PDA

Ver Versão Completa : SPOA com kit???



Cowboy
20/06/2004, 07:38
Bom dia, Srs :D . Tive a oportunidade de ver um kit feito p/ passar os feixes de mola para cima dos eixos :o . O interessante era que o sujeito não precisou fazer solda no eixo, o que me deixou muito animado.
A peça a que me refiro era presa por grampos ao eixo, como o feixe de molas, apoiando-se sobre este e fazendo encaixe com o platô de apoio original das molas, por debaixo do eixo. Com isso o conjunto não poderia girar, ficando bem firme em seu lugar, exatamente como fazemos p/ fixar as molas originais. :o
Achei a idéia muito original :idea: , e gostaria de saber dos Srs. se alguém conhece esse kit, e o que poderiam me aconselhar? É bom?
Abraço.

dickvigarista
20/06/2004, 08:01
8) Aí Comboy, achei interessante, mas
se tu erguer a viatura, o mais correto seria
mudar o ângulo dos cardãs ( girando ). Pelo
que entendi este sistema gira 180 graus
deixando o cardã desalinhado. :lol: :wink:
Opinião de um relis mortal :twisted:

Cowboy
20/06/2004, 08:21
Não sei se entendi o que você quis dizer. O kit não alterou o eixo.
Ele é constituido por uma peça que se adapta por cima do eixo, através de grampos e se estabiliza através do contato com o platô inferior do eixo, aquele que apoia originalmente as molas. Por ter uma superfície reta, não permite que o eixo gire em torno de sí, mantendo o conjunto firme.
Com relação ao alinhamento do canhão do diferencial com o cardã, isso poderia ser resolvido com a colocação de cunhas.
Ainda não sei se consegui explicar, mas de qquer forma, obrigado pela dica.

dickvigarista
20/06/2004, 08:36
Acorda cedo em Comboy :!:
Dá uma pesquisada em SPOA, que tu vais entender
melhor o que quero dizer com cardã desalinhado
quando é feito spoa. E outra que não tinha me dado conta,
o custo para se fazer um spoado simples, somente
suspensão e cardãs, deve ser mais em conta que
comprar um kit. :shock: :twisted:

Cowboy
20/06/2004, 09:01
Valeu, Dick! :)

monge
21/06/2004, 12:25
Fala Gente.... :D :D :D

Fuja de "kits" prontos e "fáceis" de adaptar...


não existe isso... é lenda...


[]'s

Eugênio

Cowboy
22/06/2004, 06:39
Bom dia, Monge. Valeu pela dica. Tenho lido bastante sobre SPOA, aqui na 4X4, pois não tenho muito conhecimento sobre o assunto. Vejo que vocês fazem trabalhos exelentes, nas suspensões.
Tenho lido em algumas revistas (inclusive na 4x4 &Cia) que o SPOA enfraquece a suspensão, além de outros problemas já previsíveis devido ao aumento do centro de gravidade. Não compreendo porque então algumas montadoras já lançam seus veículos com esse sistema originalmente. Em que estaríamos enfraquecendo a suspensão?
Na última edição, a 4x4 & Cia, chega mesmo a afirmar que " o ponto questionável da adaptação é o feixe de molas por cima do eixo, pois tira a robustez do conjunto além da estabilidade", referíndo-se ao jeep do leitor.

du
22/06/2004, 09:12
Cowboy,

Tem que pensar no SPOA, como uma alteração, toda alteração, trás prós e contras. Dependendo do objetivo desejado o SPOA pode ser prejudicial sim. Mas se o objetivo é ganhal altura e flexibilidade para transpor obstáculos, o SPOA em conjunto com outras medidas, costuma ser muito benéfico.

Abraços Du.

monge
22/06/2004, 10:06
Fala Gente... :D :D :D

Pois é Cowboy, tem que ver pra que vc quer o jeep pra então saber o que fazer com ele. :D

Se vc quer um jeep de arrancada, ou velocidade, prega ele no chão, envia um V8ão nele, blower, nitro e que mais for preciso pra acelerar. :D

Se vc quer um jeep pra passear tranquilo, algumas trilhas leves, algumas viagens, vai de CJ todo original. E curta a nostalgia de andar num puro sangue. :D

Agora que vc quer um melhor desempenho em trilhas, existe infinitas adaptações, a uma das mais consideráveis é o SPOA. Mas lembre-se para a regra, todo ganho OFF ROAD, vc perde em ON ROAD e vice versa. :D

Quanto a 4x4 & Cia, não dê muito crédito no que eles escrevem, eu pelo menos me contento em apenas ver as fotos da revista, quando vejo. :roll:

Para uma revista que elogia os kits Extreme, JR4x4, e outos, o mínimo que vão fazer é malhar o SPOA pra poder ajudar nos kits. Tem uma edição dela, das mais antigas, que mostra como se faz o SPOA, e acredite, ela fala bem da adaptação. :shock: :D :roll:

Um dos poucos contras do SPOA realmente é o maior CG que ele vai proporcionar, mas isso se compensa com os pneuzões que vc pode colocar e eixos mais largos, como o da rural. :D :D :D

É como eu disse no começo, tem saber o que quer, pra saber o que fazer.

Eu já tenho 3 anos que rodo com SPOA, e nunca passei por nenhuma situação adversa que eu não tenha passado quando meu jeep era SPUA. :D :D :D


[]'s feliz da vida com meu SPOA.

