PDA

Ver Versão Completa : Pneus invertidos



Morcego
05/02/2008, 10:46
Vi esta viatura numa trilha e me chamou atenção a posição dos pneus.

De um lado o pneu dianteiro roda num sentido e o traseiro em outro, e do outro lado o inverso.:pensativo:

Poderia achar que foi distração do dono se não fosse pelo fato dos 4 pneus estarem devidamente invertidos, dianteiros e traseiros em "X".

Alguém saberia falar se existe alguma vantagem tecnica em conduzir assim ?.... trilha escorregadia, molhada, lama, etc....

Nunca ouvi falar disto e no meu ver é só prejudicial em todos os sentidos.

Sergio Rocha
07/02/2008, 19:04
Tem pneus que tracionam melhor num sentido do que no outro.Por isso usa-se inverte-los para ter tração tanto pra frente quanto pra trás.

[]':concordo:

Morcego
08/02/2008, 12:12
Tem pneus que tracionam melhor num sentido do que no outro.Por isso usa-se inverte-los para ter tração tanto pra frente quanto pra trás.

[]':concordo:

Sergio,

Até ai tudo bem se fossem os dois da frente num sentido e os dois de trás no sentido inverso; mas o que me chamou atenção foi a disposição deles em "X".:pensativo:

Jeanilson
08/02/2008, 13:44
Particulamente acho besteira essa história de inverter metade dos pneus para ter tração nos dois sentidos. :-x

Pois acaba prejudicando a tração e direção para frente (que é o sentido 99% utilizado nas trilhas) para tentar ajudar a tração no sentido contrário. :putz:

Pense bem: não seria melhor melhorar a chance de passar direto no obstáculo com os quatro pneus no sentido "correto" do que tentar melhorar a chance de sair de ré após ficar no mesmo por falta de tração em dois pneus? :pensativo:

[]'s

Sergio Rocha
08/02/2008, 13:54
Sergio,

Até ai tudo bem se fossem os dois da frente num sentido e os dois de trás no sentido inverso; mas o que me chamou atenção foi a disposição deles em "X".:pensativo:


Cada louco com a sua mania. :putz:

[]'

Sergio Rocha
08/02/2008, 13:55
Particulamente acho besteira essa história de inverter metade dos pneus para ter tração nos dois sentidos. :-x

Pois acaba prejudicando a tração e direção para frente (que é o sentido 99% utilizado nas trilhas) para tentar ajudar a tração no sentido contrário. :putz:

Pense bem: não seria melhor melhorar a chance de passar direto no obstáculo com os quatro pneus no sentido "correto" do que tentar melhorar a chance de sair de ré após ficar no mesmo por falta de tração em dois pneus? :pensativo:

[]'s

o mestre Giovane ( moderador aki do forum) usava assim.

[]'

Morcego
08/02/2008, 13:58
o mestre Giovane ( moderador aki do forum) usava assim.

[]'

Sergio,

Ele usava em "X" ? Qual a explicação que ele dava, lembra ?

Sergio Rocha
08/02/2008, 19:18
Sergio,

Ele usava em "X" ? Qual a explicação que ele dava, lembra ?

Não, ele usava os dois da frente pra frente e os dois de trás pra trás.

Disse, na época, que era para ter a mesma tração nos dois sentidos.Ele só andava em lama.

Esse tipo em " X " deve ser pra mesma coisa.:parede:

[]'

zoega
09/02/2008, 16:53
É verdade esse negócio de sentido...dar ré com frontiera é uma M... hehehe

Morcego
09/02/2008, 21:06
É verdade esse negócio de sentido...dar ré com frontiera é uma M... hehehe

Nos pneus com desenho pra rodar num sentido unico faz diferença e muito, principalmente nos off-road com perfil mais agressivo.
Mas é o que o Jeanilson disse...andamos 99% pra frente e não justifica.

Edintruder
12/02/2008, 14:20
Em X prejudica tamnto para frente como pra trás a não ser que tenha bloqueio 100% nos dois diferenciais, pois uma vez que um pneu do eixo irá perder tração em qualquer sentido isso deixa trabalho extra apenas para os diferenciais jogarem, tração fora.
Colocar parelho no euxo isso não ocorrerá tão acentuadamente pois terá um eixo tracionando parelho por tempo integral.