Conectar

Ver Versão Completa : Fervi o motor, e agora?

Ramone
06/02/2008, 16:54
Tenho (ou tinha) um motor Georgia OHC 2.3 4 cc à álcool que rodava perfeitamente.

Meu radiador já estava sem 3 fileiras e com durepoxi e andou assim uns 300~400km, com a temperatura numa boa e sem vazar.

Porém no domingo, em uma estrada percebi que ele começou a ferver por causa do cheiro que estava sentindo (de queimado), mas quando parei já era tarde. Tava uma fumaceira de vapor.

De alguma forma, a água vazou do sistema e ficou sem.

Parei e comecei a colocar agua no radiador que estava vaziu, mas completo quando sai. Vi que saia bastante pelo motor. No começo achei que estrago todas as juntas, mas depois vi que tem um buraco do tamanho de uma moeda de 1 real do lado direito do motor, perto dos cabos de vela e por lá saia muito vapor e toda a água que eu colocava no radiador, ou seja, não segurava nada.

Sem condições, voltei guinchado. :cry:

O que provavelmente pode ter acontecido com o motor? Será que chegou a fundir? Tó na merda?

Ligando eu acho que tá, pq ontem vi que ele não esta na vaga do estacionamento que deixei no domingo, provavelmente um funcionario não aviso o outro e o fdp deve ter manobrado meu carro com motor fodido.

Abraços

Lucas Nassif
06/02/2008, 17:09
Tenho (ou tinha) um motor Georgia OHC 2.3 4 cc à álcool que rodava perfeitamente.

Meu radiador já estava sem 3 fileiras e com durepoxi e andou assim uns 300~400km, com a temperatura numa boa e sem vazar.

Porém no domingo, em uma estrada percebi que ele começou a ferver por causa do cheiro que estava sentindo (de queimado), mas quando parei já era tarde. Tava uma fumaceira de vapor.

De alguma forma, a água vazou do sistema e ficou sem.

Parei e comecei a colocar agua no radiador que estava vaziu, mas completo quando sai. Vi que saia bastante pelo motor. No começo achei que estrago todas as juntas, mas depois vi que tem um buraco do tamanho de uma moeda de 1 real do lado direito do motor, perto dos cabos de vela e por lá saia muito vapor e toda a água que eu colocava no radiador, ou seja, não segurava nada.

Sem condições, voltei guinchado. :cry:

O que provavelmente pode ter acontecido com o motor? Será que chegou a fundir? Tó na merda?

Ligando eu acho que tá, pq ontem vi que ele não esta na vaga do estacionamento que deixei no domingo, provavelmente um funcionario não aviso o outro e o fdp deve ter manobrado meu carro com motor fodido.

Abraços

Se não me engano, esse buraco que vc falou provavelmente é aqueles que ficam na lateral do bloco [geralmente são 3 ou 4], e esses buracos são tampados por uma tampinha de latão [eu acho que é latão mesmo].

Essa tampinha deve ter escapado, ou pq ela era muito velha mesmo [pouco provável] ou devido ao aumento de pressão lá dentro, permitiu com que vazasse toda a água, e o motor ferveu.

Se o motor chegou nesse ponto que vc disse, com certeza queimou junta. Pelo que vc falou, não chegou ao ponto de fundir não.
Aliás, o motor tá ratiando?

Por vc ter andando com o jeep sem água, e não ter acontecido nada no motor, vc tem que ter muita sorte.

Provavelmente vc terá que abrir o motor pra trocar a junta [e tomara que só ela tenha ido pro saco].

Abrs.

CJ 60
06/02/2008, 19:16
mas depois vi que tem um buraco do tamanho de uma moeda de 1 real do lado direito do motor, perto dos cabos de vela e por lá saia muito vapor e toda a água que eu colocava no radiador, ou seja, não segurava nada.

Isso pela descrição é o selo do motor, fotos confirmariam, mais é 80% de certeza

acredito q não, q não tenha fundido, se vc nao chegou a rodar por mto tempo assim, só junta queimada, solução, retirada do cabeçote, e passe pra limpar a junta velha e ja aproveita plainar qualquer irregularidade e só montar com junta nova, qto ao manobrista ter ligado o carro assim, se for so a junta queimada, e acredito q foi por um periodo curto de tempo, nao tenha dado nenhum problema a mais do que os q ja apresentaram.

abç

Lucas Nassif
06/02/2008, 19:29
Isso pela descrição é o selo do motor, fotos confirmariam, mais é 80% de certeza

Esses selos são aqueles tampões de latão que me referi, ne? :pensativo:

CJ 60
06/02/2008, 19:33
Esses selos são aqueles tampões de latão que me referi, ne? :pensativo:

Exatamente !

