Conectar

Ver Versão Completa : Suspensão para CJ5

P4ND4
17/02/2008, 08:46
Senhores estou pesquisando sobre o assunto e encontrei uma opção de suspensão para o CJ5, gostaria de saber se alguém possui este equipamento instalado em suas viaturas.
Produto vendido pela empresa ASKBY, kit suspensão é o HDS CJ 5 Willys 4,5" com molas ( kit acompanha molas dianteiras e traseiras, jumelos ,amortecedor HDS e chega a compartar pneus de tamanho 33").

Sergio Rocha
17/02/2008, 09:03
Senhores estou pesquisando sobre o assunto e encontrei uma opção de suspensão para o CJ5, gostaria de saber se alguém possui este equipamento instalado em suas viaturas.
Produto vendido pela empresa ASKBY, kit suspensão é o HDS CJ 5 Willys 4,5" com molas ( kit acompanha molas dianteiras e traseiras, jumelos ,amortecedor HDS e chega a compartar pneus de tamanho 33").

Quanto a suspensão não conheço.Já a empresa.........

Pesquise bastante antes de comprar, eles tiveram alguns problemas por aki, principalmente com entregas.

[]':discordo:

P4ND4
17/02/2008, 22:28
Quanto a suspensão não conheço.Já a empresa.........

Pesquise bastante antes de comprar, eles tiveram alguns problemas por aki, principalmente com entregas.

[]':discordo:

Obrigado pelo toque, bem acho melhor eu buscar outra alternativa que esteja mais fácil, quem sabe trocar os feixes de molas por peças novas e comprar amortecedores Rancho RS 9113, seria melhor?

Grato

Pagani
18/02/2008, 08:46
Primeiro defina o que vc quer fazer com a viatura. Trilha, estrata (conforto). Tipo de pneu a ser usado...

[]´s

P4ND4
18/02/2008, 20:27
Primeiro defina o que vc quer fazer com a viatura. Trilha, estrata (conforto). Tipo de pneu a ser usado...

[]´s

Pagani, a minha viatura é para trilha, o fator conforto, é dificil para o jeep, estou pesquisando o assunto suspensão pois aqui onde moro ainda não achei ninguém que me desse alguma solução, uns mandam por amortecedor de Toyota, outras da Ranger, arquear feixe de molas, outras trocar os jumelos, passar as molas por cima do eixo, outros deixe no mesmo lugar. Ufá e tanta solução que ai procurei Forum 4x4 que em muitos momentos eu sempre acabo pesquisando. Por que o itém suspensão? Acho o meu jeep com muito molejo, inclina muito fácil, já tombei com a viatura, venho observando que os amortecedores já passaram do tempo e gostaria de investir no assunto.
Fico grato com sua atenção e desde já agradeço o questionamento.
Portanto é um jeep que possui a parte de suspensão original, com amortecedores do jeep, uso pneus tamanho 750.16 ( fronteira ), para uso em trilhas médias e pesadas, faço alguns deslocamentos mais a maior parte do tempo é em trilha.

Atenciosamente
P4ND4

Rogério Tortato
18/02/2008, 20:39
olá Panda,

amigo, se já tombou com sua viatura talvez esteja na hora de realmente alterar algo.

veja, se voce pesquisar no fórum, vai encontrar uma infinidade de tópicos falando das mais diversas suspensões adaptáveis nos jeeps.

só uma dica rápida.

se voce quer somente fazer trilhas comuns, leves ou médias, ou até mais pesadas um pouco com pneus 33", nem precisa mexer na suspensão.

talvez endurecer um pouco os feixes, ou mesmo trocá-los e botar uns amortecedores novos seria uma solução barata.

eu adaptei feixes da band e ficou muito bom, melhora a estabilidade, o curso e o conforto. sim, pra jeep até que tá macio.

talvez não precise gastar rios de dinheiro pra fazer algo que não irá ser útil, ou que será sub utilizado.

por isso o colega disse "primeiro defina pra que quer o jeep".

se tiver dificuldade em pesquisar, peça ajuda aos moderadores, ou mesmo aqui neste tópico que ninguém vai se recusar a te ajudar.

abração.

