PDA

Ver Versão Completa : Luz Interna sem Fio !!

GARCIA/SP
07/02/2008, 17:16
Camaradas,

Todos sabemos que nossos Nivas têm um problema clássico, que é o referente à iluminação interna. As luzes nas colunas são, na verdade, lamparinas:mrgreen:...
Pois bem, acho que solucionei este problema, sem ter de furar teto, modificar/trocar o retrovisor interno, etc, etc, etc...
Comprei uma luminária chamada "DOT-it Classic Dim", da Osram. Ela funciona com 3 led's, alimentados por pilhas AAA. Vc tem a opção de acender 1, 2 ou os 3 led's, de acordo com a necessidade. É prática, pois pode ser fixada à qualquer tipo de superfície (incluindo vidro), de 3 maneiras: por adesivo, por velcro ou ainda, por imã. O preço varia de R$29,00 à R$36,00 (depende do lugar).
Eis as fotos:

alvaro.jrc
07/02/2008, 17:23
Camaradas,

Todos sabemos que nossos Nivas têm um problema clássico, que é o referente à iluminação interna. As luzes nas colunas são, na verdade, lamparinas:mrgreen:...
Pois bem, acho que solucionei este problema, sem ter de furar teto, modificar/trocar o retrovisor interno, etc, etc, etc...
Comprei uma luminária chamada "DOT-it Classic Dim", da Osram. Ela funciona com 3 led's, alimentados por pilhas AAA. Vc tem a opção de acender 1, 2 ou os 3 led's, de acordo com a necessidade. É prática, pois pode ser fixada à qualquer tipo de superfície (incluindo vidro), de 3 maneiras: por adesivo, por velcro ou ainda, por imã. O preço varia de R$29,00 à R$36,00 (depende do lugar).
Eis as fotos:

Coloca o espelho do fiat uno, que já vem com a lampada que resolve o problema e não precisa trocar a pilha. :concordo:

Alexandre Souto
07/02/2008, 17:45
Conheço e uso elas!!!!

Para que serve esta argola do lado de fora??
e tb nao sabia que ela tem ima interno...

As lanternas de led em geral ultilizam muito pouca energia para iluminar e iliminam bastante, ultilizo estas como luminarias em casa e sao realmente muito boas....
Futuramente terei uns servicinhos pra elas... heheheheee...

E lembrando tem varias cores e sao muuuuuito economicas!!!!

GARCIA/SP
07/02/2008, 19:01
Coloca o espelho do fiat uno, que já vem com a lampada que resolve o problema e não precisa trocar a pilha. :concordo:

Álvaro,

Eu já havia visto essa adaptação com o espelho do Uno...só que não estava querendo passar fiação...mexer em elétrica...queria algo mais prático. Mesmo assim, valeu a dica!!

Abs

GARCIA/SP
07/02/2008, 19:05
Conheço e uso elas!!!!

Para que serve esta argola do lado de fora??
e tb nao sabia que ela tem ima interno...

As lanternas de led em geral ultilizam muito pouca energia para iluminar e iliminam bastante, ultilizo estas como luminarias em casa e sao realmente muito boas....
Futuramente terei uns servicinhos pra elas... heheheheee...

E lembrando tem varias cores e sao muuuuuito economicas!!!!

Alexandre,

Essa argola vêm na versão nova da DOT-it, e serve para vc instalar uma base imantada. Colei uma base no teto (já vem adesivada). Esta base, metálica, atrai esta peça com a argola, que fica no fundo da DOT-it...assim, vc remove a luminária apenas retirando-a, e a base metálica fica adesivada no teto...:putz:putz...espero ter conseguido explicar..rsss:concordo:

Abs!!

alvaro.jrc
08/02/2008, 01:43
Vc pode colocar led tb no lugar da lampada original do espelho do uno que tb fica bem legal.

Minha unica ressalva quando ao Dot-it é que ele ofusca bastante e se utilizado com o veículo em movimento pode causar algum acidente.

Outra coisa, as lampadas do painel, pode substituir sem o menor medo as lampadas originais do painel por leds, azuis ou brancos, eu fiz isso e fica SHOW DE BOLA, basta usar um resistor de 12v, acho q umas 6 a 8 lampadas sao suficientes.

Vou postar um foto do painel do meu ex-niva com os leds azuis.

Custo total R$ 20,00

VKASP
08/02/2008, 02:03
Minha unica ressalva quando ao Dot-it é que ele ofusca bastante e se utilizado com o veículo em movimento pode causar algum acidente.

