Ver Versão Completa : Lanterna traseira original
Zé Paulo
20/06/2004, 03:29
Bom dia Galera!
Já faz um tempo eu comprei as lanternas traseiras original do CJ5 e pra minha surpresa ela tem uma lampada com dois filamentos... Já quebrei a cabeça de como fazer a ligação pra ter luz de freio, lanterna e a direcional tudo na mesma mas não consigo chegar num acordo!
Será que esta lanterna é tão original que nem seta pode ter? :D
Alguém tem algum esquema pra me indicar?? Eu dei uma procurada por aqui no fórum mas não achei :?:
Tô louco pra voltar e montar as bichinhas, embora custe uma funilariazinha 8)
Abração moçada!
leopoldo
20/06/2004, 09:38
Bom dia! como está ai em Zagreb?
É o seguinte:
o sistema elétrico do freio original do CJ5 é o chamado sinalizador conjugado onde a lâmpada de 2 polos, essa de 2 filamentos, onde um faz o papel de luz de posição (filamento mais "fraco") e luz de freio E pisca (filamento mais forte), ou seja, o outro filamento tem 2 funções.
Assim, uma única lâmpada tem 3 funções- posição freio e pisca.
Quando você aciona a lanterna, um filamento ilumina a trazeira do jeep em 2 lanternas....óbvio - filamento mais "fraco".
Quando você aciona o pisca, só a esquerda ou direita funcionam....óbvio também- filamento mais "forte".
Mas quando você aciona o o freio, as 2 lanternas trazeiras se iluminam no filamento mais "forte" e mais importante - se você está com o pisca ligado, vamos dizer que para a direita e pisa no freio, só a lanterna esquerda se ilumina em freio.....enquanto a direita continua a piscar.
Se você tem o chicote original do CJ vai ver que para a chave de seta vai uma maçaroca de fios e é justamente a chave de seta que faz a seleção:
freio ou pisca, a partir do fio que sai da cebola do cilindro mestre.
Que que isso quer dizer? é o fio + que vai para a cebola de freio volta para a chave de seta para ela comandar ou freio ou pisca para aquele filamento + "forte", da esquerda ou direita.
Então, para se colocar lanternas originais no jeep, tem que se ter basicamente o cilindro de freio original (ou pelo menos a cebola instalada em um cilindro mestre qualquer), a chave de seta para sistema conjugado e essas suas lanterninhas.
O esquema elétrico é meio confuso e não esclarece muito, mas veja no seu chicote 2 fios que vão para a cebola do cilindro mestre e 3 fios que vão no chicote trazeiro - que vão para as lanterninhas.
Nesses 3 fios do chicote trazeiro, um fio alimenta ambas as "lanternas" e os outros 2 fios são uma para cada lanterna - a lanterna direita (freio e pisca conjugado) e lanterna esquerda (freio mais pisca conjugado).
Se você ligar errado na chave de seta, vai ver que as lanternas da frente é que vão ser acionadas quando se pisa no freio, ou uma de tras e uma da frente.
Será que eu expliquei o suficiente?
Zé Paulo
20/06/2004, 10:35
Meu amigo, agora que entrou o verão aqui, só faz é chover, principalmente fim de semana!!
Explicou bem pracas, mas não sei se o chicote é original... Aliás, quando fizeram a adaptação da lanterna que eu tenho hoje, alguns fios devem ter ido pro vinagre...
Eu estudei o esquema elétrico do manual do mecânico do Jeep, mas como um bom engenheiro mecânico que se preze, meus conhecimentos são limitados na perte elétrica., embora eu não seja leigo :oops:
Será que você não teria um esquema melhor que o do manual? Ali nõa consegui sacar como se confere/faz esta ligação.
Abração!!!
leopoldo
20/06/2004, 10:58
É um problema.
O esquema do manual é uma zona e não passa de um monte de riscos pretos entrando alí e saindo lá. Levei muito tempo para entender.
