Conectar

Ver Versão Completa : Consumo Cherokee

falcanbhz
16/02/2008, 11:04
Prezados... a um ano e meio atras me desfiz da minha cherokee... limit v8... que chupava uma cana danada... pois bem

Eu não resisto a estes carros... gostaria de saber a media de consumo de uma cherokee sport 99 automatica 4.0... grato..:concordo::concordo:

nzardo
16/02/2008, 12:46
Falcan,

A minha em transito de SP faz em média de 5 a 6Km/l e na estrada de 9 a 10 km/l ........ mas se vc roda muito tem a opção do GNV..... :concordo:

Darwin
17/02/2008, 00:07
Falcan,

A minha em transito de SP faz em média de 5 a 6Km/l e na estrada de 9 a 10 km/l ........ mas se vc roda muito tem a opção do GNV..... :concordo:
Falcanbhz,

a minha XJ 98 auto tá fazendo no máximo 5Km/l na cidade... mesmo andando pianinho à 2.000rpm... tá "florida"... na estrada ainda não medi... tô propenso mesmo a ir pra um GNV bem colocado.

[ ]'s

ALBERTO ORIOLI
17/02/2008, 13:43
Prezados... a um ano e meio atras me desfiz da minha cherokee... limit v8... que chupava uma cana danada... pois bem

Eu não resisto a estes carros... gostaria de saber a media de consumo de uma cherokee sport 99 automatica 4.0... grato..:concordo::concordo:

Falcan,

a minha ZJ 97 ta fazendo 4 km/l na cidade (é brabo!!) e 6,5 na estrada. No GNV faz 5,3 km/cm³ na cidade e 7,1 na estrada.

Abraço,

Humberto Baldisseri
17/02/2008, 18:43
Caro colega,
A minha XJ 98 auto está fazendo por volta de 5 Km/l entre cidade e um pouco de estrada.
[]'s Humberto

vendra
18/02/2008, 00:00

A minha faz 5,5 na cidade, na estrada não sei ao certo, pois é lá que a gente desconta o atola o pé. Mas não passa de 8,0 .Uma vez fiz 9,0 de Curitiba a Floripa, mas só faltou descer para empurrar e aquela monotonia . Se for para ter 4.0 e andar que nem 1.0 , compra logo um 1.0 e sossega.

gutoxj98
18/02/2008, 00:03
acho que as XJ nao fazem mais de 5.5 a 6 mesmo.......e na estrada nao passa de 9 tbem.

NO GNV a minha faz 7 km/m3 na cidade e 11 na estrada...... custando aqui em SP 1,099 compensa muito.

abs

Barreto
21/02/2008, 14:18
Tenho uma 5.2 V8, estou a dois anos com ela... nem quero saber e nunca medi!!! uaauhauauahuahauh

nzardo
25/02/2008, 17:34
Minhas excelentes médias de consumo foram pro saco..... com os 31' agora ela ta fazendo uns 5 Km/l na cidade e na estrada quase 8,5 Km/l com pésinho dileve..... :(

offroad
26/02/2008, 10:02
Tenho uma 5.2 V8, estou a dois anos com ela... nem quero saber e nunca medi!!! uaauhauauahuahauh

:dance::dance::dance::dance::dance::dance::dance:

Glaicon
10/03/2011, 07:19

Neste feriado de carnaval saí com esposa e filhos de Florianópolis e fomos para Maringá/PR.
De lá fomos ainda para um condomínio à beira do rio Paranápanema.
Total de distância percorrida: 1.700 Km's, sendo 97% disto em rodovia.
Andando sempre entre 110 e 140 Km/h. GPS registrou máxima de 159 Km/h.
Média geral nas 4 abastecidas: 7,775 Km/l.
No mesmo tipo de tocada entre estas cidade, nosso amigo de Maringá faz 9,00 Km/l de Fiat Marea 1.8.
Então, acho que foi uma boa média.
Só o pedágio que foi triste: R$ 95,00 no total.:confused:
Ahh, e também o radar da PRF, que me pegou a 130 Km/h perto de Curitiba.:evil:

Reginaldo B
10/03/2011, 10:32
Na cidade a minha não passa de 5,5, mas na estrada viajei de Curitiba a Mangueirinha, quase 800 km ida e volta, com 4 pessoas na viatura e muita tralha de pescaria, consegui a média de 8,2 km/l, andando na faixa de 110 km/h.

sicoti2010
10/03/2011, 22:26
Minha Laredo 4.0, 6 cl, 97
Na cidade , inferno Sampa 5,2, na mainha.... só no cheiro
Na Estrada 7,3 sentando a pua,, meu pé é meio que pesado...

Hércules

Glaicon
11/03/2011, 07:51
Na cidade a minha não passa de 5,5, mas na estrada viajei de Curitiba a Mangueirinha, quase 800 km ida e volta, com 4 pessoas na viatura e muita tralha de pescaria, consegui a média de 8,2 km/l, andando na faixa de 110 km/h.

Na ida e volta nos trechos duplicados, Florianópolis>Ponta Grossa, Ponta Grossa>Florianópolis, ela fez 8,1 e 8,2 Km/l.
Nos trechos simples, onde se fez mais ultrapassagens e mudanças de marcha, é que fez baixar a média.
Andando a 110 ou 130 Km/h não há quase variação de giros do motor, fazendo as médias ficarem bem parecidas.
E sempre com o ar condicionado ligado.:concordo:

JOFRAN
11/03/2011, 07:58
:mrgreen:.
Caros Foristas,
O problema não é o con$umo, nem o bol$o. Em alguns carros,é o desperdicio e a poluição.
Jofran.
EX- XJ AUT. 98.

Frodo
11/03/2011, 08:19
kkkkk
6cc 4.0 190hp 6cidade 8~8,5estrada
gnv 7,5cidade e 10~11estrada! \o/

uno da esposa (novo uno) 1.0 ±70hp 9cidade :evil:

Celso Rolim
19/03/2011, 10:49
Por isso que eu digo para quem me fala..." noooosssaaaaaa" motor V8..., tô fora!!!!, bebe pra carai......, ; Um puco bebe mesmo:mrgreen::mrgreen:, mas pra andar de 1.8 fazendo 6/ 7 na cidade e 9/ 10 na pista, com certeza fico com meu V oitão, 4,5 cidade e 6 /6,5 pista, e é carro de sobra:dance:

pw44
19/03/2011, 11:28
Por isso que eu digo para quem me fala..." noooosssaaaaaa" motor V8..., tô fora!!!!, bebe pra carai......, ; Um puco bebe mesmo:mrgreen::mrgreen:, mas pra andar de 1.8 fazendo 6/ 7 na cidade e 9/ 10 na pista, com certeza fico com meu V oitão, 4,5 cidade e 6 /6,5 pista, e é carro de sobra:dance:

O meu WJ 4.7 está fazendo entre 5 e 5,5 na cidade e entre 8,5 e 9 na estrada (cruise em 110km/h).
Melhor que o fiat strada 1.8 que faz 6 na cidade..... :lol:

Sergio Rocha
19/03/2011, 18:39
O meu WJ 4.7 está fazendo entre 5 e 5,5 na cidade e entre 8,5 e 9 na estrada (cruise em 110km/h).
Melhor que o fiat strada 1.8 que faz 6 na cidade..... :lol:

A minha Xj faz 5 na cidade, pé leve.
A minha Strada Adventure 1.8 faz 8 na cidade, pé normal para pesado.
O PT Cruiser da minha mulher faz 6 na cidade.

Cherokee bebe pra KCT. Quem usa é maluco.

Eu adoro a minha.Sou maluco e to muito satisfeito.

[]´:mrgreen:

Beto Carioca
21/03/2011, 15:27
Galera tenho uma laredo 4.0 98 com pneus 31" e nunca passa de 5 Km. É dureza, mas é uma CHEROKEE e o resto, é o resto né!!!

Carloshts
21/03/2011, 22:32
5 é o numero na cidade com a zj.

MauMauZJ98
22/03/2011, 18:56
Aproveitando o assunto galera como faço pra interpretar os valores indicados no comp. do console superior (media, consumo instantaneo e etc.), pois tenho uma GC LTD 5.2l 98, e ate agora nao consegui entender como calcular aqueles valores:putz:.

Grato a todos

Mauricio.

andretomasi
22/03/2011, 22:06
Aproveitando o assunto galera como faço pra interpretar os valores indicados no comp. do console superior (media, consumo instantaneo e etc.), pois tenho uma GC LTD 5.2l 98, e ate agora nao consegui entender como calcular aqueles valores:putz:.

Grato a todos

Mauricio.
É em Litros x 100 km, então o ideal é o mais próximo possível de 10, seria o equivalente a ela estar fazendo 10km/l.. Por exemplo:

Indicação do computador - Indicação em km/L
5_____________________=_______ 20km/l
10____________________=_______ 10km/
20____________________=_______ 5km/l

[ ]'s

MauMauZJ98
23/03/2011, 18:32
É em Litros x 100 km, então o ideal é o mais próximo possível de 10, seria o equivalente a ela estar fazendo 10km/l.. Por exemplo:

Indicação do computador - Indicação em km/L
5_____________________=_______ 20km/l
10____________________=_______ 10km/
20____________________=_______ 5km/l

[ ]'s

Caracas parcero a minha ta marcando 30,01 entao quer dizer que ta fazendo 3,33 km/l:shock:, por isso que a gasosa nao da nem pro cheiro, vou ter de ver isso logo, pois pelo que vi a media seria em torno de 4,5 a 5.:parede:.

Sergio Rocha
23/03/2011, 18:48
Os pneus são do tamanho original ?

[]´

andretomasi
23/03/2011, 19:18
Depende dos pneus, do pé, e também esse computador de bordo não é muito confiável, quando fiz média na estrada, enchendo o tanque, rodando 1000km e calculando, o computador sempre dizia que estava gastando mais do que a média real.

[ ]'s

Carloshts
24/03/2011, 19:27
Divida 100 pelo valor que aparece na opção avg que é de consumo medio (average). Tem uma opção de consumo instantaneo. Essa da pra ver se vc esta dirigindo de forma economica. pra zerar qdo encher o tanque, aperte os dois botões ao mesmo tempo.[]

Cadü Smith
24/03/2011, 20:13
:mrgreen:.
Caros Foristas,
O problema não é o con$umo, nem o bol$o. Em alguns carros,é o desperdicio e a poluição.
Jofran.
EX- XJ AUT. 98.

É verdade . Além da poluição, a questão do consumo influencia na AUTONOMIA. Quanto mais bebe, mais cedo tem q parar pra abastecer . A não ser que reboque uma carretinha tanque .. hehehehe , o que inclusive faria o consumo aumentar consideravelmente também.
logo, preferência minha mesmo é por um motor mais ou menos , nem tão econômico ( FRACO MESMO ) e não tão gastão ( pra que mais de 200 CV se na trilha agente usa reduzida a maior parte do tempo ? ) .

O meu Vitara é daqueles raros c motor V6 de 24valvulas . Quando troquei meu Niva por ele , uma das preocupações foi o consumo , mas pra minha surpresa era mais econômico que o Niva !!! Isso se deve ao fato da tecnologia do motor ( URSS X Japão , hehehe ) , o V6 é injeção, o Niva carburado .
Outro fator interessante tb é o seguinte, um motor bem econômico e de pouca potência tem que pisar mais em várias situações ( ultrapassagens, longas ladeiras , etc ) enquanto que um motor um pouco maior e mais potente tem mais reserva, e vc não precisa atolar o pé toda hora , dá pra fazer uma média até melhor . É por isso que muitas vezes um motor 1.6 é mais econômico que um 1.0 !!! Principalmente na comparação da média ( urbano e estrada )

E as Cherokas são um tesão de SUV. Meu tio já teve duas XJ.. show de bola

saudações a todos

zero_sp
24/03/2011, 20:37
Entre 5 e 6 na XJ
Depende o quanto chove em SP :parede:

Na cidade uns 7 mais um monte de pedágio :parede:

Zé Roberto

andretomasi
24/03/2011, 20:52
Morram de inveja, consigo fazer 12 andando na BR 386, a 80km/h, sozinho sem bagagem :D .. mas normalmente o pezinho não se aguenta, e o consumo vai lá pros 7 ou 8, a 100 - 120 km/h.

No GNV tá fazendo 10 na estrada, na cidade o GNV vai tão rápido que tenho a impressão que faz uns 2km/m³, não sei se é o anda-para-acelera-freia.. falando nisso estou vendendo o kit, se alguém tiver interesse :D

[ ]'s

IgorHp
24/03/2011, 23:48
Na minha LX 5.9, consegui rodar com 5Km/l na cidade e 9,18Km/l na estrada.

Frodo
25/03/2011, 07:51
Morram de inveja, consigo fazer 12 andando na BR 386, a 80km/h, sozinho sem bagagem :D .. mas normalmente o pezinho não se aguenta, e o consumo vai lá pros 7 ou 8, a 100 - 120 km/h.

No GNV tá fazendo 10 na estrada, na cidade o GNV vai tão rápido que tenho a impressão que faz uns 2km/m³, não sei se é o anda-para-acelera-freia.. falando nisso estou vendendo o kit, se alguém tiver interesse :D

[ ]'s
Se na estrada o teu faz 10 com GNV então deve fazer uns 6~7 na cidade.
Tirar o gnv da xj! Tá maluko? Vai usar a cherokee só na trilha?

andretomasi
25/03/2011, 10:32
Pior que não Ruan, quando ando sem parar muito o GNV rende, mas se ficar em engarrafamento, anda-e-para etc, parece que ele se vai mais rápido que a gasolina. Pelo menos é minha impressão, ainda não calculei média na cidade.

Vou tirar porque:
A. Minha cidade no interior do RS não tem GNV, nem perto, só uso quando estou em Porto Alegre.. pra viajar pra lá são 1000km ida e volta, o GNV só dura 200, os outros 800 rodo na gasolina e não tem posto no caminho com gás. A outra opção seria Santa Maria ou Passo Fundo (~600km ida e volta), mas também não compensa, e raramente vou pra essas bandas.
B. O espaço no porta-malas tá fazendo uma falta do carvalho!

Como tenho usado pouco o GNV, pra mim não tá valendo a pena. Se eu viajasse bastante lá pra cima, SC / PR / SP, ou se rodasse bastante com ela em Poa, seria mais vantajoso..

[ ]'s

zero_sp
25/03/2011, 19:03
Entre 5 e 6 na XJ
Depende o quanto chove em SP :parede:

Na cidade uns 7 mais um monte de pedágio :parede:

Zé Roberto

Ai :putz: que burro :parede: Acho que é o remédio, muito forte :rolleyes:

Queria dizer na ESTRADA uns 7 mais um monte de pedágio

abs

Frodo
27/03/2011, 02:46
Pior que não Ruan, quando ando sem parar muito o GNV rende, mas se ficar em engarrafamento, anda-e-para etc, parece que ele se vai mais rápido que a gasolina. Pelo menos é minha impressão, ainda não calculei média na cidade.

Vou tirar porque:
A. Minha cidade no interior do RS não tem GNV, nem perto, só uso quando estou em Porto Alegre.. pra viajar pra lá são 1000km ida e volta, o GNV só dura 200, os outros 800 rodo na gasolina e não tem posto no caminho com gás. A outra opção seria Santa Maria ou Passo Fundo (~600km ida e volta), mas também não compensa, e raramente vou pra essas bandas.
B. O espaço no porta-malas tá fazendo uma falta do carvalho!

Como tenho usado pouco o GNV, pra mim não tá valendo a pena. Se eu viajasse bastante lá pra cima, SC / PR / SP, ou se rodasse bastante com ela em Poa, seria mais vantajoso..

[ ]'s
Opa, não tinha pensado nesta variável...posto gnv por perto.
Eu tirava o gnv com certeza...:mrgreen:
Aquele trombolho come o porta malas e peeeeeesa. :(

Miltinho
27/03/2011, 21:24
Prezado tenho uma LX 5.9 - Velas de Iridiun, Cabos de Silicone de 11 mm, Filtro de Ar Esportivo KN cônico. Ando dentro do limite de velocidade permitido (110 / 120), e NUNCA fiz mais que 7 km na estrada. Como voce consegue fazer está média?
Já tive uma 5.2 e o máximo que consegui, foi 7,2 numa viagem a Buenos Aires.
Será bem vindo a sua dica.
Grato.