Uso um genérico de 1,99 do Dot-It, e a única restrição que tenho é esta mesmo: ofusca bastante. Mas acho que vale a pena pela praticidade e preço.

Nivoide
08/02/2008, 20:40
Nao achei no 1,99...eu gostei.
Cabe no porta-malas tb...e embaixo do painel...cai a chave de casa sempre e fico horas pra achar...

GARCIA/SP
09/02/2008, 02:54
Cabe no porta-malas tb...e embaixo do painel...cai a chave de casa sempre e fico horas pra achar...

É isso aí...1001 utilidades...
Para quem se interessar, acessem:
http://dotit.osram.info/index.php?lang=en&country=com#

Abs:concordo:

Nivaléria
24/04/2008, 22:43
Show de bola, cara. Eu procurei um eletricista e o cara colocou 200 obstáculos. Disse que teria que fazer com translúcido e me pediu 400 mangos pra fazer. Vc só usou os ledes e o resitor?? Tem como postar um esquema pra levar pronto pra um eletricista ou eu mesmo fazer???
Valeu obrigado.

alvaro.jrc
25/04/2008, 08:18
Show de bola, cara. Eu procurei um eletricista e o cara colocou 200 obstáculos. Disse que teria que fazer com translúcido e me pediu 400 mangos pra fazer. Vc só usou os ledes e o resitor?? Tem como postar um esquema pra levar pronto pra um eletricista ou eu mesmo fazer???
Valeu obrigado.

Só usei led, resistor para 12v, solda, ferro de solda e um teste pra saber qual é o positivo, pois o led tem que ser instalado com a perna maior necessariamente no positivo, o restante não tem dificuldade.

Aqui tem um tutorial mais completo
http://www.natal4x4.com.br/ideia_22.htm

[]s!!

Jfranck
25/04/2008, 08:28
Buenas,

No Ebay tem leds RGB (o mesmo led pode assumir as três cores) com bom breço, e já vem com resistor, 560 ohm. Tem também leds difusos.
Quando chegar nesta etapa da reforma do Charrua (meu niva), estou pensando em usa-los para a iluminação.

Um abraço,

Jfranck:concordo:

Alexandre Souto
25/04/2008, 13:53

No meu Sidekick eu usava lampadas de porta luvas, bem frakinha, debaixo do painel pra iluminar o chao, pra achar algo ou iluminar para alguem entrar. Gosto e vou instalar na Ranger.

As Dot-It vou instalar na Rural pra facilitar na noite e a prucura de objetos.

Mto boa opcao!!!!

:concordo:

shuther4x4
25/04/2008, 18:04
Valeu obrigado.

É só lixar a "cabecinha" dele até ficar reta, assim a luz diverge e não vai em foco fechado!!!!

Buke
26/04/2008, 14:18
RChedidGarcia, gostei da dica e da lampadinha. Tem algum site que vende pela Internet? É muito prática. Chega de passar fio.

Buke
29/04/2008, 11:19
Casualmente recebi um e-mail promocional da Donatti, com uma similar Xing-ling, ou genérica. Claro que a qualidade deve ser bem inferior a Osram, mas é um têrço do preço da Polishop.
E só tem adesivo como meio fixante.
Fiquei na dúvida agora.

http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=718672

GARCIA/SP
29/04/2008, 11:33
Casualmente recebi um e-mail promocional da Donatti, com uma similar Xing-ling, ou genérica. Claro que a qualidade deve ser bem inferior a Osram, mas é um têrço do preço da Polishop.
E só tem adesivo como meio fixante.
Fiquei na dúvida agora.

http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=718672

Buke,

Também recebo os e-mail's da Donatti. Pelo preço, acho que vale a pena tentar este genérico...acredito que não deva ser muito diferente...

Abs!

RHL
03/05/2008, 19:50
Eu tenho duas no Feroza, são muito boas e as pilhas duram uma eternidade!

GARCIA/SP
03/05/2008, 22:44
Eu tenho duas no Feroza, são muito boas e as pilhas duram uma eternidade!

Márcio,

Falando em Feroza...sem que ninguém nos ouça (vou levar pedrada):mrgreen: ...gosto prá kcete deste carro...:concordo:...se não fosse fissurado no Niva, teria um, sem medo...

Abs:concordo:
Renato

Buke
08/05/2008, 17:26
Bom, chegaram as Dot-it Xing-ling. Olha, comprei quatro, uma já veio meio pifada. Não apaga quando se pressiona a lente. O material tb se vê que é coisa da China. Não tem o anel metálico tb. Só a superfície auto-adesiva. Mas pelo preço, dá pra comprar 10 destas pelo preço da Osram.