Ver Versão Completa : Motor, cambio... eita dúvidas!!!!!!!
Caros amigos engeseiros!
Surgiu uma oportunidade de se colocar este motor Cummins (http://www.cummins.com.br/cla/produtos_maxpower.asp)
no meu jipe, juntamente com o cambio com 5ª over e reduzida da Band.
Segue algumas características do motor:
A potência do Cummins MaxPower está entre suas principais características com 203 cv @ 2900 rpm e torque de 56 kgfm @ 1500 rpm. A Injeção “common rail” com controle eletrônico aperfeiçoa a combustão que é silenciosa e atenua picos de pressão na câmara.
Ele é 4cil, to tamanho de um Q20B!
O que acham?
Ai acabaria desistindo do TH180C.
Abraços.
Kim.
Cilon Carlos Heck
06/02/2008, 22:46
Acho melhor você começar a pensar em dar uma redimensionada no seu sistema de freios....:rolleyes:
Vai virar um canhão. Mais potência e torque em menos giro do que o 6 canecos, vai faltar barranco pra parar o bicho.:p
Caro Cilon Carlos Heck!
Vai ficar bom????
O motor está completo, tudo mesmo.
O Donizete já coloca o cambio e t-case da Band...
O freio já está dimensionado!
Mais fica bom?
Tô numa dúvida, que nem imagina, vontade/falta de grana/medo de errar.
Que motorzão!!! 203 cv é animal!
Não sei o tamanho dele, mas acredito que em caiba no Engesa.
E o peso dele?
Também precisa ver se será preciso fazer uma flange para a adaptação no câmbio Toy Band.
Cara, se couber e a adaptação não for muito difícil, e além disso o $$$ der, manda ver.
Só aconselho a você a fazer a adaptação em uma oficina séria, para não ter dor de cabeça no futuro.
Torço para dar certo...
[]'s.
Antonio.
O Sr. Antonio!!
A oficina que mecherá será essa:
Donivel (http://www.donivel.com.br/galeria.php#)
Donivel no Fórum (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26686)
Cilon Carlos Heck
06/02/2008, 23:28
Kim, penso o seguinte: aqui em Londrina tem 2 Engesa com o motor 6CC da F250 e que ficaram um tesão. No caso desse motor que você tá vendo, eu acho melhor ainda porque as respostas são em menos giro que o 6CC, quer dizer, vai poder rodar na trilha com o pé alto, sem ficar forçando o conjunto, andando bem na maciota.
O meu que tá com um Q20b acho bom prá caramba, pois não precisa ficar acelerando muito prá ele subir barranco (já tive Engesa Fase 1 com 6cc da C10) e outra coisa é que provavelmente este cummins é mais leve que o meu Q20b (outra vantagem) e mais econômico também (mais uma vantagem).
[]'s
PS: reunião do jipe clube de Londrina é as quintas à noite. Quando estiver por aqui, procure pela gente.
Sobre a reunião, me passa o endereço, que tenho que ir para ai na UEL, inclusive tem o Caca4x4 que trabalha no pedágio (hahahahahahaha), que comprou um engesa recentemente, faça o convite a ele também.
Abraços.
Kim.
Cilon Carlos Heck
06/02/2008, 23:49
Mas é prá já: ESTÃO TODOS CONVIDADOS para reunião de quintas na lanchonete DOG's. Fica na Av. Santos Dumont, em direção ao aeroporto.:dance:
Venha pra gente tomar uma geladas juntos (ops..):p:p
Kim, quanto vai pagar nesse motor?
Vai precisar de retífica?
Folgado!
Ainda nada certo, mais será 14.500,00 com o conjunto da band 5m colocado, e colocado no "engeja"
Eduardo Velo
07/02/2008, 00:11
... juntamente com o cambio com 5ª over e reduzida da Band.
Segue algumas características do motor:A potência do Cummins MaxPower está entre suas principais características com 203 cv @ 2900 rpm e torque de 56 kgfm @ 1500 rpm. A Injeção “common rail” com controle eletrônico aperfeiçoa a combustão que é silenciosa e atenua picos de pressão na câmara.Kim.
Kim , esse motor é bem caro , assim como esse cambio com a 5a over ... esse conjunto num Engesa é top de linha ... não sei que eixos vc vai colocar , mas se puder completar a receita colocando eixos da F250 4x4 vai ter muita máquina ... pode fazer qqer expedição com ele pq vai ter peça de reposição pra todo lado ...
Folgado!
Ainda nada certo, mais será 14.500,00 com o conjunto da band 5m colocado, e colocado no "engeja"
O motorzão + câmbio e t-case Toy Band 5m colocado no engesa?
O motor sem necessidade de retífica?
Preço muito bom mesmo.:concordo:
tomara que dê certo...
