Ver Versão Completa : GASOLINA X COBRE
Fabiano-SL
17/06/2004, 19:23
Olá Pessoal!!!
Amigos, gostaria de saber de existe algum problema em usar cano de cobre para passar gasolina. São trechos pequenos, tipo 10 cm (carburabor) e uns 5 cm (saída do tanque) e uns 15 cm (retorno na gasolina). O restante do sistema de combustível é com canos de borracha... Sei que de ferro seria melhor, mas não encontro aqui em minha cidade...só tubo de cobre.
Gostaria de opiniões de mais pessoas, pois encontrei opiniões diferentes...
Um amigo aqui do forum, disse que o cobre reage com a gasolina e cria uma borra... o que isso poderia causar de prejudicial?
O cara da auto-peças disse que no opalões é de cobre os condutores de gasolina...Será?
O que existe de fato em relação ao cobre x gasolina?
[]'s
leopoldo
17/06/2004, 20:03
Sobre o cobre reagir com a gasolina....eu não sei....pode até ser com a água que fica depositada no fundo do tanque.
Mas afinal, porque é que você não usa de plástico? não de mangueira de chuveiro como muitos fazem....nem de plástico cristal.....vê se arruma mangueiras de teflon.....dá uma olhada nas lojas que vendem material para caminhões.
Os tubos de aço com proteção bi-cromatizada(aqueles amarelados) são obrigatórios só na instalação de freio.
Outro cuidado é na junção do tubo com a mangueira.....nada de amarrar arame, nem abraçadeiras seguram direito mangueira sobre tubo liso. Pense nisso também.
O ideal seria ir até uma loja que fabrica essas mangueiras especiais para máquinas hidráulicas onde se prensam ou aparafusam os niples correspondentes ao do fundo do tanque e da rosca da bomba e da bomba para o carburador.
Caso o carburador não tenha rosca, mas tubo abaulado, nesse sim a abraçadeira funciona.
Thiago Rodeghel
17/06/2004, 20:55
Fala Fabiano :D
Como o Leopoldo já falou, tbm desconheço tal influência :roll: , o meu já peguei assim, tá com canos de cobre :) nunca deu nenhum problema 8) no carburador, ou no tanque ou de vazamentos :wink: E esse motor já deve estar assim há uns 5 anos :D
[s]
andretomasi
17/06/2004, 21:06
O meu estou usando mangueiras de combustível de um sanduíche de borracha, aço e um outro material liso por dentro, não eram muito caras e conforme indicado era especificamente para gasolina..
Agora, quanto a usar abraçadeiras, utilizei na ponta das conexões bicos com rosca de cobre também, como as da imagem, um lado é roscado e outro é com um "anel" onde as duas abraçadeiras prendem (sim, uso duas abraçadeiras em cada conexão.. não custa garantir :lol: )
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/respiro.jpg
[ ]´s
marcelo nunes
17/06/2004, 22:17
O cobre é o catalisador de oxidação da gasolina.
Gasolina oxidada é facilmente reconhecível: fica escura, cheira mal e forma uma goma que pode chegar a travar as válvulas do motor.
Antigamente, até 1976, essa oxidação não existia pois o aditivo anti-detonante da gasolina era o chumbo tetra-etila, que inibe a catalisação dessa oxidação.
Mas por ser altamente poluente e cancerígeno, esse aditivo deixou de ser usado praticamente em todo o mundo. No Brasil foi substituído pelo álcool anidro, que polui menos mas não inibe a oxidação.
Portanto, JAMAIS UTILIZE DUTOS OU CONEXÕES DE COBRE OU LATÃO EM CONTATO COM A GASOLINA.
leopoldo
17/06/2004, 23:57
Marcelo
Sobre o cobre ser catalisador (acelera uma reação química sem tomar parte dos produtos de reação) pode até ser, não sou químico e nunca tinha ouvido falar nesse efeito, mas sobre o latão....aí chutou o pau......só resta então mangueiras de teflon e conecções de aço inox.
Como o preço e disponibilidade das conecções de aço inox são outras tantas, acho que a moçada vai usar de latão mesmo.
