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Alguem conhese ou usa coletores de escape dimencionados, meu motor é o 4cc do opala ano 92, retificado a alcool, iguinição eletronica, esta com 500 km, porem o coletor foi instalado já bem usado, esta furado, o dimencionado é melhor que o original dizem que rende mais 10CV e almenta o torque sem :?: forçar o motor :?: este é feito em axo inoxidavel
Qual a opinião dos Papas
andretomasi
20/06/2004, 14:27
Me intrometendo, mas aproveitando a pergunta do Ferraz, também tenho interesse em um coletor dimensionado, mas para o BF-161..
É possível eu mesmo "bolar" o coletor e mandar fazer em alguma metalúrgica?
- Qual tipo de tubo a se usar, material e espessura?
- Qual o diâmetro que devo usar?
- Quais os cuidados com curvas e uniões dos tubos?
- Algum outro item que devo me preocupar?
Ou seria melhor eu mandar fazer em uma empresa especializada? O problema é que na minha cidade ninguém trabalha com esses coletores, eu teria que mandar fazer eu mesmo.. e pra encomendar em empresa de outra cidade, ia ficar $algado :roll:
Aguardo sugestões :wink:
[ ]´s
No site www.garra4x4.com.br, eles possuem coletor para o Bf, o custo é de R$ 290,00 não sei o valor do frete e há uma empresa de Guarulhos a Truck Special Scaps, eles enviam para todo Brasil eles fabricam artesanalmente coletores de escape se site é www.truckracing.com.br, Av. Dr Timótio penteado , 2882, Guarulhos -SP Fone : 011 6451 5677 Fax (11) 6452 8357
andretomasi
20/06/2004, 14:59
Pra jeep 6 cilindros é 370 reais :shock: :shock: Por esse valor não era mais em conta eu mandar fazer um, sob medida, em uma metalúrgica?
[ ]´s
Não é o tipo de serviço que uma Metalúrgica faz... e será que o pessoal lá saberia o que é importante ou não?
O melhor é algum especialista em escapamento especiais mesmo.
O material necessário é uma dobradora de tubos... se possível com indicação de graus e uma maquina de solda.
andretomasi
20/06/2004, 20:43
Fala Wallace,
A dobradora de tubos com mostrador de graus e máquinas de solda, na metalúrgica onde penso em fazer já tem.. só falta o especialista :roll: .. vou dar uma pesquisada, ver se é muito complicado "planejar" um escapamento desses por conta própria. Valeu!
[ ]´s
Alguem conhese ou usa coletores de escape dimencionados, meu motor é o 4cc do opala ano 92, retificado a alcool, iguinição eletronica, esta com 500 km, porem o coletor foi instalado já bem usado, esta furado, o dimencionado é melhor que o original dizem que rende mais 10CV e almenta o torque sem :?: forçar o motor :?: este é feito em axo inoxidavel
Qual a opinião dos Papas
Vc ganha e perde ao mesmo tempo.
Ganha um pouco de potencia +ou- 5cv (neste motor) que vc sente a diferença quando realmente usa o motor, mas... :?
vc vai perder uma parte importante do aquecimento do coletor de admissão, o que deixa o motor uma m... quando frio.
Mas se vc esquentar beeem o motor antes de força-lo até vale a pena. :wink:
[]'s
Fala Gente.... :D
Quando ao aumento de potencia não sei ao certo... :roll:
Mas quanto ao aumento de consumo... pode contar com isso... :D
O barulho fica lindo, parece ser um V8, v12... então consequentemente vc acelera mais, repica nas trocas de marchas... vai querer fazer barulho mesmo... :D :D :D
[]'s
Eugênio
realmente qdo vc dimensiona um coletor de admissao com um bom profissional a diferença aparece, com certeza.
vc precisa decidir se quer mais potencia ou mais torque ou ambos, se o motor permitir.
tem um cara em Londrina/PR que faz escapamentos dimensionados pra carros de competiçao, off-road etc. que pra variar eh jipeiro.
o cara faz milagres com os motores apenas mudando a curvatura do coletor, impressionante. :shock:
qdo falei do meu 4.9i ele pirou e quer de toda forma fazer um coletor pra mim.
o problema eh a distancia, mas estou convencido de que vale a pena.
