Conectar

Ver Versão Completa : Pneus para Cherokee - Dúvidas

bioranieri
09/02/2008, 11:50
Oi Pessoal,

Estou a procura de pneus para minha Cherokee Sport com Lift 2" by Nzardo.

As seguintes opções estão em minha mente com foco em uso no dia a dia, estrada e trilhas leves/medias (normalmente erosão, lama e algumas vezes areia).

- 235/75/15 AT FateO
- 235/75/15 AT Scorpion ATR
- 235/75/15 AT BF AT (esse pneu ainda existe? me falaram que agora só existe na medida 31")
- 30 x 9.5 r15 - General Grabber MT
- 30 x 9.5 r15 - Scorpion MUD

Não penso em colocar o 31, pois tenho lift somente de 2" e não quero aumentar o arrasto da viatura.

Principal dúvida entre o MUD e o AT é o ruido do MUD na estrada e a performance em acima de 100 km/h, em curvas e principalmente na chuva (segurança na estrada), é muito diferente do AT?

Qual dica que vocês me dão?

Abs, Fabio Ranieri

Jack Jipeiro
09/02/2008, 19:48
Eu colocaria MUD, falo pq na mesma duvida que vc optei por pneus para asfalto, e qdo vou fazer uma trilhinha é só aborrecimento.

O barulho do MUD nada que um sonzinho ambiente não resolva, e nas trilhas ira ter um desempenho bem melhor.

Abraços...

samukanvas
09/02/2008, 20:06
Eu colocaria o dueler a/t nesse bolo... o marilson tá com preço nesse pneu e ele é muito bom (comprei um jogo de 255/75 a pouco tempo pra minha xj). Inclusive melhor que todos da sua lista em vários comparativos pela internet. Se for pra escolher um do bolo eu escolho pirelli atr... pirelli é pneu!

Não use mud no dia a dia porque na chuva é uma bosta. Tinha grabber no meu carro... faz barulho, vibra e não faz muita curva.

31 não ficaria bom com 2". Pega na traseira...

Pablo Toledo
09/02/2008, 20:24
Fábio;

Vá de mud-terrain. E pesquise sobre os pneus Saveros, pois são idênticos aos BFs e custam menos.

Eu tenho um Vitara com calço de 2" e uso Blackstar Guyane (mud-terrain), pneu este que infelizmente não se acha mais pois teus vizinhos aí resolveram proibir a importação de pneus remold.

Isto dito, eu não sinto insegurança nenhuma com esses pneus em estradas e, ao contrário do que dizem alguns, eu acho eles ótimos na chuva. Os gomos altos e com sulcos largos praticamente impedem uma eventual aquaplanagem na medida que rompem a lâmina d'água que se forma no asfalto, coisa que o AT não faz (sendo nesse sentido como um pneu normal).

Embora façam um pouco de barulho em estrada, como dito, o som ambiente do carro é suficiente para você mal reparar. E, convenhamos, uma Cherokee com suspensão levantada não é carro para ficar andando com pé em baixo, ainda mais em curvas. Eu chego a andar com o meu Vitara a 120km/h, o que não é muito recomendável, mas sem problema algum.

[]s

samukanvas
09/02/2008, 20:57
Isto dito, eu não sinto insegurança nenhuma com esses pneus em estradas e, ao contrário do que dizem alguns, eu acho eles ótimos na chuva. Os gomos altos e com sulcos largos praticamente impedem uma eventual aquaplanagem na medida que rompem a lâmina d'água que se forma no asfalto, coisa que o AT não faz (sendo nesse sentido como um pneu normal).

Embora façam um pouco de barulho em estrada, como dito, o som ambiente do carro é suficiente para você mal reparar. E, convenhamos, uma Cherokee com suspensão levantada não é carro para ficar andando com pé em baixo, ainda mais em curvas. Eu chego a andar com o meu Vitara a 120km/h, o que não é muito recomendável, mas sem problema algum.

[]s

Pablo, sem querer criar polêmica, mas tenho que deixar registrado algumas coisas.

Pneu mud desses que a gente conhece de marca (BF/Grabber/Pirelli etc...) não pode ser melhor que pneus a/t e on road na chuva nem no seco por sua contrução. Em aquaplanagem idem.

A diferença da área de contato é enorme de um mud pra um a/t e pra um on-road. E a aquaplanagem não envolve só altura de gomo e espaçamento. Um pneu com desenho pra chuva é muito mais eficiente que um com gomo alto e espaçado. Por isso os mud não são ótimos na chuva... São ótimos na lama onde precisam se limpar.

Pra comparar melhor, pense em moto: Pneu cross e pneu intermediário. Quem faz mais curva?

Abs

Pablo Toledo
09/02/2008, 21:43
Samukanvas,

Veja bem :pensativo:. Quanto as curvas, eu concordo que um pneu AT irá se comportar melhor que um MT. Porém, como eu mencionei, Cherokee levantada (e jipes em geral) não é :discordo: (são) carro(s) para andar com pé em baixo e muito menos entrar rápido em curvas.