Julinot
06/02/2008, 20:00
Esses selos do motor seriam as famosas - como se chama aqui na minha terra - pastilhas d'água ?

CJ 60
06/02/2008, 20:11
Esses selos do motor seriam as famosas - como se chama aqui na minha terra - pastilhas d'água ?

poxa.. agora nao sei não.. mais pra ilustrar uma foto do dito cujo

Ramone
06/02/2008, 20:11
Acredito que seja esse tal selo, pois é um buraco "perfeito". Não parece que estorou ou coisa assim.
Fica um pouco embaixo da saida do escapamento do motor. Vo tenta tirar algumas fotos amanha.

Qual a função dela? E pq não está lá? Será que funciona como um tipo de válvula ladrão caso a água tivesse chegado numa temperatura muito alta e com certeza chegou pq quando parei era tanta fumaça que achava que tava pegando fogo.

E a última pisada no acelerador, indo para o acostamento, foi um barulho hórrivel... parecia calhambeque.

Agora, realmente o fdp ligo meu carro sem água nenhuma pra manobrar, mesmo eu tendo chegado de guincho. Porcos malditos!

CJ 60
06/02/2008, 20:19
Acredito que seja esse tal selo, pois é um buraco "perfeito". Não parece que estorou ou coisa assim.
Fica um pouco embaixo da saida do escapamento do motor. Vo tenta tirar algumas fotos amanha.

Qual a função dela? E pq não está lá? Será que funciona como um tipo de válvula ladrão caso a água tivesse chegado numa temperatura muito alta e com certeza chegou pq quando parei era tanta fumaça que achava que tava pegando fogo.

E a última pisada no acelerador, indo para o acostamento, foi um barulho hórrivel... parecia calhambeque.

Agora, realmente o fdp ligo meu carro sem água nenhuma pra manobrar, mesmo eu tendo chegado de guincho. Porcos malditos!

Pela sua descrição.. quase certeza.. coloquei uma foto pra ilustrar, a função do selo (ou regionalizando "vintém")

Para que servem os selos?, além de terem que ser substituidos, servem para fazer limpeza no bloco, cabeçote ou onde quer que existem sem ter necessáriamente que abrir o motor, são colocados em lugares estratégicos, de modo que alem da limpeza dão acesso externo a algum item que pode ser sacado, ou parafusos que se usam para abrir o motor ou conjunto mais facilmente. (by google)

abç !

Pedro
06/02/2008, 22:11
Os buracos que existem no motor devem-se ao processo de fundição do bloco e servem para sua manipulação e são tapados com os chamados selos.
Pode não ter ocorrido nada com o seu motor, há essa possibilidade. No entanto, quando rompe um selo, os demais também já estão ruins, ou seja, tem que trocar todos. Não sei como é no motor Georgia, mas em alguns motores (Opala por exemplo), existem selos na parte de trás,e então para sua troca, há necessidade de baixar o motor.:rolleyes::rolleyes:

Carlos Bernardo
06/02/2008, 22:26
" E a última pisada no acelerador, indo para o acostamento, foi um barulho hórrivel... parecia calhambeque. "

Sem querer soar desanimador: da última vez que ouvi algo parecido tive que jogar o motor fora e comprar outro pra por no lugar.

Cacá
06/02/2008, 23:10
Ramone, o OHC tem 3 selos laterais e um traseiro (maior). Esses selos são colocados sob pressão (porrada), nao acho que seja o caso de retirar o motor pra ver o selo grande. Se eu fosse vc, colocaria o selo que pulou fora, encheria o radiador e arriscaria uma partida. Quanto ao efeito calhambeque, se vc tivesse sem coletor de escape seria a mesma coisa, isso nao significa que seu motor tenha que ir pro lixo :discordo:

Agora, o mais importante é o motivo do selo ter saído. Acho eu que tu tá com alguma coisinha entupida no sistema de arrefecimento. Dá uma olhada na causa depois que passa o susto.

[s], torcendo pra nada ter acontecido com seu Georgião bebum.

