PDA

Ver Versão Completa : Informações, fotos e links sobre o Samurai



16/05/2003, 14:29
Este topic serve pra galera ir adicionando tudo o que encontrar sobre o Samurai, desde Links com informações, fotos de Samurais, informações e relatos gerais! Quem sabe no futuro a gente nao colha todas essas informações e faça um PDF, uma página, ou sei la, para ajudar a comunidade samuqueira!

Para começar umas fotos (Se alguem souber de onde são, me informem, pois não lembro de onde tirei a maioria delas :( )

16/05/2003, 15:59
Site em ingles com muito conteúdo sobre Samurai, inclusive com dicas, pecas, etc, alguns assuntos:

2" Body Lift
Custom Roll Cage
Door Handles
Removable doors
Snorkel
Engines Answered questions
Fiberglass
Spring Over Axle conversion

http://www.off-road.com/suzuki/samurai.htm

16/05/2003, 16:01
Receita de SPOA no Samurai Feixe de Molas (Até 96) , receita por Régis da JipeNet.

http://br.groups.yahoo.com/group/jipenet/message/61028

Receita do Bill para SPOA:
http://br.groups.yahoo.com/group/jipenet/message/61027

16/05/2003, 16:08
Essa dica vem do Reali da Jipenet:

Pessoall,
algumas colaborações e dúvidas para adaptação no samurai:
Atenção pessoal que mantém site com peças genéricas para samurai. O
filtro de ar pode ser da Cross, referência FE 1013, está até
etiquetado como sendo para o samurai.
Não quis pagar 113 reais por uma cruzeta, assim comprei de corcel,
que tem 1 mm a menos (25 contra 24mm). Mandei encher um pouco a luva
num bom torneiro. Ficou muito bom. Detalhe: a cruzeta de corcel custa
30 reais.
Agora as dúvidas: Existe algum genérico para calço do câmbio? E
retentores do munhão? (aqueles que são em 2 peças, com um feltro por
cima). Só para terem uma idéia, a Suzuki está cobrando 90 reais por
cada retentor, 40 pelo anel de borracha e 20 pelo feltro. Ou seja, dá
500 latinhas só para reter o óleo dos munhões.......
Abraços quebrados
Reali
Samurai 93

16/05/2003, 16:21
Mais fotos:

billj
16/05/2003, 16:35
Bom, eu tenho 479 MB de informações sobre o Samurai no meu HD. Será que tem alguma coisa que interessa?!?!? :P :D

Abraços,

16/05/2003, 17:10
Oi Bill,


Interessa d+! Não teria como voce ir postando as partes mais importantes, ou sei lá, ate me gravar um cd com os dados num CD, voce me envia via correios e eu pago o frete! :/

16/05/2003, 18:44
Um diagrama de uma provavel gaiola que iremos mandar fazer aqui em Fortaleza. Sugestões sao bem vindas!

Alexandre X
18/05/2003, 01:16
Bom, eu tenho um modesto site sobre Zukis (www.suzukioffroad.com.br), o único objetivo dele e ajudar a comunidade Zuqueira, qualquer informação pode ser retirada de lá, sem previo aviso e aceito doações também :lol:
Bill, quando é que vai rolar aquele CDzinho???
[]s
X


Este topic serve pra galera ir adicionando tudo o que encontrar sobre o Samurai, desde Links com informações, fotos de Samurais, informações e relatos gerais! Quem sabe no futuro a gente nao colha todas essas informações e faça um PDF, uma página, ou sei la, para ajudar a comunidade samuqueira!

Para começar umas fotos (Se alguem souber de onde são, me informem, pois não lembro de onde tirei a maioria delas :( )

Alexandre X
18/05/2003, 01:32
Sim, sim, aquele é o X Mobile em sua primeira versão: SPOA, amortecedores Koni com a mesma medida dos originais e os Super Swampers SX 32 do Bill :shock:
Ai vai mais uma para a Galeria (X Mobile versão atual, mas não a última)
[]s



Este topic serve pra galera ir adicionando tudo o que encontrar sobre o Samurai, desde Links com informações, fotos de Samurais, informações e relatos gerais! Quem sabe no futuro a gente nao colha todas essas informações e faça um PDF, uma página, ou sei la, para ajudar a comunidade samuqueira!

Para começar umas fotos (Se alguem souber de onde são, me informem, pois não lembro de onde tirei a maioria delas :( )

billj
19/05/2003, 17:10
Um pasarinho (urubú) :D :P me falou de zipar os arquivos para enviá-los para o site. Vamu vê se dê cerrto........

Alexandre X
19/05/2003, 17:56
DUK7 BILL!

A bearing and seals vai hoje mesmo para o site.

Também publiquei no site o Personal Calculator Tabajara, para a galera que gosta de ficar fezendo calculos, e uma tabela completa de relacoes com as principais t-cases.

http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/gears.html
http://suzukioffroad.com.br/tecnica/calculator.php

Valeu!

billj
20/05/2003, 08:23
mais..........

20/05/2003, 12:46
Uma foto de um Samurai Feixe de molas, visto de baixo. Bem interessante, apesar de estar em alemão.

24/05/2003, 15:05
Os desenhos de berços de SPOA, feitos por Bill (valeu Bill).

As unidades estão em polegadas, e cada polegada equivale a 2,54 centimetros para quem não sabe :)

Eduardo Souza
26/05/2003, 07:21
Grande Ojaneri,


Este topic serve pra galera ir adicionando tudo o que encontrar sobre o Samurai

Tudo bem, Cumpadi? Bem vindo à comunidade 4x4 Brasil.
Assim como o Bill, eu também tenho um calhamaço de informações a respeito do Samurai, inclusive as que ele postou nos sites e listas que frequenta! Existe muita info a respeito dos nossos Samucas na net.
Coloquei aqui mesmo - na área de downloads e uploads - um PDF que contém todas as peças do Samurai, com ilustrações e número OEM da peça. Foi um documento que adquiri no eBay, scaneei, passei por um OCR e reconstruí no Word para que ficasse mais leve em PDF.
Acho que a gente pode pedir pro Luis Gustavo (o idealizador e organizador desse Fórum) que faça uma área só para arquivos do Samurai. Dessa maneira a gente pode ir organizando todos os documentos por assuntos - dividindo-os por pastas... se bem que - para isso - será necessário um moderador.
De qualquer maneira: estou terminando um outro PDF que é como um FAQ - Frequently Asked Questions (Questões Frequentemente Perguntadas) - que contém a maioria das infos dos sites e listas sobre o Samurai, já traduzidas e organizadas. No final dessa semana provavelmente estarei em condições de posta-lo em sua primeira versão aqui no fórum.
Esse FAQ não é meu - ele é de todos... Só me coube organiza-lo (e traduzir a cassetada de info em inglês que eu li) :D. Se vc e os outros companheiros tiverem sugestões ou outras infos que queiram ver colocadas, é só me passar que eu vou adicionando ao documento e atualizando as versões.
Acho a idéia de se ter tudo em PDF ótima, porque é outra coisa a gente ter o arquivo em nosso micro e com capacidade de imprimi-lo.

Fique com um grande abraço e até mais,


Eduardo

26/05/2003, 13:32
Grande Ojaneri,


Este topic serve pra galera ir adicionando tudo o que encontrar sobre o Samurai

Tudo bem, Cumpadi? Bem vindo à comunidade 4x4 Brasil.
Assim como o Bill, eu também tenho um calhamaço de informações a respeito do Samurai, inclusive as que ele postou nos sites e listas que frequenta! Existe muita info a respeito dos nossos Samucas na net.
Coloquei aqui mesmo - na área de downloads e uploads - um PDF que contém todas as peças do Samurai, com ilustrações e número OEM da peça. Foi um documento que adquiri no eBay, scaneei, passei por um OCR e reconstruí no Word para que ficasse mais leve em PDF.
Acho que a gente pode pedir pro Luis Gustavo (o idealizador e organizador desse Fórum) que faça uma área só para arquivos do Samurai. Dessa maneira a gente pode ir organizando todos os documentos por assuntos - dividindo-os por pastas... se bem que - para isso - será necessário um moderador.
De qualquer maneira: estou terminando um outro PDF que é como um FAQ - Frequently Asked Questions (Questões Frequentemente Perguntadas) - que contém a maioria das infos dos sites e listas sobre o Samurai, já traduzidas e organizadas. No final dessa semana provavelmente estarei em condições de posta-lo em sua primeira versão aqui no fórum.
Esse FAQ não é meu - ele é de todos... Só me coube organiza-lo (e traduzir a cassetada de info em inglês que eu li) :D. Se vc e os outros companheiros tiverem sugestões ou outras infos que queiram ver colocadas, é só me passar que eu vou adicionando ao documento e atualizando as versões.
Acho a idéia de se ter tudo em PDF ótima, porque é outra coisa a gente ter o arquivo em nosso micro e com capacidade de imprimi-lo.

Fique com um grande abraço e até mais,


Eduardo

Ae Eduardo,

Eu vi o seu documento, já esta impresso aqui e realmente é muito util. Agradeco em nome de todos a sua vontade de disponibiliza-lo. E aguardo ansioso o outro PDF do FAQ.

A ideia da area de downloads somente para o Samuca é otima, se o criador do forum aprovar, poderiamos dividir a area do Samurai nas seções:

Fotos
Peças alternativas
Modificações / Adaptações

Mais alguma sugestão?!

Abraços enlameados,
Osvaldo J. Filho

Eduardo Chaves
26/05/2003, 16:21
PessoALL,

Caso o Gustavo aprove a idéia, acho que seria interessante criar para todos os veículos estas seções sugeridas... :wink:

Gostei da idéia :lol:

[]'s :oops:

Eduardo Souza
26/05/2003, 16:58
Grande Osvaldo,


Eu vi o seu documento, já esta impresso aqui e realmente é muito util. Agradeco em nome de todos a sua vontade de disponibiliza-lo. E aguardo ansioso o outro PDF do FAQ.

