PDA

Ver Versão Completa : Marrua ou Defender



Nando
21/06/2004, 09:11
Na ultima semana em SP, tivemos o duvidoso privilégio de ter a cidade rodeada por tropas do exercito, isso em função da UNCTAD, conferência das Nações Unidas. Mas o que mais me chamou atenção foram as viaturas que os Milicos usavam para andar pra la e pra ca.... Defender´s 90 Militares, lindas, todas preparadas com machados, galões, pá, e toda aquela parafernalha militar. Me espantou depois de tanto aue ao redor da Marrua, não ver uma pra contar história. E que história é essa de Defender Militar? Desde quando? E a Marrua, que fim teve?

( )s

Markito Amato
21/06/2004, 09:39
Pois é, rapaz, isso que você viu parece ser uma pequena amostra da força de um "lobby" bem feito! Principalmente, se você levar em consideração que essas Lands não possuem todos os reforços estruturais de chassis e carroceira que as similares das forças armadas britânicas têm. Enfim, são como Lands comuns cobertas de cosméticos e com alguns pequenos detalhes esquisitos ou inúteis, como aquele tarugo de ferro se projetando para trás do para-choques traseiro. :shock:

Ao meu ver, e pelo que pude sondar, foram políticos de BSB que decidiram o quê os soldados vão usar. Ao invés das próprias FA decidirem isso nos campos de prova da Marambaia, Serra do Cachimbo, Gericinó etc. :roll:

Porém, deixando certas coisas de lado, no geral elas são bem bonitinhas, não é verdade?! :D

Quanto ao Marruá, imagino que o mesmo, ou não tenha sido homologado, ou não tenha ganhado nenhuma licitação. Do contrário, já estaria em uso nas fileiras de nossas FA. Realmente, uma pena! :wink:

Abraços,

Eduardo Velo
21/06/2004, 10:02
Na verdade estamos carentes de um carro militar a altura de CJs e Engesas , o Marruá está em projeto de fabricação em linha pela Agrale , já vi um de perto e só a parte superior (carroceria) é do antigo Engesa F2 . A reposição de peças pode ter influência na escolha .
Os Lands são fortes e resistentes , o que me preocupa é $ó a manutenção , talvez isso não seja problema pra as FA .

Os EUA usam os Wrangler e não tem do que se queixar ...

[]s ...

Nando
21/06/2004, 10:08
Wrangler Edu? E os Hummers....

( )s

monge
21/06/2004, 10:51
Fala Gente... :D :D

Realmente concordo... jipes pra se igualarem com os CJ e engesa falta muito....

acho uma difícil missão pra quem empreitar uma dessas...


[]'s

Eugênio

Nando
21/06/2004, 11:05
Pessoal,

Essa "empreitada" não é tão difícil assim... O que acontece é que hoje em dia os carros tem uma vida util de uns 10 anos, naquela época, onde grande parte do pessoal nem era nascida, se presava longevidade acima de tudo, um carro para ser bom deveria durar. Só que ai descobriram que esse esquma não era lucrativo, ja que se vendia apenas uma vez para uma pessoa, então os carros ficaram mais baratos e frageis.

A empresa que quiser bancar essa empritada deve se preparar para....falir! Ou até que não, mas ai o preço final seria tão alto que ficaria inviavel para o pessoal que paga 10 paus num CJ comprar, ia ter aqueles comentários como os que surgiram quando lançaram o Diva por 45 paus.... "45 paus por um Niva, to fora", ia ser a mesma coisa... "60 paus por um Cj, eu monto um melhor por metade da grana" Ai o que acontece, vira carro de luxo e quem compra é aquele tipo que gosta de conforto e não robustez, exigindo então mudanças nessa direção por parte das montadoras.... reparou na coincidência???

Em outras palavras, desencana....


Mas voltando ao tópico, que modificações a Land British faz nos seus militares?

( )s

monge
21/06/2004, 11:26
Fala Gente... :D :D


Bem colocada suas palavras :D

Por isso as empresas não animam... :D

Quer um exemplo pertinho? Olha o jeep do Gustavo. :D

[]'s

Eugênio

Eduardo Velo
21/06/2004, 11:34
Wrangler Edu? E os Hummers....
( )s

Nando , que eu saiba os Hummers (homocinéticas c/ susp. ind.) foram projetados pra encarar o deserto mas pra encarar florestas e encrenca os EUA usam os Wranglers (eixo rigidio com munhão e cruzeta) ...
O fabricante é o mesmo , pena que faiô por aqui ...

