Ver Versão Completa : Troca de Marchas no motor a diesel
Pessoal comprei um troller 07 verde, com motor 3.0 mwm international, como é meu primeiro veiculo com motor a diesel eu to com duvidas em relação a tocada do veiculo.Se nao me falha a memoria, no manul diz q a faixa de torque maximo/economica é entre 1800 a 2400rpm.
A pergunta é, qnd devo trocar de marchas, posso trocar abaixo dessas rotaçoes?As vezes faço isso mas sinto que o motor naõ está cheio e consequentemente da aquela trepidada nas marchas, outras vezes qnd piso na embreagem numa rotação abaixo dessa faixa, da a sensação q a embreagem saiu antes da hora e faz um barulhinho(um desengate forçado).Queria q me ajudassem com a forma correta de manipular esse tipo de motor, devo trocar abaixo dessa faixa ou esticar?O q é melhor para o motor e para a transmissão?
Obrigado
Para cima, troque dentro da faixa de torque ou, se necessário (ultrapassagens) , um pouquinho acima. É a forma mais econômica.
Para baixo, abuse do torque disponível, teste virando esquinas em terceira marcha...
[]'s
Bredes
Procure fazer as trocas acima 2000 e abaixo de 3500 giros. O carro responderá com bom desempenho em qualquer circunstancia...
Em deslocamento mantenha o giro em torno 2000 para cima pois se necessitar de uma correção de velocidade ele responde prontamente.
Abraço
Quati
Boa noite pessoal,
Lendo essa enquete, me surgiu uma outra dúvida...
Muitos dizem que é possível trocar as marchas sem usar a embreagem. Fazer isso prejudica a caixa de marchas? Tem algum risco? Sempre acionei a embreagem nas trocas de marcha...
Tenho um troller 2.8 mwm 2001.
brunobatt
06/05/2017, 10:14
Boa noite pessoal,
Muitos dizem que é possível trocar as marchas sem usar a embreagem. Fazer isso prejudica a caixa de marchas? Tem algum risco? Sempre acionei a embreagem nas trocas de marcha...
Mas por qual motivo trocar de marchas sem usar a embreagem?
Não é porque Troller é Troller que vai fazer isso né?
Sim, claro! Pergunto pois tenho ele a 4 meses apenas...estou procurando desvendar alguns mitos e verdades hahahaha.
Valeu Brunobatt
Sergio c
08/05/2017, 11:24
Dá para trocar as marchas sem embreagem, mas tem de achar o tempo certo entre a rotação do motor e a rotação da caixa. Uns treinam isso p caso ocorrer problemas com a embreagem. Da-se a partida em primeira marcha e vai trocando elas para cima.
Boa noite pessoal,
Entendi...obrigado Sérgio c :curtir: