Conectar

Ver Versão Completa : Torque hilux sw4 3.0TD 1998

Eduardo Aguiar
07/02/2008, 12:29
Amigos,

Alguém sabe o torque da hilux sw4 3.0 Turbo Diesel 1998? É que eu queria comparar com o torque de outros suv's.
Aproveitando, alguém poderia explicar de forma rápida o que significa em termos práticos? É mais importante o números de cavalos ou o torque?
Obrigado!

Amadeus123
07/02/2008, 14:40
Enquanto os colegas mais experientes não aparecem vou deixar minhas impressões.

Que eu saiba esse motor 1Kz-T tem o torque de 32 Kgfm.

Quanto a torque e potência que eu saiba é em relação a força x velocidade. Quanto maior a potência, maior será o torque, pois um está atrelado ao outro, porém na construção do motor pode-se dar mais ênfase a um fator ou outro, para veículos que precisam de força, mais que velocidade a regulagem do motor privilegia o torque, ficando menos potente, assim se consegue retomadas melhores mas a velocidade final fica menor.

Num carro em que a velocidade final é mais importante a potência é privilegiada, por isso em geral os carros de corrida tem que ter muitas marchas pois o torque fica em segundo plano e o carro com menos força de arranque mas com mais potência e velocidade final maior.

Eduardo Aguiar
07/02/2008, 18:21
Será que 32 kgfm faz muita diferença em relação a 30,6 kgfm? Tô pensando em comprar uma pajero sport 2.5, que possui 143 cv e 30,6 kgfm de torque. Eu queria fazer uma comparação com a minha hilux sw, que parece ser igual a sua! Será que vou sentir muita diferença de desempenho?

mcastanho
07/02/2008, 19:31
Será que 32 kgfm faz muita diferença em relação a 30,6 kgfm? Tô pensando em comprar uma pajero sport 2.5, que possui 143 cv e 30,6 kgfm de torque. Eu queria fazer uma comparação com a minha hilux sw, que parece ser igual a sua! Será que vou sentir muita diferença de desempenho?
Eduardo,

uma coisa é certa, a diferença da SW4 3.0 TD para a 2.8 D é muita.

Para as minhas viagens com a família nao tem problema, nao tenho o pé pesado também mas é uma grande diferença, principalmente em subidas....

É bom procurar referências mesmo no caso da Pajero que está procurando embora ela tenha uma potência bem maior que a sw4 igual a minha, que nao deve passar de 90 e poucos cavalos.

Abs

Amadeus123
07/02/2008, 19:45

Olá Eduardo, essa diferença é muito pequena e não deve interferir nesse tipo de tomada de decisão, pra você ter uma idéia a Hilux SR5 tem apenas 17,5 Kgfm e em questão de força a diferença só é sentida em ultrapassagens onde a cavalaria (que é pouca 77 cvs) já está toda requisitada, mas num uso normal em cidade e até fora da estrada essa diferença de torque é pouco sentida.

Quanto aos 143 CVs da Pajero, numa estrada, pisando fundo, deve fazer alguma diferença, mas é coisa que não tem muita serventia, até porque esses veículos não devem andar em velocidades muito altas, pela falta de estabilidade do conjunto.

Sendo assim acho que pode considerar as duas iguais em termos de força/velocidade, deixe a decisão por conta de outros fatores, o melhor deles é o coração, qual que faz ele bater mais forte, se for usar a razão, a Toyota é o carro dos que não gostam de oficina, que desperta o amor a longo prazo, pela durabilidade e confiabilidade. E pelo que tenho visto a migração para Toyota é maior do que o de outras marcas, justamente por essa fidelidade que acaba acontecendo. Mas como falei, o coração é quem manda, pelo menos em matéria de mulher e carros. :lol::lol:

mcastanho
07/02/2008, 19:48
Eduardo,

uma coisa é certa, a diferença da SW4 3.0 TD para a 2.8 D é muita.

Para as minhas viagens com a família nao tem problema, nao tenho o pé pesado também mas é uma grande diferença, principalmente em subidas....

É bom procurar referências mesmo no caso da Pajero que está procurando embora ela tenha uma potência bem maior que a sw4 igual a minha, que nao deve passar de 90 e poucos cavalos.

Abs
Ahh, apenas um comentário, fiz as colocações nao com referência ao torque ok mas o com relação a potência principalmente em ultrapassagens , como o Amadeus colocou.

Abs,

Eduardo Aguiar
08/02/2008, 00:21
Obrigado pelos depoimentos! Realmente o coração tem grande peso nessa escolha, mas o bolso pra comprar uma zero também tá influenciando.
Uma SW4 nova tá muito cara, uma diferença em torno de R$30.000,00 e isso pesa bastante. A Mitsubishi é uma excelente marca também, só que na minha visão é inferior à Toyota.
Eu na realidade ainda tenho uma grande dúvida, pois queria um carro zero.
Obrigado!

mcastanho
08/02/2008, 00:30
Eduardo,

bom, minha opiniao sobre a Toyota é indiscutível...considero a mecânica toyota com uma qualidade incomparável...o que minha band já aguentou ..e continua firme e forte....como tantas outras por ai !!

boa sorte na tua escolha !!

joão k. chikui
08/02/2008, 01:53
Edu
Acho que 32 mkgf de torque quem tem é o 1kzt-e acima de 2001. O 1kzt de 97 a 2000 acho que tem 29 mkgf.
Torque X Potencia
Vc pode ter um motor de alto torque em baixa, tipo Mercedes OM364/4 LA com algo perto de 39 mkgf a 1400 rpm , mas que em 2800 rpm já não está no seu ideal, e a potencia(produto do torque * rotação) chaga a apenas 109 CV.
Comparando com um Maxxion 2.5 HS que tem 29 mkgf de torque , acho que por volta de 2200 rpm , mas que em 3500 rpm ainda tem Fôlego , a potencia vai a 115 CV.
Numa hipotética comparação de duas viaturas equipadas com tais motores, o primeiro , em baixa e até 2200 rpm levaria vantagem, pois teria um torque bem maior.
Em situações de alta rotação a maior potencia comprensa o menor torque.
Para motores diesel , particularmente,acho o peso/torque mais importante que peso/CV.

