Ver Versão Completa : Barulho No Câmbio ( Caixa De Marchas Ou De Transferência Da Band)
Comecei A Ouvir Um Barulho Estranho, Como Se Houvesse Algo "trelando", Como Falam Os Mecânicos...quanto Mais Giro, Mais Barulho E Vibração Que Parecia Vir Das Caixas De Tração. Levei Minha Band à Oficina E O Meca Viu Uma Folga No Braço De Força (transmissão) Que Parte Para O Diferencial Traseiro. Falou Que Seria Necessário Trocar Duas Cruzetas Uma Ponteira E Um Frezado...o Guarda-pó Estava Rasgado, Tb. A Band Ainda Está Na Oficina, Pois Deixei Lá Hj. Aí Vão As Perguntas:
1- Pode Ter Havido Algum Comprometimento Do Sistema, Internamente, Por Causa Dessa Folga No Braço De Força?
2- é Normal Essa Folga Surgir?
3- O Que Eu Faço Com O Flange Do Diferencial Dianteiro, Que Faz Barulho, Chocalhando O Tempo Todo? Ele Deve Ficar Solto Mesmo?
Um Abraço A Todos!
Nobre companheiro Nobre!
Não sou Expert como outros aí, nem no Forum, nem forum dele!
Mas, dentro do espírito da cooperação, me atrevo a dizer:
É importante conferir periódicamente eventuais folgas no sistema de transmissão. Tal indicação, conforme consta do livrete de manutenção da Band, presumo que se deva à uma tendência própria da "robusta" estrutura do veículo. Conforme a minha experiência pessoal, a não correção destas folgas acabam interferindo nos demais componentes da transmissão (flange, cruzeta, rolamentos do pinhão, etc.). O pior é que, por ser um problema gradativo, o motorista vai se acostumando com os socos e vibrações (afinal isto é coisa de Band!).
Sugiro que faça o ajuste do sistema como um todo e procure "tirar"as folgas periodicamente durante as manutenções do veículo.
"Salvo melhor juizo"!
Abrtaço, boa sorte!
Cara, o meu diferencial traseiro foi pro saco...a transmissão estava empenada e com muita folga...refizeram toda ela e, quando instalaram, o barulho continuou...Os meca foram rodar para fazer um ensaio e o diferencial quebrou. O pinhaão e a coroa foram embora junto com as satélites e planetárias...vi os rolamentos e eles estavam gastos mesmo. A folga na transmissão agravou o problema rapidamente.
Fiquei com mais medo quando um dos meca falou que band quebra muito o sistema de tração... Vou gastar uns 2000 conto pra recuperar tudo...
Agora, fico preocupado se a cx e a transferência não foram afetadas tb.
Um abraço, amigo!
Edintruder
09/02/2008, 11:44
Por partes:
- Qualquer sistema mecânico que se movimenta está sujeito à folgas;
- Quando trocar as marchas e escutar estalos ou batidas é hora de parar imediatamente em uma oficina e verificar pois o prejuízo aumenta proporcionalmente com a preguiça de reparar o que já está estragado;
- O "braço de força" é o eixo cardan, as cruzetas criam folga sim, se não pegar água e nem areia pode durar 100.000 km, porém se for marca diabo, andar na areia, barro e água podem durar 50.000km. Normalmente cruzeta de primeira linha da marca "spicer" custa cerca de R$50,00. A luva e o espigão também tem vida útil limitada. Revisa o cardam dianteiro também;
- A Band não dá problema de transmissão não, o meca deve estar dando desculpas pela merda que fez, afinal, pegou a tua Band e quebrou o diferencial... cobra pelo menos 50% do valor do diferencial pois ele deve ter dado socos na transmissão para fazer isso, e se tivese usdado corretamente bastaria trocar os rolamentos que ficaria tudo em ordem;
- Depois de fazer o serviço, troca de meca pois ao falar isso denota-se que é enrolador!;
- Arruma o diferencial traseiro e leva a Band para outro meca revisar o dianteiro, só depois de mexer é que tens que te preocupar em mexer nas caixas. Não te preocupa que transmissão é fácil de mexer.
