Ver Versão Completa : Medidor de combustivel
Bom dia a todos
Estou tendo alguns pequenos problemas com meu jipe.....
meu medidor de combustivel (da WILLTEC) nao esta medido corretamente...quando eu ligo o jipe ele marca uma coisa ... a teoricamente certa, mas depois de andar um pouco com ele...o medidor cai pra reserva.
Estava vendo alguns topicos do forum e teria que ter um regulador de tensão... isso confere???... Como seria o esquema eletrico para colocar esse regulador de tensao??
Se alguem tiver outra sugestao... po favor me fale
Valew pessoal
Lucas Nassif
05/02/2008, 11:52
Bom dia a todos
Estou tendo alguns pequenos problemas com meu jipe.....
meu medidor de combustivel (da WILLTEC) nao esta medido corretamente...quando eu ligo o jipe ele marca uma coisa ... a teoricamente certa, mas depois de andar um pouco com ele...o medidor cai pra reserva.
No Jeep daqui de casa acontecia o mesmo, porém com o relogio da Cronomac.
Se só virasse a chave, ou funcionasse em marcha lenta ele marcava a real, mas quando andava, ia pra reserva tbm.
Meu problema era simples: falta de aterramento do tanque.
Aterrei pelo parafuso da bóia e o problema acabou. Andando ele só oscila um pouco, o que é normal, devido a movimentação da gasolina no tanque.
:concordo:
Acho que regulador de tensão, mesmo que resolva, não é a melhor solução. O regulador seria uma gambiarra... melhor seria resolver o problema que deve existir. Essa do aterramento é uma boa dica.
Acho que regulador de tensão, mesmo que resolva, não é a melhor solução. O regulador seria uma gambiarra... melhor seria resolver o problema que deve existir. Essa do aterramento é uma boa dica.
resolvi esse problema levando a bomba, com boia e tudo, junto com o relogio numa dessas instaladoras/aferidoras de relogios automotivos.
o cara regulou certinho o curso da boia com o ponteiro do relogio.
esperei ele realizar o serviço ali na hora mesmo.
15,00
Atitude certa.
Antes de inventar... procure consertar.
Parabéns.
bom... vo tenta fazer esse aterramento do tanque
qualquer coisa eu posto aki novamente
Salve pessoal
Entao eu aterrei o tanque pelo parafuso da boia...e simplemente o medidor paro de funcionar...achu que queimou....
Ele estava instalado da seguinte forma:
um fio ligava na chave de ignição..
um fio ligava na boia
um fio ligava a lampada para acender o relogio
e tem dois fios que aparentimente são terra
Será que eu fiz alguma coisa errada?
se puderem me ajudar...achu que vou comprar outro marcador da CRONOMAC
Att
Lucas Nassif
09/02/2008, 17:12
Salve pessoal
Entao eu aterrei o tanque pelo parafuso da boia...e simplemente o medidor paro de funcionar...achu que queimou....
Ele estava instalado da seguinte forma:
um fio ligava na chave de ignição..
um fio ligava na boia
um fio ligava a lampada para acender o relogio
e tem dois fios que aparentimente são terra
Será que eu fiz alguma coisa errada?
se puderem me ajudar...achu que vou comprar outro marcador da CRONOMAC
Att
Estranho viu!! :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Do jeito que ele estava instalado estava correto. Um é positivo (que liga na chave), outro é negativo (terra), outro da iluminação (chave do farol) e o outro é do sinal (bóia).
Será que vc num inverteu os fios (+) e (-), não??
Estou estranhando esses 2 fios que são terra. Geralmente são só 1!
leopoldo
09/02/2008, 17:49
aparentemente se ele acha aparente, vai ligar um positivo no fio da boia e vamos ver o brilho da explosão daqui ....
O medidor(reloginho) tem:
um fio(+) [e isso está marcado na traseira do relogio], que vem da chave de ignição OU da resistencia de painel.
um fio(-) [do fio que vem do sensor da boia]
um fio que liga o tanque à lata da carroceria, que normalmente é um fio que aterra o tanque por um dos parafusos da boia.