O motor é este da 1ª foto:
motor zinho (http://www.donivel.com.br/pecas_fotos.php?idp=4&categoria=Motor)
Está completamente novo (como não saio de lá, acompanhei toda a retífica, até a turbina é zero)
O Cambio também foi completamente revisado.
Eduardo, os eixos, por enquanto serão os D44 mesmo, na dianteira e trazeira. Ai ai ai ai ai...
Eu fui lá para reformar a lata, e acho que sairei com outro jipe!!!
Bah kim..animal...
Até tava pensando num diesel..mwm2.8 sprint com câmbio auto...hehehe
Abs e boa sorte!!
Kim,
se você acompanhou a retífica, e o câmbio também tá revisado, acho que tem que fechar negócio logo.
Tá muito bom.
Pelo jeito, a oficina é boa.
Pense no tamanho dos pneus e na relação que vai usar.
Muito boa sorte na empreitada.
Vá postando fotos
[]'s.
Antonio.
Eduardo Velo
07/02/2008, 00:24
Kim , o preço ta jóia ... custo benifico muito bom ...
Cilon Carlos Heck
07/02/2008, 00:32
Já vai pensando em juntar as latinhas prá colocar um guincho mecânico nele (já que vai ter conjunto toy):dance:
Haja latas, pois o Jaque é f0d@!!!!!!
Esse "Jaque" pegou muita genta já...
Abs
Edu filho do kim
07/02/2008, 19:29
Kim,
se você acompanhou a retífica, e o câmbio também tá revisado, acho que tem que fechar negócio logo.
Tá muito bom.
Pelo jeito, a oficina é boa.
Pense no tamanho dos pneus e na relação que vai usar.
Muito boa sorte na empreitada.
Vá postando fotos
[]'s.
Antonio.
Caro amigo folgado a oficina boa mesmo asveses eu e meu pai vamos lá.:concordo:
Abs.
Edu filho do Kim.
Uns videos!!!
Video mix
Jeep Cummins
Já era Kim!
Acabei de fechar negócio com o Donizete no motor e câmbio!
brincadeira.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rapaz, esse motor é o bicho e é do jeito que eu gosto: motor de baixa com muita potência....
Como bem disse o edu Velo: é um conjunto pra muito tempo e qualquer parada.
Se achar que vale o investimento, caia matando!
O brancão será um dos melhores do Brasil!
Agora dá pra vir pro encontro em Ibitipoca!
haundrich
08/02/2008, 00:55
Mas pense numa configuração de engesa !! rapaizz
Vou dar uma lida sobre o bichão...
Quanto ao câmbio, não vai optar por um automático não?
haundrich
08/02/2008, 12:20
lá vou eu atiçar o Kim com CA novamente.... 8-)
Câmbio automático de landau e outros ford não é plug and play para esse motor não?
lá vou eu atiçar o Kim com CA novamente.... 8-)
Câmbio automático de landau e outros ford não é plug and play para esse motor não?
Haundrich,
Esse motor é de baixa rotação, logo, não tem rotação suficiente para trocar as marcha de um CA.
Trocaria no máximo de 1ª para 2ª...
Um mwm sprint daria certo, pois tem rotação bem próxima de um opala 6 bocas.
Segue algumas características do motor:
A potência do Cummins MaxPower está entre suas principais características com 203 cv @ 2900 rpm e torque de 56 kgfm @ 1500 rpm. A Injeção “common rail” com controle eletrônico aperfeiçoa a combustão que é silenciosa e atenua picos de pressão na câmara.
Kim,
Esses números que você passou são do motor com injeção eletrônica, não?
O do Donizette é mecânico, não?
Se for, ele deve ter de 150 a 160 cv, conforme troquei uma idéia com o Elmer.
Mesmo assim, um Phuta motor!
Qual o peso dele?
Fala Caveso!
Sobre a injeção, vou ver com o Donizete, mais acho que é mecânico mesmo.
Tem um quase parente que tem uma F4000 com um desses, é muito boa, creio que no engesa ficará bom.
Flávio, no pacote tá vindo um cambio e t-case de band, então, não vou mais de CA.
Mais ainda não completei o negócio, to vendo como vai ficar as latinhas....
O peso do motor deve ser próximo da um Q20B, pois não é grande e volumoso, mais vou verificar.
Abraços.
Kim.
Edu filho do kim
08/02/2008, 19:21
Fala Caveso!
Sobre a injeção, vou ver com o Donizete, mais acho que é mecânico mesmo.
Tem um quase parente que tem uma F4000 com um desses, é muito boa, creio que no engesa ficará bom.
Flávio, no pacote tá vindo um cambio e t-case de band, então, não vou mais de CA.
Mais ainda não completei o negócio, to vendo como vai ficar as latinhas....
O peso do motor deve ser próximo da um Q20B, pois não é grande e volumoso, mais vou verificar.
Abraços.
Kim.
Que bom pai.:palmas:
Abs.