Realmente, fui negligente, pois o cardan já estava com folga há bastante tempo...Tb acho que o meca fez m@$%¨&*#$ com o meu diferencial, mas vou deixar pra lá...No final, isso vai acabar quebrando nas costas do cara, pois lá ele é funcionário da empresa...
Valeu pelas dicas de vocês, amigos...Pretendo continuar adorando a minha Band.
Um forte abraço!
Se ainda tiver alguém por aí que teve o mesmo problema que eu, manda pra cá a história...Valeu!!!
joão k. chikui
10/02/2008, 11:41
Nobre
Quando o rolamento começa a ficar ruim , avisa com um leve choro , principalmente ao desacelerar. Uma revisão preventiva evitaria todo esse gasto.
Minha band com 364 turbo/intercooler, pesadona (CD) , pé pesado,em 8 anos, nunca deu pau.
Agora , esse meca pisou na bola, e , para justificar fica falando asneira.
Allan Nielsen
10/02/2008, 22:31
Nobre,
minha Band começou a dar uns estalos quando descendo com freio motor, levei imediatamente no meca, e o rolamento do pinhão havia quebrado. Como parei imediatamente, o preju ficou apenas nos rolamentos. Como os colegas ja falaram, barulhos no sistema de tração devem ser identificados logo.
O diferencial da Toyota é muito simples, mas como todo diferencial deve ser montado por um meca experiente em dif. Se os ajustes não forem feitos corretamente (e exigem experiencia e ferramentas) seu dif. ficará comprometido e vc so sentirá o preju daqui a algum tempo. Procure uma boa oficina de caminhões, normalmente eles tem um meca especializado em dif.
Boa sorte
Valeu galera!!! É incrível como a gente aprende por aqui... Um abraço!
Radames Menegaz
28/10/2013, 14:03
Oi pessoal minha band é 84 e quando passa de 60KMh começa a fazer barulho e vibrar a alavanca de marcha. O barulho não é muito auto, mas é muito chato... podem me dar umas dicas de que pode ser? Muito Obrigado!
fabiano r
28/10/2013, 14:28
Oi pessoal minha band é 84 e quando passa de 60KMh começa a fazer barulho e vibrar a alavanca de marcha. O barulho não é muito auto, mas é muito chato... podem me dar umas dicas de que pode ser? Muito Obrigado!
Boa tarde Radames! Quando eu tinha cambio seco fazia barulho e foi resolvido trocando a alavanca das marchas e o reparo composto por mola, capa trava e capa da alavanca (tipo uma coifa) não foi caro e resolveu!
Abraço!
Coophamat
15/12/2016, 23:18
Olá senhores, vou desenterrar este tópico, pois, pela busca e o mais próximo do que preciso.
No escritório que trabalho, tem uma Band 2001, cabine simples e carroceria de madeira. Acontece que o barulho vindo da transmissão depois que passa dos 80 km/h e insuportável.
O barulho parece de trator quando está muito rápido, e um zumbido bem forte.
Tanto faz em quarta como em quinta marcha, se solta na banguela o barulho para, mas ela parece que fica meio amarrada na banguela e não desenvolve.
Em quinta marcha ela chega fácil em 120, mas o barulho deve passar dos 130 db.
Pensei que pudesse ser a transferência engatada, pois, a alavanca da tração está sem ação mas ao entrar por baixo o cardã está livre.
Alguém sabe o que pode ser?
Sergioporto
16/12/2016, 09:54
Olá senhores, vou desenterrar este tópico, pois, pela busca e o mais próximo do que preciso.
No escritório que trabalho, tem uma Band 2001, cabine simples e carroceria de madeira. Acontece que o barulho vindo da transmissão depois que passa dos 80 km/h e insuportável.
O barulho parece de trator quando está muito rápido, e um zumbido bem forte.
Tanto faz em quarta como em quinta marcha, se solta na banguela o barulho para, mas ela parece que fica meio amarrada na banguela e não desenvolve.
Em quinta marcha ela chega fácil em 120, mas o barulho deve passar dos 130 db.
Pensei que pudesse ser a transferência engatada, pois, a alavanca da tração está sem ação mas ao entrar por baixo o cardã está livre.
Alguém sabe o que pode ser?
Cambio e reduzida foi mexida recentemente ? Como está nível de óleo das caixas ?