Mas se alteraram o seu chicote ai danou. Mas basicamente é o seguinte:
Para frente(lanternas) e para tras(lanternas) são 3 fios. O que realmente diferencia é a ligação na chave de seta. É essa bandida que faz funcionar dessa forma. Ela tem um esquema elétrico interno que separa as funções de freio e pisca para as lanternas trazeiras. Nas chaves de seta comuns, onde não tem a conjugação, no sistema do pisca são só 3 fios, um que alimenta o relê de pisca e uma saida para cada lateral.....esquerda ou direita.
Na conjugada tem: um retorno de freio( que vem da cebola), um + do relê de pisca, e mais 4 saídas....duas para frente, com um fio cada e 2 para cada lanterna trazeira, com 2 fios prensados juntos no teminal.
Infelizmente não tenho mais uma chave de seta para pelo menos tirar fotos.
Só posso descrever o sistema. E vá por mim, olhar o esquema só dá dor na cabeça.
Fabiano-SL
20/06/2004, 13:38
Fala zé paulo!
Tb enfrentei este problema (luz do freio), pois foi exigencia na inspeção qunado da compra do jeep... a solução mais rápida e simples, foi colocar mais um suporte dentro da sinaleira traseira... ficou show!! inclusive irei colocar o pisca alerta (por sorte, passou batido da inspeção) nesta lampada...
qualquer coisa, estou a disposição...
[]'s
Sergio Rocha
20/06/2004, 13:57
Pra não ficar maluco coloque 2 soquetes de dois filamentos em cada lanterna e refaça a ligação, é muito mais fácil. :wink:
leopoldo
20/06/2004, 14:13
Pô moçada ! o colega em Zagreb vai ficar mais maluco ainda.
Se êle não conseguir identificar o que é que êle tem....pior ainda será modificar aquilo que não sabe !
Se ficar mexendo aonde não conheçe vai ter um belo curto nas mãos, com direitoa fio queimado, faícas e fumaça pra todo lado.
Sergio Rocha
20/06/2004, 14:36
Por isso q falei pra ele refazer as ligações.Ele disse não ser totalmente leigo.Se colocar 2 soquetes pra lampadas de 2 filamentos cada, ele pode fazer facilmente circuitos independentes o q eu acho muito menos arriscado.É só manter um extintor de co2 perto do Jeep.
Quem sou eu, um simples mortal, pra discordar de vc.
E o concurso já teve ?
Um abraço
leopoldo
20/06/2004, 15:30
Só que pelo que eu me lembre, não cabem 2 soquetes dentro da lanterna original.
E sobre o concurso, por enquanto só um deles....o melhor está por vir.
Zé Paulo
21/06/2004, 02:55
Fala zé paulo!
Tb enfrentei este problema (luz do freio), pois foi exigencia na inspeção qunado da compra do jeep... a solução mais rápida e simples, foi colocar mais um suporte dentro da sinaleira traseira... ficou show!! inclusive irei colocar o pisca alerta (por sorte, passou batido da inspeção) nesta lampada...
qualquer coisa, estou a disposição...
[]'s
Bom dia Fabiano!
Você por um acaso teria uma foto uo algo parecido desta sua adaptação? Coube sem problemas??
Galera, aqui vei ter um evento off road neste próximo fim de semana e eu fui convidado pra participar... Aqui tem uns oof roads que só vendo mesmo!!! Tem desde land rovers zerados sendo destruidos até aqueles russos da epoca da guerra!!! Se eu nõa trabalhar no fds, eu vou pra lá e mando umas fotos!
Abração,
...o sistema elétrico do freio original do CJ5 é o chamado sinalizador conjugado onde a lâmpada de 2 polos, essa de 2 filamentos, onde um faz o papel de luz de posição (filamento mais "fraco") e luz de freio E pisca (filamento mais forte), ou seja, o outro filamento tem 2 funções...
Dos modernos né, pois o antigos ( até anos 60, se não me engano)nem pisca tinha. E luz de freio era uma só.