Sergio Willys
18/02/2008, 22:29
Olá Panda;
Falando do qu eu fiz, foi no fim uma solução razoável. Minha utilização está em linha com a sua. O pessoal chama de "Humanização da Suspensão", e embora criticado por alguns, deixa o carro um pouco mais macio para andar na cidade. Retira-se 2 molas de cada feixe.
É claro que esta solução, como qualquer ação, gera possíveis incoveniências. As molas restantyes ficam mais exigidas que na configuração norrmal, o carro deita mais nas curvas....
Mas o conjunto da obra (custo e benefício) ficou bom.
Boa sorte!!!

coloma
19/02/2008, 12:42
Olha eu tenho um cj5 1966 e ainda esta no processo reforma ou seja so andei uma vez para levar ao detran para passar para meu nome mas o que observei é que os feixes de mola batem muito.Como so vou utilizar para desfilar na minha cidade os pneus sao originais, troquei os amortecedores pelo de KOMBI traseiros e agora vejo que preciso fazer algo pelos feixes.Um amigo do forum me falou que os da BAN ficam legais mas a minha duvida é se é facil adaptar a estrutura do jeep.

Garra4x4
21/02/2008, 19:48
Existem milhares de mágicas ... o P4ndA vai ficar bem confuso ! rsrsrsrss...

Rogério Tortato
21/02/2008, 20:30
Olha eu tenho um cj5 1966 e ainda esta no processo reforma ou seja so andei uma vez para levar ao detran para passar para meu nome mas o que observei é que os feixes de mola batem muito.Como so vou utilizar para desfilar na minha cidade os pneus sao originais, troquei os amortecedores pelo de KOMBI traseiros e agora vejo que preciso fazer algo pelos feixes.Um amigo do forum me falou que os da BAN ficam legais mas a minha duvida é se é facil adaptar a estrutura do jeep.

coloma,

é fácil, fácil,

basta a voce comprar um kit com os quatro feixes, que já vem prontos, trocar os suportes e pronto.

também tem tópicos muito bons sobre isso no fórum, é só dar uma pesquisadinha.

normalmente a turma coloca os feixes dianteiros da band no jeep, tanto na traseira, como na dianteira.

eu coloquei os dianteiros na dianteira e os traseiros na traseira. acho que ganhei em conforto, mas também existem desvantágens.

boa sorte na empreitada.

abraços.

Rogério Tortato
21/02/2008, 20:31
só pra complementar.

os feixes da band para o jeep, não precisam ser completos. terão no máximo tres ou quatro molas (lâminas).

abraços.

Flavio Ramos
21/02/2008, 20:35
Sérgio Willys, quais as molas do feixe especificamente temos que tirar?

Sergio Willys
22/02/2008, 12:27
Flavio;
São as duas últimas (as menores). Vou fotografar a viatura e postar por aqui.
Abraços

Julinot
22/02/2008, 13:28

[]´s

Pagani...
digamos que eu queira um Jeep confortável - se é que isso é possível, ou pelo menos, bem menos desconfortável do que os que utilizam suspensões normais. Diga-me, por favor... o que deveria fazer ?

Flavio Ramos
04/03/2008, 10:35
Sergio, tô aguardando as fotos véi!!!!!
Valeu,

Flavio Ramos
04/03/2008, 10:39
Julinot, também tenho essa curiosidade!!!! Acho que, se não queremos investir uma grana no kit de suspenção da toyota, a melhor solução é essa que o Sergio mencionou, ou alguém aqui no forum tem outra sugestão????
Abraço,

Gustavo de Olliveira
05/03/2008, 07:33
Eu mesmo adaptei , na dianteira do meu CJ as molas de Toyota , coloquei 3 laminas , sendo a mestra a segunda e na ordem do feixe original de toy a que seria a quarta. Ficou muito bom , quem anda no meu jipe sempre elogia o conforto . além disso melhorou o desmpenho em trilha pois tenho o curso de suspensão um pouco maior.
Agora arranjei um par de feixes da blazer e irei adaptar na traseira, acredito que ficará bom, trata se de um esquema legal, são só duas molas do mesmo tamanho e com ação "individual" uma mola apoia a outra com uma borracha. Quando estiver pronto posto aqui o resultado .

Elmer_Jeep
05/03/2008, 09:33
o problema de usar poucas laminas é o axle-wrap, principalmente no eixo trazeiro...

cuidado, pra não aumentar a dor de cabeça.

(pra quem ainda não sabe o que é axle-wrap use a pesquisa)

[]'s

Ramone
05/03/2008, 11:04
Pessoal, ja andei em Jeep com feixes originais e molas helicoidais e era consideravelmente confortável. Acredito que com feixes toy seriam ainda mais.

