PDA

Ver Versão Completa : Ranger demora para pegar...



Tubaraum
07/02/2008, 09:49
Alguem poderia me ajudar???
Tenho uma Ranger XL Cabide Dupla, Ano 2000 - Turbo Diesel...
Já tive alguns inconvenientes com ela... como o cardã dianteiro e alguns mau contatos no 4x4...
Bom... esses eu resolvi... porém tem um que está me tirando fora do sério...rsrsrs
A minha Ranger começou à algum tempo, a demorar um pouco para pegar...
Ela não pegava nas primeiras voltas da ignição.
Bom...com o tempo esse problema foi aumentando... e hoje em dia ela não está querendo pegar nem com reza brava...rsrssrsr
Só pega depois de umas 4 ou 5 partidas beeeeeemmm longa (inclusive a bateria arriou ontem)
Eu já troquei a bomba de diesel, filtro....
Será q esse problema é com a Bomba Injetora??????:pensativo:
Alguem poderia me ajudar???
Obs.: Sou de Campinas/SP...alguem saberia me indicar algum mecânico BOM que mexe com Diesel por essas bandas??? Porque até agora só encontrei mecânico-bomba por aqui...rsrssr :parede:

Agradeço pelo espaço!!!
Parabéns pelo Fórum :palmas:

catingueiro
07/02/2008, 11:38
Bom dia amigos !!

Comprei recentimente uma Ranger XL 4X4 2001/2001 e estou percebendo o mesmo problema relatado pelo Tubaraum. Acredito q está na fase inicial, pois o problema ainda ocorre de maneira intermitente.

Alguém tem idéia do q mexer primeiro ??

Um forte abraço aos amigos

ojaneri
07/02/2008, 12:06
Isso acontece com o carro quente ou só com o carro frio? Com o tanque cheio, vazio ou na metade?

Pode ser o retorno dos bicos que estejam folgados e pegando ar, pode ser bomba de transferência, pode ser peneira entupida, pode ser tubulação entupida, entre outras coisas. Passem mais dados para a gente tentar fazer o diagnostico a distância! :-)

catingueiro
07/02/2008, 12:21
Isso acontece com o carro quente ou só com o carro frio? Com o tanque cheio, vazio ou na metade?

Pode ser o retorno dos bicos que estejam folgados e pegando ar, pode ser bomba de transferência, pode ser peneira entupida, pode ser tubulação entupida, entre outras coisas. Passem mais dados para a gente tentar fazer o diagnostico a distância! :-)

Olá parceiro,

No meu caso, é sempre pela manhã.....a primeira ligada do dia, durante td o resto dia fica blza. Vou verificar o comportamento quanto ao nível de combustível ( a primeira vez estava um pouco acima da reserva - lembro por ter achado q estava sem diesel).

Valeu pela atenção.....

1 forte abraço

Wagninho
07/02/2008, 12:33
Isso acontece com o carro quente ou só com o carro frio? Com o tanque cheio, vazio ou na metade?

Pode ser o retorno dos bicos que estejam folgados e pegando ar, pode ser bomba de transferência, pode ser peneira entupida, pode ser tubulação entupida, entre outras coisas. Passem mais dados para a gente tentar fazer o diagnostico a distância! :-)

Olá Ojaneri,
Amigão, deixa eu dar minha opinião, primeiramente não deve ser o retorno dos bicos, por uma simples lógica de fluxo de fluídos, o retorno volta com pressão para o sistema de alimentação via dutos e tanque, então não entra ar se tem presão, e existe tbm retenções, haja vista o próprio bico injetor. Pode ser perda de pressão por falha de retenção no sistema da bomba alimentadora para a injetora ( válvulas dando passagem e despressurizando o sistema) mas isso tem que ser verificado removendo a bomba alimentadora e testando, outra coisa pode ser uma entrada de ar muito pequena , fácil de testar e difícil de achar, é só sangrar o filtro antes de dar partida, no demais deixo para outros colegas opinarem..., um abraço .

ojaneri
07/02/2008, 14:54
Olá Ojaneri,
Amigão, deixa eu dar minha opinião, primeiramente não deve ser o retorno dos bicos, por uma simples lógica de fluxo de fluídos, o retorno volta com pressão para o sistema de alimentação via dutos e tanque, então não entra ar se tem presão, e existe tbm retenções, haja vista o próprio bico injetor. Pode ser perda de pressão por falha de retenção no sistema da bomba alimentadora para a injetora ( válvulas dando passagem e despressurizando o sistema) mas isso tem que ser verificado removendo a bomba alimentadora e testando, outra coisa pode ser uma entrada de ar muito pequena , fácil de testar e difícil de achar, é só sangrar o filtro antes de dar partida, no demais deixo para outros colegas opinarem..., um abraço .

Wagninho,

As vezes na prática a teoria é outra. Já tive problema igual a esse, e era justamente o retorno dos bicos (Aqueles dutos pretos em cima dos bicos) que davam o problema. Com o carro durante o dia, pelo pouco tempo que ficava desligado, não dava tempo das microbolhas entrarem no sistema de injeção e atrapalharem a partida. Mas quando passava de um dia para o outro, ai sim, o ar chegava a atrapalhar a partida.