Por isso, eu considero as diferenças de performances muito poucas, já que o prudente é andar até uns 120km/h num carro desses. Nessas condições um MT não prejudica em nada a dirigibilidade. Ou alguém aqui pretende fazer curva fechada a 160km/h ou mais? :shock:

Quanto as chuvas, eu mantenho meu ponto baseado em experiência própria e no princípio que citei dos gomos (vide os pneus de F1, guardada as devidas proporções e objetivos). Também dirijo um Peugeot 206 1.4 com pneus 195x60 e antes eu tinha um Corsa 1.0 com pneus 175x65, todos 100% on-road naturalmente. Com os dois carros já tive aquaplanagem, coisa que nunca me aconteceu com o Vitara com pneus mud andando nos mesmos lugares e sob as mesmas condições de pista/rodovia (muito) molhada.

Pneu pra moto é outra história :concordo: e bem diferente, até porque carro não deita pra fazer curva. Logo, carro não precisa de banda lateral para ter grip com o solo tanto para tracionar como para segurar a força centrífuga ("pra fora") que atua numa curva.

[]s

Ricardo Bambhoo
09/02/2008, 22:15
SEGUINTE:
os pneus que coloquei na minha XJ, savero 31x10,5, tem desenho tipo MUD.
Ruído: faz um pouco sim, mas muito pouco. Principalmente em velocidades muito baixas,tipo 20, 30 Km/h. Eu particularmente nao me importo com isto
Frenagem na chuva: não tenho muitos parametros pra falar algo - andei pouco na chuva com eles. Mesmo porque não sou de correr muito principalmente na chuva. Pego bem leve.
Mas a impressão que tenho é que não muda nada - ou quase nada. O pouco que andei na chuva me deu segurança pra continuar do jeito que sempre fui, seja na cidade ou na estrada. Voltei do encontro de Atibaia sob chuva e não senti nada que me assustasse. Se a sua for automática não vai mudar ABSOLUTAMENTE nada, pois pode utilizar o 4x4 part time. Mas mesmo a manual, no meu caso, dá pra encarar fácil.
OBS: tive um Feroza e coloquei nele os Fate Argentinos - era barulhento pra k7 - e com relação a chuva, nunca tive problemas.
Acho o seguinte - quem quer colocar MUD num jipe, tá buscando principalmente desempenho off-road. Se faz um pouco de barulho ou se tiver que pegar um pouco mais leve na chuva (com um pouco mais de atenção) é o preço que se paga.
Resumo - pode botar. Pra mim, tudo continua como sempre foi. Quase nunca me lembro que estou de MUD.
[]'s

Ricardo Bambhoo
09/02/2008, 22:18
Pablo, sem querer criar polêmica, mas tenho que deixar registrado algumas coisas.

Pneu mud desses que a gente conhece de marca (BF/Grabber/Pirelli etc...) não pode ser melhor que pneus a/t e on road na chuva nem no seco por sua contrução. Em aquaplanagem idem.

A diferença da área de contato é enorme de um mud pra um a/t e pra um on-road. E a aquaplanagem não envolve só altura de gomo e espaçamento. Um pneu com desenho pra chuva é muito mais eficiente que um com gomo alto e espaçado. Por isso os mud não são ótimos na chuva... São ótimos na lama onde precisam se limpar.

Pra comparar melhor, pense em moto: Pneu cross e pneu intermediário. Quem faz mais curva?

Abs
Samuka: de tornado com pneu de trilha ando bons trechos de asfalto. na curva, pegando leve, vai na boa... Mas veja - PEGANDO LEVE, nada no estilo moto boy entregando pizza.
Com relação a desenho MUD na chuva concordo tanto com voce quanto com o Pablo - explico:
mud não é desenho pra chuva, é pra trilha (alias, pra trilha mesmo de verdade, estamos falando em 3k e outras bostas parecidas). Mud não é muito bom pra curvas.
Agora é como dissse Pablo: cherokee com MUD não é pra andar na chuva com o pé fincado nem no seco com pé fincado nempra entra em curva com pé fincado. é pra pegar leve.
tambem acho que se fincar o pé, seja na curva seja na chuva, vai dar merda. Mas, 150, 160 (que sei que é seu caso que gosta de fincar o pé...) não rola.
[]'s

bioranieri
10/02/2008, 11:45
Pessoal,

Primeiro.. muito obrigado pelas dicas. Eu tinha uma visão errada do MUD.

Alguem sabe onde encontro pneu MUD 30x9.5/15 com preço bom ou um bom 235/75 r15 com preço interessante?

Quem comprou pneu atualmente, tem alguma dica? :)

Abs

nzardo
10/02/2008, 12:35
Bio,

Pelo jeito o seu uso é mais asfalto..... então eu iria de BF AT, mas cuidado com a medida ... acho q 30' é demais pra 2" .... ;)

Faz um tempinho o meu CUnhado trocou os BF 31 do Trolha dele, e o lugar mais barato q ele achou em SP foi na Auto Center Sillos, na Rua dos Pinheiros, 250 tel 3898 2735, ele pagou R$503 cada um em outubro do ano passado.... mas é sempre bom uma nova pesquisa....... :concordo:

bioranieri
10/02/2008, 13:55
Nilton,

Minha preocupação é a performance do AT ser muito baixa em trilhas.

O 30" nao é o mesmo tamanho do 235?

gutoxj98
10/02/2008, 14:02
O marisco pneus tem preços bons e varias opçoes............esses saveros parecem ser bons, igual do bambhoo !!!!!

Agora uma duvida..........os MUD nao comem mais em asfalto ? ou é a mesma coisa que os AT ?