Essa idéia é viável? Qual a desvantagem?

Elmer_Jeep
05/03/2008, 15:48
Ramone essa idéia que vc fala é o tal de kit fess.

Feixes band dispensam esse tipo de gambi.

Pesquise no fórum sobre kit-fess pra ver as opiniões.

[]'s

Gustavo de Olliveira
06/03/2008, 20:04
ola Elmer , ( em se falando de colocar as molas da blazer 2 laminas)quanto ao axle wrap acredito que n~ao terei problemas pois apesar da Blazer usar apenas duas molas esta em conformidade com um projeto elaborado para um veiculo mais pesado e com um torque bem maior do que a maioria dos Cjtas. Ainda nao instalei mas logo poderei ralatar...

Elmer_Jeep
07/03/2008, 09:27
mas a Blazer não tem somente o par de feixes segurando o eixo.

Além do estabilizador tem também um amortecedor transversal no topo da carcaça do diferencial(não sei se todas). Querendo ou não estes recursos "amarram" mais a suspensão.

[]'s

Gustavo de Olliveira
11/03/2008, 07:34
Realmente Elmer, a blazer possui mais estes "recursos"
Passei o FS trocando a suspensão, ontém e hoje estou acertando alguns detalhes, acho que ainda hoje poderei fazer um teste, mas ao que parece ficou boa. ( firmeza, torção )
Depois vou fazendo o acerto do que for necessário.

Rogério Tortato
11/03/2008, 12:08
ola Elmer , ( em se falando de colocar as molas da blazer 2 laminas)quanto ao axle wrap acredito que n~ao terei problemas pois apesar da Blazer usar apenas duas molas esta em conformidade com um projeto elaborado para um veiculo mais pesado e com um torque bem maior do que a maioria dos Cjtas. Ainda nao instalei mas logo poderei ralatar...

e tem outra coisa além do que foi dito pelo Elmer: as blazers são feitas pro asfalto e por isso têem relação longa de diferencial, o que representa menos torque transferido ao solo.

nos jeeps, normalmente buscamos as relações mais curtas possíveis, tanto na t-case, como nos diferenciais e isso sim é que causa a "torção do eixo".

além do que, vale lembrar, estamos cada vez mais aumentando a cavalaria e o torque de nossos motores, sendo que tal recurso, aliado a um diferencial muito curto, deixa o conjunto muito mais propenso à torção.

então, antes de fazer algo definitivo, leve tais fatores em consideração.

abraços.

Sergio Willys
11/03/2008, 18:57
Parece brincadeira, mas conjugar ao mesmo tempo máquina fotográfica, Jeep, Trabalho, Família e tempo não é fácil. Mas lá vão (lavagem grande) as fotos do eixo dianteiro.113439

113440

Gustavo de Olliveira
12/03/2008, 22:38
Ae galera, instalei e testei as molas da blazer e o que posso dizer e que RECOMENDO
o jipe ficou numa altura que considero ideal , nao deixou de ser jipe ou melhor dizendo continua com a firmeza necessaria , lembrando que o objetivo principal do meu CJ sao as trilhas ,
Ganhou em conforto , a nao terei mais problemas de jipe torto pro lado , outro detalhe e que ja tinha instalado na dianteira os feixes de toy ,
No final avalio que o conjunto de suspensao ficou bem equilibrado, em outras palavras ficou show de bola ,Nunca anexei fotos mas vou tentar postar aqui amanha

Gustavo de Olliveira
12/03/2008, 22:46
Amigo Rogerio Tortato levei em consideracao o fato de estar usando o motor ohc que nao e tao forte e o peso do cj , alem disso o esquema de substituir por molas de toy nao e tao diferente das da blazer em robustes e espessura , Daqui a algum tempo poderei afirmar com certeza se o projeto nao tem ~sequelas .
Ja estao definitivamente instaladas

coloma
14/07/2008, 09:08
Amigos esse kit com 4 feixes que vcs falam é substituir aqueles filetes por TOYATA BAND ou S10 ?o meu CJ5 AINDA CONTINUA COM PROBLEMAS NOS FEIXES.Um lado sempre baixo eu acho isso em ferro velho?

Pedro Freitas
14/07/2008, 17:14
Amigos esse kit com 4 feixes que vcs falam é substituir aqueles filetes por TOYATA BAND ou S10 ?o meu CJ5 AINDA CONTINUA COM PROBLEMAS NOS FEIXES.Um lado sempre baixo eu acho isso em ferro velho?