Tubaraum
07/02/2008, 15:38
A minha começou só na parte da manhã...com ela fria...
Agora é com ela fria, quente, morna... tanque cheio...tanque vazio... uhauhauhauha
Eu vou ver o "retorno dos bicos" vai q seja esse o problema...
Logo postarei dizendo qq aconteceu...hehehe
ABRAXXXX

cantodopirão
07/02/2008, 16:30
Caros amigos passei por situação semelhante e tudo ficou resolvido com a substituição da bomba alimentadora. Um mecânico me disse que existe um dispositivo com função semelhante a bomba alimentadora dentro da injetora não sei se procede.......

dudas_308w
07/02/2008, 16:33
O Tubaraum, amanha antes de ligar, veja duas coisas:
1 - abra o capo, aperte o botao da bomba manual que fica em cima do filtro separador. Ele deve estar bem "duro" e nao ir com facilidade.
2 - ao girar a igniçao, espere acender a luz amarela de temperatura de diesel. Só acione a igniçao quando a luz amarela apagar.

Se o 1 estiver "frouxo" de apertar, vc tem vazamento de ar em alguma junçao ou tubo.

FleckRanger
07/02/2008, 18:37
Eu tive exatamente esse problema. Começou a ficar difícil de pegar, sempre pela manhã, e foi piorando até o dia em que tive de empurrar. Depois de fuçar bastante, descobri que era a bateria que estava ruim. Coloquei uma nova e acabou o problema.

Abraços.

Edintruder
07/02/2008, 19:26
A Ranger não tem aquecimento de diesel, então não acende e não apaga nada referente à temperatura.
Primeiro troca a bateria, pois na Ranger dura no máximo 2 anos. Se continuar o problema, manda tirar e testar os bicos injetores.

alexpioli
07/02/2008, 19:40
Amigos.

A ranger tem aquela vela de aquecimento, não tem?
Se tiver, vale a pena dar uma conferida no funcionamento.

cbridi
07/02/2008, 20:29
Não. Não tem.

[]'s

JORIS
07/02/2008, 21:41
A minha sempre que o tanque fica entre 1/4 e reserva ela da sova pra pegar e só pega se pisar no acelerador, então sempre evito andar com o tanque abaixo de 1/4.

[]´s

Tubaraum
08/02/2008, 08:46
Ojaneri, quando você teve problemas com os dutos de retorno, eles vazavam diesel emcima do motor??? ou apenas entrava ar em algum microfuro? dava para ver onde que estava o furo?
Ontem eu cheguei em casa e fui verificar os dutos...
Vi que um deles está meio "ressecado" com umas pequenas rachaduras na parte que encaixa na saida do bico...
Obs.: Hoje estou indo comprar essa tubulação inteira nova...
Voltarei a dar notícias... (Ou vou botar fogo nakela bagaça :twisted:)

Agradecido!!!

catingueiro
08/02/2008, 10:08
A minha sempre que o tanque fica entre 1/4 e reserva ela da sova pra pegar e só pega se pisar no acelerador, então sempre evito andar com o tanque abaixo de 1/4.

[]´s


Bom dia amigos !

Coincidência ou não, hj com o carro abastecido ( tanque cheio ), o problema não aconteceu....

Vou relatar q q novidade.....

Obrigado

1 forte abraço

Tubaraum
11/02/2008, 13:29
Os dutos de retorno foram trocados... custa 77 reais o jogo...mesmo assim o problema ainda não foi resolvido...
É...só pode ser bomba injetora...
De boa... é a segunda Ranger Diesel q eu tenho...e com certeza a última!!!
A outra tbm não passava 1 mês sem dar problema.
Assim q solucionar o problema, ela vai embora...hehehe

Edintruder
11/02/2008, 14:06
Mas tu tens sorte com Rangers!!! A minha eu conserto antes de estragar, resumindo, a cada 10.000km eu mexo em algo ou troco alguma peça.
Com 100.000km estou dando uma geral, custa caro, mas envitarei que coisas assim ocorram.
Tens uma bomba de transferência e filtro de combustível com conexões que podem fazer isso também.

Walter L. L. Casitta
11/02/2008, 14:16
Os dutos de retorno foram trocados... custa 77 reais o jogo...mesmo assim o problema ainda não foi resolvido...
É...só pode ser bomba injetora...
De boa... é a segunda Ranger Diesel q eu tenho...e com certeza a última!!!
A outra tbm não passava 1 mês sem dar problema.
Assim q solucionar o problema, ela vai embora...hehehe

Carro velho é assim mesmo. A minha Ranger não me dá amolação, mas se eu procurar eu acho alguma coisa pra fazer...

ojaneri
11/02/2008, 14:42
Carro velho é assim mesmo. A minha Ranger não me dá amolação, mas se eu procurar eu acho alguma coisa pra fazer...


Pelo menos são problemas faceis e baratos de resolver...

No caso do Walter, que pegou o carro 0km e sempre dá manutenção preventiva, ainda é melhor, pois ele conhece o carro todo e todas as manutenções dadas, mas ainda de vez em quando dá.

O lance é dar manutenção preventiva, sai beem mais barato e não lhe deixa na mão. Isso para qualquer carro, seja picape, jipe, carro de passeio...Mas, a maioria dos brasileiros só vai pro mecânico quando ta no prego.