Rones Jr
27/03/2011, 22:47
Conseguia com minha ex XJ 99...5 -6 na cidade e 9/10 na estrada a 100 - 120 km/h...pé bem leve nas retomadas. No GNV com 18 m3....conseguia 120 km com uma abestecida e na estrada consegui 200 km...no trajeto Vix/Rio.

IgorHp
28/03/2011, 13:49
O percurso que consegui fazer essa média eram somentes retas sem muitos aclives , pouco transito (caminhoes) e o piloto automático setado em 110km/h, andando apartir das 4:30 da manhã, além do tanque cheio de gasolina podium. Demais detalhes de manutenção tudo feito antes de viajar. Percurso 650km.

andretomasi
28/03/2011, 13:52
O percurso que consegui fazer essa média eram somentes retas sem muitos aclives , pouco transito (caminhoes) e o piloto automático setado em 110km/h, andando apartir das 4:30 da manhã, além do tanque cheio de gasolina podium. Demais detalhes de manutenção tudo feito antes de viajar. Percurso 650km.
Pra uma V8 acho que tá na média "ideal" dela :)

eickhoff8
29/03/2011, 07:55
Na minha LX 5.9, consegui rodar com 5Km/l na cidade e 9,18Km/l na estrada.
Tenho uma 5.2 e não consigo essa media de jeito nenhum. Na cidade no maximo 4 com muito cuidado. Na estrada talvez consigo chegar em 8 por litro mas nunca mais que isso.
OBS: usando o computador de bordo porque nao tive "coragem" de encher o tanque ainda para fazer os calculos!
Até gostaria de saber se trocando velas, cabos ou outra coisa eu poderia melhorar isso.
Abraço

fguerreiro
29/03/2011, 09:13
E como é o consumo das versões diesel?

rubensx
29/03/2011, 20:52
então eu (ainda) não tenho XJ, porém estou bem inclinado a ter uma...
pelas minhas contas vejam só, meu voyage 2009 1.0 (é eu cai no conto do vigário) faz 7km/l de alcool na cidade...

considerando que o alcool em sampa chegou aos 2,10reais... tá na gasolina (mais fraco e uma merda) e faz seus 8/9km/l de gasolina

Isso REAL mesmo, medido calculado e andando de forma a não atrapalhar ninguém na rua...

O carro realmente se rasteja na gasolina, fica uma merda... no alcool fica masumeno...

considerando esses fatores se a XJ fizer 5km/l não acho gastona, se vc consderar que faz 5km/l com ar ou sem ar ligado, com 4x4 ou sem 4x4 ligado, ainda sai barato pelo conforto que provém...

Em compensação num 1.0 seco cheio de plastico, barulhento e que a cada 4/5 meses te dá 580reais de revisão na concessionária... estou rpa te dizer que o custo x beneficio da xj é maravilhoso, mesmo sendo importada, velha e gastona...

Frodo
30/03/2011, 11:37
então eu (ainda) não tenho XJ, porém estou bem inclinado a ter uma...
pelas minhas contas vejam só, meu voyage 2009 1.0 (é eu cai no conto do vigário) faz 7km/l de alcool na cidade...

considerando que o alcool em sampa chegou aos 2,10reais... tá na gasolina (mais fraco e uma merda) e faz seus 8/9km/l de gasolina

Isso REAL mesmo, medido calculado e andando de forma a não atrapalhar ninguém na rua...

O carro realmente se rasteja na gasolina, fica uma merda... no alcool fica masumeno...

considerando esses fatores se a XJ fizer 5km/l não acho gastona, se vc consderar que faz 5km/l com ar ou sem ar ligado, com 4x4 ou sem 4x4 ligado, ainda sai barato pelo conforto que provém...

Em compensação num 1.0 seco cheio de plastico, barulhento e que a cada 4/5 meses te dá 580reais de revisão na concessionária... estou rpa te dizer que o custo x beneficio da xj é maravilhoso, mesmo sendo importada, velha e gastona...

Seguindo a linha...
Tinha um fiesta 1.6 (flex :evil:)
Hoje, com GNV, no percurso casa-trabalho, na média geral...
gasto de 2reais a mais com a xj. :mrgreen:

Frase do Emmet Brown (back to the future)...
Se é para viajar no tempo, que seja com estilo. (motivo dele pra usar delorean)

Meu caso...
Se é pra gastar com gasolina, que seja com estilo. (motivo meu pra usar xj)

IgorHp
30/03/2011, 14:04
É muito relativo o consumo de nossas viaturas, mas pelos colegas que tenho fica a media entre 4 e 5 na cidade (Observação: transito fluindo, nada de engarrafamento) e na estrada entre 8 e 9Km/l. Os carros todos originais entre rodas, filtros, e etc. E com a gasolina Podium vc ganha mais um km, o ocorreu comigo quando viajei. O próprio manual pede gasolina acima 91 octanas. Como não somos de dono de banco somos obrigado a usar no máximo a gasolina aditivada. E agora com esse aumento........:parede:

Enrico SP
30/03/2011, 14:47
Minha XJ 97, toda original, cabos e velas novos, bicos limpos, catalizador ok e ar sempre ligado faz 5 a 5,5 na cidade e entre 6,5 e 7,5 na estrada, não tem pra onde correr!

Coreh
30/03/2011, 21:07
Hoje medi o consumo da minha XJ 97/98 e deu 5,3km/l, isso andando no trânsito insuportável de Sampa. O único cuidado que tomo é não abusar na arrancada.

Apesar de brutas as Cherokees são sensíveis, se vc coloca gasolina de má qualidade ela sente logo de cara, o consumo aumenta consideravelmente, então não adianta economizar aqueles 10 centavos por litro achando que está fazendo um bom negócio. Gasolina Pódium seria o ideal, mas como o bolso não aguenta eu echo de Pódium uma vez a cada 4 tanques.

A última vez que medi o consumo na estrada foi de 8km/l, andando tranquilamente, sempre
no limite da via.

Abraxx
Coré

Xavier
01/04/2011, 00:26
Comprei minha XJ com 55.000km e hoje ela tem 83.000, anotei todos os abastecimentos que fiz e obtive os seguintes resultados:
média: 5,48 km/litro
melhor marca: 7,92 km / litro (rodovia Ayrton Senna / Carvalho Pinto)
pior marca: 3,79 km / litro (alguma trilha da vida...)
Pelo desempenho e prazer em dirigir, uma pechincha.
Quanto aos comentários sobre poluir mais porque gasta mais, vamos nos lembrar que a legislação de emissão de poluentes nos EUA de 1998 eram mais régidas do que a nossa legislação atual. Portanto, é seguro dizer que uma Cherokee Sport, com motorzão de 4 litros e 190 cavalos, produz menos porcarias que um motoreco "genérico" 2.0, 1.8, 1.6, 1.4 ou até 1.0 com metade (ou menos ainda) da cavalaria. Sem falar nos diesel pré "comon-rail".
E, me desculpe quem falou que numa trilha os 190 cavalos de uma cherokee não fazem diferença contra os pouco mais de 100 cavalos de uma Vitara 2.0, quando se engata a reduzida: isto pode até ser verdade se a tal "trilha" for uma estrada de terra com erosões, subidinhas, descidinhas e os carros estiverem vaziois. Mas, carregue uma Vitara com 4 adultos mais bagagem para fazer uma expedição pelo interior de Minas e Goiás, incluindo subidonas enlameadas, ou com erosões que precisam ser "negociadas" para serem ultrapassadas. Especialmente, se o cambio for mecânico ao contrário do automático da Cherokee. Como dizia aquele adesivo muito popular em 2003/2004/2005: "Quem gosta de motorzinho é dentista".
Xavier

Cadü Smith
01/04/2011, 02:44
Qualquer um que precise de um motor c/ mais de 140 CV numa trilha de qualquer tipo ( exceção de dunas, daí a coisa é outra ) não merece ser chamado de jipeiro.....

samurai c motor originalzinho , só pneuzão, suspensão preparada e redução mais forte tá mais do que apto pra encarar provas de rockCrawling, como a gente vê por aí aos montes, é só perguntar pro pessoal de Minas Gerais ...
Antes de escrever tem que conhecer, né ... senão passa vergonha de graça !!! hahahahaha Além disso, tem que aprender a ler com mais atenção, o que é bom em qualquer ocasião, ainda mais num lugar onde sua opinião fica registrada aos inúmeros olhos alheios

Vou tentar ser mais claro pra vc , colega Xavier . pouco importa a cavalaria do seu motor , a relação que realmente importa é a de PESO X POTÊNCIA : Pouco resolve um motor de 190 CV num carro que pesa quase igual um caminhão, certo ? Vide as Discovery III com motorzão de quase 300CV, num conjunto pesando quase 4 toneladas . Não são palavras minhas, não é " achismo " , assista ao programa britânico TopGear que faz o TESTE DE DESEMPENHO ON E OFFROAD desse carro e vai entender do que estou falando .

Quer outro exemplo ? carro de altíssima perfomance, acelerando de 0-100 Km/h em menos de 3 segundos, com um "motorzinho" 1.8 , porém o conjunto é extremamente leve, menos de 600Kg, e o motor tem TECNOLOGIA . Diferente de força bruta e ineficiente empurrada pistão abaixo . A Cheroka tem mais cavalos, e certamente maior peso , o " motorzinho " aqui gera 138 Cv pra um peso muito menor que a americana Cherokee -- E não seu chute mal dado, 100CV... putz, até um VW AP1.8i gera mais potencia que isso -- Meu motor pesa bem menos de 200Kg também !! quanto pesa SÓ o bloco da Cheroka ? hehe

Quer mais um exemplo ? O meu Vitara, com motor 6 cilindros em V, 1998cc ( 2.0 L ) , todo original, desenvolvendo 138CV contra o 6cilindros em linha da Cherokee, com o dobro de volume ( 4.0 L ) gerando míseros 190CV ... desculpa, mas pra mim isso significa um motor antiquado e gastão mesmo . Bloco de ferro ????? kkkkk coisa do século passado, hein...
o meu Vitara é mais antigo e está anos luz a frente no quesito tecnologia e durabilidade, é só vc ver a maioria dos motores japoneses dos SUV's de hoje possuem a tecnologia desenvolvida pela Suzuki junto c a Mazda . ( procure no Google : H20A , H25A, etc ) Pergunte em qualquer oficina de verdade. Carro americano não foi feito pra durar, ou o consumismo que gira a economia pára e tudo em volta sofre consequencias. Carro japones foi feito pra durar, é outra cultura, outra concepção.

veículos americanos X veículos japoneses ... é só comparar as relações de custo X benefício X desempenho. Toyota , japonês , Mitsuba , japonês , Suzuki, Japones , Nissan , Subaru ... e por aí vai.... carro japonês da década de 80 ainda é um dos mais cotados pra se preparar pra disputas de drifting, por exemplo.
Um carro japonês pouco modificado consegue facilmente vencer um carro americano da mesma época, sendo que o carro americano precisa de profundas e caras modificações...

Amigo , eu poderia escrever páginas e mais páginas desse fórum citando as vantagens de carros japoneses em relação aos americanos, o que não faria diferença nenhuma, carro é que nem mulher, cada um gosta de um tipo, de um jeito de lidar. Uns gostam mais de volume, outros do desempenho, outros preferem aparência , e por aí vai .

Mas que é uma tremenda ignorância chamar um V6 altamente tecnológico e robusto de motorzinho, daí vc atestou a sua burrice nesse assunto . Vai estudar um pouco sobre isso que ainda dá tempo , eu acho.. eu espero...

Diz aí, se já existe forno a gás , vou usar um a lenha pra que ? perder tempo e dinheiro ? Que esperteza hein... Pensei que com o tempo as pessoas produzissem mais conhecimento, fossem mais sábias , mas deixa pra lá, não vem ao caso .

Saudações , colega

E só pra jogar lenha na fogueira , eu c meu Vitara deixo sua Cheroka na poeira em qualquer situação , tiozão ...

keko
01/04/2011, 06:50
Qualquer um que precise de um motor c/ mais de 140 CV numa trilha de qualquer tipo ( exceção de dunas, daí a coisa é outra ) não merece ser chamado de jipeiro.....

samurai c motor originalzinho , só pneuzão, suspensão preparada e redução mais forte tá mais do que apto pra encarar provas de rockCrawling, como a gente vê por aí aos montes, é só perguntar pro pessoal de Minas Gerais ...
Antes de escrever tem que conhecer, né ... senão passa vergonha de graça !!! hahahahaha Além disso, tem que aprender a ler com mais atenção, o que é bom em qualquer ocasião, ainda mais num lugar onde sua opinião fica registrada aos inúmeros olhos alheios

Vou tentar ser mais claro pra vc , colega Xavier . pouco importa a cavalaria do seu motor , a relação que realmente importa é a de PESO X POTÊNCIA : Pouco resolve um motor de 190 CV num carro que pesa quase igual um caminhão, certo ? Vide as Discovery III com motorzão de quase 300CV, num conjunto pesando quase 4 toneladas . Não são palavras minhas, não é " achismo " , assista ao programa britânico TopGear que faz o TESTE DE DESEMPENHO ON E OFFROAD desse carro e vai entender do que estou falando .

Quer outro exemplo ? carro de altíssima perfomance, acelerando de 0-100 Km/h em menos de 3 segundos, com um "motorzinho" 1.8 , porém o conjunto é extremamente leve, menos de 600Kg, e o motor tem TECNOLOGIA . Diferente de força bruta e ineficiente empurrada pistão abaixo . A Cheroka tem mais cavalos, e certamente maior peso , o " motorzinho " aqui gera 138 Cv pra um peso muito menor que a americana Cherokee -- E não seu chute mal dado, 100CV... putz, até um VW AP1.8i gera mais potencia que isso -- Meu motor pesa bem menos de 200Kg também !! quanto pesa SÓ o bloco da Cheroka ? hehe

Quer mais um exemplo ? O meu Vitara, com motor 6 cilindros em V, 1998cc ( 2.0 L ) , todo original, desenvolvendo 138CV contra o 6cilindros em linha da Cherokee, com o dobro de volume ( 4.0 L ) gerando míseros 190CV ... desculpa, mas pra mim isso significa um motor antiquado e gastão mesmo . Bloco de ferro ????? kkkkk coisa do século passado, hein...
o meu Vitara é mais antigo e está anos luz a frente no quesito tecnologia e durabilidade, é só vc ver a maioria dos motores japoneses dos SUV's de hoje possuem a tecnologia desenvolvida pela Suzuki junto c a Mazda . ( procure no Google : H20A , H25A, etc ) Pergunte em qualquer oficina de verdade. Carro americano não foi feito pra durar, ou o consumismo que gira a economia pára e tudo em volta sofre consequencias. Carro japones foi feito pra durar, é outra cultura, outra concepção.

veículos americanos X veículos japoneses ... é só comparar as relações de custo X benefício X desempenho. Toyota , japonês , Mitsuba , japonês , Suzuki, Japones , Nissan , Subaru ... e por aí vai.... carro japonês da década de 80 ainda é um dos mais cotados pra se preparar pra disputas de drifting, por exemplo.
Um carro japonês pouco modificado consegue facilmente vencer um carro americano da mesma época, sendo que o carro americano precisa de profundas e caras modificações...

Amigo , eu poderia escrever páginas e mais páginas desse fórum citando as vantagens de carros japoneses em relação aos americanos, o que não faria diferença nenhuma, carro é que nem mulher, cada um gosta de um tipo, de um jeito de lidar. Uns gostam mais de volume, outros do desempenho, outros preferem aparência , e por aí vai .

Mas que é uma tremenda ignorância chamar um V6 altamente tecnológico e robusto de motorzinho, daí vc atestou a sua burrice nesse assunto . Vai estudar um pouco sobre isso que ainda dá tempo , eu acho.. eu espero...

Diz aí, se já existe forno a gás , vou usar um a lenha pra que ? perder tempo e dinheiro ? Que esperteza hein... Pensei que com o tempo as pessoas produzissem mais conhecimento, fossem mais sábias , mas deixa pra lá, não vem ao caso .

