Ver Versão Completa : Niva na estrada
O_WILLIAN
18/06/2004, 10:40
Olá amigos,
Há algum tempo criei um tópico, "viajar de niva", obtive algumas respostas ás minhas dúvidas mas continuo precisando da ajuda de vocês.
1 - O sistema de transmissão do niva (câmbio, diferenciais, reduzida e bloqueio) aguenta uma viagem de 7000 km?
2 - É viável converter o niva para álcool?
3 - Qual o consumo normal em estrada com o motor original?
4 - Se converter para álcool, qual será o consumo?
5 - Ao converter, se for utilizado o conjunto de pistões do fusca a álcool o carro fica melhor?
6 - Se fica melhor, qual a velocidade em viajem e qual o consumo?
Desculpe-me perguntar tantas coisas ao mesmo tempo mas estou programando uma viagem pelo nordeste em jan/05. Moro em Brasília e rodarei aproximadamente 7000 km. Há tempos sondo o niva e a rural para trilhas, nunca chegou a oportunidade de comprar, agora, com a viagem, preciso de um 4x4 pois pretendo ir a jericoacoara no CE e noutras praias onde o acesso é pela areia. Ficou inviável fazer a viagem em 4x2.
O medo de adquirir o niva é que ele quebre algo da tração na viagem. A parte de motor não me assusta, sei que qualquer carro com o motor em boas condições pode fazer uma viagem dessas. Já imaginaram alguma coisa da tração, transmissão quebrando no meio do sertão nordestino, sem peças e sem mão de obra.
Obs: não possuo recursos para comprar um 4x4 mais moderno tipo hilux, s10 ou ranger tem que ser niva, rural ou nada. Se comprar um mais moderno não viajo.
Abraços a todos conto com informações que são muito importantes no momento.
Rodrigo Lopes
18/06/2004, 22:14
1- Se o Niva vai aguentar, depende o estado geral do veiculo.
Teoricamente, se estiver tudo em ordem, aguenta muito mais que 7000km. Obvio, bem provavel que quebre alguma coisa durante a viagem, mas isso ocorreria tb com outros modelos.
2- 3 - 4 - O consumo do Niva é muito variavel. Tenho amigos que dizem q faz até 13 na estrada, o meu nunca fez mais que 8, q não é ruim. Depende do pé do camarada, estados de filtro de ar, de gasolina, e outros componentes que podem influenciar no consumo, por exemplo e principalmente o carburador dele.
Converter para o alcool é interessante comparando o custo por litro de cada um dos combustiveis, mas requer alguns gastos. A longo prazo, entenda, longa KM, é interessante, mas como disse anteriormente, depende do estado geral do motor do bixinho.
5- Vc não precisa mecher em pistão e anel para converter.
Isso de pistão de Fuca é qdo precisa fazer o motor, é mais em conta assim q usar o original. Alem do fato que fica bem melhor. Custo na base dos R$ 1500,00 p fazer uma coisa boa.
6 - Isso também é relativo, independente do motor, do combustivel, etc, não recomendo vc passar de 110KM/h com o NIva, muito menos em uma Rural.
Ambos os carros poderão lhe dar dor de cabeça, e digo mais, certamente irão.
Uma viagem destas, com estes tipos de veiculos, requer muito preparo.
Por exemplo, se quebra a peça das criticas no seu jipe, vc estando muito longe do lugar onde vc sabe que tem a tal peça, o que vc vai fazer?
Não quero ser o cara q ta te tirando o tesão da viagem, até pq tb quero fazer uma assim, mas é complicado, ainda mais de for em uma carro só.
De qualquer maneira, espero ter ajudado.
Boa sorte e boa viagem.
Abs
Niveiro X
19/06/2004, 10:32
trocando os pistões por de fusca e passando pra alcool o jipe fica muito melhor do que colocando os pistões originais 1.7 dele, além de que é praticamente impossivel achar os pistões originais do niva 1.7 e custam umas 600 L$ . Passando o jipe pra alcool com pistões do fusca e com um CARBURADOR BOM, como o weber, voce chega fácil nos 140 e consumo deve ficar na base de uns 5 km/l andando bem. O jipe fica outro, além de ficar com uns 90 cv e se torna um 1.8. Altamente recomendada a conversão.
