PDA

Ver Versão Completa : Resina pra tanque de combustível

Marcos ET
18/06/2004, 17:33
PessoALL, especialmente galera do Rio Grande do Sul!

Estive conversando com um amigo mecânico e ele me falou de uma resina que é utilizada dentro dos tanques de combustível, como se revestisse ele todo por dentro, alguém sabe do que se trata? aki no Tocantins estas inovações tecnológicas demoram uns 30 anos pra chegar.... e como meu jeep tá a álcool agora, acho que o tanque vai oxidar rápido (já tá vazando!)

Parece que é uma espécie de tratamento impermeabilizante interno, será que é sensível ao álcool??

Alguém sabe se posso pedir encomenda pra Palmas?

[]'s com a volta da gosma nojenta, e com o tanque vazando "cachaça"....

LuizCabral
18/06/2004, 17:54
pq vc nao faz um de inox? acho que inox nao tem problema com alcool. Ah, o meu jeep eh a alcool e uso o tanque da bepo. Nunca tive problemas.

Marcos ET
21/06/2004, 08:46
Inox? sim Luiz, já havia pensado nisso, mas ao ficar sabendo desta resina, pensei que poderia continuar utilizando o tanque original por um bom tempo ainda, visto que ele, apesar de um pequeno furo na blindagem, ainda está em perfeito estado de conservação (fora a gosma... hehe), e nao queria usar durepoxi nele, preferia proteger a lata de dentro para fora...

SE ALGUÉM SOUBER, TOW PRECISANDO DE UMA AJUDA, por favor...

Falowz!

monge
21/06/2004, 11:52
Fala Gente.... :D :D :D

Bom, nunca ouvi falar isso... com seria o processo pra revestir? tem que cortar o tanque e soldar depois? :D

Se inox por æ na ponta do Brasil for muito dificil, faz de zinco... (idéia tosca a minha), mas no feitio do tanque vc pode revestir ele com fibra.. sei lá... :D :roll:

[]'s

Eugênio

fpandur
22/06/2004, 09:43
pq vc nao faz um de inox? acho que inox nao tem problema com alcool. Ah, o meu jeep eh a alcool e uso o tanque da bepo. Nunca tive problemas.

A Bepo fabrica tanques p/ CJ ? De plástico ou metal ? Meu CJ é a álcool e depois de 2 anos e meio, o tanque começa a dar sinais de "fadiga" ... :roll:
Abraços

Marcos ET
22/06/2004, 11:02
Fala Gente.... :D :D :D

Bom, nunca ouvi falar isso... com seria o processo pra revestir? tem que cortar o tanque e soldar depois? :D

Eugênio

Dalaeh Eugênio, blz?

Cara, o processo para revestimento do tanque parece bem simples, PARECE que o cara tira o tanque, coloca um solvente poderoso dentro pra limpar bem de graxas, (gosmas), e outros detritos. Depois de aplicar estes detergentes e desengraxantes, aih espera secar e derrama a resina líquida dentro do tanque, vira pra cá, vira pra lá, remexe aqui e alí, vira mais um pouco de cabeça pra baixo, revira e depois derrama o que sobrou pra fora, aih o tanque fica aberto (sem a tampa e sem a "espia" da bóia) até secar e pronto!

Ainda assim, nao sei quem faz este serviço....

Falowz grande abraço!

LuizCabral
22/06/2004, 12:18

A Bepo fabrica tanques p/ CJ ? De plástico ou metal ? Meu CJ é a álcool e depois de 2 anos e meio, o tanque começa a dar sinais de "fadiga" ... :roll:
Abraços

A bepo fabrica, eh 80 reais aqui em natal.

fpandur
22/06/2004, 16:38
Beleza Luiz. Mas é de metal ou plástico injetado ?

Abraços

[/quote]

fpandur
22/06/2004, 16:38
Beleza Luiz. Mas é de metal ou plástico injetado ?

Abraços

Carlos
22/06/2004, 17:29
O dia em que um sabido qualquer começa a produzir em série um tanque para CJ, seja de inox ou plático injetado....vai ganhar uma boa grana.
Nós sabemos que um dos pontos fracos dos nossos velhos guerreiros é o tanque.

Alexandre Reis
24/06/2004, 12:44
All,

Tenho um amigo que comprou um tanque de plástico de F4000 e colocou dentro do carro, embaixo do banco traseiro...Ele tem 90 litros e as seguintes medidas: 730x460x280...É uma alternativa, e relativamente barata...

Como estou transformando o meu jeep em álcool estou pensando em fazer isso também...

Para a transformação só falta o bendito coletor com aquecimento do 2E...Alguém sabe onde eu encontro isso???

[]'s

Marcos ET
24/06/2004, 20:25
Aeh PessoALL, Belê?

Pow, já conheço bastante tanque de combustível pra Jeep, mas ainda tow querendo saber se alguém mais já ouviu falar neste revestimento?

Tow procurando saber por "outras fontes" como é este negócio, pelo visto ninguém conhece este bagulho, então pode ser uma saída pra muita gente.

Falowz!

krupeczak
24/04/2014, 16:07
a minha x terra mandei fazer agora aqui em Curitiba, tem tambem o produto pra vender no mercadolivre. pelo que entendi o cara passa um solvente químico para tirar de vez a sujeira depois de seco derrama a resina epoxi dentro do tanque e balança para cobrir todos os cantos ja que não tem com aplicar com pincel ou outra ferramenta, depois espera 3 dias para secar, eu estou esperando o meu secar e ver como fica.

Dic3
24/04/2014, 17:28
em quanto ficou o servico amigo? acho que vou precisar fazer na minha xterra tbm

ereneu alves de oliveira
24/04/2014, 18:12
estou montando um grand vitara duas portas pra trilhas, e resolvi diminuir o tamanho do tanque por ele ficar muito baixo, apos
ter feito o serviço e retirar 8cm da altura mandei fazer o revestimento em curitiba, achei que o trabalho ficou bom e o produto
alem de isolar o tanque contra a ferrugem tambem tapa pequenos vazamentos, agora é so aguardar com o tempo e ver se ele
aguenta a gasolina.

Dic3
25/04/2014, 09:08
E os custos pessoal, em quanto ficou?

Willian Del Piero Rocha
25/04/2014, 09:37
Alguém sabe o nome dessa resina ou fabricante ,tenho interesse em usar no meu galão reserva ,se o custo compensar ,já que com a nova lei só galões com selo inmetro podem ser abastecido nos postos ,(galões plásticos ,não falaram nada sobre os metálicos).

kasemodel
25/04/2014, 09:52
Em Curitiba tem o Motos Antigas. Eles tem um produto que é vendido para proteção interna do tanque de combustível, tem pra carro e pra moto.

tankfilm Revestimento Protetor para Tanques de Gasolina (http://www.motosantigas.com.br/system_old/pecas/tankfilm.htm)

E procurando por Tankfilm no google, encontrei até um post num blog, bastante interessante: Tem como remover a ferrugem do tanque do seu carro ou moto? (http://www.carrodegaragem.com/tem-como-remover-ferrugem-tanque-seu-carro-moto/)

Abraço,
Kasemodel

Willian Del Piero Rocha
25/04/2014, 11:14
No meu caso ,como é só o galão reserva ,não compensa ,um galão novo está menos de 100 reais ,e não sei a durabilidade desse produto ,e também como falei ,com a nova lei não sei se vou poder usar o galão metálico nos postos ,já que não tem o selo do inmetro.

krupeczak
25/04/2014, 17:12
em quanto ficou o servico amigo? acho que vou precisar fazer na minha xterra tbm

ficou em 550 reais a limpeza e o resinamento três dias para secar bem mais 400,00 para tirar e por o tanque, quem fez disse que da garantia ate um ano, e disse que tem aprovação de estudo da Petrobras, mesmo assim como já havia comprado o tanque novo vou esperar a próxima troca de óleo e vender o tanque resinado e por o novo. o tanque da minha x terra que ta com 35mil KM não tinha furo só ferrugem dentro em razão do tempo parada. curitiba

Dodger
25/04/2014, 19:03
Falaram ai em resina epoxi, mas até onde eu sei a resina utilizada até mesmo para confecção de tanques de combustível é a resina vinilica que tem alta resistencia quimica a solventes/combustivel como gasolina e o alcool. agora, se funciona pra esse sistema de revestir tanque velho de lata eu já num sei.

Willian Del Piero Rocha
25/04/2014, 20:09
As resinas epóxi que já usei ,(não em tanque)formam uma cama bem dura , ,e se acontecer uma pancada no tanque??? como ela vai se comportar ,será que não vai trincar ,assim a gasolina vai entrar em contato com o metal novamente. Achei um pouco caro ,e uma garantia de 1 ano pequena .Tanque de plástico acho ser o melhor custo/beneficio contra a ferrugem ,para os veículos que tem esse modelo a disposição .Como também acho que tem poucas informações sobre esse produto.

Dodger
25/04/2014, 20:55
então, dei uma pesquisada e parece que a resina que tem ai no mercado é a epoxi ester vinilica, indicada pra pra resistir a ataques quimicos. então quem quiser testar, o kilo dela deve ser uns 60 conto e deve ser suficiente pra lambuzar o tanque todo por dentro. limpa tudo, desengraxa e mete resina... eu num daria garantia num serviço destes, mas sei lá, cada um cada um...

se fosse pra fazer um tanque novo no molde do original em fibra de vidro usando esta resina ai sim, acho que daria samba

Marcos ET
19/05/2014, 14:34
Pensar que depois destes anos todos (dez anos!!) o tópico ainda ia bombar.... hehehehe
Eu não pude esperar, meu tanque teve "falência múltipla de órgãos" e eu fui obrigado a instar um de PU (da Metalúrgica CLA).

Descobri até uma coisa engraçada, meu jeep ficou aparentemente "economico" (depois que eu vi o tanto de combustível que derramava daquele tanque de lata original). Antes eu calculava uns 2,5km/l, mas pensava que era o motor de opala + caixa 3 marchas original + eixos da F.75 + pneus 33". Agora faz uns 4,5 km/l de álcool!!!

então, dei uma pesquisada e parece que a resina que tem ai no mercado é a epoxi ester vinilica, indicada pra pra resistir a ataques quimicos...

Dodger, aproveitando seu comentário, sabe me dizer se a boa e velha Araldite "aguenta" álcool combustível? Ou se o álcool dissolve ela? (depois eu conto para que vou usar... rsrsrs)

Grande abraço.

Dodger
19/05/2014, 22:16
Pensar que depois destes anos todos (dez anos!!) o tópico ainda ia bombar.... hehehehe
Eu não pude esperar, meu tanque teve "falência múltipla de órgãos" e eu fui obrigado a instar um de PU (da Metalúrgica CLA).

Dodger, aproveitando seu comentário, sabe me dizer se a boa e velha Araldite "aguenta" álcool combustível? Ou se o álcool dissolve ela? (depois eu conto para que vou usar... rsrsrs)

Grande abraço.

Aguenta sim Marcos! Araldite é nada mais que resina epoxi de cura rápida

Marcos ET
27/05/2014, 19:01
Aguenta sim Marcos! Araldite é nada mais que resina epoxi de cura rápida

Bom dmais! vou revestir a cuba do meu carburador com araldite (rodo no álcool - SEIE H.34) na parte que saiu o revestimento de níquel! hehehe vamos ver se daqui a alguns anos vou contar como ficou... Vou passar com pincel para não travar os giclês e respiros...

LuizDP
27/05/2014, 23:42
Aí já misturou um pouco de "Macgaiver" com ET !!! Vamos ver o bicho que dá e depois copiar.

ABS.

Dodger
28/05/2014, 07:46
Bom dmais! vou revestir a cuba do meu carburador com araldite (rodo no álcool - SEIE H.34) na parte que saiu o revestimento de níquel! hehehe vamos ver se daqui a alguns anos vou contar como ficou... Vou passar com pincel para não travar os giclês e respiros...

sei lá cara, pra ficar imerso em combustivel eu já num sei se vai ficar bom. ideal e acho que até mais facil é dar banho de niquel, quem mexe com retifica de carburador faz isso no mesmo dia e baratinho. o problema ai no seu caso nem é a resina dissolver com combustivel, mas a adesão dela no antimonio impregnado de combustivel e sei lá mais o que que num deve ficar 100%

fabriquei um tanque aqui usando 3 botijoes destes de gas de ar condicionado, soldei eles mas sempre fica buraquinhos ai revesti toda linha de solda com araldie e depois pintei, fica anos lá sem dar vazamentos.
464753