235 é 235......30 é 30 !!!

agora os 255 ou 265 devem ter quase ou a mesma medida do 30 !!!!

abraço

zero_sp
10/02/2008, 14:58
Acho que o 235 equivale a um 29...
Dá uma olhada nessa loja, sei que tinham bons preços.
www.kdpneus.com.br/ (http://www.kdpneus.com.br/)
Pode ser que o pneu de 30 funcione sim, se você tem espaçador na mola dianteira, você não tem mais curso, apenas está mais alto.
Agora na traseira, acho que não tem problema.

Pablo Toledo
10/02/2008, 15:25
Guto;

Eu estou certo que os MUD gastam mais que os AT no asfalto.

[]s

Pablo Toledo

O marisco pneus tem preços bons e varias opçoes............esses saveros parecem ser bons, igual do bambhoo !!!!!

Agora uma duvida..........os MUD nao comem mais em asfalto ? ou é a mesma coisa que os AT ?

235 é 235......30 é 30 !!!

agora os 255 ou 265 devem ter quase ou a mesma medida do 30 !!!!

abraço

Jack Jipeiro
10/02/2008, 17:23
Estou a procura de pneus para minha Cherokee Sport com Lift 2" by Nzardo.

O Zardo vc por acaso tem lift para XJ de 4,5" para vender??

Abraços...

samukanvas
10/02/2008, 18:25
O Zardo vc por acaso tem lift para XJ de 4,5" para vender??

Abraços...

Porque lift se vc pode fazer uma suspa bem melhor e que funciona na trilha e asfalto?

É só pra asfalto?

abs

samukanvas
10/02/2008, 18:28
Nilton,

Minha preocupação é a performance do AT ser muito baixa em trilhas.

O 30" nao é o mesmo tamanho do 235?

Acelera mais.... :mrgreen:

Cara, pensa bem nisso porque em situações normais até roda de madeira funciona. Mas quando precisamos de fato (em uma situação de emergência) é que essa diferença vai ser notada.

Abs

bioranieri
10/02/2008, 22:58
Essa é minha grande preocupação com o MUD, freiar ou fazer curva no asfalto com chuva. Ruido não me preocupo muito.

Mas ficar sem tração na lama tb não é legal. A diferença entre um MUD e um AT na lama é gritante?

Jack Jipeiro
10/02/2008, 23:14
Porque lift se vc pode fazer uma suspa bem melhor e que funciona na trilha e asfalto?

É só pra asfalto?

abs

Não, é para os dois, trilha e asfalto, mas oque seria essa suspa??

Abraços...

Pablo Toledo
10/02/2008, 23:58
Essa é minha grande preocupação com o MUD, freiar ou fazer curva no asfalto com chuva. Ruido não me preocupo muito.

Mas ficar sem tração na lama tb não é legal. A diferença entre um MUD e um AT na lama é gritante?

Caro Bioranieri;

Como eu mencionei em post anterior, utilizo pneus MUD e me sinto muito seguro em curva sob a condição de asfalto molhado. Costumo dirigir muito pelas serras do litoral norte de São Paulo, região esta conhecida pelas chuvas pesadas.

Só chamo atenção para um fato que, via de regra, é deixado de lado quando colocamos pneus maiores. Independente de ser pneu AT ou MUD, o maior diâmetro do novo pneu implica necessariamente uma perda de eficiência na frenagem (são pneus maiores e mais pesados!).

Te digo isso não para assustar, mas para você diferenciar que a pequena sensação na frenagem (pra menos) não tem nada a ver com o tipo da banda do pneu (AT ou MUD), mas sim com suas novas dimensões. Dito isto, fique tranquilo pois essa diferença não implica risco algum desde que esteja ciente deste fator.

No mais, a diferença entre um MUD e m AT na trilha é grande. E vale dizer que um MUD no asfalto tem vida útil menor que um AT.

[]s

Jack Jipeiro
11/02/2008, 00:09
Vou tentar chegar a uma conclusão pelo que todos falaram.

AT ou MUD no asfalto, quase a mesma coisa.
AT ou MUD na terra, o MUD é bem melhor.

Conclusão, coloca MUD, já que no asfalto vai ficar igual, pelo menos na trilha vc leva vantagem, além do visual do carro ficar bem melhor com os MUD.

Abraços...

zero_sp
11/02/2008, 00:32
Na trilha o mud tem uma pequena vantagem.
A hora que fica cheio de barro, os dois parecem iguais.
Só motor para dar uma limpada. Acelerando :)
O Mud dura menos, faz mais barulho, é mais caro.
Como você não vai fazer nada radical, fica com AT.
Depois o próximo jogo coloca Mud, só assim você poderá escolher.
Cada um tem sua preferência, eu prefiro AT.

samukanvas
11/02/2008, 01:11
Não, é para os dois, trilha e asfalto, mas oque seria essa suspa??

Abraços...

Suspa é diminutivo de suspensão.

Se é pra trilha acho melhor vc procurar alguém do ramo. Somente aumentar a suspensão do carro, sem critério, pode piorar tanto o comportamento no asfalto quanto na terra. A suspensão que trabalha em cima das buchas como a da cherokee pode ficar pior com lift de 4,5 do que original (é quase certo que fique pior).

Pela minha pouca experiência, altura não é sinônimo de desempenho em trilha. Tanto que estão baixando meu carro pra melhorar o comportamento na terra e consequentemente no asfalto.

