PDA

Ver Versão Completa : [Bateria] Qual que você usa? Amperagem, 2 ou 1, etc...



DR1V3R
13/02/2008, 12:40
O tópico já diz tudo. Apenas um pesquisa. To querendo trocar a minha e precisando de sugestões quanto a amperagem.


Tiago (DR1V3R)

Polito
14/02/2008, 16:40
Caro amigo,

Eu estou usando uma de 65amp . Mas estou querendo colocar mais uma para porder colocar acessórios que consomem relativamente bem.
Acretido que seja necessário verificar seu alternador e se seu carro tem Ar condicionado, dentre outros acessorios que aumentem o consumo de energia, para nao forçar a utilização do alternador diminuindo assim sua via útil.

Abraço,
Ricardo Polito

gvogetta
02/03/2008, 23:49
Salve!

Passando por aqui hoje vi este tópico...

Uso uma de 85 Ah no Panzer, mas de boa marca (Bosch - sim, cuidado com as genéricas! Pura bucha). Até o momento tem dado conta do recado, mesmo com acessório e 4 faróis de milha... Detalhe: o jipe está equipado com alternador de 120 Ah. Não se encontram baterias de maior amperagem que isso em tamanhos que sejam adequados ao espaço no Jota. A solução se precisar de mais amperagem é usar duas (neste caso, 60 ou 65 cada), mas o alternador deve ser de maior capacidade que a soma das baterias, senão não adianta.

Abraço,

gvogetta
02/03/2008, 23:55
Caro amigo,

Eu estou usando uma de 65amp . Mas estou querendo colocar mais uma para porder colocar acessórios que consomem relativamente bem.
Acretido que seja necessário verificar seu alternador e se seu carro tem Ar condicionado, dentre outros acessorios que aumentem o consumo de energia, para nao forçar a utilização do alternador diminuindo assim sua via útil.

Abraço,
Ricardo Polito

Ricardo,


O alternador trabalha sempre "forçado" já que gira com o motor... O que se força é a bateria: se ela é constantemente exigida, chegando próximo de seu esgotamento de carga, sua vida útil chega a ficar reduzida em até 2/3. Por isso é importante que o alternador seja capaz de gerar intensidade (Ah) sempre superior à da bateria, assim estará sempre carregando-a rapidamente, evitando que o consumo do veículo a descarregue muito.

Um abraço,

plnx
05/03/2008, 23:26
uma bateria entre 65Ah e 85Ah é suficiente para a maioria dos veiculos. Para se ter uma ideia um uno mille usa uma de 27Ah.

o Ah é Ampere/Hora. Pode fornecer X Amperes em 1 hora. Mesma coisa para o Alternador.
Se você tem um alternador de 120Ah e uma bateria de 60Ah em meia hora de "estrada" vai estar com a bateria 100% carregada.
Não vejo problemas no sentido inverso também, no caso de se ter um alternador de 80Ah e uma bateria de 120Ah.
(estive observando as fichas tecnicas dos caminhões atuais e os mesmos possuem alternadores de 120Ah e 2 baterias de ~ 160Ah (porem em série, visto que o circuito é de 24V )

Outro dado técnico que pouco se ouve falar sobre baterias, é o CA (não me lembroagora o que significa exatamente a sigla) que é a capacidade de descarga rápida da bateria, item necessário para dar a partida por exemplo. A grande maioria das baterias está na casa dos 500 ou 600A de CA. (me lembro que vi isso em algum forum sobre toyotas, não me lembro se aqui ou na lista de discussão TOYOTEIROS do yahoo)

A questão é: vai usar algo que tenha um consumo anormal (guicho elétrico, som pesado, etc) quanto mais bateria melhor. Se tem apenas ar e os equipamentos normais, fique na casa dos 85Ah que o outro amigo forista recomendou.
Acho que este é a melhor relação custo X benefício.

Polito
06/03/2008, 11:16
Amigos,

Meu alternador é de 90 e comprei uma boa bateria da Heliar, comprei a de maior amperagem que encaixe no suporte o J. Comprei a de 75a da heliar essa bateria pode ajudar a resolver o problema de partida com carro frio que é normal acontecer nos JPX. Pois o CA é de 900A,(como nosso amigo Plnx já comentou) isso facilita a partida, claro que as velas também ajudam bastante.

Abraços,
Ricardo Polito

gvogetta
07/03/2008, 02:43
Caros Amigos,


Como é bom trocar idéias aqui no Fórum :-D. Inicialmente eu não ia enveredar em detalhes tão técnicos, mas como o nível da discussão foi subindo (e isso é muito bom), cito só para constar:

CA ("Cranking Ampères") e CCA ("Cold Cranking Ampères") são conhecidas no geral também como "cranking capacity" ou "capacidade de acionamento" ou ainda "capacidade de pico" mas são medidas diferentes. Diferem nas condições de temperatura em que são realizados os testes. Segundo a norma SAE, a CCA é a medida da capacidade de descarga de uma bateria completamente carregada (em ampères) em uma partida a frio à temperatura de -17,8°C (0°F) durante 30 segundos, sem que a tensão entre os pólos caia a menos de 7,2 volts. Já a CA é a mesma medida, porém realizada à temperatura de 0°C. Com isso um valor de CA (também conhecida como "hot cranking") é proporcionalmente inferior a um mesmo valor numérico dado em CCA (em ampères) .