SE o painel deste jeep tem a resistencia (shunt), nele entra um fio 12V(+) da chave e dele saem 2 fios: um para o medidor do tanque e um para o medidor da temperatura. E este shunt também está aterrado na carroceria
Estranho viu!! :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Do jeito que ele estava instalado estava correto. Um é positivo (que liga na chave), outro é negativo (terra), outro da iluminação (chave do farol) e o outro é do sinal (bóia).
Será que vc num inverteu os fios (+) e (-), não??
Estou estranhando esses 2 fios que são terra. Geralmente são só 1!
nao precisa estranhar.
da Cronocrac vc pode esperar qquer coisa.
estranho é funcionar direito, coisa rara
Lucas Nassif
10/02/2008, 00:15
nao precisa estranhar.
da Cronocrac vc pode esperar qquer coisa.
estranho é funcionar direito, coisa rara
Eu estranhei ele ter falado que aterrou o tanque e o marcador parou de funcionar.
Deve ter feito alguma coisa errada e 'fechou curto'.
Pedro-GO
10/02/2008, 01:04
amigo
aqui no Goias
nos temos um medidor de combustivel pra jeep
que é tiro e queda:concordo::concordo:
se quizer te mando um:lol::lol::lol:
oia a foto:pensativo:
brincaderinha:mrgreen:
Os dois terras que me referi esta aqui no esquema, o aterramento que eu fiz no parafuso da boia esta ligado na aste de fixação do tanque..
Agora nao sei ainda onde eu errei
se puderem postem uma foto de como foi feito o aterramento do tanque....
Valew
.......A ESSE MEDIDOR DE GOIAS EU TENHO E ESTO USANDO BASTANTE
leopoldo
10/02/2008, 14:09
:pensativo:
Já sei !
ele aterrou o tanque e esqueceu de encher
:lol:
se vc seguiu este esquema, a única coisa que PODE estar(mas também pode não estar) faltando é o shunt .
Faz o seguinte:
- remove a boia
- põe algo lá ... para o tanque não ficar aberto
- mexe na altura da boia para cima e para baixo com a mão e veja se o reloginho funciona.
Leopoldo..vc ja me deu varias dicas em varios topicos que participei... me fala mais sobre esse shunt.......
O que é...onde eu acho ... pra que ele serve?
Valew
Gustavo de Olliveira
11/02/2008, 14:16
Uso um desses também , não falha nunca rsrsrs
Fiz esse teste com a boia ...e nada aconteceu com o reloginho....
Ja comprei outro reloginho, agora estou esperando chegar...
O MEU GRANDE MEDO AGORA É COM ESSA LIGAÇÃO...E QUEIMAR DINOVO O RELOGINHO
......se alguem puder mandar um esquema de ligação ou foto.....o que for pra mim num faze merda dinovo e ter outra dor de cabeça... fico grato
VALEW
Lucas Nassif
13/02/2008, 19:16
Se for relogio da cronomac, la no site tem o manual. Não tem erro.
É um fio pro +, um pro terra (-) e um pro sinal...
mamata..
Nino,
Seu Jeep é carroceria de fibra? Se for, nao esquece de que precisa ter aterramento para o reloginho la no painel tbm.
Outra coisa, em relacao ao aterramento do tanque, certifique-se de que o fio sai do parafuso da boia e vai para um ponto aterrado (no chassis de preferencia), mas atterado de verdade, nada de parafusar sobre a tinta que nao vai funcionar mesmo, tem que ser um local de metal exposto ou parafuso nao pintado.
Queimar o reloginho? Acho dificil, quase impossivel, eles sao meio à prova de erro. Ligando ele direto o maximo que vai aocntecer é bater em fundo de escala, porem queimar nao queima.
Se voce esta usando um instrumento cronomac willtec ou outra marca que nao seja aqueles medidores originais do Jeep entao nao precisa de regulador, esses instrumentos sao fabricados para trabalhar em 12V e serem ligados diretamente à boia.
Resumindo, siga esse esqueminha que vc postou À RISCA. Ah nao ser que a boia tenha sido danificada (e esta sim pode danificar se ligada erroneamente)ele tem que funcionar. Mas antes certifique-se do aterrament correto do tanque, e tbm do instrumento se sua carroceria for de fibra.
Bom ... vou especificar tudo
....meu jipe é de fibra sim... mas oq eu acho estranho é que antes o reloginho marcava corretamente...
Sobre o aterramento do tanque, tava feito da seguinte forma:
- no jipe tem uma cinta de fixaçao do tanque....e no parafuso que prende ela foi aterrado no chassis...como a cinta tem contato direto com o tanque...teoricamente ele esta aterrado.
- foi feito o aterramento conforme indicaram (liguei um fio no parafuso da boia...e prendi neste mesmo parafuso onde é fixado a cinta)
- eu tbm troquei a boia faz uns 4 anos atras...comprei no portugues 4x4
*** SOBRE ESTE ATERRAMENTO NO PAINEL....COMO TEM QUE SER FEITO....JÁ QUE O PAINEL É DE FIBRA TBM
MAIS TARDE EU POSTO UMAS FOTOS DE COMO ESTA FEITO ESTE ATERRAMENTO...
VALEW
Bom ... vou especificar tudo
....meu jipe é de fibra sim... mas oq eu acho estranho é que antes o reloginho marcava corretamente...
.
.
.
MAS CORRETAMENTE SOMENTE QUANDO O JEEP ESTAVA PARADO CERTO?
.
.
.
Sobre o aterramento do tanque, tava feito da seguinte forma:
- no jipe tem uma cinta de fixaçao do tanque....e no parafuso que prende ela foi aterrado no chassis...como a cinta tem contato direto com o tanque...teoricamente ele esta aterrado.
- foi feito o aterramento conforme indicaram (liguei um fio no parafuso da boia...e prendi neste mesmo parafuso onde é fixado a cinta)
.
.
.
.
OTIMO, COM ISSO JA SE TIRA A DUVIDA DO ATERRAMENTO DA BOIA. POREM TENHA CERTEZA DE QUE A TINTA OU FERRUJEM NAO ESTA IMPEDINDO O BOM CONTATO
.
.
.
.
- eu tbm troquei a boia faz uns 4 anos atras...comprei no portugues 4x4
*** SOBRE ESTE ATERRAMENTO NO PAINEL....COMO TEM QUE SER FEITO....JÁ QUE O PAINEL É DE FIBRA TBM
.
.
.
.
ACHO QUE MATAMOS A CHARADA AÍ. ALI NAQUELE "ESQUEMINHA OU DESENHO" QUE VC TEM DO INSTRUMENTO, ONDE ESTA MARCADO O ATERRAMENTO VOCE VAI SAIR COM UM FIO E LIGAR A ALGUM PONTO DO CHASSIS OU MESMO ALGUM PONTO EMBAIXO DO PAINEL ONDE VOCE TENHA CERTEZA DE QUE É UM NEGATIVO.
VOCE PODE FAZER UM TESTADOR SIMPLES USANDO UMA LAMPADA AUTOMOTIVA QUALQUER COM DOIS FIOS LIGADOS A ELA PARA SABER, SE TIVER DUVIDAS FACO UM DESENHO E POSTO AQUI
.
.
.
.
MAIS TARDE EU POSTO UMAS FOTOS DE COMO ESTA FEITO ESTE ATERRAMENTO...
.
.
.
.
VAI AJUDAR BASTANTE SE PROBLEMA AINDA PERSISTIR
.
.
.
.
Lucas Nassif
14/02/2008, 19:54
Faz o seguinte: em vez de aterrar em algum ponto na carroceria e ficar na duvida se tá bem aterrado ou não, puxe um fio só pro terra, ligue no chassi, ou direto na bateria [melhor].
Ai não terá duvidas se vai estar bem aterrado ou nao.