Agora, só me confirme uma coisa.... você escreveu que o cobre catalisa a reação de gasolina com oque? a água misturada na gasolina ou o oxigênio do ar?
marcelo nunes
18/06/2004, 09:04
Marcelo
Sobre o cobre ser catalisador (acelera uma reação química sem tomar parte dos produtos de reação) pode até ser, não sou químico e nunca tinha ouvido falar nesse efeito, mas sobre o latão....aí chutou o pau......só resta então mangueiras de teflon e conecções de aço inox.
Como o preço e disponibilidade das conecções de aço inox são outras tantas, acho que a moçada vai usar de latão mesmo.
Agora, só me confirme uma coisa.... você escreveu que o cobre catalisa a reação de gasolina com oque? a água misturada na gasolina ou o oxigênio do ar?
Como o cobre é o catalisador, o latão, que é liga de cobre com zinco , também o é.
Por isso que as válvulas de bóia, giclês, etc., fabricados pela Weber e Brosol não são feitos de latão, mas de metais similares ou em inox.
Catalisa a oxidação com contaminantes, como a água (até com a umidade do ar) ou álcool hidratado, e também com o enxofre e o nitrogênio presentes no combustível. Com o oxigênio livre nem é necessário catalisador.
Alessandro Henrique
18/06/2004, 09:30
Acredito que seja possível a oxidação do combustível no interior do tanque. Mas não ficou claro de quanto tempo é necessário para que isto ocorra.
Particularmente até hoje nunca tive problemas com oxidação ou formação de gomas nos componentes do sistema de alimentação, mesmo no caso de utilização peças de cobre/latão.
Acredito que o efeito se torne perceptível após o veículo permanecer por longos períodos sem utilização.
marcelo nunes
18/06/2004, 14:08
Acredito que seja possível a oxidação do combustível no interior do tanque. Mas não ficou claro de quanto tempo é necessário para que isto ocorra.
Particularmente até hoje nunca tive problemas com oxidação ou formação de gomas nos componentes do sistema de alimentação, mesmo no caso de utilização peças de cobre/latão.
Acredito que o efeito se torne perceptível após o veículo permanecer por longos períodos sem utilização.
Sendo suficiente a quantidade de catalisador e de umidade atmosférica a oxidação começa a ocorrer de imediato.
Uma arruela de 3 g cobre sob umidade relativa do ar de 80% (um dia algo chuvoso) será suficiente para catalisar a oxidação de toda a gasolina um tanque de um automóvel de aproximadamente 45 litros em 48 horas, quando a formação de goma começará a ser visível a olho nu.
Em 7 dias esta gasolina estará totalmente comprometida.
andretomasi
18/06/2004, 18:50
Marcelo, onde já se viu gasolina durar 7 dias no tanque de um jeep! :lol: :lol: :D :D
[ ]´s com alto consumo de gasosa
marcelo nunes
18/06/2004, 20:38
Marcelo, onde já se viu gasolina durar 7 dias no tanque de um jeep! :lol: :lol: :D :D
[ ]´s com alto consumo de gasosa
Bom, aqui em casa não dura mesmo porque Jeep aqui não é lazer, é carro de uso diário.
Falei pensando naqueles abonados que enchem o tanque de inox de 150 litros :shock: e usam o Jeep uma vez por mês.
Mas pra estes afortunados existe fácil solução : usar gasolina aditivada, baratinha, que oxida muitíssimo menos (Premium não adianta).
Fabiano-SL
18/06/2004, 20:38
Olá pessoal!
Marcelo Nunes:
Vejo neste tópico o uso prático de tubos de cobre p/ gasolina "sem problemas", no entanto, vejo também seu ótimo conhecimento no assunto.... então:
Qual seria a solução para os dutos de gasolina de nossos jeeps? O que vc usa em seu jeep? se possível coloque algumas fotos do seu sistema...
Leopoldo:
A idéia é ótima (teflon), mas como fazer as junções com o nípel e tubo abaulado? No caso do meu jeep eu tenho um sistema misto (nipel e dutos abaulados, tudo com abraçadeiras é claro...). Qual o sistema de alimentação do seu jeep, caso ele seja a gasolina?
Pessoal me lembrei que teve um tópico a algum tempo atrás, de um amigo aqui do forum que disse que tinha uma gosma em seu tanque e que cheirava mal... será a reação do cobre??