JORIS
11/02/2008, 18:52
Nós estamos falando somente das rangers, porém lembro bem que quando tinha uma hillux 2001, ela tinha essa mesma "manha", quando deixava baixar demais o tanque, no outro dia quando ia ligar ela sempre dava uma sovinha, na realidade como conheço bem os carros que ando não chego nem a considerar isso um problema (só faz com o tanque seco), inclusive em outro tópico que esse assunto foi tratado se não me engano ou foi o Edintrunder ou u Walter Casitta (são as autoridades e Fás de Ranger do forum) já tinha me alertado para essa falada entrada de ar por algum ponto da tubulação, como disse acima não acho viável seu conserto pelo menos por enqueato se manter nesse nível, se piorar com certeza ierei consertar, mais uma vez o fórum nos ajuda, então amigo como bom "dono de jipe" (tenho um CJ2-A 1947), sou acostumado com certas "manhas" das viaturas! isso tudo relevamos em função do prazer que temos ao explorá-las muitas vezes além de suas capacidades!

[]´s.

Tubaraum
12/02/2008, 08:39
Fala galerinha... beleza?
Entaum... se desse tempo de fazer a "manutenção preventiva" td bem... mas pelamor...
Cada mês é uma novidade nessa caminhonete...o mêcanico ta ganhando mais do q eu...kkkk
Tive uma F-1000 - 89 motor MWM
Em 13 anos que esteve comigo NUNCA me deixou na mão.
Ai os ladrões gostaram dela...e a levaram...
Obs.: Se alguem souber de alguma F-1000 ou D-20 em EXCELENTE ESTADO (independente do ano) para vender, aqui na região de Campinas, manda pra nóis...

catingueiro
12/02/2008, 11:53
Olá amigos!

Uma semana depois da dica passada sobre o nível de combustível e o carro não apresentou mais nenhum problema........maravilha !!!!!

Valeu a dica dos picapeiros....

1 forte abraço

Edintruder
12/02/2008, 13:10
Se no caso do nível do combustível estiver influenciando com cxerteza o problema está no pescador do tanque que tem uma luva de borracha na ponta e se ela não estiver bem firme deixa passar ar e vai retornando o diesel para o tanque novamente. Na minha quando começaram a falar disso eu tirei a boia e coloquei uma abraçadeira de nylon nessa luva, e depois quando tive que trocar a boia fiz o mesmo na nova antes que esse tipo de problema apresentasse na minha.

JORIS
17/02/2008, 14:06
Edin,

Essa da luva pra min é nova!!!! só tem um detalhe pra tirar o tanque temos que tirar a caçamba inteira não é? então se a minha vier a se agravar vou experimentar ver isso, tomara que não precise pois vai dar uma trabalheira danada!

[]´s.

Edintruder
17/02/2008, 18:42
Pra tirar o tanque basta esvaziá-lo com uma mangueira e várias garrafas, depois solta a mangueira de entrada e conexões, solta a proteção inferior do tanque e depois os tirantes. Em cerca de 30 minutos desenroscando parafusos estará no chão.

Como a minha está com Body Lift, dá para abrir por cima e tirar a boia com tudo no lugar.
Não adianta tirar a caçamba, a menos que seja cabine simples ou supercab, e tirar a caçamba é bem mais fácil que tirar o tanque, porém precisas de ajuda para isso.

rogeriomasih
23/02/2008, 22:25
Mandei regular as válvulas da minha ranger (2.8 com 140mil km) e quando fui pegar ela demorou a pegar.

Pensei logo: fizeram merda!!!

Quando fui falar com o mecânico, ele mencionou logo o nível do combustível. Completei o tanque e resolveu.

Na próxima semana vamos examinar a bomba do tanque / pescador / peneira para identificar e resolver o problema.

simaoall
24/02/2008, 01:04
a do meu pai tinha uma problema nos bicos que derramava diesel

alguem ja teve problema similar?

Tubaraum
26/02/2008, 12:52
Pronto...agora foi pro caixa-prego mesmo...
A bitela não pegou mais... nem na partida... nem com reza brava...
Só no tranco...
Levei no mecânico...e acharam o problema... (tomei forrrte na tarraqueta)
O problema da caminhonete é Anel... acreditem se quiser...o problema são os anéis de pistão...ela não está dando compressão suficiente para queimar o diesel...e por isso não pega...
Como acharam: Com a caminhonete funcionando, foi tirada uma mangueira que sai da turbina, é um respiro do motor...
Quando tirou, a mangueira saia maior fumaceira... era óleo queimando... o motor está assoprando... vou ter que abrir o motor...
Custo médio: Entre 6 e 9 mil reais...
Vou fazer... e NUNCA MAIS compro uma Ranger...
Agradeço a força da galerinha ai...mas é um desabafo que estou fazendo aqui.
Quem gosta de caminhonete, compra uma de verdade, não essas de plástico que estão fazendo agora...

rogeriomasih
26/02/2008, 14:33
Qual a KM a tua ranger?

cbridi
26/02/2008, 14:45
A do odômetro não vale, temos que saber a real... :rolleyes:

Tubaraum
26/02/2008, 15:30
Está com 124.000km
Óleo sempre trocado antes do vencimento da km...
Filtros sempre novos...
Só que eu uso ela como caminhonete mesmo...rsrsrssr
Coloco e tiro barco da represa, uso o 4x4, ando na terra toda semana, em locais onde geralmente não entra carro...
Mas de boa...é uma caminhonete 4x4, não um Celtinha 1.0...o negócio foi feito pra isso...
Mai num da nada não, vou fazer o motor da bagaça e troca-la...
Pegar uma F-1000 motorzão MWM...akela pode socar o nabo q ela dá risada...

