Ver Versão Completa : suspiro de óleo L200
calangoman
15/02/2008, 15:12
É normal desconectar a mangueira do suspiro de óleo do cabeçote da entrada de admissão do turbo, após o filtro de ar? Por que fazem isso?
joão k. chikui
15/02/2008, 21:29
Calango, pode ser pq o motor está soprando e perdendo oleo.
Pinga oleo desta mangueira ou sai fumaçinha?
calangoman
16/02/2008, 14:25
sai uma fumacinha mas que fica meio babado na ponta da mangueira.
leobnaval
16/02/2008, 17:40
calangoman é considerado normal um pouco de óleo sair pelo respiro, inclusive recebi esta mesma recomendação de tirar a mangueira do respiro e vira-la para baixo mas não aconselho.
Inclusive achei que era folga no motor e mesmo fazendo retifica e serviço completo continua a sair óleo do respiro e em outros tópicos já foi debatido este assunto e é considerado normal!
o que pode fazer é acrescentar um reservatório de óleo nesta saída (mangueira que sai do cabeçote) e retornar a admissão poi a fumaça que sai deste suspiro contem substancias poluidoras por isso retornam para admissão para serem queimadas e passarem pelo sistema de exaustão do veículo (escapamento) por isso não deve se utilizar aqueles filtrinhos para respiro de óleo bastante utilizados pelo pessoal do tunning.
Abraços
Walter L. L. Casitta
16/02/2008, 17:49
Todo motor tem um separador de óleo no respiro justamente para que o óleo volte pro caráter. Não pode sair óleo ali não. Se está saindo é possível que o motor já esteja no fim da vida...
edubelem
16/02/2008, 17:53
Não sei se é o caso da L-200 mais a Ranger tem um separador, e quando esse fica cheio, ele vasa mais óleo pelo suspiro, se a L-200 tem basta tirar o separador e dar uma limpada com gasolina, que melhora bastante.
[]'s,
Pequeno jr
16/02/2008, 18:23
Calango, o normal é sair um vapor com oleo ali pelo respiro, mas não pode sair o óleo, ou seja derramar ou vazar muito.
Use a dica do Edubelem. Faça uma limpeza ali no suspiro e fique de olho se vai voltar e como vai ficar essa saida deste óleo.
Se continuar com uma incidência muito forte deste óleo, com certeza teu motor ta no caminho de fim de carreira. Esperamos que não.
Vá postando depois o resultado disto ok!? Se possível tire algumas fotos.
leobnaval
18/02/2008, 01:13
Pequeno jr o motor da L200 não possui este separador de óleo e vapor, por isso passa um pouco de óleo e isto não tem a ver com motor precisando de retífica.
Abraços
Estava com este problema tb, e pesquisando descobri que as L200 são um pouco babonas, coloquei um filtro na saida do suspiro e na outra ponta no filtro, não segura 100% pelo fato de ser vapor, mas ameniza bastante, se preferir pode colocar um refil e isolar a entrada no filtro com as L200 de conpetição.
Carlos A. C. Azevedo
08/03/2009, 21:30
Naum na L200 sport é totalmente normal sair esse oleo ki naum retorna para o carter éh normal.
Anthoniusnikos
09/03/2009, 12:58
Se é um respiro, e os engenheiros não previram retorno para o local de origem, então esse óleo "condensado" pode ser recolhido num recipiente adaptado, e recolocado no motor normalmente. Melhor que ficar espalhando óleo por todo lado.
Abs
Anthon
Walter L. L. Casitta
09/03/2009, 16:05
Motor jogando óleo pra fora não é normal de jeito nenhum! Tem algum defeito ou ta falta alguma peça...
leobnaval
09/03/2009, 17:50
Pois é Walter!
Na L200 o motor joga o óleo pelo respiro que é consequentemente queimado...
Mas na L200 isso não significa que o motor esta no fim da sua vida porque até as novas o respiro joga óleo, o pessoal fala em utilizar aquelas válvulas anti-chama tipo as utilizadas na vw, mas nunca tentei, tem tambem aqueles reservatórios para óleo, etc.
Abraços, Leo
Walter L. L. Casitta
09/03/2009, 20:40
Pois é Walter!