Estou interessado em saber sobre a tração aguentar tambem como o nosso amigo O_WILLIAN.
Alguem tem algo a dizer/
[]s curiosos
Eduardo Velo
20/06/2004, 10:21
Estou interessado em saber sobre a tração aguentar tambem como o nosso amigo O_WILLIAN.Alguem tem algo a dizer/
[]s curiosos
Pq a desconfiança com a tração ??
O que pode dar problema é um pulo de dente de corrente de comando e enfraquecer (frouxa) , termostática encantar fechada (aquecimento) , bobina aquecer , entre outras coisas mais referente ao periférico do motor , pq o motor aguenta bem ...
A tração integral é bem confiável ...
[]s...
Eduardo,
É que tenho meu niva a pouco tempo e o bicho tem uma vibração que incomoda e fiquei com receio que fosse algo que pudesse dar problema.
Dizem que é por causa da cruzeta.
Qto ao resto estou tranquilo pois troquei as engrenagens, esticador, corrente, etc...
Obrigado e abraços.
Eduardo Velo
21/06/2004, 13:56
Eduardo,É que tenho meu niva a pouco tempo e o bicho tem uma vibração que incomoda e fiquei com receio que fosse algo que pudesse dar problema.
Dizem que é por causa da cruzeta.
Qto ao resto estou tranquilo pois troquei as engrenagens, esticador, corrente, etc...
Obrigado e abraços.
Marzano , essa vibração é do acoplamento de borracha - solta os parafusos (6 ou 8 ) , coloca a lavanca de reduzida no Neutro , engata da 1º até a 5º deixa com 4000 rpm depois deixa cair a rotação naturalmente e reaperta os parafusos , se não resolver tem que balancear o acoplamento ...
[]s...
andretomasi
21/06/2004, 14:01
Eu acho que tinham que mudar o código do 8) ( 8 ) )pra 8 - ), assim resolvia esses números sorridentes :D :lol: :D
[ ]´s
Niveiro X
21/06/2004, 21:48
Eduardo,É que tenho meu niva a pouco tempo e o bicho tem uma vibração que incomoda e fiquei com receio que fosse algo que pudesse dar problema.
Dizem que é por causa da cruzeta.
Qto ao resto estou tranquilo pois troquei as engrenagens, esticador, corrente, etc...
Obrigado e abraços.
Marzano , essa vibração é do acoplamento de borracha - solta os parafusos (6 ou 8) , coloca a lavanca de reduzida no Neutro , engata da 1º até a 5º deixa com 4000 rpm depois deixa cair a rotação naturalmente e reaperta os parafusos , se não resolver tem que balancear o acoplamento ...
[]s...
eu tive muitos problemas até conseguir alinhar o câmbio decentemente. Tive que trocar prisioneiros, acoplamento elastico(que era novo, mas comeu inteiro por causa do desalinhamento :x ), alinhar os dois cardãs e até trocar cruzeta.
Eu vi na net que fizeram uma adaptação onde se troca esse acoplamento(culpa da vodka esse acoplamento elastico :cry: ) por uma peça do gol se não me engano. a peça fica no lugar do acoplamento e disseram que remove completamente a vibração. Se alguém souber de algum site que fale sobre essa adaptação, por favor compartilhe com esse camarada aflito. :wink:
Bom Niveiro X,
Sou leigo no assunto mas acredito que seja disso que esteja falando.
http://www.nivasite.com/acoplamento.html
Ate quando vale pagar para fazer essa adaptação?.. se é que vale..
Niveiro X
22/06/2004, 19:15
Bom Niveiro X,
Sou leigo no assunto mas acredito que seja disso que esteja falando.
http://www.nivasite.com/acoplamento.html
Ate quando vale pagar para fazer essa adaptação?.. se é que vale..
na mosca, camarada .
Pelo que eu sei, o acoplamento apenas custa uns 300 reais. Mas se ficar melhor que o original alinhado, vale a pena.
Eu acho que tinham que mudar o código do 8) ( 8 ) )pra 8 - ), assim resolvia esses números sorridentes :D :lol: :D
[ ]´s
hauihauiha
topico adequado para esse tipo de sugestão... :D
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.