Nicodemus
26/02/2008, 17:26
tubarao, que pena pela sua ranger, liga pelo anel não, lavo tá novo...uehauehauea
ou, vc ficou 13 anos com uma f-1000, e agora tem 24 anos, vc comecou a dirigir com 11 ou to enganado?

rogeriomasih
26/02/2008, 22:21
Alguém aqui já teve esse problema? (do anel da Ranger, que fique bem claro...)
Aconteceu com qual kilometragem?

Tubaraum
27/02/2008, 08:08
tubarao, que pena pela sua ranger, liga pelo anel não, lavo tá novo...uehauehauea
ou, vc ficou 13 anos com uma f-1000, e agora tem 24 anos, vc comecou a dirigir com 11 ou to enganado?

Qdo eu era pekeno, meu pai comprou ela...
Eu praticamente aprendi a dirigir com ela, e sempre a usei a partir do acontecido...rs ela era realmente boa...hehehe saudades dakela caminhonete...
Quanto ao anel...
Pode ficar sossegado q eu nem ligo...rssrsr Não me apaixono tão fácil assim... uhahuahuahuahuahua (ISSO É UMA BICHOOOOOONA) :lol::lol::lol:
Abraços!!!

crystyan2003
24/06/2009, 16:27
Bom Galera Muitas das coisas resolvo apenas acompanhando o forum.
mas hoje tive que ressucitar esse topico aqui. hehehe

Bem minha ranger andou me dando um "pouco" de trabalho e agora ela não pega nem com reza brava.:evil: Ja fiz tudo o possivel, vejamos:

Troca de filtros OK

Mantive tanque sempre acima da metade;OK

Sempre espero aqueles 30 segundos antes de desligarOK

Fiz manutenção do tanque e não tinha nenhum cisco la dentro(o pescador
bastou um pincel e tava limpo)OK

Troquei de postoOK

Bombei aquela peça que fica em cima do filtro de diesel e ela está sempre duraOK

Troquei automatico e escovas do motor de partidaOK

Comprei bateria nova 75aOK

Verifiquei os dutos em cima dos bicosOK


pois é ai procurei um mecanico expliquei pra ele que ela só pegava na 10ª 12ª partida que saia uma fumaça branca que fechava a rua com cheiro de diesel crú. Ele simplesmente disse que é a BI. que tenho que trocar o cabeçote da bomba injetora e os reparos. Pelo mecanico ela não pega pq a BI ficou sem força.


O meca disse que vou gastar com cabeçote e reparos cerca de R$ 1800,00
e que não compensa comprar usada que encontro na faixa de R$ 1200,00

Mas, porque nas partidas de um intervalo de até 4 horas parada ela pega?
Se fosse problema da BI não ficaria dificil de pegar em qualquer hora?
como faço pra ter certeza que é a BI?:parede:

O que vcs acham??

Agradeço a todos desde já!!

marcomurro
24/06/2009, 19:28
Amigos.

A ranger tem aquela vela de aquecimento, não tem?
Se tiver, vale a pena dar uma conferida no funcionamento.


a minha tem....será q trocaram o cabeçote pelo da sprinter?porem está desligado...mas pega tranquilo, sem esforço...
abraço

crystyan2003
25/06/2009, 13:11
bom amigos não obtive respostas mas vou postar o que fiz hoje!!

fui em outros 3 mecanicos e praticamente eles descartaram que o problema é a BI logo todos eles fizeram um monte de teste e cheguei a uma conclusão:

bem alguns mecanicos condenaram as valvulas dizendo que não estão vedando e que assim tá dando entrada de ar.

existe um pouco de óleo na mangueira que sai da turbina

existe uma fumaça ao tirar a tampa do oleo. "pra mim sempre saiu aquela mesma quantidade" mas os 3 meca disseram que está exagerado e que o motor está soprando.

um dos meca pediu que eu fizesse um teste pra saber se é valvula ou não.
ele me disse que elas só estão vedando quando o carro está quente então ela só pega quando o carro ta quente. Assim o teste é não ligar ela de manhã "uma vez que a temperatura ta baixa" esperar até umas 14 horas quando a temperatura está normal e o motor a temperatura ambiente e verificar se ela melhora pra pegar ou não?

vou fazer o teste amanhã e verificar qualquer coisa posto aqui!!

linuxhellmaster
25/06/2009, 19:59
bom amigos não obtive respostas mas vou postar o que fiz hoje!!

fui em outros 3 mecanicos e praticamente eles descartaram que o problema é a BI logo todos eles fizeram um monte de teste e cheguei a uma conclusão:

bem alguns mecanicos condenaram as valvulas dizendo que não estão vedando e que assim tá dando entrada de ar.

existe um pouco de óleo na mangueira que sai da turbina

existe uma fumaça ao tirar a tampa do oleo. "pra mim sempre saiu aquela mesma quantidade" mas os 3 meca disseram que está exagerado e que o motor está soprando.

um dos meca pediu que eu fizesse um teste pra saber se é valvula ou não.
ele me disse que elas só estão vedando quando o carro está quente então ela só pega quando o carro ta quente. Assim o teste é não ligar ela de manhã "uma vez que a temperatura ta baixa" esperar até umas 14 horas quando a temperatura está normal e o motor a temperatura ambiente e verificar se ela melhora pra pegar ou não?

vou fazer o teste amanhã e verificar qualquer coisa posto aqui!!

