Ver Versão Completa : Vitarinha Diesel??
Dudagordon
10/02/2008, 13:04
:pensativo::pensativo:
É possível algum outro motor diesel em um Vitarinha 93/94 que não seja o AP, pois tenho visto pelo fórum que alguns motores estão com preços até razoáveis(por ex Maxion HSD 2.5 a $6.5K)??
Não sei se é possível o encaixe no cambio ou até no cofre do motor, mas que seria um sonho, seria,não???
Alguem já viu algum??
[]s
Ivan Martinotto
11/02/2008, 23:24
Vamos lá,moro em Campo Grande-MS,e tive um vitara 3 portas 1.6 8v,pesquisei a respeito de motor à diesel para colocar no jipinho,e o unico que me falaram aqui no brasil foi realmente o ap 1.9 diesel.Mas como moro apenas 350km de ponta porã,divisa com o paraguai,estive lá (no paraguai)pra ver se adquiria um motor à diesel para o vitara,lá tem muitos tipos de motores a diesel usados em carros pequeno(toyota corolla,golf,etc..)o que eu achei mais em conta foi o toyota 1.9 diesel por R$ 2.000,00,mas tinha que traze-lo e tentar documenta-lo(não sei como).Mas o mais interessante que eu achei foi um senhor que me falou que o motor 2.0 turbo diesel do kia sportage serve no suzuki vitara adaptando apenas a caixa seca,resumindo,fui verificar um kia sportage de um amigo,e realmente as medidas de cofre do motor são identicas,o diferencial dianteiro é posicionado no mesmo lado,a direção hidráulica tb,os coxins do motor são exatamente no mesmo ponto,realmente fiquei convencido que deve ser de facil adaptação no vitara,o problema foi que não consegui arrumar nenhum motor em bom estado e principalmente em bom preço pra colocar no vitara.Quem sabe vc consiga um barato por ae...acho que vale a pena(mas tem que ser o motor fabricado pela mazda,que não é muito andador,porém resistente).
Espero ter ajudado.
Ivan
imartinotto@gmail.com
andre veiga
12/02/2008, 16:57
Mas será que vale o gasto?
Quanto ficaria toda a adaptação?
O motor da sportage que conheço, é lerdo pra caramba...
Seria uma transformação apenas por economia de combustivel?
Sugiro que ponha na ponta do lápis e faça uma relação entre os custos e beneficios (economia ?) e eu duvido que valha a pena.
Eu tive um vitara 3p com ap 2.0 gasolina e carburado, usava pneus 235/75/15.
Tenho um vitara com penus 215*75*15 e com motor injetado original, no final das contas o ap bebia menos e tem muuuuito mais potencia...
Com o diesel da sportage vc vai gastar 2X mais e ter uma potencia - acredito - bem semelhante ao original, e provavelmente terá que trocar as molas dianteira por umas mais fortes...
Cada um gosta de um tipo de carro, eu gosto de carro pequeno e motor potente, se pude$$e colocaria outro 2.0MI no meu ou mesmo o 2.0 16v original dos gv.
Alexandre X
12/02/2008, 19:37
Tao falando aqui no forum de Nivas no motor 1.7 Diesel da Fiat Argentina, dizem que é duca.
Márcio Magalhães
12/02/2008, 19:42
Olá,
É possível sim. No Niva PnP o motor do Tempra, por exemplo. O lance deve ser peça pra ele.
[]´s,
Dudagordon
12/02/2008, 23:39
Esse Maxion que eu citei acima(HSD 2.5) é sem chance, ou seja, não cabe mesmo???
Me parece que não é um motor tão grande e dizem não ser tão potente , mas acho que a relação peso / potência num Vitarinha ficaria show!!
Penso que só se fossem possíveis adaptações de motores de alta resistência como nossos MWM,etc, a coisa ficaria interessante, senão, só o APzinho mesmo, pois adaptações com motores de outros países como o Fiat citado, por exemplo,acho que acabariam se tornando dor de cabeça.
[]s procurando sarna pra se coçár rsrs
Economicamente é inviável a adaptação+legalização do motor diesel... também já desisti dessa idéia...
Duda...
a melhor opcao p/ vitaras/samurasi e outros jipes desse porte é o AP Diesel e ponto final..
dá p/ adaptar outro ??? dá... vc pode até colocar um W12 diesel do Audi R8 se vc quiser, mas vai ter que solucionar varios detalhes que no final das contas vai só ficando caro...
o maxion 2.5 é um motor de BAIXO giro.. alem de suas dimensoes fisicas, tem o peso ( vai ter que mexer na sua suspensao) e pelo fato de ser baixo giro, vc vao ter que mexer nos seus diferenciais e colocar uma relacao mais longa... e p/ os eixos de vitara nao tem coroa e pinhao com muita opcao de relacao nao...
enfim.. p/ nossa realidade o melhor é o AP Diesel, já tem muita gente usando, receira mais do que testada e aprovada....
quer inovar adaptando outro motor??? otimo.. mas prepare-se p/ enfrentar as consequencias do pioneirismo..