Com a correria do trampo nem deu pra postar umas fotos ontem.........
mas vou fazer o teste com a lampada pra ve se o tanque esta aterrado mesmo.....
sobre o terra do relogio, estou querendo ligar direto na bateria pra num ter erro... Ah, o fio terra que ligo do parafuso da boia ....to pensando em desconsiderar ou arrumar uma maneira pra ele ficar com contato direto com o tanque (....TO COM MEDO DE QUEIMA MAIS UM RELOGINHO ...rsrsrs)
--- SÓ ESTOU DEPENDENDO DO RELOGINHO CHEGAR EM CASA PRA FAZER O TESTE....
...HJ MESMO EU TIRO ALGUMAS FOTOS E POSTO ...
VALEW PESSOAL
renatosapulha
15/02/2008, 10:19
Galera, o meu reloginho tbm deu problemas... ele tah marcando mas o ponteiro se deslocou uns 90graus, por exemplo quando o tanque tah vazio de tudo o ponteiro marca cheio (hahuahua) e quando eu encho o tanque ele sobe e some do mostrador... esquisito neh?
Eu soh sei q estah acabando a gasosa quando o ponteiro aparece no mostrador....heheh
Alguem tem ideia do q pode ser? O relogio foi pro saco mesmo ou pode ter sido alguma outra coisa? Coincidentemente isso aconteceu na semana em q ele ficou parado no eletrecista instalando umas coisas (luzes espias do oleo e da bateria...) estranho neh?
Abraco,
R
Galera, o meu reloginho tbm deu problemas... ele tah marcando mas o ponteiro se deslocou uns 90graus, por exemplo quando o tanque tah vazio de tudo o ponteiro marca cheio (hahuahua) e quando eu encho o tanque ele sobe e some do mostrador... esquisito neh?
Eu soh sei q estah acabando a gasosa quando o ponteiro aparece no mostrador....heheh
Alguem tem ideia do q pode ser? O relogio foi pro saco mesmo ou pode ter sido alguma outra coisa? Coincidentemente isso aconteceu na semana em q ele ficou parado no eletrecista instalando umas coisas (luzes espias do oleo e da bateria...) estranho neh?
Abraco,
R
Renato, parece que este relogio seu está ligado errado (+ no - e - no +) ou então sua boia não tem compatibilidade ôhmica com o relogio (vamos falar mais fácil né, é que para cada boia tem um relogio especifico pra funcionar). Dê uma olhada nisso, ou então seu eletricista mexeu em coisa que não devia, rs...Abração!
mede a resistencia da boia....
o link esta falando sobre isso
http://www.cronomac.com.br/imagens/IndComb/manonivel.html
mas como vc falo que ficou assim depois que voltou do eletricista...achu que ele fez algo de errado....
ai pessoal
fiz o aterramento conforme me falaram...liguei o neg da bateria num ponto do chassis(lado passageiro)....ai puxei um fio que ficou preso no tanque ate o chassis (lado motorista)...eu medi a continuidade no multimetro...e marcou 0.24....o certo nao era pra marca 00.1??
a resistensia esta 17ohmi.....esta correto
....enfim, agora soh to esperando chegar o meu reloginho e fazer o bendito teste...
valew pessoal
matrakaum
13/06/2008, 13:17
O meu marcador tb. é louco..é Willtec..comprei bóia e Reloginho no Português tb.
Ele até marca mas não confio...às vezes ligo e o tanque tá cheio...aí desligo..ligo de novo e já não tah cheio...rs
o meu esquema está exatamente igual ao do manual e a minha carroceria é de lata pura...e alguns ferrugens...
Velho provblema dos velhos Jeeps. Munca confiei no meu marcador original (nem olho para ele). Nunca comprei outro (wiltec, cronomac, etc) porque todos dizem que também não marcam corretamente.
Qual a solução definitiva? algum importado? de caminhão? de trator? qual???