:shock:
[]'s
Fala Gente... :D
Jogando poeira no ventilador.... hehehehhee :D :D
Coloca 2 lampadas na traseira... deixa a de cima pra seta e a de baixo pra freio, e as 4 pra farolete... heehehehehe :D :D :D
No meu jeep está assim.. só acho que não tenho foto disso.... :? :D
[]'s
Eugênio
Marcos ET
22/06/2004, 12:01
Só que pelo que eu me lembre, não cabem 2 soquetes dentro da lanterna original.
E sobre o concurso, por enquanto só um deles....o melhor está por vir.
Daez PessoALL, blz?
Cara, tbem fui inventar de fuçar na parte elétrica do jeep (muita coisa ainda tava original, com a fiação do "6V" mas como aquela parafernalha de fios e tudo mais estavam terrivelmente ressecados, resolvi arrancar tudo e começar do zero, como sei que nao vai dar pra aproveitar nada, "ranquei" TUDO mesmo.... só ficou a fiação (nova) para o motor funcionar....
Aih sim! agora tow montando (aos poucos) a fiação do farol, depois da iluminação auxiliar, comprei um cabo único (daqueles com quatro fios dentro) pra servir de chicote traseiro e agora vou ligar as lâmpadas, mas como sei, embora discordando do Leopoldo, CABEM duas lâmpadas com soquete dentro da lanterna original, uma pra "riba" e outra pra baixo, imitando a posição do fiat UNO (as lampadas do Jeep ficam encravadas na carroceria, tem que retirar elas desta posição e recolocar paralelamente a chapa da carroceria....)
Pra quem nao quer fuçar muito na lâmpada, dá pra colocar tbem aquela menor que é usada na traseira do UNO...
assim, evitando colocar uma única lâmpada pra funcionar com tantas funções, fica muito mais fácil de instalar...
assim que terminar, mando as fotos pro meu álbum!
falowz!
Pessoal;
A solução de duas lâmpadas realmente funciona, portanto tem como fazer com apenas uma lâmpada (sem a necessidade de utilizar a chave de seta original).
No meu jeep, refiz toda a parte elétrica e na montagem da lanterna traseira liguei da seguinte forma:
- Filamento mais fraco: Ligações da lanterna;
- Filamento mais forte: Liguei o sistema de freio e seta / pisca alerta. Para isolar os 2 sistemas, liguei um diodo em cada sinal (um para freio, um para seta lado esquerdo e outro para seta lado direito.
Em caso de dúvida, envieu a um tempo atrás para área de downloads do site, o esquema elétrico que fiz em meu jeep.
Espero ter ajudado.
falou.
Pessoal,
Um carro "mais moderno" que usa este esquema é o Opala. Tive um Opala 1981 que o esquema era justamente este.
Não sei se o trambique é nos fios, ou na chave de seta, mas converse com algum autoelétrico que ele vai saber.
Abraços Du.
Alessandro Henrique
02/07/2004, 10:28
O controle (comutação) é realizado pela alavanca de direção (chave de seta);
Realmente o Opala e outros veículos adotavam este sistema.
Fábio Alexandre
26/12/2005, 15:33
Alguem podeia me dizer se existe algum problema maior em ligar a lanterna original na minha viatura que está com a coluna de direção do Opala?
Devido a pesquisas realizadas aqui estava pensando em colocar duas lampadas em cada lanterna, alguem saberia me dizer se cabe e se alguem tiver foto desta "gambiarra", por favor postem aqui.
Desde já agradeço a todos.
davidson_iahnn
26/12/2005, 17:02
:concordo: cara iai blz ! eu tinha no meu jipe duas das originais agora a lata ta na reforma to com a ideia de por o do land rover 110 / 90 , no jeep , 1 meia luz e freio , 1 re , 1 pisca
eu tinha duas antes da uma olhada na foto ai ok ! o antes da eskerda e a ideia o da direita ! >>>>
Fábio Alexandre
26/12/2005, 17:10
O meu interesse é colocar somente uma lanterma mesmo, acho mais legal.
Mesmo assim obrigado.