Saudações , colega

E só pra jogar lenha na fogueira , eu c meu Vitara deixo sua Cheroka na poeira em qualquer situação , tiozão ...

acho que você esta no lugar errado do fórum ,aqui é consumo de cherokee não de suzuki.
grande abraço

Glaicon
01/04/2011, 07:38
Já dizia o bom surfista enquanto tragava um cigarrinho do diabo, e fora incomodado pelo barulho alheio:
ÓUAUÊAÍÔ!:mrgreen:

Walther
01/04/2011, 08:15
No fundo, no fundo a impressão que fica é a de mais um frustrado por não ter uma Cherokee.

Rones Jr
01/04/2011, 10:29
Pois é....juro que não entendi tanta inflamação...como diria Ancelmo Góes, colunista do O GLOBO, " ...na minha terra isso é....ah ...deixa pra lá!"

Frodo
01/04/2011, 14:10
Como desatolar o troller de um amigo, ou uma rural, enterrado até o bigode?
Samurai e vitara necas, e XJ?
Bom xj aumenta o consumo tirando alguém do bosteiro.

Sergio Rocha
01/04/2011, 19:59
Eu devo estar doidão, mas me pareceu que eu li que um VITARA faz trilha ?

Aquilo nem curso de suspensão tem.

Fala sério.

rubensx
01/04/2011, 21:22

Saudações , colega

Vamo lá Sr. Cadu, vc gosta de números e eu tb, só que só teoria e só pratica nada juntos não funciona...

sem ataques e sendo objetivo

Seu vitara não chega a pesar a METADE (é mais pesado) do peso do XJ e a XJ tem o DOBRO da potencia praticamente do seu vitara... sem pesar o dobro do peso...

Ok

números mais objetivos sendo que em trilha não é só o mais leve que ganha mas sim quem tem mais torque!!!! (claro dependendo também de multiplicação de t-case). Porém se tiver um XCrawler na sua t-case dificilmente vc passará de 120km/h enquanto a XJ não precisa do XCrawler para fazer parecido e de quebra na rodovia desenvolve seus 150/170.. com segurança...

seu vitara possui 17,7kgf-m
XJ possui 31,1kgf-m

isso já te diz algo né?

bom, prosseguindo, os eixos do vitara não são mais fortes que um dana 35... então de nada adianta vc socar seu pé fazer "sei lá quem" comer poeira como diz se numa puxada mais ignorante seu eixo voa pelos lados... ou mesmo o "focinho" do diferencial dianteiro...

Se vc for considerar que o vitara para entrar numa trilha precisa de "focinho de aço" uma "t-case de samurai com xcrawler" e um belo lift, vc pega uma XJ e apenas usa qualquer kit de lift e vai pra trilha.. ainda não vi vantagem na sua "pseudo economia de combustivel"...

Se você analisar mais a fundo saberá que os motores V6 da suzuki tem justamente muito problema de cabeçote, que é o aluminio que vc tanto gosta, e historicamente seu motor dura 250mil km quando, não difícil, um motor de XJ dura entre 350 a 480mil km (há discrepâncias de até 600mil nos EUA).

Bom colocando então em miúdos, principalmente a "agressividade" de sua resposta, não quero debater infinitamente contigo algo que é óbvio...

Trilha, principalmente em lama vc tem 2 opções ou muito leve que flutue sobre a lama (um baja por exemplo) ou algo que afunde de vez encontre chão firme e tracione pra fora (uma XJ por exemplo). Depois falamos de projeto de suspensão, que da XJ pode num ser a 8 maravilha, mas ainda sim é melhor que as helicoidais dos samurais/vitaras...

Sobre disputa de Drift (eu tenho bastante embasamento sobre isso e alguns aqui sabem o porque) o motor novamente, não tem mais de 250cv e só em alta desenvolve um bom desempenho, passando disso o carro é incontrolável e só serve pra pista enorme, ainda sim os motores também duram apenas 150mil km quando preparados e com pressão de até 8 bar... Adicionalmente só servem pro drift não (só) por causa do motor mas sim pela suspensão traseira que é bem parecida do ômega e podem usar bloqueios LSD... Ou seja Drift ≠ Trilha nem tente comparar alhos com bugalhos.

O grande exemplo disso é que as BMW antigas, a M3, o Ford Sierra, e Merecedes competem pau a pau e quando não dão banho em desempenho nos japas, então calma lá e procure estudar mais até mesmo sobre drift... até chevette com eixo traseiro de omega faz isso... Fora que qualquer nissan silvia S15 é um motor 2.3 16v turbo mas desenvolve 193cv de fabrica e consumo continua sendo proximo de uma XJ girando seus 12mil rpm pra isso enquanto a xj nos 2.500 3.000...

não há milagre, não estou aqui elogiando americanos ou criticando japoneses, acontece que motores japas não foram feitos para durar, devido o alto giro, e a performance (cavalaria alta de motor pequeno) retirados na unha...

Quanto maior seu motor e com menos pressão que ele trabalha (menor compressão, sem sobrealimentação) mais dura o motor, isso acontece pela concepção ANTIGA do motor da XJ, pela sobra de material e a possibilidade maior inclusive de retífica... Não dificil motor do samurai ou vitara vai pro lixo e colocam um motor AP alemão da gema e que no fundo também não é adequado por ser SUPERQUADRADO e tem mais cv do que torque...

Motores mais novos são legais, tiram mais proveito da baixa capacidade e passam a não priorizar tanto o torque, e os que o fazem (priorizar torque) pagam o preço do consumo elevado (veja os novos motores da vw 1.0 que possuem mais torque do que os concorrentes, são melhores para a cidade, mas pagam o preço do consulo 7km/l no alcool). Mas na trilha, o torque é sempre mais interessante, desgasta-se menos os materiais e possivelmente não me surpreenderia se a antiguada XJ fizer a mesma media de consumo na trilha que um "avançado" motor de vitara de mesmo ano...

E decididamente motor para torque e offroad é uma coisa e motor para giro e cv é outra coisa, sem mais confundir alhos com bugalhos como vc fez e tenha mais compostura com outros membros do forum que não te atacaram, apenas exporam seus pontos de vista ok?

Muito cuidado com as regras do forum, leia com atenção e a moderação agradece ;-)

IgorHp
02/04/2011, 09:24
Vamo lá Sr. Cadu, vc gosta de números e eu tb, só que só teoria e só pratica nada juntos não funciona...

sem ataques e sendo objetivo

Seu vitara não chega a pesar a METADE (é mais pesado) do peso do XJ e a XJ tem o DOBRO da potencia praticamente do seu vitara... sem pesar o dobro do peso...

Ok

números mais objetivos sendo que em trilha não é só o mais leve que ganha mas sim quem tem mais torque!!!! (claro dependendo também de multiplicação de t-case). Porém se tiver um XCrawler na sua t-case dificilmente vc passará de 120km/h enquanto a XJ não precisa do XCrawler para fazer parecido e de quebra na rodovia desenvolve seus 150/170.. com segurança...

seu vitara possui 17,7kgf-m
XJ possui 31,1kgf-m

isso já te diz algo né?

bom, prosseguindo, os eixos do vitara não são mais fortes que um dana 35... então de nada adianta vc socar seu pé fazer "sei lá quem" comer poeira como diz se numa puxada mais ignorante seu eixo voa pelos lados... ou mesmo o "focinho" do diferencial dianteiro...

Se vc for considerar que o vitara para entrar numa trilha precisa de "focinho de aço" uma "t-case de samurai com xcrawler" e um belo lift, vc pega uma XJ e apenas usa qualquer kit de lift e vai pra trilha.. ainda não vi vantagem na sua "pseudo economia de combustivel"...

Se você analisar mais a fundo saberá que os motores V6 da suzuki tem justamente muito problema de cabeçote, que é o aluminio que vc tanto gosta, e historicamente seu motor dura 250mil km quando, não difícil, um motor de XJ dura entre 350 a 480mil km (há discrepâncias de até 600mil nos EUA).

Bom colocando então em miúdos, principalmente a "agressividade" de sua resposta, não quero debater infinitamente contigo algo que é óbvio...

Trilha, principalmente em lama vc tem 2 opções ou muito leve que flutue sobre a lama (um baja por exemplo) ou algo que afunde de vez encontre chão firme e tracione pra fora (uma XJ por exemplo). Depois falamos de projeto de suspensão, que da XJ pode num ser a 8 maravilha, mas ainda sim é melhor que as helicoidais dos samurais/vitaras...

Sobre disputa de Drift (eu tenho bastante embasamento sobre isso e alguns aqui sabem o porque) o motor novamente, não tem mais de 250cv e só em alta desenvolve um bom desempenho, passando disso o carro é incontrolável e só serve pra pista enorme, ainda sim os motores também duram apenas 150mil km quando preparados e com pressão de até 8 bar... Adicionalmente só servem pro drift não (só) por causa do motor mas sim pela suspensão traseira que é bem parecida do ômega e podem usar bloqueios LSD... Ou seja Drift ≠ Trilha nem tente comparar alhos com bugalhos.

O grande exemplo disso é que as BMW antigas, a M3, o Ford Sierra, e Merecedes competem pau a pau e quando não dão banho em desempenho nos japas, então calma lá e procure estudar mais até mesmo sobre drift... até chevette com eixo traseiro de omega faz isso... Fora que qualquer nissan silvia S15 é um motor 2.3 16v turbo mas desenvolve 193cv de fabrica e consumo continua sendo proximo de uma XJ girando seus 12mil rpm pra isso enquanto a xj nos 2.500 3.000...

não há milagre, não estou aqui elogiando americanos ou criticando japoneses, acontece que motores japas não foram feitos para durar, devido o alto giro, e a performance (cavalaria alta de motor pequeno) retirados na unha...

Quanto maior seu motor e com menos pressão que ele trabalha (menor compressão, sem sobrealimentação) mais dura o motor, isso acontece pela concepção ANTIGA do motor da XJ, pela sobra de material e a possibilidade maior inclusive de retífica... Não dificil motor do samurai ou vitara vai pro lixo e colocam um motor AP alemão da gema e que no fundo também não é adequado por ser SUPERQUADRADO e tem mais cv do que torque...

Motores mais novos são legais, tiram mais proveito da baixa capacidade e passam a não priorizar tanto o torque, e os que o fazem (priorizar torque) pagam o preço do consumo elevado (veja os novos motores da vw 1.0 que possuem mais torque do que os concorrentes, são melhores para a cidade, mas pagam o preço do consulo 7km/l no alcool). Mas na trilha, o torque é sempre mais interessante, desgasta-se menos os materiais e possivelmente não me surpreenderia se a antiguada XJ fizer a mesma media de consumo na trilha que um "avançado" motor de vitara de mesmo ano...

E decididamente motor para torque e offroad é uma coisa e motor para giro e cv é outra coisa, sem mais confundir alhos com bugalhos como vc fez e tenha mais compostura com outros membros do forum que não te atacaram, apenas exporam seus pontos de vista ok?

Muito cuidado com as regras do forum, leia com atenção e a moderação agradece ;-)

Também achei estranho o argumento do colega do vitara, já que o tópico
é específico sobre o consumo das cherokee. Parabéns pela explicação técnica RubensX. Muito bem colocada.
abs

GH
02/04/2011, 14:17

Saudações , colega

Rapaiz...

também sou fã de suzuki, tive dois vitara 4p 1.6 16v, gosto muito do carrinho.

Mas se tem coisa que a Suzuki fez mal feito foi esse motorzim 2.0 V6.

Eita motorzim pra incomodar esse.

Quebra direto.

tanto que a Suzuki usou-o por apenas 1 ano, logo teve que lançar o modelo 2.5, esse sim um bom motor.

Observe que o modelo 2.0 V6 virou mico no mercado de usados, ninguém quer...basta ver os preços, menor que o dos 1.6 16v.

Celso Rolim
03/04/2011, 23:39
Até concordo que vc com seu vitarinha deixe a cheroka comendo poeira em qq situação...., desde que a mesma esteja parada e desligada, e vc saia desesperado, arrancando bruscamente e correndo como um louco levantando poeira, na tentativa de se distanciar ao maximo da braba antes que ela arranque, e quando ela passa por vc que chega até balançar essa estrturinha tão leve que é o vitarinha.....huahuahuahuahua

Cadü Smith
04/04/2011, 17:15
Rapaiz...

também sou fã de suzuki, tive dois vitara 4p 1.6 16v, gosto muito do carrinho.

Mas se tem coisa que a Suzuki fez mal feito foi esse motorzim 2.0 V6.

Eita motorzim pra incomodar esse.

Quebra direto.

tanto que a Suzuki usou-o por apenas 1 ano, logo teve que lançar o modelo 2.5, esse sim um bom motor.

Observe que o modelo 2.0 V6 virou mico no mercado de usados, ninguém quer...basta ver os preços, menor que o dos 1.6 16v.

Na realidade esse motor é praticamente o mesmo do 2.5, mudando apenas camisa e pistão . Mudaram o motor p/ deixar o GRAN VITARA mais competitivo, já que as Pajeros já estavam saindo c/ motor V6 3000 e 3500. O diferencial do Vitara sempre foi peso do carro e preço. Se eu tivesse grana suficiente na época comprava logo um Troller 2.8 , ou até um Bandeirante dos últimos modelos .
Peguei o carro c/ 88mil Km, agora ta c 126mil e não tenho reclamação de manutenção dele. troco o óleo de 5 em 5mil , marca boa, especificação correta e gasolina aditivada de confiança . Acho que vc teve má sorte c esse motor ...

Cadü Smith
04/04/2011, 17:43
Apesar de ser consumo da Cherokee , conhecer nunca é demais !
Displacement, cc 1998
Engine model H20A
Max.power (Net), kw(PS)/rpm 145 ps (106.65 kw) / 6500 rpm
Max.torque(Net), N*m(kg*m)/rpm 18.7 kg*m (183.38 N*m) / 4000 rpm
Power density 8.48
Engine type Water cooling V type 6 cylinder DOHC24 valve
Engine information 4 cycle
Fuel system EPI (electrically controlled gasoline injection)
Turbocharger No
Fuel type Unleaded regular gasoline
LEV system (Low emission vehicle) No
Compression ratio 9.5
Bore, mm 78
Stroke, mm 69.7
Final gear ratio
Fuel consumption at 10-15 modes, l/100km 8

Fiz 48 Km de trilha, trechos de praia , montanha, atoleiro, facão e alguma erosão , gastei 12 litros de gasolina .

Parabéns ao IgorHP ! Assim é que se argumenta , com embasamento, e não fazendo chacota da opinião alheia . Realmente vendo dessa maneira vc tem toda razão ! A XJ que eu tava pensando era a 4cilindros , 2.4 , ou 2.5 não sei , igual a que tinha o meu tio ... A 6 cil é monstruosa, pago um pau mesmo ! Como vc disse, torque é mais importante , por isso penso no futuro mudar pra algum a diesel mecânico , sem frescuras elétricas .
E quando disse que deixava o colega na poeira , não é por ser uma Cherokee, mas sim pelo piloto ... hehehe

E ao Sr Xavier, minhas desculpas pela acidez no outro dia .

Saudações

keko
05/04/2011, 23:37
nossa agora vem com XJ 4 cilindros!!!!sabe muito.....

rubensx
06/04/2011, 00:38
nossa agora vem com XJ 4 cilindros!!!!sabe muito.....

exisitiu sim, motor 2.5 4cc pouquissimas vieram pro brasil...