[]s...

Henrique Josino
21/06/2004, 13:04
Mas voltando ao tópico, que modificações a Land British faz nos seus militares?



Que eu saiba os carros são os mesmo na parte mecanica, apenas os difereciais que são diferente, nas 110 o dianteiro é o mesmo traseiro, é o salisbury militar que é os mesmo dif. traseiros das 110 daqui até 2003, depois começou a vir com os dana.

E aqui em POA as land militar tem as 90 e as 130 toda de lona. :D


[]'s

elcio
21/06/2004, 16:16
isso que você viu parece ser uma pequena amostra da força de um "lobby" bem feito!


pois eh, apenas os poderosos andam nos corredores do Palacio do Planalto...




Enfim, são como Lands comuns cobertas de cosméticos e com alguns pequenos detalhes esquisitos ou inúteis, como aquele tarugo de ferro se projetando para trás do para-choques traseiro. ,

aquilo eh um reboque de canhao 50MM e similares

Eduardo Velo
21/06/2004, 18:51
Logotipo do Marruá

Seu peso é de 1840kg em ordem de marcha, impulsionado por um motor dianteiro MWM modelo 4,07 T CA, diesel, 4 tempos, 4 cilindros em linha. A caixa de mudanças é da Eaton modelo FS 2305, manual, 5 à frente e 1 à ré, a caixa de transferência é de fabricação própria, a caixa de direção é TRW modelo TAS-20, acionamento hidráulico. A suspensão dianteira e traseira também foi desenvolvido pelas duas empresas , com barras oscilantes longitudinais e transversais, com molas helicoidais e amortecedores de dupla ação. O sistema de freio dianteiro é Alfred Treves, a disco com acionamento hidráulico/servo-assistido/duplo circuito, enquanto que o traseiro é a tambor, Bosch. O sistema elétrico é do tipo negativo à massa, 24 volts. O trem de rolamento é composto por rodas 6x16, com aros estampado e pneus com desenho tipo NATO MT-85 7,50x16, podendo alcançar velocidade máxima de 120km/h, mínima de 4km/h com autonomia de 1000km.

Esse é o Marruá , cx de transferencia e eixos diant. e tras. desenvolvidos pela Engenharia do Marrua , acho que teria problemas de reposição , por comer na mão dos caras , as rodas aro 16 tbm são estampadas por eles . Um pto bom é 24 volts , acha muitas coisas em 24 v em auto peças de caminhões ...

[]s aguardando a Agrale dar o pontapé inicial , mas com o pé atraz ...

Beto Lacerda
22/06/2004, 00:42
Vi um desses Land militares hoje na Av. Rebouças ,
e realmente é um land normal "fantasiado" de veiculo militar ,
com alguns pequenos detalhes esquisitos ou inúteis, como aquele tarugo de ferro se projetando para trás do para-choques traseiro.

pra que serve aquele trambolho de ferro atraz do jipe ???

elcio
22/06/2004, 10:07
pra que serve aquele trambolho de ferro atraz do jipe ???

aquilo eh um reboque de canhao 50MM e similares

[]´s

Carlos
22/06/2004, 23:58
Algumas considerações sobre o projeto Marruá:
1. O projeto é dos militares e não da Agrale;
2. Foram os militares que desenvolveram o projeto (hj denominado Marruá), pois não estavam satisfeitos com os land, troler, jalapão, cl, etc, etc. que estão à disposão no mercado atualmente;
3. Através de uma empresa, salvo engano chamada "Columbus", formada pelos experientes engenheiros oriundos da antiga Engesa, com participação de ofificais do Exército, chegaram ao projeto Marruá. Inspirado obviamente no antigo jipe Engesa (o preferido pelas FA);
4. A Agrale apenas abraçou o projeto (comprou da "Columbus", acho), e está fazendo algumas modificações e testes;
5. Acredito que a Agrale tenha mais condições de fornecer peças (e mais baratas) que a Land, Troller, Croos Lander, Jalapões, etc), em face do seu parque industrial;
6. Acredito que ainda não estamos vendo os Marruá nas ruas, em face da burocracia que existe para compras por parte dos órgãos públcos (incluído aqui as FA)...as famosas licitações, com as devidas previsões rçamentárias, etc.
7. Por fim, acredito muito no projeto Marruá.