Lucas Nassif
06/02/2008, 23:16
Isso mesmo Cacá, também acho que o mais difícil vai ser descobrir o motivo do selo ter soltado.

Eu ainda acho que foi o excesso de pressão no sistema...

Kim
06/02/2008, 23:21
Caro Carlos!

Completando o Cacá.

Normalmente, o selo se vai por haver corrosão na parede do mesmo e, assim não conseguir prender mais à parede do bloco.

Isso também acontece nos motores GM - 151 e 4.1 (e suas variações).

O que tem que fazer (passei por esse problema com meu 4.1S na estrada também - cabeçote)

Retire o que sobrou do selo, limpando bem a área de assento.

Após comprar o selo que é destinado a tal orifício (são diversas medidas), prepare uma araldite, passe no bloco e coloque o selo. (na porrada mesmo)

Tem que haver espaço para bater, de preferência use uma ferramenta para apoiar o selo e bater em cima, não bata direto no selo para que o mesmo não deforme.

Compre um 2T pequeno (200ml), coloque um pouco, peça para alguém dar partida e, assim que funcionar, despeje o resto no carburador.

Vai fumaciar, mais é muito bom.

Depois limpa.

Abraços.

Kim.

Ramone
07/02/2008, 01:07
Agora, o mais importante é o motivo do selo ter saído. Acho eu que tu tá com alguma coisinha entupida no sistema de arrefecimento. Dá uma olhada na causa depois que passa o susto.

Talvez seja as 2 claras de ovo e um pouco daquele pó pra radiador furado que eu coloquei no começo de janeiro e rodei 200km pra voltar pra casa.
O bixo passo tanta confiança que achei que rodava mais 200km. :parede:

Kim, obrigado pela aula. Mas não tenho conhecimentos tecnicos suficientes para fazer isso, ainda mais se tratando de motor, é melhor deixar para algum profissional. Eu posso piorar ainda mais a situação! Hehehe

Agradeço pela ajuda, pessoal. Passei o carnaval inteiro pensando no quanto eu tava fudido. Com esses esclarecimentos, deu pra fica mais tranquilo.

Espero que baste apenas recolocar o selo, água e ligar. Mas se tiver que trocar as juntas também, ainda to no lucro! hehehe :putz:

Meu grande medo é perder o Georgião que gastei "um a diesel" pra retificar ele num faz nem 2 anos e tava impecável, se não fosse o alcoolismo desses motores.

Depois dessa, eu vo treina tirar o extintor daquela "jaulinha". Se o carro tivesse pego fogo realmente, teria queimado tudo... perdi mais de 1 minuto pra soltar ele. Hehehe :grin:

Abraços! :concordo:

Julinot
07/02/2008, 09:45
Pelas fotos não resta dúvida... são as pastilhas d'água, sim.
Já li alguma coisa no fórum sobre problemas com as medidas: para que existem diversas - dependendo do ano. O meu CJ tem uma - todas foram trocadas há pouco tempo - que já estava vazando de novo. Foi mal colocada mas agora parou de vazar. Talvez tenha sido selada pela sujeira da água. O fato é que o radiador não baixa o nível d'água - ou baixa muito pouco.

Santoro
07/02/2008, 10:19
bom , como ja falaram, sao as pastilhas basta trocalas, agora ramone , na minha opniao vc devbia tomar uma surra de tapete de borracha por ficar rodando com esse radiador todo fudido com o motor recem feito ..... toma jeito rapá rs ! espero que n tenha acontecido nda mais de grave ctg, um abraço

Cacá
07/02/2008, 12:15
Ramone, depois de limpar a frigideira, seria legal vc colocar um aditivo na água. Eu perdi um bloco por corrosão, também gastei um "a diesel" pra retificar por completo o meu OHC e não deixo água pura não :discordo: Rodo com aditivo, apesar das pedradas de alguns daqui do Fórum.

[s],

Agora: ovo é fód@, hein? Até colorau, vai lá, mas zóião :shock: ... é a primeira vez :mrgreen:

Cacá
07/02/2008, 12:44
Compre um 2T pequeno (200ml), coloque um pouco, peça para alguém dar partida e, assim que funcionar, despeje o resto no carburador.

Ramone, é fácil fazer isso que o Kim falou. Retire a mangueira do filtro de ar (ou o filtro todo), despeje uns 10 ml de 2T no bura e dá a partida. Deixa em marcha lenta por um tempo, depois acrescenta mais 2T no bura. Eu só dissolveria 50%+50% na gasolina antes de jogar no bura pra não assustar o Georgião :mrgreen:.