Engines
1984-1985 2.5L (150 CID) I4 carbureted - 105 hp (78 kW) @ 5000 rpm, 132 lb·ft (179 N·m) torque @ 2800 rpm
1986-1990 2.5L (150 CID) I4 TBI (fuel injected) - 117 hp (87 kW) @ 5000 rpm, 135 lb·ft (183 N·m) @ 3500 rpm updated in 87-90 to 121 hp (90 kW)
1991-2000 2.5L (150 CID) I4 MPI (multi-port injection) - 130 hp (97 kW) @ 5250 rpm, 139 lb·ft (188 N·m) @ 3250 rpm

boa leitura: http://en.wikipedia.org/wiki/Jeep_Cherokee_(XJ)

keko
06/04/2011, 23:08
rubensx,
pouquíssimas vieram para o Brasil,
ou seja aqui as XJ são 6L,esse tópico é sobre consumo de cherokee,se o senhor ou outro colega não tem cherokee e nenhuma informação sobre "consumo de cherokee"por favor se contenha em apenas ler. se não o tópico perde o rumo.
muito obrigado

rubensx
08/04/2011, 01:19
rubensx,
pouquíssimas vieram para o Brasil,
ou seja aqui as XJ são 6L,esse tópico é sobre consumo de cherokee,se o senhor ou outro colega não tem cherokee e nenhuma informação sobre "consumo de cherokee"por favor se contenha em apenas ler. se não o tópico perde o rumo.
muito obrigado

Nossa amiguinho, fica tranquilo ai, não fui debater nada contigo apenas corrigir sua informação, caso não tenha lido o topico vim contribuir, aliás ter ou não a xj não significa nada, principamente num assunto onde todas são iguais, apenas as 4cc teriam consumo relativo menor (quase nada pelo peso e tipo de tração), o consumo da 242cid é de 4 a 6km/l em cidade e isso não há milagre que melhore...

e aqui (Brasil) não é apenas 6L, no forum temos 4 pessoas com 2.5 ;-)

por fim irmãozinho, caso você não tenha estudado suficiente sobre o modelo contenha-se VOCÊ em apenas não passar informações incorretas e ser menos incisivo em seus comentários pouco construtivos, meu jovem...

qual outra informação vc espera obter além do óbvio? Não existe almoço grátis... quer economizar combustivel num 242cid?

em tempo não vim proteger o cadu ou quem quer que seja, só sou contra a DESINFORMAÇÃO do forum... por isso está escrito abaixo do meu nick EQUIPE DE APOIO

por fim há um topico ótimo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39426) no inicio que cita inclusive esse topico ser relativamente uma "pergunta besta" que uma pesquisa simples teria sanado a duvida, porém não foi fechado pois adicionou outros pontos nas duvidas e pesquisas...

"isso fica feliz em ser útil"

abraços

Pablo.pinto2007
08/04/2011, 07:51
Pessoal... estão falando aí que existe um motor 4cil das cherokas... e recentemente aqui perto de casa num lava jato que lavo o meu CJ... vi um wrangler, não sei o modelo, mas me parece dos antigos, antes de 97 com certeza... com motor 4 cil e câmbio manual... fiquei pensando se não seria uma daptação, mas achei tudo muito original... nunca tinha visto nada à respeito então fiquei calado, até que li essas informações acima...

É vivendo e aprendendo...

O carro tá lá faz quase um mês, encostado... paradão, pegando sol e chuva.

Abraços!

Pablo

Cadü Smith
08/04/2011, 10:01
Eu devo estar doidão, mas me pareceu que eu li que um VITARA faz trilha ?

Aquilo nem curso de suspensão tem.

Fala sério.

Se quiser a gente marca um dia de fazer uma trilha , queima um boi, gela uma cerveja , daí vc vai ter o prazer de ver um Vitara na Trilha . Claro que não vai ser o primeiro tampouco o último Vitara que vc verá na trilha . Q acha ? :twisted:

saudações

MARCELOLUCHESI
08/04/2011, 10:46
Nossa amiguinho, fica tranquilo ai, não fui debater nada contigo apenas corrigir sua informação, caso não tenha lido o topico vim contribuir, aliás ter ou não a xj não significa nada, principamente num assunto onde todas são iguais, apenas as 4cc teriam consumo relativo menor (quase nada pelo peso e tipo de tração), o consumo da 242cid é de 4 a 6km/l em cidade e isso não há milagre que melhore...

e aqui (Brasil) não é apenas 6L, no forum temos 4 pessoas com 2.5 ;-)

por fim irmãozinho, caso você não tenha estudado suficiente sobre o modelo contenha-se VOCÊ em apenas não passar informações incorretas e ser menos incisivo em seus comentários pouco construtivos, meu jovem...

qual outra informação vc espera obter além do óbvio? Não existe almoço grátis... quer economizar combustivel num 242cid?

em tempo não vim proteger o cadu ou quem quer que seja, só sou contra a DESINFORMAÇÃO do forum... por isso está escrito abaixo do meu nick EQUIPE DE APOIO

por fim há um topico ótimo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39426) no inicio que cita inclusive esse topico ser relativamente uma "pergunta besta" que uma pesquisa simples teria sanado a duvida, porém não foi fechado pois adicionou outros pontos nas duvidas e pesquisas...

"isso fica feliz em ser útil"

abraços

Fala Rubão!!!!!!!

Obrigado pela informação, olha que sou apaixonado por jeep, mas não sabia que existia XJ 4cil a GASOSA, sempre achava que as 4cil eram Diesel.

Então deve ser o mesmo motor do Wrangler 2.5 4cil que se não me engano saiu nos USA até 2004.

Eu estaria curioso para ver uma foto desse Motor! É parecido com o "Magiclic" 4cil?

MARCELOLUCHESI
08/04/2011, 10:59
Se quiser a gente marca um dia de fazer uma trilha , queima um boi, gela uma cerveja , daí vc vai ter o prazer de ver um Vitara na Trilha . Claro que não vai ser o primeiro tampouco o último Vitara que vc verá na trilha . Q acha ? :twisted:

saudações

Fala Cadu, o assunto é consumo de XJ, mas acho pertinente comparar com os Vitaras. Tive um 1.6 auto, FOI O MELHOR JIPE para não dizer eu foi tb o melhor carro QUE TIVE, nem se compara com XJ, TJ, CJ, Trolhas e etc....aquilo era bom!

Porém o consumo era parecido com o 4.0L da Xj, mais que 6/l na cidade era impossível de fazer. O meu era carburado ainda, pior troquei por um 2E e ai sim a média caiu para 3,5. Fraco muito fraco de motor, porém valente na trilha o maior pneu que vc pode colocar em vitara com o menor risco de quebrar é o 235. Com esse pneu não tem jipe que anda como ele anda na trilha, com 255 ele acompanha tranquilo os 33". Mas o grande problema dos vitaras é que não se acha mais facil peça de reposição. A manutenção é mais cara que as XJs. Lembro que encomendei uma corrente da T case p Wrangler e paguei 250,00 dollares com frete posta aqui no BR. tinha por 150,00 mas não era original mopar. Para o Vitara paguei 950,00 reais. outro exemplo é C&P, para Xj encontra de penca nos USA a relação que quizer por 200,00 dollares. 400,00 posta aqui. Eu to tentando a mais de mÊs comprar uma c&P usada para um amigo que tem vitara e não acho por menos de 1.500 reais (USADA)

Rones Jr
08/04/2011, 11:35
O papo já rendeu e deu oque tinha que dar. Vitara na trilha, sim claro. Eu fazia e acompanhava de Niva vários Trollers, Bands. XJs, Vitara...mas sobre o consumo, podemos voltar a ele falando do conjunto de coisas e não uma específica peça que causa o aumento do consumo: pneus, alinhamento, flúido da CA, desgaste da CA, Freios, Velas, Cabos, filtro de AR e gasolina. Todos estes itens estão OK quando o carro sai da loja, zero KM...mas depois...e tome gasosa a 3 pilas no ES.

zero_sp
08/04/2011, 13:34
Nem minha bike era economica.
Pedalava o dia inteiro na Cantareira depois "bebia e comia" tudo no Pedrão :mrgreen:

Em SP ter Cheroka a vantagem fica para o automático .
O anda e para consome muito.

José Roberto

rubensx
08/04/2011, 20:57
Fala Rubão!!!!!!!

Obrigado pela informação, olha que sou apaixonado por jeep, mas não sabia que existia XJ 4cil a GASOSA, sempre achava que as 4cil eram Diesel.

Então deve ser o mesmo motor do Wrangler 2.5 4cil que se não me engano saiu nos USA até 2004.

Eu estaria curioso para ver uma foto desse Motor! É parecido com o "Magiclic" 4cil?

Então marcelão, eu num sei se é muito o magiclic não, me parece mais o IRONDUKE (parecido com o nosso GM151):

http://forums.vwvortex.com/showthread.php?4001865

http://i10.photobucket.com/albums/a131/pardon_the_mess/86%20Jeep%20Cherokee/jeep_front.jpg

http://i10.photobucket.com/albums/a131/pardon_the_mess/86%20Jeep%20Cherokee/jeeprear.jpg

http://i10.photobucket.com/albums/a131/pardon_the_mess/86%20Jeep%20Cherokee/engine.jpg

veja na tampa do porta-malas 2.5 litre

também equipava aquelas XJ tipo "pickup" chamadas COMANCHE (http://en.wikipedia.org/wiki/Jeep_Comanche) que algumas vieram pro brasil com documento de "dodge dakota" vai entender....

é dessas que vi aqui no brasil 2, inclusive 4x2 ee o doc era de DAKOTA :-s

A exemplo de adaptações, creio que até mesmo o 4cc GM151 do opala bem mexido com uma injeção alcance seus 120/130cv e ficando proximo ao original 2.5L, mas pelo peso da XJ - 1.500kg, apesar de não ser exagerado vai se comparar as CAMPERS que pesam 2.300kg e usam um 4.1 consumo na casa dos 4km/l pra menos...

não adianta motor menor, teria de ter potencia para arrastar o epso todo mesmo sendo relativamente baixo pra o que é... o problema é o uso que se dá...

Sobre o wrangler 2.5:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=274682&stc=1&d=1302307317

Provavelmente seja parecido com esse que o pablo viu:

http://images02.olx.pt/ui/2/86/12/16268412_7.jpg

era então o 150cid motor mopar, que existiu de 82 a 93 e no fim tinha uma MPFI ao invés de carburador

http://www.4wdmechanix.com/images/Inline%20Stroker%20Six%20(21).jpg

e mais precisamente aqui:

"The 2.5, as used by AMC, used a General Motors bellhousing pattern, instead of the AMC bolt pattern, because it was a replacement for the Pontiac “Iron Duke” four-cylinder purchased by AMC while they adapted their straight-six into a four-cylinder."

(link original sobre o Wrangler 2.5 e números (http://www.allpar.com/mopar/amc-25.html))

O texto refere-se que o motor era mesmo o substituto do motor IRONDUKE dos Pontiacs mas que há diferenças entre o GM151 e o IRONDUKE... que é exatamente o fluxo de cabeçote APENAS (apesar do texto da wikipedia afirmar que era completamente diferentes, as peças eram quase todas intercambiáveis).

wiki IRONDUKE (http://en.wikipedia.org/wiki/GM_Iron_Duke_engine)

Na real o conclusivo é os motores IRONDUKE (GM Chevy II) - Stoverbolt era o "pai" de todos de 1960, porém usava carburador e coletores do lado do passeigro do carro, já o GM 151 que na versão tupiniquim usava coletores do lado do motorista era baseado no STOVERBOLT mas com bloco e todo o resto do IRONDUKE... tipicamente nacional de salada mista...

e veio a AMC e criou o então 2.5L 150cid que tb é derivado desses motores, sendo eles bem parecidos entre si, capacidade, peças etc... algumas mudanças apenas...

Enfim a conclusão é que, com algumas alterações estruturais,
seria completamente possível usar até mesmo o GM 151 para locomover uma XJ mas seria aconselhado uma modificação no cabeçote e linha de combustível, mesmo assim teríamos um XJ manco, com gasto de combustivel entre 5 a 6km por litro e sem respostas ágeis...

Dai é o porque um motor grande de 190cv se adapta bem e consome "relativamente pouco" para um 6 cilindros e consegue locomover a XJ com maestria...

Declarado fã desse motor 4.0 apesar de antiquado ele é relativamente baixo e leve se comparado com o 250S GM que apesar de 4.1 é mais fraco...

boa leitura a todos!!

rubensx
08/04/2011, 21:03
corrigindo o link do wrangler 4cc 2.5 porque o site do cara é mala:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=274682&stc=1&d=1302307317

rubensx
08/04/2011, 21:34
olha mais um YJ aqui:

http://image.jpmagazine.com/f/9568462/154_9911_03z+1988_jeep_yj_wrangler+engine_view.jpg

faltou o desempenho:

http://www.youtube.com/watch?v=_rKA6c9Wj7s

http://www.youtube.com/watch?v=ejIhpeMTepE&feature=related

Pablo.pinto2007
09/04/2011, 10:42
É exatamente esse aí que vi no wrangler aqui perto de casa... só o daqui tá muito relaxado... todo mexido... sem filtro..hum... tá uma vosta!!!!

MARCELOLUCHESI
09/04/2011, 21:40
Muito interessante Rubens eu imaginava q fosse o 2.5 da ranger georgia versao moderna do motor de "magiclick". Mas é um opalão mesmo hein!! Que legal é igual o gm 151 mesmo! É capaz do carburador ser um solecão tb!
M.Obrigado pelas infos.

Amostardeiro
10/04/2011, 00:24
corrigindo o link do wrangler 4cc 2.5 porque o site do cara é mala:

Isto não é um Wrangler é um Wyllis!!!!

Amostardeiro
10/04/2011, 12:32
Isto não é um Wrangler é um Wyllis!!!!

Quero dizer parece um Willys; o motor 2.5L é basicamente o 4.0L sem dois cilindros, já que o diâmetro e curso dos pistões é o mesmo; um amigo tem um 82 ou 83, anda muito bem e não é tão beberão como o 4.0.

Abraço

raven
10/04/2011, 13:03
Para quem acha que Cherokee tem consumo elevado :

http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/04/04/captiva-ecotec-e-ser-mais-evoluido-da-chevrolet-mas-manteve-maus-habitos.jhtm

Abraços

Amostardeiro
10/04/2011, 14:31
Para quem acha que Cherokee tem consumo elevado :

http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/04/04/captiva-ecotec-e-ser-mais-evoluido-da-chevrolet-mas-manteve-maus-habitos.jhtm

Abraços

Um conhecido tem uma Zafira automática ue faz +- 5 km/L no "transito" pesado :roll: de nossa cidade, viva a minha XJ, heheheheheh.

Sds

rubensx
10/04/2011, 16:19
Quero dizer parece um Willys; o motor 2.5L é basicamente o 4.0L sem dois cilindros, já que o diâmetro e curso dos pistões é o mesmo; um amigo tem um 82 ou 83, anda muito bem e não é tão beberão como o 4.0.

Abraço

o wrangler é mais leve que o XJ.. noc aso aquilo lá é um YJ feixes de molas etc...

nÀo acho um motor bom na XJ mas no wrangler até que vai

Rones Jr
11/04/2011, 08:33
....uma boa comparação é a Blazer 2.2 - 2.4....anda bem? Anda igual à V6?...é mais ou menos a relação entre a XJ 2.5 e 4.0, não?

andretomasi
11/04/2011, 10:03
É + ou -.. e a Blazer 4cil é xoxa, por experiência própria. Pior é a S10 cabine dupla 4 cilindros.. Acho que a relação peso potência fica muito atrás mesmo comparado ao 4cil da XJ, pelo peso.

[ ]'s

Cadü Smith
11/04/2011, 17:27
Fala Cadu, o assunto é consumo de XJ, mas acho pertinente comparar com os Vitaras. Tive um 1.6 auto, FOI O MELHOR JIPE para não dizer eu foi tb o melhor carro QUE TIVE, nem se compara com XJ, TJ, CJ, Trolhas e etc....aquilo era bom!

Porém o consumo era parecido com o 4.0L da Xj, mais que 6/l na cidade era impossível de fazer.

( . . . )

outro exemplo é C&P, para Xj encontra de penca nos USA a relação que quizer por 200,00 dollares. 400,00 posta aqui. Eu to tentando a mais de mÊs comprar uma c&P usada para um amigo que tem vitara e não acho por menos de 1.500 reais (USADA)

Pois é, tem esse detalhe técnico ...hehe Queria mesmo é uma Band, com carroceria da Camper 4 portas ( Envemo ) , de preferência c o MWM Sprint 2.8 TDi .. o mesmo do Troller , e pra mim já basta... hehe

saudações

Xavier
11/04/2011, 18:27
Apesar de ser consumo da Cherokee , conhecer nunca é demais !
Displacement, cc 1998
Engine model H20A
Max.power (Net), kw(PS)/rpm 145 ps (106.65 kw) / 6500 rpm
Max.torque(Net), N*m(kg*m)/rpm 18.7 kg*m (183.38 N*m) / 4000 rpm
Power density 8.48
Engine type Water cooling V type 6 cylinder DOHC24 valve
Engine information 4 cycle
Fuel system EPI (electrically controlled gasoline injection)
Turbocharger No
Fuel type Unleaded regular gasoline
LEV system (Low emission vehicle) No
Compression ratio 9.5
Bore, mm 78
Stroke, mm 69.7
Final gear ratio
Fuel consumption at 10-15 modes, l/100km 8

Fiz 48 Km de trilha, trechos de praia , montanha, atoleiro, facão e alguma erosão , gastei 12 litros de gasolina .

