PDA

Ver Versão Completa : Samurai - DÚVIDAS ! ! ! ! !



SS - Fek
12/02/2008, 11:20
Fala galera tdo blz???

Até hoje eu só tive um carro 4x4 que era uma Ranger 98 V6 caçamba 7 pés e fiz apenas uma trilha com ela e adorei e hoje em dia eu estou querendo comprar um Samurai Metal Top 1.3 ano 94 Gasolina, e estou com algumas dúvidas:

1° - Esse motor 1.3 a gasolina é economico ou bebe muito? qual a média km/l - Cidade / Estrada / Trilha ?

2° - Será que é viável passar esse motor para alcool ou colocar um kit GNV, fica muito fraco ?

3° - Alguém que ja teve ou tem um samurai poderia me falar um pouco sobre esse carro?

Vlw galera... abraços..

TDuran
12/02/2008, 18:44
Fala galera tdo blz???

Até hoje eu só tive um carro 4x4 que era uma Ranger 98 V6 caçamba 7 pés e fiz apenas uma trilha com ela e adorei e hoje em dia eu estou querendo comprar um Samurai Metal Top 1.3 ano 94 Gasolina, e estou com algumas dúvidas:

1° - Esse motor 1.3 a gasolina é economico ou bebe muito? qual a média km/l - Cidade / Estrada / Trilha ?

2° - Será que é viável passar esse motor para alcool ou colocar um kit GNV, fica muito fraco ?

3° - Alguém que ja teve ou tem um samurai poderia me falar um pouco sobre esse carro?

Vlw galera... abraços..

Cara, vou dizer uma coisa p/ vc, esse jipinho é phoda.......já gastei um dinheiro nele que nunca tinha gastado em outros de passeio que tive....mas foi com gosto...hehehehehe....tb pq o antigo dono era um porcão!!!
1) No começo estranhei um pouco o motor, pq estava acostumado com os motores dos carros de paseio, ele é um pouco fraco na estrada, eu faço no máximo 100 Km/h, mas acho que se estivesse com os pneus originais faria um pouco mais. Nas subidas tb ele sofre um pouco, mas o motor é bem forte p/ um 1.3. o meu faz em média 10km/l.....não fiz a media separada ainda!!!!
2)Passar p/ alcool só se vc trocar o motor, pois o original não ia aguentar muito tempo rodando com alcool. Já vi uns com GNV em são paulo, mas nunca conversei com eles.....mas eu acho que se vc for usar o GNV na cidade, blz, mas em trilhas, esquece......e tb terá que fazer algumas adaptações no banco traseiro, já que o cilindro normalmente fica lá.
3) Eu tenho o meu a pouco tempo, e não vejo a hora de deixar ele do meu jeito, só falta grana, mas devagar vai indo.....mas p/ quem gostaé um jipe muito bom.....não tenho o que reclamar dele, só do antigo dono. Fora as opções de mecânica que vc tem, o meu já está com um radiador de chevette que ficou melhor do que o original e por aí vai.......
Eu recomendo.......

joão k. chikui
12/02/2008, 19:51
SS
1- muito econômico, em estrada chega a fazer 12 km/L. Na trilha , reduzido tb é super econômico.
2-Nem mexeria . Se fosse para por GNV , e não for preparar para trilhas pesadas , partiria para um Vitara ou Side.
3-É um autêntico Jeep, cópia modernizada do Willys 48. Motor peq e fraco , porém inquebrável e super durável. Com muito pouco se tem um estúpido jipe nas mãos.

C. Roberto
12/02/2008, 20:30
Fek, eu tenho um Samurai há um ano e meio e o bicho é danado mesmo.
1 - Econômico
2 - Confortável
3 - Custo de manutenção razoável
4 - Valente nas trilhas
Tudo isso comparando com outros jipes, é claro.

