Ver Versão Completa : AJUDA! Alargadores X Kit reforço pontas de eixo.
Carlos Bernardo
06/02/2008, 20:57
Olá pessoas! Seguinte:
Gostaria de aumentar um pouco a distância entre as rodas do meu Jeep (em uns 2,5 cm de cada lado) instalando um kit de alargadores nos meus eixos.
Sabendo do esforço que isso vai causar sobre minhas pontas de eixo, procurei no site da ENSIMEC algum kit de reforçado, mas sou leigo no assunto e não sei direito por onde começar enm exatamente O QUE procurar. Preciso de uma mãozinha! =-)
Meu Jeep está muito alto, mas mesmo assim bastante firme e estável. Fiz SPOA com molas de Toy e uso pneus 33" por 12,5" Goodyear MTR Wrangler e a principal finalidade desses alargadores seria, além da óbvia maior estabilidade, uma melhor estética.
Alguém recomenda alguma marca específica para alargadores? Dicas?
Muito obrigado!
Sergio Rocha
06/02/2008, 21:03
Espaçadores: http://www.tt4.com.br/
vá em acessórios
reforço: http://www.ensimec.com/
T rex
[]':concordo:
JAIRO MARIOTTI
06/02/2008, 21:14
Comprei na www.garra4x4.com.br (http://www.garra4x4.com.br) por R$99,00 cada de 30 mm. Quanto a problemas, até o momento não tive no meu CJ3a:-|
Jairo
Carlos Bernardo
06/02/2008, 21:29
http://www.ensimec.com/pontadeeixo.html
Pô, legal! Onde que vende essa parada aqui em Sampa ein? Será que tem que mandar trazer direto com o fabricante? Alguém por aqui já instalou esse Kit? Vou ter que abrir meu eixo/diferencial e descobri quantas estrias tem a parada antes de mais nada, pois não tenho certeza se meus eixos são de 19 ou 30 estrias.
Quantas latinhas será que morrem para fazer esse up-grade, alguém tem idéia?
Carlos,
O link para o kit de ponta de eixo e vc pode verificar o valor mandando MP para Leo Valle aqui do forum.
http://www.ensimec.com/pontadeeixo.html
[]´s
Carlos Bernardo
06/02/2008, 21:43
Oba, valeu pelo toque Digo, mas não encontrei o Leo Valle na lista de membros. Acho que é por que ainda estou aprendendo a usar o fórum..rs....só tô tomando na orelha! =-)
Mas pô...custava os caras colocarem o preço no site? Fala sério...
Mais uma ajudinha...rs
http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?find=lastposter&t=35873
[]´s
fernandão
06/02/2008, 22:01
alem do leo !!! na garra tambem vende no site acho que tem preço de uma olhada !!!!
[]´s
Carlos Bernardo
06/02/2008, 22:01
Aaaaaaaaaaaaah muleque!
Valeu!
Sergio Rocha
06/02/2008, 22:31
Pra falar com o Leovalle é fácil.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=968
[]'
Carlos Bernardo
06/02/2008, 22:50
Valeu Sérgio, já consegui!
leopoldo
08/02/2008, 00:21
Alguém recomenda alguma marca específica para alargadores? Dicas?
Embora o assunto já tenha sido discutido em outros tópicos, vale lembrar que alargadores de roda podem ser usados por pessoas que tenham algum conhecimento obvio de mecanica e manutenção. A não observância de alguns cuidados de instalação, tipo de kit e manutejção podem finalizar em um grande acidente.
Se o assunto é estética, esses 2,5 representa pouco impacto visual.
É mais aconselhável usar rodas mais largas e/ou com maior offset.
Em termos de estabilidade, o ganho com esses 2,5 é quase imperceptível... se antes vc capotava a 60 km/h ... agora capota com 65 ....
Carlos Bernardo
08/02/2008, 00:37
Embora o assunto já tenha sido discutido em outros tópicos, vale lembrar que alargadores de roda podem ser usados por pessoas que tenham algum conhecimento obvio de mecanica e manutenção. A não observância de alguns cuidados de instalação, tipo de kit e manutejção podem finalizar em um grande acidente.
Se o assunto é estética, esses 2,5 representa pouco impacto visual.
É mais aconselhável usar rodas mais largas e/ou com maior offset.
Em termos de estabilidade, o ganho com esses 2,5 é quase imperceptível... se antes vc capotava a 60 km/h ... agora capota com 65 ....
Oi Leopoldo, tudo bão?
Então, não acho que 2,5 cm para cada lado representem pouco "esteticamente falando". Pelo menos pra mim não. =-) Ah, minhas rodas já são 12,5" e com off set bem grande. Estou muitíssimo satisfeito com o desempenho de estabilidade do meu Jeep. Esses alargadores seriam mais um "capricho" da minha mente perdulária mesmo. As molas de Toyota deixam o Jeep muito firme (até demais) no asfalto, mesmo instaladas por cima do eixo. Nem sequer cojito a possibilidade de voltá-las para baixo. Estou feliz assim.
Obrigado pelas dicas.
=-)
leopoldo
08/02/2008, 00:45
A dor de cabeça pode não compensar.
Pelo menos vc está ciente que este acessório representa Problema, ou Possível Problema.
Carlos Bernardo
08/02/2008, 01:12
Sim, estou ciente! =-) Ainda estou coletando informações pra ver se vale ou não a pena. Acredito que não vá rolar mesmo...