A fumaca eh relativamente normal (pela tampa de oleo), ao meu ver o real problema seria se estivesse cuspindo oleo por ali..

Nao entendo muito de diesel, porem seguindo a linha obvia.... se o motor estiver(sse) soprando fumaca por ali em excesso.., seria problema de vedacao da camara de combustao... ou seja aneis & amigos... talvez guias de valvulas... (se a fumaca fosse menor depois do carro quente....).. que jogariam mais blowby no carter/tampa de valvulas e consequentemente sairia pelo bocal do oleo.

claaaaaaaro q posso estar falando borracha... vamos aguardar e ver.

boa sorte!

cheers

Wulhoa
26/06/2009, 13:22
Amigo, a minha está quase com este sintoma, pegava a partir da terceira partida, mas o problema era os bicos com defeito, pede o mecânico para dá uma olha na ECU.

Wulhoa
26/06/2009, 13:26
Alguém já teve que troca os bicos da Ranger 3.0l Diesel, e os mesmos dá defeito depois de duas semanas da troca. Estou perguntando assim porque acho que alguma problema eletrico está causando isso nos bicos novos.:pensativo:

Anthoniusnikos
26/06/2009, 13:33
Crystyan, veja antes se a bomba auxiliar de comb. está boa (fica antes da BI).

linuxhellmaster
26/06/2009, 15:27
Alguém já teve que troca os bicos da Ranger 3.0l Diesel, e os mesmos dá defeito depois de duas semanas da troca. Estou perguntando assim porque acho que alguma problema eletrico está causando isso nos bicos novos.:pensativo:

Problemas eletricos... hummmm..

se voce nunca mandou alterar a programacao da tua ECU... e tem bicos queimando (verifique o defeito apresentado.. se ele queima ou trava) voce tem de verificar o sinal q a ECU manda pro bico.. se voce tiver um osciloscopio fica facil...

se tu comprou bicos reformados, pode ser eles travando...

eu verificaria o defeito q os novos bicos apresentaram, se for eletrico... verificar/reparar a ECU... se for mecanico... compre bicos novos ou acione a garantia daonde voce comprou....

Eh perfeitamente possivel a ECU torrar bicos zerinhos, porem eh mais comum acontecer isso quando alguem q nao tem nocao da coisa.. reprograma a ECU... alterando a calibragem original da largura "maxima do pulso".. fazendo os bicos esquentarem e queimarem...

sao meus 20 cents.

cheers

crystyan2003
26/06/2009, 15:31
Bom incrivelmente ela pegou a tarde na segunda partida uma melhora considerável uma vez que ja cheguei a descarregar a bateria de manhã!

com isso o meca falou que tenho que abrir o cabeçote e trocar as valvulas & amigos!

Bem será que é isso mesmo?? Vou ná do meca ou vcs sugerem mas algum teste??

Quanto ao motor soprando ele puxa a fumaça quando acelera, o que seria uma evidencia que o motor está bom certo?
não sai fumaça pela vareta de oleo.

vou salvar um video dela hoje é posto mais tarde valew!


Crystyan, veja antes se a bomba auxiliar de comb. está boa (fica antes da BI).
Anthoniusnikos, existe alguma forma caseira de saber se ela está boa??
__________________

linuxhellmaster
26/06/2009, 15:35
Bom incrivelmente ela pegou a tarde na segunda partida uma melhora considerável uma vez que ja cheguei a descarregar a bateria de manhã!

com isso o meca falou que tenho que abrir o cabeçote e trocar as valvulas & amigos!

Bem será que é isso mesmo?? Vou ná do meca ou vcs sugerem mas algum teste??

Quanto ao motor soprando ele puxa a fumaça quando acelera, o que seria uma evidencia que o motor está bom certo?
não sai fumaça pela vareta de oleo.

vou salvar um video dela hoje é posto mais tarde valew!


Anthoniusnikos, existe alguma forma caseira de saber se ela está boa??
__________________


O motor puxa a fumaca provavelmente devido ao sistema PVC, que chupa essa fumaca e lanca na camara de combustao.. entao sim, comportamento OK.

Olha amigo. quanto as valvulas............ eu posso te dar a dica da "gasolina", pra acredito q nao tenha como seguir o mesmo metodo no diesel....

eu retiraria as velas e faria testes de compressao (talvez se voce tirar o bico no teu diesel e encontrar o manometro adequado a compressao do diesel) esse teste te indica se tens valvulas/aneis fudidos e em qual cyl.

porem especifico pro diesel (q nao tem velas e a compressao eh muito maior) eu fico te devendo amigo.....

cheers

crystyan2003
26/06/2009, 20:16
O motor puxa a fumaca provavelmente devido ao sistema PVC, que chupa essa fumaca e lanca na camara de combustao.. entao sim, comportamento OK.

