Ver Versão Completa : Vou mudar o nome do Engesa pra submarino >(
Olá gente, preciso de uma ajuda:
Coloquei minha capota de fibra tabatinga no Engesa faz 6 anos, me parece que fui um dos primeiros a por e a capota não era a versão final (comparada a outras da mesma marca que ja vi por ai)
O que ocorre é que quando chove entra bastante agua pelas borrachas dos vidros laterais traseiros, vidro atrás, pelas portas, vidro da frente, uma desgraça!
Já levei inúmeras vezes o bicho pra fábrica da capota pra ver se dá um jeito mas que nada.....
Seria fácil enxugar toda vez, mas tenho um revestimento de borracha no chão em forma de arroz no carro todo, então, toda vez que chove muito tenho que desmontar todos os bancos pra tirar a agua, e eu já to de saco cheio!!!!
Alguém tem idéia do que fazer?
Já gastei vários tubos de silicone e borrachas de diferentes carros pra ver se dava jeito, mas não consigo.......
Sinceramente, to puto da vida, minha capota de lona não entrava uma gota d'agua, e essa, que deveria ser melhor ainda...........
Não sei se estes problemas foram corrigidos, mas o fato é que gostaria de resolver essa encrenca!
Obrigado!
Gomila,
Não tenho experiência com capota de fibra no Engesa, pois sou adepto à boa e velha capota de lona na minha viatura.
Conversando com o Ricardo Farias do Clube da Camper ele me disse que entrar água pela tampa traseira também é um problema crônico nas Campers, mas para a Camper ele tem a solução :!: Ele manda a viatura para um fibreiro e faz uma mudança na fibra ao redor da tampa traseira :pensativo: Segundo ele resolve definitivamente a vedação :concordo:
Sugiro que entre em contato com ele e veja se a mesma solução pode ser adotada na copota de fibra do Engesa.
[]'s
O meu engesa tem capota de fibrada tabatinga e já coloquei o nome de Yellow Submarine antes mesmo dele rodar...:mrgreen:
CARLOS SIQUEIRA
06/02/2008, 18:12
Gomila, coloquei a capota recentemente e não entra água pelos vidros, a borracha enviada no kit, pelo Fernando, parece com as utilizadas nos ônibus, bem largas. Já a tampa trazeira ...... são outros baldes a mais. Vou tentar "emborrachar" melhor a parte inferior, pois as fendas são exageradas por natureza.
[]'s Carlos Siqueira
Gomila, coloquei a capota recentemente e não entra água pelos vidros, a borracha enviada no kit, pelo Fernando, parece com as utilizadas nos ônibus, bem largas. Já a tampa trazeira ...... são outros baldes a mais. Vou tentar "emborrachar" melhor a parte inferior, pois as fendas são exageradas por natureza.
[]'s Carlos Siqueira
opa!
E pelas portas? não entra?
abraço!
Amigos,
Acho que não tem um produto tão caro e ao mesmo tempo tão mal acabado para Engesas quanto essa capota da Tabatinga...
Na minha, entra agua pelas borrachas das portas, pelas borrachas dos vidros laterais, entre o quadro de parabrisa e a capota e ultimamente jorra agua da canaleta, que de alguma forma passa por entre a fibra e brota em cima da porta. Tenho passado silicone preto, massa de calafetar e até neutrol (na canaleta), o que tem minimizado os problemas...
A fixação da fibra (finissima) das laterais das portas é de péssima qualidade, com o tempo (a minha tem uns 3 anos de instação) os parafusos não rosqueiam mais, e então tem que rebitar tudo...uma droga para manutenção da maquina de vidro(que as vezes escapa) e das fechaduras(se olhar feio para elas, desmancham).
Sinto saudades da minha capota de lona da Pissoletro(sim, eu sei que os moldes desta capota de fibra eram da Pissoletro, só que quem as fazia e as instalava com capricho, faleceu há anos (1999?))
Carlos Bernardo
06/02/2008, 21:59
PROCOM
Será que não resolve?
Edu filho do kim
06/02/2008, 22:08
O meu engesa tem capota de fibrada tabatinga e já coloquei o nome de Yellow Submarine antes mesmo dele rodar...:mrgreen:
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk CAVESO vc colocou o nome eantes dele rodar.:mrgreen:
Abs.
Edu filho do Kim.
Então,
O Fernando da Tabatinga sempre me atendeu muito bem, tentou inúmeras vezes resolver o problema, o que ocorre é que sempre que levo o carro la, fazem testes com uma magueira. Pô! 5 minutos com mangueira não resolve, é na hora da chuva que vemos o desastre.
As soluções que eu achei:
1- Tampa traseria - Meu engesa é fase 1, logo, porta-malas não existe, lacrei o bicho junto com a tampa do porta malas, pronto! Não abre mais, mas e dai???
2-Vidro da tampa do porta malas e janelas traseiras laterais - Com ajuda de mais uma pessoa, vamos puxando a borracha com uma chave de fenda e colocando silicone por dentro, no vão que fica entre a borracha e a capota. DETALHE: Tem que por por toda a borracha, não coloque só em cima porque a agua desce e vai entrar por baixo (experiência própria).
3-Portas - Troquei as borrachas pelas do Fiat Tipo, são mais grossas e fazem mais pressão quando fechar as portas, no começo vai ter dificuldades em fechar a porta até que a borracha se "acostume"
4- Quadro parabirsa na capota: Vou adotar a solução do ítem 2 e entupir tudo com silicone
Vamos ver, vou refazer meus ítens por esses dias (quando fizer um dia de sol aqui em SP)
Comprei a capota nova com o Fernando e concordo que poderia ser bem melhor do que é.
Mas como o próprio Fernnado me alertou antes de comprar: vedar definitivamente é algo quase impossível, tratando-se de um jipe (que não eram gabaritados de fébrica), o que pode-se fazer é diminuir a entrada de água.
No meu, estou tentando, devagar e cheio de cuidados, deixar o conjunto o mais vedado possível, mas já sei que entrará agua por algum ponto.
Depois que li aqui os donos de troller e Land zeros reclamando que entra agua, até me acostumei com a idéia.
lembrando que meu jipe ainda não rodou nem no seco e nem debaixo d'agua.
Pedro-GO
07/02/2008, 00:47
sbmarino:pensativo::pensativo::pensativo:
tá mais pra aquario:lol::lol::lol:
Olá pessoal,a minha experiência da um livro acompanhei todos os relatos e já passei por alguns destes problemas, fui colocando silicone aqui e alí mas não resolveu nada. O que resolveu mesmo foi tirar todo o silicone comum e colocar um indicado pelo Fernando da Tabatinga, que não é barato marca Sika silicone Maritímo que quando vc acerta o lugar funciona mas quando vc não descobre por onde entra essa bendita água aí é F....!
O que tive que fazer, durante uma noite chuvosa entrei no Engesa e fiquei caçando por onde as mardita água entrava, consegui identificar 4 lugares, porta esquerda, porta direita, naquele pino que segura o estepe por dentro do carro, e por uma borracha traseira do vidro lateral do lado do motorista. Três eu consegui resolver com a Sika, mas tem uma que não consigo identificar nem com reza brava, e uma infiltração na parte de baixo lado externo da porta motorista, quando eu forço a parte inferior da porta parece que tem umas rachaduras, como citado acima a fibra parece folha de arroz muito fina. Agora estou pensando em colocar este produto para ver se resolve:
FITAS DE FIBRA DE VIDRO COM PTFE PARA SELADORAS
Espessura: 0,15 mm
Temperatura 260ºC
É usada como isolante térmico em seladoras e outros equipamentos na indústria de embalagens plásticas.
Com adesivo
Rolo 10 mm x 30m:
É um tipo de fita adesivada que quando colada e dificil soltar, esta vai ser a minha proxima aposta para ver se resolvo essa encheção de saco, que é entrar no Engesa e molhar o pé.Em tempo quando tinha a capota de lona entrava alguns pingos de agua, agora quando pensei que fosse resover um problema criei uma corredeira ou poça dágua.
Links:
Fita Adesiva: Liondor - Produtos especiais (11) 3931-7023 - Loja Liondor, Fita para Seladoras, Fita de PTFE para Seladoras, Fitas de PTFE antiaderente, Adesivos para altas temperaturas, Fitas para isolamento térmico e elétrico, Fita PTFE, Fita Teflon adesivada, Fi (http://www.liondor.com.br/loja-liondor/fita-para-seladora-loja.htm)
Silicone Maritimo: Indústria | Sika S/A Brasil (http://bra.sika.com/pt/solutions_products/01.html)
gabriel correia
23/01/2013, 12:45
concordo com o caveso entra agua em troller, land . entre outros..rsrs a solução é tentar aos poucos caçar os vazamentos.. estou montando minha engesa então com o absurdos de valores que pedem pelas capotas eu resolvi fazer uma... se vai dar certo só Deus sabe..kkkk é complicado e dificil porem com calma e criatividade a gente chega lá....depois vou postado fotos
guilhermeabreu
23/01/2013, 20:04
VCS ESTÃO MUITO NERVOSOS
No meu ENGESA , qdo resolví comprar a carroceria de fibra , achava que conseguiria acabar com a água dentro dele , mandei a capota pro FERNANDO FILONI para ele montar a carroceria na capota pra não ficar dúvida na instalação da capota por aqui , gastei uma baba , mas ao fazer a pintura por aqui , tive que retirar as portas que fechavam beleza montada pelo FERNANDO FILONI , mas qdo coloquei as borrachas das portas e recoloquei as portas , elas não fechavam nem por reza brava , daí verifiquei que o vão da porta era pequeno para as portas depois que foi colocado aquelas pestanas para fixar as borrachas , fui ficando puto , levei o ENGESA para um fibreiro aqui e resolví meter a esmerilhadeira nas portas para diminí-las o suficiente para que fechassem e aproveitei e mandei soldar a capota na carroceria , fixar o quadro do para brisa na carroceria e capota , O MEU ENGESA HOJE É UM MONOBLOCO INTEIRO , UMA SÓ PEÇA SEM NENHUM FURO EM LUGAR ALGUM , agora quero ver se vai entrar água .
Depois de tudo pronto , fui a um casamento com ele e todo mundo ficava olhando EU DE ENGESA NUM CASAMENTO , todo mundo ficou BABANDO , choveu no meio da cerimonia e qdo fomos para a recepção a grande surpresa :
TINHA 12CM CE ÁGUA DENTRO DO ENGESA PQP 1.000.000 DE X .
Não é possível , falei comigo mesmo e logo a seguir complementei em voz baixa : NÃO É POSSÍVEL IMPEDIR QUE A ÁGUA ENTRE NUM ENGESA .
Gostei tanto que estou criando peixe dentro dele .
Brincadeira , NÃO FIZ AINDA MAS VOU FAZER E SUGIRO A VCS FAZEREM TB QUE É : FAZER UM FURO DE CADA LADO PARA QUE A ÁGUA QUE ENTRAR , TER POR ONDE SAÍR , devo usar aquele bujão de fundo de barcos de alumínio que tem a tampa rosqueada e qdo retiro o bujão fica com o buraco virado prar tras para que não entre água/lama de fora pelo buraco , pois vou deixar o buraco virado pra tras .
Não sei se me fiz entender .
VCS ESTÃO MUITO NERVOSOS
No meu ENGESA , qdo resolví comprar a carroceria de fibra , achava que conseguiria acabar com a água dentro dele , mandei a capota pro FERNANDO FILONI para ele montar a carroceria na capota pra não ficar dúvida na instalação da capota por aqui , gastei uma baba.
Depois de tudo pronto , fui a um casamento com ele e todo mundo ficava olhando EU DE ENGESA NUM CASAMENTO , todo mundo ficou BABANDO , choveu no meio da cerimonia e qdo fomos para a recepção a grande surpresa :
TINHA 12CM CE ÁGUA DENTRO DO ENGESA PQP 1.000.000 DE X .
Não é possível , falei comigo mesmo e logo a seguir complementei em voz baixa : NÃO É POSSÍVEL IMPEDIR QUE A ÁGUA ENTRE NUM ENGESA .
Não sei se me fiz entender .
Caro guilhermeabreu, voce se fez entender (SIM) o que vou fazer é não desistir, estou quase lá caçando vazamentos nessa capota, como já relatei já identifiquei 3 entradas de água, agora só falta (1) uma essa mardita enxurrada que mina na porta do meu lado. Gosto de colocar tapetes e do jeito que entra água não dá, depois fica cheirando cachorro molhado aí aguenta a esposa falando, qualquer novidade posto aqui aos desesperados com essa situação.
Valewww.
Água...
Não consegui impedir a entrada, então, deixei aberta as saídas!
Pronto!!!
Caro Kim.....
Água dentro do Engesa é uma coisa que me incomoda e muito, é uma M.... mesmo ter que entrar e sentir água na sola do ténis, estou tentando e Pronto !!!
Valewww.
guilhermeabreu
24/01/2013, 00:45
TONINHO
No meu entra muita água pela parede corta fogo , onde tem que ter furos para entrar a pedaleira e os cabos , no meu é por alí que entra uma cacheoira de água , é muita água mesmo , chega até me imprssionar da quantidade de água quentra por alí .
guilhermeabreu, no meu não entra água por onde entra no seu, e acho estranho que esteja entrando água por lá. No meu como já relatei caçei as entradas e resolvi quase todas, mas esta última esta me deixando bem chateado. por que já segui por dentro e por fora da porta do meu lado e é por alí que ela entra, e não vejo por onde só se for na parte baixa da porta antes da borracha onde ficam aqueles rebites, pode estar entrando pela folga dos rebites por isso irei colocar esta fita adesiva, misturando cola de fibra de vidro pra ver que bicho vira. Assim que voltar de viagem farei isso.
Valewww.
Opa
Geralmente a água entra pelas através da calha que é uma peça única com a moldura da porta. Ao invés de fechar aquilo com fibra, pelo menos a minha, veio arrebitada e a água entrava por ali, escorria pela borracha e encharcava nos dois lados.
Até descobrir isso, foi uma novela de ajustes na porta e troca de borrachas.
Para resolver o problema, cobri a calha com silicone de parabrias (aquele preto) e o problema acabou (pelo menos até o silicone resistir).
Mas tão logo consiga uma vaga no Tom, vamos fibrar aquela peça toda e ai, amigos, adeus água dentro do carro.
Na tampa traseira resolvi o problema usando uma borracha inteiriça no batente e colando um "borrachão" sobre a tampa da caçambinha. Em chuvas muito fortes, escorre um pouco de água, pouca coisa.
Ainda assim, a exemplo do Kim, mantenho os buracos no assoalho abertos.:mrgreen:
Abs
Aurélio,
Voce poderia tirar umas fotos dessa empreitada??? Nesta calha da porta onde ela vem arrebitada e escorre por debaixo das duas portas, para eu poder identificar se é o mesmo caminho que a água porcorre no meu e deixa o piso um verdadeiro rio. É só para ilustrar melhor o caminho das pedras. Obrigado.
Valewww.
Aurélio, Voce poderia tirar umas fotos dessa empreitada??? Nesta calha da porta onde ela vem arrebitada e escorre por debaixo das duas portas, para eu poder identificar se é o mesmo caminho que a água porcorre no meu e deixa o piso um verdadeiro rio. É só para ilustrar melhor o caminho das pedras. Obrigado.Valewww.
Opa
A vtr está no estaleiro.
Tão logo esteja comigo faço as fotos e posto aqui.
Abs
Aurélio,
Assim que voce puder por favor coloque as fotos aqui, para que possamos ver e tirar as inúmeras duvidas que temos.
Valewww.
Caros!
Li os relatos.
Bem, no meu engesa, entra água pela parte traseira, não sei se é pela porta (borrachas), ou pelo encaixe da capota com a carroceria.
Escorre por baixo do banco traseiro e empoça nos pés de quem está atrás.
Já gastei um tubo de silicone, diminui, mais ainda não cessou!
Abraços.
Kim.
Eduardo Velo
27/01/2013, 08:54
Na minha Tracker entra água muito pouco , mas não é sempre ... aí fiz o mesmo que no Engesa , coloquei estrado , tive que tirar o carpete que está guardado , qdo vender quem comprar leva e coloca se quiser ...
No Engesa entra água , mas é poruco , como tem estrado seca sem eu ter que fazer nada , tem silicone e massa de calafatação em todas possíveis passagem de água , mas entra ... ~
abs ...
Opa.
Conforme prometido, seguem as fotos.
A primeira mostra a fixação arrebitada do quadro da porta da qual a calha faz parte (afastei a borracha pare melhor visualização).
A segunda e a terceira, mostram o siliconte preto aplicado sobre a calha. É nesse ponto que a água entra ( entre a estrutura do quadro e a carroceria) e escorre pela borracha, encharcando o piso.
A quarta foto mostra a borracha do quadro da tampa traseira e o borrachão colado sobre a tampa da caçambinha. Esse borrachão resolveu 98% do problema, pois em chuvas muito fortes ainda escorre um pouquinho de água pelo lado esquedo.
Abs
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Aurélio,
A foto numero 1 mostra bem qual é o problema do meu, mas não é na parte de cima, e sim na parte de baixo da porta.
Quando chove fica armazenada um monte de água ao lado desta borracha, que aparece no seu e tem uns três rebites que facilitam a entrada da água. Estou no caminho certo irei comprar esta fita auto adesiva, que tem que ser fina para poder fixar e também isolar tapar os rebites. Vou ver se vai dar certo, quando voltar de viagem vou atrás dos protudos e fazer o trabalho, obrigado Aurélio.
Valeuwww.
Toninho,
Sugiro fazer primeiro a vedação com siliconte na calha, pois o problema não está no arrebite propriamente dito e sim no espaço que esse tipo de fixação deixa entre a moldura da porta e a estrutura da carroceria. Daí, a água que cai sobre a calha entra por ali e escorre pela borracha até o assoalho.
No caso da minha capota resolveu dessa forma.
Mas, como disse anteriormente, assim que o meu meca desocupar um pouco vou "fibrar" essa moldura à carroceria e aí, amigo, adeus problema de água.
Pelo menos por ali.:mrgreen:
Abs
Aurélio,
Esta vedação a que voce se refere no meu veio da fabrica vedada, e quando eu fiz o exame debaixo de chuva dentro do Engesa não reparei entrada de água por alí, e sim lá embaixo como já relatei, por dentro dele não se vê qualquer problema na parte de cima onde é mostrado na foto, mas irei verificar novamente se tem algum espaço por lá, se tiver irei passar aquele silicone maritímo. Tomei a liberdade de copiar a foto e marcar a calha que voce aponta como o defeito principal da entrada de água.
As setas mostram o lugar onde você pede um especial atenção, ok irei avaliar melhor.
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Valewww.
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