Conectar

Ver Versão Completa : Ranger - Problema com a tração

colatino
12/02/2008, 18:18
Saudações amigos, essa é a minha primeira vez no fórum, o descobri a pouco tempo quando tive alguns problemas com minha Ranger e pude resolvê-los pelos tópicos dos amigos. Dessa vez não consegui encontrar uma solução ou descrição de um problema similar. Aí vai:

Tenho uma ranger 2001 2.5 diesel XL cabine estendida, 4x4 e recentemente estacionei fora da pista perto de uma praia e quando voltei ao carro estava atolado, liguei a tração e saí facilmente para a estrada, não forcei o motor nem nada. Pois bem, desliguei a tração e voltei pra casa. Ontem quando fui ligar a tração novamente pra dar aquela "lubrificada" percebi um ruído estranho, um ronco mais forte quando o carro anda, e não era proveniente do motor, era mais como se fosse algum atrito nos eixos ou algo assim, isso na HIGH mesmo. Além desse ronco, percebi que o carro ficou mais pesado, como se tivesse pisando de leve no freio. Essas características não ocorriam anteriormente, por isso pergunto: Alguma idéia do que pode ser e como resolver isso?

Comprei usada já com muitos milhares de km rodados mas muito bem conservada, apenas alguns ajustes a fazer.

Percebi que vocês sempre reclamam muito das autorizadas FORD, acho que eu sou um pouco sortudo. Tenho 3 caminhonetes diesel Ford, essa ranger 2001, uma ranger 3.0 2005 e uma F-350, sempre faço manutenção e consertos na autorizada ford (Cycosa Caminhões e tratores) perto da minha casa e sempre fiquei muito satisfeito, foram sempre muito honestos e sempre me ajudaram a evitar gastar muito com peças e outros problemas, indicando outras soluções. Outra coisa que eu percebi, eles não usam o chutômetro pra adivinhar os problemas, eles realmente investigam os sintomas pra descobrir o defeito e vão direto na fonte do problema.

Aguardo resposta, obrigado

dsamaz
12/02/2008, 19:15
Acho q tenho o mesmo problema no meu carro.
Ele fica "pesado" quando liga a tração...

Ainda bem q pelo menos aciona né??

rogeriomasih
12/02/2008, 23:08
Pesado para fazer o giro?
é isso?

Walter L. L. Casitta
12/02/2008, 23:13
Fica pesado mesmo. Isso acontece porque não tem diferencial central...

colatino
13/02/2008, 00:55
Não, não é pesado o giro. Tente andar com o freio de mão acionado. O carro anda, mas fica muito travado. É quase isso o que tá acontecendo, só que numa intensidade bem menor.

Tive outra ranger 2001 só que cabine dupla e 4x4, nunca percebi esse tipo de coisa e tenho outra ranger 2005 3.0 e que também é bem diferente. Talvez seja só sujeira, amanhã vou mandar lavar por baixo e dar uma lubrificada...

colatino
13/02/2008, 17:32
Mandei fazer uma lavagem com pressão por baixo e continua o ruído. Procurei também ver se a coifa estava em bom estado, e ao que me parece não está rasgada ou furada.

colatino
15/02/2008, 13:43
Pessoal, esqueci de um detalhe que pode ser importante. Numa comunidade do orkut sobre Ranger, eu citei o mesmo problema e um dos colegas perguntou se eu estava usando pneus diferentes.

Pois é, estou usando pneus diferentes sim, não sabia que podia dar problema assim. Tive que trocar os pneus pq os traseiros estavam mais que carecas, só que por uma contenção financeira, só pude trocar 2 pneus. Pois bem, na frente eu tenho pneus 235 e atrás 255, será que realmente pode ser isso?

cbridi
15/02/2008, 14:30
Tu vais arrebentar a CT... ou os diferenciais... ou as pontas de eixo... ou tudo isso junto...