Olha amigo. quanto as valvulas............ eu posso te dar a dica da "gasolina", pra acredito q nao tenha como seguir o mesmo metodo no diesel....

eu retiraria as velas e faria testes de compressao (talvez se voce tirar o bico no teu diesel e encontrar o manometro adequado a compressao do diesel) esse teste te indica se tens valvulas/aneis fudidos e em qual cyl.

porem especifico pro diesel (q nao tem velas e a compressao eh muito maior) eu fico te devendo amigo.....

cheers

Valew Linuxhellmaster ia te chamar de Linux mas ficou muito software livre.

Vou tentar fazer esse teste amanha e verificar a compressão.
coloquei o video no youtube com a fumaça que sai do escapamento

YouTube - ranger

Pedro Concari
03/07/2009, 18:39
O Tubaraum, amanha antes de ligar, veja duas coisas:
1 - abra o capo, aperte o botao da bomba manual que fica em cima do filtro separador. Ele deve estar bem "duro" e nao ir com facilidade.
2 - ao girar a igniçao, espere acender a luz amarela de temperatura de diesel. Só acione a igniçao quando a luz amarela apagar.

Se o 1 estiver "frouxo" de apertar, vc tem vazamento de ar em alguma junçao ou tubo.
Boa noite!!!!
A minha ranger é uma 2.5 turbo diesel motor maxion. Moro em Floripa e se fica na garagem ela pega em 2 ou 3 segundos ao girar a chave. Caso fica no tempo, demora em torno de 5 a 7 segundos para pegar logo de manhã cedo.
O problema é quando vou para Curitiba, pois ela fica no tempo e chega a demorar 10a 15 segundos para pegar, mesmo de um dia para outro, devido ao frio. Já bombei e mesmo assim fica difícil. Já ouvi falar da vela aquecedora. Este motor possui este tipo de velas????? Espero que possas me ajudar.

linuxhellmaster
03/07/2009, 19:18
Valew Linuxhellmaster ia te chamar de Linux mas ficou muito software livre.

Vou tentar fazer esse teste amanha e verificar a compressão.
coloquei o video no youtube com a fumaça que sai do escapamento

YouTube - ranger (http://www.youtube.com/watch?v=zT9rMKKOTRA)

O loco, eu nem vejo fumaca saindo pelo bocal do oleo... a minha V6 poe mais fumaca q isso pra fora... :mrgreen:

Eh amigo, pelo teu escape eh fumacao branco mesmo.... parece diesel nao queimado... se fosse motor a gasolina eu diria q era agua...

No caso teu, (lembre-se q eu nao entendo nada de diesel, eu vou pela logica...)... se voce tiver realmente sem compressao.. aquele cyl nao vai queimar... provavelmente dae q sai o diesel nao queimado (ele pega no escape quente.. coletor.. e gera essa fumaca branca)...

Eu acho que nao seria pratico.. mas um teste q te ajudaria a identificar qual cyl tem o problema... na gasolina... eu tiraria o conetor eletrico do bico injetor, se parasse a fumaca... tu achou o cyl com problema.... mas como o teu motor nao eh eletronico (nao parece ser.... ao meus olhos nao experientes) acho q ficaria dificil tu bloquear o combustivel p/ 1 dos cyl.... se fosse possivel voce desligar aquela linha de combustivel indo pro bico... e por em um balde.... pra nao "cagar o motor" :discordo: .... voce poderia ir cortando o diesel ate a fumaca sumir..... acharias o culpado :odedo:

Se eu tiver alguma outra ideia.. eu posto... mas ainda tem um lance de poronde ele tah perdendo compressao..... como nao sai muita fumaca do teu bocal.. nao deve ser pistao/anel... pode ser um assento de valvula ou algo do tipo.... um teste.. se fosse facil... seria tirar a mangueira de ar da admissao... se for turbo.. o tubo pressurizado... e ver se sai fumaca.... mas essa ideia foi chutada no ultimo :-D ..... pq os outros cyl's poderiam simplesmente aspirar aquela "fumaca" junto com a carga de ar.....

espero nao estar lhe confundindo amigo....

e sobre o linux... eh do linux mesmo... eu contribui com varias partes do kernel do linux quando o linus comecou a fazer ele.. nos idos de 89 ~ 91..e fui uma das 1a's pessoas do brasil a dar qualquer tipo de contribuicao ao kernel do mesmo na epoca.. (hj virou uma putaria do kct aonde ninguem mais sabe de merda nenhuma e importa o $_$, salvo algumas poucas distribuicoes e pessoas)... ae ficou esse apelido desde muito tempo.. uso em varios lugares..:mrgreen:

cheers

linuxhellmaster
03/07/2009, 19:23
Valew Linuxhellmaster ia te chamar de Linux mas ficou muito software livre.

Vou tentar fazer esse teste amanha e verificar a compressão.
coloquei o video no youtube com a fumaça que sai do escapamento

YouTube - ranger (http://www.youtube.com/watch?v=zT9rMKKOTRA)

Outra, isso ae judia pacas do motor de arranque/bateria e ate mesmo dos cabos.... nao to dizendo q vai explodir... mas deverias evitar se possivel de virar assim... ou esperar um pouco mais entre as viradas...

