PDA

Ver Versão Completa : Quanto Encurtar o Chassis



leobnaval
06/02/2008, 23:53
E aí pessoal, acho que graças a vocês tomei coragem e estou começando minha 1ª gaiola, com uma dúvida quanto devo encurtar o chassis da brasilia pelo que medi tenho uma idéia de 13 a 16 polegadas.
será para 2 pessoas podendo sentar mais 2 ou 3 atrás tipo o buggy.
Toda dica é bem vinda afinal estou só começando e quem ja passou por esta fase se puder me ajudar, eu agradeço.

Abraços

SERGIO-HJR
07/02/2008, 03:01
Cara, de preferência em torno de 40cm.
Acho que já é um tanto bom. Se vc quiser fotos ou modelos de onde cortar me avisa! :concordo:
Tenho algumas fotos do chassi, desenhos mostrando onde cortar e o tanto.
Absss

leobnaval
07/02/2008, 12:57
Sergio se puder me passar as fotos e os modelos me ajudaria muito, acho que vou encurtar 15 pol. = 38,1cm
Se quiser postar aqui ja tira a dúvida de mais pessoas, mas pode ser no meu e-mail:
leobnaval@yahoo.com.br


Abraços

Mateus Chiele
07/02/2008, 22:44
Cara espero poder te ajudar!!
Seguinte a poucos meses tbm comecei minha 1ª gaiola e encurtei um chassis de fusca eu encurtei 35 cm
é +- o q o pessoal ta te falando ai e tua idéia tbm
só cuida na hora de corta pra corta os caninhos das espias tbm
vo te manda uma foto

boa sorte e não desista

SERGIO-HJR
08/02/2008, 00:01
Eu cortaria desse tanto mesmo, acho que ficara bom!
Só não posso opinar muito com chassi, pois a minha é tubular.
Mas precisando é so chamar :concordo:
Abraço

leobnaval
08/02/2008, 13:02
Mateus obrigado pela dica, mas o que são todos estes caninhos?
eu sabia que teria que tomar cuidado com cabos e canos mas não sabia que era tudo isso.

Sergio obrigado pelas fotos, a sua pela foto do seu avatar é curtinha, sabe me dizer o entre-eixos dela, gosto de modelos de gaiola igual a sua. teria algumas fotos dela!

Abraços

Denilson Maçaneiro
08/02/2008, 13:26
da uma olhada no link:
http://planetabuggy.com.br/carroceria/shorten.htm

SERGIO-HJR
08/02/2008, 15:17
eu acho que esses caninhos são cabo de embreagem, freio, etc.
aqui tem algumas fotos da minha gaiola, mas eu não sei o entre eixos dela.
deve ter em torno de 1,40m. ela é bem curtinha
[]'s

SERGIO-HJR
08/02/2008, 15:19
mais algumas...

Mateus Chiele
08/02/2008, 18:48
Olha cara na minha tinha td isso
pq dois são do freio de mão dai tem o do acelerador, da embreagem, do freio normal tbm.
acho q é isso

pra inmenda eles eu fiz um troço meio matação ma deu certo eu peguei mangeira essas de jardim msm e coloquei uma abraçadeira cada ponta
deu certo
da uma olhada nessa fot9o faltava inmenda alguns mas é isso
fica feio ma ninguém vai v
vlw

buchmann
08/02/2008, 20:54
putz.. que gaiola curta em Sergio??? :O

tem que cuidar quando vira para não bater o pneu da frente com o de traz. hehehehehe

leobnaval
08/02/2008, 22:02
Agradeço a todos!

mas como é minha primeira gaiola persistem várias dúvidas:

Qual tanque utilizar ? (gostaria de aproveitar o marcador da brasilia que pelo que eu vi é elétrico)

Sergio como é estas suspenção traseira de sua gaiola vi que é composta de molas helicoidais e também pretendo por na minha (ja li aqui mesmo no fórum, mas se poder especificar do que é composta e como foi adaptado) e sugestões e fotos são bem vindas de todos!

Terei que trocar a relação pela do fusca 1200 ou 1300 para rodar com pneus 235/75 R15 ou 255/75 R15 (lembrando que a mecânica é a da brasília 1600 carburação dupla)

Abraços

leobnaval
08/02/2008, 22:24
Segue fotos do modelo (desenho) da estrutura que pretendo fazer baseada no FORD EX, o que os amigos acham?