Parabéns ao IgorHP ! Assim é que se argumenta , com embasamento, e não fazendo chacota da opinião alheia . Realmente vendo dessa maneira vc tem toda razão ! A XJ que eu tava pensando era a 4cilindros , 2.4 , ou 2.5 não sei , igual a que tinha o meu tio ... A 6 cil é monstruosa, pago um pau mesmo ! Como vc disse, torque é mais importante , por isso penso no futuro mudar pra algum a diesel mecânico , sem frescuras elétricas .
E quando disse que deixava o colega na poeira , não é por ser uma Cherokee, mas sim pelo piloto ... hehehe

E ao Sr Xavier, minhas desculpas pela acidez no outro dia .

Saudações

Cadu,
Desculpas aceitas. Afinal, todos nós podemos estar "naqueles dias", com os hormônios desregulados. E, que fique claro que nao sou seu tio, apesar de, "quanado eu tinha sua idade", já com mais de 10 anos de off-road de Fusca, Rural, CJ, e até de Kombi, estava servindo o exército (na Europa), fazendo trilhas no Alpes com Mowags, Pinzgauers e CJs. Tenho a certeza que aqui no fórum (e em trilhas por aí) tem um montao de "tiozoes" com bagagem DIFERENTE da minha: maior, menor, melhor, pior, ... sei lá. Mas, essencialmente DIFERENTE.
O bom das diversidade é que agente sempre aprende algo novo. Entao, se voce puder, apenas respeitar, as opinioes de foristas que tenham outros carros, outras experiências, outras preferências, etc. vamos todos viver melhor.
Quanto a fazermos uma trilha juntos, tudo bem. Só nao topo competicao nem alcool em trilha (tem hora e lugar para isso) . Pra mim, trilha e lugar de companheirismo e exige uma mente 100% alerta.
Por enquanto, quem sabe a gente se encontra primeiro no Paca...

rubensx
11/04/2011, 19:56
Pois é, tem esse detalhe técnico ...hehe Queria mesmo é uma Band, com carroceria da Camper 4 portas ( Envemo ) , de preferência c o MWM Sprint 2.8 TDi .. o mesmo do Troller , e pra mim já basta... hehe

saudações

Fala Cadu, seguinte, a camper em si, com motor mwm 2.8 e cambio/t-case de hilux é bem interessante, aliás a suspensão sendo engesa num deve nada par auma band, acho que até melhor... o consumo memso de diesel é razoável porque é um carro pesado mas fica muito bom, andei na camper do rodrigocbt aqui e é MWM 2.8, muito legal mesmo...

acho que o MWM 2.8 seria um bom upgrade para expedições pra XJ o complicadodseria adaptar todos os instrumentos de painel e etc...

Cláudio Brasília
11/04/2011, 20:34
Jeep Grand Cherokee Laredo, ano 1998, motor PowerTech 4 litros 6cyl, tudo original, pneus 235/75R15, relacao 3.73 ratio, caixa automática 42RE e 4x4 full-time Quadra_Track em HI; sempre vazio ou com mais dois passageiros, somente asfalto na cidade e gasolina aditivada Supra Atlantic, nunca usou GNV; para aqueles que gostam de números aqui vai, em anexo, arquivo .PDF contendo dados de planilha .XLS, que infelizmente não posso anexar, mas que recomendo fazer igual, para ilustrar este papo com números mais precisos. Este acompanhamento histórico sistemático, que aqui coloco como contribuição, feito desde quando comprei o bicho, cerca de 10 mil km, somente teve uma ocorrência de perda de dados e, também, foi paralizado por alguns meses, quando esteve com o cambio em reforma. Grande abraço e bom proveito a todos.
P.S.: Acho que já existia tópico semelhante sobre isto no Forum, pois me recordo de haver tido a oportunidade de anexar estes dados, agora mais atualizados.

Cadü Smith
12/04/2011, 01:46
Fala Cadu, seguinte, a camper em si, com motor mwm 2.8 e cambio/t-case de hilux é bem interessante, aliás a suspensão sendo engesa num deve nada par auma band, acho que até melhor... o consumo memso de diesel é razoável porque é um carro pesado mas fica muito bom, andei na camper do rodrigocbt aqui e é MWM 2.8, muito legal mesmo...

acho que o MWM 2.8 seria um bom upgrade para expedições pra XJ o complicadodseria adaptar todos os instrumentos de painel e etc...

Tem um senhor aqui no fórum que faz esse tipo de adaptação com muito capricho. Colocou esse motor aí numa Tracker . Diz que ficou animal, mas acho muito peso praquele carro . Já numa band, ou XJ , acho bem interessante tb . Aliás esse motor vai bem pra qlqr jipe ..

Abç

Cláudio Brasília
12/04/2011, 09:52
Apenas um dos tópico sobre o assunto; mais recente...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=80617&highlight=consumo

Pedro Henrique Neves
13/04/2011, 12:20
só pra você ficarem feliz, a tr4 da minha mãe ano 2007 com 45mil rodado nunca fez mais que 5 na cidade KKKKKKKK
aqui em casa nos ja tivemos uma XJ 97, fazia até 8 na estrada, eita carro bom!! vendemos com 160.000KM show de bola, trocamos por uma KJ 2005, não é o mesmo carro, não tem a robustez da XJ nunca, não aprovamos, hoje a KJ esta com 90.000 e todas as revisões feitas desde zero na concessionária, mesmo assim requer muito mais cuidado em buracos nas estradas por exemplo, a suspensão foi o ponto que mais me incomodou nela, não tem curso nenhum na frente, qualquer coisa da final de curso, de resto ficou mais confortável, mais macia, mais potente(23cv esses que não fazem diferença, ainda acho que a XJ anda mais), e o consumo na cidade ficou na casa dos 4 KM/L e na estrada 7 KM/L, andando daquele jeitinho na estrada :concordo:, na cidade não conseguimos nada melhor que 4.5 KM/L andando muito "de boa", a média é 4 mesmo, ja chegou a fazer 3,7 KM/L :parede:. Estamos até procurando uma oportunidade de uma XJ bem conservada pra brincar nos finais de semanas que nos sobra tempo hehehehe

samukanvas
13/04/2011, 14:00
o wrangler é mais leve que o XJ.. noc aso aquilo lá é um YJ feixes de molas etc...

nÀo acho um motor bom na XJ mas no wrangler até que vai

O contrário... A XJ é mais leve que o wrangler.

A cherokee é mais potente que o wrangler com qualquer motor. Segundo o que me lembro era diferença de escape...

;-)

rubensx
13/04/2011, 15:37
O contrário... A XJ é mais leve que o wrangler.

A cherokee é mais potente que o wrangler com qualquer motor. Segundo o que me lembro era diferença de escape...

;-)

Caraleo brincou?

Pow Rodrigão valeu a correção, tem lógica mesmo... só pelo chassis deve pesar mais que a XJ...

em tempo e o caveirão aposentou de vez?

"qual o consumo dele?" heehehh

Aliás vc podia falar sobre seu motor se foi mexido e o quanto consumia até mesmo depois do carro todo preparado...

valheus

Glaicon
10/12/2011, 08:38
Neste feriado de carnaval saí com esposa e filhos de Florianópolis e fomos para Maringá/PR.
De lá fomos ainda para um condomínio à beira do rio Paranápanema.
Total de distância percorrida: 1.700 Km's, sendo 97% disto em rodovia.
Andando sempre entre 110 e 140 Km/h. GPS registrou máxima de 159 Km/h.
Média geral nas 4 abastecidas: 7,775 Km/l.
No mesmo tipo de tocada entre estas cidade, nosso amigo de Maringá faz 9,00 Km/l de Fiat Marea 1.8.
Então, acho que foi uma boa média.
Só o pedágio que foi triste: R$ 95,00 no total.:confused:
Ahh, e também o radar da PRF, que me pegou a 130 Km/h perto de Curitiba.:evil:

Esta semana fui à Caxias do Sul via BR 101 e rodovia Rota do Sol.
Voltando de Caxias, via BR 116, abasteci a Sport em São Marcos, tendo rodado 523 Km's.
Média de 8,15 Km/l, andando entre 100 e 115 Km/h, com pneus MUD Marshal KL 71.
Gostei da média.
Como só comigo a viatura já rodou 12.000 Km's, acho que se fizer a troca das velas deve melhorar 0,000789% na autonomia.:mrgreen:

GH
10/12/2011, 12:42
Glaicon,

Semana passada fui à praia c/minha XJ 98 cambio manual pneus MUD 32 e tive a grata surpresa na hora de abastecer: 9,8 km/litro!!
Isso mesmo, quase 10 km/litro.
Detalhes do roteiro: estrada tranquila, pista tripla, 90 a 100 km/h e carro totalmente lotado, com 4 pessoas a bordo e portamalas lotado até o teto. Velas, sensor TPS, cabos e filtros novos, pneus com 35 lb.
O fato é que o carro desliza sereno, motor sempre abaixo de 2000 rpm...
Pra mim tá bom demais!!!

Lucas88
12/12/2011, 10:03
Bem amigos, vou dar meu depoimento, em viagem a Porto alegre algumas semanas atras, com minha LIMITED V8 5.2, andando tranquilo entre 100 110km/h e usando o piloto automatico fiz media de 8,8km/l.. na cidade ela faz entre 4,5 e 5km/l
Já em outra viagem agora com a LAREDO 6cc 2000, andando da mesma forma entre 100 110km/h fiz uma media de 9,5km/l.. na cidade ela faz media 6km/l andando tranquilo..
achei muito boas as duas médias, pra os motores que tem, o conforto e prazer em dirigir uma Grand Cherokee são otimas..
meu pai já teve vectra 2003 que fazia media de 8.5 na estrada com motorzinho 2.2 hahaha

Abraço

Glaicon
13/12/2011, 07:14
Glaicon,

Semana passada fui à praia c/minha XJ 98 cambio manual pneus MUD 32 e tive a grata surpresa na hora de abastecer: 9,8 km/litro!!
Isso mesmo, quase 10 km/litro.
Detalhes do roteiro: estrada tranquila, pista tripla, 90 a 100 km/h e carro totalmente lotado, com 4 pessoas a bordo e portamalas lotado até o teto. Velas, sensor TPS, cabos e filtros novos, pneus com 35 lb.
O fato é que o carro desliza sereno, motor sempre abaixo de 2000 rpm...
Pra mim tá bom demais!!!
Na próxima semana irei a Gramado.
Como a viatura já estará com velas novas, tenho fé, esperança e desejo que melhore aqueles 0,000789% na autonomia.
Sou brasileiro e não desisto nunca!:screwy:

sandoval bandeira junior
02/01/2012, 18:21

Boa tarde, a minha cheroka automática 98, aqui em Brasilia, faz 7 km/l na cidade e 8 na estrada a 130 km/h carregada e com ar condicionado ligado. No GNV faz 8,5 km/m3 na cidade e 10 km/m3 na estrada. Acho que as cherokas dos parceiros estão um pouco desreguladas. Verifica as velas e os cabos de vela. Estes componentes influem muito no consumo. Tem que ver também o tipo e tamnho dos pneus utilizados.

Drummond
08/01/2012, 22:01
Amigos,

Vim abrir um parêntese aqui. Acabo de vir de uma viagem de 3000km c minha Xj e observei q existe uma grande dificuldade de se tirar a média c precisão e vou explicar o pq. Quando a bomba destrava na mão do frentista, se ele estiver c outros carros p atender c certeza irá dar o tanque por cheio e partirá p outro carro. Pois bem se da mesma forma o posto estiver vazio e o frentista desocupado ele vai por mais ou menos uns 5 ou 6 litros a mais no seu tanque. Se vc quiser ignorar a questão de segurança e cânister vc pode pedir p ele encher até aparecer a gasolina no bocal, daí vai perceber q entra até mais q 9 litros no tanque depois q a bomba trava. Isso mesmo vc terá praticamente 10 litros de margem de erro ao tirar a média.
Na minha viagem deixei abastecendo enquanto fui ao banheiro, quando voltei a frentista ainda estava colocando combustível bem vagarosamente e dando umas pequenas chacoalhadas no carro. Com isso ganhei uns 80km de autonomia e no próximo posto o frentista encheu normalmente e parou logo na segunda travada da bomba, daí a média foi ótima, cheguei a 9.9km/l andando o tempo todo a 140 km/h AC ligado e c retomadas fortíssimas e picos de 175km/h (no GPS).

Oq quero c essa informação é saber se alguém sabe exatamente como é o sistema cânister da XJ e se corremos o risco de danificá-lo enchendo o tanque até o gargalo, já q na destravada da bomba nunca se terá um limite exato q garanta uma medida coerente p se tirar a média de consumo.

Abs e obrigado!

DMD

andretomasi
08/01/2012, 23:22
Eu sempre paro e aviso aos frentistas pra parar na primeira travada da bomba.

Tem uma vista explodida do sistema no FSM dela, danificar não danifica mas só o cheirão de gasolina que fica já é motivo pra não encher demais.

PS: Ultimamente parece que estamos no fórum de Honda Civic.. todos os donos de Cherokee dizem que andam a 140 - 180 km/h.. :shock: Só eu sou o lerdinho que ando a 100-120? :oops:

[ ]'s

Glaicon
09/01/2012, 08:05
PS: Ultimamente parece que estamos no fórum de Honda Civic.. todos os donos de Cherokee dizem que andam a 140 - 180 km/h.. :shock: Só eu sou o lerdinho que ando a 100-120? :oops:

[ ]'s
Somos dois!
Depois de colocar os pneus MUD Marshal KL 71 em abril de 2011, só ando nessa tocada.
Antes de fazer a viagem a Gramado, fui no mecânico para trocar as velas, como havia mencionado no post anterior.
Ele tirou as velas, analisou, viu que estavam entre a cor branca (como novas) e levemente beges.
Disse que são velas premium e estão perfeitas; de nada adiantaria trocá-las, pois não alteraria o consumo.
Os cabos estão perfeitos também.
Ou seja, nada foi feito.
Bom, então o negócio é me conformar com os 8,1 Km/l na estrada e seguir a vida.:concordo:

Drummond
09/01/2012, 08:50
André, então ñ percebi cheiro algum, pois já saí do posto p rodovia e creio q rapidamante o nível tenha baixado, o bom é ver o ponteiro sair do "F" depois de 70km, já q autonomia da Xj é um ponto fraco, tenho um amigo q tem um Dart 79 q tem um tanque de 110 litros e eu morro de inveja, rsrsrssssss...

Quanto a velocidade sou criterioso p poder andar assim, a XJ é ruim de freio (a minha e de mais alguns amigos q perguntei), e mesmo q o freio fosse bom só ando assim em estradas como as q usei no caminho p o Goiás, são retas infindáveis, pista dupla, muito bem pavimentadas e sinalizadas. A minha XJ tem pneus 100% asfalto na medida 235/75 e a 120km/h acaba sendo monótono, 140km/h acredito ser uma velocidade aceitável e praticamente cruzeiro p um motor tão grande.

Estive conversando c os frentistas do posto onde sempre abasteço e ouve divergência entre eles quanto a trava da bomba, eles falaram q é comum a bomba travar antes de o tanque chegar no seu limite.

Vou continuar esperto c isso, pois na minha opnião a melhor forma de saber se seu carro está em ordem, se está confiável é tirando a média, pois se algo está errado o consumo é o primeiro a ser afetado.

Abs

DMD

Eu sempre paro e aviso aos frentistas pra parar na primeira travada da bomba.

Tem uma vista explodida do sistema no FSM dela, danificar não danifica mas só o cheirão de gasolina que fica já é motivo pra não encher demais.

[ ]'s

Reginaldo B
09/01/2012, 11:06
Hehe, eu sou mais um que anda sempre na base de 110 km/h, acho um velocidade segura pras rodovias que fui com ela, pouquissimas retas, serra do mar, pista simples em outras, etc.
Já dei umas esticadas até uns 150km/h só pra testar a viatura, mas como preciso dar uma geral na suspensão prefiro não facilitar.