A Ranger e todas as picapes vendidas no mercado nacional não tem diferencial central, logo, a rotação do conjunto dianteiro é igual a rotação do conjunto traseiro... imagina com pneus de medidas diferentes, alguma coisa tem que arrastar para compensar a diferença de diâmetro, ou arrasta os pneus, ou arrasta algo na transmissão...

Allan Nielsen
15/02/2008, 15:00
Tu vais arrebentar a CT... ou os diferenciais... ou as pontas de eixo... ou tudo isso junto...

A Ranger e todas as picapes vendidas no mercado nacional não tem diferencial central, logo, a rotação do conjunto dianteiro é igual a rotação do conjunto traseiro... imagina com pneus de medidas diferentes, alguma coisa tem que arrastar para compensar a diferença de diâmetro, ou arrasta os pneus, ou arrasta algo na transmissão...

X2

Com certeza! As rodas traseiras estão "tentando" ultrapassar as dianteiras, como não é possivel esta forçando todo o conjunto.

abs

Ric Mac
15/02/2008, 15:17
Provavelmente a CT já foi para o espaço o que explica o "peso" ao usar a tração.

colatino
15/02/2008, 15:21
Mas isso só ocorre se eu acionar a tração certo? Quer dizer, eu posso rodar com a ranger tranquilamente enquanto a tração não for acionada? Não estou podendo trocar o$ pneu$ tra$eiro$ agora :( Ou eu vou ter que ficar com ela parada? O sintoma eu só percebo quando ligo a tração...

ojaneri
15/02/2008, 15:36
Sim, pode rodar em 4x2 com os pneus diferentes. Mas antes de usar o 4x4, troque os pneus para que todos fiquem iguais. Acho que a sua caixa de transferencia não deve estar com problema, ela é bem robusta e voce disse que usou poucas vezes e em terreno frouxo.

Allan Nielsen
15/02/2008, 15:38
Quando aciona a tração, vc conecta o sistema de tração dianteiro (cardan, diferencial, homocineticas, cubos e rodas) ao traseiro pela caixa de transferencia. Com pneus de diametros diferentes o sistema de tração dianteiro esta rodando em velocidade diferente do sistema traseiro.

Enquanto vc mantiver os dois sistemas, dianteiro e traseiro separados não havera problema.

Boa sorte

cbridi
15/02/2008, 17:09
Mas isso só ocorre se eu acionar a tração certo? Quer dizer, eu posso rodar com a ranger tranquilamente enquanto a tração não for acionada? Não estou podendo trocar o$ pneu$ tra$eiro$ agora :( Ou eu vou ter que ficar com ela parada? O sintoma eu só percebo quando ligo a tração...

Então é isso, não ligue a tração enquanto estiver com essa configuração de pneus. Se não puder evitar o uso da tração, coloque os dois pneus da mesma medida em eixos diferentes.

[]'s

LEONARDORAZO
17/03/2008, 02:21
Boa Noite amigos tenho uma ranger 99 cd v6 e percebi uma coisa quando aciono a tração... quando faço uma curva fechada , parece que ela fica mais travada, pq será ?? vcs podem me ajudar ??

Edintruder
17/03/2008, 13:32
Então é isso, não ligue a tração enquanto estiver com essa configuração de pneus. Se não puder evitar o uso da tração, coloque os dois pneus da mesma medida em eixos diferentes.
[]'s

No aperto tira um pneu do eixo dianteiro e troca por um traseiro, pois ambos os eixos continuarão na mesma diferença e consequentemente em sincronismo.

Allan Nielsen
17/03/2008, 19:43
Boa Noite amigos tenho uma ranger 99 cd v6 e percebi uma coisa quando aciono a tração... quando faço uma curva fechada , parece que ela fica mais travada, pq será ?? vcs podem me ajudar ??

Leonardo, isto é normal.

A Ranger como a maioria dos veiculos 4x4 em uso no Brasil não possui um diferencial central e portanto deve ser usado 4x4 apenas em situações de piso com pouca aderencia. O motivo disso é que em curvas fechadas há diferença de velocidade entre a roda dianteira e traseira (esta atalha a curva) e portanto diferença de velocidade entre o eixo dianteiro e traseiro, forçando todo o conjunto.