[]´s dimensionados
Vc tem o i-mail deste cara ou valor alguma outra informação a respeito de seu trabalho
oi Ferraz:
fale com o Pedro:
43-3328-6363.
inclusive tem um pessoal de SP levando os carros pra ele fazer la.
consiga com ele o telefone de alguns clientes pra vc conferir.
os comentarios da galera por aki eh que esse eh o cara.
[]´s
Vinicius Hauagge
21/06/2004, 17:26
Olá, não sou especialista, mas vou dar meu relato pessoal.
Adquiri um coletor dimensionado na truckracing (já mencionada nesse topico) para meu jeep, que tem o motor georgia 2.3 e nao me arrependo.
Não sei se é psicologico (por causa do ronco, que ficou muito legal) mas parece que o desempenho do jeep melhorou sim.
Segundo informacoes dos especialistas, o coletor chama-se de dimensioado pq todos os canos possuem a mesma medida e isso faz com que a expulsao dos gases da combustao seja uniforme, melhorando o desempenho do motor (que perde menos potencia para a exaustao).
Alem disso, pelo fato do motor "soprar" melhor, irá "respirar" mais mistura ar combustivel (claro que depende do filtro de ar e demais fatores).
Resumindo, achei que meu jeep ficou mais agil e elastico, com o motor subindo giro mais rapido.
Repito mais uma vez, nao sei se isso é apenas uma impressao em razao da mudanca do ronco!
Abraço,
Vinicius!
Este escape almemta o consumo, pois o pessoal da truck diz que não claro que tocando com racionalidade, no caso do seu jeep ele é gazolina ou alcool, vc usa qual silencioso eu usa um abafador mais esportivo que retem menos gas provocando um ronco mais encorpado e mais facilidade para passagem dos gazes
Vinicius Hauagge
22/06/2004, 16:53
O meu jeep é a gasolina e antes de instalar o coletor ja usava apensa um abafador esportivo.
Repito, o ronco ficou mais bravo e a impressao que tive é que o jeep ficou mais elastico, subindo o giro mais rapido.
Fala Gente... :D
Isso é pq vc está acelerando mais pra ouvir o ronco do motor.. :D
Æ como anda sempre de motor cheio, a impressão é que ficou elástico...
[]'s
Eugênio
Beto Lacerda
22/06/2004, 19:29
algumas duvidas , coletor dimensionado funciona ?? como eles fazem para "dimensionar" qual é a curva ideal para a saida dos gases ?? ou sera que só por "aliviar" as curvas ja melhora , qual o critério para "dimensionar" um coletor ?? somente com um coletor de escape , sem mexer na admição ,tipo filtro , quant. de combustivel injetada realmente muda ??
[]'s
Paulo Eduardo
23/06/2004, 02:43
Olá,
não sou especialista mas vou tentar contribuir....
Coletor dimensionado é um dos grãos que enchem o papo da galinha :shock: como ele deve ser feito em relação a ângulos de curvas, diâmetro de tubos e comprimento, vai depender do objetivo e do projeto geral do motor aspirado. Você pode tanto desenvolver um coletor mais restritivo, para aumento de torque, junto com uma admissão mais longa, quanto um menos retritivo, para regime de pista, em altas rotações, com comandos mais "bravos" e carburadores maiores. Coletor de grande fluxo diminui a taxa de compressão e consequentemente o torque, mas aliado a uma afinação dos outros componentes, ajuda a aumentar a potência em altos regimes. Uma dica é, quanto mais suaves as curvas maior o fluxo. O diâmetro pode ser igual ao da abertura das janelas no cabeçote. Se for muito grande, pode ocasionar em turbilhonamento interno, oque não é desejável. Material para a fabricação, o ideal seria o inox... mas...$$ A flange para a conecção com o motor pode ser muito bem feita com uma corte à plama... pra quem tiver o acesso, é uma manteiga...
A mudança somente desse componente vai mudar muito pouco o comportamento do motor, e até pode pedir um sutil aumento de giglagem pois tende a empobrecer a mistura, isso no caso de liberação de fluxo. Se o objetivo for ganhar torque, fica com o original mesmo. Em geral ele já foi feito pra isso...