Amostardeiro
09/01/2012, 12:19
Toda a minha vida de "motorista" foi em busca do consumo ideal, até hoje só a VTR dos outros é que faz 9, 10 até 11 km/l, desde o tempo de meu primeiro carro, um Dodge 1800, vulgo hemorroidas, os dos outros sempre gastavam menos, por favor eu quero saber o segredo de andar a 120 km/h em uma Cherokee e fazer 9,9 de média :shock: , SOCORRO....

Abraços

andretomasi
09/01/2012, 12:24
Antonio, um dos segredos é tirar o pneuzão e mais as duas toneladas de equipamentos instaladas no lombo da negrona :D

[ ]'s

Amostardeiro
09/01/2012, 12:52
Antonio, um dos segredos é tirar o pneuzão e mais as duas toneladas de equipamentos instaladas no lombo da negrona :D

[ ]'s

André

Por incrível que pareça a melhor média que fiz foi indo para o Chui, +- 9 km/L andando a 90-100 km/h, agora estou sem os mud e sigo fazendo no máximo 8,5 km/L na estrada e 5,5 na cidade com o pé bem leve, por isso o pedido de ajuda, SOCORRO !!!

Abraços

andretomasi
09/01/2012, 13:01
O que mais tu tem influenciando no consumo, além dos pneus? Com meus pneuzinhos de kart eu faço 10km/l andando a 90-100km/h.. andando a 110-120km/h faço 8-9km/l, e andando a 80-90km/h sem pressa faço 11-12km/l.. andando a 140 deve fazer uns 7 mas nunca mantive essa velocidade por muito tempo então não sei quanto realmente faria. Na cidade é uns 5km/l cravados, com o anda-e-para do trânsito não tem muito como melhorar.

[ ]'s

eickhoff8
09/01/2012, 13:31

[ ]'s[/QUOTE]

Corajoso quem anda a 180 km/h com um carro de centro de gravidade elevado como as cherokees! E (salvo raras exceções) andando nessas estradas remendadas e irregulares desse nosso Brasil. Qualquer dia desses vao voar aterro abaixo!!.
Com relação a consumo nao adianta querer tirar agua de pedra. Faço 7 a 7,5 km/l na estrada andando ate 110 km/h e 3 - 3,5 km/l na cidade SEM esticar a marcha. Se esticar faz menos. Abraços

Amostardeiro
09/01/2012, 14:51

[ ]'s

Corajoso quem anda a 180 km/h com um carro de centro de gravidade elevado como as cherokees! E (salvo raras exceções) andando nessas estradas remendadas e irregulares desse nosso Brasil. Qualquer dia desses vao voar aterro abaixo!!.
Com relação a consumo nao adianta querer tirar agua de pedra. Faço 7 a 7,5 km/l na estrada andando ate 110 km/h e 3 - 3,5 km/l na cidade SEM esticar a marcha. Se esticar faz menos. Abraços[/QUOTE]

É isso mesmo,:concordo: Tu sabe que nem só de 4x4 vive um homem :discordo: , com o Corolla tenho feito +- 14 km/L a 110/ 120 na estrada com a flia, e 11 km/L em meu trajeto do dia a dia sem transito pesado, é a salvação da minha conta bancária :stop: , hehehehe.

Abraço

alexandre nunes marreiros
09/01/2012, 16:09
em primeiro lugar... parece que estamos no forum do honde civic mesmo... pq cherokee fazendo 8, 9 ,10 km/l... só honda mesmo kkk a minha grand cherokee 4.7, V-8, faz 4km/l na cidade e 6km/l na pista , ( no gás chega a 8km/m3. ) na melhor das hipoteses. andando também na faixa dos 100 - 120 km/h... mesmo pq ,( talvez por só ter 4 marchas), acima desta velocidade o conta-giros começa a subir muito

alexandre nunes marreiros
09/01/2012, 16:12
e , para ter medição precisa do consumo , encha o tanque até o primeiro ckic da bomba... zere o odometro parcial , depois volte e ENCHA NA MESMA BOMBA , PARANDO NO PRIMEIRO CLIC NOVAMENTE!

Drummond
09/01/2012, 16:53
Vou fazer isso, mas ñ estou crendo muito na precisão do click da bomba...

Andretomasi vc tem essa foto do tanque explodida?

Abs

DMD

e , para ter medição precisa do consumo , encha o tanque até o primeiro ckic da bomba... zere o odometro parcial , depois volte e ENCHA NA MESMA BOMBA , PARANDO NO PRIMEIRO CLIC NOVAMENTE!

jaimepaulo
29/01/2012, 17:38
Caros amigos do Fórum 4x4,
Recentemente comprei uma WJ 2000, uma relíquia, tudo 100%. Ainda assim fiz uma pequena revisão antes de viajar (entre elas troca de velas e filtros) abasteci gasolina pódium e a média foi 9,1Km/l a 100/110. Depois coloquei gasolina aditivada (agora só uso essa) e fiz média 8,6Km/l na estrada.
Com isso concluí que gasolina pódium é só pra enriquecer ainda mais a Petrobras (aliás, numa viagem que fiz para a Venezuela, lá a gasolina custa 0,08/l, isso mesmo 8 centavos o litro e sem adição de álcool, porque no Brasil...??? cada um tire sua conclusão).

Rustão
29/01/2012, 18:59
pq no Brasilzão é assim amigo, não só com a gasolina, mais com tudo.

MMauricio
29/01/2012, 19:05
Recentemente comprei uma WJ 2000, uma relíquia, tudo 100%. Ainda assim fiz uma pequena revisão antes de viajar (entre elas troca de velas e filtros) abasteci gasolina pódium e a média foi 9,1Km/l a 100/110. Depois coloquei gasolina aditivada (agora só uso essa) e fiz média 8,6Km/l na estrada.
Com isso concluí que gasolina pódium é só pra enriquecer ainda mais a Petrobras (aliás, numa viagem que fiz para a Venezuela, lá a gasolina custa 0,08/l, isso mesmo 8 centavos o litro e sem adição de álcool, porque no Brasil...??? cada um tire sua conclusão).

E infelizmente nós somos os culpados por aceitar..... !!!

Rustão
29/01/2012, 21:44
verdade os culpados somos nós mesmos...

Drummond
29/01/2012, 21:53
Pelo q alguns amigos relatam o cosumo muda muito ou muda pouco c a Podium de um carro p outro, tem carro q nem se sente a diferença.
Tenho um Suzuki Swift três cilindros 1.0, na autonomia ñ vejo diferença, mas na velocidade final sim, c Shell comum ou Power ele da 135km/h no GPS e c a Podium 155km/h tbm no GPS.

Na Xj ainda ñ coloquei.

Ps: Só p lembrar o tanque da cherokee depois q a bomba do posto destrava ainda cabem 10 litros, então se o frentiste entre um abastecimento e outro exagerar a média ñ vai bater nunca.

Abs

DMD

Celsogvs
10/02/2012, 14:49
PessoALL,

Uma boa maneira para calcular o consumo é fazer média de uma viagem inteira, ou seja, encha o tanque ao sair e após rodar 2 mil ou mais encha novamente ao chegar, assim você conseguirá fazer uma boa média sem se preocupar com alguns litros a mais ou a menos.

Abs,

Luci0
10/02/2012, 17:47
Olá! Gostaria de relatar minha experiência com o consumo da minha Grand Cherokee Limited 5.2 V8. Uma coisa que o Drummond falou é verdade: dependendo do frentista, podem caber uns bons 10 litros a mais ou a menos, o que deixa o cálculo da média impreciso. Mas como tenho feito muitas médias seguidas, sempre abastecendo até encher (+ ou -) posso afirmar que no meu caso, o consumo da Cheroka varia entre 4Km/l andando na cidade e o máximo que consegui em viagem (com serra) foi 6,8Km/l andando em 100/110Km/h. Pelo que eu vi aqui no fórum, parece que não é muito diferente disso... Um abraço a todos!

MMauricio
10/02/2012, 21:23
Olá! Gostaria de relatar minha experiência com o consumo da minha Grand Cherokee Limited 5.2 V8. Uma coisa que o Drummond falou é verdade: dependendo do frentista, podem caber uns bons 10 litros a mais ou a menos, o que deixa o cálculo da média impreciso. Mas como tenho feito muitas médias seguidas, sempre abastecendo até encher (+ ou -) posso afirmar que no meu caso, o consumo da Cheroka varia entre 4Km/l andando na cidade e o máximo que consegui em viagem (com serra) foi 6,8Km/l andando em 100/110Km/h. Pelo que eu vi aqui no fórum, parece que não é muito diferente disso... Um abraço a todos!

A minha ta exatamente assim também... nessa média!!!

masuko
11/02/2012, 12:34
Sempre abasteço no mesmo posto e na mesma bomba (sou pentelho)

O que influencia demais no consumo é a calibragem dos pneus, já tive variação de 10% com os pneus descalibrados.

A minha faz 5,5 Km/L com gasolina aditivada Texaco. (ar cond. o tempo todo e só rodo na cidade )

Fabiano Klug
15/02/2012, 19:55
Sobre o consumo destes carros que tanto gosto.

Muitos preparam para andar na trilha, porem eu sou fã mesmo de estrada boa, uma ou outra ruazinha de terra, nada muito agressivo, e sendo assim, sabem dizer se existealguma forma de trocar a relação dos diferenciais para ficarem mais longos? Será que reduzir alguns RPM em viagem ajudaria alguma coisa a diminuir o consumo?

Drummond
15/02/2012, 20:19
Sobre o consumo destes carros que tanto gosto.

Muitos preparam para andar na trilha, porem eu sou fã mesmo de estrada boa, uma ou outra ruazinha de terra, nada muito agressivo, e sendo assim, sabem dizer se existealguma forma de trocar a relação dos diferenciais para ficarem mais longos? Será que reduzir alguns RPM em viagem ajudaria alguma coisa a diminuir o consumo?

Trocar relação p deixar mais longo é o mesmo q por pneus maiores, logo ficará mais lento de saída, menor torque (mais xoxo), e muito mais beberrão.

Abs

DMD

andretomasi
15/02/2012, 20:27
Não tem como melhorar muito o consumo sem prejudicar outras coisas.. o único segredo é esse aqui:

http://www.novocerato.com/wp-content/uploads/Imagem-veloc%C3%ADmetro-Cerato-Rodrigo-Mendes.jpg

[ ]'s

Rustão
15/02/2012, 21:06
Quando falam que meu carro gasta, eu falo...
Motor 5.2, 8 cilindros, tração 4x4 permanente, carro com quase 2 toneladas... 5km/l cidade
Dai o silêncio se instala....rsrsrs
Não tem o que falar, tem 1.0 fazendo 8km/l sem a/c, sem tração, pesando 800kg, isso sim é gastar...

cerverob
15/02/2012, 22:08
............isso è falar !!! concordo contigo Rustào !!!!!!
deixa os outros falar ..... nao sabem o que è um ZJ....

andretomasi
16/02/2012, 05:10
Rustão, na mosca. :D

[ ]'s

Fabiano Klug
16/02/2012, 08:48
Quando falam que meu carro gasta, eu falo...
Motor 5.2, 8 cilindros, tração 4x4 permanente, carro com quase 2 toneladas... 5km/l cidade
Dai o silêncio se instala....rsrsrs
Não tem o que falar, tem 1.0 fazendo 8km/l sem a/c, sem tração, pesando 800kg, isso sim é gastar...

E disso eu entendo, apesar de estar com uma ZJ em estado de recuperação, e não fui rodar com ela ainda, tenho um Clio Campus 2010 flex, digo que é ruim mesmo, na cidade na gasolina e ar ligado direto a media fica entre 8,5/9 e na estrada com ar ligado não passa muito de 12-13, creio que todo sistema de relação do carro deva estar o mais equilibrado possivel.

Drummond
16/02/2012, 09:19
Amigos já q é p falar de consumo de 1.0 aqui vai as médias do meu City-Car, ele é 1.0, Automático, A/C, tem mais espaço interno q a XJ (fora o porta-malas), o danado faz 11km/l c AC ligado no trânsito de Sampa, rodovia a 120km/h c A/C ele faz 13km/l e se ñ tiver pressa andando entre 90km/h e 100km/h ele faz 17km/l. Ele é 1994 tem só três cilindros (anda igual 1.0 nacional).
A Xj na cidade fiz no mínimo 5km/l e no máximo 6km/l, na rodovia no mínimo 7.3km/l e no máximo 8.5 km/l.

Como podem ver vivo dois extremos, hehehehehe... O ideal seria juntar os dois em um carro só, rsrsrsrsrsrsrsssss...

Abs

DMD

E disso eu entendo, apesar de estar com uma ZJ em estado de recuperação, e não fui rodar com ela ainda, tenho um Clio Campus 2010 flex, digo que é ruim mesmo, na cidade na gasolina e ar ligado direto a media fica entre 8,5/9 e na estrada com ar ligado não passa muito de 12-13, creio que todo sistema de relação do carro deva estar o mais equilibrado possivel.

Fabiano Klug
16/02/2012, 09:24
Eu ainda creio que é interesante manter dois extremos assim, o pouco que conduzi a cherokee, confesso que é indicutivel que o conusmo vale apena pelo que o carro oferece no geral.

Ja vi que algumas pessoas mandam retirar ou desligar o diferecial dianteiro, isso imagino que seja para reduzir consumo ou mesmo quebra e falta de interese em arrumar.
Alguem ai ja fez a retirada do cardã dianteiro e teve melhoras no consumo? Até que ponto isso prejudica o restante da mecanica rodar sem ele?

andretomasi
16/02/2012, 09:26
Que carro seria esse milagre automotivo? 1.0, automático, e com três cilindros. É uma Towner???
Já passei por dois Ford Ka 1.0, um do antigo e um 2007 e os dois faziam média boa só se andasse a no máximo 100km/h, passou disso ele bebia igual um 2.0; além de que era só colocar quatro pessoas dentro, ou duas e algumas malas, que tinha que usar primeira pra subir qualquer morrinho.

[ ]'s

andretomasi
16/02/2012, 09:27
Fabiano, a diferença no consumo por andar sem o dif. dianteiro é imperceptível. E o incômodo de andar sem ele, extremamente perceptível :D

[ ]'s

Drummond
16/02/2012, 09:31
Desculpe, esqueci de dar o nome do santo, hehehehehhe... Suzuki Swift, tenho um em estado de zero, já alinhei c carros 1.0 de amigos (Gol, Celta, Corsa) e ele anda igual mesmo sendo automático e chega a ser mais econômico q alguns 1.0. A velocidade máxima q dei nele foi 155km/h (no GPS).

Abs

DMD

Que carro seria esse milagre automotivo? 1.0, automático, e com três cilindros. É uma Towner???
Já passei por dois Ford Ka 1.0, um do antigo e um 2007 e os dois faziam média boa só se andasse a no máximo 100km/h, passou disso ele bebia igual um 2.0; além de que era só colocar quatro pessoas dentro, ou duas e algumas malas, que tinha que usar primeira pra subir qualquer morrinho.

[ ]'s

Fabiano Klug
16/02/2012, 09:31
Esse incomodo seria a perda de controle em curvas fechadas, ou de que forma, meu cunhado tem uma Pajero Full 3.2 2003 e quando ele viaja anda direto no 4x4 e diz que é incrivel a aderencia que o carro proporciona tanto no seco mas mais perceptivel no molhado.

andretomasi
16/02/2012, 09:40
Bah Drummond, bom saber. Nunca andei num Swift, mas já vi vários na rua :D

Fabiano, o incômodo seria justamente não poder usar o 4x4 quando precisasse. Quanto à andar no 4x4 direto, se a tua XJ tem o 4x4 FULL-TIME, pode andar nesse modo direto, igual à Pajero do teu cunhado. E faz uma diferença grande mesmo, principalmente andando em estrada na chuva.

[ ]'s

Fabiano Klug
16/02/2012, 09:46
Sim, ali na alavanca diz 4x4 Hi tem um internvalo no meio dizendo algo como Neutro e 4x4 Lo, existe Grand Cherokee deste modelos sem 4x4 Full Time?

andretomasi
16/02/2012, 09:50
Ah, a tua é uma Grand Cherokee? Tu já anda o tempo todo em 4x4 então, achei que era uma Sport.
A tua já é Full-time sempre, não tem como andar em 4x2, só tirando o cardan dianteiro, o que não vai mudar nada no consumo dela e vai deixar com o comportamento mais instável.