Mas na L200 isso não significa que o motor esta no fim da sua vida porque até as novas o respiro joga óleo, o pessoal fala em utilizar aquelas válvulas anti-chama tipo as utilizadas na vw, mas nunca tentei, tem tambem aqueles reservatórios para óleo, etc.
Abraços, Leo
Não entendi. A L200 tem o não o respiro?
Os motores novos (motores novos a que me refiro são fabricados de a mais 10 anos atras até hoje) não podem ter mais o respiro. Os gases de dentro do motor não pode ser jogados na atmosfera. Tem que ser queimados na câmara de combustão.
Então acredito que os motores de L200 que têm respiro jogando vapores e óleo pra fora do motor foram modificado. Não pode ser possível que saíram assim de fábrica.
leobnaval
09/03/2009, 23:46
Então acredito que os motores de L200 que têm respiro jogando vapores e óleo pra fora do motor foram modificado. Não pode ser possível que saíram assim de fábrica.
É isso mesmo, os que são com reservatórios, abertos ou com mangueiras para baixo aberto a atmosfera são adaptados.
O original o tubo do respiro vai da tampa de válvulas através de uma mangueira ligada na admissão de ar pouco antes da turbina, por tanto o óleo e os vapores são queimados na câmara de combustão...
Abraços, Leo
duardobruno
10/03/2009, 15:07
Kalanguimmmm!!! :putz: Quando eu descobri isso aí na minha ranger, já era o final do motor.... A mangueira sobrava fumaça e babava óleo, daí foi só piorando. Resultado foi retífica mesmo.
LUCÃO PANTANEIRO
15/02/2010, 01:21
é isso mesmo, os que são com reservatórios, abertos ou com mangueiras para baixo aberto a atmosfera são adaptados.
O original o tubo do respiro vai da tampa de válvulas através de uma mangueira ligada na admissão de ar pouco antes da turbina, por tanto o óleo e os vapores são queimados na câmara de combustão...
Abraços, leo
:?: Concordo com o amigo. A minha l200/2005 começou a soprar muito vapor de óleo, como o mesmo vai direto para a admissão da turbina e era queimado, só percebia o óleo baixar e o motor mais fraco. Fui ao mecânico e o mesmo tirou a tampa da vareta com ela funcionando e saia um monte de fumaça "vapor de óleo" ele disse que ou seria anel alinhado"pouca probabilidade" ou anel trincado, pois o motor estava perdendo compressão. Para tirar a dúvida fui a outra oficina inclusive pq o proprietário tinha uma l200 1999 com 160mil km motor nunca tinha sido aberto. E a minha com 83 mil nesse estado. Resultado: Estava com a viatura a 8 meses, e o vendedor não garantia mais nada. Abri o motor e os 2 pistões centrais estavam trincados - o mecanico disse que possivelmente havia estourado a correia dentada as valvulas teriam encontrado os pistões e como o estrago não havia sido grande o cara fez meia sola e me vendeu. Pô tava sem grana e tinha que fazer o serviço. Como parai a viatura logo no inicio do problema presicou apenas brunir as camisar e trocar o kit de aneis e pistões. Em meados de 2009. Consegui os 4 pistões jogos de aneis e bronsinas de biela paralelos+junta do cabeçote por r$720,00 da marca coreana original parts. Bom já rodei 20mil km e não deu problema no que foi fieto. Agora estou com um problema de vazamento de compressão para o sistema de arrefecimento, mas isso é outra istória. O tópico é antigo o amigo já deve ter trocado umas 2 vezes a viatura, mas taí a experiencia, que creio ser o objetivo do forum. Abraço a todos.
marcomurro
15/02/2010, 15:21
Talvez o antigo dono só queria diminuir um pouco a fumaça preta do escape, deixando a turbina funcionar mais seca sem reaproveitar os gazes internos do motor....já vi alguns motores de ranger com uma mangueira q liga do respiro até o meio da picape, só para disfarçar a fumacinha q sai dali....
abraços
SAPO-BOMBA
15/02/2010, 15:59
O motor soprar vapor de óleo não tem problema algum, é normal até. Não pode é soprar com força seguido de respingos de óleo em excesso, aí sim é sinal de que os segmentos não estão mais segurando a compressão...
