Ver Versão Completa : Suspensão e Direção - Ajudem!!!
Sou um jipeiro novato, mas tenho alguns conhecimentos básicos em mecânica.
Comprei um Willys 65, no meu entender, em bom estado e estou dando uma levantada nele.
A princípio não estou com vontade de fazer muitas modificações e adaptações. Estou dando preferência em manter a mecânica original e realizar todas as manutenções periódicas, de forma a manter o carro com condições aceitáveis de segurança.
Minha próxima empreitada é acertar a parte de suspensão e direção, visto que fiquei realmente assustado ao dirigir o jeep nesse carnaval.
Já esperava ter que trocar os amortecedores, mas uma coisa me chamou a atenção: Os feixes de mola me parecem pouco arqueados. Tenho essa impressão por 2 motivos.
1-Olhando os jumelos, nota-se que eles não estão na posição vertical (estão bem inclinados para trás)
2-Existe um batente (que não sei se é original ou normal) que está muito perto do feixe (uns 10 cm) sendo assim, o curso da suspensão seria só isso, o que, com certeza, não é normal.
Seguem fotos para demonstrar melhor o que falo.
Alguém por favor me dê uma luz! Se realmente estiverem muito planos, fica bom arquear os feixes em algum moleiro ou só trocando mesmo?
Os amortecedores da traseiros da Ranger necessitam de alguma adaptação? Ficam mellhores que os originais?
Minha direção está com férias, e prolongadas, tamanha a folga!
Para passar de 50km/h só com uma reza muito forte.
Dei uma verificada no sistema todo e percebi pequenas folgas nas ponteiras e no pino central do braço angular. O grande problema mesmo é na barra de ligação, principalmente na ligação com o braço angular.
Decidi manter o sistema original e trocar todas as ponteiras. Minhas dúvidas são as seguintes:
1- No manual de Manutenção que baixei na seção de Downloads mostra um rolamento no pino do braço angular. Achei este pino em algumas lojas na internet, mas não o rolamento. Alguém sabe onde posso encontrá-lo?
2-Na barra de ligação, que me parece que é a principal fonte de folgas, existem (também segundo o manual) 2 peças metálicas tipo umas arruelas ovaladas, uma plana e uma curvada (no manual fazem parte do reparo). Ao procurar o reparo nas lojas, vi que estas peças não estão inclusas. Por sua vez, também não estão inclusas ao se comprar uma barra nova. Minha pergunta é: Essas peças são necessárias??
3-É melhor trocar a barra inteira? A minha não está com o aspecto muito bom não, principalmente no furo onde entra o pino do braço angular.
Seguem fotos para melhor ilustrar o sistema.
PS. O antigo dono lambuzou tudo com um óleo que está uma m.... p/ limpar!!!!!
Carlos Bernardo
08/02/2008, 00:14
Tem muita gente bem mais por dentro do que eu, mas vou tentar te ajudar:
As molas me pareceram bastante cansadas. Digo isso, pois olhando pelas fotos que o jeep está de perfil, ele aparece bastante baixo, porém, o número de lâminas por feixe me pareceu o correto. Não entendio aquele batente. Não me pereceu ser original.
Quanto a direção, é o seguinte: SEMPRE vai existir folga. Se vc trocar o conjunto inteirinho por peças novinhas ainda assim ela vai aparecer. E vai crescer com o tempo. O conjunto original tem muuuuitos terminais, logo não segura a pressão por muito tempo.
Já que vc não quer investir muito (é isso?) eu sugiro que vc instale o caixa de direção do Maveco para diminuir em 90% suas dores de cabeça quanto à direção. Tem no Josewal (www.josewal4x4.com.br) e não é caro. Tem outras opções melhores também, é só dar uma pesquisada.
Quanto às molas, eu diria para vc dar uma pesquisada quanto à preços de molas novas. Sempre dá pra dar uma arqueada, mas arquear mola cansada só serve pra "adiar o velório"...rs..além de ficar ruim elas cedem rapidinho. Ah, fuja de um treco chamado kit-fess. Aquilo é obra do satã. Hehehehe...
www.jipebras.com.br
www.josewal4x4.com.br
www.agromotor.com.br (terminais originais e mecânica original em geral)
leopoldo
08/02/2008, 00:34
A altura dos jumelos estão com a inclinação adequada.
A altura do eixo em relação ao coxim dianteiro está adequada.
O coxim adicional é chamado coxim de reação e impede a mola esfregar no chassis quando dá batente superior, impede o batimento interno do amortecedor e impede a ponteira do cardan atravessar a tampa de proteção da luva. Este coxim é para o jeep brasileiro onde o jumelo fica ao contrário do americano.