90% dos casos a culpa nao é do relogio, e sim da boia.
boia oxidada, mau aterrada, enroscada, mau encaixada, mau contato na fiação, instalada de forma incorreta, nao aferida,etc.
o marcador endoida mesmo.
por isso gastar 200,00/300,00 numa boia decente e numa instalação bem feita é tao importante, o marcador nao é guru pra adivinhar o que esta acontecendo no tanque. se a boia ta uma bosta o marcador nao é culpado.
MAS no meu caso essa regra foi exceção, a boia sempre esteve 100% (pois outros marcadoreS e o multimetro comprovaram isso) o problema foi no cronocrac mesmo, que nao sei porque, nao marcava alem de meio tanque, nem que forçasse.
cronocrac nunca mais.
Agora tenho 4x4
23/08/2008, 09:05
Dando uma levantada no assunto:
Qual boia que serve para o marcador da willtec?
Estou tendo uma grande trabalho para ligar esse marcador corretamente.
Obrigado !
Renato
felipemendes
23/08/2008, 14:27
Renato,
Tem que ver qual seu modelo de mostrador. Como falei em outro tópico, o meu mostrador, pra funcionar, teve que usar uma bóia do Corcel. Mas o cara que vendeu o mostrador falou que existiam mostradores com resistências diferentes mas de aparência idêntica.
Caso vc não saiba qual é a resistência do seu, experimente comprar um potenciômetro de uns 200 ohms e ligar no lugar da bóia. Coloque o potenciômetro a meio curso, pra evitar a queima do instrumento. Varie o porenciômetro até o ponteiro chegar na posição cheia. Meça a resistência com um multímetro. Varie o potenciômetro até a posição vazia. Meça novamente. Agora vc só precisa encontrar a bóia com resistência que case com seu mostrador.
Veja em http://www.willtec.com.br/mostradores_translucido_cinza.asp
Na página deles mostra a faixa de resistência de vários mostradores. Vc pode também medir a bóia e procurar o mostrador que case.
Obrigado !
Renato
Onde voce comprou o marcador não te façaram qual boia servia ??
Liga na loja que os caras sabem.
Obrigado !
Renato
teoricamente qquer boia serveria pra vc.
logico que ligando a boia direto no marcador nao surtirá o efeito que vc deseja.
a resistencia eletrica da boia tem que ser compativel com a escala do medidor.
uma oficina especializada em marcadores e taximetros pode aferir o seu relogio para que acompanhe corretamente a evolução da boia dentro do tanque.
leve a boia e o relogio em uma oficina especializada que eles aferem pra vc.
felipemendes
24/08/2008, 20:10
teoricamente qquer boia serveria pra vc.
logico que ligando a boia direto no marcador nao surtirá o efeito que vc deseja.
a resistencia eletrica da boia tem que ser compativel com a escala do medidor.
Na verdade, tem bóias que diminuem a resistência quando o tanque esvazia e tem outras que a resistência aumenta. Dá pra fazer um circuito pra converter? Dá, mas não é melhor evitar a dor de cabeça?
Alessandro Henrique
24/08/2008, 23:46
Na verdade, tem bóias que diminuem a resistência quando o tanque esvazia e tem outras que a resistência aumenta. Dá pra fazer um circuito pra converter? Dá, mas não é melhor evitar a dor de cabeça?
:concordo:
Não existe padrão para o valor ôhmico das bóias (resistência) nem para o seu comportamento, se aumenta ou reduz com tanque cheio.
Existem vários modelos e não significa que uma dada montadora pratique os mesmos valores para todos os seus veículos, até para o um veículo em particular, pode mudar de ano para ano.
Já comentei isso em alguns tópicos mas não custa reforçar então, novamente:
Sempre deve-se verificar a compatibilidade do instrumento com o tipo de sensor a ser utilizado.
Sds.
Agora tenho 4x4
25/08/2008, 13:05
esse regular de tensão só serve se vc tivesse o marcador no velocimetro original.
que não é teu caso.....
Abraços !!
Renato
Grande Julinot!!
Figura, gostaria de indicação de um competente Eletricista para revisar e talvez trocar essa minha elétrica adaptada do Opala!!!
Só me dá dor de cabeça!!
[]s