Se eu fosse vc eu procuraria a spider 4x4 (na minha assinatura) e pediria um orçamento. Vai sair mais barato que vc pensa e melhor que um kit de marca. Estou fazendo um kit com eles para minha cherokee 98. Fora que teria garantia aqui no brasil e poderia fazer customizado, tipo: Pode pintar de rosa, colocar umas flores penduradas e tal :mrgreen: enquanto que nos kits gringos é o que vem e acabou!

Veja que eu tenho 2 cherokees. Em uma delas comprei o top dos kits que existem pra cherokee nos eua (clayton off-road) e se eu tivesse conhecido a spider antes, além de economizar tempo e dinheiro, teria um kit tão bom quanto!

Abs

Pessoal, Sobre os muds, cuidado.... minha experiência com mud 31 em kit de 3" na xj me diz que é phoda segurar a bicha. Fica o alerta.

Abs

zero_sp
11/02/2008, 01:26
Acho que é uma questão de preço e uso.
Quanto mais "radical" mais caro.
Mas nunca se deixar pela segurança.
Pesquisei muito sobre kits a um tempo atrás.
Meu medo, sempre foi ser cobaia, dos que dizem que tem um kit igual ou melhor ao gringo.
Eles pelo menos tem uma lei que coloca eles na cadeia se der algo errado e também já estão rodando a muito tempo, testam antes de vender.
Basicamente uma mola maior não tem a mesma carga de uma levantada.
E ai vai....

samukanvas
11/02/2008, 01:49
Acho que é uma questão de preço e uso.
Quanto mais "radical" mais caro.
Mas nunca se deixar pela segurança.
Pesquisei muito sobre kits a um tempo atrás.
Meu medo, sempre foi ser cobaia, dos que dizem que tem um kit igual ou melhor ao gringo.
Eles pelo menos tem uma lei que coloca eles na cadeia se der algo errado e também já estão rodando a muito tempo, testam antes de vender.
Basicamente uma mola maior não tem a mesma carga de uma levantada.
E ai vai....

Tb penso como vc. No brasil é foda porque nada é regulamentado nessa área e se for, dá-se um jeito de abrasileirar a lei e passar com louvor.

O que digo então para todos que querem "levantar" xj ou qualquer outro carro sobre a spider4x4 é: Vá todo final de semana e passe algumas horas com o pessoal antes de comprar o kit. Aproveite que tem 2 cherokees lá e vejam como estão fazendo/projetando o carro para se sentirem mais confiantes nessa nova empresa. Bill e Seba estão vacinados e não mordem :mrgreen:

Lógico que a opção importada é uma boa tb e deve ser considerada. Mas kit gringo barato é lift e lift não é melhor que um kit próprio pra trilha, mesmo sendo da mesma marca (Geralmente a mesma marca faz 2 kits, um lift e um brabo. A skyjacker faz).

Abs

Jack Jipeiro
11/02/2008, 01:56
Se é pra trilha acho melhor vc procurar alguém do ramo. Somente aumentar a suspensão do carro, sem critério, pode piorar tanto o comportamento no asfalto quanto na terra. A suspensão que trabalha em cima das buchas como a da cherokee pode ficar pior com lift de 4,5 do que original (é quase certo que fique pior).

Eu já tenho um lift de 3" que eu mesmo confeccionei com ajuda aqui do forum.
Eu perguntei para saber se o NZardo não tinha nenhum kit para vender, como ele vende peças para as cherokas, talvez tivesse.
Com certeza não subiria um centimetro a mais com calços na molas.
A sugestão é boa, vou dar uma corrida até a oficina deles para fazer um orçamento, quem sabe não é.

Pela minha pouca experiência, altura não é sinônimo de desempenho em trilha. Tanto que estão baixando meu carro pra melhorar o comportamento na terra e consequentemente no asfalto.

A minha experiencia pode ser menor que a sua, mas tenho que discordar que altura não seja sinonimo de desempenho em trilha. Com mais altura aumenta-se todos os angulos. De ataque, de saida, vão central. E se baixar o carro, ai que vai enroscar em tudo que é barranco. Desculpe discordar, mas é minha opinião.

Abraços...

zero_sp
11/02/2008, 01:57
Concordo, acho que os kits gringos resolvem 90% das necessidades.
Mas nada como uma coisa personalizada. É igual terno :)
Não conheço esse pessoal, mas pelo que leio, fico sim interessado em conhecer.
Acho louvável atitudes como essa, mesmo com as dificudades do país. Desenvolvem kit's. Por que já cansei de ver gente pegando o "bonde" e copiando kits sem critério e/ou conhecimento.

samukanvas
11/02/2008, 02:12
A minha experiencia pode ser menor que a sua, mas tenho que discordar que altura não seja sinonimo de desempenho em trilha. Com mais altura aumenta-se todos os angulos. De ataque, de saida, vão central. E se baixar o carro, ai que vai enroscar em tudo que é barranco. Desculpe discordar, mas é minha opinião.

Abraços...

É, pensando somente nos ângulos sim. Existem outras opções pra isso tb (mais radicais e impraticáveis pro dia-a-dia) como: Novos parachoques e aumentar entre-eixos.