Valeu, cumpadi! :) Valeu mesmo! :)

A vontade de colocar mais infos é grande, mas o que limita é a capacidade do fórum. Se bem que nesse sentido não há do que se reclamar - acho que a iniciativa do Luis Gustavo de disponibilizar esse espaço todo em megabytes é corajosa e o brother está realmente de parabéns. A gente tem sempre que lembrar que ele não ganha nada diretamente com isso.
Não sei se você assina a Jipenet, mas hoje em dia essa lista enfrenta um problema que é resultado de uma falta inicial de planejamento. Os brothers de lá estão pensando em organizar todos os dados (inseridos nas milhares de mensagens que foram trocadas) para criar vários FAQ.
Por experiência própria, sei que é um trabalho de louco, Osvaldo. Se não for bem planejado - e se não seguir um organograma rígido de trabalho - eu diria praticamente impossível.
Você deve estar pensando que eu sou bibliotecário! ARGH! Nada disso! :D Mas organizar informações é importante.
Eu curto organização. Acho que tudo fica mais fácil (em especial no que diz respeito ao aprendizado) se o fluxo de informações é claro e direto - sem filtros nem empecilhos.
Tenho muito material sobre 4x4 e mecânica em bytes (uns 2 Gbytes) e em papel. Vou scaneando tudo o que posso e passando pelo OCR para depois coloca-los em word e gerar um PDF deles. É um processo meio mala, mas ainda não inventaram nada mais rápido. O bom é que - à medida que vou fazendo isso - vou lendo e aprendendo com quem entende.
Esse FAQ que estou fazendo é resultado disso - a organização de muitas infos que eu peguei nesse material e nos mais de 280 sites que naveguei e fui jogando dentro de um doc. Depois fui traduzindo esse material (quando estava em inglês ou espanhol), separando-o por tópicos, juntando os dados de cada um desses tópicos (alguns bem conflitantes) e criando um texto de fácil leitura e que fizesse sentido.
Comecei esse FAQ para meu uso pessoal. Mas por princípio acho que as informações devem ser de todos.


A ideia da area de downloads somente para o Samuca é otima, se o criador do forum aprovar, poderiamos dividir a area do Samurai nas seções:
Fotos
Peças alternativas
Modificações / Adaptações
Mais alguma sugestão?!

Creio que a gente pode ir até mais fundo.
Se a vontade for continuar esse FAQ e fazer dele uma Bíblia (tipo aqueles documentos que envolvem todos os aspectos de um determinado assunto), acho que a organização que eu usei não é má. Ela é mais ou menos assim:

• Informações gerais
• dados técnicos dos LJ
esse tópico não muda
• História dos 4x4 Suzuki
esse tópico não muda
• Generalidades
fotos de Samucas interessantes, etc
• Modificações
• Equipamentos de Tracionamento (Track Adding Devices)
• Motor
adptações, trocas
• Suspensão
elevação, tipos, etc
• Carroceria
adaptações, proteção
• Interior
adaptações e modificações, melhoria
• Problemas Comuns
• Dicas e Idéias
aqui a gente pode colocar tbm os projetos, como o do seu roll cage ou os implementos que estou criando para o meu samuca (kit para-choque e rack - se quiser te mostro)
• Projetos e Modificações já realizados
contendo as fotos de todo o processo
• Documentos Técnicos
existe muita info pela net que vale a pena colocar, mas terá que ser provavelmente traduzida e com permissão do(s) autor(es) para ser postada
• Links
A gente pode disponibilizar os links seguindo essa mesma organização que coloquei acima: links sobre Informações gerais, Modificações, etc etc etc

Se a gente conseguir manter essa organização, daqui a algum tempo (um ano mais ou menos) teremos uma verdadeira Bíblia de informações, que poderemos publicar em PDF. Aí o documento vai ficar sério, podendo até virar uma verdadeira publicação.
A minha idéia é essa. Disponibilizar as infos para todo mundo. Acho que o conceito de ser jipeiro envolve a gente somar esse companheirismo, sem nunca deixar de meter os pés na lama e as mãos na graxa. :D

Bom... escrevi pacas. Vou parando por aqui. Pense nessa idéia e dê um feedback assim que quiser. Aliás: não só você como o Mestre Bill e todos os Samuqueiros que acessam o fórum. Quando a gente tiver chegado a um consenso dessa organização, aí conversamos com o Luis Gustavo pra que ele nos ajude a implementa-la na área dos Suzuki.

Fique com um grande abraço e nos falamos em breve,

Eduardo

billj
26/05/2003, 16:59
Os desenhos de berços de SPOA, feitos por Bill (valeu Bill).

As unidades estão em polegadas, e cada polegada equivale a 2,54 centimetros para quem não sabe :)


Polegadas nada, o desenho está em mm. Apenas a espessura da chapa está em ", por ser a especificação de compra, mesmo aqui no Brasil.....

26/05/2003, 18:07
Grande Osvaldo,


Eu vi o seu documento, já esta impresso aqui e realmente é muito util. Agradeco em nome de todos a sua vontade de disponibiliza-lo. E aguardo ansioso o outro PDF do FAQ.

Valeu, cumpadi! :) Valeu mesmo! :)

A vontade de colocar mais infos é grande, mas o que limita é a capacidade do fórum. Se bem que nesse sentido não há do que se reclamar - acho que a iniciativa do Luis Gustavo de disponibilizar esse espaço todo em megabytes é corajosa e o brother está realmente de parabéns. A gente tem sempre que lembrar que ele não ganha nada diretamente com isso.
Não sei se você assina a Jipenet, mas hoje em dia essa lista enfrenta um problema que é resultado de uma falta inicial de planejamento. Os brothers de lá estão pensando em organizar todos os dados (inseridos nas milhares de mensagens que foram trocadas) para criar vários FAQ.
Por experiência própria, sei que é um trabalho de louco, Osvaldo. Se não for bem planejado - e se não seguir um organograma rígido de trabalho - eu diria praticamente impossível.
Você deve estar pensando que eu sou bibliotecário! ARGH! Nada disso! :D Mas organizar informações é importante.
Eu curto organização. Acho que tudo fica mais fácil (em especial no que diz respeito ao aprendizado) se o fluxo de informações é claro e direto - sem filtros nem empecilhos.
Tenho muito material sobre 4x4 e mecânica em bytes (uns 2 Gbytes) e em papel. Vou scaneando tudo o que posso e passando pelo OCR para depois coloca-los em word e gerar um PDF deles. É um processo meio mala, mas ainda não inventaram nada mais rápido. O bom é que - à medida que vou fazendo isso - vou lendo e aprendendo com quem entende.
Esse FAQ que estou fazendo é resultado disso - a organização de muitas infos que eu peguei nesse material e nos mais de 280 sites que naveguei e fui jogando dentro de um doc. Depois fui traduzindo esse material (quando estava em inglês ou espanhol), separando-o por tópicos, juntando os dados de cada um desses tópicos (alguns bem conflitantes) e criando um texto de fácil leitura e que fizesse sentido.
Comecei esse FAQ para meu uso pessoal. Mas por princípio acho que as informações devem ser de todos.


A ideia da area de downloads somente para o Samuca é otima, se o criador do forum aprovar, poderiamos dividir a area do Samurai nas seções:
Fotos
Peças alternativas
Modificações / Adaptações
Mais alguma sugestão?!

Creio que a gente pode ir até mais fundo.
Se a vontade for continuar esse FAQ e fazer dele uma Bíblia (tipo aqueles documentos que envolvem todos os aspectos de um determinado assunto), acho que a organização que eu usei não é má. Ela é mais ou menos assim:

• Informações gerais
• dados técnicos dos LJ
esse tópico não muda
• História dos 4x4 Suzuki
esse tópico não muda
• Generalidades
fotos de Samucas interessantes, etc
• Modificações
• Equipamentos de Tracionamento (Track Adding Devices)
• Motor
adptações, trocas
• Suspensão
elevação, tipos, etc
• Carroceria
adaptações, proteção
• Interior
adaptações e modificações, melhoria
• Problemas Comuns
• Dicas e Idéias
aqui a gente pode colocar tbm os projetos, como o do seu roll cage ou os implementos que estou criando para o meu samuca (kit para-choque e rack - se quiser te mostro)
• Projetos e Modificações já realizados
contendo as fotos de todo o processo
• Documentos Técnicos
existe muita info pela net que vale a pena colocar, mas terá que ser provavelmente traduzida e com permissão do(s) autor(es) para ser postada
• Links
A gente pode disponibilizar os links seguindo essa mesma organização que coloquei acima: links sobre Informações gerais, Modificações, etc etc etc

Se a gente conseguir manter essa organização, daqui a algum tempo (um ano mais ou menos) teremos uma verdadeira Bíblia de informações, que poderemos publicar em PDF. Aí o documento vai ficar sério, podendo até virar uma verdadeira publicação.
A minha idéia é essa. Disponibilizar as infos para todo mundo. Acho que o conceito de ser jipeiro envolve a gente somar esse companheirismo, sem nunca deixar de meter os pés na lama e as mãos na graxa. :D

Bom... escrevi pacas. Vou parando por aqui. Pense nessa idéia e dê um feedback assim que quiser. Aliás: não só você como o Mestre Bill e todos os Samuqueiros que acessam o fórum. Quando a gente tiver chegado a um consenso dessa organização, aí conversamos com o Luis Gustavo pra que ele nos ajude a implementa-la na área dos Suzuki.

Fique com um grande abraço e nos falamos em breve,

Eduardo

Ola Eduardo,

Primeiramente queria falar que estou muito animado. Fechei hoje o negocio e o Samurai ja é meu. Um Samuca 94 Branco que já recebeu provisoriamente o codinome de ARROZ. Espero que o nome dee sorte, já que como o arroz sempre sobra nos pratos, espero que ele "sobre" nas trilhas. Bem, falta passar a documentação , mas já é meu. Levei direto no mecanico. Trocar kit embreagem, reforçar o chassi, tirar alguns pontos de ferrugem e fazer SPOA. Logo depois, irei colocar os pneus maiores (provavelmente 215/80/R15 Guyane) e depois pensarei nos parachoques, quebra mato, bagageiro. Então se puder postar já o kit parachoques e rack que voce já tem agradeco e muito, pois ja vou estudando orçamentos do mesmo.

Agora ao que interessa a todos e não somente a mim: a Bíblia do Samurai. Pode parecer algo muito pretensioso, mas temos que pensar grande para conseguirmos algo. E também compartilho o ideal que a informação deve ser livre, sempre.

