Conectar

Ver Versão Completa : Sistema de arrefecimento-Cherokee Sport

Marcelopc2004
07/02/2008, 11:26
Prezados,
Já participo do forum faz algum tempo e confesso que aprendi bastante, mas sempre temos coisas novas para aprender.
Comprei minha XJ faz uns 6 meses. Tudo perfeito
Nesta última semana passei a perceber que a temperatura tem estado mais baixa que o normal e por conseguinte a pressão do óleo subiu um pouco, acredito que seja normal. No transito tudo volta ao normal ( temp 100 e óleo no 3)
Hoje quando liguei o carro, frio, percebi que o ventilador rodou na mesma RPM que o motor e que provavelmente o acoplamento viscoso foi pro saco. Existe algum tipo de reparo ou regulagem? Quando rodei o ventilador manualmente com o motor desligado, senti um pouco de resistência.
obrigado
abs
Marcelo
xj branca - Rio

nzardo
07/02/2008, 15:53
Marcelo,

Essas coisas de longe fica dificil dar palpite...... mesmo com o motor frio, existe uma certa resistência qdo gira-se a hélice..... não fica totalmente livre como uma elétrica..... agora cada um tem um conceito de 'resistência" ..... o bom mesmo é ir em um meca e escutar opiniões..... ;)

A minha qdo ligo com o motor frio também faz um 'ruidão' da hélice.... mas em seguida diminui..... e tambem tem muita gente rodando com o acoplamento travado.... :concordo:

gutoxj98
07/02/2008, 21:40
Niltao...........tbem queria saber se existe algum tipo de regulagem, pois quando comprei a minha, o vrummm era sempre maior.....agora ela nao faz tanto assim.....

existe regulagem ?......existe algum fluido dentro que se troca ?

valeu

nzardo
07/02/2008, 21:58
Niltao...........tbem queria saber se existe algum tipo de regulagem, pois quando comprei a minha, o vrummm era sempre maior.....agora ela nao faz tanto assim.....

existe regulagem ?......existe algum fluido dentro que se troca ?

valeu

Guto,

Q eu saiba qdo o 'viscoso' vai pro saco.... vai de aos poucos e de vez.... :cry:

Mas tem um tópico por aqui q trata desse assunto.... use a ferramenta de pesquisa com acoplamento viscoso.... ja q ele foi muito comentado, pois eu to com preguiça....... :mrgreen:

Alias......... o q acontece com esse forum ??? será o meu navegador... não aparece mais as páginas...... aparece uma arvore...q bost.... e pelo jeito esqueceram o limite dessa ''arvore'' pois o tópico gigante das Cherokees Sport nem abre...... :parede:

Marcelopc2004
10/02/2008, 00:24
Zardo, Obrigado,
Também acredito que andar com o acoplamento travado não seja nenhum grande problema. Mas por conta disso o motor fica um pouco mais frio que o normal e percebi que a pressão do óleo subiu um pouco, como quando o motor está frio. Isso pode ser um problema? Se o reparo do acoplamento for muito caro, devo usar um óleo menos viscoso?

Pedro-GO
10/02/2008, 00:39
Zardo, Obrigado,
Também acredito que andar com o acoplamento travado não seja nenhum grande problema. Mas por conta disso o motor fica um pouco mais frio que o normal e percebi que a pressão do óleo subiu um pouco, como quando o motor está frio. Isso pode ser um problema? Se o reparo do acoplamento for muito caro, devo usar um óleo menos viscoso?

motor mais frio=oleo mais groso + presão!
acoplamento travado= mais soco nas correias!

quanto a estar mais frio= veja a valvula termostatica,deve
estar travada [aberta]

Marcelopc2004
10/02/2008, 01:09
Prezado Pedro,
A válvula termostática não se mantem fechada apenas quando se liga o carro frio?
se não me engano ela se abre assim que o motor começa a esquentar. O que ocorre é que ,antes, a temperatura estava sempre em torno doa 100 ( normal ) agora tem ficado um traço abaixo e consequentemente a pressão do óleo tem ficado um traço acima.
Sei que este tipo de válvula é problemática. No meu u´timo carro, um xsara, tive que retira-la. Elá só é útil em local com clima bem frio, não é o caso daqui do Rio! rsrs

Pedro-GO
10/02/2008, 01:25
Prezado Pedro,
A válvula termostática não se mantem fechada apenas quando se liga o carro frio?
se não me engano ela se abre assim que o motor começa a esquentar. O que ocorre é que ,antes, a temperatura estava sempre em torno doa 100 ( normal ) agora tem ficado um traço abaixo e consequentemente a pressão do óleo tem ficado um traço acima.
Sei que este tipo de válvula é problemática. No meu u´timo carro, um xsara, tive que retira-la. Elá só é útil em local com clima bem frio, não é o caso daqui do Rio! rsrs

não ela tem uma temperatura certa pra abrir[tá escrito na valvula]
geralmente é entre 70 a 85 graus depende do carro!