T+
aahhh uma outra opcao que TALVEZ possa ser interessante, devido ao preco muito baixo do motor ( já que aqui no brasil ele é odiado) é o motor XUD9 do JPX e pickup peugeot 504.
ele é um motor 1.9 TD, alto giro, e numeros similares ao AP1.9..
aqui todos sabe o povo dos JPX praticamente os jogam no lixo pq ferve e fundem cabecote só de subir um barranco.. mas nao por culpa do motor, mas sim erro de projeto no sistema de arrefecimento nos JPX ( tanto que na argentina, existem milhares de taxis e furgoes/pickps rodando com o XUD9 e o povo sentando o kct sem dó e nao funde).
acho que se pintar um XUD9 ( funcionando é raridade.. ehehh 99% dos donos de JPX já fundiram cabecote uma vez) de um dono de JPX revoltado, e que vai colocar outro motor, dá p/ comprar o XUD a preco de banana, retifica e coloca no vitara..
é um motor leve, o trabalho de adapta-lo num vitara será similar ao de adaptar um AP diesel.. e como o vitara é bem mais leve que um JPX, basta um sistema de arrefecimento dimensionado e pronto..
T+
Luciano SHAKALL
13/02/2008, 14:50
"... é o motor XUD9 do JPX e pickup peugeot 504.
ele é um motor 1.9 TD, alto giro, e numeros similares ao AP1.9 ..."O motor da Picape 504 (aquela de 1.3 Tonelada...) não era um 2.3cc não...? :pensativo:
[]'s
nao tenho certesa da cilindrada da pickup, mas o motor é XUD, vai ver tem varias cilindradas do xud..
os carros peugeot 504 sao xud 1.9, tem milhares deles rodando na argentina, cheguei até a andar num taxi com eles...heheh
Leonardo Truccolo
13/02/2008, 19:31
O motor da 504 não é o mesmo do JPX.
Esse XUD9 que vinha no JPX é tipo um motor diesel universal, procura na net existem Vitaras, Samurai, Nivas tudo que é coisa com esse motor.
Aqui que eles estragaram o motor.
Ja tive dois JPX, um quebrei o motor duas vezes, mas nenhuma delas foi por aquecimento.
O outro não tinha turbo, veio da fábrica original sem turbo. Nunca nenhum dos dois aqueceu, e olha que o sem turbo não andava tão mal assim.
Abraço,
Dudagordon
14/02/2008, 21:18
Tem razão, Fabil!!
A gente fica tentando inventar mas na verdade se fosse possível ou viável ou vantajoso com certeza estaria cheio de Vitaras com MWMs e etc..
Vamos continuar como está(na verdade o APzinho não é ruim...)!!
[] sem sarna pra se coçar.
evmuller
05/03/2008, 15:32
aahhh uma outra opcao que TALVEZ possa ser interessante, devido ao preco muito baixo do motor ( já que aqui no brasil ele é odiado) é o motor XUD9 do JPX e pickup peugeot 504.
ele é um motor 1.9 TD, alto giro, e numeros similares ao AP1.9..
aqui todos sabe o povo dos JPX praticamente os jogam no lixo pq ferve e fundem cabecote só de subir um barranco.. mas nao por culpa do motor, mas sim erro de projeto no sistema de arrefecimento nos JPX ( tanto que na argentina, existem milhares de taxis e furgoes/pickps rodando com o XUD9 e o povo sentando o kct sem dó e nao funde).
acho que se pintar um XUD9 ( funcionando é raridade.. ehehh 99% dos donos de JPX já fundiram cabecote uma vez) de um dono de JPX revoltado, e que vai colocar outro motor, dá p/ comprar o XUD a preco de banana, retifica e coloca no vitara..
é um motor leve, o trabalho de adapta-lo num vitara será similar ao de adaptar um AP diesel.. e como o vitara é bem mais leve que um JPX, basta um sistema de arrefecimento dimensionado e pronto..
T+
Pessoal,
Estou morando em Portugal, tenho um sidekick (ai no brasil).
Tinha muito interesse em colocar um motor diesel nele...
Aqui em Portugal a maioria dos vitaras tem motor 1.9 TD (PSA, peugeot) ou 2.0 TD Intercooler (Mazda). Pra ajudar a rapaziada aí vai uma dica muito interessante...
O motor dos Vitaras (original) realmente é o XUD9A ! (ou seja, é possivel instala-lo sem adaptações).
Pretendo ir numa oficina por aqui tentar levantar as diferenças na caixa de marchas entre os modelos a gasolina e a diesel. (vou contar para o mecanico que tenho um a gasolina e perguntar o que é preciso para muda-lo a diesel).
Mas já deixo aqui a informação... se alguem conseguir importar o motor e a caixa (caso precise) será possivel tranformar o carro sem adaptações grosseiras... (vou ver se consigo tirar umas fotos).
Alguém aí tem alguma dica do que poderia perguntar ao mecanico que poderia ajudar-nos ?
Abcs,
Eric.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.