Eu estava pensando em alguma coisa do tipo: Pra ter bom desempenho na terra não precisa necessariamente ser alto (Não pensando tanto nos ângulos) e um carro mais baixo não compromete tanto o desempenho no asfalto, já que a maioria usa o carro nos dois pisos. Seria tentar adequar o uso na terra e asfalto mantendo um comportamento mais próximo do original.

abs

Sombra
11/02/2008, 09:15

Fábio,

Essa coisa de pneu é muito pessoal e depende muito do uso que você vai fazer da viatura. Eu coloquei Pirelli Scorpion ATR - impressões:
- Asfalto: são ótimos, mesmo com chuva - o desenho facilita a saída da água;
- Terra: muito bons no seco e limpam fácil na lama - é claro que não existe "almoço grátis", mas já fiz umas coisas bem legais com esses pneus na lama.

Sem querer criar polêmica - meu irmão e mais 2 amigos tinham L200 - uma com Savero Mud, outra com BF AT e a outra com Scorpion ATR. Fomos os quatro, eu de XJ com Scorpion ATR pra Castelhanos na Ilhabela e tinha chovido bem... na boa, a L200 (ATR) e o meu XJ tiveram melhor desempenho - como eu disse, eles limpam rápido.

E sobre ficar sem tração na lama: o "braço" também conta muito... hehe... boa escolha.

Abraços,

bioranieri
11/02/2008, 10:34
Oi Sombra,

Onde você comprou seus Scorpion ATR? São 235/75 r15?

Sombra
11/02/2008, 15:05
Oi Sombra,

Onde você comprou seus Scorpion ATR? São 235/75 r15?

Fábio,

Comprei na Della Via, em São Paulo - paguei R$ 399,00 cada - 235/75 R15. Estou muito satisfeito :palmas:

Abraços,

rsucesso
11/02/2008, 17:31
Caros

Sobre a polêmica dos pneus na chuva, vou dar um tostão da minha ignorãncia.

Ao que sei, o desenho de um pneu para asfalto ajuda a drenar mais rapidamente a água. Se montados com o sentido de rotaçao correto podem reparar o seguinte:
Imaginem uma linha paralela ao eixo passando bem no meio da área onde os pneus tocam o chao.
Agora imaginem o desenho da banda de rodagem passando por essa linha.
Vao perceber que o "V" formado pelos sulcos ao passarem por essa linha imaginária fazem com que a água seja direcionada do centro para as leterais "espirrando" a água pra fora.

Assim, um pneu MUD, mesmo com sulcos mais profundos e espaçados, não é necessariamente mais eficiente na drenagem. Ao contrário, para ser eficiente em traçao para frente, ele precisa agarrar o chão e nào jogar a lamo para os lados. Por esse motivo muitos ciclistas em cross-county, que é a modalidade na terra, usam o pneu traseiro montado com o sentido de rotaçao invertido para "agarrar" melhor na terra, sacrificando a frenagem no piso limpo molhado (desnecessária nessa categoria).

Ainda sobre pneus na chuva, em tese dois pneus com mesmo desenho, montados em carros com mesmo peso e diferentes larguras vão se comportar de forma diferente sendo o mais largo o que vai aquaplanar mais facilmente. Isso é pela área maior do pneu, que cria mais dificuldade para a água "fugir" de baixo dele. Pense naquela pranchinha que a molecada usa na praia bem no razinho do mar, o "sonrizal", é o mesmo princípio.

Espero nào ter falado besteira,

Abraços

samukanvas
11/02/2008, 19:51
Caros

Sobre a polêmica dos pneus na chuva, vou dar um tostão da minha ignorãncia.

Ao que sei, o desenho de um pneu para asfalto ajuda a drenar mais rapidamente a água. Se montados com o sentido de rotaçao correto podem reparar o seguinte:
Imaginem uma linha paralela ao eixo passando bem no meio da área onde os pneus tocam o chao.
Agora imaginem o desenho da banda de rodagem passando por essa linha.
Vao perceber que o "V" formado pelos sulcos ao passarem por essa linha imaginária fazem com que a água seja direcionada do centro para as leterais "espirrando" a água pra fora.

Assim, um pneu MUD, mesmo com sulcos mais profundos e espaçados, não é necessariamente mais eficiente na drenagem. Ao contrário, para ser eficiente em traçao para frente, ele precisa agarrar o chão e nào jogar a lamo para os lados. Por esse motivo muitos ciclistas em cross-county, que é a modalidade na terra, usam o pneu traseiro montado com o sentido de rotaçao invertido para "agarrar" melhor na terra, sacrificando a frenagem no piso limpo molhado (desnecessária nessa categoria).

Ainda sobre pneus na chuva, em tese dois pneus com mesmo desenho, montados em carros com mesmo peso e diferentes larguras vão se comportar de forma diferente sendo o mais largo o que vai aquaplanar mais facilmente. Isso é pela área maior do pneu, que cria mais dificuldade para a água "fugir" de baixo dele. Pense naquela pranchinha que a molecada usa na praia bem no razinho do mar, o "sonrizal", é o mesmo princípio.

Espero nào ter falado besteira,

Abraços

Caraleo... vc tem um colossus ainda? :palmas: :palmas: Eu tive um prata!!!

Tem chavinha pra 4x4 farol acende e dá pra tirar a capota traseira, procede? :pensativo:

Da estrela eu tive pégasus, colossus e máximus :mrgreen:

Show o 'video!!!

Abs

gutoxj98
12/02/2008, 00:04
Referente a aquaplanagem, é que os BF AT sao relativamente uma bosta neste quesito, enquanto os Scorpion da pirelli sao bem melhores.