E pensar em perder taxa, por menor que seja, em um motor como o BF-161 que já é totalmente destaxado.... a meu ver só trás desvantagens... inclusive consumo alto. (mais ainda :shock: )
[]´s espero que tenha ajudado...
LuizCabral
23/06/2004, 06:56
Na boa, o melhor fabricante que eu acho para escapes dimensionados aqui no brasil eh a truck race, como ja citaram ai em cima...
www.truckrace.com.br
Na boa, o melhor fabricante que eu acho para escapes dimensionados aqui no brasil eh a truck race, como ja citaram ai em cima...
www.truckrace.com.br
isso mesmo, foi exatamente sobre eles a mensagem que coloquei neste post.basta falar com o Pedro.
to vendo com uma galera qki de CWB pra fretar um caminhao e levar as viaturas ate la (que sai mais barato que sair rodando, a nao ser que se queira fazer umas trilhas na serra enquanto nao chega-se la :D ), pra ele fazer os coletores dos jeeps.
[]´s
Alessandro Henrique
23/06/2004, 10:41
Olá,
não sou especialista mas vou tentar contribuir....
Coletor dimensionado é um dos grãos que enchem o papo da galinha :shock: como ele deve ser feito em relação a ângulos de curvas, diâmetro de tubos e comprimento, vai depender do objetivo e do projeto geral do motor aspirado. Você pode tanto desenvolver um coletor mais restritivo, para aumento de torque, junto com uma admissão mais longa, quanto um menos retritivo, para regime de pista, em altas rotações, com comandos mais "bravos" e carburadores maiores. Coletor de grande fluxo diminui a taxa de compressão e consequentemente o torque, mas aliado a uma afinação dos outros componentes, ajuda a aumentar a potência em altos regimes. Uma dica é, quanto mais suaves as curvas maior o fluxo. O diâmetro pode ser igual ao da abertura das janelas no cabeçote. Se for muito grande, pode ocasionar em turbilhonamento interno, oque não é desejável. Material para a fabricação, o ideal seria o inox... mas...$$ A flange para a conecção com o motor pode ser muito bem feita com uma corte à plama... pra quem tiver o acesso, é uma manteiga...
A mudança somente desse componente vai mudar muito pouco o comportamento do motor, e até pode pedir um sutil aumento de giglagem pois tende a empobrecer a mistura, isso no caso de liberação de fluxo. Se o objetivo for ganhar torque, fica com o original mesmo. Em geral ele já foi feito pra isso...
E pensar em perder taxa, por menor que seja, em um motor como o BF-161 que já é totalmente destaxado.... a meu ver só trás desvantagens... inclusive consumo alto. (mais ainda :shock: )
[]´s espero que tenha ajudado...
Colega,
Concordo com muita coisa do que você mencionou, no entanto não concordo com a diminuição da taxa de compressão em função do tamanho dos tubos do coletor. Acho que não entendi.
Paulo Eduardo
23/06/2004, 13:12
oi Alessandro,
não é propriamente o tamanho dos tubos que diminui a taxa, mas a vazão do coletor. Tente imaginar a situação de um motor funcionando, com as válvulas sendo abertas e fechadas. Se existe grande facilidade de escape o gás que sobrou da explosão vai ser expelido mais fácil, e vai deixar mais espaço para a mistura que entra no próximo ciclo. Se tem mais espaço para mesma quantidade de mistura... tem menos taxa. E sempre que as válvulas do escape estiverem abertas a vazão vai ser mais rápida, até da própria mistura que ainda não foi queimada antes do fechamento total. Mas é lógico que só o coletor vai interferir minimamente, como eu já tinha dito. Mas vai interferir... e quando já se trabalha no limite, qualquer pentelho faz diferença. Não sei realmente se essa é a teoria correta, mas como já virou lema por aqui...
- na prática a teoria é outra- e coletor dimensionado p/ fluxo, reduz compressão!!
porque?? acho que é por isso que eu acabei de falar...