A sua organização, já é bem completa e abrangente, creio que se precisarmos depois é somente categorizar alguns subtópicos para motivo de organização.

O único problema que eu vejo será na forma da recepção e armazenamento das informações que tivemos. Se o Luiz nos ajudar, já sera um grande começo, ele fazer uma seção só para a Bíblia do Samuca. Ai nos já criariamos os tópicos e iremos jogando informações que obtivermos nos tópicos, mais ou menos já categorizadas.

Depois me ocorre a ídea da organização e seleção das informações. Podemos juntar tudo e colocar em formato HTML, que é um formato bem fácil de conseguirmos anexar as informações. Inclusive poderiamos fazer um "documento" vivo, que iamos alterando conforme novas informações iam aparecendo.

Eu estou disposto a tentarmos fazer isso, tambem não sou bibliotecário, meu ramo é Computação, maaas, podemos tentar.

Quanto aos créditos, creio que não teremos problemas em conseguir permissão, já que as fontes geralmente já publicaram e a ídeia é formar uma "Bíblia" gratuita disponivel na net.

Luiz, se você esta acompanhando este tópico, o que achas? :) Sei que já estamos explorando por ter esse magnifico forum e mais magnifica ainda comunidade pronta a compartilhar, mas será que dá pra quebrar esse galho?

Abraços,
Osvaldo J. Filho

Eduardo Souza
26/05/2003, 18:10
Grande brother e xará! :D

Tudo bem?


Caso o Gustavo aprove a idéia, acho que seria interessante criar para todos os veículos estas seções sugeridas...

É realmente muito legal a gente ter as infos divididas e organizadas.
O problema é que, pra manter as infos sempre em ordem, é preciso um moderador (uma pessoa mesmo) - que tenha acesso direto ao programa phpBB e conheça o funcionamento do mesmo - organize as diferentes seções. E o ideal é que cada seção (CJ, Engesa, Suzuki, JPX e etc) tenha o seu moderador. Isso exije um grande comprometimento dessa pessoa no que diz respeito a seu tempo e capacidade de organização.
Por outro lado, fica complicado que uma só pessoa (o Luis Gustavo por exemplo) cuide de todas as seções. Esse é um trabalho realmente demorado.
Como dizem que recordar é viver, só lembrando...
Nos antigos BBS (Bulletin Board Systems), os organizadores liberavam cada seção ou lista de discussão para que fosse controlada por um moderador e um auxiliar.
Os usuários podiam se cadastrar na seção ou lista de discussão que quisessem, mas tinham que manter um número de mínimo de visitações nestas seções para que continuassem cadastrados (10 por mês, por exemplo).
O moderador e o auxiliar eram eleitos - num processo bem democrático - pelos usuários cadastrados.
Pra que não houvessem fraudes nessas eleições, cada usuário - ao se cadastrar numa seção - recebia do organizador (ou do programa de BBS) um código de acesso. Esse código só podia ser usado uma vez a cada eleição, impedindo que que o mesmo votasse duas vezes.
Como o controle do material postado (mensagens e arquivos) tinha que ser feito diariamente, o moderador e o auxiliar dividiam essa responsabilidade: 2ª - 4ª - 6ª um, Domingo - 3ª - 5ª o outro. Se por acaso os demais usuários (cadastrados) percebessem que o moderador ou auxiliar não estavam fazendo seu trabalho direito, reportavam o fato ao organizador do BBS. Se o problema continuasse - a dupla era destituída e uma nova eleição para os cargos era feita.
Era muito legal, Edu. As eleições eram duca :), porque haviam campanhas com propostas, debates, etc e etc. Lógico que tudo só funcionava porque havia um grande interesse por parte de todos os usuários, e num determinado momento (por volta de 1995) haviam BBS que tinham mais de 5000 assinantes e com 250 acessos simultâneos (o Mandic BBS em SP, por exemplo).
Acho que com o tempo a gente pode até ter algo parecido por aqui. Pelo menos ter um moderador por seção, e um modelo para a organização das mensagens e dos arquivos. E se a coisa engrenar, aí pode-se pensar em ter mandatos (de 6 meses a um ano) com eleições e essas coisas.

Mas tudo depende do nosso moderador, o poderoso Luis Gustavo! :lol:

Abraços Democráticos,


Eduardo

Eduardo Souza
26/05/2003, 18:39
Fala, Osvaldo


Primeiramente queria falar que estou muito animado. Fechei hoje o negocio e o Samurai ja é meu. Um Samuca 94 Branco que já recebeu provisoriamente o codinome de ARROZ. Espero que o nome dee sorte, já que como o arroz sempre sobra nos pratos, espero que ele "sobre" nas trilhas. Bem, falta passar a documentação , mas já é meu. Levei direto no mecanico. Trocar kit embreagem, reforçar o chassi, tirar alguns pontos de ferrugem e fazer SPOA. Logo depois, irei colocar os pneus maiores (provavelmente 215/80/R15 Guyane) e depois pensarei nos parachoques, quebra mato, bagageiro. Então se puder postar já o kit parachoques e rack que voce já tem agradeco e muito, pois ja vou estudando orçamentos do mesmo.