Edson Cardeal
02/01/2006, 02:06
Olá amigo, tem como adaptar dois soquetes dentro da lanterna traseira sim, eu fiz nas lanternas do meu Jeep e ficou bom, pois não tirei a originalidade do veículo, abra a lanterna e retire o soquete original que vem junto com uma parte de metal redonda, corte em plástico uma outra do mesmo tamanho, faça dois furos um ao lado do outro e adapte dois soquetes, um para lâmpadas de dois pólos e outro para lâmpadas de um polo, o de dois polos usei para lanterna e freio e o de um pólo para seta, tem que ser feito um rasgo na carcaça da lanterna para poder passar os dois soquetes, entre os dois furos de fixação da lanterna tem o furo do soquete original abra-o para cima e para baixo até que possa caber os dois soquetes, os soquetes que usei são de plástico, acho que são da lanterna do caminhão VW aquelas iguais a do Jeep Troller, elas são menores e cabem dentro da lanterna, vou tirar algumas fotos e postar aqui no fórum.
Fábio Alexandre
02/01/2006, 11:09
Legal sua idéia Edson, assim que conseguir as fotos posta elas aqui.
Valeu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Edson Cardeal
03/01/2006, 01:28
esse é o soquete que eu usei, esse adaptação estou fazendo para um amigo.
Edson Cardeal
03/01/2006, 01:31
os dois soquetes, já interligados, para fazer contato com o negativo soldei um fio de um soquete ao outro deixando uma ponta para ligar ao terra do Jeep.
Edson Cardeal
03/01/2006, 01:36
essa é a parte de plástico a ser feita para fixar os soquetes.
Edson Cardeal
03/01/2006, 01:40
o suporte já com dois soquetes
Edson Cardeal
03/01/2006, 01:44
vista superior da lanterna, note um fio soldado interligando um soquete ao outro, os parafusos de fixação que prendem na carcaça, o suporte pintado de alumínio para dar mais luminosidade no interior da lanterna.
Edson Cardeal
03/01/2006, 01:46
olhe como os soquetes ficam um ao lado do outro.
Edson Cardeal
03/01/2006, 01:48
veja a abertura feita na carcaça para poder fixar os soquetes
Edson Cardeal
03/01/2006, 01:52
vista do interior da lanterna, note os soquetes já com as lâmpadas, os parafusos de fixacão e a pintura em alumínio para refletir melhor.
Edson Cardeal
03/01/2006, 01:56
vista da parte traseira da lanterna, já está pronta para ser fixada ao Jeep, note os parafusos originais, eu passo silicone em volta dos soquetes com a carcaça para ficar bem vedado e melhorar a fixação, assim não entra água nem poeira.
Edson Cardeal
03/01/2006, 02:16
esse é o soquete que eu usei, esse adaptação estou fazendo para um amigo.
esse fundo vermelho não ficou muito legal, mas tirei as fotos a noite com flash, quando coloquei as peças em cima de um fundo branco por estar muito próxima a máquina estava refletindo muito e atrapalhava a resolução da foto e no fundo preto confundia com as partes pretas da lanterna, optei por esse até que ficou bem visível, espero que gostem, e fica perfeita a iluminação depois de instalada no JEEP.
davidson_iahnn
03/01/2006, 08:01
Amigos jipeiros nao coloquem lampadas muito forte de valores altos de watts pq se nao , se a lanterna for de plastico vai derreter toda a lanterna ... falow ! :concordo: [na adaptaçao anterior com duas lampadas] :concordo:
Alexandre Pozenato
14/05/2013, 18:52
Olá pessoal. Não tenho jeep masmeu colega tem e me pediu pra fazer essa ligação que esta sendo discutida aqui.
Confesso que antes de mecher pesquisei muito na net, inclusive aqui.
Existe uma forma de fazer essa ligação com qualquer cebolinha de freio ou alavanca de pisca.
Para isso deve-se utilizar 4 reles de 5 pinos(de preferencia aqueles de central de vidro queimada, que são mais baratos e a prova d'água).
A ligação se faz da seguinte forma: 411178
O fio de entrada de pisca e de freio, é ligado no fio que passa direto pelo rele e sai no polo superior pra lampada, como também aciona a bobina do outro e bloqueia o funcionamento dele.