Mas preste atenção que até 1995 os Samurai são carburados, tem feixe de molas (são mais duros) os amortecedores dianteiros podem ser substituídos por nacionais baratos, e são mais fáceis de preparar para trilhas (há kit para maior redução, tipo "X crawler") .
A partir daí tem injeção eletrônica monoponto, motor um pouco mais econômico e potente (acho), molas espirais (amortecedores dianteiros por volta de R$ 900,00 o par) e é um pouco mais macio. Hoje em dia, para colocar uma reduzida mais forte (+ reduzida) é preciso trocar a caixa de transferência pela do mais antigo (parece que está vindo por aí uma opção de redução para a caixa dos 96...).
O preço do carro depende mais do estado e dos equipamentos que do ano de fabricação.

No geral, o carro é só alegria.

[]'s

diogo ludovico
12/02/2008, 20:46
Tenho um samurai 97MT, que faz 10km/l na cidade e 12 na estrada, é o meu unico carro, e ando com ele uma média de 1500km por mes.
hoje já está disponivel no mercado soluções para os principais problemas do samurai helicoidal, como amortecedores dianteiros a gás por 450 cada, e kit de redução para a caixa de correntes (evitando de ter que tocar pela caixa do antigo), kit fabricado pelo mesmo fabricante do kit para o samurai feixe.
É um jipe puro, aguenta de boa viagens a 100km/h, de quebra tem Ar.
o motor 1.3 é fraco, sim se compararmos com os demais jipes, com motores maiores, mas ele não deixa a desejar nas trilhas, e prefiro os 69Cv do 1.3 do samurai que os 90Cv do motor 6 cilindros do willys ou um 1.6 qualquer que faça uns 7 a 8 km/l.
na reduzida, ele vai onde qualquer outro vai, e o motor é muuito resistente, tanto que é facil de se ver samurais rodando com seus motores originais com mis de 150000km.
pode ir de samurai sem medo!!

Henanh
12/02/2008, 23:27
Vai de Samurai sem medo...

Joao Baeta
12/02/2008, 23:39
:arrow:Samurai é um dos jipes mais duravel que já produzido!!
Pois eu adoro o meu Azul... MT 1993 com quase 151 mil km.... Tá inteiraço!!!!!
:concordo:

Alexandre X
13/02/2008, 00:02
A partir de 93 os Samurais ja sao injetados.
IMHO os melhores anos sao entre 1993 e 1995.

Com bons pneus 235, Lockright traseiro e X Crawler 4.16, você nao vai querer saber de outro offroad na vida.



Fek, eu tenho um Samurai há um ano e meio e o bicho é danado mesmo.
1 - Econômico
2 - Confortável
3 - Custo de manutenção razoável
4 - Valente nas trilhas
Tudo isso comparando com outros jipes, é claro.

Mas preste atenção que até 1995 os Samurai são carburados, tem feixe de molas (são mais duros) os amortecedores dianteiros podem ser substituídos por nacionais baratos, e são mais fáceis de preparar para trilhas (há kit para maior redução, tipo "X crawler") .
A partir daí tem injeção eletrônica monoponto, motor um pouco mais econômico e potente (acho), molas espirais (amortecedores dianteiros por volta de R$ 900,00 o par) e é um pouco mais macio. Hoje em dia, para colocar uma reduzida mais forte (+ reduzida) é preciso trocar a caixa de transferência pela do mais antigo (parece que está vindo por aí uma opção de redução para a caixa dos 96...).
O preço do carro depende mais do estado e dos equipamentos que do ano de fabricação.

No geral, o carro é só alegria.

[]'s

Joao Baeta
13/02/2008, 00:09
:arrow:"Mas preste atenção que até 1995 os Samurai são carburados" :?:

:arrow:Ô Carlos Roberto,
Acho que vc tá cada vez mais burraldo!!!!! Deve ser PDI! :mrgreen:
O fabil te corrigiu! :concordo:
"A partir de 93 os Samurais ja sao injetados" :concordo:

RHL
13/02/2008, 01:34
TEnho vontade de ter um samurai... quem sabe um dia troco o feroza por um...
É um jipinho e tanto!