Eduardo Chaves
23/06/2004, 20:20
Eitá...

Intaum tá melhor que bão... hehehe...

Tb aposto bastante nesse projeto...

[]'s...

nepomuk
24/06/2004, 12:10
Olá Galera,

Gostaria de deixar aqui meu comentário que fiquei feliz ao ficar sabendo do projeto Marruá, pois atesta mais do que sempre que nosso povo é capaz de criar tecnologia semelhante e muito melhor do que as dos extrangeiros do 1º mundo.

Segundo que o Brasil é uma terra de muita riqueza natural e terrenos acidentados, e ainda assim tem uma carência enorme de veículos 4x4 preparados para encarar qualquer obstáculo. O Troller, por exemplo, além de ser muito caro foi projetado para terrenos arenosos e médio nivel de dificuldade.
Realmente está faltando os 100% verde amarelos.

Fico feliz de saber que ainda há investimentos 100% nacionais em tecnologia automotiva nesse país.

Abracos,
Paulo

NeRo
24/06/2004, 12:10
Fala Pessoar!

Esta é a notícia mais recente que achei no site da Agrale... Fevereiro de 2004.
Peguei só uma parte pq esta mesmo já rolou no fórum.

Desenvolvido basicamente para aplicação militar, o jipe Marruá foi examinado pelo presidente da República. O projeto teve como princípio a construção de uma viatura versátil, robusta, de fácil manutenção e baixo custo operacional. O Marruá entrará em produção ainda no primeiro semestre deste ano, na unidade da empresa, em Caxias do Sul.

O sementre tá acabando e ninguém tem mais notícia?

Eu sou a favor do Marruá, não por ser melhor ou pior que a Land... mas por ser Brasileiro, acho importante qualquer país ser capaz de produzir seu próprio equipamento de defesa.

Abraços!

Giovani
25/06/2004, 21:51
pra que serve aquele trambolho de ferro atraz do jipe ???

aquilo eh um reboque de canhao 50MM e similares

[]´s

:D Salve galera!!!

:D Acho que não... Pelas manilhas estarem instaladas nas laterais, creio que seja para transporte aéreo. :wink:
:D Ah sim, pelo visto o EB vai de Land mesmo. Aqui na minha city, o 19º RCmec recebeu 2 viaturas novas... Estão lá se destacando, sobre os mais de 50 Willys... :P
[]'s

elcio
26/06/2004, 00:34
:D Acho que não... Pelas manilhas estarem instaladas nas laterais, creio que seja para transporte aéreo. :wink:


oi Giovani blz?

digo isso porque tem um cel. do exercito meu vizinho e tirei essa informaçao dele.alem do mais ja vi, ha uns anos atras no museu do expedicionario tem um jeep dodge com um engate bem parecido com esse e uma metralhadora .50 rebocada a ele.

[]'s

Eduardo Chaves
26/06/2004, 16:35
Vai ver, serve para as duas funções...

Oras...

FabioRivetti
28/06/2004, 05:13
O Marrua é um projeto feito no Arsenal de Guerra SP (Barueri) pensando em uma futura parceria com alguma empresa nacional (agrale)
Para o exercito é muito importante o nivel de nacionalização por motivos estrategicos.

A Land é apenas um Tapa Buraco. Já que os muito valorizados pelo exercito toyota Bandeirante (jipe Xingu= band militar) pararam de ser fabricados.

O Troller pouca gente sabe mas não foi aprovado pelo EB. Entre outras coisas devido a carroceria de fibra de vidro.
Uma informação interessante é que a carroceria de fibra pega fogo quando atingida por munição traçante ou incendiaria.

O Marrua então seria uma solução a medio prazo, para total substituição dos cansados willys e fords.

No uso militar equipamentos são avalidados principalmente por sua disponibilidade, dai a grande valorização das Toyotas pelo exercito e fuzileiros.

Abraço
Fabio Rivetti

Cotrim
04/07/2004, 17:00
Uma informação interessante é que a carroceria de fibra pega fogo quando atingida por munição traçante ou incendiaria.