carro se valvula:discordo::discordo:
oque acontece.
o motor vai quente +- 80 graus,ai vc pega uma decida,
o motor recebe uma ducha fria em volta das camisas:parede:
se usar bangela é pior,mais frio ainda.
no fim da bangela,vc engata e acelera=choque termico:shock:
pode rachar camisa!

de preferencia só compre valvula em autorizada;)

nzardo
10/02/2008, 12:17
Pedro,

Esse problema de 'choque' não tem como ocorrer..... a válvula tem a sua abertura completa ao 92º +-, pois a temperatura ideal de funcionamento do motor é em torno de 95..... ;)

A única coisa q ocorre SEM a válvula, é q o motor vai demorar mais para esquentar e consequentemente neste periodo, vai consumir mais gasolina..... :concordo:

Pedro-GO
10/02/2008, 16:37
Pedro,

Esse problema de 'choque' não tem como ocorrer..... a válvula tem a sua abertura completa ao 92º +-, pois a temperatura ideal de funcionamento do motor é em torno de 95..... ;)

ola nzardo

não á choque termico em motor com valvula;-)

A única coisa q ocorre SEM a válvula, é q o motor vai demorar mais para esquentar e consequentemente neste periodo, vai consumir mais gasolina..... :concordo:

sem valvula

alem do consumo d comb

consumo de oleo lubrif

desgaste de aneis e camisa[camisa fria X aneis quente]

ranhuras nos piotões e camisa [ pistão dilata, camisa não]

mais problema com junta de cabeçote [cabeçote mais quente ]

batida de saia de pistão [pode até quebrar].

A valvula é para manter o conjunto do motor em uma unica temperatura!

se o motor for a diesel é miuto pior
pois a esplozão acontece por pressão[não tem vela de faisca]

a valvula só dá problema se travar,caso contrario ela vai te dar no minimo
50% a mais de vida a seu motor:concordo:

pode perguntar a um bom mecanico!
mecanico que manda tirar a valvula:shock:
é porque não deu conta de resolver o aquecimento:cry:
e o prejuizo sera seu:!::!:
aquarde que ele vem:putz::putz:

at/Pedro

samukanvas
10/02/2008, 18:44
Pedro,

Pode ficar tranquilo que a temperatura não cai tanto assim pra arrebentar o motor.

Abs

Pedro-GO
10/02/2008, 18:53
Pedro,

Pode ficar tranquilo que a temperatura não cai tanto assim pra arrebentar o motor.

Abs

vai errebentando bem devagarzinho:confused:

e com tortura:cry::cry:

não é a queda:discordo:, e sim a variação muito brusca.

Marcelopc2004
11/02/2008, 18:22
Zardo,
Por isso acho que o problema não é a válvula. No transito o motor fica na temperatura normal.Na estrada é que tem se mantido mais frio que o normal. Além disso não tenho sentido diferença no tempo em que o motor leva para esquentar.
Esse pequeno aumento da pressão do óleo pode provocar algum dano?
Alguém já desmontou o acoplamento viscoso?
obrigado
abs
Marcelo

nzardo
11/02/2008, 19:19
Zardo,
Por isso acho que o problema não é a válvula. No transito o motor fica na temperatura normal.Na estrada é que tem se mantido mais frio que o normal. Além disso não tenho sentido diferença no tempo em que o motor leva para esquentar.
Esse pequeno aumento da pressão do óleo pode provocar algum dano?
Alguém já desmontou o acoplamento viscoso?
obrigado
abs
Marcelo

Marcelo,

é absolutamente normal o motor trabalhar mais frio em estradas por conta de todo o ar q o radiador recebe..... mas não se preocupe.... se esta tudo em ordem , a temperatura não vai baixar mais do q a válvula termostática permite....... ela vai se fechar e adequar a temperatura..... se não fosse assim como ela poderia andar sob a neve....... ;)

Qto a pressão de óleo, se a sua na marcha lenta marca 3, ela ja esta marcando a mais do q a maioria das XJ..... precisa ver q sensor esta instalado na sua e a viscosidade do óleo e o seu nivel, se estão normais....