Abraços

SERGIO-HJR
09/02/2008, 03:09
putz.. que gaiola curta em Sergio??? :O

tem que cuidar quando vira para não bater o pneu da frente com o de traz. hehehehehe

hehehehehe. poisé. :lol:
mas é bala viu? nunca me deixou na mão.
esperta pra caramba na pista e na trilha ela faz bem :concordo:
o único defeito de ser curta demais, é que eu tenho mais de 1,80m :mrgreen:
fora isso...
abraço

SERGIO-HJR
09/02/2008, 03:12
putz.. que gaiola curta em Sergio??? :O

tem que cuidar quando vira para não bater o pneu da frente com o de traz. hehehehehe

hehehehehe. poisé. :lol:
mas é bala viu? nunca me deixou na mão.
esperta pra caramba na pista e na trilha ela faz bem :concordo:
o único defeito de ser curta demais, é que eu tenho mais de 1,80m :mrgreen:
fora isso... só alegria! já andei na de um amigo meu, e com certeza prefiro gaiola mais curta.
abraços

SERGIO-HJR
09/02/2008, 03:41
Agradeço a todos!

mas como é minha primeira gaiola persistem várias dúvidas:

Qual tanque utilizar ? (gostaria de aproveitar o marcador da brasilia que pelo que eu vi é elétrico)

Sergio como é estas suspenção traseira de sua gaiola vi que é composta de molas helicoidais e também pretendo por na minha (ja li aqui mesmo no fórum, mas se poder especificar do que é composta e como foi adaptado) e sugestões e fotos são bem vindas de todos!

Terei que trocar a relação pela do fusca 1200 ou 1300 para rodar com pneus 235/75 R15 ou 255/75 R15 (lembrando que a mecânica é a da brasília 1600 carburação dupla)

Abraços

Puts, travou e acabei enviando duas... :parede:
Sobre o tanque, eu tinha aquele esticadinho da kombi. Mas opinião minha, nota zero. Ele é esticado demais, então quando tava com pouca gasolina, ou quando inclinava demais, ela falhava, apagava e faltava gasolina.
Acabei colocando um reservatorio de ar de geladeira, de 13l, até mesmo porque eu so estava correndo. Ele é oval, e fica em pé, com isso nunca falta gasolina. Na minha opinião, arrume um tanque oval, deitado ou em pé. Isso é facil arranjar em ferros velhos, de reservatorios de gas de geladeira, de freezers, etc.

Já a minha suspensão traseira, ela é a suspensão do uno. Ela tem mola com amortecedor por dentro. E um pouco mais pra tras, coloquei um par a mais de amortecedor, que melhorou em 110% a gaiola. Antes ela quicava demais, não tinha estabilidade... Não tenho o que reclamar. Agora mesmo não estando ruim, queria só adaptar mola na frente, pra ver como fica. Quem sabe num futuro bem proximo... hehehe

Desde de quando arrumei minha gaiola, só usava pneu 255. Só pra agora que eu vim a usar o que tem o tamanho +/- do 225. E na minha opinião, pneus menores são bem melhores pra gaiola. Ela não fica tão pesada, não segura ela, ela fica mais esperta e vc aproveita melhor o motor. A unica vantagem do maior, é a distancia do solo. E isso vc pode ganhar na suspensão, colocando o suporte dela mais embaixo, vc ganha altura. Ahh, esqueci de falar, a minha suspensão traseira tem regulagem de altura, com aqueles pinos sabe? é otima, mas não posso fazer tanto proveito porque atras não é IRS :-|

Na minha opnião, use aro 14 na frente, e 15 atras, com pneu menor que 255.
Suspensão traseira com molas e amortecedores extras, instalados mas atras e com uma angulação um pouco diferente da outra suspensão traseira.
Precisando é so falar :concordo:
Abraços

Ps: to mandano umas fotos da minha gaiola, ainda sem filtro e sem os pneus traseiros.

leobnaval
09/02/2008, 15:33
Sergio que pinos são estes que você regula na susp. tras.?
teria fotos do suporte mola/amortecedor na suspenção original?
de quantos àmperes é o seu alternador?

a caixa de direção pode ser de gol, santana ou parati?
posso utilizar hidrovácuo e cilindro mestre do gol quadrado?
e a torre mola/amortecedor do passat diant (na tras. da gaiola)?

Abraços

SERGIO-HJR
10/02/2008, 18:53
Os pinos são esses. Se a foto que vc quer é a do suporte da suspensão, então acho que da pra ver por essas.
Não sei de quantos amperes é meu alternador.
A minha direção e o meu freio são originais, agora vc pode usar o que vc quiser.
Se vc achar que fique bom, e fazendo uma boa adaptação.
Só não posso opinar pois não conheço nada disso.
Abraço

leobnaval
10/02/2008, 20:54
valeu Sergio, muito interessante este sistema de regulagem por pinos.

Acho que é melhor montar tudo original e aos poucos melhorar o que estiver ruim!

Abraços

Denilson Maçaneiro
11/02/2008, 13:30
Segio que filtro de ar é esse que vc usa?
Não tem problema se pegar água nele?
E o escapamento vc compro ou fez?

Valeu

SERGIO-HJR
11/02/2008, 15:05
Denilson, esse filtro de ar, eu comprei na pressa pra poder correr.
Achei que não ia ter problema, como a pista estava seca.
Chegando la, tava só lama e agua, ai tive que fazer uns usando mangueira. hehehe
Agora esse escapamento eu fiquei um tempão procurando ele, e acabei comprando de um cara de Brasília. Mas acho que tem no site da autocross e no da bycolella.
Abraços

Denilson Maçaneiro
12/02/2008, 13:22
valeu Sergio,
as molas da suspensão traseira de sua gaiola são de que carro?

SERGIO-HJR
12/02/2008, 20:13
A suspensão traseira é de uno.