Em ferro velho acho difícil.
Procure em algum posto de molas, com certeza eles vão ter uma solução. :concordo:

[]'s

coloma
14/07/2008, 22:49
Em ferro velho acho difícil.
Procure em algum posto de molas, com certeza eles vão ter uma solução. :concordo:

[]'s
muito obrigado pela dica

victor massinha
15/07/2008, 09:04
o pessoal que conheço que fez tal alterçao dos feixes originais do willys pelos da toyota adoraram o resultado! agora se vc preferir tambem pode optar por trocar as molas por outras novas originais do willys mesmo, a diferença é clara, mas agora o jeep tem a deficiencia de o chassis ser muito estreito causando o efeito molejo, o que eu ja vi fazer é colocar um tipo de uma extensao no chassis deixando os suportes dos feixes mais para fora melhorando a estabilidade!

victor massinha
15/07/2008, 15:21
bem tenho algumas duvidas a respeito dos feixes da bandeirante; quais sao as principais desvantagens na troca dos originais do willys? quantas laminas sao usadas pois a band é mais pesada, teria que reduzir a quantidade de laminas no feixe? e outra duvida é se seria possivel colocar jumelo revolver no feixes da bandeirante?

Elmer_Jeep
15/07/2008, 17:30
Victor, temos um tópico aqui com bastante conteúdo sobre a adaptação de feixes de toyota no CJ, de uma lida la que vc vai esclarecer várias dúvidas e assim evitamos que o assunto se torne repetitivo.

Molas de Toyota no CJ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=277)

[]'s

victor massinha
15/07/2008, 18:36
obrigado pela dica!

TOBIAS
16/07/2008, 11:37
Senhores bom dia,

Peço desculpa pela carona que estou pegando neste topico, pois tenho duvidas, que são imensas, quanto ao que realmente tem que ser mudado e alterado para a adaptação da suspensão com mola de toyota, o tão famoso (Kit toy).

Elmer,
Sua sujestão quanto ao topico e valida, só que as informações são muitas e falam mais sobre se a adaptação no sentido dela ficar boa ou não é isso ja tenho certeza que vai ficar bom.

Então a minha pergunta é:

Qual as peças, cardans, suportes, etc que devem ser trocadas ou adaptadas?
O alongamento do chassi deve ser feito como? ou se kit toy pode ser colocado se alongar o chassi?
os amortecedores devem ser trocados ou adaptados? se adaptados devem ser colocados onde, mais para frente ou para tras?
Qual marca?

Se for possivel Colocar fotos e esquemas pois não tenho referência nenhuma quanto a oficina que poderar fazer o serviço, e terei que pelo menos contestar o meca que vai fazer o serviço na oficina de molas que so trabalha com caminhoes e onibus.

Ficarei muito grato com a sugestões de vcs pois comprei o quite e esta para chegar.

um abraço e valeu a força.:concordo:

Elmer_Jeep
16/07/2008, 12:41
Se vc ler todo o tópico vai encontrar todas as respostas, inclusive fotos, lá discutimos sobre muita coisa além dos feixes, chassi não precisa mexer, os amortecedores mais indicados são os trazeiros da ranger, falamos no posicionamento também e vários outros detalhes desta adaptação.

victor massinha
16/07/2008, 16:48
elmer, eu li todos os topicos e se estiver errado por favor me corrija, mas eu nao achei onde dizia que nao tem que fazer o alongamento do chassis que foi o que me deixou mais desanimado para tal transformaçao, mas agora se nao precisar fazer tal alteraçao ficarei muito mais entusiasmado para fazer tal mudança.

Sergio Rocha
16/07/2008, 18:13
elmer, eu li todos os topicos e se estiver errado por favor me corrija, mas eu nao achei onde dizia que nao tem que fazer o alongamento do chassis que foi o que me deixou mais desanimado para tal transformaçao, mas agora se nao precisar fazer tal alteraçao ficarei muito mais entusiasmado para fazer tal mudança.

Mas vc encontrou em algum lugar dizendo que precisa alongar ? :mrgreen:

Brincadeias a parte, procura na TT4 que eles tem o Kit completo, pronto para instalar.Existem diversos modelos de feixes de Toyota.

http://www.tt4.com.br/

[]'

victor massinha
16/07/2008, 19:44
sergio este kit da tt4 fica tao bom quanto fazer a transformaçao mais "artesanal"?
obrigado