[]´s
Alessandro Henrique
23/06/2004, 15:52
Na verdade, o que você está citando é perda de carga no preenchimento do cilindro.
Mas existe uma pequena confusão aí, a taxa de compressão é fixa.
Ela não varia em função da quantidade de ar aspirado.
A taxa de compressão é uma relação determinada no projeto do motor, está relacionada ao volume inicial do cilindro e o volume final (Ponto morto inferior e ponto morto superior. No início da admissão o volume interno é constituído pelo volume do cilindro e pelo volume da câmara de combustão. No final da compressão resta apenas o volume da câmara de combustão. A relação entre estes volumes é a taxa de compressão.
Existe a perda de carga nos dutos bem como o turbilhonamento formado pelo movimento das válvulas. Deste modo, nem sempre o cilindro acaba totalmente preenchido. A pressão interna irá variar em função da massa de mistura admitida, mas não a taxa.
Os superalimentadores (blowers e turbos) agem para ajudar a resolver estes problemas, empurrando a mistura e obtendo um melhor preenchimento dos cilindros, oferecendo mais combustível e ar para a queima.
Paulo Eduardo
23/06/2004, 17:15
Alessandro...
concordo que a taxa real do motor e a relação entre os pontos mortos de movimento dos cilindros, mas o resultado prático é igual, a densidade da mistura é afetada em ambos os casos... assim como no caso de turbos ou blowers... por isso se usa motores destaxados pra fazer turbos com muita pressão... a compressão da mistura é muito alta. Se a vazão e abertura de válvulas não interferisse na taxa, comando bravo tb não ia influenciar.... oque não é verdadeiro...
[]´s
Alessandro Henrique
24/06/2004, 09:02
A redução da taxa é para evitar a pré-ignição da mistura durante a fase de compressão. Quando isso ocorre normalmente entorta a biela ou a biela acaba por atravessar a cabeça do pistão, dentre outros problemas.
Em alguns casos, quando se deseja trabalhar com turbos e altas pressões o combustível acaba sendo substituído por alcool.
A densidade da mistura se reduz, por que ela não flui de modo homogênio pelo interior dos dutos. Para se ter uma idéia, a mistura se desloca mais rapidamente pelo centro do duto do que próximo as suas paredes. Sendo assim, parte da mistura permanece nos dutos ocasionando um prenchimento insatifatório do cilindro em questão. Normalmente com o polimento interno dos dutos é possível reduzir estes efeitos de perda de carga, mas não fazer com que sumam por completo.
O comprimento e diâmetro dos dutos também infuenciam.
Existe um outro problema que ocorre durante o fechamento da válvula de admissão. Durante a admissão a mistura se desloca com uma determinada vazão em direção ao cilindro a ser preenchido, quando se inicia a fase de compressão a válvula de admissão fecha. A mistura que estava fluindo em direção ao cilindro encontra a válvula de admissão fechada e acaba colidindo com esta, neste momento existe uma pequena pressão formada (transformação de energia cinética em energia potencial de pressão). Como toda ação corresponde a uma reação, a mistura acaba
por expandir novamente e se deslocar descrevendo o caminho reverso!
Em motores mais modernos, pequenas válvulas (borboletas) são instaladas dentro dos tudos para evitar este problema, e permitir que a mistura não utilizada na admissão anterior esteja disponível para o próximo ciclo.
Sendo assim no motor 4cc do opala a alcool, que possui uma taxa de 11:1 segundo o manual, para a utilização de um coletor dimensionado, com ganho de torque e potencia seria interessante um polimento dos dutos de escape, este trabalho deixa mais livre o motor, seria um almento de rendimento devido ao melhor funcionamento , ou seja retirando a rugosidade que deveria ser retirada de fabrica, fazendo um acabamento que não é feito na linha de montagem :?:
Alessandro Henrique
24/06/2004, 21:16
O polimento é um recurso interessante de ser utilizado no coletor de admissão. O processo de polimento é dispendioso e lento, devido a este fato não é adotado nas linhas de montagens.
Atualmente alguns veículos estão saindo de fábrica com coletores confeccionados de uma espécie de termoplástico. Devido ao processo de fabricação estes dutos já saem com um bom acabamento.
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