Nao ligue pro que eu digo... acho q eu sou meio traumatizado... certa vez eu tinha dado uma fritada gigante de pneu.. ate ele explodir.. ae eu vacilei na embreagem e morreu o carro... foi a ultima "partida do motor de partida"...e ele partiu.... pegou o expresso do alem.... 300 paus p/ reformar o mesmo... e essa nao teve como eu mesmo fazer.. teve de ir pro "pica fio"...

cheers

crystyan2003
07/07/2009, 20:16
bom pra tirar a duvida levei logo a viatura na autorizada pra verificar o que estaria errado e eles condenaram a B.I e todo o sistema de alimentação!
kkkkkkkkkk

bom então vou ter mesmo que abrir a B.I.
Encontrei aqui a recuperação dela com 6 meses de garantia por R$ 1200,00

esse preço ta bom??


agora vou colocar o orçamento da ford pra vcs rirem kkkkk

só pra trocar a B.I e o sistema de alimentação foram R$ 7.000,00
e pra deixar ela zero com tudo novo R$ 25.000,00

caramba esse povo é louco!!

Hotclassic
08/11/2009, 22:30
pessoal, tenho uma ranger 2.8, 04/05 , utilizo o fórum sempre que tenho problemas com ela, porêm... o problema dela está mais evoluido que esse tópico. "infelizmente"
Primeiro ela ficou fraca e ruim de pegar...... pesquisei no forum e levei no mecanico.
1º- entrada de ar no diesel...
problema resolvido, era encaixe da mangueira antes do tanque
2º- 3 dias depois o problema volta...
desce tanque e o chuveiriro ta só o bagaço.... ( pesquiso no forúm e acho um tabajara )
não acho um em conta e nem pra comprar e faço o daqui do fórum, ( metal ).
Encho o tanque e problema resolvido por + 3dias
3º- o mecanico testa as mangueiras e "acha" a entrada do ar...
apelo e troco todas as mangueiras, desde a que sai do tanque até as pequeninhas perto dos bicos injetores..

Aparece outro problema.........
se ficar parada durante uns 4 dias ela não liga, só liga se jogar wd no filtro de ar, ou seja.... diesel retornano pro tanque ( eu acho ).
4º - mecanico condena o pescador de metal e diz que é gambiarra...
fui na concessionaria e paguei 196,00 em um original + cento e poucos pra por...
Adivinhem,........... o problema continua...
Ja gastei uns 1000,00 pra arrumar isso e nada... e agora??

Existe alguma valvula que segura o retorno do diesel ?
A bateria tá ficando ruim, mas ainda dá giro suficiente pra fazer pegar (com wd) quando ela não quer..
Ah! E não tem entrada de ar vizivel ( teste da manqueira transparente )

crystyan2003
02/04/2010, 10:12
Bom desde muito tempo fiz muita coisa pra fazer ela pegar de manhã...
até que alguem do forum me deu uma sugestão de meter wd na entrada de ar... supimpa e bater o wd dar na chave e pronto ela pega de primeira...

Mas meu irmão comprou uma e começou a dar o mesmo problema...
fiz então todos os testes iniciais... bateria motor de partida bomba manual e quando troquei as mangueirinhas que ficam em cima dos bicos tive uma surpresa elas não enchem de diesel

as minhas se enchem rapidamente questão de alguns minutos as deles só o primeiro bico que ficou com diesel pela metade os outros continuam secos e ele ja saiu com ela rodou rodou e eles não enchem alguem saberia se isso pode ser normal???

pergunto porque sempre falamos pra conferir as mangueiras que vão em cima mas nunca achei ninguem falando se elas tem que estar cheias ou vazias....

Abraços

brutusmen
17/04/2012, 16:10
Boa Tarde Srs...

Sou novo aqui no forum, tenho uma Ranger 2.5 td 98 4x4, e o meu problema é ao contrario do apresentado pelo "tubaraum", ela não esquenta muito (não chega nem ao meio do marcador de temp.) porém quando está em temperatura de funcionamento ela dá trabalho para pegar (um exemplo é em viajens, onde quando paro para abastecer, é necessário além de deixa-la em funcionamento na marcha lenta até baixar bem a temperatura, é necessário esperar uns 10 minutos a mais para ligar). Alguém tem alguma pista? (oleo novo, filtro oleo de motor e carter novo, filtro de ar novo)

mdendena
27/06/2012, 14:39
Pessoal, boa tarde! Desde maio desse ano sou feliz (não todo tempo mas quase) proprietário de uma Ranger 3.0 2005, e tive com meu carro um problema bastante parecido com o teu. Pode ser que ajude, que seja parecido. A partida quase sempre era difícil, com funcionamento prolongado do arranque e o computador de bordo ficava zerado. Ela estava com 80000km no painel. Outro detalhe, a partida era mais difícil com motor quente que frio. Ouvi comentários que poderia ser o motor de arranque e a corrente do comando de válvulas, e devia ter prestado mais atenção.

Primeira coisa que fiz foi trocar a bateria, o que melhorou um pouco mas não resolveu. Ficou mais difícil acontecer mas volta e meia o computador de bordo ainda zerava e a . Aí sim consegui levar o carro para avaliação do sistema eletrônico com scanner, que mostrou que o sistema de injeção (bomba e bicos) estava OK:euforico:. Em compensação, :mad: o meca avaliou que o arranque estava pesado e o kit de distribuição (correntes, polias, parins e tensionadores) que aciona comando de válvulas e bomba de alta pressão de combustível estava gasto. Ah sim, a caminhonete estava com 147000km, e não 80000km.