O cheiro de mobilete que vai sair pelo escape é uma delícia :dance:

[s]

locomeubr
07/02/2008, 13:40
Talvez seja as 2 claras de ovo e um pouco daquele pó pra radiador furado que eu coloquei no começo de janeiro e rodei 200km pra voltar pra casa.
O bixo passo tanta confiança que achei que rodava mais 200km. :parede:

Kim, obrigado pela aula. Mas não tenho conhecimentos tecnicos suficientes para fazer isso, ainda mais se tratando de motor, é melhor deixar para algum profissional. Eu posso piorar ainda mais a situação! Hehehe

Agradeço pela ajuda, pessoal. Passei o carnaval inteiro pensando no quanto eu tava fudido. Com esses esclarecimentos, deu pra fica mais tranquilo.

Espero que baste apenas recolocar o selo, água e ligar. Mas se tiver que trocar as juntas também, ainda to no lucro! hehehe :putz:

Meu grande medo é perder o Georgião que gastei "um a diesel" pra retificar ele num faz nem 2 anos e tava impecável, se não fosse o alcoolismo desses motores.

Depois dessa, eu vo treina tirar o extintor daquela "jaulinha". Se o carro tivesse pego fogo realmente, teria queimado tudo... perdi mais de 1 minuto pra soltar ele. Hehehe :grin:

Abraços! :concordo:

putzz velho...agora q vi a mp tua e dai vi o topico..

aquele ovo q deve ter caido mal na barriga do motor?!

o q deve ter rolado foi isso mesmo..akele remendo de castelhanos foi o unico esquema pra sair de la...mais nao pra rodar...depois tinha q rolar uma verificação toda..até pq entro na pressao no rio la...rs

mais pelo q sei deve ter rolado só o q a galera falou até agora mesmo...só a junta, e agora conferir se ta entupido, o q eu acho q deve ser isso 100%...clara de ovo...pó de sei la q..durepox...isso tudo com agua em cima 24h..nao tem como...vai soltando residuos....dai ja viu....

mais nao deve ser grandes coisas, ve se arruma a tempo pra visconde! rs

e a suspenção? o parafuso era igual ao original?

vllww
spero ver o cj andando em breve:concordo:

a.veiga
07/02/2008, 18:36
Ramone, depois de limpar a frigideira, seria legal vc colocar um aditivo na água. Eu perdi um bloco por corrosão, também gastei um "a diesel" pra retificar por completo o meu OHC e não deixo água pura não :discordo: Rodo com aditivo, apesar das pedradas de alguns daqui do Fórum.

[s],

Agora: ovo é fód@, hein? Até colorau, vai lá, mas zóião :shock: ... é a primeira vez :mrgreen:
Sem cortar o assunto do tópico, espero q o Ramone não tenha tido problemas sérios, mas aproveitando o q vc falou queria abrir um parenteses aqui pra tirar uma duvida. Uma ANTA de um frentista na hora de colocar aditivo na agua errou e colocou fluido de freio! :parede: depois de eu ter chingado muito, nós abrimos a mangueira de baixo q sai do radiador deixamos vazar toda a água, depois jogamos água em abundancia, fechamos enchemos de agua e colocamos o aditivo correto. Já andei com ele cerca de 100km e até agora tudo bem. o agravante é q o medidor de temperatura ta pifado :oops:!!! Será q pode acontecer algo mais grave?!!!
abraços!!!!

Cacá
07/02/2008, 19:13
Sem cortar o assunto do tópico, espero q o Ramone não tenha tido problemas sérios, mas aproveitando o q vc falou queria abrir um parenteses aqui pra tirar uma duvida. Uma ANTA de um frentista na hora de colocar aditivo na agua errou e colocou fluido de freio! :parede: depois de eu ter chingado muito, nós abrimos a mangueira de baixo q sai do radiador deixamos vazar toda a água, depois jogamos água em abundancia, fechamos enchemos de agua e colocamos o aditivo correto. Já andei com ele cerca de 100km e até agora tudo bem. o agravante é q o medidor de temperatura ta pifado :oops:!!! Será q pode acontecer algo mais grave?!!!
abraços!!!!