Aguardo mais sugestões e depoimentos sobre o tema...
[]'s
marcelo nunes
18/06/2004, 20:44
Olá pessoal!
Marcelo Nunes:
Vejo neste tópico o uso prático de tubos de cobre p/ gasolina "sem problemas", no entanto, vejo também seu ótimo conhecimento no assunto.... então:
Qual seria a solução para os dutos de gasolina de nossos jeeps? O que vc usa em seu jeep? se possível coloque algumas fotos do seu sistema...
Leopoldo:
A idéia é ótima (teflon), mas como fazer as junções com o nípel e tubo abaulado? No caso do meu jeep eu tenho um sistema misto (nipel e dutos abaulados, tudo com abraçadeiras é claro...). Qual o sistema de alimentação do seu jeep, caso ele seja a gasolina?
Pessoal me lembrei que teve um tópico a algum tempo atrás, de um amigo aqui do forum que disse que tinha uma gosma em seu tanque e que cheirava mal... será a reação do cobre??
Aguardo mais sugestões e depoimentos sobre o tema...
[]'s
Agradeço a menção, estes conhecimentos foram fruto da necessidade por motivos profissionais e de muita dor de cabeça.
Em todos os Jeeps uso a boa, velha e insubstituível mangueira de borracha lonada, bem fixada e protegida.
Os T's' são de alumínio e em um deles de aço carbono.
Essa da gosma fedida no tanque eu cheguei a responder na época : era oxidação ou contaminação bacteriana (bactérias que vivem na água e que se alimentam da gasolina).
leopoldo
19/06/2004, 16:50
Bom, continuando essa discussão, gostaria de mencionar que reação química da gasolina com o cobre é uma coisa e flora bacteriana é outra.
E uma não tem nada a ver com a outra, descontando a água.
Se o problema é gosma e reconhecidamente a mesma vem das reações químicas da digestão da gasolina pelas bactérias, então o cobre não é o problema. Isso também acontece em aviões a jato e o querozene é tratado com BioBor, para evitar que a gosma fure o tanque, que é a própria asa, além da constante drenagem do tanque antes de cada vôo.
No caso da gasolina, não tem esse tratamento pela shell e outras distribuidoras e do tanque do jeep que não tem dreno, assim toda água em tanque de gasolina parado por muito tempo dá esse problema.
Mas, afinal, como nosso colega mencionou: ...quem é o jipeiro que tem o tanque cheio muito tempo?....ou pelo menos pode encher o tanque?
Assim, o caso do cobre (sózinho) aqui como catalizador de uma reação química tão ativa que em 48 H detona a gasolina, ainda fica meio duvidoso. Mas se o Cu (cobre) também alimenta a flora, então a coisa piora.
Uma dúvida: pelo que eu me lembre, todas as conecções nas instalações da linha de combustível que saem(ou saíam) de fábrica são de latão.
E então como é que ficamos???????
E respondendo a curiosidade, na minha instalação uso mangueiras de teflon revestida de aço inox e as conecçõessão de latão. todas as conecções são roscadas. Mesmo assim, como o meu é V8, a gasolina não fica lá muito tempo.
marcelo nunes
19/06/2004, 17:07
Bom, continuando essa discussão, gostaria de mencionar que reação química da gasolina com o cobre é uma coisa e flora bacteriana é outra.
E uma não tem nada a ver com a outra, descontando a água.
Se o problema é gosma e reconhecidamente a mesma vem das reações químicas da digestão da gasolina pelas bactérias, então o cobre não é o problema. Isso também acontece em aviões a jato e o querozene é tratado com BioBor, para evitar que a gosma fure o tanque, que é a própria asa, além da constante drenagem do tanque antes de cada vôo.
No caso da gasolina, não tem esse tratamento pela shell e outras distribuidoras e do tanque do jeep que não tem dreno, assim toda água em tanque de gasolina parado por muito tempo dá esse problema.
Mas, afinal, como nosso colega mencionou: ...quem é o jipeiro que tem o tanque cheio muito tempo?....ou pelo menos pode encher o tanque?