Eugênio

Beto Lacerda
22/06/2004, 10:17
Tem uma edição dela, das mais antigas, que mostra como se faz o SPOA, e acredite, ela fala bem da adaptação. :shock: :D :roll:

Monge vc lembra o numero da revista que mostra alguma coisa de SPOA , não me lembro de ja ter visto algo de tão interessante numa 4x4ecia
[]'s

monge
22/06/2004, 10:44
Fala Gente... :D :D :D

Beto, não me lembro, pois eu tenho apenas uma foto retirada da revista que mostra o "bracinho" da direção. :D

Eu fiz meu SPOA em 2001, e a revist já havia rodado há algum tempo.... então infelizmente esta informação eu não tenho. :? :shock: :D


[]'s

Eugênio

Cowboy
22/06/2004, 12:37
Valeu, pessoal. É bom poder contar c/ a experiência de vocês. Vou continuar pesquisando. Estou reformando a minha F-75, e isso é um plano que tenho p/ o futuro.
Tentarei seguir o conselho de vocês. Vou desenvolver o meu próprio "KIT", e tentarei evitar a solda no eixo.
A propósito, no site da ASKBY, tem vários kits para essa adaptação, mas são todo$ importado$$.
Abraço a todos.

billj
22/06/2004, 13:02
Valeu, pessoal. É bom poder contar c/ a experiência de vocês. Vou continuar pesquisando. Estou reformando a minha F-75, e isso é um plano que tenho p/ o futuro.
Tentarei seguir o conselho de vocês. Vou desenvolver o meu próprio "KIT", e tentarei evitar a solda no eixo.
A propósito, no site da ASKBY, tem vários kits para essa adaptação, mas são todo$ importado$$.
Abraço a todos.


Porque este medo todo em soldar no eixo?!? É apenas um tubo de aço comum, não tem nada, nada, nada especial alí. Pode fazer o trampo sem desmontar os semi-eixos e caso resolver um dia em voltar SPUA (sei lá porque), pode deixar os berços do SPOA no lugar.........

15 minutos com uma máquina de solda, trabalho feito da maneira correta. Não entendo porque quer inventar moda........ :roll:

Abraços,

Cowboy
22/06/2004, 17:49
Bill, tenho receio de causar algum empeno no eixo por causa da solda. Quando soldamos algum material, mesmo que não percebamos, esse material será deformado pelo calor e pela fusão de materiais, e não volta a ser como era. Podemos verificar isso quando estamos soldando quadro de motocicletas e/ou chassis de carros de competição. Quando vamos tirar o gabarito, quase sempre ele sai apertado, e quando soldamos sem gabarito, asvezes temos de colocar um esticador aqui ou ali.
Existem técnicas de solda, para diminuir esse efeito, mas não sou tão bom assim.
Não sei se com aquela espessura toda que o eixo parece ter, ele iria deformar, mas como não tenho di$$posição para trocar de eixo, acho melhor evitar enquano posso. Se não conseguir fazer algo confiável para substituir a solda, vou cair de eletrodo em cima. Enquanto isso, agradeço sugestões. E obrigado, Bill, pela preocupação.

dickvigarista
24/06/2004, 08:29
8) Beto e Eugênio, vc sabem de alguém q já tenha encontrado algo realmente interessante na 4x4ecia. :lol: :lol:
Comboy, quanto a solda tu está relativamente correto, mas existem soldas e soldadores diversos, usa solda elétrica p.ex e um bom serralheiro. Outra coisa, a solda para alinhar o cardã dianteiro é na imenda original, é só girar e soldar. :shock:

Boa sorte na adaptação. :twisted: :evil:

Cowboy
24/06/2004, 20:42
Boa noite Dick. Não possuo solda MIG, por isso devo fazer com a velha solda elétrica. O que você acha?
O suporte p/ a mola pode ser comprado no mercado, ou tambem temos de fazê-lo?
Valeu pela força.

monge
24/06/2004, 21:34
No meu eu soltei os berços novos em cima, e deixei os antigos em baixo. :D

Soldei sem só nem piedade, é um lugar muito improvável de se quebrar.

[]'s

Eugênio

Beto Lacerda
24/06/2004, 23:59
eu fiz os suportes novos num serralheiro e queimei eletrodo , aparentemente deu certo :lol:
[]'s

dickvigarista
26/06/2004, 08:29
8) :D Faz como o Beto, num serralheiro bom,
alinha o cardã e mete solda.Quanto a deixar
ou não o berço original, depende se tu pensa
em um dia voltar para :cry: SPUA, se não tira fora
pois só servem para enganchar em tudo q é galho.
Ah, não te esquece do suporte do amortecedor. :twisted:

Cowboy
26/06/2004, 09:41
Como fica o suporte do amortecedor??? :shock: :?:
Outra coisa, coloquei um Perkinho embaixo do capô, :D e agora tenho de alongar a relação do diferencial. :? Já me falaram que aí em Sampa tem gente boa p/ isso. :lol: Me parece que fazem as engrenagens por encomenda, inclusive p/ competição de caminhões. 8) Allguém poderia me dar uma dica??? :?:
Devido a menor rotação do Perkins, o carro ficou muito preso, mas com um torque... :shock: A economia ainda não medi, mas parece que o combustível nunca vai acabar. :lol: O único problema que tem me encomodado é o ruido, que nessa geração de motores ainda era muito alto. :(