Ver Versão Completa : Hilux 2.8D CD 98/98
André Cajarana
09/02/2008, 14:47
Olá amigos!:?::?:
Recetentemente comprei uma Hilux 2.8D CD 98/98 (Argentina) sem o manual e tenho várias dúvidas quanto a manutenção do carro e várias outras especificações, tais como: Qual o tipo do motor ? Quantos cavalos, Potência, etc?
A quantidade de óleo do motor com ou sem a troca do filtro? e outros tópicos que os amigos possam me ajudar.
Existe alguma diferença da Hilux montada na Argentina para a montada no japão?
Dizem que a montada no Japão tem mais durabilidade, é verdade?
No mês de dezembro/07 fiz uma viagem ao interior de São Paulo, passei por uma estrada com muita trepidação (remendos) no asfalto por mais de 90Km, após uns 50 Km de estrada boa, a quinta marcha não mais engrenava, só engatava. Levei-a a um mecânico e depois de baixar e abrir a caixa de mudanças verificou-se que a tranca (tipo arruela c/ pressão) da quinta tinha quebrado.
O mecânico falou que isto é muito normal no motor 2.8, é verdade?
Fico no aguardo das ajudas dos ilustres amigos da 4x4
André:?:
Leonardo Dic
09/02/2008, 16:35
André, o motor 2.8D é o motor toyota 3L, o argentino me parece que tem 78 cvs. A minha japonesa tinha 87 cvs.
É um motor que tem uma durabilidade muito grande se bem cuidado. Cuidados basicos são trocas de oleo e filtro a cada 5.000 km, o filtro do diesel eu trocava a cada 15.000 km em condiçoes normais o manual indicava 20.000 km, e o filtro de ar de acordo com a poeira. Usava filtros da Fram, que tinha bom preço. óleo-PH8A, diesel-P4922, ar-CA4255, se optar por Mann: óleo-W940/81, diesel-WK828, ar-C16136.
O óleo use sempre um 15W40 de primeira linha, de preferencia um API CI-4 tem da BR, Castrol, Texaco, ELF, Esso, Shel. Na japonesa vai 5,3 lts eu ACHO que na argentina é 7 lts.
Nos diferenciais, cambio e Tcase use o 75W90 API GL5, eu usava Castrol ou Elf sinteticos (considerando q o diferencial traseiro da argentina não é LSD vc poderá usar o mesmo óleo em todos esses compartimentos).
diferenciais-2,3 lts cada (o seu dianteiro é IFS e poderá ir menos, pois é menor)
cambio-3,9 lts
Tcase-1,6 lts
Radiador - 9 lts Use um bom aditivo com monoetilenoglicol (sempre usei o da paraflu com agua destilada desmineralizada de bateria 1:1)
Graxa sempre usei sabão de lítio aditivada com dissulfeto de molibdenio (Tutela, Novalub), é cara mais em 360.000 km só troquei uma cruzeta. A minha japonesa tinha 13 pontos de graxa. 4 no cardã traseiro, 5 no dianteiro, 2 nos munhões (essa a sua não tem, mas deve ter nos pivôs que a japonesa não tem; devem ser 4 pivôs) 2 na barra de direção liga o Pitman ao braço auxiliar curvo (essa na argentina pode ser diferente tb).
A diferença basica da Japonesa está na suspensão dianteira, que usa um eixo rígido com feixes de mola, que torna ela muito mais robusta e de baixíssima manutençao que a sua argentina, que tem bandejas, barra torsão, pivos, buchas, coifas, homocineticas, porém bem mais desconfortável.
O pessoal fala que o resto das peças tb tem mais durabilidade, e a lataria seria mais resistente a corrosão, isso eu já não posso afirmar.
A questão do cambio eu não concordo com seu mecanico, sempre rodo por estradas ruins e acompanho o pessoal das fazendas que dão um kct danado nas SR5 e nunca vi essa historia de não engrenar a quinta.
Espero que tenha ajudado um pouco, e que o pessoal que tem as Argentinas colaborem tb e corrijam algum erro que eu tenha cometido.