O neutro é pra rebocar, o 4x4 Lo é a reduzida. Nunca usou? Tá na hora de botar ela na terra pra aprender a usar :D

[ ]'s

Drummond
16/02/2012, 09:52
Pois é, e os poucos q se vê são carros sambados infelizmente. O único ponto ruim do 3 cilindros é q o motor ñ tem balanceamento, então em marcha lenta o carro vibra todo como se estivesse falhando um cilindro, acredito q por esse motivo as montadoras ñ deram continuidade a esse mini motor. Mas mesmo assim adoro ele, é confortável e econômico e bem ágil no trânsito (claro q a XJ engole ele fácil c seus 190hp, kkkkkkkk...). Esse carnaval entou indo c ele p SC, já q não conseguimos resolver o problema da XJ (luz da chave code e painel q desliga).

O legal de ter um city-car é pegar XJ p dar um rolê, vc nem liga p consumo pq economizou no cotidiano e tem um moooooooooonte de cavalinhos a mais, hehehehehehehe...

Abs

DMD

Bah Drummond, bom saber. Nunca andei num Swift, mas já vi vários na rua :D

Fabiano, o incômodo seria justamente não poder usar o 4x4 quando precisasse. Quanto à andar no 4x4 direto, se a tua XJ tem o 4x4 FULL-TIME, pode andar nesse modo direto, igual à Pajero do teu cunhado. E faz uma diferença grande mesmo, principalmente andando em estrada na chuva.

[ ]'s

andretomasi
16/02/2012, 09:58
Não é o mesmo motor, mas em Janeiro agora fiz uma viagem de 600km direto com uma Towner, um motor três cilindros 0.8 e aquele tamanho todo :D Foi uma experiência "divertida" haha

[ ]'s

Fabiano Klug
16/02/2012, 10:07
Peguei uma para cuidar e iniciarmos a restauração da mesma, como ja disse por outros topicos não gosto muito de trilha, não teria nada contra se tivesse de passar por estradas ruins, mas não é um esporte que me encanta, os proprietarios da Grand que esta sob minha tutela me cantaram para adquirir uma também e fazer uma expedição até Macchu-Picchu, um grande sonho meu.

Segue o link do carro em questão: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/102205-jeep-grand-cherokee-laredo-v8-5-2-1995-recuperacao.html#post1631047

Irei cuidar do carro deles até lá e com certeza irei aprender muito a respeito deste carro, que creio que como qualquer outro utilitarios da sua categoria irão aguentar muito bem a viagem.

andretomasi
16/02/2012, 10:12
Mesmo que não use em trilha, é bom saber como funciona, a reduzida e outros sistemas do carro tem outras utilidades. Tem gente que usa a reduzida pra rebocar barco em beira de lagoa, o N da transferência deve ser usado pra se rebocar ela e não só o N do câmbio, por exemplo, sem mencionar outras N possibilidades.

[ ]'s

Fabiano Klug
16/02/2012, 10:15
Poderias me adicionar no MSN: ltd-landau@hotmail.com senão vai disvirtuar denovo o tópico .......estou com bastante duvidas.....

andretomasi
16/02/2012, 10:23
Me manda email então, que to na rua e sem msn:
andretomasi@me.com

[ ]'s

Frodo
16/02/2012, 12:43
Minha esposa tem um carro de barbie... o novo uno(2011).
Cidade 8,5~9km/l.

Ultrapassar...esquece
Subir lomba com ar... esquece.
Na estrada, carregado (4pessoas), 100km/h só se rebocar com a cherokee.... hahahaha

Detalhe minha minha Xj faz ±7,2km/m³(GNV) ou seja.
xj 100km = R$25,55
uno 100km = R$31,33 (9km/l)
é mais barato rodar de cherokee GNV que "tentar andar" com o carro da barbie...

Celsogvs
16/02/2012, 13:44
Minha esposa tem um carro de barbie... o novo uno(2011).
Cidade 8,5~9km/l.

Ultrapassar...esquece
Subir lomba com ar... esquece.
Na estrada, carregado (4pessoas), 100km/h só se rebocar com a cherokee.... hahahaha

Detalhe minha minha Xj faz ±7,2km/m³(GNV) ou seja.
xj 100km = R$25,55
uno 100km = R$31,33 (9km/l)
é mais barato rodar de cherokee GNV que "tentar andar" com o carro da barbie...

Ruan,

Você não tem problemas com o GNV?

Dizem que as cherokas sport não suporta bem o GNV.

Abs,

Celso

andretomasi
16/02/2012, 14:44
Eu tive GNV, funcionava bem, tirei ele fora principalmente porque não usava, não tem posto em lugar nenhum longe das capitais. A longo prazo, a experiência é que ele realmente acelera o desgaste do motor.

[ ]'s

Drummond
16/02/2012, 15:44
Aqui em Sampa já foi febre, mas agora quase ñ tem mais instaladora de GNV, taxistas desistiram, vários postos q trabalhavam c GNV pararam de trabalhar, auto-peças e retificas ñ dão garantia p carros c GNV, tive uma Hilux V6 c GNV, perdia metade do porta-malas, levava um baita peso extra e absolutamente tudo q quebrou no carro enquanto estive c ele foi por causa do GNV, logo acredito q o GNV seja uma bela cagada do nosso governo e se ñ mudarem todo esquema logo, logo ele vai ficar obsoleto.

Abs

DMD

Eu tive GNV, funcionava bem, tirei ele fora principalmente porque não usava, não tem posto em lugar nenhum longe das capitais. A longo prazo, a experiência é que ele realmente acelera o desgaste do motor.

[ ]'s

Drummond
16/02/2012, 15:52
Os mais econômicos de 2012 segundo o Inmetro (http://carros.uol.com.br/album/etiquetagem_veicular_2012_album.jhtm?abrefoto=1#fo toNav=1)

Fabiano Klug
16/02/2012, 16:28
Ridiculo, depois que inventaram carro flex, acabou carros economicos, antes do meu Clio flex, tive um outro 1.0 8v na gasolina e fazia sem esforço 12-13 na cidade com ar ligado, hoje meu flex não faz 10 na mesma situação, meu estilo de direção numa V8 seria plausivel conseguir uns 6 a 6,5 na cidade, não temos muito congestionamento, a cidade é plana e não é dividida em quadras, vejo que beneficia a economia nossa região, melhor que aqui só Brasilia mesmo.

Glaicon
17/02/2012, 09:01
acredito q por esse motivo as montadoras ñ deram continuidade a esse mini motor.
O legal de ter um city-car é pegar XJ p dar um rolê, vc nem liga p consumo pq economizou no cotidiano e tem um moooooooooonte de cavalinhos a mais, hehehehehehehe...

Abs

DMD
O Smart é três cilindros.
Aqui em casa minha esposa tem um Picanto (ui!) 2011, automático, também três cilindros, 1.0L, 58 pocotós.
Quando compramos tinha preso no vidro o selo do INMETRO classe "A".
Faz 10 Km/l na cidade e, 13Km/l na estrada, se andar até 100 Km/h, quando já está em 3.000 RPM's.
Passando dessa velocidade, aí já gasta bem mais.
Também compenso o gasto da Sport deixando-a guardada durante a semana.
Vou trabalhar de ônibus, quando sozinho, ou de Picanto (ui!), quando a esposa vai junto.
Lógico que as crianças preferem o "ZIPÃO" :mrgreen:

Drummond
17/02/2012, 09:05
Caramba ñ sabia disso, pensei q ñ tinha mais... Domingão vou de 3 cilindros p sua terra Glaicon, já q a Xj está desmaiada na garagem, pretendo ir ao Beto Carreiro, Bombinhas e B. Camboriú, alguma outra dica Glaicon?

Abs

DMD

O Smart é três cilindros.
Aqui em casa minha esposa tem um Picanto (ui!) 2011, automático, também três cilindros, 1.0L, 58 pocotós.
Quando compramos tinha preso no vidro o selo do INMETRO classe "A".
Faz 10 Km/l na cidade e, 13Km/l na estrada, se andar até 100 Km/h, quando já está 3.000 em RPM's.
Passando dessa velocidade, aí já gasta bem mais.
Também compenso o gasto da Sport deixando-a guardada durante a semana.
Vou trabalhar de ônibus, quando sozinho, ou de Picanto (ui!), quando a esposa vai junto.
Lógico que as crianças preferem o "ZIPÃO" :mrgreen:

Fabiano Klug
17/02/2012, 09:15
A Ford tamném esta vindo com um novo 1.0 ecoboost para equipar seus carros com 3 cilindros.....
Minha unica visão a respeito de um carro realmente economico e viavel para os dias de hoje sãos hibridos onde o motor a combustão apenas gira um gerador de energia para um motor eletrico que comanda a movimentação do carro, e carregar suas devidas baterias.

masuko
17/02/2012, 11:26
O grande problema das Cherokees é o barulho do motor!
A gente vicia no ronco e não consegue parar de acelerar, aí o consumo vai pra casa do Carvalho..

É caro ser feliz.
=)

Glaicon
18/02/2012, 09:20
Caramba ñ sabia disso, pensei q ñ tinha mais... Domingão vou de 3 cilindros p sua terra Glaicon, já q a Xj está desmaiada na garagem, pretendo ir ao Beto Carreiro, Bombinhas e B. Camboriú, alguma outra dica Glaicon?

Abs

DMD
Pra fazer uma triangularização entre o Beto Carrero e Balneário Camboriú:
Como Chegar ‹ Contato - Fazzenda Park Hotel - O Paraíso é aqui! (http://www.fazzenda.com.br/contato/como-chegar)

Além disto podes visitar algumas cervejarias artesanais na região de Blumenau:
Santur - Roteiro das Cervejarias Artesanais (http://www.santur.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=389&Itemid=216)
PROSIT!:brinde:

Fabiano Klug
18/02/2012, 09:23
Não esquecer de visitar cidades como Pomerode que também tem um belo zoologico, uma baita choperia com um chope absurdo de bom, e salsicha cozinha na cerveja....

Drummond
18/02/2012, 17:58
Muito obrigado Glaicon, obrigado Fabiano, vou seguir a dica de vcs, saio de Sampa na próxima madrugada.

Abs

DMD

andretomasi
18/02/2012, 18:17
Se estiver em Balneário de noite, um bom lugar pra tomar um chopp é no barzinho da Heineken! :D

[ ]'s

Glaicon
04/04/2012, 08:13
Amanhã, 06:00h, Florianópolis a Foz do Iguaçu.
Cálculo de 1.800 Km's ida e volta, mais uns 100 Km's rodando lá dentro, totalizando 1.900 Km's.
Fazendo média de 8 km/l, dará 237 litros de gasosa.
Em dindim dará uns R$ 640,00. Ai, Jesus!
E se formos com o Kia Picanto da esposa, motor 1.0, 58 cavalinhos, pneuzinho de carrinho de mão 165X65X13?:mrgreen:
Dividindo os 1.900 Km's por 13 Km/l, dará 146 litros, ou R$ 394,00.
"Economia" de R$ 294,00.
Ahh, 13 Km/l se andar até 100 Km/h; acima disso a média já despenca.
Claro que os caminhões, picapes, ônibus e colheitadeiras terão o maior respeito pelo Picanto.:boxing:
Darão só pequenos empurrões para ele andar um pouquinho mais rápido.:concordo:
Feliz páscoa!

Fabiano Klug
04/04/2012, 09:11
A economia vai depender da situação financeira atual, mas se não estiver comprometida vale apena ir de Cherokee.

lleonel
04/04/2012, 09:34
A
E se formos com o Kia Picanto da esposa, motor 1.0, 58 cavalinhos, pneuzinho de carrinho de mão 165X65X13?:mrgreen:
"Economia" de R$ 294,00.

Amigo, seu picante (o) ... deve ter alguma coisa errada, eu tenho um Eclipse 3.0 V6 c/200 poneis e automático que na estrada a 100km faz cravados 15km/l.

Já minha Cherokee na estrada a faz 7km/l. :(

Fabiano Klug
04/04/2012, 09:36
Não esta errado não, não existe carro 1.0 que seja economico acima de 100km/h, meu clio faz 12km/l a 120km/l com ar ligado e carregado, é o preço da baixa cilindrada, e no meu caso o fato de ser um martir como qualquer carro Flex, uma simples abominação...

lleonel
04/04/2012, 09:57
Não esta errado não, não existe carro 1.0 que seja econômico acima de 100km/h, meu clio faz 12km/l a 120km/l com ar ligado e carregado, é o preço da baixa cilindrada, e no meu caso o fato de ser um martir como qualquer carro Flex, uma simples abominação...

A conclusão é que 1.0 é pura ilusão, eu não ia falar mas minha esposa tem um Fox 1.6 com cambio automatizado, pois bem fizemos uma viagem de São Paulo para Lins ... aproximadamente 450km, na ida fui dirigindo e apertando ... 120 ... 140 e máxima 180 (quando a mule tava distraída claro) bom abastecemos e o mesmo fez 12km/l somente com gasolina.

Já na volta a mule resolveu que ia dirigir, veio abaixo da velocidade das placas ou seja marcava 100km ela vinha a 90km, marcava 80km e ela a 70km ... bom resultado 6 horas de viagem e incríveis 22km/l somente com gasolina.

Isso sim é economia, mas tenha paciência.

[]s

Fabiano Klug
04/04/2012, 10:05
Exato, 1.0 só é bom quando é 8v e somente na cidade, e sinceramente, estou começando a ver que muita gente poderia arcar um V8 na gasolina, o problema é que a maioria tem 400-900 reais de parcela do carro, ai fica inviavel mesmo, minhas contas hoje com o Clio são, 700 reais de parcela do carro, mais 350 de gasolina, se eu pudesse me livrar da parcela poderia rodar com um V8 na gasolina ao custo de 600-750 reais por mes, uma economia de 300 por mes que poderia ser utilizada para devidas revisões em algum V8 utilitario.

Resumindo, meu Clio na cidade faz media de 9 na cidade com Ar ligado, tenho pé leve, até porque ja levei muita multa por andar alopradamente, hoje com meu comportamento e usando um V8 como uma Explorer, Cherokee ou mesmo uma Pajero 3.5 V6 daria facilmente uma media de 6-7 na cidade nas mesmas condições.....

MMauricio
04/04/2012, 20:33
Amanhã, 06:00h, Florianópolis a Foz do Iguaçu.
Cálculo de 1.800 Km's ida e volta, mais uns 100 Km's rodando lá dentro, totalizando 1.900 Km's.
Fazendo média de 8 km/l, dará 237 litros de gasosa.
Em dindim dará uns R$ 640,00. Ai, Jesus!
"Economia" de R$ 294,00.
Claro que os caminhões, picapes, ônibus e colheitadeiras terão o maior respeito pelo Picanto.:boxing:
Darão só pequenos empurrões para ele andar um pouquinho mais rápido.:concordo:
Feliz páscoa!

"Fazendo média de 8 km/l, dará 237 litros de gasosa"

Meu sonho de consumo amigo!!! a minha ta fazendo 4 km/l e isso porque sou bem di boa com o pedal....rss sniff

Drummond
04/04/2012, 22:04
MMauricio,

Tem algo errado, a minha no transito de Sampa c AC nunca fez menos q 5.5, rodovia andando sempre acima 120km/h 7.5km/l e abaixo de 100km/h faz pouco mais q 8km/l.

Veja se ñ tem algo obstruindo a entrada de ar no snorkel e dentro dele.

Abs

DMD

"Fazendo média de 8 km/l, dará 237 litros de gasosa"

Meu sonho de consumo amigo!!! a minha ta fazendo 4 km/l e isso porque sou bem di boa com o pedal....rss sniff

Glaicon
05/04/2012, 04:53
A economia vai depender da situação financeira atual, mas se não estiver comprometida vale apena ir de Cherokee.

Cherokee, com certeza.
A idéia de viajar com o Picanto foi só uma piada.
04:53 h e já estou postando no fórum, me preparando pra partida.
Próxima leitura só na segunda-feira, pela manhã.
Boa páscoa a todos.:concordo:

Fabiano Klug
05/04/2012, 08:59
Boa viagem Glaicon......

Sobre consumo, creio que sempre será relacionado a topografia e transito enfrentado diariamente, mas geralmente por aqui se conseguer medias melhores de consumo.....