Edu filho do Kim.
guilhermeabreu
09/02/2008, 18:44
GRAAAAAAAAANDE KIM
PARABENS PELA COMPRA , ESTOU FELIZ POR VC .
Estive vendo no site da CUMMINS , o eletronico realmente te 203 HP e 3.9 litros , o mecanico tem 180 HP e 4.2 litros , mas é 6 cilindros , e não é o MAXPOWER .
O MAXPOWER é o 4 cilindros , se o seu é 4 cilindros e esta escrito MAXPOWER , " VC COMPROU ESTE CANHÃO " com a caixa TOY BAND , NÃO PERCA ESTA COMPRA .
Vc vai ter o ENGESA mais mais mais mais , fiquei atá gago POTENTE DO BRASIL , sugiro mudar o nome dele para "CANHÃO" .
ABRAÇÃO .
OBS : E qto a caixa de 5 marcha vai recortar o chassi ou vai colocar por cima ?
Ilustríssimo Dr. Guilherme!!!
Bem, vou te passar minha idéia, já esperando as pedradas.
Vou alongar o chassis em 25cm entre as barras longitudinais.
Após esse serviço, coloco o conjunto, então, terei uma boa visualização de como fazer.
A lataria:
Recortarei os paralamas internos, em 5cm cada, assim terei 10cm para os dois passageiros.
Na parte do paralama traseiros que encostam nos bancos dianteiros, recuarei até ficar rente com o assoalho traseiro.
Como terei um espaço maior para os pés dos passageiros, trarei o banco traseiro rente com o "degrau" do assoalho traseiro.
Cortarei o banco traseiro na parte do assento em 10cm, assim terei um portamalas que caberá uma mala inteira.
Acho que ficará bom.
Qual a sua opinião.
Abraços.
Kim.
torco por vc Kim!
Manda brasa!
abs
Ilustríssimo Dr. Guilherme!!!
Bem, vou te passar minha idéia, já esperando as pedradas.
Vou alongar o chassis em 25cm entre as barras longitudinais.
Após esse serviço, coloco o conjunto, então, terei uma boa visualização de como fazer.
A lataria:
Recortarei os paralamas internos, em 5cm cada, assim terei 10cm para os dois passageiros.
Na parte do paralama traseiros que encostam nos bancos dianteiros, recuarei até ficar rente com o assoalho traseiro.
Como terei um espaço maior para os pés dos passageiros, trarei o banco traseiro rente com o "degrau" do assoalho traseiro.
Cortarei o banco traseiro na parte do assento em 10cm, assim terei um portamalas que caberá uma mala inteira.
Acho que ficará bom.
Qual a sua opinião.
Abraços.
Kim.
O que eu faria:
1-cortaria o chassis no ponto a ser alongado;
2-colocaria o novo power train pra ver tamanho de cardãs, se a caixa de band pega no chassis e tal, e definiria o tamanho a ser alongado;
3-cortaria a carroceria ao meio e alocaria os páralamas sobre os pneus, já que o entre-eixos será aumentado;
4-soldaria a emenda no chassis;
5-soldaria a emenda na carroceria (soldando os suportes dela no chassis, já aumentado caso queira fazer um lifting);
6- torceria pra dar tudo certo :mrgreen:
guilhermeabreu
10/02/2008, 01:47
CARO KIM
Em primeiro lugar , depois do que vc fez com seu eixo dianteiro , NINGUEM , MAS NINGUEM MESMO poderia ousar em querer jogar pedras em vc por suas ideias .
Em primeiro lugar , é vc que irá usar o CANHÃO ou LIMOSINE como queira de tão chick que irá ficar .
Em segundo , NINGUEM melhor do que vc para saber qual será as suas nescessidades de uso e conforto .
Em terceiro , se vc quizer fazer de um jeito que acha que vai ficar bom , manda brasa .
Bom mas vamos lá :
Minha opinião como vc perguntou , acho que vc deve pensar EXAUSTIVAMENTE antes de cortar qq coisa , pq qdo começar a FAZER ( DIGO CORTAR ) NÃO TEM VOLTA , ísto é : NÃO PODE MAIS TER ERRO , senão terá que fazer tudo do zero novamente .
É já sabido que o cambio da TOY BAND 5 marchas não cabe entre o chassi , ou vc coloca por cima do chassi , ou tem que recortar ( CHANFRAR ) A LONGARINA DO CHASSI . Aí eu te pergunto , é a dúvida a ser resolvido em 1º lugar a meu ver . Vc já levantou bastante a suspensão , se colocar o cambio por cima do chassi , acho que ficara inviável , daí não ter muita opção a não ser CHANFRAR O CHASSI , é vc que tem que definir .
Suas idéias eu gostei muito , só não entendi direito como vc irá cortar 10 cm do assento trazeiro para a colocação da mala , mas é uma boa idéia .
As idéias do CAVESO , acho que é +- o que vc falou só que é certo já de antemão que a caixa TOY de 5 marcha não cabe entre as duas longarinas .