Assim, o caso do cobre (sózinho) aqui como catalizador de uma reação química tão ativa que em 48 H detona a gasolina, ainda fica meio duvidoso. Mas se o Cu (cobre) também alimenta a flora, então a coisa piora.
Uma dúvida: pelo que eu me lembre, todas as conecções nas instalações da linha de combustível que saem(ou saíam) de fábrica são de latão.
E então como é que ficamos???????
E respondendo a curiosidade, na minha instalação uso mangueiras de teflon revestida de aço inox e as conecçõessão de latão. todas as conecções são roscadas. Mesmo assim, como o meu é V8, a gasolina não fica lá muito tempo.
Em nenhum momento eu disse que a contaminação bacteriana tem relação com o cobre. Disse que no caso citado em outro tópico, onde havia contaminação da gasolina, era isso que poderia ter acontecido.
Nenhuma linha de combustível produzida na atualidade tem componentes que contenham cobre.
Somente em veículos fabricados antes de 1976, pelos motivos que já expliquei acima neste mesmo tópico, havia liberdade de uso de componentes contendo cobre.
Durante alguns anos ainda eram encontrados componentes contendo cobre nas linhas de combustível, por puro desconhecimento por parte das montadoras. Ainda em 1995, 19 anos depois, tive que solucionar problemas durante o desenvolvimento de um motor específico em uma grande montadora, que prefiro não citar, porque havia presença de cobre na tubulação.
leopoldo
19/06/2004, 17:44
Ótimo, assim fica bem caracterizado que nada tem a ver uma coisa com a outra. Então, em resumo:
1- Conecções ou tubos de cobre causam reações químicas indesejáveis com a gasolina.
2- Independente de ter cobre ou não, gasolina muito tempo parada em tanques de combustível podem ser "devoradas" pelos micróbios na interface gasolina/água e os produtos de digestão (formação de gosma e do cheiro) danificam o tanque.
Estamos de acordo?
Thiago Serpa
20/06/2004, 09:40
Pô.. além de pagar caro no litro da gasolina ainda sou obrigado a alimentar bactérias devoradoras do precioso combustível :shock:
1- Existe algum "bactericida" que possa ajudar (em meio aquele monte de frascos coloridos vendidos em postos deve ter algo? Se bem que tem uns bagulhos lá que forçam a confiança)
2 - Seriam essas bactérias o início da linhagem genética da raça de "marias gasolina", encontradas em larga escala atualmente?! :shock: :lol: :lol: :lol:
abraços biológicos
Thiago Serpa
LuizCabral
20/06/2004, 09:44
2 - Seriam essas bactérias o início da linhagem genética da raça de "marias gasolina", encontradas em larga escala atualmente?!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
leopoldo
20/06/2004, 12:52
1- Existe algum "bactericida" que possa ajudar (em meio aquele monte de frascos coloridos vendidos em postos deve ter algo? Se bem que tem uns bagulhos lá que forçam a confiança)
Na aviação a jato é usado um produto chamado BioBor, mas nunca ví em lojas e postos......afinal é para o querozene de aviação.
2 - Seriam essas bactérias o início da linhagem genética da raça de "marias gasolina", encontradas em larga escala atualmente?!
Acho que sim, mas você quer acabar com elas? mesmo?
Thiago Serpa
20/06/2004, 12:56
Com os exemplares que já se desenvolveram não, afinal elas também tem alguma serventia :D :D :D
mas as primitivas lá do tanque não tem muita utilidade né atualmente né...
Abraços Biológicos
leopoldo
20/06/2004, 15:31
tem sim.........de fazer você ter que trocar de tanque de tempos em tempos.
Thiago Serpa
20/06/2004, 23:37
Nem fala de tanque novo que eu tenho que comprar um daqui uns dias...
EDU LIMA
23/06/2004, 01:30
Nem fala de tanque novo que eu tenho que comprar um daqui uns dias...
ESSE PAPO TÁ VIRANDO COISA DE MALUCO!
MAS DAQUI HÁ UNS DIAS VOU VENDER O TANQUE DO MEU CJ5, ESTÁ EM ÓTIMO ESTADO, SÓ NÃO LHE DIZER NADA SOBRE A FLORA INTESTINAL DELE!
SAUDAÇÕES BACTERIANAS,
EDU
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