes, uma delas chegou a quebrar a parte traseira de aluminio. em resumo a engrenagem da 5 é pequena e fraca para o 6cc. Estou partindo para uma caixa de silverado , mas acho que a caixa da c-20 ou a-20 aguenta tambem, para usar a mesma embreagem e o motor de arranque, estou adaptando o braço de acionamento da embreagem do opala, o cardã, e o suporte da caixa a posição do trambulador bate com a posição do cambio do opala. Qualquer duvida pergunte.
madgrilo@brturbo.com.br