Existem varios topicos aqui que tratam deste assunto, de uma pesquisada e qualquer duvida pergunte.

abs

Márcio T
17/03/2008, 21:18

Olá, Colatino.

Não sei como são as opções de 4x4 da sua Ranger, mas se forem AUTO / HIGH / LOW, p'rá ficar permanentemente em 4x2 tem que desligar o fio marrom que é ligado na caixa de transferência. Isto porque em AUTO, como o próprio nome diz, o acionamento da tração integral é automático e ocorre sempre que houver aceleração brusca ou uma das rodas traseiras patinarem.

Quanto aos pneus, depende da altura da banda de rodagem. Por exemplo: Um pneu 235x70 tem praticamente o mesmo comprimento de rodagem por giro que um 255x65 - e aí não teria problema. Mas se forem diferentes, vai forçar a caixa de transferência e pode até quebrar, porque o eixo dianteiro vai ser empurrado ou tracionado.

É possível que o garfo de acionamento da caixa de transferência não tenha retornado para a posição "zero" depois que você acionou o 4x4, e aí faz este "ronco" (principalmente quando se "tira o pé"). Ás vezes também parece que a marcha à ré "arranha". É possível verificar se o eixo de acionamento está girando no curso completo, mas tem que retirar o motor de acionamento. Outra possibilidade é o sensor ter "perdido" a posição (iria piscar as luzes indicativas de HIGH/LOW no painel) e aí normalmente basta desligar a bateria por alguns minutos.

A propósito, também acho que a Cycosa é 10!

Boa sorte.

Márcio

murilloaquino
17/03/2008, 22:32
Marcio...Axo que vc está CONFUNDINDO....Estamos falando de RANGER com 4x4 PART-TIME e não explorer....Não posta coisas assim...pq acaba por confundir ainda mais a cabeça do pessoal que não conhece...

Márcio T
18/03/2008, 00:28
Não sei como são as opções de 4x4 da sua Ranger, mas se forem AUTO / HIGH / LOW, p'rá ficar permanentemente em 4x2 tem que desligar o fio marrom que é ligado na caixa de transferência. Isto porque em AUTO, como o próprio nome diz, o acionamento da tração integral é automático e ocorre sempre que houver aceleração brusca ou uma das rodas traseiras patinarem.

Marcio...Axo que vc está CONFUNDINDO....Estamos falando de RANGER com 4x4 PART-TIME e não explorer....Não posta coisas assim...pq acaba por confundir ainda mais a cabeça do pessoal que não conhece...

Olá, Murilo.

Talvez você tenha razão, por isso frisei que "Não sei como são as opções da Ranger" . E não sei mesmo. Entretanto, se for uma caixa de transferência BorgWarner 4405, é de acionamento automático (AUTO/HIGH/LOW) com TOD (TORQUE ON DEMAND) e vale o que estou falando. Se for BW1354, que também equipa algumas Explorer (e, acho, a maioria das RANGER), será 4x2/HIGH/LOW e aí ela é realmente 4x2. As Explorer AWD é que tem tração integral FULL TIME (caixa BW4403).

Quanto a "Não postar coisas assim...": Desculpe, mas como não tenho a presunção de estar certo, então não tenho nenhum medo de errar. Também não menosprezo a capacidade de avaliação de ninguém, então não acredito que alguém vai simplesmente ler um post com algum comentário e imediatamente correr p'rá baixo da sua Ranger e cortar um fio marrom, não é? Além disso, a informação sobre a Tcase é absolutamente verdadeira. Se é aplicável à Ranger ou não, mais uma vez, repito: Não sei. Cabe a quem recebeu a informação fazer bom uso dela.

Um abraço.

Márcio

P.S.: Por favor, não leve a mal.:wink:

Colatino, coloque sua Ranger no elevador e, com as rodas levantadas, verifique se está acoplando e desacoplando a tração corretamente. É possível que o esforço de rodar em solo firme com a tração ligada tenha travado o garfo e ele não retornou.