MMauricio
06/04/2012, 16:05
MMauricio,

Tem algo errado, a minha no transito de Sampa c AC nunca fez menos q 5.5, rodovia andando sempre acima 120km/h 7.5km/l e abaixo de 100km/h faz pouco mais q 8km/l.

Veja se ñ tem algo obstruindo a entrada de ar no snorkel e dentro dele.

Abs

DMD

Puxa que diferença....sei que os pneus de 31" aumentaria o consumo mas não tanto assim né?!?!? vou dar uma olhada sim..valeu!!!

Glaicon
09/04/2012, 07:26
Boa viagem Glaicon......

Sobre consumo, creio que sempre será relacionado a topografia e transito enfrentado diariamente, mas geralmente por aqui se conseguer medias melhores de consumo.....
Então, voltamos!
Realmente, a topografia e os tipos de rodovias influenciam no resultado.
Se você colocar em qualquer navegador ou no Google Maps a rota Florianópolis>Foz, eles te indicam ir por Curitiba, pois é o caminho mais rápido, em virtude dos grandes trechos duplicados.
Porém, você pagará R$ 100,00 de pedágio na ida e, mais R$ 100,00 na volta.
Então selecionei o trajeto sem pedágios, o que me me fez ir pelo oeste de Santa Catarina, passando por diversas cidades pequenas e rodovias estreitas.
E dá-lhe caminhão!
Encostava em um, andava longos trechos sem conseguir ultrapassar por causa das curvas em sequência.
De repente, uma minúscula reta de 100 metros: kick down!
A força jogando seu corpo pra trás e vencendo rapidamente a estrada é um show.
Segurança pura nas ultrapassagens, pois não te deixava na mão.
E assim foi o tempo todo.
Fui na Argentina colocar gasolina, mas não valeu à pena. 6,8 pesos o litro, ou R$ 2,38.
Isso se você comprar peso a R$ 0,35 no Brasil. Se pagar em reais na bomba eles fazem a conversão a R$ 0,45.
Consumo? Esquece! Nem medi, pois sabia que o resultado não seria coisa boa.:mrgreen:
Só paguei 2 pedágios na chegada em Foz (R$ 18,00).
Mas que a viagem foi prazerosa, ahh, isso foi.:concordo:

Fabiano Klug
09/04/2012, 09:09
Esse trajeto ja fiz uma vez com meu pai a bordo da 325 cupe dele, realmente é muito divertido, mas é mais longa e tem horas que pate no vidro o tal do arrependimento hehehehehe......

Reginaldo B
10/04/2012, 09:47
Assim como o Glaicon, amanhã estarei partindo rumo a Foz do Iguaçu, 700km de estrada na XJ, aproveitarei pra colocar uns sapatos novos na viatura.
Fiz 8,5 km/l na última viagem com 5 pessoas e bastante bagagem, dessa vez vamos somente em duas pessoas e pouca bagagem, espero melhorar um pouco a média.

Fabiano Klug
10/04/2012, 09:48
Vai tranquilo que vai fazer uns 12 com ar ligado......

lmazzucatto
12/04/2012, 15:54
O Negócio do consumo sempre vai ser assunto de pauta em todos os Foruns. Até no forum do umo Mille =) rssss

Mas pra contar:
Minha sportage 2011 faz 7 km/l na cidade, o Bravo da minha esposa faz 6,5 Km/l com gasolina e 4 km/l com alcool.

E a cheroka XJ com pneus 35 faz 6 km/l

Quem é o beberrão ein????

=)))

abs a todos

Luis

Reginaldo B
16/04/2012, 10:32
Daí moçada o consumo foi muito bom na ida, ficou perto de 9 km/l.
Consegui trocar os pneus em Foz, coloquei os Scorpion Mud 31, comprados na paraguai por míseros 270,00 cada, uma barbada total.
Na volta o consumo foi maior, preferi nem medir pra não perder a empolgação pelos pneus novos.

Fabiano Klug
16/04/2012, 10:41
Voce entra com a XJ no pais vizinho ou eles buscam e instalam no Brasil?

MMauricio
16/04/2012, 11:20
Daí moçada o consumo foi muito bom na ida, ficou perto de 9 km/l.
Consegui trocar os pneus em Foz, coloquei os Scorpion Mud 31, comprados na paraguai por míseros 270,00 cada, uma barbada total.
Na volta o consumo foi maior, preferi nem medir pra não perder a empolgação pelos pneus novos.

Amigo como fez pra atravessar com os pneus???

Reginaldo B
16/04/2012, 11:40
Fabiano e MMauricio

Eles só te cobram no PY o "envio do pneu", R$ 30,00 cada e o resto vc paga numa borracharia em Foz qdo entregam o pneu e montam pra vc.
Quem precisar de mais dicas me manda uma mensagem privada que explico melhor.
Abraços

Fabiano Klug
16/04/2012, 11:41
Perfeito, tem como colocar umas fotos do pneus e sua banda e como ela ficou na altura com os mesmo?

Reginaldo B
16/04/2012, 11:47
vou tirar umas fotos e coloco depois do almoço

Pablo.pinto2007
17/04/2012, 08:27
vou tirar umas fotos e coloco depois do almoço

Meu questionamento é o seguinte: um colega meu foi a Foz, alugou um carro e entrou no país vizinho só com a identidade, se ele quisesse trocar os pneus do carro quem ia perceber? O fiscal da alfândega? Como fica isso? Pergunto pois pretendo ir à Foz no final do ano. É lógico que não vou trazer pneus na mala.

Reginaldo B
17/04/2012, 10:37
Meu questionamento é o seguinte: um colega meu foi a Foz, alugou um carro e entrou no país vizinho só com a identidade, se ele quisesse trocar os pneus do carro quem ia perceber? O fiscal da alfândega? Como fica isso? Pergunto pois pretendo ir à Foz no final do ano. É lógico que não vou trazer pneus na mala.

Não recomendo a vc tentar atravessar de carro e trocar os pneus no PY, os caras da aduana ficam em cima desse tipo de coisa e pegam mesmo. O melhor é encomendar os pneus, paga 30 por pneu e te entregam eles em Foz.
Coloquei umas fotos no meu álbum com os pneus 31 também.

MMauricio
17/04/2012, 10:45
Não recomendo a vc tentar atravessar de carro e trocar os pneus no PY, os caras da aduana ficam em cima desse tipo de coisa e pegam mesmo. O melhor é encomendar os pneus, paga 30 por pneu e te entregam eles em Foz.
Coloquei umas fotos no meu álbum com os pneus 31 também.

Bom dia Reginaldo!
Parabéns pela viatura e os pneus ficaram show de bola..!!! Me tira uma duvida...(apesar de não ser o topico ideal) você também está com 2" certo? os pneus de 31 pegam na lataria? os meus são remold e em determinadas situações pegam e muito!!! rss

Abç

Reginaldo B
17/04/2012, 15:34
Bom dia Reginaldo!
Parabéns pela viatura e os pneus ficaram show de bola..!!! Me tira uma duvida...(apesar de não ser o topico ideal) você também está com 2" certo? os pneus de 31 pegam na lataria? os meus são remold e em determinadas situações pegam e muito!!! rss

Abç

Boas Mauricio
Ainda não testei a viatura na terra, por enquanto somente andei no asfalto e pega na suspensão dianteira qdo esterça o volante uns 80% do giro.
Vou testar no final de semana na terra pra ver como ficou.
Abraço

Frodo
17/04/2012, 16:16
Boas Mauricio
Ainda não testei a viatura na terra, por enquanto somente andei no asfalto e pega na suspensão dianteira qdo esterça o volante uns 80% do giro.
Abraço
Como já disse por aqui...
pneu 31 com lift<3" --> vai comer a moldura do paralama.
com 3" já come:putz:

Mas tbm... tem opção... é só não fazer o "X" com a suspensão.

MMauricio
17/04/2012, 18:36
Boas Mauricio
Abraço

Belezz a minha teve o mesmo comportamento ai coloquei espacadores, resolveu para esterçar mas como disse o Frodo, realmente continua a pegar.... próximo passo é subir para 3"...!!!

Abrçs

Fabiano Klug
17/04/2012, 18:52
Chega a mudar o consumo com estes pneus e o Lift?

Desculpa a ignorancia, não estou familiarizado com o Off-Road.

Reginaldo B
18/04/2012, 10:09
Chega a mudar o consumo com estes pneus e o Lift?

Desculpa a ignorancia, não estou familiarizado com o Off-Road.

Somente o lift acho q não altera praticamente nada, mas o pneu quanto mais largo, mais atrito, mais peso, mais consumo.

GH
18/04/2012, 20:38
Como já disse por aqui...
pneu 31 com lift<3" --> vai comer a moldura do paralama.
com 3" já come:putz:

Mas tbm... tem opção... é só não fazer o "X" com a suspensão.

Frodo,

Basta usar um pequeno batente limitador de curso por dentro da mola dianteira.
A minha tá assim e uso pneus 32, kit de 3" e não pega em nada.

Frodo
19/04/2012, 12:59
Frodo,

Basta usar um pequeno batente limitador de curso por dentro da mola dianteira.
A minha tá assim e uso pneus 32, kit de 3" e não pega em nada.
Batente é uma boa, mas diminui curso da suspensão.
É inversamente proporcional! ... que papo filosófico :news-coffee:

Bom, lembrando que na traseira o batente tem outra vantagem... não forçar o limite (negativo) do feixe de mola.:concordo:

fhsantos
04/03/2014, 20:10
Caros

Voltando ao consumo.

Depois de 8 anos estou pensando em deixar minha Camper diesel e pretendendo comprar uma cherokee xj. Tenho em vista uma com câmbio manual e algumas com automático. O consumo da manual é realmente menor como na maioria das outras viaturas? Se sim, qual seria essa diferença? Tenho visto que as manuais conseguem fazer tranquilamente 6km/l na cidade. Será que consigo isso com uma auto?

Bom, como tem mais automáticas no mercado é mais fácil achar uma boa, já mecânica tem que pegar a que aparecer....

Aguardo comentários e ajuda.

Glaicon
05/03/2014, 08:44
Caros

Voltando ao consumo.

Depois de 8 anos estou pensando em deixar minha Camper diesel e pretendendo comprar uma cherokee xj. Tenho em vista uma com câmbio manual e algumas com automático. O consumo da manual é realmente menor como na maioria das outras viaturas? Se sim, qual seria essa diferença? Tenho visto que as manuais conseguem fazer tranquilamente 6km/l na cidade. Será que consigo isso com uma auto?

Bom, como tem mais automáticas no mercado é mais fácil achar uma boa, já mecânica tem que pegar a que aparecer....

Aguardo comentários e ajuda.
Você não disse qual a sua cidade, mas 6 Km/l na automática é difícil.
Normal é de 5 Km/l.
Na estrada fará 8 a 8,5 Km/l.
Média excelente para um 6 cilindros em linha.
Prefira a automática.
Muito mais confortável.:concordo:

fhsantos
06/03/2014, 15:36
Glaicon

Estou em Brasília, mas o GH tb disse que deve conseguir isso na dele. Por isso acho que a manual deve ser um pouco mais econômica que a auto (como é normal em outros carros). Chutaria que deva fazer 1km/l a mais. O Dono da manual que estou em vista falou que no começo, empolgado com o 6cc ele pisava mais e fazia 5 a 5,5 km/l. Achei bom.

Tenho preferência por manual, se o consumo for melhor, mais preferência ainda, mas tem poucas no mercado, auto dá para escolher.

GH
07/03/2014, 22:33
Glaicon

Estou em Brasília, mas o GH tb disse que deve conseguir isso na dele. Por isso acho que a manual deve ser um pouco mais econômica que a auto (como é normal em outros carros). Chutaria que deva fazer 1km/l a mais. O Dono da manual que estou em vista falou que no começo, empolgado com o 6cc ele pisava mais e fazia 5 a 5,5 km/l. Achei bom.

Tenho preferência por manual, se o consumo for melhor, mais preferência ainda, mas tem poucas no mercado, auto dá para escolher.

FH,

Na estrada a diferença de consumo entre as duas é pouca. Como BSB é praticamente uma estrada, prefira a XJ mais inteira que achar, seja manual ou não.
Aquela Rubicon que vc enviou as fotos parece boa. E já vem com acessórios bacanas, como estribo por ex.

marcelo cenora
29/01/2018, 09:34
Ja me disseram q estou de sacanagem quando digo que minha Cherokee é econômica, a menos que o computador de bordo esteja errado estou certo na medição que fiz.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/blob:https://web.whatsapp.com/25207a6e-18be-4710-89df-5b5d5fa1c87d

estrada rodando a 90 km/h + pq trecho na cidade...

9,4

rodando a 1.800 giros com algumas 'pisadinhas' como é de praxe.

Grand Cherokee 5.7 Hemi 326 hp.

afirmo q não sou pescador. qual a média de consumo de vossos jeeps?

Glaicon
30/01/2018, 06:38
O problema das viaturas com motor grande é o consumo na cidade, no anda e pára.
Já em rodovias, com velocidade constante e a baixa rotação do motor, realmente, não precisa ser pescador para alcançar a sua média.:concordo:

cemecor
31/01/2018, 11:04
Ja me disseram q estou de sacanagem quando digo que minha Cherokee é econômica, a menos que o computador de bordo esteja errado estou certo na medição que fiz.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/blob:https://web.whatsapp.com/25207a6e-18be-4710-89df-5b5d5fa1c87d

9,4

Realmente vc é um exímio motorista ao conseguir esta média com um V8 de 326cv.

Vendi uma Overland 2007 há pouco tempo e a média não passava de 6km/l, mas infelizmente não conseguia segurar a máquina abaixo de 130km/h... KKKKKKKKKK

Agora estou com uma Grand Cherokee CRD 2009, bem melhor o consumo diesel de 10 Km/l 8--)

Amostardeiro
31/01/2018, 15:41

9,4

:pensativo: :pensativo:

Tem certeza que não esta em milhas/ galão?

Abs

marcelo cenora
09/02/2018, 08:50
tô falando que tem gente q desacredita kkkk
está em km
e msm que tivesse em milhas, esse motor 345 hemi faz 25 milhas por galão, o que dá mais de 10km/p litro segundo o site da Procharger, que faz uns superchargers pra esses motores Hemi e pesquisando mais profundamente as marcas melhoram - (In the Jeep Grand Cherokee (https://en.wikipedia.org/wiki/Jeep_Grand_Cherokee) with MDS, highway fuel mileage for the V8 is the same as the V6 at 21 mpg (11.2 liters per 100 km).

tá certo que é com uma gasolina bem melhor, mas msm com a nossa não creio q se perca mais q 10% em consumo.

é o MDS cumprindo seu papel e tendo mais pena do meu bolso.

cemecor
10/02/2018, 18:07
tô falando que tem gente q desacredita kkkk
está em km
e msm que tivesse em milhas, esse motor 345 hemi faz 25 milhas por galão, o que dá mais de 10km/p litro segundo o site da Procharger, que faz uns superchargers pra esses motores Hemi e pesquisando mais profundamente as marcas melhoram - (In the Jeep Grand Cherokee (https://en.wikipedia.org/wiki/Jeep_Grand_Cherokee) with MDS, highway fuel mileage for the V8 is the same as the V6 at 21 mpg (11.2 liters per 100 km).

tá certo que é com uma gasolina bem melhor, mas msm com a nossa não creio q se perca mais q 10% em consumo.

é o MDS cumprindo seu papel e tendo mais pena do meu bolso.

Dizem que para o perfeito funcionamento do MDS o óleo ideal é o 5W20. Mas mesmo com este óleo não percebia diferença no consumo, sempre abaixo de 6Km/l. Na minha Overland 5.7 acho que nunca percebi o MDS funcionando. O tanque da bagaça parecia um redemoinho.

marcelo cenora
16/02/2018, 08:08
abaixo de 1800 giros constantes eu percebo o mds, o som do carro muda (a minha está sem o abafador) e como a cherokee tem 2.500 k (a minha é blindada) só dou uma aceleradinha e o resto a física se aplica ajudando no embalo.
e com esse monte de radar em sp, quase um por esquina, fica impossivel fincar o pé.

nesse mês de março irei até florianópolis com ela, vamos ver como ela se comporta e compartilho aq com vcs.