O pessoal do Rio de Janeiro deve tomar cuidado ao comprar Trollers, pois o pessoal dos morros adora munição traçante.

[]'s com Jeep de aço

Sa_Mourao
05/07/2004, 10:42
Outro fator do descarte da Trolha foi em uma prova q os jipes deveriam passar por um atoleiro. Adivinha quem ficou ??? (Trolha) e quem rebocou o cabeça chata ? Um gaúcho (Marruá).

Não é só EB q está testando o Marruá, o Exército de outros países tb ! Chile e CIA Ltda.

[ ]s

Carlos
05/07/2004, 11:58
Outro fator do descarte da Trolha foi em uma prova q os jipes deveriam passar por um atoleiro. Adivinha quem ficou ??? (Trolha) e quem rebocou o cabeça chata ? Um gaúcho (Marruá).

Não é só EB q está testando o Marruá, o Exército de outros países tb ! Chile e CIA Ltda.

[ ]s

Talvez o motorista do troller fosse um gaúcho e o motorista do Marruá um "cabeça chata".
:D :D :D

proença
05/07/2004, 12:55
acabei de ver um protótipo do marruá rodando em iguape
estava vindo de caxias do sul acompanhado de uma van da Agrale e indo com destino ao RJ para a última avaliação do exército
segundo o seu condutor, trata-se de um projeto comprado pela Agrale da Engesa, mas que foi aperfeiçoado (não perguntei o que)
o veículo é semelhante ao Engesa, mas parece melhor acabado
estava com motor mwm diesel e diferencial dana 44
por especificação dos militares, a viatura não terá reduzida, mas a primeira é bastante curta
por outro lado, as futuras versões civis serão munidas de reduzida, com acionamento manual e por alavanca no assoalho
[ ]´s

Martin Melcop
05/07/2004, 13:31
pelos relatos entao acredito que teremos bastante marruas sendo produzidos para o exercito, consequentemente acredito que eles tb venham a fabricar para uso civil!!! :lol:

Sa_Mourao
06/07/2004, 10:18
O civil já existe, parece com um Hummer a parte da frente. Grade cromada .... etc.

Putz, quer dizer q mudaram o eixo, pq os q eu vi na linha eram tudo D30. :shock:

Acabaram d me avisar q o Marruá entra em linha esse mês, Julho.

Carlos.... até pode ser :P

[ ]s

Carlos
06/07/2004, 15:37
Alguém sabe explicar o porquê dos milicos pefirirem os EngesaXMarruá sem reduzida?
Será pela ausência de mais um dispositivo que adora quebrar? :roll: :?

Eduardo Chaves
06/07/2004, 16:36
Será pela ausência de mais um dispositivo que adora quebrar? :roll: :?

E tb por não haver uma real necessidade acredito eu, este tipo de veículo é utilizado no transporte de soldados e armamento, e se necessário um canhão sei lá no reboque, talvez nada que justifique a reduzida...

Mas que na prática faz falta, ahhh isso faz...

[]'s...

lg_gustavo
08/07/2004, 11:48
Fala galera,

Vejam no link maiores informações sobre o Marruá (Versão Militar) no link abaixo:

http://www.defesanet.com.br/noticia/marrua/marrua.htm

As fotos abaixo retirei dessa página. A aparência dele lembra mesmo o Engesa !!!

[]s

http://www.defesanet.com.br/noticia/marrua/foto1.jpg

http://www.defesanet.com.br/noticia/marrua/foto2.jpg

http://www.defesanet.com.br/noticia/marrua/foto3.jpg

http://www.defesanet.com.br/noticia/marrua/foto4.jpg

http://www.defesanet.com.br/noticia/marrua/foto5.jpg

http://www.defesanet.com.br/noticia/marrua/foto6.jpg

http://www.defesanet.com.br/noticia/marrua/foto7.jpg

http://www.defesanet.com.br/noticia/marrua/foto8.jpg

gvogetta
11/07/2004, 12:51
Caros Amigos,

O projeto Marruá já foi bastante discutido aqui desde o início do Fórum, em março de 2003... vejam:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3132
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1744
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=835

Só reforçanco:

O Marruá foi desenvolvido por antigos engenheiros da extinta Engesa, com larga experiência em veículos militares através de uma empresa criada por eles, a Columbus, do qual se construíram inicialmente 2 protótipos com recursos próprios. Como não tinham $$$ para financiar a produção e desenvolvimento do jipe, recorreram a outras empresas para alavancar recursos. A Agrale, pioneiramente se interessou pela proposta e adquiriu o projeto e está bancando todo o desenvolvimento posterior do projeto, que recebeu algumas "melhorias" quanto a diferenciais e transmissão visando a industrialização em série do veículo. Não consegui apurar ao certo, mas parece que inicialmente o Marruá usaria diferenciais Dana 30, que mais tarde, mais por questões econômicas creio, foram substituídos por Dana 44, pelo menos nos últimos protótipos testados pelo Exército.

Eu como ex-militar do EB, tenho alguns bons amigos por lá e, como servi em Brasília algum tempo, tenho algumas prerrogativas especiais, tendo conseguido inclusive assistir a alguns testes de veículos como o HUMVEE, e mais recentemente alguns testes do Troller, das Land Rovers (90 e 130) e do Marruá. Devo confessar-lhes que o Troller decepcionou muito tanto aqueles que o dirigiram quanto aqueles que o observavam em campo, coisa que não ocorreu com as Lands e Marruá. Nos dois testes que assisti das Lands elas se saíram muito bem, em especial as 90. O Marruá agradou a todos e creio ser a futura escolha das Forças Armadas, pois seu custo de aquisição e manutenção é muito inferior aos dos veículos Land Rover. Outro ponto que pesa a seu favor é a nacionalização, hoje em torno de 90%, fator estrategicamente importante para as FA.

Outro ponto que me chamou a atenção positivamente, é que a Agrale, ao contrário da Land Rover, participou ativamente dos testes na ocasião, com dois protótipos algo diferentes entre si e mostrou-se muito solícita ao acatar sugestões dos técnicos militares presentes, discutindo peças e soluções com os presentes e comparando os dois modelos a fim de desenvolver algo realmente "sob medida" para nossas FA.

Pelo que sei, hoje o Marruá é a menina dos olhos, pelo menos no EB, que outra vez vê a possibilidade de ver um veículo sendo produzido conforme suas necessidades e especificações, ao contrário de outros adaptados "às pressas" para o serviço militar como a Land... Só não está rodando ainda com as cores do Exército porque a própria Agrale pediu um tempo maior para refinar ainda mais o projeto e colocá-lo em produção seriada e porque o Exército, além dos procedimentos burocráticos para licitar a compra desses veículos, não dispunha de orçamento para isso no início do ano.

A propósito, conversando com um técnico da Agrale, um protótipo foi testado recentemente no Chile, que também procura um veículo com essas características e o Marruá agradou bastante os chilenos, mas como as especificações deles são algo diferentes das nossas FA, há intenção de desenvolver um outro protótipo específico para a realidade daquele país.




pra que serve aquele trambolho de ferro atraz do jipe ???

aquilo eh um reboque de canhao 50MM e similares

[]´s

:D Salve galera!!!

:D Acho que não... Pelas manilhas estarem instaladas nas laterais, creio que seja para transporte aéreo. :wink:
:D Ah sim, pelo visto o EB vai de Land mesmo. Aqui na minha city, o 19º RCmec recebeu 2 viaturas novas... Estão lá se destacando, sobre os mais de 50 Willys... :P
[]'s

Controvérsias à parte:

Os "trambolhos" são prolongamentos do chassi (na dianteira e traseira) e destinam-se ao transporte por helicópteros ou guindastes (embarque em navios) através de cabos, uma vez que esses veículos foram adquiridos para serem usados também em missões de paz da ONU pelo EB, fato que os faz aptos para movimentação aérea, muito comuns nessas missões. Outro fato é que o EB não utiliza mais canhões de 50mm desde a década de 60 e, mesmo quando o fazia, eram rebocados pelos ganchos de reboque tipo bola, iguais aquele que se pode observar na traseira da viatura vista nas fotos.