Sobre as calotas semi-esfericas (castanhas) do braço de ligação, estão são necessárias pois transferem o movimento do braço para a esfera do pitman e do braço angular. Portanto fazem o "casamento" com as esferas.
O furo do braço angular( qual furo?) ... se for o furo da coupilha, não é problema, desde que mantenha a coupilha no lugar. Se for a de encaixe da esfera, este é ovalizado mesmo... são 2 diametros diferentes em um mesmo furo, não é desgaste nem defeito.
Leopoldo,
Apesar de ainda não termos nos "falado" por aqui, já li diversos posts seus e fiquei impressionado com aqualidade deles.
Sendo assim, obrigado pelos esclarecimentos.
As "castanhas"em questão são auelas peças que estão circuladas na página do manula que eu postei, né?
Fiquei em dúvida se estamos falando da mesma coisa...
Se são indispensáveis,você tem idéia de onde consigo delas para reposição? Pela foto dá pra ter uma idéia do estado em que a minha se encontra (tá meio que pendurada).
Pesquisando aqui e pensando no meu bolso também, vi a possibilidade de adaptar uma caixa de direção de Santana com o seguinte suporte:
http://xtrex.blog.uol.com.br/arch2007-06-17_2007-06-23.html#2007_06-19_00_10_11-9265281-0
O que acham da ideia?
Obrigado a todos pela atenção!
Abraços.
leopoldo
08/02/2008, 20:47
As castanhas são peças macicas de aço temperado(cinza escuro) e fazem parte do reparo do braço de ligação:
http://www.netstore.com.br/agromotor/pimg/800695_M.jpg (http://www.netstore.com.br/agromotor/prodvar.asp?codigo_produto=800695&pid=1D5129E3D7B145EAB5405F3BB4CF930020174151)
Não são as arruelas que vc demarcou.
As castanhas ficam dentro do braço de ligação, uma em cada lado de cada pino esférico - um no braço em L e um no braço pitman.
http://www.netstore.com.br/agromotor/pimg/4111_M.jpg (http://www.netstore.com.br/agromotor/prodvar.asp?codigo_produto=4111&pid=1D5129E3D7B145EAB5405F3BB4CF930020174151)
fotos do site www.agromotor.com.br (http://www.agromotor.com.br)
Sobre adaptações, sugiro vc procurar algum colega que tenha essa caixa instalada e então dê umas voltas com o jeep para sentir o comportamento dele. Pergunte ao dono oque está achando.
As castanhas são peças macicas de aço temperado(cinza escuro) e fazem parte do reparo do braço de ligação:
http://www.netstore.com.br/agromotor/pimg/800695_M.jpg (http://www.netstore.com.br/agromotor/prodvar.asp?codigo_produto=800695&pid=1D5129E3D7B145EAB5405F3BB4CF930020174151)
Não são as arruelas que vc demarcou.
As castanhas ficam dentro do braço de ligação, uma em cada lado de cada pino esférico - um no braço em L e um no braço pitman.
http://www.netstore.com.br/agromotor/pimg/4111_M.jpg (http://www.netstore.com.br/agromotor/prodvar.asp?codigo_produto=4111&pid=1D5129E3D7B145EAB5405F3BB4CF930020174151)
fotos do site www.agromotor.com.br (http://www.agromotor.com.br)
Sobre adaptações, sugiro vc procurar algum colega que tenha essa caixa instalada e então dê umas voltas com o jeep para sentir o comportamento dele. Pergunte ao dono oque está achando.
Foi o que imaginei.....
E as arruelas? Não tenho mais elas e pelo jeito não vem junto no reparo, nem com as barras novas. Tem problema montar sem elas? A plana acho que até posso conseguir com facilidade, mas a curva.....
E mais uma dúvida:
Quando fui comprar os terminais de direção na Donatti, fiquei em dúvida sobre rosca direita e rosca esquerda...
Vou comprar todos os terminais:
- Direito Externo
- Direito Interno (Aquele duplo)
- Esquerdo Externo
- Esquerdo Interno
Pelo bom censo, acho que tanto o direito externo quanto o esquerdo interno sejam iguais. Assim, teria que comprar 2 com um tipo de rosca e um com o outro.
Sendo assim, queria saber quais tem rosca esquerda e quais rosca direita para não comprar errado.
Além disso, o pino do braço em "L" nas lojas vem sem rolamentos e retentores (como é mostrado no manual de manutenção). Isso é uma versão moderna em que estas peças não são mais utilizadas ou terei que correr atrás delas? Se tiver, alguém tem as especificações?
Abraços a todos.
O Amigo Graças As Suas Fotos Descobrir Que O Bate Bate Dos Feixes De Molas Estao Relacionados Ao Coxim Que Ja Nao Existe Devido Ao Uso De 42 Anos .amanha Devo Comprar Novos E Repocionar Igual As Fotos Suas.