Estou torcendo por vc e se tiver alguma idéia boa , passo pra vc .
ABRAÇÃO .
OBS : Mudando de pau pra cavaco como falamos por aqui ; esta conversa de vc ir para a FENAJIPE e não ir ao encontro dos ENGESEIROS , não estou gostando nada disto , pois será OPORTUNIDADE ÚNICA de nos conhecermos e os outros colegas daqui do forum , e FENAJIPE tem todos os anos , e este encontro não sabemos se continuará .
Então vamos tratar de destratar esta FENAJIPE e ir no nosso encontro em CONCEIÇÃO DO IBITIPOCA , vc com seu CANHÃO o " EDU filho do KIM " e a ESPOSA lógico .
Grande Kim !
Parabens pelo conjunto que esta adquirindo !
Quanto ao recorte dos paralamas internos, estou fazendo no meu, sob medida para caber um banco do fox. Esta foto é do primeiro recorte, mas ja forma feitos ajustes.Ainda não tenho fotos definiivas, mas se vc for a Londrina, esta na oficina do Rosnel. Abraços.
Opa galera engeseira!
Dr. Guilherme escreveu:
OBS : Mudando de pau pra cavaco como falamos por aqui ; esta conversa de vc ir para a FENAJIPE e não ir ao encontro dos ENGESEIROS , não estou gostando nada disto , pois será OPORTUNIDADE ÚNICA de nos conhecermos e os outros colegas daqui do forum , e FENAJIPE tem todos os anos , e este encontro não sabemos se continuará .
Então vamos tratar de destratar esta FENAJIPE e ir no nosso encontro em CONCEIÇÃO DO IBITIPOCA , vc com seu CANHÃO o " EDU filho do KIM " e a ESPOSA lógico .
É o seguinte, a patroa tem que ir a Nova Tentro-SC, e não tem como falar não, pois já foi conversado anteriormente, agora não tem como desmarcar.
Também estarei sem o jipão...
Ruizin escreveu:
Grande Kim !
Parabens pelo conjunto que esta adquirindo !
Quanto ao recorte dos paralamas internos, estou fazendo no meu, sob medida para caber um banco do fox. Esta foto é do primeiro recorte, mas ja forma feitos ajustes.Ainda não tenho fotos definiivas, mas se vc for a Londrina, esta na oficina do Rosnel. Abraços.
Opa Ruizin, tudo bem?
O recorte que pretendo fazer, é igual ao que fez, só que retirando 5cm de todo o paralama. Seria retirar uma faixa na parte superior em toda a extensão.
Sobre cortar o banco, é algo quase fácil de se fazer.
Na parte do assento, será aumentado 10cm para os lados (lembra os paralamas) e retirado 10cm do assento, ficando assim maior o "porta malas" do engesa.
Colocarei o mesmo rente ao "degrau", onde na foto tem a caixa de ferramentas.
Obrigado a todos pelas opiniões.
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
10/02/2008, 13:11
KIM
Agora entendi como vc cortaria a parte do assento , na largura deu para entender tranquilo , mas ao retirar 10 cm da largura do assento ( no sentido comprido do ENGESA ) , ísto é , se o assento tem hoje 1 metro de comprimento por 40 cm de largura de assento, ficaria com 1,40 metros de comprimento ( aumentou 20 cm de cada lado por recortar a caixa de rodas ) por 30 cm de largura de assento , certo ?
ACHO QUE IRÁ FICAR MUITO DESCONFOTÁVEL , AS PESSOAS IRÁ ASSENTAR SÓ COM A PONTINHA DA BUNDA . SUGIRO VC FAZER UM EXPERIMENTO PRIMEIRO ANTES DE CORTAR O ASSENTO . O EDU ainda esta pequeno , mas qdo crescer o assento ficará desconfortável .
Dr. Guilherme!
É quase isso.
Imaginemos que o assento do banco tenha 1m por 40cm, ficaria com 1,10m (5cm cada lado), por 30cm.
Mais ainda em estudos, pois se a pessoa for bunduda não vai dar!!!!! (para sentar, não a bunda!)
cesarsouza
10/02/2008, 13:32
Esse motor também ficaria numa band, o que acham ?
Caro cesarsouza!
Tenho a impressão que ficará ótimo, tiro por base a F4000 99 de meu concunhado.
Anda a 120km/h brincando, falo isso pois a algum tempo fomos a Salto Del Guairá-PY com ela, eu dirigindo...
Ficará com um veículo muito forte e sem tremedeira (sendo o moto OM).
Mais poderei relatar mais daqui uns 7 ou 9 meses, depois que a criança roncar novamente.
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
10/02/2008, 18:18
CARO AMIGO KIM
Qto ao encontro , tudo bem , não da , pronto então não da , sei que gostaria de estar lá , mas vamos ver se ano que vem ou neste ano mesmo os ENGESEIROS programe outro encontro , da para entender os motivos .