Quando só piscar, ou só frear, vc não notará diferença.
Quando frear e piscar, o comando de pisca muda de função, ou seja, ao invés de estár acendendo a lampada forte(coisa que o freio já o estará fazendo) ele irá apagar ela nos intervalos em que o dianteiro estiver aceso, fazendo com que o freio do lado que estiver dando seta, fique piscando.
Espero ter ajudado.
Qualquer coisa mande-me emailcom perguntas.
OBS. Fiz essa ligação em um CJ5 colocando a chave de seta de um gol g5 com farol, seta, buzina e tudo mais nas duas alavancas, unica mudança foram esses reles mencionados acima e que, podem ser montados em qualquer chave de seta.
Abraço a todos.
Pablo.pinto2007
15/05/2013, 20:30
Parabens Alexandre... o problema da lâmpada original é exatamente esse... chave de seta original...
Eu particularmente acho que isso é um problema de incompatibilidade de BIOS (Bicho Ignorante Operando Sistema)... porque? Veja... se você já está colocando uma chave de seta moderna, porque então não coloca de uma vez uma lanterna traseira moderna... (troller - VW caminhões - Ford Cargo)... agora vc colocar uma baita de uma chave de seta moderna e instalar a flaglelada lanterna original... é demais isso!!!
Meu jeep é bem "moderno" mas mantenho coisas originais, como volante, painel, chave de seta, e toda a estética exterior... lanternas inclusive.
Seu esquema é bastante funcional, parabens!
Pablo
Thiago Rodeghel
15/05/2013, 21:18
Parabens Alexandre... o problema da lâmpada original é exatamente esse... chave de seta original...
Eu particularmente acho que isso é um problema de incompatibilidade de BIOS (Bicho Ignorante Operando Sistema)... porque? Veja... se você já está colocando uma chave de seta moderna, porque então não coloca de uma vez uma lanterna traseira moderna... (troller - VW caminhões - Ford Cargo)... agora vc colocar uma baita de uma chave de seta moderna e instalar a flaglelada lanterna original... é demais isso!!!
Meu jeep é bem "moderno" mas mantenho coisas originais, como volante, painel, chave de seta, e toda a estética exterior... lanternas inclusive.
Seu esquema é bastante funcional, parabens!
Pablo
Eu recomendo, a lanterna traseira militar Ensimec... Eu uso no meu CJ, e posso dizer, que é a lanterna que tem visual para Jeep... apesar do preço... São muuuuito robustas...
[s]
Newton Neto
13/01/2014, 14:14
Alexandre!
Montei esse sistema na lanterna traseira de uma f250 (modelo americano), e o único problema é que como trabalha invertido ele dá sinal de "lampada queimada" (piscando rápido) quando pisa no freio. Será que teria como colocar um daqueles resistores no sistema para evitar o erro? Senão teria que deixar com mais uma lâmpada!
Obrigado!
Abs
Olá pessoal. Não tenho jeep masmeu colega tem e me pediu pra fazer essa ligação que esta sendo discutida aqui.
Confesso que antes de mecher pesquisei muito na net, inclusive aqui.
Existe uma forma de fazer essa ligação com qualquer cebolinha de freio ou alavanca de pisca.
Para isso deve-se utilizar 4 reles de 5 pinos(de preferencia aqueles de central de vidro queimada, que são mais baratos e a prova d'água).
A ligação se faz da seguinte forma: 411178
O fio de entrada de pisca e de freio, é ligado no fio que passa direto pelo rele e sai no polo superior pra lampada, como também aciona a bobina do outro e bloqueia o funcionamento dele.
Quando só piscar, ou só frear, vc não notará diferença.
Quando frear e piscar, o comando de pisca muda de função, ou seja, ao invés de estár acendendo a lampada forte(coisa que o freio já o estará fazendo) ele irá apagar ela nos intervalos em que o dianteiro estiver aceso, fazendo com que o freio do lado que estiver dando seta, fique piscando.
Espero ter ajudado.
Qualquer coisa mande-me emailcom perguntas.