Joao Baeta
13/02/2008, 01:39
TEnho vontade de ter um samurai... quem sabe um dia troco o feroza por um...
É um jipinho e tanto!
:arrow:Marcio,
No seu carro tem algo que veio no Samurai... O aro 15 que está no seu Feroza..? :pensativo:

SS - Fek
13/02/2008, 08:37
vlw pelas explicações galera... a minha preocupação é sobre o consumo mesmo, sendo que eu vou utilizar ele na cidade todo dia (uns 15 km por dia) e a cada 2 meses +ou- eu farei uma viagem de 500KM (ida e volta) com trilha (ilha bela etc...).

Eu também pensei no vitara e no sidekick mas o estilo do samurai me convenceu, é mais jipe mesmo.

eu fui ver um em uma agencia aqui em sp que ja tem pneus 235/75-R15 (aqueles de gomão - nao sei o nome kkkkk), guincho elétrico com controle remóto, bagageiro em cima do teto, suspensão elevada e esta com a mecânica zeradinha, muito bonito o jipe, ano 1994. o valor é de R$20.000,00 - será que esta caro ou esta bom esse preço?

abraços...

Marcion
13/02/2008, 14:02
vlw pelas explicações galera... a minha preocupação é sobre o consumo mesmo, sendo que eu vou utilizar ele na cidade todo dia (uns 15 km por dia) e a cada 2 meses +ou- eu farei uma viagem de 500KM (ida e volta) com trilha (ilha bela etc...).

Eu também pensei no vitara e no sidekick mas o estilo do samurai me convenceu, é mais jipe mesmo.

eu fui ver um em uma agencia aqui em sp que ja tem pneus 235/75-R15 (aqueles de gomão - nao sei o nome kkkkk), guincho elétrico com controle remóto, bagageiro em cima do teto, suspensão elevada e esta com a mecânica zeradinha, muito bonito o jipe, ano 1994. o valor é de R$20.000,00 - será que esta caro ou esta bom esse preço?

abraços...

Olha

Jipe preparado é uma ótima opção quando você conhece o antigo dono. Pelo visto este que você viu já foi utilizado em trilhas. Então, recomendo que você leve a um mecânico pra ver diferenciais, T-case, câmbio e suspensão (pra ver se foi feito trabalho decente pra levantá-lo). Ande com ele e verifique se o mesmo não fica balançando a partir de 60 km/h. Verifique se dá alinhamento e se tem folgas nos munhôes (equivalente a homocinética). Estou considerando que o motor está OK, com vc disse acima.

No mais é só alegria, e tomando os cuiidados acima, acredito que o preço está honesto. Mas não esqueça, é um autêntico JIPE. Não espere conforto, e é pra DUAS PESSOAS. Os bancos de trás é no máximo pra 2 crianças...

RHL
14/02/2008, 00:34
:arrow:Marcio,
No seu carro tem algo que veio no Samurai... O aro 15 que está no seu Feroza..? :pensativo:

É o meu segundo jogo de rodas, que estão calçados com 4 penus 235 modelo "cross" recapados...
as rodas são novinhas, só preciso achar as calotinhas pra comprar...
ficaram ótimas no feroza

Leonardo Rezende
14/02/2008, 22:15
vlw pelas explicações galera... a minha preocupação é sobre o consumo mesmo, sendo que eu vou utilizar ele na cidade todo dia (uns 15 km por dia) e a cada 2 meses +ou- eu farei uma viagem de 500KM (ida e volta) com trilha (ilha bela etc...).

Eu também pensei no vitara e no sidekick mas o estilo do samurai me convenceu, é mais jipe mesmo.

eu fui ver um em uma agencia aqui em sp que ja tem pneus 235/75-R15 (aqueles de gomão - nao sei o nome kkkkk), guincho elétrico com controle remóto, bagageiro em cima do teto, suspensão elevada e esta com a mecânica zeradinha, muito bonito o jipe, ano 1994. o valor é de R$20.000,00 - será que esta caro ou esta bom esse preço?

abraços...