KIM , me explica melhor , se vc vai tirar 5 cm na altura em toda a extensão do paralama , pergunto : vc vai colocar o banco por cima dele ( do paralama ? ) , caso seja assim , vc só vai aumentar em 5 cm de cada lado do banco , ficando o mesmo com só 10 cm a mais na largura ? Caso seja assim , pq vc não aumentaria no comprimento para ocupar toda a extensão possível ? Daria em torno de 20 cm de cada lado , aí ficaria com o tamanho do banco das TOY BANDs que dão para 4 pessoas.
Caso vc va colocar entre as caixas de roda como é original , como vc pretende aumentar em 5 cm de cada lado se ali tem a caixa de rodas e vc não tirou nada na vertical . Caso vc tire os 5 cm de cada lado na vertical para aumentar o banco , os pneus não roçariam ali por causa de ter sido estreitado ?
[]ÇÃO .
F-250 4x4
Motor: 4 Cil., em linha, 3,9l., 16V, turbodiesel eletrônico
Transmissão: Câmbio manual, 5 m, tração nas quatro rodas com reduzida.
Dimensões (m): Comp.: 6,24 / Larg.: 2,37 / Alt.: 2,00
Peso: 3.030 kg
Capacidade de carga: 1.020 kg
Volume da caçamba: 1.835 litros
Cobustível: Diesel
Potência: 203 cv a 2.900 rpm
Torque: 56,0 kgfm a 1.500 rpm
Vel. Máxima: 160 km/h
0 a 100 km/h: 15 segundos
Consumo km/l: Cidade: 6,3 - Estrada: 7,8
Preço estimado: R$ 120.000
Então, vamos às dúvidas...
Não peguei a trena ainda para analisar as possibilidades.
Os 5cm seriam em toda a extensão do paralamas traseiro.
Assim ele ficaria mais estreito, ainda não observei quanto os pneus, se haverá espaço.
Colocarei calços na carroceria, usando coxins de motor da Volvo (se não me engano - uns 8cm a 9cm)
No desenho, é uma vista de cima da traseira do engesa, onde a parte vermelha seria o recorte a ser feito na parte vermelha, com a união das partes verdes.
O banco continuará entre os paralamas.
Assim que possível, fotografarei o jipe e farei as alterações em cima da foto.
Abraços.
Kim.
haundrich
11/02/2008, 00:48
e aeh Kim..
Sobre o corte para deixar 90 graus o para-lama entre o banco traseiro e o dianteiro, não vi desvantagem ainda (se a roda não pegar coisa parecida).
Vi vantagem é que se colocar 3 pessoas, a perna dos passageiros externos ficará confortável. E não descansando em cima do paralamas original.
Só não estou concordando muito com a troca do câmbio por toy. É flangeado com cummins?
Um detalhe muito importante, acabei de lembrar: Dá um manjo de como vai ficar a altura do cárter deste motor cummins, se não vai pegar na bola diferencial dianteiro ou outro componente, quando suspensão comprimida.
O Carter é igual o do motor do opala (o depósito de óleo fica na parte traseira do motor), pois no veículo original (f4000) tem projeto para 4x4!!!
me fale mais dessa coxins de volvo, é pra suspender a carroceria?qual modelo de volvo?é melhor que os que usam no engesa pra suspender?eu pensei em suspender a carroceria o suficiente pra cortar as caixas de rodas e por banco igual do troller.e o troller?como eles fizeram pra por o banco de 3 passageiros?
abraços,
Fernando
haundrich (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=649) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_online.gif
Expert
Expert
, me fale uma coisa, eu pretendo colocar no meu engesa o mesmo motor que vc ja colocou.queria ouvir sua opinião a respeito.o mwm 2.8 turbo diesel da s-10 é suficiente pro engesão?fica proporcional?e o consumo?eu vejo os troller com ele e fico pensando porque a fabrica quis colocar o 3.0.será que nao era suficiente?
quanto se gasta nessa adaptação?
abraços,
Fernando
haundrich (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=649) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_online.gif
Expert
Expert
, me fale uma coisa, eu pretendo colocar no meu engesa o mesmo motor que vc ja colocou.queria ouvir sua opinião a respeito.o mwm 2.8 turbo diesel da s-10 é suficiente pro engesão?fica proporcional?e o consumo?eu vejo os troller com ele e fico pensando porque a fabrica quis colocar o 3.0.será que nao era suficiente?
abraços,
Fernando
O 3.0 substituiu o 2.8 por determinação de norma anti-poluente.