Agora quando falamos em pista seca..........os BF sao bem melhores, sentindo muito mais o carro na mao.

valeu..................show a colossus hein.....tenho uma em casa, mas esta sem controle.........vou caçar um...hehehehehhe

bioranieri
12/02/2008, 00:29
Tá ai uma boa pergunta: Quem é melhor na lama BF AT ou Scorpion ATR?

gutoxj98
12/02/2008, 02:42
Tá ai uma boa pergunta: Quem é melhor na lama BF AT ou Scorpion ATR?

Acho que na lama mesmo, aquela sabao...é tudo igual, pois os dois sao AT......agora em terra seca, obstaculos, erosoes, acho que os BF sao um pouco superiores, pois tem aqueles sulcos laterais grandes, enquanto os ATR nao tem.

E em questao de durabilidade voto no BF tbem, vem bem mais borracha que os nacionais e sua composicao parece durar bem mais.

ja vi pirelli acabar com 40 mil km !!!!

abraço

Gadelha
12/02/2008, 10:22
Bio, eu estou é com dificuldade de encontrar esses pneus aqui em Brasília. Já viu o BFG AT ou MUD menor que 30 em algum lugar? Quanto?

E esse novo da Michelin o LTX A/T 2 , é bom?

T+ ;-)

garrett
12/02/2008, 11:32
Acho que na lama mesmo, aquela sabao...é tudo igual, pois os dois sao AT......agora em terra seca, obstaculos, erosoes, acho que os BF sao um pouco superiores, pois tem aqueles sulcos laterais grandes, enquanto os ATR nao tem.

E em questao de durabilidade voto no BF tbem, vem bem mais borracha que os nacionais e sua composicao parece durar bem mais.

ja vi pirelli acabar com 40 mil km !!!!

abraço
como o Guto falou, os BF AT na lama fica vira sabão ... e virão mesmo.
na terra acho um ótimo pneus.
Agora, os BFs tem uma vantagem .. eles tem uma proteção para as rodas, muito legal isto.

[]s

rsucesso
12/02/2008, 12:11
Caraleo... vc tem um colossus ainda? :palmas: :palmas: Eu tive um prata!!!

Tem chavinha pra 4x4 farol acende e dá pra tirar a capota traseira, procede? :pensativo:

Da estrela eu tive pégasus, colossus e máximus :mrgreen:

Show o 'video!!!

Abs

HAHAHA! Ele acordou de um sono de uns 22 anos faz lá duas semanas. Difícil foi encontrar as pilhas grandes num domingo. Pela rapidez com que gastaram dá pra entender porque estava tão novinho.

Abri um tópico sobre o colossus em outra discussão pra não bagunçar essa dos pneus, http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37026 vamos fazer num próximo evento um mini-cirquito para os nossos primeiros 4x4!

E digo mais, desde que eu reanimei ele tô com uma vontade de pintar as rodas da minha cheroka vermelha de branco, meter o quebra-mato e botar uns faróis redondos com tampa branca no teto... Abraços a todos

bioranieri
12/02/2008, 12:42
O que é essa proteção para pneus?

gutoxj98
12/02/2008, 12:54
Bio, eu estou é com dificuldade de encontrar esses pneus aqui em Brasília. Já viu o BFG AT ou MUD menor que 30 em algum lugar? Quanto?

E esse novo da Michelin o LTX A/T 2 , é bom?

T+ ;-)

outro dia fui em uma loja de BF aqui em Sao Paulo, os 30 9.5 até tem, mas demora uns 90 dias p chegar. Pronta entrega só os 31, 235/75 e aro 16

e os 31 10.5 tavam 645,00 cada AT

abs

gutoxj98
12/02/2008, 13:01
O que é essa proteção para pneus?

é uma linha grossa de borracha, que circula o pneu bem colado à roda......nunca testei, mas na compra o vendedor ressaltou essa vantagem.

abs

bioranieri
12/02/2008, 15:36
Guto,

Onde fica essa loja?

bioranieri
12/02/2008, 16:15
Pessoal,

Alguem aqui já usou o 30" x 9.5 com o lift de 2" (calço na frente e jumelo maior atras)?

bioranieri
12/02/2008, 16:32
Pessoal,

Encontrei os seguintes pneus por um preço muito bom:

- FateO AT por 320,00

- Firestone Dayton AT por 330,00

Alquem conhece algum desses pneus?

O MUD 30 x 9.5 está dificil de achar.

Marcão Jundiaí
12/02/2008, 17:17
Bioranieri,

Dá uma olhada no site da Maneco Pneus (www.manecopneus.com.br (http://www.manecopneus.com.br)).
Eu fiz uma pesquisa lá e esta mostrando como pronta entrega o Pirelli Scorpion Mud na medida 30 x 9,5. O preço no site é de R$ 519, por pneu a vista.
Nunca comprei deles, então não posso dar opinião sobre a loja.

Grande abraço,

Marcão

p.s.: Sua viatura já esta levantada em 2" com o kit do Niltão ? Se sim, vc mesmo instalou ?

bioranieri
12/02/2008, 17:33
Oi Marcão,

Ela está com o Lift de 2" do Nilton. Muito facil de instalar. Só não instalei sozinho pq não tinha as ferramentas no Rio.

bioranieri
12/02/2008, 21:10
Pessoal,

Alguem aqui já usou o 30" x 9.5 com o lift de 2" (calço na frente e jumelo maior atras)?

zero_sp
12/02/2008, 22:04
Pergunta pro fabricante do kit, só ele pode te dar as especificações.

zero_sp
12/02/2008, 22:39
As fotos são pequenas, mas dá para se ter uma idéia do que é esse protetor de roda.

Gadelha
13/02/2008, 10:23
Pessoal,

Também estou com essa curiosidade. O Zardo disse que pode pegar...

Bio, você está no Rio ou BSB?

T+ :wink:

bioranieri
13/02/2008, 10:38
Oi Gadelha,

Sou do Carioca, moro em Brasília e estou de mudança no fim do mes para Sampa. hehe Meio enrolado.

Nilton,

Você acha que o 30" pode pegar? Pensei que fosse apenas o 31".

garrett
13/02/2008, 11:20
Oi Gadelha,

Sou do Carioca, moro em Brasília e estou de mudança no fim do mes para Sampa. hehe Meio enrolado.

Nilton,

Você acha que o 30" pode pegar? Pensei que fosse apenas o 31".
Caros,
já vi XJ com lift de 2'' e pneus 31 ...
o dono me falou q raspava, isto já tinha certeza, mas n era direto, só em determinadas situation .... com o tempo falou q vc acostuma !

agora, os 30'' se raspar, deve ser bem pouco.

[]s

nzardo
13/02/2008, 11:22
Pessoal,

Nem sei onde ja postei essa tabela.... mas estou colocando ela de novo.... vale a pena brincar com as medidas dos pneus e ver a diferença de raio..... então tomem como base a medida original intermediária de 225/75/r15 (elas sairam com 215, 225 e 235) e o espaço original da caixa de rodas....... dai dá.... uiiii... pra ter uma ideia do 'vão' necessário para um pneu de maior diametro....... :concordo:

bioranieri
13/02/2008, 12:10
Nilton,

Obrigado pela tabela. Pela tabela a diferença entre o 235/75 e o 30"x9.5 é de apenas 1,4 centimetros de raio e 1 polegada de diametro. Com pouquissima alteração na largura do pneu.

Será que com o lift de 2" esse pneu não entra legal? Onde deve pegar?

offroad
13/02/2008, 12:58
Pergunta pro fabricante do kit, só ele pode te dar as especificações.
Será que com o lift de 2" esse pneu não entra legal? Onde deve pegar?ou monta o pneu, vira p/ esquerda, direita, comprime a suspensao, estende ela, vira de novo. Assim vc ve se e onde pega e aproveita tb e checa a linha de freio, se raspa no pneu.

abs

Barreto
13/02/2008, 13:22
Eu usava na minha Scorpion (70%) asfalto e agora coloquei BF 50%, to achando muito melhor a barca agora, tanto na terra quanto na estrada.

Eu particularmente nunca gostei de Pirelli (pelo menos os nacionais) acho duros, gritões, e barulhentos. isso para pickup e carro de passei.

gutoxj98
13/02/2008, 13:55
Esse maneco pneus tem os Goodyear 31 9.5 MTR, esse eu colocaria numa boa...... sabem o preço ???

bioranieri
13/02/2008, 14:00
Guto,

Você está com que lift no seu carro?

nzardo
13/02/2008, 17:51
Nilton,

Obrigado pela tabela. Pela tabela a diferença entre o 235/75 e o 30"x9.5 é de apenas 1,4 centimetros de raio e 1 polegada de diametro. Com pouquissima alteração na largura do pneu.

Será que com o lift de 2" esse pneu não entra legal? Onde deve pegar?

Bio,

Pela diferença de 1,4 o lift de 2" compensa.... TALVEZ pegue um pouco na polaina traseira, mas isso qdo ela entortar muito...... e pelo fato do diametro maior do pneu..... :pensativo: ... mas eu colocaria..... :mrgreen:

bioranieri
13/02/2008, 18:34
Oi Nilton,

Valeu pela ajuda.

Estou a caça dos MUD 30x9,5 r15.heheheh

adhoc
13/02/2008, 19:38
Esse ponto da aquaplanagem é muito bom! Tenho pneus Wrangler AT 235 na minha XJ e sempre que pego pista molhada a danada tende a travar e dar aquela escorregada (não tem ABS). Alguem tem uma solução para isso?

bioranieri
13/02/2008, 20:21
Acho que somente uma ancora.. hehehe

A minha faz isso de vez enquando.

gutoxj98
13/02/2008, 20:37
Esse ponto da aquaplanagem é muito bom! Tenho pneus Wrangler AT 235 na minha XJ e sempre que pego pista molhada a danada tende a travar e dar aquela escorregada (não tem ABS). Alguem tem uma solução para isso?

Carro automatico nao é facil, se tem freio e piso bom ela para, senao escorrega mesmo, ainda mais sem ABS, dependemos 99,9% dos freios !!!

O que ajuda é, pneus sempre em bom estado, amortecedores otimos, e brecar antes !!!!! rs rs rs rs

ate mais

Jack Jipeiro
13/02/2008, 22:48

Use o freio motor, mesmo com o cambio auto, nada impede de passar para o 3 ou até mesmo o 2, ela ira reduzir, com isso a frente do carro "senta" no asfalto, ficando mais firme e freiando melhor...
Eu faço isso, até mesmo no seco, para poupar os freios...

Abraços...