Amigos,

Alguém sabe o torque da hilux sw4 3.0 Turbo Diesel 1998? É que eu queria comparar com o torque de outros suv's.
Aproveitando, alguém poderia explicar de forma rápida o que significa em termos práticos? É mais importante o números de cavalos ou o torque?
Obrigado!

Amadeus123
08/02/2008, 12:51
Edu
Acho que 32 mkgf de torque quem tem é o 1kzt-e acima de 2001. O 1kzt de 97 a 2000 acho que tem 29 mkgf.

Isso mesmo colega, 29,6 Kgf.m a 2.400 rpm, pois nã havia o gerenciamento eletrônico.

:concordo:

Eduardo Aguiar
08/02/2008, 13:12
Então a pajero sport 2.5 com 30,6kgf.m e 143cv tem uma melhor resposta? Muita gente condena esse motor dizendo que é fraco!
Pelo visto, o motor não é fraco, o problema é a comparação. Não dá pra comparar com uma nova hilux! Mas comparando com o motor toyota 3.0 tD da sw 1998, eu acho que não deixa nada a desejar!

joão k. chikui
08/02/2008, 13:44
Edu
Muito pelo contrário , essa Mit em questão deve ser uma HPE, da divisão de alta performance (corrida) , por isso 143 CV nesse bloco 2.5 .

Amadeus123
08/02/2008, 14:06
É fácil perceber também que um motor 2.5 com 143 CV vai ser exigido muito mais que um 3.0 com 116 CV, essa "folga" traduz-se em durabilidade. Coisa que em matéria de motor diesel pode significar centenas de milhares de kilometros a mais, antes de uma eventual retífica.

Eduardo Aguiar
09/02/2008, 15:22
Pessoal, valeu mesmo pelas informações! É muito bom contar com a opinião das pessoas desse forum.

Um abração e obrigado!

JEFFCATUNDA
09/02/2008, 20:18
Então a pajero sport 2.5 com 30,6kgf.m e 143cv tem uma melhor resposta? Muita gente condena esse motor dizendo que é fraco!
Pelo visto, o motor não é fraco, o problema é a comparação. Não dá pra comparar com uma nova hilux! Mas comparando com o motor toyota 3.0 tD da sw 1998, eu acho que não deixa nada a desejar!

"joão k. chikui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=11019) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Expert
Expert
Data de Entrada: Feb 2007
Local: Cotia - SP

Edu
Muito pelo contrário , essa Mit em questão deve ser uma HPE, da divisão de alta performance (corrida) , por isso 143 CV nesse bloco 2.5

"
Eduardo.

Se você der uma pesquisada aqui pelo forum mesmo nos ABACAXIS destas L200 com 143CV, você vai querer ficar a léguas de distância delas...

O único ponto forte desta viatura é que o cabeçote delas custa 1.800 reais:mrgreen:...:mrgreen:.

Na real, na estrada, ela não anda com a sw4 97/2000...se tentar andar queima em talvez 500 metros....

renzo
14/06/2008, 23:10
retomando o topico,gostaria de tirar umas duvidas sobre potencia da sw4.

eu tenho uma sw4 97 3.0 ,ainda com motor com bomba injetora;na qual segui os conselhos aqui do forum e pedi ao meu mecanico pra mexer no deficit do diesel e na pressao de turbina....ficou otima.

porem agora estou com uma 2001 ja com o motor eletronico e notei que ela anda menos que a minha 97.........as duvidas sao:

1-esse motor é o mesmo das novas sw4 ??
2-como faco um upgrade nesse meu motor eletronico?

aguardo as ideias

abs

JEFFCATUNDA
15/06/2008, 00:07
1-esse motor é o mesmo das novas sw4 ??-Não , não é o mesmo das SW4 novas.
2-como faco um upgrade nesse meu motor eletronico?- Só chipando por fora pois ela não aceita remapeamento interno.

renzo
15/06/2008, 01:41
1-esse motor é o mesmo das novas sw4 ??-Não , não é o mesmo das SW4 novas.
2-como faco um upgrade nesse meu motor eletronico?- Só chipando por fora pois ela não aceita remapeamento interno.

desculpe,o que quiz dizer com chipando por fora ????nao consigo remapear o proprio chip do carro????tenho que comprar outro chip com esse remapeamento ???

[]s

Engels Kbça
15/06/2008, 09:01
desculpe,o que quiz dizer com chipando por fora ????nao consigo remapear o proprio chip do carro????tenho que comprar outro chip com esse remapeamento ???

[]s

:concordo:Exatamente, tem que trocar o chip. Dá uma olhada no site http://www.shopping4x4.com.ar/default.php?cPath=71 que voce encontra uma dicas.

Um abraço

JEFFCATUNDA
15/06/2008, 10:20
Na verdade, o chip é colocado por fora, não se retira o original...o Sergio Holanda já escreveu muito sobre isso....parece que só nas mais novas é que se retira um e se coloca o outro