Na boa, a.veiga, se vc ja andou 100 km, esgote de novo. Coloque água de novo, sem aditivo, ande mais 100 km, esgote e complete com agua + aditivo. Pra vc ter uma ideia, fluido de freio se cair na lata do jeep, arranca a tinta em 5 minutos. Ah, se possível, tenta arrumar o marcador de temperatura, claro. :mrgreen:

[s]

Cacá

CJ 60
07/02/2008, 19:20

Claro... não lembra do episódio do Mac Gyver, q ele faz um jeep todo fudido funcionar e usa um ovo no radiador? deve ter servido de inspiração !!!

abç

Pedro
07/02/2008, 19:39
Uma ANTA de um frentista na hora de colocar aditivo na agua errou e colocou fluido de freio!

Surra de tapete de borracha nele também!!huahua:lol::lol::lol:

Ramone
08/02/2008, 02:41
Clara de ovo no radiador funciona muito bem.

Se teu radiador furar em um lugar complicado, como foi meu caso, a clara de ovo quebra o galho muito bem!

Voltei de castelhanos com 2 claras de ovos segurando os pequenos vazamentos que o durepoxi não vedou.
Foi uma hora de trilha mais 200km de estrada e mais uns 100km rodando na cidade, seguro muito bem durante 1 mês.

Agora, essa do frentista foi foda... hehehe :D

a.veiga
08/02/2008, 12:30
Po galera nem me fale, me deu vontade de bater no frentista mesmo!!! :evil:

Na boa, a.veiga, se vc ja andou 100 km, esgote de novo. Coloque água de novo, sem aditivo, ande mais 100 km, esgote e complete com agua + aditivo. Pra vc ter uma ideia, fluido de freio se cair na lata do jeep, arranca a tinta em 5 minutos. Ah, se possível, tenta arrumar o marcador de temperatura, claro. :mrgreen:

[s]

Cacá
Amigo Cacá, eu já tava um pouco tranquilo por ter andado 100Km sem problemas, e me disseram q proporcionalmente a quantidade de água e a do fluido de freio seria um nada, e q não teria problema. Porém com esta história de arrancar a tinta me deixou apavorado!:shock:
O pior de tudo é q não to tendo tempo de tirar a água do radiador, só amanhã. Na hora de dormir fico imaginando o meu pobre radiador sendo corroído :(!!! Espero q dê tempo chegar até amanhã!
Obrigado pela orientação!
[s]

Ramone
28/02/2008, 10:24
Pessoal, arrumei o radiador, colmeia novinha.

Por sorte, nada aconteceu ao meu motor (aparentemente).

A temperatura mostrada pelo relógio está normal (como era antes de eu ter problemas no radiador).

O que tenho notado agora é que a água do radiador está baixando muito rápido.
Rodei o dia inteiro com a viatura ontem (cerca de 60km) e hoje quando abri a tampa do radiador, vi que a água tinha baixado bastante...

Mas pelo radiador não vasa, pelo motor também não. Notei que a água sai pelo ladrão mais do que antigamente, mas ainda acho difícil perder tanta água pelo ladrão do radiador.

Então, pergunto: Aonde está toda essa água?

Acredito que pode ter acontecido algo com o motor quando ferveu, e agora ele está evaporando muito mais água que o normal... não sei.

Me disseram também que pode ser algo em uma válvula do motor (não sei qual) e que pode estar saindo água pelo escapamento (não reparei muito bem ainda, mas não vi água saindo pelo escape).

Bom, antes de ter problemas com radiador e arrefecimento, eu abastecia a água do radiador, quando muito, uma vez por semana. Faz 3 dias que o carro saiu do mecânico e to abastecendo diariamente. O que pode ser?

Abraços

ddantas
29/03/2008, 00:42
Ola

Meu radiador também tinha esse problema. Eu tinha que colocar água quase todo dia. Eu via água saindo pelo ladrão mas não via por outros lugares.

Masssss, a água não saía somente pelo ladrão. O radiador tinha pequenos furos que eu não via. Descobri isso levando numa casa de radiadores. Lá fizeram um teste: tiraram o radiador e o colocaram sob pressão dentro da água. As bolhas evidenciam os furos.

Daí os furos foram fechados com solda de estanho e fiquei alguns meses sem completar a água.

Ramone
29/03/2008, 22:06
Pois é.

Acho que o problema deve estar na tampa.

Mas é capaz que possa estar acontecendo o mesmo que o seu, DDantas. Alguns furinhos invisíveis.