Saudações a todos,

Pedro Bachir
11/07/2004, 21:13
Fiko feliz do marrua ser o preferido, eu estava torcendo pra ele, ele eh um jipe realmente rustico, feito especialmente para o exercito, nào foi uma adaptação de um jipe civil para o militar... 8) :roll:
Se ele der certo, provávelmente farão uma versão civil e se fizerem, ele irá suprir uma lacuna no nosso mercado, atualmente não temos nenhum jipe de verdade :roll:

[]'s esperançosos

Beto Lacerda
12/07/2004, 00:56
E o melhor se sair o marrua imagina qtos Jeeps militares não irão a leilão :wink: :twisted:
[]'s pensando mais longe :lol:

Markito Amato
12/07/2004, 09:21
Grande Getúlio!

Estive afastado por um tempinho e, assim, não deu para responder! :wink:

Você acertou na mosca com relação aos "trambolhos" traseiros. Realmente, eles são prolongamentos do chassis e servem para içar o veículo. Uma solução bem porca ao meu ver. :wink:

Para você ter uma idéia, as Lands britânicas também podem ser içadas, mas não se utilizam desse artifício. E quando o fazem, é porque lá trás há uma caixa destinada ao material extra de comunicação ou munição de reserva (caso de algumas das fotos abaixo).

Ou seja, essa é uma das inúmeras diferenças encontradas entre os dois modelos; o que veio para o Brasil e o que é usado nos campos de batalha. Fora os reforços estruturais, tanto no chassis, quanto na carroceria, além de suportes para metralhadoras .30 e .50. Além disso, o estepe não fica atrás e o motor pode funcionar com o pior Diesel que você possa encontrar. Enfim, vejamos as fotos para facilitar! :D

Em tempo, os veículos leves militares daqui de Pindorama não possuem caixa de redução pois esse "detalhe" não faz parte do edital. Basta ser 4x4 e ter uma marcha bem reduzida que já está no páreo. Talvez vocês não concordem, mas, ao meu ver, para o uso que esse veículos têm essa solução é perfeita! :wink:

Abraços,

Klendatu
13/07/2004, 00:38
Nando , que eu saiba os Hummers (homocinéticas c/ susp. ind.) foram projetados pra encarar o deserto mas pra encarar florestas e encrenca os EUA usam os Wranglers (eixo rigidio com munhão e cruzeta) ...
O fabricante é o mesmo , pena que faiô por aqui ...

[]s...

Mesmo fabricante???? isso tá errado o Wrangler é fabricadpela Jeep e o Hummer pela AM general (que pertençe ao grupo GM) e na vedade o o veiculo militar nem é hummer mas sim humvee, bem diferente da versão civil. e Os americanos não usam mais o jeep, somente o Humvee, ele foi projetado não somente pra deserto, encara com desevoltura lama e treços alagados, tematé a melhor capacidade de imersão de todos os carros. ele tem essa imagem de "deserteiro" pq foi inaugurado na querra do golfo de 91
http://www.grunts.net/album/afghan/afghan07.jpg

Markito Amato
13/07/2004, 06:44
Certíssimo!
O Hummvee foi um sucesso tão grande que até hoje a Jeep ainda tenta voltar a esse mercado, mas não consegue. Afora isso, as FA dos EUA têm outras estratégias relativas ao transporte terrestre e aéreo que são bastante interessantes.
Em tempo, sabe de quando é o projeto do Hummvee? Se não estou enganado, de 1986! :wink:

Abraços,

Klendatu
13/07/2004, 13:04
Negativo, segundo o canal the history channel, o projeto é de 79, ms só foi anunciado ao público em 89, e usado pelaprimeiraveznuma grande operação em 91.

Markito Amato
13/07/2004, 13:41
Meio certo para você também, meu caro! :wink:

O conceito nasceu em 1979:

"Thus the concept for the High Mobility Multi-purpose Wheeled Vehicle (HMMWV) family was born…on paper. Its history began in 1979 when the U.S. Army issued a draft specification for a new tactical vehicle to replace all the tactical vehicles in the ¼- to 1¼-ton range."