Coophamat
17/12/2016, 14:11
Cambio e reduzida foi mexida recentemente ? Como está nível de óleo das caixas ?
Foi sim Sérgio, ela ficou na oficina, mas não conhecia o veículo antes, então não sei dizer se antes já fazia barulho, eles trocaram o óleo do câmbio, o nível está OK.
Outra coisa que acontece é o forte cheiro de óleo 90 que ela solta quando está andando.
Sergioporto
17/12/2016, 17:01
Foi sim Sérgio, ela ficou na oficina, mas não conhecia o veículo antes, então não sei dizer se antes já fazia barulho, eles trocaram o óleo do câmbio, o nível está OK.
Outra coisa que acontece é o forte cheiro de óleo 90 que ela solta quando está andando.
Perguntei sobre manutenção do cambio pelo seguinte,experiencia própria:Certa vez quebrou carretel da caixa da reduzida ,substitui p/ novo e mantive a engrenagem que sai da caixa principal e que também trabalha no carretel.Moral da história,ficou zunindo mais que reduzida de Wilys ,quando acelerava não mas ao tirar o pé zunia que estava difícil de aguentar.Coloquei óleo mais grosso e também Bardal.Zunido está sumindo aos poucos.
Pode ser teu caso ,cheiro de óleo pode ser excesso.
Boa noite a todos!
Ainda sou bastante inexperiente na Band e gostaria de saber se alguém pode tirar minha dúvida.
Na minha Band 14b, depois de certo tempo de uso (por exemplo, 1 hora de estrada) e parar o carro na garagem, ao colocar o câmbio em ponto morto consegue-se ouvir um ronco vindo da caixa.
Ainda em ponto morto, ao ser pressionado o pedal da embreagem, o barulho desaparece.
Parece-me algo relacionado ao eixo primário, sei lá.
Com o motor frio ou em uso moderado o barulho não é ouvido.
Pode ser algo relacionado à viscosidade do óleo? A caixa está com óleo 90 no nível correto.
É normal isso ou merece intervenção?
Obrigado...
Sergioporto
27/11/2019, 20:38
Boa noite a todos!
Ainda sou bastante inexperiente na Band e gostaria de saber se alguém pode tirar minha dúvida.
Na minha Band 14b, depois de certo tempo de uso (por exemplo, 1 hora de estrada) e parar o carro na garagem, ao colocar o câmbio em ponto morto consegue-se ouvir um ronco vindo da caixa.
Ainda em ponto morto, ao ser pressionado o pedal da embreagem, o barulho desaparece.
Parece-me algo relacionado ao eixo primário, sei lá.
Com o motor frio ou em uso moderado o barulho não é ouvido.
Pode ser algo relacionado à viscosidade do óleo? A caixa está com óleo 90 no nível correto.
É normal isso ou merece intervenção?
Obrigado...
Havendo ronco ,trate de mandar examinar. Pode ser rolamentos do cambio, é melhor prevenir do que remediar pois já está difícil adquirir peças originais e as que estão no mercado deixa à desejar.
Denise Ávila
28/11/2019, 12:56
Como bem falou o Sérgio, ouviu barulho pare pra examinar.
Mas comece pelo mais simples. Pode ser na CT (reduzida). Lá tem uma peça chamada pino chorão e este nome se dá pois qdo ela apresenta desgaste, ela "chora" kkkk. Pode ser o ronco que vc está ouvindo.
Pra esse serviço basta abrir a CT, não precisa descer o câmbio, o que torna a MO mais barata.
Boa sorte!
Sergioporto
28/11/2019, 17:15
Como bem falou o Sérgio, ouviu barulho pare pra examinar.
Mas comece pelo mais simples. Pode ser na CT (reduzida). Lá tem uma peça chamada pino chorão e este nome se dá pois qdo ela apresenta desgaste, ela "chora" kkkk. Pode ser o ronco que vc está ouvindo.
Pra esse serviço basta abrir a CT, não precisa descer o câmbio, o que torna a MO mais barata.
Boa sorte!