Fico feliz de, mesmo sem saber quase nada, ter podido ajudar....
E aí??? Alguém pode me responder sobre o pino do braço em L, as arruelas e o lado das roscas???
To querendo romper a barreira dos 40 km/h....hahahha
leopoldo
11/02/2008, 20:05
As chapas curvadas que vc marcou são para a VEDAÇÂO de onde fica alojado o pino esférico. Não sei se não vendem mais as chapinhas. Se não, tente achar em um desmanche. Entre elas(uma em cada ponta) e a barra de ligação, vai também uma borracha.
Sobre as roscas: são 2 esquerdas e duas direitas. Eu não lembro qual vai no pino central(duplo) mas, considere que o balconista da loja pode verificar com VC na hora da compra.
Sobre o pino do braço em L, a bucha com parafuso é orignal de antes da guerra. O certo seria agora o kit com rolamentos(esse é o moderno) = 1 pino(parafuso) de aço retificado, a bucha retificada, 2 rolamentos (buchas) de agulhas INA, 2 retentores SABO.
As chapas curvadas que vc marcou são para a VEDAÇÂO de onde fica alojado o pino esférico. Não sei se não vendem mais as chapinhas. Se não, tente achar em um desmanche. Entre elas(uma em cada ponta) e a barra de ligação, vai também uma borracha.
Sobre as roscas: são 2 esquerdas e duas direitas. Eu não lembro qual vai no pino central(duplo) mas, considere que o balconista da loja pode verificar com VC na hora da compra.
Sobre o pino do braço em L, a bucha com parafuso é orignal de antes da guerra. O certo seria agora o kit com rolamentos(esse é o moderno) = 1 pino(parafuso) de aço retificado, a bucha retificada, 2 rolamentos (buchas) de agulhas INA, 2 retentores SABO.
Esse kit moderno é o que se acha a venda nas lojas?
Como este?
http://www.001shop.com.br/lojas/zezo4x4.com.br/produtos_amplia.asp?produto=548&atualizasim=604
Pergunto porque comprei um desses e não sei se vou precisar de mais alguma coisa.
Só para esclarecer: To trabalhando em outro estado, então quando estou no Rio, não to tendo muito tempo de comprar peças. Assim tenho comprado o máximo possível para quando estiver lá só montar....
leopoldo
11/02/2008, 23:55
Esse é o KIT velho para boi dormir.
O novo pode ser deste tipo:
www.jipebras.com.br (http://www.jipebras.com.br):
http://www.jipebras.com.br/fotos/08.jpg
Fala AAREAL, beleza !
Nossa, quando comecei a ler esse tópico pensei que voce estava discrevendo o meu jipe,.rsss. Estou com o mesmo problema, nesse final de semana a caranga vai para o mecanico pra colocar uma direção hidraulica e trocar tudo que precisa para que eu possa passa de 40Km. Os amortecedores antigos ja estão fora eu vou colocar o da Ranger, ja medi o curso e da certinho. Voce ja comprou esse kit da direção? quanto saiu?
Fala AAREAL, beleza !
Nossa, quando comecei a ler esse tópico pensei que voce estava discrevendo o meu jipe,.rsss. Estou com o mesmo problema, nesse final de semana a caranga vai para o mecanico pra colocar uma direção hidraulica e trocar tudo que precisa para que eu possa passa de 40Km. Os amortecedores antigos ja estão fora eu vou colocar o da Ranger, ja medi o curso e da certinho. Voce ja comprou esse kit da direção? quanto saiu?
Não....
Comprei todos os terminais e o reparo da barra na ZEZO, que foi onde achei os menores preços. O pino central só tinham o modelo arcaico. Vouligar amanhã na Jipebras e ver quanto custa o pino...
Os valores eu nem tenho de cabeça pq cmprei varias outras coisas. Acabei gastando R$ 800,00 nas peças de direção, amortecedores, jumelos e umas coisinhas mais.....
Abraço,
Angelo
Qual é a dica para melhorar os feixes de mola?
abraços
Andrea coloma
leopoldo
13/02/2008, 20:08
o original ???? jogar na fundição !
melhorar ???? feixe de band
Milton Quindim
13/02/2008, 20:26
Deixem eu aproveitar este tópico para esclarecer mais uma dúvida que me surgiu dia destes quando fui no meca trocar os rolamentos das pontas de eixo.
Ele vendo meu sistema de direção, caixa externa do maverick mecânica mas que parece hidraulica, disse que o terminal que eu uso, este com um furo no centro e rosca do lado e o pino do terminal do outro deria ser um dos responsáveis por eu não conseguir acabar com o xime que me assombra desde que comprei o Quindim.
