Ver Versão Completa : Opinião: Tanque CJ-5 sobre medida.
Todos,
Segue desenho de um tanque para o CJ-5 que eu projetei junto com um amigo. Capacidade calculada 66l.
Devo pedir para confeccionar o mesmo em Inox ou Alumínio.
Inconvenientes:
1º Tem que mudar o escapamento original;
2º Tem que mudar as chapas que ligam o arado ou chassi.
OBS: Ainda tenho que checar as medidas do tanque.
Até.
Alexandre Vaz Ferreira
17/06/2004, 13:14
E aí Ribon
ficou muito legal o esboço do tanque, mas me deu uma dúvida quanto ao segundo inconveniente:
"2º Tem que mudar as chapas que ligam o arado ou chassi."
Essas chapas que tu citou formam um espaço triangular. A parte superior do teu modelo tb é triangular. Será que é mesmo preciso alterar essas chapas ou é só repensar as medidas da parte superior do modelo :wink: .
Não sei se me entendeu ou pensei bobagem :oops: .
Um abração
Quanto vc constuir ele, manda umas fotos pra gente ver como ficou.
[]'s
Alessandro Henrique
17/06/2004, 14:37
Você pretende instalar alguma bóia para controle do nível?
Sugiro confeccionar em inox.
Beto Ferrari
17/06/2004, 14:50
Olá Ribon.
Se as chapas que vc citou são as traseiras em forma de "v" no final das longarinas, certo?.
Se for asssim não seria melhor usa o tanque do opala como fez o lassis no Jeep dele?
Me parece que se encaixa perfeitamente alí, cortando estas chapas.
Depois seria preciso somente uma chapa para proteção.
o teu projeto eh bacana.
com certeza aço inox seria a melhor pedida, eh mais facil achar profissionais que trabalham com esse material, alem de ser mais resistente que o aluminio.
coloque uma bomba de gasolina externa.
cuidado para nao desconfigurar demais o suporte do arado, pois pode enfraquecer a traseira, do jeep eh claro.
[]´ e boa sorte.
Luiz Claudio
17/06/2004, 15:33
Ribon,
Assim como já foi dito acima, o inox é a melhor opção (acaba saindo um pouco mais caro mas vale o investimento).
Quando mandei fazer o tanque do Engesa fui aconselhado a não usar alumínio, pois o mesmo se oxida muito rapidamente.
[]'s...
Elmer_Jeep
18/06/2004, 10:31
Já tinha pensado em um tanque com esse formato pra encaixar no chassi do CJ 5.
As medidas que vc passou era praticamente o q faltava pra eu mandar fazer um tanque desse, to enjoado da autonomia do meu jeep, toda semana tem q ir no posto.
Já tinha pensado em mandar um chassi velho q tenho aki pra um serralheiro construir o tanque e ir testando no chassi velho pra ficar no ponto quando for instalar no meu CJ.
Acho q ainda vou mandar o chassi velho, junto com as medidas informadas, dae torna-se mais fácil pro cara fazer um tanque decente.
Quanto à barra trazeira/arado eu já eliminei do meu CJ visando um melhor ângulo de saída, porém vou ter q instalar algo parecido pra proteger o futuro tanque.
[]'s
8)
Elmer,
Cuidado com as medidas que passei... Tem que conferir, pois quando as peguei eu estava usando minha roupa de ir a missa e não queria me sujar, não fiz um trabalho muito bom...
Falta definir como este tanque vai ser prezo no chassi. Acho que soldando duas cantoneiras de comprido na lateral do tanque, de forma que possa aparafusar ambas no próprio chassi.
Não se esqueça tem que mudar o escapamento e verificar se a bola do diferencial não vai pegar no tanque.
Como o Luiz falou, é muito melhor fazer em inox.
Abraço.
Elmer_Jeep
18/06/2004, 18:17
já deitei debaixo do bixo com uma trena pra conferir as medidas imprimidas do projeto, tipo, achei q vai ficar meio pequeno pra 66 litros mas as medidas estão boas.
Tem mais um detalhe, o bocal de abastecimento dele tem q ser numa posição mais elevada tipo ali na parte triangular mas como fica próximo do assoalho trazeiro pode ser na trazeira do tanque em sua parte mais alta.
Já que a idéia é um tanque compacto e com boa capacidade temos q aproveitar todo seu espaço interno. E se com o bocal de abastecimento posicionado do jeito que está nos desenhos logicamente não seria possível encher totalmente este tanque.
[]'s aguardando melhorias no projeto
8)
Estava imaginando justamente isso, na minha opiniao (sem ser perito em nada, apenas entrometido :D) é que o bocal deveria ser posicionado na parte triangular, pois de outra forma acredito que esta área não sera abastecida, sendo anulada. Porem isso causa um problema, o bocal teria de estar dentro do Jeep junto ao assoalho na parte que fica em baixo do banco do zequinha, estou pensando em fazer algo com um design inovador visto pela lateral, desta forma a capacidade e reduzida mas pode evitar que a "bola" do diferencial bata no tanque. É só uma ideia. Ah! A parte traseira tbm tem de ser chanfrada para nao atrapalhar o angulo de saida, o q vcs acham?