Parabéns pela viatura, cara! E boa sorte nas trilhas off e on road!!! :)
Eu estou terminando de desenvolver o projeto do parachoque/rack (bagageiro). Estou me encontrando essa semana com um amigo que é engenheiro pra que ele dê umas dicas sobre a estrutura. Se bem que - de acordo com outro amigo (também engenheiro, então que os profissionais da área não me degolem :D): Deus, quando criou o cavalo, deu o projeto a seu engenheiro... o cara colocou os óculos e olhou, olhou e olhou mais ainda... discutiu com o criador sobre algumas estruturas e acabou reprojetando. E saiu um dromedário. E um arquiteto que por ali passava olhou o projeto, redesenhou algumas linhas e criou o camelo. :D


Agora ao que interessa a todos e não somente a mim: a Bíblia do Samurai. Pode parecer algo muito pretensioso, mas temos que pensar grande para conseguirmos algo. E também compartilho o ideal que a informação deve ser livre, sempre.
A sua organização, já é bem completa e abrangente, creio que se precisarmos depois é somente categorizar alguns subtópicos para motivo de organização.
O único problema que eu vejo será na forma da recepção e armazenamento das informações que tivemos. Se o Luiz nos ajudar, já sera um grande começo, ele fazer uma seção só para a Bíblia do Samuca. Ai nos já criariamos os tópicos e iremos jogando informações que obtivermos nos tópicos, mais ou menos já categorizadas.
Depois me ocorre a ídea da organização e seleção das informações. Podemos juntar tudo e colocar em formato HTML, que é um formato bem fácil de conseguirmos anexar as informações. Inclusive poderiamos fazer um "documento" vivo, que iamos alterando conforme novas informações iam aparecendo.
Eu estou disposto a tentarmos fazer isso, tambem não sou bibliotecário, meu ramo é Computação, maaas, podemos tentar.
Quanto aos créditos, creio que não teremos problemas em conseguir permissão, já que as fontes geralmente já publicaram e a ídeia é formar uma "Bíblia" gratuita disponivel na net.

Creio que você cobriu bem muitos aspectos.
Com certeza a organização que eu coloquei deve ter muitos subtópicos, mas eu não quis ser tão categórico quanto estou sendo no FAQ. Com certeza você vai compreender a dimensão assim que eu posta-lo aqui no fórum.
Quanto a "sonhar grande", acho isso duca! :D Todo grande projeto começa num sonho, evolui pra uma vontade e realmente inicia num primeiro passo.
Quero - se você tiver tempo - que dê uma olhada nesse site - o Pirate BBS (http://www.pirate4x4.com/welcome1.html). Esse é um projeto que começou humilde mas com um pensamento grandioso e a longo prazo. O nosso amigo Bill Johnson participa dele, e acho que concorda comigo que é o maior fórum de discussões para Samurais do mundo. Não é, Bill? :wink:

Bom... hoje tive um acesso verborrágico daqueles! :lol:
Catzo, fazia tempo que eu não escrevia tanto num fórum! :lol:
Acho que é consequência desse FAQ! :lol:

Fique com um grande abraço, brother!
Boa noite e parabéns pela aquisição do Arroz!

Eduardo

Alexandre X
26/05/2003, 21:48
Gurizada, a mais de 1 ano eu montei um site (suzukioffroad.com.br) com esse objetivo, um repositorio de informações sobre Samurais, só que sozinho tem sido uma tarefa àrdua.
Agradeço muito toda a coloboração que vocês puderem me dar.
um []
X


Grande Osvaldo,


Eu vi o seu documento, já esta impresso aqui e realmente é muito util. Agradeco em nome de todos a sua vontade de disponibiliza-lo. E aguardo ansioso o outro PDF do FAQ.

Valeu, cumpadi! :) Valeu mesmo! :)

A vontade de colocar mais infos é grande, mas o que limita é a capacidade do fórum. Se bem que nesse sentido não há do que se reclamar - acho que a iniciativa do Luis Gustavo de disponibilizar esse espaço todo em megabytes é corajosa e o brother está realmente de parabéns. A gente tem sempre que lembrar que ele não ganha nada diretamente com isso.
Não sei se você assina a Jipenet, mas hoje em dia essa lista enfrenta um problema que é resultado de uma falta inicial de planejamento. Os brothers de lá estão pensando em organizar todos os dados (inseridos nas milhares de mensagens que foram trocadas) para criar vários FAQ.
Por experiência própria, sei que é um trabalho de louco, Osvaldo. Se não for bem planejado - e se não seguir um organograma rígido de trabalho - eu diria praticamente impossível.
Você deve estar pensando que eu sou bibliotecário! ARGH! Nada disso! :D Mas organizar informações é importante.
Eu curto organização. Acho que tudo fica mais fácil (em especial no que diz respeito ao aprendizado) se o fluxo de informações é claro e direto - sem filtros nem empecilhos.
Tenho muito material sobre 4x4 e mecânica em bytes (uns 2 Gbytes) e em papel. Vou scaneando tudo o que posso e passando pelo OCR para depois coloca-los em word e gerar um PDF deles. É um processo meio mala, mas ainda não inventaram nada mais rápido. O bom é que - à medida que vou fazendo isso - vou lendo e aprendendo com quem entende.
Esse FAQ que estou fazendo é resultado disso - a organização de muitas infos que eu peguei nesse material e nos mais de 280 sites que naveguei e fui jogando dentro de um doc. Depois fui traduzindo esse material (quando estava em inglês ou espanhol), separando-o por tópicos, juntando os dados de cada um desses tópicos (alguns bem conflitantes) e criando um texto de fácil leitura e que fizesse sentido.
Comecei esse FAQ para meu uso pessoal. Mas por princípio acho que as informações devem ser de todos.