Nota-se, portanto, que a medida crítica é a CCA, onde a temperatura de teste é baixa dada a notoriedade com que as baixas temperaturas afetam negativamente o desempenho das baterias de modo geral. A baixa temperatura na medição visa precaver situações de utilização adversa, pois presume-se que à temperatura ambiente a bateria será capaz de fornecer valor ainda maior de CCA.

Portanto, quanto maior a CCA, maior a capacidade da bateria fornecer intensidade de corrente elétrica em tensão constante ou com pouca oscilação. Isso significa que são capazes de manter por mais tempo uma intensidade constante (amperagem), sem reduções significativas de tensão, o que também significará maior taxa de capacidade de reserva (RC), que é o período de tempo em minutos em que a bateria é capaz de fornecer 25A a 27°C, mantendo a tensão entre os pólos em 10,5 volts no mínimo, o que se traduz em maior capacidade de operação da bateria sem estar recebendo carga do alternador do veículo. Também implica em maior durabilidade em função do menor número de ciclos a que estará submetida (carga completa/descarga completa).

Por isso baterias com grandes valores de CCA (geralmente com ligas de prata no agente químico das placas) são muito usadas para instalação de aparelhagens de som profissional e outros equipamentos que demandam grande quantidade de corrente. Outra característica é que, geralmente as baterias com maior capacidade (Ah) possuem CCA mais elevada.

Com base nestas considerações, uma bateria será melhor que outra quando tiver um valor de CCA maior para a mesma capacidade (Ah). Para se ter uma idéia, no mercado brasileiro existem baterias de 80/85 Ah com CCA de 500 a 900 A. Não vou citar uma marca específica e também não vou citar seus valores comparativos de CCA por questões óbvias (não ganho comissão de nenhuma delas :evil: - brincadeira :mrgreen:), mas baterias de qualidade reconhecida como Bosch, Heliar e Moura, em suas versões com ligas de prata conseguem valores de CCA bastante superiores à média das demais para a mesma amperagem.

Grande abraço a todos,

gvogetta
07/03/2008, 02:54
(...)

Não vejo problemas no sentido inverso também, no caso de se ter um alternador de 80Ah e uma bateria de 120Ah.
(estive observando as fichas tecnicas dos caminhões atuais e os mesmos possuem alternadores de 120Ah e 2 baterias de ~ 160Ah (porem em série, visto que o circuito é de 24V)

(...)


Caro Plnx,

O problema é justamente a ciclagem. Com alternador de baixa capacidade os ciclos da bateria (carga completa/descarga completa) tendem a tornar-se mais curtos (ocorrendo em maior número, portanto), já que a carga da bateria é consumida mais rápido do que o alternador consegue repô-la, REDUZINDO A VIDA ÚTIL DA BATERIA.

Não é por outro motivo que se vê com freqüência caminhões com problemas de partida (bateria arriada)...

Saudações,

Rodrigo Pereira
07/03/2008, 15:38
Amigos joteiros do fórum

No meu J uso 2 baterias (uma no local original e outra embaixo do banco do motorista) ligadas em paralelo.
Recomendo e uso as baterias Moura de 75Ah 950CA especiais para motores diesel (A Moura esta com uma linha para motores diesel).

Com alternador de 120Ah, esta dando conta tranquilo de toda a parafernália elétrica, como 2 pares de milha 100W, guincho elétrico 12.000, som pesado, etc.

Fica ai uma dica :concordo:

Abraços

joão k. chikui
07/03/2008, 23:17
Grande Rodrigo
Só para evitar eu espionando embaixo do teu Joe no Pacaembu, será que vc não postaria uma foto deste suporte de bateria. Realmente tem muito espaço e o peso fica bem baixo.
Abraços.

gvogetta
07/03/2008, 23:33
João,

Seguem alguns desenhos e também fotos de um suporte de bateria (um tanto mal feito) sob o banco do Jota. Talvez te ajudem com alguma idéia...

Abraço,

joão k. chikui
09/03/2008, 06:15
Getúlio
Essa foto da caixa embaixo do banco fica parecida com a da bateria da defender.Mas , no nosso Jota tem um abafador de ruído bem ali.
Do lado do motorista até cabe mesmo , mas , notei que tem uns reforços de carroceria (tubo retangular), bem ali.
Será que não poderia ser por baixo da carroceria, uma de baixa manutenção?
Abraços.

Rodrigo Pereira
09/03/2008, 16:20
Falae João!!...blz??

Então, o suporte da 2º bateria embaixo do banco do motorista, eu fiz baseado no suporte do site do Getulio (há uns 2 anos atrás). Fabriquei um suporte com cantoneiras nas medidas da bateria que uso no local original do J. Para poder usar sempre duas baterias de medidas iguais.
Após fazer o suporte, soldei no chassi e em uma travessa que a carroceria apoia.
Para prender a bateria no suporte, usei dois tirantes e uma barrinha de metal. Dai é só apertar as porcas do tirante e a baterias esta presa. Bem parecido com suporte de baterias de caminhões e tratores.

Com certeza se fosse fazer o suporte hj, eu não soldaria ele no chassi e sim fabricaria um para ser aparafusado no chassi, Como fiz no suporte do pré-filtro ao lado do tanque, em uma espécie de cinta de "abraça" o chassi.

Qualquer dúvida João, pode olhar embaixo do JOE. Ele não é tímido :-D

Abraços