Fala Gente.... :D :D :D
Como já foi dito, vai de Inox... :D
É mais facil de ser feito, e não sei se é, mas provavelmente é mais barato que o alumínio.
[]'s
Eugênio
Pilatti,
Legal suas sugestões. Eu já havia pensado em algo parecido, só que o projeto fica inviável, diminui muito a capacidade do tanque.
Para um tanque com pouco mais de 40l, eu prefiro ficar com o original, não dá trabalho para colocar e é bem mais barato.
Minha opinião: o projeto como esta não é a melhor solução, tem algumas falhas já detectadas por vocês e é extremamente caro. É melhor colocar o original mesmo.
Abraço a todos.
EDU LIMA
23/06/2004, 01:22
ESTOU TAMBÉM NA GARIMPAGEM DE UM TANQUE PARA COLOCAR ATRÁS, E ONTEM ACABEI ENCONTRANDO UM CARA QUE FAZ ESSES TANQUES EM INOX COM CAPACIDADE PARA 66 LITROS, E NÃO PRECISA NEM TIRAR A TRAVESSA EM V DO CHASSI, JÁ TEM TODOS AS ENTRADAS E SAIDAS E TAMBÉM O FURO PARA COLOCAR A BÓIA ORIGINAL DO JEEP, É UMA MARAVILHA!
QUEREM SABER DA PARTE RUIM?
LT$ 700,00.
MAS JÁ PROCUREI TANTO, QUE SE TIVESSE ECONOMIZADO COM MINHAS ANDANÇAS, JÁ TERIA QUASE A METADE!
ABRAÇOS,
EDU
700,00????!!! krai!!
eu paguei 450,00 num de 100 litros e achei uma facada!!!
[]´s
Alessandro Henrique
23/06/2004, 11:42
Já vi a adaptação do tanque de combustível da C20 , com pequenas adaptações para o bocal de preenchimento. Aparatemente ficou muito bom e ainda possui bóia para indicação no painel.
Acho conveniente incluir uma chapa protetora para o tanque, semelhante a protetores de cárter.
kmoretto
23/06/2004, 11:56
Alessandro,
Esse tanque da C20 está fixado aonde no CJ??? sabe qual a capacidade?? Tem fotos?????
[]´ interessados ( no tanque :lol: :lol: )
Alessandro Henrique
23/06/2004, 16:01
Kmoretto,
O tanque estava instalado sob o jeep, entre as longarinas traseiras, após o eixo. Conforme o dono, o tanque era daC-20 com capacidade para cerca de 65 litros. Com isso foi possível dar uma maior autonomia para o jeep e livrar-se do cheiro de gasolina.
Não estava com a máquina à mão, sendo assim não tenho fotos.
Segundo o dono, serviu direitinho sendo necessário apenas adaptar a tubulação para o bocal de preenchimento.
Improvável que um tanque de C20 tenho só 60 e poucos litros, todos os carros da GM com o motor GM 4.1 tinham tanques enormes (incluisve o Opala), pois todos sabemos que o bicho é beberrão.
Danniel Pizatto
26/06/2004, 11:34
As Silverados tinham 125 litros. O Omega 75.
Alexandre Vaz Ferreira
26/06/2004, 15:22
As Silverados tinham 125 litros. O Omega 75.
Daniel
A minha Silverado D20 2001 diesel tem tanque p/ 126l. :wink:
[]
Beto Ferrari
08/07/2004, 09:36
PessoALL
Andei perguntando por aí para verificar uma curiosidade minha...
Estava pensando em um projeto para tanque de combustível produzido em rotomoldagem com matérial plástico como os tanques de caminhão, o que viabilizaria ocupar espaços difíceis de chegar com os projetos feitos por serralheiros.
A resposta que obtive foi que o projeto é viável, cada tanque sairia por volta de R$150,00 (preço de custo) e seria necessário desenvolver um prototipo. Como tudo não são flores :? o detalhe que está pegando é o custo para desenvolver a matriz que gira em torno de R$12.000,00. Para isto precisariamos do interesse de empresas que quisesem bancar o projeto ou um grupo de pessoas afins. Sei que parece loucura, mas foi a título de curiosidade.
willys1960_ctba
09/08/2010, 15:14
Todos,
Segue desenho de um tanque para o CJ-5 que eu projetei junto com um amigo. Capacidade calculada 66l.
Devo pedir para confeccionar o mesmo em Inox ou Alumínio.
Inconvenientes:
1º Tem que mudar o escapamento original;
2º Tem que mudar as chapas que ligam o arado ou chassi.
OBS: Ainda tenho que checar as medidas do tanque.
Até.
Boa Tarde, onde consigo as medidas desse tanque?
att
gui-haddad
10/08/2010, 11:07
Boa Tarde, onde consigo as medidas desse tanque?
att
2x
tambem nao consigo
fernandão
10/08/2010, 22:14
2x
tambem nao consigo
http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=&produto=Tanque+Traseiro+de+Jeep+em+INOX&dept%5Fid=172&pf%5Fid=tq072
Dem uma olhada nesse ja ta pronto :mrgreen:
e ai gui vai pra trilha ??? que pé esta o jeep ?
Abs