Eu particularmente nunca vi uma L200 com aquele "filtro" que fica na mangueira que sai da tampa de válvulas ( como na S-10 MWM )...
PS: Esqueci de mencionar que pra fazer um teste simples e rápido, basta soltar a mangueira na parte da admissão da turbina e tapar ela dobrando-a ou fechando com o dedão. Segure por alguns segundos e solte em seguida, se a pressão for muito alta ou se a vareta de óleo saltar pra fora, é sinal de vazamento de compressão...
leobnaval
15/02/2010, 16:33
SAPO eu ja fiz o teste usei uma válvula anti-chama (este filtro que você descreve) da D-20 e Kombi se não me engano, continuo passando vapor de óleo do mesmo jeito acho que passou um pouquinho menos por o óleo condensar alí nauquele recepiente plástico mais tirei fora quando der tempo vou fazer um reservatório com escoamento e respiro ligado no local original: melhor pra mim, pro motor e pro meio-ambiente...
Abraços, Leo
SAPO-BOMBA
15/02/2010, 16:38
leobnaval, eu fiz um recipiente desses usando um reservatório de expansão d'água pequeno de carro popular na época que meu motor estava soprando, pra mim resolveu perfeitamente.
Atualmente com o motor refeito, já fazem alguns meses que uso a mangueira ligada diretamente ao coletor, mas vez e outra por mês eu a tiro fora e dou uma checada na compressão e se está passando óleo ( sempre passa um pouco pq o vapor condensa dentro da mangueira e do coletor ), aí então limpo com diesel ou querosene e monto novamente. É simples e rápido...
Esqueci de mencionar antes que o teste pra verificar a compressão "tapando a mangueira" deve ser feito com o motor já quente, de preferência depois de ter rodado por algum período...
marcomurro
17/02/2010, 17:47
SAPO eu ja fiz o teste usei uma válvula anti-chama (este filtro que você descreve) da D-20 e Kombi se não me engano, continuo passando vapor de óleo do mesmo jeito acho que passou um pouquinho menos por o óleo condensar alí nauquele recepiente plástico mais tirei fora quando der tempo vou fazer um reservatório com escoamento e respiro ligado no local original: melhor pra mim, pro motor e pro meio-ambiente...
Abraços, Leo
Cara, lembro de ter visto aqui no forum, só não lembro o tópico, existe prea vender este recipiente, ele acumula o óleo e possui um dreno para vc esgotar quando estiver cheio....procura por algo como "ranger assoprando", o recipiente chega até a ser legal....
abraços
leobnaval
17/02/2010, 18:18
Cara, lembro de ter visto aqui no forum, só não lembro o tópico, existe prea vender este recipiente, ele acumula o óleo e possui um dreno para vc esgotar quando estiver cheio....procura por algo como "ranger assoprando", o recipiente chega até a ser legal....
abraços
Eu sei que existe, isso tem faz tempo é muito usado pelo pessoal do "tunning", segue fotos dos modelos vendidos, mas o que eu quero eu mesmo vou fazer hehehe.
file:///C:/DOCUME%7E1/COMPUT%7E1/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot.png http://www.bravinhos.com/img-produtos/reservatorios-de-oleo/reservatorio-de-oleo-meiolt-azul-g.jpghttp://www.nitroalley.com.br/imagens/nitroalley.com.br/produtos/reservatorio_oleo.jpg
Abraços, Leo
eu tenho uma l200 ano 2001 com 170.000km, começou a soprar um pouco pelo respiro, só que nao muito, mas nao noto baixa no oleo dentro dos 5mil de troca e muito menos perda de potencia, fui a uma retifica em sp e me falaram que tem que fazer o motor, pois quando sai fumaça dali ja era!! só que meu motor nao bate, nao raja, nao consome oleo e nao perdeu potencia!!
eu que nao vou fazer o motor degraça ainda mais que me pediram 7mil R$
o mecanico do meu carrod e arrancada me disse que tem que abrir e trocar só anel!!
e agora?
[]
'
leobnaval
17/02/2010, 20:49
E agora que você não precisa fazer nada, muito menos abrir o motor inteiro para trocar um jogo de anel.