No caso este que está circundado 110558meio que nem criança de pré...isso procede mestre Leopoldo ou é papo de mecanico que qeur tirar dindin de jipeiro pobre?
Deixem eu aproveitar este tópico para esclarecer mais uma dúvida que me surgiu dia destes quando fui no meca trocar os rolamentos das pontas de eixo.
Ele vendo meu sistema de direção, caixa externa do maverick mecânica mas que parece hidraulica, disse que o terminal que eu uso, este com um furo no centro e rosca do lado e o pino do terminal do outro deria ser um dos responsáveis por eu não conseguir acabar com o xime que me assombra desde que comprei o Quindim.
No caso este que está circundado 110558meio que nem criança de pré...isso procede mestre Leopoldo ou é papo de mecanico que qeur tirar dindin de jipeiro pobre?
Quindin,
Eu tive esse terminal no Pépe e sempre funcionou super bem sem shime nenhum, e olhe qu quando eu o tirei ele nao estava aquelas coisas.
Porem apareceu um pouco de shime depois que eu coloquei os jumelos mais altos e fiz um novo braco de munhao, voltei pra casa e medindo la e ca acabei descobrindo que a frente estava um pouco mais alta que a traseira, por isso a frente sambava. Voltei os jumelos originais somente na frente e o problema desapareceu.
Sera que as suas molas arqueadas nao podem estar sendo a causa disso amigao?
leopoldo
13/02/2008, 23:42
procede mestre ou é papo de mecanico que quer tirar dindin de jipeiro pobre?
Carrinho de supermercado tem um shimmy danado e não tem sistema de direção de jeep.
Avião grande(Boeing 737 e assemelhados) pode ter um shimy danado de arrancar o trem e não tem sistema de direção de jeep.
Existe um milhão de outros jeeps que não tiveram e/ou não tem shimmy.
Ou o mecanico está interpretanto sem saber o que vê ou tá querendo te levar pro mau caminho.
O certo é procurar ajustar a pre-carga do rolamento do munhão, colocar amortecedor de direção, colocar pneus muito bem balanceados, verificar o angulo do caster (2 munhões e .... é ai que entre o jumelo mais alto) e .... muito cuidado com a carga nas molas(um lado mais alto que o outro na frente ou atrás ou ambos dá shimmy).
Como muitos jeeps tem uma lado torto, e outos fatores agravantes acima .... muitos tem shimmy.
Só isso.
o original ???? jogar na fundição !
melhorar ???? feixe de band
16/02/2008, 13:21
Não é que é ... tão ruim assim
É que o sistema não comporta um melhoramento que seja realmente digno.
O jeep tem um feixe de molas e ..... pronto. Se vc tira mola do feixe, o eixo torce, se vc coloca jumelo maior, o chassis sofre, o shimmy aparece e o amortecedor pode quebrar .... A verdade é que não temos KITS fabricados aqui no Brasil que sejam compostos de molas, amortecedores, batentes e demais acessórios completamente pensados na harmonia. Temos peças que quando juntas ficam mais ou ... menos(mais frequente).
Para melhorar a coisa toma um vulto $$ razoável.
Eu pensaria nos feixes de toy, com jumelo revolver(articulação em 2-eixos), articulação invertida na frente(o ponto fixo fica onde é o fixo no original), amortecedores rancho com controle, um bom jogo de batentes, e compensação nos flexíveis de freio e terminais de direção e possívelmente HiSteer .... uma brincadeira de uns +/-6 000,00
Oque vc deve fazer é manter as folhas lubrificadas e limpas de terra, borrachas de jumelos trocados com a frequencia que seu jeep pede, porcas torqueadas, batentes inteiros (inclusive os batentes de reação) e embuchamento em ordem, para preservar o jeep e impedir problemas maiores.
VALEU AMIGO ENTENDI é que a coisa é rustica mesmo
abraços
Andrea coloma
Agora Achei Estranho A Diferença De Preços Do Original Para O Da Toyota Band
Original Na Agromotor -433
Toyota Band -145
Mas Me Diga Precisa Fazer Algo No Chassi?
leopoldo
18/02/2008, 19:26
1-não consegui abrir o seu anexo.
2- não há um forma de colocar feixes de BAND sem modificações substanciais. NÃO
É tira um e põe o outro.
TEM QUE MECHER NO CHASSI!!!!!é isso???
leopoldo
19/02/2008, 13:13
sim, tem que alterar suportes NO chassis.
Nest e tópico aqui tem monte de foto de feixe de Band num CJ5.....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30867
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=90092&d=1186435976
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=90095&d=1186436384
Abraços,
Bill