Como nosso amigo Omar relatou ,ao parar o carro na garagem e pisar na embreagem ,o ronco para.Com carro parado CT não roda Denise ,somente conjunto eixo piloto e entalhado da caixa principal.Mas sugestão é boa,já que vai mexer ,revisa a CT também,se tiver que substituir alguma engrenagem,substitua a que estiver ruim e também a engrenagem que ela acina para evitar o que aconteceu comigo,
Troquei o grupinho da CT e não troquei engrenagem que sai da caixa principal.Ai deu :Um zunido brabo quando acelerava,parava quando tirava o pé do acelerador,custou à sumir ,bardal e óleo 140 ,sei que recomendado é 90 mas uso 140.
Boa sorte Omar,esperando que sejam somente rolamentos ,procurando sempre manter original.
Muito obrigado pelas respostas.
Eu vacilei e não acionei o acompanhamento automático do fórum. Só li agora.
Enfiei-me debaixo da Band para delinear o que mais será necessário fazer para colocar tudo em dia.
Vamos lá. Além do ronco no câmbio, descobri que, supostamente, o retentor da árvore do pinhão está ruim (o assoalho da Band, visto por baixo, está molhado de óleo.
Imagino que seja óleo cuspido pelo giro do cardan.
Roda direita traseira vazando óleo 90 (escorrendo pelo pneu).
Neste caso presumo que o serviço seria a troca dos 2 retentores daquele lado.
A CT mereja um pouquinho de óleo.
Por incrível que pareça o freio de mão funciona perfeitamente.
Aí vem as dúvidas:
A troca do retentor da árvore do pinhão é relativamente fácil? Corrijam-me se estiver errado,mas penso que deveria soltar a flange da cruzeta, puxar para fora do focinho e acessar o retentor. É isso mesmo? Ele sai de boas?
Quanto aos retentores da roda. Dá pra fazer sem ferramenta especial?
Desde já muito obrigado a todos...
Sergioporto
02/12/2019, 12:20
Troca do retentor do pinhão não é difícil.Porca que segura o flange costuma ser muito apertada ,convém antes de soltar a porca ,após retirar o cardan verificar se há folga nos rolamentos do pinhão ,havendo ,atrás do rolamento existem calços que regulam esta folga e regule antes de colocar o retentor senão vais perder o retentor.Aquela porca costuma afrouxar sozinha também se não for bem travada.
Se teu eixo traseiro for semi flutuante vai ter que tirar tampa do diferencial,soltar pino das planetárias,tirar as mesmas para poder retivar a trava na ponta do semi eixo.
Sendo flutuante não há necessidade de abrir diferencial.
Não é difícil,basta ter as ferramentas certas e boa vontade.
Troca do retentor do pinhão não é difícil.Porca que segura o flange costuma ser muito apertada ,convém antes de soltar a porca ,após retirar o cardan verificar se há folga nos rolamentos do pinhão ,havendo ,atrás do rolamento existem calços que regulam esta folga e regule antes de colocar o retentor senão vais perder o retentor.Aquela porca costuma afrouxar sozinha também se não for bem travada.
Se teu eixo traseiro for semi flutuante vai ter que tirar tampa do diferencial,soltar pino das planetárias,tirar as mesmas para poder retivar a trava na ponta do semi eixo.
Sendo flutuante não há necessidade de abrir diferencial.
Não é difícil,basta ter as ferramentas certas e boa vontade.
É eixo flutuante. E já tinha lido por aqui que seria mais fácil mesmo.
Vou olhar a folga do rolamento, conforme memcionou.
Uma coisa que notei é que o defletor da flange do pinhão (diferencial traseiro) fica solto. Consegue-se movimentá-lo para frente e para trás uns 5mm.
Já o defletor do diferencial dianteiro está justo.
No traseiro consigo ver até um pedacinho do pescoço da flange.
Como ajustar? Ou não preciso me incomodar...
Sergioporto
02/12/2019, 21:08
Defletor solto faz barulho e não faz a função dele que é evitar entrada de sujeira no retentor.No meu dei pequenos pontos de solda porque fazia barulho demais.
Defletor solto faz barulho e não faz a função dele que é evitar entrada de sujeira no retentor.No meu dei pequenos pontos de solda porque fazia barulho demais.
Concordo...
Verei o que faço por aqui.
Muito obrigado.