SS

Tive um samurai MT 97 (helicoidal) por quase um ano. Estava original com pneus 205. O motor é suficiente para a cidade, valente na trilha e razoável na estrada. Média de 10km/l na cidade com ar.
Se vc vai rodar no dia-a-dia teste um com feixe de molas e um helicoidal, poi faz muita diferença no conforto.
Vá de samuca sem dúvida - hoje tenho um 94 com modificações.

Leonardo

Marcel Trevizan
16/02/2008, 13:35
Pode comprar o Samurai que vale a pena.
Já tive um 95 com capota de lona (o que aparece na foto) e agora estou com um 98 com capota rígida.
Até 96 eles eles têm feixes de mola, que é melhor para trilhas pesadas mais pula muito pra quem gosta de viajar em família.
Para quem faz passeios 4x4 mais lights como eu, recomendo a partir de 97 que tem feixe de mola. O Samuka fica bem mais macio e confortável.
Eu gostava muito do lona pelo fato da possibilidade de andar com ele aberto, porém tá chegando no mês que vem um novo jipeirinho aqui em casa e o fator segurança pesou, por isso troquei por um de capota fechada, mas sem dúvida nenhuma eu compraria outro samurai pois o cabra é macho pacas....
Quanto à peças de reposição, dos 4x4 existentes no Brasil ele é o que tem menor custo de manutenção. Tem muitas peças que já são adaptaveis. Procuro nos tópicos deste site que tem um punhado, dá até pra por motor AP da VW.
Eu mesmo já adaptei no outro jipe, o 95, um alternador de kadett GSi. Ficou perfeito.
Procure bem que vc vai achar samurais muito bons por aí, e cuidado com os bagaços

Joao Baeta
16/02/2008, 14:41
"partir de 97 que tem feixe de mola" :?: :?:

:arrow:Negativo... Partir de 97 é helicoidal!

Abs

C. Roberto
19/02/2008, 00:24
:arrow:"Mas preste atenção que até 1995 os Samurai são carburados" :?:

:arrow:Ô Carlos Roberto,
Acho que vc tá cada vez mais burraldo!!!!! Deve ser PDI! :mrgreen:
O fabil te corrigiu! :concordo:
"A partir de 93 os Samurais ja sao injetados" :concordo:


Pô, foi mal :oops:.

LeoPOA
20/02/2008, 22:15
Pessoal.

Sobre os samurais.....

Tirando a I.E, o que mais difere o samuka 92 dos 93,94 e 95 ??

Tinha desistido de procurar samukas e vitaras, mas esta semana apareceu um samurai canvas bem interessante porem ainda carburado.

quais os CONTRAS de pegar esta versao (bura) ??

Abraço.

Joao Baeta
21/02/2008, 01:19
Pessoal.

Sobre os samurais.....

Tirando a I.E, o que mais difere o samuka 92 dos 93,94 e 95 ??

Tinha desistido de procurar samukas e vitaras, mas esta semana apareceu um samurai canvas bem interessante porem ainda carburado.

quais os CONTRAS de pegar esta versao (bura) ??

Abraço.
:arrow: Diferenças entre ano 93...94...95... Quase nada...
Só muda a cor do farolete... Acho só isso!
Vc testou o Samurai caburador?
:pensativo:

LeoPOA
21/02/2008, 10:31
Blz. Joao !!

Vou fazer o teste drive sabado!!!!

Abraço.

C. Roberto
21/02/2008, 19:04
Blz. Joao !!

Vou fazer o teste drive sabado!!!!

Abraço.


Leo,
Não sei se há mais diferenças entre os Samurais.
Mas os carros com injeção costumam ser mais potentes que os similares com carburador.
E eu também acho que injeção dá menos manutenção que carburador.

[]'s