PDA

Ver Versão Completa : Troca de Marchas no motor a diesel

Bredes
14/02/2008, 18:10
Pessoal comprei um troller 07 verde, com motor 3.0 mwm international, como é meu primeiro veiculo com motor a diesel eu to com duvidas em relação a tocada do veiculo.Se nao me falha a memoria, no manul diz q a faixa de torque maximo/economica é entre 1800 a 2400rpm.
A pergunta é, qnd devo trocar de marchas, posso trocar abaixo dessas rotaçoes?As vezes faço isso mas sinto que o motor naõ está cheio e consequentemente da aquela trepidada nas marchas, outras vezes qnd piso na embreagem numa rotação abaixo dessa faixa, da a sensação q a embreagem saiu antes da hora e faz um barulhinho(um desengate forçado).Queria q me ajudassem com a forma correta de manipular esse tipo de motor, devo trocar abaixo dessa faixa ou esticar?O q é melhor para o motor e para a transmissão?
Obrigado

cbridi
14/02/2008, 19:58
Para cima, troque dentro da faixa de torque ou, se necessário (ultrapassagens) , um pouquinho acima. É a forma mais econômica.
Para baixo, abuse do torque disponível, teste virando esquinas em terceira marcha...

[]'s

Quati
19/02/2008, 00:00
Bredes

Procure fazer as trocas acima 2000 e abaixo de 3500 giros. O carro responderá com bom desempenho em qualquer circunstancia...

Em deslocamento mantenha o giro em torno 2000 para cima pois se necessitar de uma correção de velocidade ele responde prontamente.

Abraço
Quati

Brock
05/05/2017, 18:56
Boa noite pessoal,

Lendo essa enquete, me surgiu uma outra dúvida...
Muitos dizem que é possível trocar as marchas sem usar a embreagem. Fazer isso prejudica a caixa de marchas? Tem algum risco? Sempre acionei a embreagem nas trocas de marcha...
Tenho um troller 2.8 mwm 2001.

brunobatt
06/05/2017, 10:14
Boa noite pessoal,

Muitos dizem que é possível trocar as marchas sem usar a embreagem. Fazer isso prejudica a caixa de marchas? Tem algum risco? Sempre acionei a embreagem nas trocas de marcha...

Mas por qual motivo trocar de marchas sem usar a embreagem?

Não é porque Troller é Troller que vai fazer isso né?

Brock
08/05/2017, 09:58
Sim, claro! Pergunto pois tenho ele a 4 meses apenas...estou procurando desvendar alguns mitos e verdades hahahaha.
Valeu Brunobatt

Sergio c
08/05/2017, 11:24
Dá para trocar as marchas sem embreagem, mas tem de achar o tempo certo entre a rotação do motor e a rotação da caixa. Uns treinam isso p caso ocorrer problemas com a embreagem. Da-se a partida em primeira marcha e vai trocando elas para cima.
Boa noite pessoal,

Brock
11/05/2017, 11:52
Entendi...obrigado Sérgio c :curtir: