Ver Versão Completa : Samurai Canvas Top para uso diario
Gabriel P.
08/02/2008, 13:51
faz tempo que procuro um jipinho pra voltar a fazer meus passeios com lama sem remorso, gosto do estilo e nos fins de semana adoro pegar as estradas secundarias aqui de SC. minhas duvidas são:
a capota de lona realmente protege do vento e da chuva? é a minha principal preocupação, ando quase 200km na BR101 todo dia
todos os samurai são 4x4? é permanente ou pode ser desengatada?
ando bastante no barro, mas não penso em fazer trilha, no maximo aquelas estradas secundarias daqui de Porto Belo e caminho pra outras praias mais afastadas. pretendo até colocar pneus de asfalto nele e usar os de lama ou mistos só no finais de semana
Olá Gabriel.
Para o uso que você comenta, eu recomendaria um Vitara, mais confortável e um pouco mais espaçoso. O Samurai é um excelente JIPE que você pode utilizar no asfalto/ cidade. Ele pula mesmo!!!
No entanto, se a tua decisão for mesmo o Samurai, opte então pelos acima de 97, onde a suspensão é por molas helicoidais, que são (um pouco) mais macias que os de 95 pra baixo,, que são feixe de molas, e mais apropriados pra quem quer enfiar o Samuka nas trilhas (imbatível).
Quanto a ser canvas, a capota do Samurai faz muito barulho, o que já não acontece com os Vitaras Canvas. Neste caso opte pelo Metal Top.
É a minha opnião.
[]s
Cara, sou defensor ferrenho do samurai, mas 200km de estrada num canvas, mesmo você sendo jovem, não é mole não... principalmente por não fazer trilhas! Vai de vitara, terás mais conforto e tranquilidade... agora se achar um samurai novo, extra mesmo pode até valer a pena, como é o caso de alguns amigos aqui da minha cidade.
No mais, não fuja do suzuki que não se arrependerás!
Abraço
PS: Todos os samurais originalmente são 4x4 engatáveis, ou seja, não é permanente!
Gabriel P.
08/02/2008, 17:23
ja estou ciente de que o canvas faz barulho com o vento e deve ser congelante andar nele no inverno, meu medo é agua e vento entrando pela cabine mesmo, isso eu tenho certeza que não aturo. eu vejo canvas quase como um estilo de vida hehe preciso disso antes de ficar mais rabugento do que ja sou
depois de ler muito, optei pelo Samurai pela economia de combustivel e manutenção mais barata do que do Vitara, e tambem acho que dou preferencia ao feixe de molas pela durabilidade e robustes. esqueci de comentar que os meus passeios com lama são mais pra rallyes do que passeios :D hehe andei de carona alguns anos em carro muito rebaixado, então nem me importo de ficar pulando.
um abraço e obrigado a todos pela atenção
arlei_vitara
08/02/2008, 18:09
Amigo,
Não quero parecer chato :twisted: :twisted: , mas como vc. está pedindo opiniões, vou mandar ver a minha :smile:
Bom, para começar, meu primeiro Vitara era Canvas. Antes dele fiz muita trilha e passeios na honrosa condição de zequinha num SAMURAI CANVAS, então conheço razoavelmente bem os dois e posso te afirmar (concordando com os colegas acima) que são coisas muuuito diferentes.
A capota canvas do samuca na minha modesta opinião é horrível, não em termos de beleza mas em termos de barulho, vibração etc. Não entra água não, pegamos alguns pé dágua com o velho samuquinha e ela veda bem. Poeira entra aos montões, prepare-se para viver empoeirado. Mas o pepino mesmo é que o sistema de armação dela não é tão bem-bolado como o do Vitara e ela fica sempre meio "folgada" batendo com o deslocamento de vento.
Quanto a congelar no inverno, esquece, isto não vai acontecer. Liga o ar quente e seja feliz !!!!!!!!!!
Como vc. parece que já fez a opção pelo Canvas, bom..............o Vitara é muito melhor, a capota é bem firme, fica bem esticadinha, não faz tanto barulho (com os vidros fechados e ar condicionado ligado, é igual carro fechado), veda 100% água e veda bem a poeira (mas entra poeira igual).
O Vitara (e somente ele) tem um lance nota 10 que é o "teto solar" ou seja vc. abre sentado no banco em meio minuto a capota sobre os bancos da frente, e anda nele semi-conversível, é uma curtição só. O Samurai não tem isso e tirar a capota dele é um trabalho prá elefante.
Se pudesse te aconselhar, diria sem medo: VAI DE VITARA, canvas se vc. preferir. Adorava o meu, troquei por um MT por ser mais novo e por querer proteger melhor meu filhote que anda no banco traseiro e um não curtia muito ele protegido somente por uma lona.........
Agora, considera bem o fato de andar na BRIOI diariamente com um Canvas..........um Samuca então.....lembro que cada vez que ia prá SC com o meu Vitarinha Canvas e cruzava com um daqueles comboios de carretas andando a cento e tantos por hora, parecia que a capota do vitarinha ia ser arrancada fora...........acaba sendo meio estressante.
[ ]s,
Gabriel P.
08/02/2008, 18:45
Brigadão pelas dicas Arlei, realmente a BR101 RS-SC tem uns pedaços bem brabos, mas o pedaço que eu pego diariamente é todo duplicado.
todas as opiniões são muito bem vindas, sou cabeça dura mas aprendo rapido :D
eu achei que o samurai tambem tinha essa opção de abrir só a parte dianteira da capota, obrigado pela dica.
poeira e barulho não são problemas, só fecho os vidros do carro quando chove. não consigo imaginar um samurai fazendo mais barulho do que a D20 veia do meu pai :D
alguem aqui do forum ja fez capota diferente pro canvas?
mais uma vez obrigado pela atenção
[ ]'s
joão k. chikui
08/02/2008, 19:27
Gabriel
Adoro o Samuka , inclusive tenho um Canvas, mas , pelo teu perfil , realmente um vitara é mais aconselhável.
Agora ,se realmente vai ficar com o samuka , de 93 a 95 é mais apropriado para trilhas, mas , pelo teu uso os 97 tb seriam bons e mais confortáveis.
Tu é um dos meus... vai em frente no samura! O meu faz 3 anos que ta sem capota (só com a de cima da minha cabeça)!!
abraços e boa sorte
Olá Gabriel,
eu comprei um canvas há pouco mais de um mês. :-P O uso que faço é parecidoc om o seu, dia a dia e passeios leves no fim de semana.
uso no dia a dia, rodo uns 70km com ele, uso meio urbano meio vias expressas. Vai bem. A capota realmente faz barulho, mas nao entra água. Com poeira não tive problemas ainda. Dá um trablho razoavel tirar a capota, mas faz parte da farra. :dance:
O meu esta praticamente original, tirando o lift de suspensão 2'' e os pneus maiores. Faz uns 10 km/l para o uso que eu tenho, equivalente aos outros carros que usava.
Quanto ao dias frios, fiz alguns testes com o ar quente dele, vc não tem pq se preocupar, funciona bem demais.
A única coisa ruim é andar em rodovia, a final dele não é grande coisa. E vc vai andar muito na faixa da direita. :cry:
O meu é helicoidal, é confortavel, não é um carro de passeio, mas não chega a ser um toco duro.
Pelo que já li aqui no forum, os helicoidais tem um problema cronico de jimmy, já percebi isso no meu, e assim que puder parar ele, vou tentar resolver ou melhor minimizar.
No mais, boa sorte com sua escolha!
Abraços
Marco
Gabriel P.
09/02/2008, 17:26
opa, brigadão pelo relato.
10km/l com pneus maiores e lift é exelente, bem melhor do que eu pensava hehe
eu ja imaginava que a final era bem baixa, mas ele se esgoela muito pra rodar entre 90~110km/h? é como eu rodo com meu palio MPI, sempre com o pé leve. pisando um pouco mais o consumo do palio cai pra 11km/l
Oi Gabriel,
até 90 vai bem, 100 tb vai... 110 começa a complicar. É um carro excelente até os 80km/h...vai bem tranquilo, sem forçar. Não é um carro para altas velocidades é mais um jipão mesmo. Acho que com o vitara dá para andar bem mais. De qq modo, tudo depende da sua pressa. A máxima apresentada no manual do proprietário, salvo qq engano, é de uns 130km/h.
No caso do meu é o motor original ainda, 1.3. Dizem que com o Ap dá para andar mais, mas ai não mexe so em motor, mexe em caixa, mexe na transmissão...
Sds
marco
Ae cara!!
Eu sou o feliz proprietário do ex-vitara canvas do Arlei!! Se chamava graxaim, e eu o batizei de guaxinim (vai que ele é que nem cachorro né, dae tem ter a fonética parecida pra me atender).
O negócio é que só o fato de tu entrar num suzuki, já é uma baita curtição. Tem aquela frase nas capas de estepes dos suzukis: BE HAPPY, DRIVE A SUZUKI. Nunca vi frase tão perfeita pra definir um suzuki. Em relação às diferenças do samuca e do vitara canvas, eu não posso te dizer do lado do samuca. O único que sei é que faz muito barulho e o jipinho é mais duro, pula bastante.
Agora, o vitara é muito show! A capota não faz barulho nenhum, não entra água nem no lava a jato, o único barulho de vento que se escuta é quando passam os caminhões no sentido contrário (no seu caso vai ser muito comum), mas nada que atrapalhe!! Quanto à robustez e manutenção, os dois são parelhos, a diferença é que é mais fácil transformar o samuca em frankenstein do que o vitara. Mas ambos tem quase a mesma robustez.
Eu optei por comprar o vitara justamente pelo conforto, acabamento e pelo fato de ser difícil encontrar samurais inteiros (na época que eu estava pesquisando). Mas um samurai canvas, sem a capotinha com pneu 31 e rodas com offset negativo fica lindo demais! Um mini JPX, hehehe!!
[]´s
opa, brigadão pelo relato.
10km/l com pneus maiores e lift é exelente, bem melhor do que eu pensava hehe
eu ja imaginava que a final era bem baixa, mas ele se esgoela muito pra rodar entre 90~110km/h? é como eu rodo com meu palio MPI, sempre com o pé leve. pisando um pouco mais o consumo do palio cai pra 11km/l
diogo ludovico
10/02/2008, 02:33
Cara, tenho um samurai MT 97, é meu unico carro, e viajo com ele para todo o canto.
Ele está com motor original e peneus 205/75 R15, e na estrada, a 100km/h o giro fica na casa dos 3800-4000 RPM (instalei um contagiros), ideal mesmo é a 80 km/h, onde o giro fica na casa do 3000 - 3200 RPM, uma faixa confortavel, onde nem se força o motor e nem se tem tanto barulho.
Para o seu uso, realmente o vitara seria melhor, pois por ter velocidade final de 160km/h, e motor 1.6, na estrada ele desenvolveria mais facilmente a média de 100km/h.
Agora, se vc quiser mesmo assim um samurai (meu uso indicava um vitara, mas queria uma viatura que tivesse cara de jipe, por isso escolhi o samurai), opte pelos helicoidais, pois são mais confortaveis alem de pessoalmente acha-los mais bonitos que os modelos feixe.
Outra opção seria um jimny, não é um vitara, mas tb não é um samurai, seria um meio termo entre os dois, mecanica e robustez do samurai com mordomias de vitara, como DH AR e vidros eletricos. Alem disso o jimny lembra muito o samurai, por ser seu decendente direto.
Daniel Engelbrecht
10/02/2008, 19:21
O motor do Samurai foi concebido para funcionar a alta RPM. A potência máxima de 69cv é obtida a 6.000 RPM. Parece estranho, mas o bichinho esgoela mesmo.
Joao Baeta
10/02/2008, 19:45
:arrow:Samurai é put@ jipe.... Tb tenho... OAzul MT 93!
Td preparado para trilha........... Motor original.... Com quase 151.000 km originais! (Peguei com quase 132 mil km em 05/03)
Se vc quer dia dia.. Pega o 97 ou Vitara... Pois ano 95 quica mt e cansa!
E tb tenho um GV 2.0 TD 01 branco com 109 mil km (Peguei com quase 89 mil em fev de 07).....
Antes de ter o GV... Tinha o Jimny verde 00/01... Eu adorava...Nao tem noçao que ele fazia... Ele era um verdadeiro "Azulzinho" com o 2" de calço e pneu 215.75.15r!.... Fiquei com ele quase 3 anos...... Ate eu bati e deu PT pela seguradora... Quase matei a Porto Seguro! Tinha exato 68 mil km originais! Eu enfiava qq parada.... Ele ia msm!!!!!!!!! :palmas:
Suzuki é uma marca que sempre dá confiança.... Quem tem...Não vende!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abssssssssssssssssssssssssssss
Gabriel P.
10/02/2008, 21:09
a ajuda de vocês me deu confiança pra continuar procurando o meu samurai (a minha Samy, todos os meus carros tiveram nome de mulher :oops:) o que eu achei mais interessante no samurai, alem do visual que me conquistou a anos, foi ver a lista de peças nacionais intercambiaveis. isso que me deu coragem de partir pro jipinho importado. as possibilidades de modificações com motores diferentes e mais fortes me deixaram bem empolgado com o futuro do jipinho hehe
me corrijam se eu estiver errado, mas procurando as peças alternativas e com um bom mecanico, meu mecanico é meu idolo :mrgreen:, acho que a manutenção desse jipinho apesar de mais trabalhosa parece ser bem mais barata do que a de uma S10.
obrigado pela atenção e uma otima semana a todos
[]'s
Daniel Engelbrecht
10/02/2008, 23:37
Gabriel,
realmente tem bastante peça de carro nacional que serve no Samurai, mas não se iluda muito com isso. Tem peças que vc terá que usar que só servem as originais, e aí é um pouco caro, sim. O ponto positivo é que se vc arrumar um samurai bem conservado, dificilmente ele dará problema. Uma das coisas mais confiáves, na minha opinião, é o motor. Ele pode ser fraquinho, mas é bem resistente. Basta ver a quantidade de samurais com mais de 140 mil kms rodando por aí com o motor impecável.
Leonardo Rezende
14/02/2008, 22:30
a ajuda de vocês me deu confiança pra continuar procurando o meu samurai (a minha Samy, todos os meus carros tiveram nome de mulher :oops:) o que eu achei mais interessante no samurai, alem do visual que me conquistou a anos, foi ver a lista de peças nacionais intercambiaveis. isso que me deu coragem de partir pro jipinho importado. as possibilidades de modificações com motores diferentes e mais fortes me deixaram bem empolgado com o futuro do jipinho hehe
me corrijam se eu estiver errado, mas procurando as peças alternativas e com um bom mecanico, meu mecanico é meu idolo :mrgreen:, acho que a manutenção desse jipinho apesar de mais trabalhosa parece ser bem mais barata do que a de uma S10.
obrigado pela atenção e uma otima semana a todos
[]'s
Gabriel,
Pelo que parece o vitara seria melhor opção para o seu uso (em rodovias) e tem o canvas de lona e o canvas de teto rígido. Mas isso todo mundo já disse e vc optou pelo samurai. Então não deixa de dirigir um de feixe de mola e um helicoidal pra ver a diferença.
Quanto ao mecânico: se é o seu ídolo, espera até ele virar seu melhor amigo...
Abraço,
Leonardo
edson lele
15/02/2008, 10:18
I ai Gabriel tudo na paz???
Sou da mesma opinião que vc ,por isso comprei um samurai canvas 91/92(feixe) e não me arrependo de nada,é o meu carro do dia dia,alias o unico que tenho.
Gosto dele pois não tem frescura,acho peça até em açougue(por exemplo quando precisei de um bendix do motor de arranque achei numa loja de empilhadeiras).
Não tem dinheiro que pague a sensação de liberdade quando vc tira a capota e faz uma brincadeira no barro.E quando chego em casa ligo a vap e meto agua dentro(sem frescura),logo esta pronto pr outra.
O canvas não tem conforto,mas é o melhor da suzuki ,topa qualquer parada,eu garanto.Agora se vc quise conforto ,nem compre um jeep.
Boa sorte com seu suzuki e seja feliz!!!!!!
Abraço.
Olá Edson...
Vc tem a referência do arranque que trocou???
[s]
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