Se não baixa óleo (o que chega a ser impossivel, por que todo motor mesmo que novo abaixa coisa minima mas baixa) ainda mais se esta soprando pelo respiro baixa um pouco sim mas é normal, é só reler umas mensagens antes que vai ver que isso principalmente nas L200 é absolutamente normal.
Faça o teste que o SAPO relatou na pág. anterior.
Abraços, Leo
euclidesneto
16/10/2012, 11:39
O que aconteceria se esse respiro fosse tapado?
leobnaval
16/10/2012, 11:41
O que aconteceria se esse respiro fosse tapado?
O motor poderia queimar uma quantidade maior de óleo que passaria pelos anéis do pistão devido a pressão interna no sistema de lubrificação, além de poder causar vazamento ao deslocar e/ou estourar os retentores do motor.
Enfim jamais faça isso.
[]s
Anderson07
17/10/2012, 11:11
Pois é Walter!
Abraços, Leo
Ao ler o topico lembrei, ontem estava vendo algumas l200 rs ai vi que elas utilizam o anti chamas no suspiro e vai para um reservatorio, bem foi o que eu consegui identificar nessa imagem
segue a imagem
375779
Luan Santos
06/08/2013, 20:49
Leo, a minha L200 ano 2001 joga oleo pelo respiro, pessoal falo que é normal soltar um pouco de oleo, mais está jogando quase 1 litro, e só em marcha lenta pode me ajudar?
Vlw abraços. LuaNZiiNhoOXD
SergioMedeiros
06/08/2013, 22:31
1 litro???? Pelo respiro do cabeçote???? hehehehe... cada um que me aparece....
aBraxxIZInhOOwww
Carlos Alberto Barrento F
24/10/2018, 18:45
Ola amigos, sou novo por aqui,
Revivendo o post, minha L200 esta soltando um pouco de óleo pelo respiro, mas nao perdeu força, nao solta fumaça. Pensei em adaptar um reservatório destes tunning como citado aqui, e fazer um retorno com um T na mangueira de retorno de oleo para o carter. Alguem ja fez isso?
As mitsubishi pajero/L200 MOTOR. 4D56 VGT, 2.5 houve este tipo de modificação respeitando assim o CONAMA, na tentativa de poluir menos.
minha l200 95 esta baixando oleo, semana que vem vou substituir os aneis, pois o mecanico especializado falou que é os aneis da mhale que ele mesmo colocou, foi sincero, mas esta melejando na turbina tambem.
quando eu tirei o alternador para fazer um reparo, notei que ha vestigio de oleo no tubo do hidrovacuo, alguem tem esse conhecimento e sabe me dizer se é normal ou se a minha bomba de vacuo foi pro espaco jogando oleo no hidrovacuo?
minha l200 95 esta baixando oleo, semana que vem vou substituir os aneis, pois o mecanico especializado falou que é os aneis da mhale que ele mesmo colocou, foi sincero, mas esta melejando na turbina tambem.
quando eu tirei o alternador para fazer um reparo, notei que ha vestigio de oleo no tubo do hidrovacuo, alguem tem esse conhecimento e sabe me dizer se é normal ou se a minha bomba de vacuo foi pro espaco jogando oleo no hidrovacuo?
Boa tarde Weiber. Resolveu o respingo de óleo com a troca dos anéis?? Tenho uma Pajero 2.8 99 e tava com esse problema. O mecânico disse que só com a troca dos anéis. Trocou e continua respingando, bem menos, mas continua. Resolvi por conta própria construir um reservatório no meio da mangueira que sai do cabeçote e vai pro filtro de ar.
É um reservatório simples, um tubo de aço de 2,5" fechado em cima e em baixo com uns 15cm de altura que serve de reservatório e dois tubos de uns 5cm cada no calibre da mangueira existente, um é a entrada, que vem do cabeçote, soldado mais ou menos na metade do reservatório e o outro obviamente é a saída, soldado no topo da altura do reservatório que vai diretamente na caixa do filtro de ar.
Na tampa debaixo do reservatório soldei uma porca e com um o-ring no parafuso tapei o furo. Como se fosse uma válvula de purga.
Fácil, simples e barato.