Abraço
Caros amigos aqui vai um depoimento rápido, ano passado adquiri uma SR5 2.8CD 98 com 160.000KM q estavam no velocimetro, mas acho que tinha mais pois do cara que comprei, Butique das PickUps em niteroi, não dá prá confiar! Tive muitos problemas. Mas voltando ao assunto, desde q comprei fiz o q tinha q fazer, correias, flúidos etc, mas nada de mecanica, a não ser balanceamento e alinhamento. Bom, desde então não houve nada de problema de tipo nenhum! Em sete meses rodei na cidade 25.000KM e em dezembro fiz uma expedição com quatro ocupantes no cabine e a caçamba cheia até a altura da capa maritima, e quando eu falo cheia é cheia mesmo! Tinha nossa bagagem pessoal, 40LT de diesel em galão por precaução, caixa de ferramentas, oléo para uma troca, etc. Veja saí do Rio de Janeiro e fomos até a Patagonia, Ushuaia! E veja colocando, com toda a preocupação, os diesel's mais mandrakes naqueles postos de estrada abandonada e coisas tais, o fato é que a 2.8 rodou todo tipo de estrada, boa de asfalto até trilha de pedra e areia, praia, gelo, atravessamos os Andes 03 vezes entre argentina e chile, subimos, literalmente, um vulcão, ativo, com a brava 2.8! Foi e voltou sem nem um suspiro ou engasgo! Nem um pneu furado, nada! Não sabia se ficaria com este modelo, minha esposa tem uma Grand Cherokee 5.9 LX que é um espetáculo, mas depois desta aventura de 15.000KM rodando sem parar por 01 mês e sem nenhum problema, apesar de sofrer um pouco em subidas pois não tem turbo, acho que ficarei com ela para o resto da vida!
O título é TREMENDO Trator, com R! E para ficar claro os 15.000 km foram entre dezembro e janeiro (30 dias) por tanto, no total já são +- 40.000KM!!!!
André Cajarana
10/02/2008, 23:14
Olá Leonardo:palmas::palmas:
Estou bastante agradecido mesmo por suas valiosas informações!
Meu chapa! Você clareou minha mente em muitos aspectos relativos a manutenção preventiva da minha Hilux 2.8D. Muito obrigado mesmo.
Olha, quando a comprei, troquei todas correias (coloquei originais), óleo do motor (Texaco Ursa/TDX), todos os filtros (Fram), Filtro comb (original) revisei freios e molas, cambagem/Alin/balen, só não troquei a água do radiador ainda, pelo seguinte motivo:O mecânico que fez a troca das correia falou que eu não poderia trocar a água simplesmente e colocar o aditivo, face a presença de ferrugem na água e as mangueiras de arrefecimento estão todas apresentando acúmulo de sujeira por dentro, isso causaria um prejuízo maior a bomba d’água que é interna próxima a correia dentada. Já rodei 4.700 Km, o óleo do motor não baixou nada, a água do radiador também a mesma coisa e o ponteiro do instrumento de temperatura sempre normal. O que você me orientaria quanto à parte de arrefecimento!
Sou um iniciante em Toyota, mas, com a ajuda de amigos como você, irei no futuro próximo ternar-me um conhecedor no assunto.
Seja bastante feliz:-D
André:concordo:
André Cajarana
10/02/2008, 23:53
Olá Yamada!:palmas:
Gostei do seu esclarecimento aventureiro!
Agora me fala, sua Hilux é montada na Argentina? Quantos Km você fez em média nas diversas estradas?
A minha Hilux é 4x2, você realizaria a mesma viagem com uma?
Quais as vantagem e desvantagem da 4x2?
Agradeço bastante suas informações!
Um abraço fraterno!
André:concordo:
Sou novato em pickups, porém acho que ficarei com a minha para sempre.
Leonardo Dic
11/02/2008, 23:39
André, vou dar um palpite. Se está com muito ferrugem, vc poderia esgotar, dar uma lavada no sistema, se notar q o radiador está meio entupido, tira ele e manda varetar, se não anda uns dias na maciota só com agua, esgota de novo se achar que ainda saiu muito sujo anda mais uns dias só com agua e só depois coloca a agua destilada com o aditivo.
Abraço
EduardoToyota
12/02/2008, 13:40
Grandes amigos novatos com Pickups e principalmente Toyotas Hilux.
Parabéns pelas aquisiçoes e pela ótima escolha da pickup.
Todos já sabemos que a criança 'é um trator.
Deem uma olhada nos vídeos da minha Japonesa 95 com BL de 3" e os BF 33" fazendo um estrago Brasil afora!!
só procurar no Youtube meu usuário. eduardotoyota
também tem uns tópicos que eu abri para detalhar as modificaçoes da minha..
Vale a pena o investimento pra Radicalizar a bixa.
Um abraço.
Eduardo
São estes tópicos e depimentos que estão fazendo eu procurar uma sr5 desesperadamente!
marcellomoura
28/02/2008, 00:31
Fala galera.
To de olho nos topicos da hilux. Sou apaixonado por esse carro, e agora acho que da pra encarar umas prestacoes para ter uma!