Gadelha
13/02/2008, 22:58

Os meus ainda são o Wrangler RT/S. Acontece o mesmo comigo só que com o ABS o comportamento é um pouco diferente. O freio pipoca, ou seja, freia várias vezes muito rápido. O mesmo acontece que pisa em cima de costelas no asfalto. Meda... :shock:

T+

nzardo
16/02/2008, 10:56
Use o freio motor, mesmo com o cambio auto, nada impede de passar para o 3 ou até mesmo o 2, ela ira reduzir, com isso a frente do carro "senta" no asfalto, ficando mais firme e freiando melhor...
Eu faço isso, até mesmo no seco, para poupar os freios...

Abraços...

Eu tambem uso bastante o cambio pra segurar a viatura, principalmente em descida de serras.... pois qdo o freio dela esquenta fica uma merd... :mrgreen:

jlguimarães
16/02/2008, 13:40
Acho que somente uma ancora.. hehehe

A minha faz isso de vez enquando.

Fabio já tô na terceira geração de mud e só como os demais companheiros sabendo usar não vai faltar ando na chuva no seco na terra na areia e ainda não tive problema nenhum com os pneus mud e na praia raramente baixo a calibragem pra andar na areia pode usar sem susto (bom senso).
Fabio estou trocando ainda esse mes a L-200 por uma cheroka um grande abraço.

offroad
16/02/2008, 14:30
sao as pastilhas, pastilha de freio barata, nao segura mesmo.
realmente "custa" parar.

samukanvas
16/02/2008, 17:48
sao as pastilhas, pastilha de freio barata, nao segura mesmo.
realmente "custa" parar.

X2!!!!!!!!!!!!!!!!

Darwin
16/02/2008, 23:53
Guys,

eu, assim como o nosso colega JRGuimarães aqui, também tinha L200 com MUD (SAVERO M/T 245/75 R16 - paguei $450 cruzêro cada bota destas) e usava a bicha pra tudo... cidade, estrada, serra, terra, pedregulho, lama, areia, paralelepípedo... com chuva, com Sol, well, sou fã incondicional deste tipo de pneu... é pau pra toda obra... nunca aquaplanei, nunca escorreguei de lado, e sempre viajava entre 120 e 140Km/h... e em L200 que é Diesel e barulhenta por natureza, esse papo de "barulho de pneu" é lenda. Agora que estou com uma XJ (JRGuimarães essa troca é um "bisurdo di bão") com pneus slicks (Wranglers 100% on-road e completamente carecas), dou graças aos meus ABS... não fossem eles, eu teria porrado a viatura dias atrás por causa do asfalto ensaboado de óleo e garôa... vc desce a bota no pedau do freio, a bagaça vai "vibrando" de um jeito que "parece"que vai dar "M", mas não deixa a viatura sair da trajetória... é show... e também uso mão desse lance de reduzir no câmbio automático como disseram aqui... é da um resultado igual ao câmbio manual... resumindo, vou pros MUD na XJ também por tudo que já experienciei com esse tipo de pneus... e também porque convenhamos, ficam muuuito mais visú que qualquer AT.

[ ]'s Darwin

zero_sp
16/02/2008, 23:57
X2!!!!!!!!!!!!!!!!
x2 , Hoje uso Willtec, uma porcaria. Devia ter procurado mais :parede:

Darwin
16/02/2008, 23:41
Pessoal,

Encontrei os seguintes pneus por um preço muito bom:

- FateO AT por 320,00

- Firestone Dayton AT por 330,00

Alquem conhece algum desses pneus?

O MUD 30 x 9.5 está dificil de achar.
Bioranieri,

encontrei os Hankook Dynamic MT 235/75 R15 (banda igual aos SAVERO M/T e BF Goodrich M/T) por R$ 400,00 cada na ToNaTrilha (http://www.tonatrilha.com/ - 11-5041-1035 - Rua Antônio Comparato, 200 - Campo Belo - SP - fica na marginal da Av. dos Bandeirantes, na altura da Maracatins, alí em Moêma)... falei com o Eduardo, o proprietário... tem pronta entrega... e tem também o 30 x 9.5 R15 desse modelo, mas não ví preço e nem disponibilidade.

[ ]'s

Humberto Baldisseri
17/02/2008, 18:57
Galera,
Eu usava uns Pneus Yokohama HT/s 235/75-R15 na minha Cherokee,agora estou usando um jogo de Black Star Guyane 235/75-R15 e a diferença é muito grande. Com os pneus antigos, era um silêncio total, já com os novos, parece uma sirene, ela começa a cantar desde 30KM/h e vibra um pouquinho(mesmo muito bem balanceados) .Mais o visual é muito mais bonito.
Na trilha nem se fala, é 10 a 0 pros Guyanes.

Matiusso
05/06/2008, 10:40
Oi Nilton,

Valeu pela ajuda.

Estou a caça dos MUD 30x9,5 r15.heheheh
BIORANIERI
E aí que pneu colocou? Estou no mesmo dilema, estou pensando em por um quase mud 70/30% asfalto numa s10 4x4, irei pagar R$ 380,00 235/75 R 15 da Maxxis (buckshot M754)

JOSE_ALISSON
13/06/2020, 21:35
Turma, alguém já instalou aqueles pneus DUNLOP grantrek 30"x9.5 15? Sem lift toca em algum ponto? Não queria mexer na suspensão.

JOSE_ALISSON
16/06/2020, 18:24
Arrisquei! Instalei e gostei muito do resultado. Não toca em nada!!!

radeke
06/08/2020, 15:08
Arrisquei! Instalei e gostei muito do resultado. Não toca em nada!!!

Manda fotos!