OBS. Fiz essa ligação em um CJ5 colocando a chave de seta de um gol g5 com farol, seta, buzina e tudo mais nas duas alavancas, unica mudança foram esses reles mencionados acima e que, podem ser montados em qualquer chave de seta.
Abraço a todos.
Rodrigo Baratti
13/01/2014, 19:04
Alexandre!
Montei esse sistema na lanterna traseira de uma f250 (modelo americano), e o único problema é que como trabalha invertido ele dá sinal de "lampada queimada" (piscando rápido) quando pisa no freio. Será que teria como colocar um daqueles resistores no sistema para evitar o erro? Senão teria que deixar com mais uma lâmpada!
Obrigado!
Abs
Não entendo nada de eletrica, então o eletricista montou exatamente esse esquema na F1000 com a lanterna americana e funcionou perfeitamente, com pisca no tempo certo.
[]'s
Newton Neto
14/01/2014, 08:22
Então... a minha tá com essa zica aí... As ligações funcionam perfeitamente, tanto pisca quanto freio quanto ambos... Mas quando pisa no freio ele pisca rápido, como se a lampada estivesse queimada! Quando coloca uma ponte com mais uma lampada passa a funcionar tudo certinho! Rodrigo, Vc tem lanterna americana na branquinha? Passou pela vistoria sem problemas?
Valeeeu!
Pablo.pinto2007
15/01/2014, 18:55
Então... a minha tá com essa zica aí... As ligações funcionam perfeitamente, tanto pisca quanto freio quanto ambos... Mas quando pisa no freio ele pisca rápido, como se a lampada estivesse queimada! Quando coloca uma ponte com mais uma lampada passa a funcionar tudo certinho! Rodrigo, Vc tem lanterna americana na branquinha? Passou pela vistoria sem problemas?
Valeeeu!
Verifica então se a lanterna dianteira está funcionando... às vezes essas chaves dão a louca e por isso piscam assim... ou então se estiver tudo normal... pode ser só a lâmpada espiá da própria chave de seta ou do painel... vê esses detalhes!!!
Abraços!
PAblo
Newton Neto
20/01/2014, 08:44
Tá tudo funcionando certinho, Pablo! Provavelmente aqueles resistores (acho que é isso) semelhantes aos que usam em lâmpadas led resolvam....
Rodrigo Baratti
20/01/2014, 20:49
Rodrigo, Vc tem lanterna americana na branquinha? Passou pela vistoria sem problemas?
Valeeeu!
Passou na vistoria sem nenhum problema, tanto no Inmetro qto na Ciretran.
[]'s
Newton Neto
23/01/2014, 11:31
Que bom.. a minha tá andando com essa "adaptação tecnológica" da lampada extra... preciso pegar isso com um tempinho pra resolver.... acho que fiz tanta coisa nessa 250 nos últimos tempos que tô meio enjoado! kkkkkk
Thiago Pereira
23/01/2014, 13:43
Alexandre!
Montei esse sistema na lanterna traseira de uma f250 (modelo americano), e o único problema é que como trabalha invertido ele dá sinal de "lampada queimada" (piscando rápido) quando pisa no freio. Será que teria como colocar um daqueles resistores no sistema para evitar o erro? Senão teria que deixar com mais uma lâmpada!
Obrigado!
Abs
Seu problema é o relé, você precisa de um que não tenha a função de detectar lampada queimada.
Colocando resistor ou outra lampada, vai fazer com que ele pisque mais lentamente quando não estiver acionando o freio.
Newton Neto
23/01/2014, 17:25
Seu problema é o relé, você precisa de um que não tenha a função de detectar lampada queimada.
Colocando resistor ou outra lampada, vai fazer com que ele pisque mais lentamente quando não estiver acionando o freio.
Exatamente... Sem acionar o freio ele pisca "normal"... O resistor ainda não tive tempo de procurar o certo... só vi uns na internet que são pra "led", meio caros por sinal!