Meu primo tem um NIVINHA PANTANTAL 4X4, faz parte do Ilha Jeep Clube, e eu as vezes faco umas trilhas com ele.
Muito maneiro. Quero na proxima poder ir com minha HILUX 4X4.
Vou me contentar com uma 97 ou 98, por enquanto...
Agradeco aos topicos, estao tirando muita duvida.
Valew!
André, sua viatura seria parecida com esta da foto?
Abraços,
FRanger
Armindo Neto
24/03/2015, 20:37
Verdade que essas Toyotas 2.8 rodam 1milhão de kms?
caiolucas
24/03/2015, 22:37
Boa noite, tenho uma hilus 4cd sr5 2.8 diesel muito boa so que uns dias ela apresentou um aquecimento parei elevei para um mecanico ele tirou o radiador e levamos para uma empresa realizamos os serviços nele ok colocamos mais o sensor de temperatura ainda esta passando perto do vermelho, notei que quando ela esta fria de um dia para o outro ao colocar a chave e ligar e espera o aquecedor apagar o ponteiro da temperatura ja esta no meio sem o motor esta ligado achei estranho e comprei um sensor novo mais o problema continua ele fica no meio e perto do vermelho alquem ja passou por este problme.
obrigado desde ja.
caiolucas
24/03/2015, 22:40
e tambem quando ligo a seta para esquerda ou direita o ponteiro da temperatura fica se movendo
e tambem quando ligo a seta para esquerda ou direita o ponteiro da temperatura fica se movendo
Olá Caiolucas,
pelo teu relato o problema deve estar no mostrador (ponteiro) de temperatura no painel, ou no circuito elétrico dele.
Experimente medir a temperatura do bloco do motor com um termômetro externo e compare com o medidor do painel.
Na SR5 que eu tive, a temperatura normal de operação ficava entre 80 e 86 graus, e o ponteiro do painel sempre abaixo da metade da escala.
Um abraço,
Edu
Marco255
26/03/2015, 12:05
Yamada, boa tarde. Sou do Rio de Janeiro e em breve pretendo adquirir minha SR5. Queria pegar umas dicas com vc, visto que é de Niterói. Não sei como entrar em contato contigo por aqui. Mas se puder me manda uma mensagem. Obrigado.
CAPT GOTTLIEB
11/01/2020, 11:59
Comprei minha HILUX 1998 DLX 2.8 Diesel 4x4 CD em Janeiro de 2000. Sou o segundo dono e ela tinha pouco mais de 5.000 Km. Estava com um fazendeiro da minha região e este não gostou dela, pois só estava acostumado com caminhonetes a gasolina. O motor 3L com 78 CV (3.800 rpm) e torque 17,7 Kgfm (2.400 rpm) é muito bom, durável, econômico, porém um pouco fraco para um veículo que a montadora teve o descaramento de dizer que veio para substituir o fortíssimo, robusto e super desconfortável Bandeirante. Mas a caminhonete é excelente, ótima para viajar, encarar estradas de terra, barro e trilhas não radicais. A solução que encontrei e que me deixou muito feliz foi instalar uma turbina Garrett T2 .48.35 (usada na Sprinter 310 -MB e na S10 - GM). Com isto a potência e torque devem ter aumentado de 25 a 30% e agora consigo fazer ultrapassagens mais seguras e trabalhos mais pesados com mais facilidade. Atualmente está com 250.000 Km e não pretendo vendê-la.
A meu ver Jipes, SUVs e caminhonetes diesel precisam ter quatro (4) coisas:
1- Freio a disco na dianteira.
2- Servo-freio.
3- Direção hidráulica.
4- Turbina.
Até agora as manutenções foram:
- troca da embreagem (platô e rolamento) aos 150.000 Km.
- troca do solenóide da bomba injetora.
- troca dos bicos e revisão da bomba injetora quando turbinou.
- limpeza do radiador (uma vez).
- troca de um pivô da suspensão.
- troca de amortecedores (duas vezes).
- pequenos reparos elétricos.
570509 570510 570511
A colocação de uma capota de fibra na caçamba foi extremamente útil, pois tem uma boa fechadura e dá mais tranquilidade ao estacionar com carga na cidade. Algumas poucas vezes a capota foi retirada (só 4 parafusos) para poder carregar carga volumosa.
570512 570513 570514 570515 570516 570517 570518
Após a turbina a Hilux que já era boa ficou excelente. Analisando o custo/benefício julguei desnecessário instalar o intercooler e vejo que acertei, pois o ganho de potência e torque está dentro das minhas necessidades. Mas se tivesse instalado ($$$$) o ganho seria maior ainda. Nada contra o intercooler.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.