Boa sorte.

colatino
18/03/2008, 09:53
Olá Márcio, primeira vez que vejo alguém aqui de Maceió no forum :D

A ranger não possui essa opção de AUTO, então a chave de seleção de tração só tem 3 opções 4x2/4x4 HIGH/4x4 LOW, eu tenho certeza que está desacoplando sim a tração quando na posição 4x2, o problema é mesmo por causa da diferença de tamanho entre os pneus dianteiros e traseiros, que fazia com que os eixos tentassem girar em velocidades diferentes. O sistema elétrico está em perfeitas condições.

Então, qual oficina mecânica você recomenda para veículos 4x4 diesel aqui em maceió? Sempre tenho ido na Cycosa caminhões e tratores aqui em frente ao aldebaran, as vezes que fui gostei muito do serviço, além de ficar perto da minha casa.

André

Márcio T
18/03/2008, 13:02
Olá Márcio, primeira vez que vejo alguém aqui de Maceió no forum :D Olá, André. Além de nós, acho que só o Humberto.

A ranger não possui essa opção de AUTO, então a chave de seleção de tração só tem 3 opções 4x2/4x4 HIGH/4x4 LOW Então o Murilo estava certo e não se aplica o que eu falei. Você pode rodar sem problema, contanto que não acione o 4x4.

... o problema é mesmo por causa da diferença de tamanho entre os pneus dianteiros e traseiros, que fazia com que os eixos tentassem girar em velocidades diferentes. O Humberto teve um problema na TCase da Explorer (chegou a quebrar o acoplamento interno), provavelmente por esta razão.

Então, qual oficina mecânica você recomenda para veículos 4x4 diesel aqui em maceió? Nunca tive pickup a diesel e, além disso, minha Explorer é uma "senhora" de uso urbano. Normalmente, faço manutenção em casa mesmo. Mas vou me informar e te aviso. OK?

Um abraço.

Márcio

jdanielj
14/04/2008, 22:35
Pessoal,

Comprei uma s10 cabine dupla 4x4, sendo que esta está apresentando o problema de quando aciono a tração ocorre um barulho semelhante ao de raspagem de mudança de marcha ou não ocorre barulho algum, sendo que nas duas situações não ocorre o engate da tração.
Alguem sabe do que se trata ? Ficará oneroso o concerto ?

Abraço!

mekclaud
21/10/2018, 23:59
ola, tenho o mesmo problema na minha ranger 2005 ao acionar 4x4 high e andar alguns centímetros e e como se o freio de estacionamento estivesse acionado, tudo fica travado, da para deixar o carro em ponto morto em uma ladeira que ele nao anda, tenho pneus do mesmo tamanho, alguém tem alguma dica do possível defeito

Francisco Casal
23/10/2018, 01:14
Nesse caso pode ser algum problema dentro da caixa de tração, ou as relações dos diferenciais são diferentes!

DANIELVIZ
19/10/2024, 21:38
boa noite ! comprei uma ranger 2001 4x4 porem a tração não funciona, hoje comprei um modulo usado acreditando ser o modulo! troquei mas nada! somente ascende a luz do painel da tração e apaga quando ligo a chave! testei o motorzinho esta ok! teria algum fusivel? algum detalhe para ligar?

RicardoFLN
20/10/2024, 12:39
boa noite ! comprei uma ranger 2001 4x4 porem a tração não funciona, hoje comprei um modulo usado acreditando ser o modulo! troquei mas nada! somente ascende a luz do painel da tração e apaga quando ligo a chave! testei o motorzinho esta ok! teria algum fusivel? algum detalhe para ligar?

Acender a luz da tração no painel quando liga é o padrão. Até a minha que não tem mais motorzinho nem chave seletora, acontece.
O problema pode estar na chave seletora do painel tb, uma vez que é um circuito eletrônico e não somente uma chave comum de 3 vias.
Se o motorzinho está bom, e o módulo tb, vende os dois e coloca sistema mecânico....rsrs
O meu tenho há 10 anos e jamais negou fogo.