Já o restante da história do HMMWV você encontra na página do próprio fabricante:
< http://www.amgeneral.com/vehicles_hmmwv_background.php >

Quanto às operações nas quais ele foi utilizado, acesse o link abaixo e procure pelas fotos para imprensa. Escolha o ano e pronto! :wink:
< www.defenselink.mil >

Já no tocante à venda para o grande público, acesse:
< http://www.olive-drab.com/od_mvg_hmmwv.php3 >


Abraços,

Beto Lacerda
19/07/2004, 20:11
esse fds vi um marrua na estrada da petrobras (salesópolis),numa versão pick-up , é muito mas muito mais parruda que as defender do EB , torçam pelo marrua , nosso exercito estara muito melhor servido com ele , eixos dana 44 reforçados (parecem o dobro do do cj) ,é impressionante , passa uma imagem de muito resistente , e tem o estilo incomparavel dos engesão , na boa o marrua é um belo 4x4 , se num vingar pro EB torço por uma versão civil ,pra concorrer com o troller , e ai colegas, coitado do troller , pq se tiver que encarar o marrua nas trilhas vai ser complicado , o bicho é animal , os engeseiros da turma quase morreram pelo carro , mecanica MWM , só faltava uns 33" ou 35 " pois os candango ficavam um tanto quanto pequenos pro marrua , mas são os pneus do EB
[]'s

Neutron
20/07/2004, 20:52
E ai galera. Belezinha?

Olha ai a foto da Marruá que vimos no Sabadão. Tinha um dos caras que estava na Marruá - o passageiro - nem curtiu tanta atenção... :lol:

[]´s gente...

Alexandre Vaz Ferreira
26/08/2004, 21:19
E aí pessoal

Olhem o que encontrei sobre o Marrua :wink: .

http://www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&edition=2561&template=&start=1&section=&source=a658139.xml&channel=9&id=&titanterior=&content=&menu=23&themeid=&sectionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=

Uma abração

acrobata
30/01/2006, 16:03
O Marruá foi homologado recentemente pelo EB. Vejam o site do Bichão: http://www.agralemarrua.com.br/
A Columbus comprou o projeto Engesa e revendeu à Agrale. Portanto, a Agrale é dona do projeto e o Marruá não é cópia mas aperfeiçoamento. Ele é maior que o Engesa original e tem outros melhoramentos.
Vejam videos do Marruá, do Niva e do Troller no meu site: acrobata.multiply.com

Arnaldo Tomazetti
30/01/2006, 19:14
Uau ! que belezura sô...tomara que logo tenhamos a versão civil.
abs

Martin Melcop
30/01/2006, 19:43
Já existe a versão civil do Marruá
Só vc ir a uma concessionária Agrale e encomendar, se não me engano custa R$ 85.000,00

[]´s

Carlos
30/01/2006, 22:43
Com a saída da Land do Brasil acho que ficou muito bom para a AGRALE, pois um dois requisitos do EB é o índice de nacionalização das peças.
Espero que eles cuidem muito bem dos Defender's, pois assim como os CJ's, um dia eles irão á leilão....e quem sabe parar nas nossas mãos... :dance:

Marcio Vargas
31/01/2006, 13:35
All

Já tem Marrua Bombeiro, caminhonete, cabine dupla... Tem Marrua pra todos os gostos...

Aki pela rua se ve bastante. Tem ate pessoal já fazendo trilha com ele...

Carlos
31/01/2006, 21:34
Por falar em cabine dupla...vcs viram aquela feita especialmente para um "diretor" da agrale que saiu na revista "4x4 e Cia"? show de bola :palmas: :concordo: .

Jose Augusto Bagorra
19/09/2006, 17:58
Nando
Márruá tem que ser primeiro opção do Exercito Brasileiro. Depois será para os civis. Ele já provou que é muito bom. Veja a expedição Agrale Marruá.
Vantagem em relação ao Defender. O Marruá é produto nacional Brasileiro e tem muita facilidade de sobressalentes. Defender é hoje uma referência no 4 x 4 pois ainda se fabrica.( No entanto nasceu em Inglaterra para combater a importação de JEEPs dos U.S.A. )

Felypenoob
19/09/2006, 19:21
Eu JURO que vi um marrua civil hoje perto da universidade. Pena que eu nao tinha uma maquina fotografica! :parede:

Eu vi ele de longe, fui me aproximando com um colega para apreciar o "engesa". Me aproximo e me assusto com o estado completamente zero do veiculo e seus equipamentos. Lataria vermelha, plasticos e capota de fibra preta, machado e pas pretos, tudo novinho. A grade vermelha com cara de hummer, parachoque metalico fosco preto, uma beleza!

Me demoro um pouco olhando o carro por baixo analisando a transmissao, eixos e suspensao.