Acho que obrigatoriamente, todos os motores a diesel têm que ser eletrônicos.
diz meu mecanico(pode ser boato), que o 3.0 do troller tem dado problemas no cabeçote em pequena escala.eu sou fão do 2.8 mwm, acho ele na medida.aliás ouvi dizer que pra caixa clark 240 é tirar o do opala e coloca-lo, nao precisa flange.
mas essa norma antipoluição deve ser pra veiculos novos né...
guilhermeabreu
11/02/2008, 01:21
FPC3
Intrometendo na sua pergunta , vou tb te responder o que eu acho , pois tenho tb um MWM 2.8 no meu .
Eu acho mais do que suficiente , as vezes penso em colocar tb na minha SW4 93 ,mas não tenho coragem de mexer na BONEQUINHA ,é toda original .
Este motor com a relação original 9x44 , o ENGESA vira um CANHÃO , mas não passa de 110 km/h , coloquei relação 13x46 ficou longa demais , agora esta com relação 12x47 , esta bom da 145 km/h de final , mas ficaria com uma retomada melhor ainda com uma relação 11x47 e final de 135 km/h com pneus 33" .
É UM MOTORZAÇO .
Acredito que a TROLLER trocou pelo INTERNATIONAL 3.0 163 HP , SIMPLESMENTE por MARKETING ou estratégia comercial com vantagens financeiras , apesar de ser do mesmo grupo . Pq a MWM tem os atuais 2.8 com 140 HP e o 3.0 de 180 HP , sabe lá o pq disto , mas qq um destes nos ENGESAS é o sonho da maioria dos ENGESEIROS . O consumo não deu para medir pq o velocímetro esta maluco por causa das mudanças feitas , devo comprar um TOTEM para aferir a velocidade e odometro corretos , mas acho que deve fazer uns 9 a 10 km/l na estrada andando a 100km/h .
O custo depende da oportunidade da compra do motor usado , se for o caso como foi no meu . Tive a sorte de achar por um preço bem baixo pq o cara precisava de grana urgente , e a mão de obra foi cobrado R$3.000,00 , mas colocando tb o freio a disco da BAND na frente , freio a disco do TEMPRA na trazeira , direção hid. , embreagem hidráulica da BAND . Ísto ha +- 2 anos atras .
Normalmente prefiro andar no ENGESA simplemente por causa da agilidade deste motor com relação a da SW4 que mais lerda do que ele , inclusive em viagens , só viajo na SW4 qdo preciso do espaço maior .
É UM VÍCIO ANDAR COM ESTE MOTOR , PARECE QUE VC ESTA NUM CARRO 1.8 A ÁLCOOL DE TANTA DISPOSIÇÃO QUE O BICHO TEM .
então ja decidi pelo 2.8.Eu miro muito nos exemplos de moto, os treieiros tinham sonho com a cr250, mas ela tinha muita potencia, distribuida de forma bruta e numa suspensão dura.então era motor demais.eu imagino que motor demais comece a trazer outros problemas, como quebras de transferencia, coroa e pinhao, etc....entao eu penso muito na proporcionalidade.acho que uma t-case de toy band na clark 240 e um mwm 2.8 da s-10 vai ficar proporcional ao que eu quero.e depois é so ajustar qual a melhor coroa pinhao pro uso que vou dar.
valeu a dica.
haundrich
11/02/2008, 02:54
Expert
Expert
abraços,
Fernando
Fernando FPC3
Sobre o motor mwm 2.8 em engesa, depende de cada um. Ou melhor, depende do propósito.
Para mim, não é bem o tópico próprio para responder isso. Mas, vamos lá.
Para o meu propósito, acho suficiente. Dá para viajar longos deslocamentos, com conforto. Dá boas alegrias nas trilhas, é mais leve que um gm 4.1 e muito mais agilidade que um Q-20, respeitando devidas proporções. A comparação é que ele transforma o engesa num automóvel, quando o sinal abre ou em viagem de cruzeiro a 110km/h, com ultrapassagens seguras. Manutenção, quando dá, é mais cara. E pelo que li, ele ainda aceita upgrades até 180 CV na boa. O comando e bomba d'agua são engrenados, coisa que aprendi a apreciar. De preferência, pegue o que tiver motor de partida bosch. Consumo deverá estar em torno de 8 km/l a 110 km/h, pneus BF 33, ar desligado.
Porque a fábrica resolveu colocar um 3.0 nos troller? O público que compra um troller são consumidores específicos de carros específicos. Este é o caso em que potência e torque nunca é demais. E o troller não chegou ao seu limite. Pelo que percebi, a vocação do troller é o misto de asfalto e trilha, que pega o pessoal em cheio. Imagine um carro que pode andar a 160 e depois pode pegar trilha? Tudo pela modernidade.
Já a vocação do engesa é pura trilha, sua suspensão tem mais curso, e procuro nunca esquecer disso.
Mas com um forista colega nosso tem em sua assinatura.... "Torque, ... e dinheiro nunca é demais.."
Já dirigi um engesa F1 com motor ST-4 plus, que já dava 150CV@45kgfm e gostei do resultado.