A ideia da area de downloads somente para o Samuca é otima, se o criador do forum aprovar, poderiamos dividir a area do Samurai nas seções:
Fotos
Peças alternativas
Modificações / Adaptações
Mais alguma sugestão?!

Creio que a gente pode ir até mais fundo.
Se a vontade for continuar esse FAQ e fazer dele uma Bíblia (tipo aqueles documentos que envolvem todos os aspectos de um determinado assunto), acho que a organização que eu usei não é má. Ela é mais ou menos assim:

• Informações gerais
• dados técnicos dos LJ
esse tópico não muda
• História dos 4x4 Suzuki
esse tópico não muda
• Generalidades
fotos de Samucas interessantes, etc
• Modificações
• Equipamentos de Tracionamento (Track Adding Devices)
• Motor
adptações, trocas
• Suspensão
elevação, tipos, etc
• Carroceria
adaptações, proteção
• Interior
adaptações e modificações, melhoria
• Problemas Comuns
• Dicas e Idéias
aqui a gente pode colocar tbm os projetos, como o do seu roll cage ou os implementos que estou criando para o meu samuca (kit para-choque e rack - se quiser te mostro)
• Projetos e Modificações já realizados
contendo as fotos de todo o processo
• Documentos Técnicos
existe muita info pela net que vale a pena colocar, mas terá que ser provavelmente traduzida e com permissão do(s) autor(es) para ser postada
• Links
A gente pode disponibilizar os links seguindo essa mesma organização que coloquei acima: links sobre Informações gerais, Modificações, etc etc etc

Se a gente conseguir manter essa organização, daqui a algum tempo (um ano mais ou menos) teremos uma verdadeira Bíblia de informações, que poderemos publicar em PDF. Aí o documento vai ficar sério, podendo até virar uma verdadeira publicação.
A minha idéia é essa. Disponibilizar as infos para todo mundo. Acho que o conceito de ser jipeiro envolve a gente somar esse companheirismo, sem nunca deixar de meter os pés na lama e as mãos na graxa. :D

Bom... escrevi pacas. Vou parando por aqui. Pense nessa idéia e dê um feedback assim que quiser. Aliás: não só você como o Mestre Bill e todos os Samuqueiros que acessam o fórum. Quando a gente tiver chegado a um consenso dessa organização, aí conversamos com o Luis Gustavo pra que ele nos ajude a implementa-la na área dos Suzuki.

Fique com um grande abraço e nos falamos em breve,

Eduardo

Eduardo Souza
26/05/2003, 22:33
Grande Alexandre

Tudo bem, brother?


Gurizada, a mais de 1 ano eu montei um site (suzukioffroad.com.br) com esse objetivo, um repositorio de informações sobre Samurais, só que sozinho tem sido uma tarefa àrdua.
Agradeço muito toda a coloboração que vocês puderem me dar.

Eu já estive no seu site - achei-o muito legal.
A única ajuda que eu poderia te dar no momento era colocar o documento PDF que eu preparei com a listagem de todas as peças do Samurai... mas, pelo que eu vi, essa listagem o Mak já colocou lá.
Eu acho que a gente deve juntar forças, Alexandre. Todo material que já existe aqui pode ser colocado no seu site, se você quiser. Aliás, essa é a grande vantagem da Internet: uma vez postada, uma informação torna-se de domínio público.
Então vamos juntar todos os documentos e arquivos, coloca-los em todos os sites (aqui, no www.suzukioffroad.com.br, na jipenet), em todos os lugares. Só assim é que vai poder chegar às mãos de todos.

Grande abraço, brother!


Eduardo Souza

Alexandre X
26/05/2003, 23:31
Ei brow, pensei que aquele PDF era coisa do MAK, vou correndo colocar seus creditos lá, afinal tu teve um puta trampo de scanear e converter.

[]s desfazendo o mau entendido.



Grande Alexandre

Tudo bem, brother?


Gurizada, a mais de 1 ano eu montei um site (suzukioffroad.com.br) com esse objetivo, um repositorio de informações sobre Samurais, só que sozinho tem sido uma tarefa àrdua.
Agradeço muito toda a coloboração que vocês puderem me dar.

Eu já estive no seu site - achei-o muito legal.
A única ajuda que eu poderia te dar no momento era colocar o documento PDF que eu preparei com a listagem de todas as peças do Samurai... mas, pelo que eu vi, essa listagem o Mak já colocou lá.
Eu acho que a gente deve juntar forças, Alexandre. Todo material que já existe aqui pode ser colocado no seu site, se você quiser. Aliás, essa é a grande vantagem da Internet: uma vez postada, uma informação torna-se de domínio público.
Então vamos juntar todos os documentos e arquivos, coloca-los em todos os sites (aqui, no www.suzukioffroad.com.br, na jipenet), em todos os lugares. Só assim é que vai poder chegar às mãos de todos.

Grande abraço, brother!


Eduardo Souza

Eduardo Souza
27/05/2003, 00:24
Grande Alex,


Ei brow, pensei que aquele PDF era coisa do MAK, vou correndo colocar seus creditos lá, afinal tu teve um puta trampo de scanear e converter.

Precisa não, parceiro! :)
Eu não ligo pros créditos... Acho que o que é válido é isso mesmo: todo mundo pegar as informações e postar no maior número de sites possível.
Como eu disse, toda a informação colocada na internet acaba se tornando de domínio público.
E - na verdade - foi o Mak quem teve a idéia de postar o documento em seu site, então a iniciativa é dele. É assim que eu entendo. Então - por mim - pode deixar do jeito que está! :D
Grande abraço e espere que vai ter mais PDFs bons vindos por aí.


Eduardo

Giovani
27/05/2003, 02:13
:D Salve Galera Suzukeira!!!!

:D Ufa... Já tô com umas olheiras... Vcs estão se comunicando ou praticando digitação???? :lol: :lol: :lol:
:D Tá doido... Como não abandono o site, sem ler tudo que há de novo, vcs me deram uma canseira... :lol: :lol:
:D Boa sorte com a Bíbilia Suzuki! Prática não lhes falta! :lol: :lol:

Eduardo Souza
27/05/2003, 03:12
Grande Mestre Giovani,

Faaaaaaaaaaaaaaaaaaala, bagual!!! Dai, tché? Andou por onde, paisano? :D :D :D


Ufa... Já tô com umas olheiras... Vcs estão se comunicando ou praticando digitação???? :lol: :lol: :lol:
:D Tá doido... Como não abandono o site, sem ler tudo que há de novo, vcs me deram uma canseira... Boa sorte com a Bíbilia Suzuki! Prática não lhes falta!

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH! :lol: :lol: :lol:
Hoje fui atacado pelo vírus Giga Verborragicus Disparatus. :wink:
Mas Samuca é assim mesmo.
Vai sempre quietinho nas trilhas e - quando começa a fazer barulho (e estourar o escape e soltar peças) - vai tudo de uma vez só! :lol: :lol: :lol: Coisa de motor 1300cc 8 válvulas! :)
Bom te ver, índio véio! Saudades, mestre.
Pelo jeito você andava meio sumido no meio das chinocas e prendas lindas dos pampas! Ou até domando o teu azulão no meio do barro!
Vê se não some, brother!

[]'s catando milho!


Eduardo

Giovani
28/05/2003, 00:37
Grande Mestre Giovani,
Faaaaaaaaaaaaaaaaaaala, bagual!!! Dai, tché? Andou por onde, paisano? :D :D :D
Bom te ver, índio véio! Saudades, mestre.
Pelo jeito você andava meio sumido no meio das chinocas e prendas lindas dos pampas! Ou até domando o teu azulão no meio do barro!
Vê se não some, brother!
Eduardo

:D Grande Maestro Eduardo!

:D Tô sempre por aí... Esse fim de semana tava lá na canaleta das Pick-up e F-75... No meio das prendas estava hoje... :lol: Eu e as minhas 7, tomando chimarrão... 8) :P

02/06/2003, 00:16
Hmm, gaúchos?!

Também sou gaúcho, mas to "refugiado" a 16 anos no Ceará.

De qualquer forma, o tópico parou :? . Novidades sobre o novo PDF, Eduardo? Eu to esperando heh.

Tipo, meu Samurai ta na oficina fazendo tudo o que tinha que fazer, heh. Aproveitei e botei umas ídeias do Alan Jr (da página samurai4x4.kit.net) em prática, como usar o reparo do burrinho do chevette e também a lona de freio do fusca. Ficou como novo! Agora é so aguardar o término do SPOA la na oficina, e quem sabe fim de semana próximo já estou estreando o bichinho (ainda com pneus originais, heh).

Em anexo, so para movimentar um pouco mais o tópico, mando o console central de um Samurai, que irei tentar fazer um parecido, inclusive com um "mini painel de controle" no console com todos os interruptores dos farois de milha que pretendo colocar (pelo menos uns 7 farois, sendo um interruptor para cada par de farol) além de um interruptor para o PX e outros dispositivos elétricos dentro do carro. Provavelmente irei fazer o console de madeira + courvim e talvez massa plástica.

19/06/2003, 20:39
Segue uma foto do Motor do Samuca com "legendas", para novatos em mecanica como eu, não se confundirem (muito) :lol:

Rubinho_Urso
20/05/2009, 14:10
Pessoal,tô dando uma reiniciada na discussão e no tópico. O assunto é bastante interessante, a comunidade suzukeira precisa dessas informações.:parede:.
As fotos e os documentos que foram postados não estão mais aparecendo aqui.:(
Vamos reviver o topico colocando manuais, fotos, medidas de peças (em custo e em tamanho), lugares para compra de peças, nome de mecanicos desenrolados, adaptações etc. E para aqueles que ja postaram no topico, peço que postem novamente pois, os arquivos não estão mais aparecendo.:cool:
Abraços