Ver Versão Completa : Levantando o Jeep
Rogério Sales
21/06/2004, 00:17
Saudações a todos!!
Não sei se alguem já fez ou já viu alguém que tenha feito essa alteração, más gostaria de trocar umas idéias pois um amigo fez no seu jeep e ficou muito bom...
Esse amigo comprou uns pneus Maxxis - Mudzila, de 33x13,3, para o seu CJ, e já usava espeçador de roda, só que queria dar mais altura ao jeep sem usar o Fes nem fazer spoa...
Como ele já usava uns jumelos bastante altos, no outro lado, o que prende a mola no chassi, ele tirou aquela fixação e entre o suporte de fixação e o chassis, soldou uns calços de chapa de aço (parecido com um perfil), de umas 4 ou 5 polegadas, claro que usando solda mig, dando um acabamento resistente à peça que já é resistente...
Dessa forma, o jeep ganhou altura, e ele pode deixar os feixes não muito arqueados, deixando o carro mais macio....
Será que alguém que já fez ou ja viu isso pode falar sobre...
Abraços
LuizCabral
21/06/2004, 00:23
acho que ele apenas aumentou o ponto de gravidade. Seria a mesma coisa se estivesse colocado calços de carroceria maiores, não?
andretomasi
21/06/2004, 00:58
Fala Rogério,
Minha opinião, baseada no que aprendi por aqui no fórum:
1º - Pra pneus 33", não necessariamente precisa levantar a suspensão do CJ, só calços de carroceria um pouco maiores já resolve;
2º - Alterando o ponto de fixação do feixe, se não me engano vai forçar o chassis, fazendo uma alavanca maior no suporte fixo do feixe, podendo até gerar trincas nessa região do chassis;
O ideal, IMHO, pra pneus 33 seria apenas os calços de carroceria.. Levantar só pra bonito não presta, tem que ter um motivo (pneus grandes ou maior articulação da suspensão).
[ ]´s
Rogério Sales
21/06/2004, 01:25
Realmente, concordo que deve mudar o centro de gravidade do jeep, mesmo com pneus 33 e espaçador, e realmente a alavanca pode vir a provocar trincaduras neste ponto do chassi, mesmo ele estando embarreado...
Acho que a diferença dessa fixação para os calços de carroceria é que nos calços a altura do chassi para o solo continuam a mesma, dependendo do calço, o jeep fica até mais duro, no meu uso os de pu de 1 polegada, sao bonitos, más duros, sei que existem opções melhores, nessa fixação a altura do chassi para o solo aumenta, e aumentou bem....
andretomasi
21/06/2004, 01:33
Fala Rogério,
Pois é, aí vai do que você pretende fazer.. eu não arriscaria sofrer trincas no chassi alterando o suporte do feixe.. prefiro tentar "amolecer" a suspensão de outras maneiras, trabalhando o número de molas no feixe, materiais colocados entre as molas, ou até o tipo de molas, adaptando molas de outros veículos.. até porque alterando muito o suporte, deixando ele muito comprido, não vai dar muita diferença na altura do solo, pois o diferencial vai continuar batendo na mesma altura, o efeito é praticamente o mesmo de calços de carroceria... pra mudar o vão livre só com pneu maior... e suporte maior vai dar uma alavanca tamanha que não duvido que arranque fora o suporte dos feixes quando exigidos.
Mas lembro que é só minha opinião :roll:
[ ]´s
Rogério Sales
21/06/2004, 02:30
Realmente não compensaria...
Existem umas adaptações que são feitas com esse objetivo, o de aumentar a altura do chassi do veículo, conssequentemente o ângulo de entrada e saída, que é o caso do spoa, por exemplo, más o diferencial realmente só com pneu...
Já vi també um kit que é um suporte para o feixe de molas, que abraça todo o chassi e deixa o ponto de fixação dele mais baixo, parece com um que tem em uma veraneio vermelha que saiu um tempo desses na 4x4...
Talvez abraçando o chassi todo, evite que ele trinque, pois o esforço seria na peça inteira, que é parafusada...porém não sei se a torsão seria a mesmo, ou seja, se a peça iria torcer como o chassi, sem perda nenhuma...além do mais o chassi da veraneio deve ser fechado, e nao em U como o do jeep...
Dá pra ficar maluco com essas idéias...heheheh...
abraços!!
Fala Gente.... :D :D :D
Eu acho que não valeu a pena o que o cara fez... :roll:
Levantar o chassis calçando os suportes do jumelo... :roll:
Antes partir pro SPOA, e pneus 33 cabem sem fazer muita alteração.
Foi uma navalhada dele... :roll: :D
Bom,.... EU, eu EU, acho... eu, eu, eu, eu não faria assim. :D
[]'s
Eugênio
Em jipes de feixe de mola...........
Ou é SPOA ou é nada!!!!!!
:roll:
Abraços vendo mais um querendo se f$der,
andretomasi
21/06/2004, 12:29
Bill,
Falou e disse! 8)
[ ]´s
hehehehe
o Bill é sempre direto no assunto... :D :D :D :D
hehehehe
[]'s
Eugênio
Sergio Rocha
21/06/2004, 22:03
Com esta resposta confirmou o q eu achava.Ele não gosta do Kit Fess.Por isso não respondeu a minha pergunta no topico "aulas do bill". :roll:
Provoquei, agora la vem porrada :(
Mauro B.
21/06/2004, 22:22
Em jipes de feixe de mola...........
Ou é SPOA ou é nada!!!!!!
É, é isso aí! É a melhor coisa, concordo contigo! :D Meu cj5 é SPOA. Mas tbm levanta bastante, é mais trabalhoso e por isso sai mais caro. Porém esses detalhes negativos são totalmente sobrepujados (e muito) pelo que proporciona. Só que no caso de quem quer ter pouco trabalho, gastar menos e levantar menos tbm, acho o esquema do kit kess pode se tornar mais interessante...! :P
[]'s
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