Não consigo imaginar um engesão com motor 203 CVs, 4 canos, originais de fábrica. Imagine isso subindo com apenas 1200 RPM no conta giros?
guilhermeabreu
11/02/2008, 19:23
FPC3
Fazendo ísto , írá ficar com a mesma configuração do meu . O meu sai do forno com a T-CASE da BAND semana que vem , posto aqui como ficou .
Cilon Carlos Heck
11/02/2008, 22:07
Kim, sobre as dúvidas do seu paralama interno, eu sujiro que entre em contato com o pessoal da Cinfel (Edson) e veja a medida que eles estão fazendo nos deles, e aproveite para tirar as dúvidas referente a tamanho de pneus que pode utilizar para não raspar.
Sei que está sendo discutido motores aqui, mais o assunto já foi ventilado.
Segue um retoque que fiz no paralama traseiro do engesa, como também as medidas externas, podendo assim visualizar o quanto pode ser alargado.
Tem uma foto que fiz o esboço na terra interna do paralama, ficou até que legal.
Também tem a medida do banco até o "degrau".
Segue as fotos.
Abraços.
Kim.
sem querer mudar o tópico, mas com relação a cortar as caixas de rodas da carroceria, acredito que suspender a carroceria com calços pode resolver.minh a vontade era retirar a caixa de roda por inteiro, mas acho que isso deria demais.
a minha pergunta é, o que a troller fez que conseguiu colocar banco de 3 passageiros sem acabar com a caixa de roda e sem subir o jipe?
haundrich
14/02/2008, 09:41
uns trollha que vi, ficava muito apertado 3 passageiros atrás.
Kim, a quantas anda a negociação do "motoren"?
Por acaso vc tem t-case de toy por aeh?
CARLOS SIQUEIRA
15/02/2008, 01:40
Kim, olha o seu futuro canhão em uma F-4000. Acho que este não é eletrônico.
[]'s Carlos Siqueira.
guilhermeabreu
15/02/2008, 20:37
HAUNDRICH
Tudo bem por aí ? Desculpe , mas vou dar uma de intrometido , vc perguntou se o KIM tem T-CASE TOY por lá , vou ver por aqui se tem , pois ha um mes atras num desmanche daqui o cara tinha acabado de tirar uma de uma TOY que comprou de leilão e vendeu , por aqui ainda tem muitas TOY BANDS rodando .
KIM
Cade vc , estas sumido , mandei MP e E-MAIL par vc .
Esta vendo até o CARLOS SIQUEIRA já esta chamando seu " BRANCÃO " de CANHÃO , acho que vai pegar eim ???????????????????????? Só sugestão valeu ?
Caro Dr. Guilherme!
Não recebi seu e-mail, nem MP. endereço: kimcavazin@yahoo.com.br
haundrich, t-case de toy aqui é algo raro, foi um verdadeiro achado esta aqui com cambio. (nunca mais outra dessa).
Dr. tô acompanhando e esperando a montagem por aqui, assim que souber que está pronto, te ligo para te perturbar.
Aí vc coloca o telefone no banco do passageiro para eu passear virtualmente em seu jipe. (não esquece do cinto de segurança!)
Bem galera, as coisas estão indo devagar, mais vai!
estou terminando de alinhavar o negócio do motor, surgiu somente o problema do freio, pois o cummins não tem bomba de vácuo, é o sistema hidráulico-assistido.
A foto que o CARLOS SIQUEIRA passou, tem a bomba de vácuo junto com a bomba do hidráulico, tipo ST4.
Não sei se coloco a bomba ou troco o servo assistido por hidráulico assistido.
Bem, o cambio tá certo já, 1.700,00 mais o meu conjunto de C.M.+t-case.
O motor, não quero entregar o meu, pois pretendo montar um gerador de 60KWA para meu aviário.
Acho que a semana que vem, começo a desmontar o jipe!
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
15/02/2008, 21:29
AMIGO KIM
Mandei um E-MAIL pra vc agora . Mas vou dar uma saída agora tb para ver minha cunhada que esta doente , mais tarde estou de volta .
ABRAÇÃO
Grande Dr. Guilherme!
Não recebi sua correspondência ainda, acho que não alimentou bem o pombo correio!!
Galera, segue fotos do futuro propulsor do engeja!!
Dentro em breve começa a bagaceira.
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
18/02/2008, 18:52
GRANDE KIM
Só de olhar este motor me deu água na boca , PARABENS mais uma vez , acho que já até acostumou com o novo nome do BRANCÃO , acertei ?
Hoje estive la na oficina e o meca já andou no bicho , segundo ele ficou muito bom , agora vai colcar o vaso de expansão e relocar o amortecedor de direção , ele me disse que na 4ª ou 5ª feira me entrega .
Não sei o que esta havendo , faz um favor para mim , mande seu fone por MP para ver se eu recebo .
Seu motor é SIMPLESMENTE UMA BARBARIDADE .