O conserto do arranque foi barato R$200 e resolveu 95%, porque segundo o meca esse motor precisa de rotação pra partir, e o arranque gasto e sem força não dava rotação mas demandava muito da bateria, o que por vezes derrubava o computador. Basicamente foi a troca das escovas e uma buchinha. A bateria nova teve um pouco mais de fôlego que a antiga e apanhou menos, o que era de se esperar mesmo.

Depois veio a troca do kit de distribuição, que graças a dicas dos colegas foristas comprei na Ford Navesa em Goiânia, e veio pelo correio. Esse kit foi mais caro R$1700, mais R$90 do sedex, mas deixou o carro nota 10. A troca é simples e rápida, e no meu caso a corrente gasta e frouxa estava começando a desgastar a carcaça. O sintoma é um barulho parecido com chocalho logo após a partida do motor em marcha lenta, no caso do meu carro não era difícil de notar.

Tive uma 2001 2.5 e sempre pegou "no click". Sei que o acionamento do comando de válvulas desse motor é por correia dentada, bem diferente. O arranque também é diferente, porque o 2.5 me parece que pega mais fácil, com menos rotação. Se o arranque está pesado acho que é a primeira coisa a reparar.

Fora isso só alegria, é um excelente carro.

Um abraço e sucesso!

BRAVOECONOVEMBER
27/06/2012, 19:43
cancela cancela

Eliakym
17/06/2017, 08:19
Amigo, no meu caso era parecido com o seu, meu pai tem o carro desde 2002 e eu era criança quando ele comprou, me lembro bem que por volta de 2008 o carro começou ficar com esse problema, quando foi ontem resolvi levar num eletricista, porque mesmo com a bateria nova o carro não pegava, quando levei no eletricista deixei o carro para fazer o reparo e o técnico percebeu que a partida estava muito pesada e isolando, autorizei fazer o serviço e o carro ficou show de bola, gastei 150,00 reais, mas ficou uma maravilha, o carro nem gira a partida direito e já pega no primeiro solo. Quem sabe seu problema pode ser o mesmo. A minha Ranger é uma XLT 2000 2.5 Diesel 4x4

Monsieur
18/06/2021, 12:21
Tenho uma ranger 2.5 ano 2000 há uns 6 anos. Ela parou do nada na ida para o sítio e o mecânico constatou que seria a bomba. Bem, mandei fazer e trocar os bicos também. Mas no dia seguinte o carro não ligava na primeira partida, ficava demorando pra pegar. Levei de volta para o mecânico dizer o que poderia ser e ele simplesmente só apertou as mangueiras por achar que seria entrada de ar. Mas no dia seguinte a mesma coisa. Tem uns 8 meses que está assim, todo dia quando vou ligar para não forçar o motor de arranque eu jogo antes um spray e dou partida, pega de cara. Quando ele pega ainda com uns 30 minutos que desligar ele pega de boa mas só basta parar 3 horas que o problema volta. Pega mais fácil mas ainda demora. O que pode ser?

RicardoFLN
18/06/2021, 12:51
Tenho uma ranger 2.5 ano 2000 há uns 6 anos. Ela parou do nada na ida para o sítio e o mecânico constatou que seria a bomba. Bem, mandei fazer e trocar os bicos também. Mas no dia seguinte o carro não ligava na primeira partida, ficava demorando pra pegar. Levei de volta para o mecânico dizer o que poderia ser e ele simplesmente só apertou as mangueiras por achar que seria entrada de ar. Mas no dia seguinte a mesma coisa. Tem uns 8 meses que está assim, todo dia quando vou ligar para não forçar o motor de arranque eu jogo antes um spray e dou partida, pega de cara. Quando ele pega ainda com uns 30 minutos que desligar ele pega de boa mas só basta parar 3 horas que o problema volta. Pega mais fácil mas ainda demora. O que pode ser?

Pode ser um monte de coisas, a mais simples de verificar primeiro é se tua bateria está boa! Se está meia boca acaba não girando o arranque com o vigor que precisa pra dar compressão suficiente pra esquentar o ar e inflamar o diesel.

Sds.

jecaov8
30/06/2021, 21:02
verifique a regulagem fina do ponto na polia da BI

Monsieur
20/05/2022, 14:54
O minha é uma ranger 2.5 2000 turbo diesel Maxion e está ruim pra pegar depois que foi feita a bomba injetora. Agora fumaça branca pela manhã, fumaça preta quando piso um pouco e ruim pra pegar de manhã. Só pega no spray. Tive vários amigos me dizendo que poderia ser o tempo da bomba está ou um pouco adiantada ou atrasada que faz isso. Alguém aí pra me dar um parecer?

RicardoFLN
20/05/2022, 15:35
O minha é uma ranger 2.5 2000 turbo diesel Maxion e está ruim pra pegar depois que foi feita a bomba injetora. Agora fumaça branca pela manhã, fumaça preta quando piso um pouco e ruim pra pegar de manhã. Só pega no spray. Tive vários amigos me dizendo que poderia ser o tempo da bomba está ou um pouco adiantada ou atrasada que faz isso. Alguém aí pra me dar um parecer?

Sim, muito provável que fizeram cagada na sincronização da BI com o virabrequim, o comando e o PMS (ponto morto superior) do primeiro cilindro.
Só espero que quem tenha montado a BI no lugar não seja o mesmo que fez a bomba, pois na BI tem uma cacetada de regulagens a mais!

Sds.