Queria dar um up-grade nos meus eixos. Como vou bastante pros EUA conheço uma turma de lá. Os caras compram eixos absurdos por preços simplismente patéticos. Apesar no eixo do meu Jeep já ser aquele Dana 44 mais moderninho e bem mais resistente eu fico com muito medo de quebrar um semi eixo no meio de uma trilha ou sei lá o quê. Vc sabe se convertendo o sistema do eixo para flutuante esse problema minimiza? Essa conversão só vale a pena em jeeps bloqueados?
Sergio Rocha
08/02/2008, 10:15
A dor de cabeça pode não compensar.
Pelo menos vc está ciente que este acessório representa Problema, ou Possível Problema.
Leopoldo
Qual seria o menos problemático ? O alargador ou aumentar o offset ?
[]'
leopoldo
08/02/2008, 21:01
Aumentar off-set é a melhor opção.
Veja o seguite:
- vc não incorre no erro de ter torqueado os parafusos internos sem saber ou notar.
- alargador duplica o nº de parafusos na desmontagem, fator saco cheio.
- vc não incorre no risco de desalinhamento entre alargador e roda + entre alargador e eixo.
em termos de off-set e alargador, nisto não há muita diferença sobre a carga nos roamentos ... empatam.
Sergio Rocha
08/02/2008, 21:57
Aumentar off-set é a melhor opção.
Veja o seguite:
- vc não incorre no erro de ter torqueado os parafusos internos sem saber ou notar.
- alargador duplica o nº de parafusos na desmontagem, fator saco cheio.
- vc não incorre no risco de desalinhamento entre alargador e roda + entre alargador e eixo.
em termos de off-set e alargador, nisto não há muita diferença sobre a carga nos roamentos ... empatam.
Mestre, me permita comentar sua resposta.:palmas:
1- não entendi, poderia explicar ? E como faço para não cometer esse erro ?
2- concordo plenamente, mas como ele sai junto com o cubo, difícilmente preciso solta-lo
3- Se ele for de boa qualidade ( eu uso o da TT4 www.tt4.com.br), acho que fica pequeno esse risco.Menor até do que modificar o offset da roda em um torneiro.
Se quanto ao esforço sobre os rolamentos eles empatam, eu prefiro o alargador, apesar do aumento de peso que ele ocasiona, confio mais no trabalho da empresa que fabrica dezenas deles do que num torneiro que "nunca' faz esse serviço.
Mas se estivermos falando em rodas de "fabrica" com offset maior então eu tb acho melhor, quanto menos gambiarra melhor.
[]'
leopoldo
08/02/2008, 22:45
existem 2 tipo de alargador:
o que usa parafusos extendidos para prender a roda e o alargador ao mesmo tempo ... esse nem mereceria comentar.
o que usa um jogo adicional de parafusos: o jogo de porcas prende o alargador ao semi-eixo. Um jogo de prisioneiros adicionais prende a roda ao alargador.
O primeiro tipo é um lixo por natureza.
O segundo tipo, apresenta a possibilidade de vc checar sempre as porcas de roda e ... esquecer que por baixo tem outro jogo de porcas. Se essas soltam, como aconteceu recentemente com um relato por aqui .... a roda decola do jeep com alargador e tudo mais.
Para não cometer esse erro,que é um problema de critério do operador, ou modo de operação quando abre o conjunto, só mesmo tendo cuidado duplo.
Acontece que como pode haver descentralização e vibração, esta pode soltar a parte interna desapercebidamente.
Um roteiro mensal de inspeção do torque de aperto inicial pode ser estipulado, e que pode passar a trimensal e depois, semestral, desde que na última inspeção não havia apresentado porca com torque abaixo.
De qualquer forma, lembrar que é muito mais provável uma descentralização do conjunto e isso preocupa.
alguem aí sabe qual é a bitola original dos eixos dos willys mais novos canela grossa??
[]s
leopoldo
10/02/2008, 00:36
bitola : 1 234 mm frente, 1 232 atrás
Sergio Rocha
10/02/2008, 14:43
existem 2 tipo de alargador:
o que usa parafusos extendidos para prender a roda e o alargador ao mesmo tempo ... esse nem mereceria comentar.
o que usa um jogo adicional de parafusos: o jogo de porcas prende o alargador ao semi-eixo. Um jogo de prisioneiros adicionais prende a roda ao alargador.
O primeiro tipo é um lixo por natureza.
O segundo tipo, apresenta a possibilidade de vc checar sempre as porcas de roda e ... esquecer que por baixo tem outro jogo de porcas. Se essas soltam, como aconteceu recentemente com um relato por aqui .... a roda decola do jeep com alargador e tudo mais.
Para não cometer esse erro,que é um problema de critério do operador, ou modo de operação quando abre o conjunto, só mesmo tendo cuidado duplo.
Acontece que como pode haver descentralização e vibração, esta pode soltar a parte interna desapercebidamente.
Um roteiro mensal de inspeção do torque de aperto inicial pode ser estipulado, e que pode passar a trimensal e depois, semestral, desde que na última inspeção não havia apresentado porca com torque abaixo.
De qualquer forma, lembrar que é muito mais provável uma descentralização do conjunto e isso preocupa.
O que eu uso é o segundo modelo.:concordo:
Eu tenho checado e nunca tive problemas de afrouxar.:dance:
Se elas afrouxarem, acredito que uma trava química minimize esse problema.
valeu pela dica.
[]':concordo:
Carlos Bernardo
11/02/2008, 09:45
Resolvi chutar o balde e comprar logo um par de eixos de Rural. (existem modelos diferentes desse eixo, né? De qual ano é o melhor, alguém saberia dizer?)
Pretendo instalar o kit flutuante da Ensimec atrás e bloquear.
Obrigado.