Marcelopc2004
14/02/2008, 09:13
Existe algum teste para que possamos avaliar a termoválvula. Estou certo que estou com o motor trabalhando mais frio do que antes. Pelo que foi falado, ou é a válvula ou o acoplamento viscoso. Gostaria de ffazer testes para identificar onde está o problema, para ir no mec já certo.
valeu
abs
Marcelo

nzardo
16/02/2008, 10:53
Marcelo,

Vc ta bem sismado né... :mrgreen:

O seu radiador é original ?? pois ela original qdo esquenta mesmo, a temperatura se mantem próxima aos 100º, com termostatica aberta e acoplamento viscoso totalmente acoplado.... se for diferente disso a ventoinha elétrica não é acionada..... e a sua ventoinha elétrica entra em funcionamento ?? ...........:pensativo:

Marcelopc2004
16/02/2008, 17:46
Rsrsrs! Tô mesmo!
Parece toda original! A temperatura só fica no 100 em transito pesado.
Em transito live e estrada tem ficado entre 40 e 100 no marcador, coisa que antes não ocorria, pois normalmente ficava um traço abaixo do 100.
Isso passou a elevar um pouco a pressão do óleo, que sempre esteve no 3 e agora tem ficado um traçco acima la pelas 2000rpm. Minha dúvida é se isso pode me causar algum problema mais sério. Já sei que o consumo pode aumentar um pouco.
obrigado
abs
marcelo - Rio

nzardo
17/02/2008, 10:34
Marcelo,

Talvez os seus sensores deixaram de passar a informação correta.... :pensativo:

Tente desconectá-los e limpar os contatos pra ver o q ocorre.... :concordo:

gutoxj98
18/02/2008, 00:53
A minha tbem tava meio doida assim, ate postei fotos aui pra provar...hehhehe

Mas desconectei o fio do sensor e dei uma limpada......nunca mais marcou errado, a luz do check engine vai ficar acesa, mais depois apaga !!!!

Quanto ao oleo, ele deve ta ficando mais grosso, e vc ta ligando isso ao sensor de temperatura.......!!!! acho que é isso !!!

abraço

fejeep
29/11/2013, 23:46
Existe algum teste para que possamos avaliar a termoválvula. Estou certo que estou com o motor trabalhando mais frio do que antes. Pelo que foi falado, ou é a válvula ou o acoplamento viscoso. Gostaria de ffazer testes para identificar onde está o problema, para ir no mec já certo.
valeu
abs
Marcelo
Amigo, na boa, acho que a sua preocupação é a avessa da maioria, que penam pra resolver o problema de alta temperatura( que está sendo o meu caso atualmente),he he he he , fique tranquilo!!!!!!!!

Sinuhe
02/12/2013, 21:09
Válvula termostática é essencial para motores de alta tecnologia, nunca tire essa peça....quando o motor esta frio ela esta fechada e o motor esta funcionando só com a água armazenada no bloco e cabeçote, não deixando a água do radiador circular, e vai abrir só quando o motor atingir a temperatura nominal ideal, mais dai fica entre aberta, fecha, abre e assim mantem o motor com temperatura sempre controlada, portanto vc pode estar trocando sua válvula por uma de abertura com temperatura menor ou maior dependendo do clima da sua região, pois existe uma razão entre temperatura externa, interna capacidade do radiador e válvula que devem sempre serem observadas.

Treme Terra
16/12/2013, 16:02
Válvula termostática é essencial para motores de alta tecnologia, nunca tire essa peça....quando o motor esta frio ela esta fechada e o motor esta funcionando só com a água armazenada no bloco e cabeçote, não deixando a água do radiador circular, e vai abrir só quando o motor atingir a temperatura nominal ideal, mais dai fica entre aberta, fecha, abre e assim mantem o motor com temperatura sempre controlada, portanto vc pode estar trocando sua válvula por uma de abertura com temperatura menor ou maior dependendo do clima da sua região, pois existe uma razão entre temperatura externa, interna capacidade do radiador e válvula que devem sempre serem observadas.

Ha de se considerar ainda que os motores são construídos com diferentes materiais, ferro fundido, aço carbono, bronze, alumínio etc... e cada um destes materiais possuem um coeficiente de dilatação diferente, então as folgas são calculadas conforme a constituição do material de cada peça. Por exemplo o virabrequim é fabricado em aço forjado que tem um coeficiente de dilatação diferente das bronzinas em uma mesma temperatura onde o virabrequim é assentado. Então a folga calculada são para ambos trabalharem com uma temperatura calculada. Os engenheiros não iriam nunca instalar uma peça em um motor sem necessidade.

cristino
19/11/2023, 18:09
boa noite meu nome e cristino
tenho uma cherokee 96 v8 5.2 , esta acontecendo que ligo ela e em menos de 30 segundos as mangueiras do radiador falta esplodir de tanta preção nelas . foi feito o motor completo , então eu pensei que fosse a junta errada ou mau posisionado , ai troquei as 2 juntas do cabeçote e continuou a mema coisa alguem pode me ajudar em alguma dica