Pois notei nesta quinta a abertura de uma minuscula rachadura ao lado da tampa.

Com certeza o cara que reformou a colmeia não é dos melhores. Pq essa porra de radiador só ta me dando dor de cabeça!

a.veiga
01/04/2008, 09:00
Bom dia amigos Jeepeiros, aproveitando o tópico vim relatar o q aconteceu e tirar algumas dúvidas.
Ontem ao sair do trabalho, subindo uma ladeira aqui perto comecei a ouvir um barulho estranho no carro, mas decidi continuar pois faltava pouco pra chegar em casa. De repente o barulho aumentou e um estrondo mais forte aconteceu e eu parei fui ver o estrago. Tava vazando água do radiador e quando abri o capu a ventoinha rasgou o dito cujo :( resultado: guincho. Agora as dúvidas:
*pq a porcaria da ventoinha pegou no radiadoor? coisa q nunca tinha ouvido falar q acontece.
* o mecanico q viu a viatura ontem a noite me falou q a ventoinha estava montada errada, jogando o ar de dentro pra fora e não de fora pra dentro. Afinal qual é o certo? jogar o ar de dentro pra fora ou de fora para dentro?
* É seguro recuperar o radiador ou tenho q comprar um novo?
[]´s com sentimento de Gastos pela frente :( !!

Sergio Rocha
01/04/2008, 09:30
Sua ventoinha pode pegar no radiador por diversos motivos, calços do motor quebrados, radiador solto, ventoinha solta, etc etc.Verifique o seu jeep que vc vai descobrir.
A ventoinha mecanica, foi feita para puxar o ar através do radiador.
Vc pode recuperar o radiador sem nenhum problema, desde que seja feito por gente competente.

[]'

a.veiga
01/04/2008, 10:22
Obrigado pela ajuda caro amigo, mas acabei de ligar pro rapaz q refoma o radiador ele disse q o estrago foi muito grande q teria q isolar uma colméia, e consquentemente correria o risco de aquecer o motor :( me dei mal nessa,agora o preju é maior!

Ramone
01/04/2008, 18:10
Amigo, por experiência própria digo e recomendo para não economizar nesse serviço do radiador.

Só volte a andar com o Jeep quando o radiador estiver 100% inteiro, com todas as varetas, sem vazamentos.
Não ande com ele com alguma vareta isolado ou que seja.

Iniciei esse tópico quando fervi meu motor por idiotisse pq rodei com o radiador com as 3 últimas fileiras isoladas. E to mais puto ainda pq hj tive a certeza absoluta de que realmente fodi meu motor (retificado num tem nem 2 anos) pois ao verificar o óleo, constatei pela primeira vez que ele está leitoso (não sei pq só hj foi fica assim tb), ou seja, ou queimo a junta (menos mal) ou alguma trinca no cabeçote (ai eu me mato de porrada).

Você não faz idéia de como algo tão estúpido ocasionado por você mesmo pode ser tão frustrante.

a.veiga
02/04/2008, 09:11
Amigo, por experiência própria digo e recomendo para não economizar nesse serviço do radiador.

Só volte a andar com o Jeep quando o radiador estiver 100% inteiro, com todas as varetas, sem vazamentos.
Não ande com ele com alguma vareta isolado ou que seja.

Iniciei esse tópico quando fervi meu motor por idiotisse pq rodei com o radiador com as 3 últimas fileiras isoladas. E to mais puto ainda pq hj tive a certeza absoluta de que realmente fodi meu motor (retificado num tem nem 2 anos) pois ao verificar o óleo, constatei pela primeira vez que ele está leitoso (não sei pq só hj foi fica assim tb), ou seja, ou queimo a junta (menos mal) ou alguma trinca no cabeçote (ai eu me mato de porrada).

Você não faz idéia de como algo tão estúpido ocasionado por você mesmo pode ser tão frustrante.
Pois é amigo Ramone, acabei trocando a colméia, mas to com o coração partido :confused:, meu radiador estava 100% sem vazamentos, qdo eu cheguei com a viatura lá em casa ontem a noite percebi vazamento no radiador novinho..... aí já viu né levei de volta pro mecanico hj de manhã, isso ta me tirando do sério e fiquei om sentimento de culpa tb pq qdo eu ouvi um barulho estranho deveria ter parado imediatamente, salvaria meu radiador no entanto resolvi insistir :parede: deu no q deu, agora é esperar pra ver o q vai acontecer. []´s