Thiago Pereira
23/01/2014, 18:35
Exatamente... Sem acionar o freio ele pisca "normal"... O resistor ainda não tive tempo de procurar o certo... só vi uns na internet que são pra "led", meio caros por sinal!
Procura o relé de pisca com a referencia 17014 que deve resolver o problema.
Mas antes atente para a pinagem do relé original.
Pablo.pinto2007
23/01/2014, 20:40
Exatamente... Sem acionar o freio ele pisca "normal"... O resistor ainda não tive tempo de procurar o certo... só vi uns na internet que são pra "led", meio caros por sinal!
Resistor é um componente eletrônico e existem diversas resistências... dos mais variados valores e potência... esses resistores que acompanham os LED's não era para serem caros, pois na prática cada LED deve ser acompanhado de um resistor... como estão vendendo esses resistores para vários LED's eu não sei... só sei que um resistor não é caro, da ordem de centavos... então procura medir o quanto de resistência tem uma lâmpada incandescente (lâmpada do pisca) e compra um resistor com o valor mais ou menos igual, não precisa ser exatamente igual... um pouco pra cima ou um pouco pra baixo resolve...
Abraços!
PAblo
Thiago Pereira
23/01/2014, 20:57
Resistor é um componente eletrônico e existem diversas resistências... dos mais variados valores e potência... esses resistores que acompanham os LED's não era para serem caros, pois na prática cada LED deve ser acompanhado de um resistor... como estão vendendo esses resistores para vários LED's eu não sei... só sei que um resistor não é caro, da ordem de centavos... então procura medir o quanto de resistência tem uma lâmpada incandescente (lâmpada do pisca) e compra um resistor com o valor mais ou menos igual, não precisa ser exatamente igual... um pouco pra cima ou um pouco pra baixo resolve...
Abraços!
PAblo
O problema é que para essa função precisa de um resistor de alta potencia, o que aumenta o custo significativamente.
Newton Neto
24/01/2014, 16:17
O problema é que para essa função precisa de um resistor de alta potencia, o que aumenta o custo significativamente.
Deve ser isso então... O que era pra custar centavos, vai pra mais de R$ 30,00 cada, sem contar o frete...
Newton Neto
24/01/2014, 16:18
Resistor é um componente eletrônico e existem diversas resistências... dos mais variados valores e potência... esses resistores que acompanham os LED's não era para serem caros, pois na prática cada LED deve ser acompanhado de um resistor... como estão vendendo esses resistores para vários LED's eu não sei... só sei que um resistor não é caro, da ordem de centavos... então procura medir o quanto de resistência tem uma lâmpada incandescente (lâmpada do pisca) e compra um resistor com o valor mais ou menos igual, não precisa ser exatamente igual... um pouco pra cima ou um pouco pra baixo resolve...
Abraços!
PAblo
Pablo, obrigado pela dica! vou pesquisar se encontro por aqui!
Abraço
Aristides Jr
12/03/2018, 19:38
Pessoal encontrei este post pesquisando imagens de lanternas para Jeep! Estou montando minha lanterna traseira, com 3 soquetes! 1-) Encontrei uma doadora para lente e consegui uma tricolor. 2-) construí soquetes em latão; 3-) construí separadores internos em alumínio, Enfim tudo está dentro da carcaça original, com aro de fixação original. O que achei mais legal é o resultado é de funcionalidade total, ou seja lanterna e freio em vermelho (bipolar 5/21w), pisca laranja 20w, luz de ré branca 20w! Logo vou postar fotos!
Aristides Jr
13/04/2018, 18:04
Demorei mas concluí e instalei! Ficou ótimo, ilumina muito bem!
Vantagem que são lampadas comuns que voce adquire até em postos de combustível
O custo foi só R$ 10 e umas 16 horas de mão de obra.
Segue as fotos
Esta primeira é com a lente original
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Este é o soquete que fiz...
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Este é o corpo com os soquete parafusados, e ao lado os separadores que são de encaixe para facilitar trocar a lampada...
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Detalhe da lente com uma junta de eva bem grosso para vedar e separar as luzes...
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No lugar e acesa (não dá para ver muito bem, mas ficou forte!
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