O carda era IMENSO! Extremamente grosso, nao lembrando em nadao carda do meu samuquinha. O estrranho mesmo era a mecanica parecer tao nova, estilo carro 0km.

Olhei o interior, tudo novinho. Voltei minha atençao para debaixo do carro quando meu amigo (que de jipe entende muito pouco) me fala: "Ue, Felype, vc nao disse que a gente tinha vindo olhar um engesa? Aqui diz que o nome do carro eh marrua..."

ESPANTOSO! Haviam placas pretas com um boi vermelho e dizeres do tipo: "Marrua - ediçao limitada" dos dois lados do veiculo. Desconfiado eu olhei pelo interior mais uma vez e achei a tal placa no interior tambem.

Como estava na hora da minha aula eu nao fiquei esperando o dono aparecer para trocar uma ideia, mas que me deu vontade, deu.

Caso eu encontre esse carro na UnB mais uma vez eu tiro fotos e posto aqui no forum!

Abraços!
Felype

CAVESO
19/09/2006, 23:40
É uma cópia maquiada do bom, inigualável e velho engesa.
Tem um tópico hilário aqui no fórum sobre a tentativa frustrada da Agrale de tentar vender os 9 marruás da expedição por míseros 98.000,00!!!!!!!

cRiPpLe_rOoStEr
16/07/2009, 23:32
por especificação dos militares, a viatura não terá reduzida, mas a primeira é bastante curta
por outro lado, as futuras versões civis serão munidas de reduzida, com acionamento manual e por alavanca no assoalho
[ ]´s

as caminhonetes marruá que a ceee está usando não tem reduzida... talvez por uma questão de escala de produção e para facilitar a reposição de peças aos militares a agrale preferiu manter sem reduzida e com roda-livre manual...

Marcelo Cunha
18/07/2009, 10:01
Sem reduzida, ainda a Agrale pelo jeito não não se preocupou com aopinião do público consumidor, ou simplesmente não a ouviu.

CAVESO
18/07/2009, 11:44
Simplesmente não colocaram reduzida porque os milicos não precisam dela para o uso deles.

Resolveram manter a receita testada e aprovada pelo EB.

O carro chefe da agrale é o exército...por enquanto.

Marcelo Cunha
18/07/2009, 11:50
Vamos ver até quando pois o EB compra em lotes enão deverá comprar mensalmente.
A Engesa ficou na mão do EB e ...

CAVESO
18/07/2009, 11:57
O problema da engesa não foi o EB e sim os exércitos do mundo árabe...

cRiPpLe_rOoStEr
18/07/2009, 19:45
Vamos ver até quando pois o EB compra em lotes enão deverá comprar mensalmente.
A Engesa ficou na mão do EB e ...

a agrale tem a grande vantagem de ter outras linhas de produtos, não dependendo apenas da demanda pelo marruá... enquanto a engesa ficou mais focada nos veículos militares e levou uns calotes dos árabes.........

fpc3
19/07/2009, 19:44
a Agrale poderia ir pelo caminho da troller fazendo um versao civil do marruá com todos os requintes, como ar condicionado, banco pra 3 tras e até 3 na frente.Mas a visão deles é outra.triste né.

cRiPpLe_rOoStEr
19/07/2009, 23:36
a Agrale poderia ir pelo caminho da troller fazendo um versao civil do marruá com todos os requintes, como ar condicionado, banco pra 3 tras e até 3 na frente.Mas a visão deles é outra.triste né.

a/c não é opcional no marruá??? bancos para 3 ficaria meio apertado, na frente por conta das alavancas de câmbio e tração, e atrás por causa das caixas de roda...

fpc3
20/07/2009, 00:06
o troller tem bancos para 3 atras.basta diminuir um pouco a caixa de roda.eu vou fazer o meu engesa assim, com banco pra 3 na frente e atras e olha que o marrua é 10 cm mais largo.

cRiPpLe_rOoStEr
20/07/2009, 00:12
o troller tem bancos para 3 atras.basta diminuir um pouco a caixa de roda.eu vou fazer o meu engesa assim, com banco pra 3 na frente e atras e olha que o marrua é 10 cm mais largo.

:putz:mas ficaria mais confortável só 2 bancos mesmo... o 3º passageiro sempre vai meio apertado...

dalbk
12/11/2018, 21:02
Para Transamazônica é AM 100 ou 200 a melhor?