ABRAÇÃO
haundrich
19/02/2008, 12:38
HAUNDRICH
Tudo bem por aí ? Desculpe , mas vou dar uma de intrometido , vc perguntou se o KIM tem T-CASE TOY por lá , vou ver por aqui se tem , pois ha um mes atras num desmanche daqui o cara tinha acabado de tirar uma de uma TOY que comprou de leilão e vendeu , por aqui ainda tem muitas TOY BANDS rodando .
Guilherme
Opa, tudo bem. Bagunçando o tópico do Kim, hehehehe
Quero esquemar acoplar a t-case da toy na caixa CA 4L60E.
me mande por MP.
KIM
Vai ter que mexer no chassis do engesa para caber a t-case TOY?
haundrich
19/02/2008, 12:39
Gostei do motor Kiimm
Cabeçote individual, é isso?
Opa haundrich!
Flávio, ontem em uma longa conversa com o Dr. Guilherme, este me comunicou que terei que mecher mesmo no chassis, pois o conjunto é largo em demasia.
Como estarei sem a lataria em cima, aproveitarei e farei um reforço externo no mesmo, para que não tenha dores de cabeça futuras.
Sobre o motor, o cabeçote é unico, sendo as tampas de válvulas individuais.
Hoje comecei fazer a cotação das peças:
Caixote do FI em fibra - 4.500; em lata - 4.093.
Quadro do parabrisa em metal 431,00
Capo - 380,00
Caixa farol, cada - 52,00
Ai aiai aiai!!!
Abraços.
Kim.
Cara,
Porque não aproveita e compra yuma carroceria de fase II ou III?
nao compre aquele capô grandao horroroso , suspenda a carroceria com calços.
Cilon Carlos Heck
19/02/2008, 21:43
Kim, cê viu este preços onde? Na Cinfel?
Opa Cilon Carlos Heck!
Cotei na Cínfel sim.
As de fibra, com o Fernando (tabatinga).
Salgado né!!!
Cilon Carlos Heck
19/02/2008, 21:59
É, acho que o Edson de uma reajustada. Mas o bom é que o Fase 1 deles por dentro é idêntido aos Fase 2, sem ter aquele túnel embaixo dos bancos e os paralamas trazeiros internamente são menores, dando mais espaço. Se te interessar, tem um conhecido que trocou a lata de Fase 2 dele por uma nova (a antiga estava boa, trocou porque o bolso estava pesado e precisava aliviar:rolleyes:). Posso dar uma olhada o que ele fez com a antiga, se te interessar.
Opa Cilon Carlos Heck!
Sendo possível, cote para eu, ficarei imensamente agradecido com essa ajuda.
Passarei meu tel via MP.
Abraços.
Kim.
haundrich
19/02/2008, 22:09
nao compre aquele capô grandao horroroso , suspenda a carroceria com calços.
quêêê..? O que tem o meu capô de engesa diesel?
é muito bunitu, tá ouvindo?
hahahahahahahahahahahaha
oia oia!!!!!!
Caros amigos!
Agora que a reforma está encaminhando, as novidades ficarão em Brancão-Lost (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23981&page=17), para não ficar muitas coisas dispersas.
Abraços.
Kim.
Emerson4x4
08/03/2008, 23:17
Olá kim
Quanto tempo.
Ví as fotos do brancão e estimo as melhoras.
Como um leigo no assunto de motorização, aí vai uma sugestão de uma propulsão da boa.:concordo:
Abraço
http://farm1.static.flickr.com/82/277991212_f3c8c23b82.jpg
Hauhauhauhauhauhauhauhauhauuuuuuu:mrgreen:
alexandre-moreira
08/01/2009, 01:42
Que motorzão!!! 203 cv é animal!
Não sei o tamanho dele, mas acredito que em caiba no Engesa.
E o peso dele?
Também precisa ver se será preciso fazer uma flange para a adaptação no câmbio Toy Band.
Cara, se couber e a adaptação não for muito difícil, e além disso o $$$ der, manda ver.
Só aconselho a você a fazer a adaptação em uma oficina séria, para não ter dor de cabeça no futuro.
Torço para dar certo...
[]'s.
Antonio.
tambem tô adaptando um motor no meu engesa,mwm2.8 com caixa de marcha de toyota 14b e não sei qual o disco e platô devo colocar?
quêêê..? O que tem o meu capô de engesa diesel?
é muito bunitu, tá ouvindo?
heheheheh, desculpa ae, foi mal.
mas é que levantar a carroceria fica lindo, resolve o problema, sai mais barato, cria a a possibilidade de da uma diminuida na altura da caixa de roda e colocar banco pra 3 pessoas.É só vantagens.
O capozinho original é mais proporcional, o capozao é igual testa de careca, eu particularmente optaria por levantar a carroceria.O igor faz isso na rota muito bem feito.depois um joguinho de pneus 37, hehehehehhe...